Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    A Key To Recovery: Forgive One Another© 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    A Key To Recovery: Forgive One Another
    A Key To Recovery: Forgive One Another
    Graham, Mac

    O perdão como chave para a restauração espiritual

    Oração inicial

    Muito bem, vamos fazer mais uma oração.

    Senhor, nós nos alegramos em estar na Tua presença, com a renovada lembrança, hoje, do Teu grande amor, ao contemplarmos a Ti nesta mesa. E, Senhor, enquanto continuamos na Tua presença, confessamos que somente Tu, por meio do Teu Espírito Santo, podes tomar as palavras que estão escritas — as Tuas palavras escritas em um livro —, soprar sobre elas e fazer com que se tornem vida, pelo Teu Espírito, dentro do nosso coração.

    Abrimos nosso coração a Ti, Senhor, para que possas agir segundo a Tua vontade neste tempo juntos. Em Teu precioso nome. Amém.

    A oração de Daniel pela restauração

    Gostaria que, primeiro, considerássemos um versículo de Daniel. Sabemos que Daniel estava no cativeiro. Ele havia visto na Palavra de Deus que os setenta anos de cativeiro estavam chegando ao fim. Daniel estava orando para que o Senhor restaurasse Seu testemunho entre Seu povo e realizasse aquilo que havia profetizado.

    E este é o clamor do coração de Daniel. Este é o último versículo da sua oração. Não temos tempo de percorrer a oração inteira, mas, ao olhar para ela, vocês conseguem ouvir um clamor sendo levantado. Observem também: Daniel não está orando por si mesmo. Não está orando apenas pelos irmãos. Ele está orando por causa de Deus, pelos interesses de Deus. E esse é o clamor de alguém que ora pela restauração.

    Ó Senhor, ouve;
    ó Senhor, perdoa;
    ó Senhor, atende e age.
    Por amor de Ti mesmo, ó meu Deus, não Te demores,
    porque a Tua cidade e o Teu povo são chamados pelo Teu nome.

    — Daniel 9:19

    Naquele tempo, Sua cidade e Seu povo estavam em cativeiro: arruinados, enfraquecidos e escarnecidos por todo o mundo, como se Deus tivesse encerrado Sua obra com eles. Mas Daniel sabia, em seu coração, que Deus tinha um propósito maior e que ainda não havia terminado. Pela Palavra de Deus, ele foi encorajado e clamou nessa oração.

    O que gostaria que considerássemos hoje, ao continuarmos examinando essa questão da chave para a restauração, é que um dos grandes aspectos da restauração do testemunho de Jesus entre Seu povo é o perdão mútuo. Vamos nos aprofundar nisso daqui a pouco.

    Já faz algum tempo desde que compartilhei sobre essa chave para a restauração, então vou reservar um breve momento — e, vocês sabem, o pregador sempre diz “um breve momento”, e, vinte minutos depois, vocês ainda estão ali. Mas, enfim, vou tentar ser breve na revisão.

    A continuidade da obra de restauração

    O Senhor está realizando uma obra de restauração nestes dias, nestes últimos dias. Ele está restaurando o testemunho de Jesus, para que Seu Filho tenha esse lugar de preeminência. Até mesmo durante a preparação para a conferência, que será daqui a cerca de um mês, este encargo veio aos nossos corações: o clamor de Deus para esta hora é restauração e apropriação — restaurar tudo o que é Dele entre Seu povo e tomar posse de tudo o que Ele deseja que possuamos.

    Desde a queda, Deus vem realizando essa obra de restauração. Adão e Eva caíram, sim, mas isso não deteve Deus. Ele realizou uma maravilhosa obra de restauração. Ao longo de todo o Antigo Testamento, Israel deveria ser Seu testemunho. Mas, por causa de sua infidelidade, o povo caiu. Foi levado para o cativeiro, mas isso não deteve a obra de Deus.

    Embora Seu povo estivesse na Babilônia, Ele levantou pessoas como Daniel, Esdras, Neemias, Malaquias, Ageu e Zacarias para falar a Palavra de Deus, a fim de que Seu povo pudesse ser liberto para voltar a Jerusalém. Louvado seja Deus, quando as portas se abriram para que todos voltassem, houve um remanescente fiel que tinha ouvidos para ouvir o que Deus estava dizendo e um coração voltado para os interesses de Deus. Eles deixaram a Babilônia e voltaram a Jerusalém para reconstruir o templo.

    Mais tarde, na plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho — aquele precioso Cordeiro de Deus de Quem nos lembramos nesta manhã, Seu precioso Filho, Jesus Cristo — para realizar plenamente essa obra de restauração por meio de Sua morte, sepultamento e ressurreição. Tudo aquilo de que nos lembramos hoje à Sua mesa foi uma tremenda obra para nos trazer de volta ao nosso Senhor e abrir um caminho de reconciliação entre nós e Ele. Que obra gloriosa Ele realizou.

    Depois que nosso Senhor Jesus ascendeu às alturas — acho que eu disse “desceu”. Tudo bem, eu confundo as palavras, mas vocês sabem o que estou querendo dizer —, o Espírito Santo veio. Naquele dia de Pentecostes, aconteceu algo glorioso. Às vezes, podemos nos distrair com todos os sinais, maravilhas e línguas, mas a gloriosa obra eterna realizada no dia de Pentecostes foi o nascimento da igreja: o nascimento do Seu corpo nesta terra para ser um testemunho Dele.

    A igreja teve um nascimento saudável e continuou a crescer. Como temos estudado o livro de Atos, vemos como ela avançou de Jerusalém para a Judeia, para Samaria e até os confins da terra. Louvado seja Deus pela obra que ela realizou.

    Mas, infelizmente, quando começamos a olhar para o final do Novo Testamento, o declínio estava se instalando novamente. As pessoas estavam se tornando infiéis outra vez. Ao longo de toda a história da igreja, vemos avanços e recuos. Vemos Deus recuperando terreno, as pessoas esfriando, e as coisas oscilando de um lado para o outro.

    Hoje, como muitos já disseram, nós, como Seu povo e Sua igreja, estamos neste período laodicense. Muitos pensam que somos ricos, mas somos pobres. Pensamos que enxergamos, mas somos cegos. Diante dessa condição trágica, o Senhor continua realizando uma obra de trazer pessoas de volta a Si e de abrir nossos olhos.

    Às vezes, quando falamos de abrir os olhos, pensamos nos cegos e nos não salvos. Isso é verdade, mas, tragicamente, os olhos de muitos crentes também estão fechados. Precisamos que os olhos do nosso coração sejam abertos para vê-Lo de uma maneira renovada.

    Somos gratos porque, em Seu grande amor, Ele continua Sua obra, e hoje estamos envolvidos nela. O que realmente desejo é que vejamos o zelo de Deus pela restauração do Seu testemunho; que possamos enxergar, do fundo do coração, tudo o que Ele fez.

    Vimos a preciosidade e o impacto da figura de Isaque e Abraão. Ali podemos visualizar o Pai e o Filho. Esse mesmo amor, hoje, é cheio de zelo para que Sua igreja seja o povo de Deus que Ele nos chamou para ser. Mas podemos nos distrair com tanta facilidade.

    O testemunho de Jesus

    Quando falamos do testemunho de Jesus, vamos relembrar o que isso significa. Em Apocalipse, ele é chamado de espírito da profecia, e, em outras passagens, é mencionado de diversas maneiras. Tentando resumir, cheguei a isto: o testemunho de Jesus é a realidade de Jesus como Cabeça — não apenas conhecida entre Seu povo, mas vivida e expressa por meio da vida de cada um de nós, individualmente e coletivamente.

    É por isso que Ele zela. Ele zela para que a vida do Seu Filho seja expressa. Às vezes, podemos nos concentrar tanto no conhecimento dessas coisas, e louvado seja Deus porque podemos aprendê-las. Mas Deus quer muito mais do que simplesmente sabermos a respeito Dele. Ele quer que O experimentemos. Quer expressar Sua vida por meio de nós.

    Ele tem um objetivo final em vista: um objetivo para Seu povo, um objetivo de edificar a igreja e um objetivo de preparar a noiva. Tudo o que Deus fez tem o fim em vista. Deus não tem uma visão limitada, de modo algum. Sempre que Ele olha para qualquer coisa, ao longo dos diversos acontecimentos da história, tem uma única coisa em vista: Seu propósito plenamente alcançado e a noiva preparada.

    Louvado seja Deus, Ele deseja um testemunho visível nesta terra nestes últimos dias. Somos gratos porque, nas regiões celestiais, há um testemunho sem mancha nem ruga. Mas, nesta terra, entre os crentes, Ele deseja um povo que verdadeiramente O manifeste como Rei dos reis e Senhor dos senhores em sua vida.

    A restauração individual e coletiva

    Como esse testemunho é restaurado? Falamos de dois aspectos essenciais. Isso precisa começar no âmbito individual. Precisa começar no coração de cada um de nós. O Senhor precisa conquistar nosso coração de uma maneira nova, para que não queiramos mais viver para nós mesmos, mas para Ele.

    Aprendemos a permanecer Nele, habitando em Sua presença e permitindo que Ele nos fortaleça e nos guarde. Às vezes, quando nos concentramos em permanecer Nele, isso pode parecer passivo à nossa mente natural. Mas permanecer em Cristo pode ser uma das coisas mais ativas da nossa vida. Nosso Senhor Jesus permanecia no amor do Pai, e vejam tudo o que Ele fez. Ao permanecermos Nele, Ele quer que essa vida também seja expressa por meio de nós.

    Louvado seja Deus por esse relacionamento pessoal com Ele — essa dimensão vertical, sem nada no meio. Então, a partir disso, temos amor uns pelos outros: o relacionamento horizontal. Também não deveria haver nada entre nós.

    Falamos de como isso foi expresso por meio de Esdras e Neemias naquele período de restauração. A restauração começa em nosso coração — em corações abertos. E, quando digo corações abertos, quero dizer corações honestos: entregando-nos honestamente a Ele para que o Espírito Santo possa sondar nosso coração e possamos verdadeiramente enxergar nossa condição.

    Enxergar nossa condição não nos destrói. Isso nos encoraja, por causa da mesa à qual acabamos de honrar nosso Senhor. Ela nos mostra a provisão que temos: não eu, mas Cristo. Esse é o motivo do nosso louvor; é isso que temos.

    Nosso coração precisa estar aberto para ver novamente o coração Dele por Seu povo, e precisa estar disposto — não apenas conhecer, mas estar disposto — a permitir que o Espírito Santo faça o que for necessário dentro de nós. Andrew Murray chama isso de entrega absoluta: não uma entrega parcial, mas uma entrega absoluta a Ele, dizendo: “Senhor, faz o que precisares fazer dentro de mim para me preparar para a Tua volta”.

    Se realmente O conhecemos, sabemos que isso envolverá alguma dor. Envolverá momentos difíceis e escolhas difíceis.

    Nesta semana, eu estava lendo novamente sobre John Huss, um dos que vieram pouco antes da Reforma. Muitas vezes pronunciamos “John Hoose”, mas, na verdade, é “John Huss”. Ele vinha tentando manter a unidade do Espírito com a Igreja Católica e com o papa, e não estava atacando pessoalmente o papa de forma alguma.

    Mas, quando surgiu toda essa questão das indulgências, diziam: “Se você comprar esta indulgência, seus pecados serão perdoados. Você paga este valor; quaisquer pecados que cometer serão perdoados”. Ele viu a perversidade daquilo.

    Ele contou como, certa noite, e até por alguns dias, ficou angustiado. Disse: “Senhor, não posso mais ficar calado sobre isso. Mas, Senhor, sei que, se eu pregar contra isso, eles vão me matar. Vão me prender e vão me matar”.

    Era uma avaliação honesta. Apreciei sua humanidade. Ele precisou lutar com aquilo. Não disse simplesmente: “Ah, sim, vão me matar. Vamos em frente”. Não. Ele era um homem da mesma natureza que nós. Mas se ofereceu a Deus e, por fim, disse: “Senhor, não consigo viver comigo mesmo assim. Prefiro morrer por Ti a viver comigo mesmo, negando-Te”.

    Ele deu esse passo. E, de fato, pouco tempo depois, foi preso, torturado e queimado na fogueira. Ah, isso é entrega absoluta.

    Agora, não estou dizendo que todos nós temos de ser queimados. Nem todos precisamos ser mártires. Mas, de certa forma, todos acabamos sendo mártires espirituais. Há mártires físicos e há mártires espirituais. Todos nós morremos para o eu, para que Ele possa viver por meio de nós. É isso que Deus está fazendo.

    O amor como fundamento da restauração

    Ao considerarmos essa questão da restauração, vimos que há muitos aspectos e fatores envolvidos. O principal que estávamos examinando anteriormente era o amor uns pelos outros.

    Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros;
    assim como Eu vos amei, que também vós vos ameis uns aos outros.

    — João 13:34

    Vemos o exemplo ali. Ele não nos chama apenas a amar uns aos outros. A expressão-chave nesse versículo é: “Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei”. Lembramo-nos desse amor à mesa hoje. Assim como Eu vos amei — Ele nos capacitou para fazer isso.

    Seu amor nos salvou. Seu amor nos fez nascer neste corpo. Seu amor nos edifica juntos. Seu amor é a cola que nos mantém unidos. Seu amor é o que concluirá a obra, porque Ele nos amou até o fim. Seu amor completará o que começou. Louvado seja Deus por isso.

    Ao amarmos uns aos outros, vemos que Ele é o padrão. O padrão é a própria maneira como Ele nos amou. Amar uns aos outros é algo que tem muitas facetas, e um dos aspectos essenciais desse amor que tem tocado meu coração recentemente é essa questão de perdoarmos uns aos outros.

    Os danos causados pela falta de perdão

    O que está em meu coração hoje é que, de alguma maneira, pela graça de Deus, possamos ver a bênção de termos sido tão perdoados. Ah, quanto nos foi perdoado. Lembramo-nos disso à mesa.

    Mas que também possamos ver o dano que a falta de perdão tem causado no corpo de Cristo ao longo dos séculos. Ah, o dano da falta de perdão entre irmãos. Ela produz divisão, desprezo uns pelos outros e enfraquecimento do testemunho.

    É claro que muitas coisas positivas aconteceram. Estamos aqui hoje porque outros vieram antes de nós. Estamos desfrutando do benefício daqueles que nos fortaleceram e nos permitiram entrar neste tempo de adorá-Lo e ouvir Sua Palavra.

    Mas, quando olhamos para essa questão da falta de perdão, há tanta divisão entre os crentes. Quando o mundo olha para a igreja hoje, o que vê nesta terra? Vê divisão. Vê brigas. Ouve: “Quem é o maior? De quem é a igreja? Minha igreja. Este é o meu pequeno reino. Este é o meu grupo de pessoas. Estes são os meus discípulos”. Não é Ele. Onde está Cristo?

    É triste a condição que às vezes vemos ao nosso redor — a tragédia causada pela falta de perdão. Precisamos fazer esta pergunta com um coração honesto: por que nós, como Seu povo e Seu testemunho, estamos numa condição tão enfraquecida?

    Quando viajamos e ministramos em muitos lugares diferentes, em localidades aqui perto e ao redor do mundo, vemos isso repetidamente: essa questão da falta de perdão. Isso parte o coração. Você chega de fora, fica sabendo que algumas pessoas já não estão juntas e pergunta por quê. Elas dizem: “Bem, esses dois brigaram e foram embora”. Do ponto de vista de quem está de fora, parece algo tão pequeno, mas, de alguma maneira, no coração deles, aquilo se tornou tão grande que não conseguiram permanecer juntos.

    Digo “nós, como Seu povo” porque, se vocês observarem as orações de Daniel 9, Esdras 9 e Neemias 9 — as três orações de restauração; se alguém perguntar, é sempre o capítulo nove, então o Espírito Santo facilitou para nós —, não é Daniel dizendo: “Senhor, ajuda-os. Ajuda-os a acertar isso”. É sempre: “Senhor, nós pecamos. Precisamos de perdão”.

    Eles enxergavam algo do relacionamento que tinham com os outros. Havia uma unidade nesse corpo. É por isso que oramos coletivamente. O foco não está apenas no indivíduo, embora oremos por indivíduos. Há um “nós”, uma unidade, quando nos colocamos juntos diante de Deus e oramos por Seus interesses nesta terra.

    A tragédia é o impacto que a falta de perdão tem causado nos crentes, no corpo de Cristo e em Seu testemunho. Mas Deus fez uma provisão. Ele abriu um caminho para atravessarmos isso.

    Cristo como padrão do perdão

    Como perdoamos uns aos outros? Muito bem, essa é uma boa pergunta. Como perdoamos uns aos outros? É como amar uns aos outros. Vocês verão algumas semelhanças aqui.

    Sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros,
    assim como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

    — Efésios 4:32

    Observem: assim como Ele disse “Amai-vos uns aos outros”, Ele não para aí. Diz: “Perdoai-vos uns aos outros, assim como também Deus, em Cristo, vos perdoou”. Cristo é nosso padrão para amar uns aos outros, e Cristo é nosso padrão para perdoar uns aos outros. Ele é o caminho para amarmos uns aos outros. Ele é o caminho para perdoarmos uns aos outros quando, dentro de nós, dizemos que não há como.

    Na verdade, ao longo da vida, isso pode até parecer uma resposta de escola dominical, mas a resposta para todo dilema que temos na vida está em Cristo. Todo problema que temos nos leva de volta a Ele: não eu, mas Cristo.

    Parem por um momento e considerem: como Ele nos perdoou? Lembramo-nos disso à mesa. Como Ele — o Cordeiro de Deus imaculado, sem pecado e perfeito — pôde nos perdoar? Foi Ele Quem tomou a iniciativa. Ele desceu e Se humilhou até a morte na cruz, motivado por Seu grande amor para restaurar nosso relacionamento com Ele, a fim de que pudéssemos, por Sua graça, perdoar uns aos outros.

    Que nunca deixemos de considerar as profundezas do perdão que recebemos. É por isso que valorizo esta mesa a cada semana. As profundezas do perdão que o Senhor nos concedeu, e tudo o que esteve envolvido nisso, são tremendas. Ele compreende por que perdoar uns aos outros nem sempre é fácil, mas Ele venceu isso e abriu o caminho.

    Todos nós, como crentes, sabemos que devemos perdoar uns aos outros. Se perguntarmos a todos: “Devemos perdoar uns aos outros?”, todos dirão: “Amém. Devemos”. Então, a pergunta maior, a verdadeira pergunta, é: por que não perdoamos?

    Há dois grandes obstáculos. Não estou dizendo que esta seja uma lista completa, mas há dois obstáculos. Primeiro, não enxergamos o impacto destrutivo que a falta de perdão tem sobre o corpo de Cristo, Sua igreja. Não enxergamos isso.

    O segundo grande obstáculo é o “eu” — a vida do eu, o amor a mim mesmo arraigado em mim, aquele orgulho que diz: “Eu sei melhor. Eu consigo fazer”. Esses são os obstáculos que temos.

    A realidade de sermos membros uns dos outros

    Ao considerarmos o impacto sobre o corpo de Cristo, precisamos relembrar a realidade do nosso relacionamento uns com os outros. Às vezes, falamos tanto de estar no corpo de Cristo, de estar na igreja e de sermos edificados juntos que isso pode se tornar tão familiar que perdemos sua realidade.

    Porque, assim como temos muitos membros em um só corpo, e nem todos os membros têm a mesma função:
    assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo,
    e, individualmente, membros uns dos outros.

    — Romanos 12:4-5

    Observem que não diz apenas que somos membros individuais do corpo. Cada um de nós é membro do corpo; isso é verdade. Mas o efeito dessa grande salvação é que somos, individualmente, membros uns dos outros.

    Eu tenho minha vida, Jerry tem a vida dele, e nossas duas vidas naturais não podem se fundir. Mas, quando nascemos de novo, temos uma nova vida. É uma vida em mim, uma vida em Jerry e uma vida em cada um de nós. É uma única vida que todos compartilhamos e da qual participamos, e esse é o único corpo.

    Não diz que vocês são, individualmente, membros de alguns. Pode haver pessoas com quem não nos importamos de ser membros, mas não queremos ser membros com aquelas outras ali. Quer dizer, olhem para esses jovens aqui. Quem quer estudar na Virginia Tech? Mas vocês me perdoem.

    Vemos como as coisas podem nos separar, mas somos membros uns dos outros. Que essa realidade se torne cada vez mais viva para nós.

    Portanto, deixando a falsidade, falai a verdade, cada um com o seu próximo:
    porque somos membros uns dos outros.

    — Efésios 4:25

    O “uns dos outros” aqui abrange todos os membros do corpo de Cristo, cada um de nós. Somos chamados a amar e perdoar como Cristo nos perdoou. Que o Senhor abra nossos olhos — não apenas para nos concentrarmos no negativo, mas para enxergarmos o dano de maneira realista.

    A divisão começa entre aqueles de quem vocês são mais próximos. Vocês convivem com pessoas aqui nesta congregação, pessoas com quem interagem regularmente. É nesse convívio que pode surgir a oportunidade para a divisão, porque vocês entram em conflito uns com os outros. Enquanto somos edificados juntos, cada um pode tentar defender seus próprios direitos, e então começam as cabeçadas.

    Tragicamente, em vez de perdoarmos uns aos outros e preservarmos a unidade, permitimos que nossa carne nos divida. Ah, que o Senhor realmente opere dentro de nós.

    Estou falando aqui da nossa vida em conjunto, mas esses princípios também se aplicam aos não crentes. Não estou tentando dar desculpas para nada. Não estou liberando vocês dessa responsabilidade com seu chefe, caso ele não seja crente, nem nas situações da escola, com os vizinhos ou com outras pessoas. Mas o que está em meu coração hoje somos nós, como corpo de Cristo. Isso não restringe nosso chamado a perdoar apenas a esse âmbito.

    A falta de perdão como câncer espiritual

    Uma das maneiras pelas quais vejo a falta de perdão agir é como um câncer. Ela está causando tanto dano no corpo de Cristo. As células cancerosas se separam das outras; tornam-se independentes. Então começam a ir de um lado para outro, migrando para lugares aos quais não pertencem e causando danos nesses lugares.

    As células normais permanecem sob a direção da cabeça. A célula cancerosa se desconecta da cabeça. Estou tentando não ser técnico demais aqui, e provavelmente vou falar errado de qualquer maneira, mas, para fins de ilustração, essas células cancerosas se desconectam, e a cabeça já não consegue controlá-las. Ela diz: “Quero que vocês vão para cá”, e elas dizem: “Não, vou para lá. Vou causar este dano. Vou prejudicar esta parte do corpo”.

    Mas, louvado seja Deus, no corpo de Cristo há uma cura para essas células cancerosas: o precioso sangue do Cordeiro. Ele nos restaura a relacionamentos saudáveis.

    Será que poderíamos passar a enxergar a falta de perdão de outra maneira? Falando sem rodeios, a falta de perdão é pecado. Não perdoar uns aos outros é pecado. Não dá para ser mais claro. Precisamos ver quanto dano isso pode causar.

    À medida que fico um pouco mais velho, penso no desejo de terminar bem a carreira. Esta questão veio ao meu coração: há falta de perdão em meu coração? Uma coisa sobre a falta de perdão é que ela não prescreve. “Ah, isso aconteceu. Fiz isso com fulano há dez anos. Está tudo bem comigo; o prazo de prescrição já passou.” Não, não há prazo de prescrição.

    Se há coisas em nosso coração, ou relacionamentos sobre os quais não temos certeza de que esteja tudo bem, precisamos ir tratar disso. Sinceramente, não quero comparecer diante do tribunal de Cristo e ouvi-Lo olhar para mim e dizer: “Mac, havia falta de perdão ali. Você sabia disso e não deu aquele passo para lidar com a situação”. Não quero estar nessa posição. Quero resolver tudo agora.

    Quando falamos assim, estou falando de sermos convencidos pelo Espírito Santo. Não estou falando de introspecção. A introspecção é motivada pelo amor a si mesmo e nos cega.

    Muitas vezes, podemos ofender uns aos outros, mas há consequências que não vemos. Talvez não as vejamos imediatamente. Podemos pensar: “Ah, fiz isso contra alguém. Talvez a pessoa não tenha percebido. Talvez ninguém saiba”. Quando pecamos, pode haver consequências que, a princípio, não são visíveis, e penso que isso é a misericórdia de Deus, que realmente procura nos atrair de volta a Ele.

    É como aquela célula cancerosa. Geralmente, ela não é percebida no início. Já retiraram do meu corpo várias coisas das quais eu não sabia até que começassem a aparecer — sarcomas, melanomas e outras coisas cuja presença a gente nem imaginava. Mas depois elas vêm à superfície e começam a causar cada vez mais dano.

    Espiritualmente, quais são as tragédias e as consequências da falta de perdão? Ela dá ao inimigo uma brecha em nossa vida, pela qual ele pode criar raízes e produzir divisão. Abre a porta para o inimigo entrar, e não queremos isso.

    Se pudermos enxergar quanto cada membro é valioso e quanto todos esses relacionamentos são valiosos, veremos o que o Senhor diz em 1 Coríntios 12.

    Para que não haja divisão no corpo;
    mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros.
    E, se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele;
    ou, se um membro é honrado, todos os membros se alegram com ele.

    — 1 Coríntios 12:25-26

    O um e o todos. Já experimentamos isso: quando uma parte do nosso corpo está passando por alguma coisa, tudo é afetado. Isso afeta o corpo inteiro. Pode desequilibrar você. Esta parte aqui pode doer, e, de repente, algo estranho está acontecendo lá do outro lado. Há uma realidade e uma verdade nisso.

    Se somos membros uns dos outros e estamos juntos em um só corpo, aquilo que uma pessoa faz — o dano causado por uma, a tristeza de uma, a falta de perdão de uma, o pecado em uma — afeta o corpo de Cristo. Como precisamos que nossos olhos sejam abertos para isso.

    Nosso Senhor, ao ensinar sobre o casamento em Mateus e Marcos, concluiu com estas palavras:

    Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

    — Mateus 19:6

    É claro que isso trata, em primeiro lugar, do casamento. Mas, quando olhamos para o corpo de Cristo, para a igreja e para nós como família de Deus, Quem nos uniu? Deus nos uniu.

    Gosto de observar que não diz primeiro: “Não o separe o inimigo”. Diz: “Não o separe o homem”. Que nenhum de nós separe o que Deus uniu. Que não permitamos que a falta de perdão entre.

    Quando perdoamos uns aos outros, isso fortalece o testemunho. Há alegria. Talvez seja algo que ninguém veja, mas talvez seja visível quando dois irmãos se reconciliam depois de terem estado separados. Louvado seja Deus por isso. Há um fortalecimento do Seu testemunho e um fortalecimento da Sua igreja na terra.

    Mas, infelizmente, quando há falta de perdão, vemos o enfraquecimento que acontece. Queremos que o Espírito Santo abra os olhos do nosso coração para que não participemos do enfraquecimento do Seu testemunho.

    O orgulho como obstáculo ao perdão

    Dissemos que o segundo obstáculo era o “eu”, e penso que esse é nosso maior impedimento e obstáculo ao perdão. Não é possível separar claramente esses dois obstáculos, porque o “eu” também influencia o outro. Mas essa raiz da vida do eu, do amor a si mesmo e do orgulho se manifesta.

    Mais uma vez, começamos a falar sobre perdoar e ouvimos muitos améns. Mas então, de repente, ouvimos muitos “sim, mas…”. O orgulho protege a si mesmo e ama a si mesmo. Vai usar todo e qualquer meio que puder para não ser exposto nem tratado.

    Precisamos admitir, com um coração honesto, que todos nós temos orgulho em nossa vida. Somente pela graça do Espírito Santo o orgulho é tratado, mas ele está sempre ali. Foi reduzido à impotência pela cruz e pela vitória de Cristo, mas ainda podemos, por nós mesmos, dar poder ao orgulho para que ele aja com ousadia.

    Não caiam na armadilha de pensar: “Já não sou orgulhoso”. Lembro-me de que, anos atrás, em um dos retiros de Ed Miller — eram maravilhosos para participar e horríveis para dormir, porque as acomodações eram péssimas —, um irmão deu um testemunho. Ele era muito sincero, e não acho que pretendesse dizer daquela maneira, mas o que disse literalmente foi: “Tenho tanto orgulho da minha humildade”.

    Depois, levou cerca de duas horas para explicar o que realmente estava tentando dizer. Às vezes, podemos pensar: “Ah, vejam como sou humilde. Vejam como abri mão de mim mesmo. Vejam como os perdoei. Eles não mereciam de jeito nenhum, mas eu os perdoei”. Precisamos admitir a realidade do orgulho.

    Como lidamos com esse “eu”, com toda essa questão? É desviando o olhar de nós mesmos e olhando para Jesus. Ele mantém nossas questões na perspectiva correta. Ele é Aquele maravilhoso que mantém toda a nossa vida na perspectiva correta.

    Quando passamos por alguma coisa, pensamos que é o sofrimento mais severo, extremo e angustiante que já aconteceu. Mas, se olharmos para Jesus, que perspectiva diferente veremos. Por Sua morte na cruz, Ele perdoou a maior ofensa da história da humanidade, reconciliando o homem com Deus.

    A maior ofensa já cometida na história da humanidade aconteceu com Adão e Eva. Nada do que fazemos chega sequer perto desse nível. Mas, louvado seja Deus, Ele pagou o preço. Veio e morreu voluntariamente para que pudéssemos participar da Sua vida e do Seu propósito.

    A resposta quando ofendemos outras pessoas

    Quando olhamos para o perdão, há dois lados. Primeiro, quando ofendemos um irmão ou uma irmã — e a maioria de nós é bastante especialista nisso. Segundo, quando um dos irmãos nos ofende e ficamos ofendidos: como reagimos?

    Quando somos convencidos de pecado em nosso coração, ou quando alguém nos diz que o ofendemos, como respondemos? O Espírito Santo pode nos convencer: “Aquilo foi errado. O que eu fiz foi errado. A maneira como falei com aquela pessoa foi errada”. Ou alguém pode vir e dizer: “Irmão, o que você fez foi errado. Isso me ofendeu”.

    Espero que, por Sua graça, neguemos tudo dentro de nós que queira justificar nossas ações, apresentar explicações para escapar da responsabilidade ou dizer por que fizemos isto ou aquilo. Tomamos a cruz e negamos tudo isso. Assumir a responsabilidade pessoal por nossas ações vai contra a tendência da sociedade atual.

    Nós fizemos aquilo, sem ressalvas nem desculpas. Gostamos de arrumar desculpas para tudo. Mas pedimos perdão porque isso desfaz o mal-estar. Louvado seja Deus, isso limpa o relacionamento entre vocês dois e fecha a porta para o inimigo entrar e produzir divisão.

    Se alguém vier até você e disser que você o ofendeu, não deve haver desculpas nem tentativas de culpar as circunstâncias. Nada de: “Deixe-me explicar. Você não está entendendo”. Certo dia, enquanto compartilhava, usei uma palavra que ofendeu um irmão e algumas outras pessoas. Louvado seja Deus, aquele irmão veio falar comigo alguns dias depois. Não me lembro exatamente de quando foi, mas foi pouco tempo depois.

    Ele disse: “Mac, quando você usou aquela palavra, isso me ofendeu, e pode ofender outras pessoas”. Eu agradeci a ele. Louvado seja Deus, nem sempre respondo assim, mas, naquele momento, respondi da maneira correta. Nunca mais usei aquela palavra.

    Tudo dentro de nós quer se justificar. O orgulho odeia ser exposto. A soberba da vida quer ter razão. Há uma tendência tão forte de dizer: “Deixe-me explicar por que fiz isso”. Mas a questão é que ferimos um irmão ou uma irmã. Talvez nossas intenções fossem boas, mas agimos da maneira errada. Talvez fosse o momento errado. Fizemos alguma coisa, e isso feriu alguém.

    Simplesmente paramos, confessamos, pedimos perdão e seguimos em frente, permitindo que o Senhor nos coloque novamente em harmonia uns com os outros.

    Às vezes, o Espírito Santo nos convence de maneira muito específica, sem que alguém venha falar conosco. Ele nos convence de algo que dissemos ou fizemos e que sabemos que foi errado — um pecado —, por meio do qual ofendemos alguém.

    Quero esclarecer isto: estou falando de quando o Espírito Santo convence você especificamente de um pecado específico. Não estou falando de vãs imaginações. Algumas pessoas podem olhar para você e pensar: “Ah, o Mac deve me odiar agora”. Não estou falando de coisas vagas.

    Um dos pedidos de desculpas mais fracos é: “Se eu fiz alguma coisa contra você, por favor, me perdoe”. Isso não demonstra muita convicção, não é? É como duas crianças que brigam. Lembro-me de quando a irmã e o irmão da Stella brigaram. Tive de separar os dois e dizer: “Muito bem, sentem-se e peçam desculpas um ao outro”. Os dois disseram: “Desculpa. Desculpa”, e seguiram em frente como se nada tivesse acontecido.

    Não estamos falando disso. Estou falando de quando você sabe, em seu coração, que o Espírito Santo está convencendo você especificamente de algo que fez. Talvez a outra pessoa não tenha dito nada. Talvez nem tenha pensado naquilo. Mas você sabe que há algo em seu coração.

    Quando isso acontece, precisamos ir. Precisamos desfazer o mal-estar. Precisamos nos humilhar e esclarecer as coisas com aquela pessoa.

    Às vezes, quando fazemos isso, a pessoa diz: “Sim, você me ofendeu, mas não consigo perdoá-lo, mesmo com seu pedido de desculpas”. O que fazer então? Você fez a sua parte.

    Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

    — Romanos 12:18

    Sua consciência está limpa, mas paramos por aí? Não, oramos por essa pessoa. Oramos pela reconciliação do relacionamento. Continuamos a orar por ela e pela situação. Talvez haja algo mais em nosso coração que não conheçamos. Pode haver muitas questões envolvidas nisso tudo.

    Dizemos: “Senhor, perdoa-me”. Se a pessoa não perdoar, não reagimos. Simplesmente dizemos: “Tudo bem, eu entendo”, e seguimos em frente, continuando a orar por ela.

    A resposta quando outras pessoas nos ofendem

    O segundo lado do perdão é quando um dos irmãos nos ofende. Isso pode ser realmente difícil. Sejamos honestos: perdoar pode ser um desafio para nós. Mas lembrem-se de que precisamos olhar para Jesus. Precisamos vê-Lo como nosso padrão.

    Às vezes, quando um irmão ou uma irmã nos ofende, ficamos esperando que venha pedir perdão. Enquanto esperamos, aquilo fica fervendo dentro de nós. “Não veio pedir perdão. Deveria saber que está errado. Por que não vem falar comigo?” Então você chega à reunião, e a pessoa está sentada do outro lado da sala, e você olha para ela.

    É por isso que precisamos olhar para Cristo, nosso padrão. Cristo esperou que pedíssemos perdão antes de nos perdoar? Ele esperou que pedíssemos perdão antes de ir ao Calvário? Ele tomou a iniciativa.

    O primeiro passo é perdoarmos aquela pessoa em nosso coração. Antes de lhe dizermos qualquer coisa, ou mesmo que ela nunca venha até nós, nós a perdoamos. Então estamos em paz com Deus. Louvado seja Deus.

    Deus tomou essa iniciativa. Ele viu a profunda necessidade da humanidade, foi à cruz, tomou a iniciativa e Se humilhou. Deveria funcionar da mesma maneira em nossa vida. Quando alguém nos ofende, devemos primeiro perdoar.

    Se temos falta de perdão em nosso coração, isso limita a atuação do poder de Deus e causa dano ao corpo. Isso impede o Espírito Santo de realizar Sua obra de restauração, pela qual Ele tanto zela. Limitamos Sua atuação em nossa vida e Sua obra de nos edificar juntos.

    Podemos limitar o Espírito Santo? É impressionante. Provavelmente somos a única criatura na terra que pode limitar Deus — e, por favor, entendam o contexto do que estou dizendo. Ele pode fazer tudo o que quiser. Mas, quanto a agir livremente em nós, se dissermos: “Não, não vou por esse caminho. Não vou fazer isso. Não vou perdoar”, é como se levantássemos uma barreira contra Sua atuação.

    Ele continuará trabalhando, procurando nos persuadir e nos convencer, mas isso se torna um obstáculo à obra que está realizando. Mesmo que a pessoa nunca venha pedir perdão, ainda assim precisamos perdoar.

    A suficiência de Cristo para o perdão

    Quando alguém nos ofende, podemos dizer: “Não consigo perdoar essa pessoa pelo que fez. Tanta mágoa, tanta dor, tanta traição, tanta humilhação. Não consigo perdoar. Não há como perdoar essa pessoa”. Ela zombou dos Yankees. Como poderei perdoar isso? Jim Bogg está sempre falando mal dos meus Yankees. Estou brincando com algo muito sério.

    Na verdade, é bom que você diga: “Não consigo perdoar”, porque não conseguimos perdoar por nós mesmos. Às vezes, podemos ser orgulhosos e dizer: “Ah, eu perdoei”. Não. Não conseguimos perdoar por nós mesmos. Pode haver um perdão natural, eu sei disso, mas, quanto ao aspecto espiritual, não somos capazes de fazê-lo.

    Mas, quando dizemos que não conseguimos, esse é um bom ponto de partida. Só não parem aí. Se pararmos aí e dissermos: “Não consigo”, o que estamos dizendo? “Senhor, estou negando tudo o que Tu fizeste por mim no Calvário. Estou dizendo que isso não funciona, porque não consigo perdoar.”

    Estamos negando o poder de Deus. Estamos negando a obra que Ele realizou no Calvário. Poderíamos quase levar isso ao ponto de chamá-lo de blasfêmia, porque estamos blasfemando contra Quem Cristo é e contra o que Cristo fez.

    Estou procurando falar com firmeza aqui para nos ajudar a enxergar a seriedade dessa questão, porque ela tem tocado meu coração. Se você não consegue perdoar, louvado seja Deus, você não consegue perdoar. Mas há uma vida em você que consegue. Você não consegue, mas Cristo em você consegue. Louvado seja Deus. Isso não precisa terminar aí.

    Quando negamos a nós mesmos e tomamos essa cruz, isso libera a atuação do poder do Espírito Santo em nosso coração e nos leva ao ponto de estarmos dispostos a perdoar. Você não consegue, mas Cristo em você consegue.

    O perdão é, na verdade, uma das ferramentas do Espírito Santo. Enquanto o Espírito Santo realiza Sua obra e nos chama a perdoar uns aos outros, essa é uma de Suas ferramentas para realizar a salvação da nossa alma.

    O que estou dizendo? Ele usa isso para transformar nossa vida. Ele está trabalhando e usa o perdão para fazer isso. É Sua obra de salvar nossa alma.

    Quando falamos da salvação da alma, estamos falando de nossa alma — nossa mente, nossa vontade e nossas emoções — sendo conformada à Sua imagem. Antes, éramos controlados pelo eu e pelo orgulho; agora estamos sendo colocados sob o domínio, o controle e a autoridade da Sua vida: Cristo em nós.

    Nossa alma é composta de mente, vontade e emoções. Elas estão profundamente envolvidas no perdão. É aí que acontece a batalha pelo perdão, porque podemos perder toda a perspectiva. Nossas emoções, nossa vontade e nossa mente aumentam o que aconteceu.

    É como o Ryan falando de um peixe. Você pegou um peixe deste tamanho, mas, quando ele aparece no YouTube e todos o veem, o peixe já é deste tamanho. Ah, é impressionante o que se pode fazer com inteligência artificial. Ele pega aquele peixinho no torneio, e depois: “Ah, vejam o que está no YouTube — um peixão”. Faço todos esses jovens irmãos terem de me perdoar, dando a eles uma oportunidade de praticar o que estou compartilhando hoje.

    Já experimentamos isso. Alguém faz uma coisinha contra você, e, à medida que aquilo vai se acumulando por dentro, cresce. Multiplica-se. De repente, transforma-se em vãs imaginações, como se o mundo inteiro estivesse chegando ao fim. Nossa mente, nossa vontade e nossas emoções ficam fora de controle.

    “Lembre-se de todas as coisas boas que eu fiz por essa pessoa. Como ela pôde fazer isso comigo? Como pode me tratar dessa maneira? Não é justo. Que traição. Pensei que ela me amasse.” Quais são os pronomes que se repetem nessas coisas? Eu e me.

    “Eu estou ofendido. Fizeram isso comigo.” E isso continua sem parar. É o orgulho — aquela vida do eu se defendendo, dizendo: “Você deve se sentir assim. Está tudo bem”. Não, não. Há uma batalha para perdoar.

    Não vamos tratar isso como algo sem importância. A mágoa, o desespero, a decepção e a traição são muito reais. Quando alguém realmente nos ofende, dói. É algo real que aconteceu. Às vezes, tentamos ignorar isso com nossa mente e dizer: “Bem, tudo bem, aquilo não aconteceu de verdade”. Sim, aconteceu. Aconteceu. Você feriu alguém.

    Precisamos reconhecer que há um inimigo dentro de nós — não o inimigo, mas a vida do eu como inimiga, procurando se defender de tantas maneiras. Mas, louvado seja Deus, quando permitimos que o Espírito Santo trabalhe em nossa vida, somos libertos da tirania da vida do eu e podemos entrar na gloriosa liberdade dos filhos de Deus.

    A cruz nos libertou do pecado. A cruz abriu um caminho para dizermos não a nós mesmos. A cruz conquistou a vitória sobre a vida do eu e a vitória sobre o orgulho. Pela fé, entramos nessa realidade. Louvado seja Deus por isso.

    Por meio da cruz, podemos receber perdão pelo pecado da falta de perdão. À medida que somos convencidos, nos arrependemos e acertamos as coisas, aprendemos cada vez mais. Que o Espírito Santo nos ensine cada vez mais a perdoar e seguir em frente.

    O perdão total e a oração pelos outros

    Há um livro de que gosto e que tem sido muito útil em minha vida. Há alguns exemplares ali na estante — isto não é uma propaganda —, e ele se chama Perdão total. O que o autor quer dizer com perdão total é que, quando alguém realmente perseguiu ou feriu você, seja qual for a forma, você chega ao ponto de orar pela bênção de Deus sobre essa pessoa.

    Depois de ter perdoado, depois de o relacionamento ter sido restaurado, ou seja qual for a situação, perdão total significa se colocar a favor daquela pessoa: interceder para que o Senhor cresça nela e a abençoe, ser liberto da vingança e do desejo de provar que está certo, e verdadeiramente se colocar a favor dela.

    Vemos essa figura no livro de Jó. O que Deus disse a Jó no final? Ore por eles. À medida que lidamos com essa questão do perdão, oremos por essas pessoas, para que possam conhecer a totalidade do perdão.

    É isso que temos em Jesus Cristo: perdão total, sem brechas nem nada parecido.

    Só podemos entrar cada vez mais nessa gloriosa liberdade à medida que vemos como Jesus Cristo perdoou. Ao olharmos para Sua vida e lermos cada vez mais os Evangelhos, que vejamos cada vez mais como Ele perdoou.

    Lembro-me de o irmão Fromke compartilhar sobre perdão em uma das conferências. Ele disse: “Podemos ter um motivo para não perdoar. Sim, aquela pessoa fez aquilo contra você. Sim, você tem um motivo para querer vingança. Tem um motivo para querer tratá-la como trata, por causa da maneira como ela tratou você”.

    “Mas nós, como crentes, não temos o direito de não perdoar. Você pode ter um motivo para não perdoar, mas, em Cristo, não tem o direito de não perdoar.”

    Esse é o nosso Jesus. Ele tinha um motivo para não vir à terra. Poderia ter permanecido lá. Mas algo maior prevaleceu em Seu coração. Ele não podia deixar de vir e nos perdoar. Louvado seja Deus.

    Há uma frase conhecida: Quando uma pessoa perdoa, duas pessoas são libertas. Quando uma pessoa perdoa, duas pessoas são libertas.

    Quando eu sou liberto e a outra pessoa é liberta, já não há impedimento, já não há nuvem, nem nada entre nós. Vemos essa gloriosa liberdade, e somos tão gratos por essa vida que temos.

    O perdão e a obra de restauração

    Para concluir, precisamos lembrar que estamos compartilhando tudo isso no contexto da grande obra de restauração que nosso Senhor está realizando nesta hora. Precisamos enxergar a importância do perdão dentro dessa obra.

    Ao permitirmos que Ele opere a salvação da nossa alma dentro de nós, nos fortaleça e coloque tudo sob Seu domínio, vemos que precisamos, absolutamente, perdoar uns aos outros por Sua graça.

    Nossos olhos precisam ser abertos — não de uma maneira assustadora, mas de uma maneira que nos torne conscientes do dano que a falta de perdão causa no corpo de Cristo. Precisamos aprender a perdoar como Ele perdoou e continuar meditando nas profundezas do Seu perdão e considerando-as.

    Há aquele hino, “O profundo, profundo amor de Jesus”. Há também o profundo, profundo perdão de Jesus: a altura, a profundidade, o comprimento, a largura — tudo isso. Há um profundo, profundo perdão que temos Nele.

    Somos gratos porque Ele venceu todo o nosso amor a nós mesmos e nosso orgulho. Deus deseja que Sua igreja seja edificada e que a noiva seja preparada. Ele sempre tem o fim em vista.

    É assim que podemos contribuir para isso. É assim que podemos apressar Sua volta: aprendendo cada vez mais a perdoar uns aos outros, demonstrando esse amor uns pelos outros.

    Que, de uma maneira renovada, o Senhor nos fale sobre como o perdão pode agir de forma tão positiva, enquanto a falta de perdão pode agir de forma tão negativa.

    Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados,
    e nos purificar de toda injustiça.

    — 1 João 1:9

    Louvado seja Deus por isso, irmãos e irmãs. Não sabemos com o que cada um de nós luta. Não queremos nos entregar à introspecção, mas somos gratos porque Deus está sempre presente, um socorro bem presente na hora da angústia, para nos conduzir através de certas situações.

    Mencionei que a falta de perdão não prescreve. Um dos momentos mais marcantes de perdão pode ser quando um filho perdoa seu pai ou sua mãe, quando um pai ou uma mãe perdoa um filho, quando você perdoa seu chefe, perdoa um professor ou perdoa diferentes pessoas em sua vida.

    A mágoa foi real. O dano foi real. Mas, louvado seja Deus, Ele venceu e abriu um caminho para enxergarmos a gloriosa liberdade que temos Nele. Podemos ser aqueles que Ele usa para restaurar o testemunho de Jesus. Que o Senhor fale a todos os nossos corações sobre isso.

    Oração final

    Senhor, quando tocamos neste assunto, vemos sua vastidão. Hoje, tocamos nele apenas em parte. Mas, Senhor, somos gratos porque os olhos do nosso coração podem contemplar a Ti com tanta liberdade. Voltamos nosso coração a Ti, Senhor, para que tenhas liberdade de trabalhar em nossa vida.

    Senhor, somos gratos pelas muitas vezes — muitas, muitas vezes — em que Tua graça veio e fez uma provisão para que perdoássemos uns aos outros.

    Senhor, pedimos que, ao nos tocares, onde houver falta de perdão em nosso coração, Tu a exponhas, para que não haja impedimentos dentro de nós; para que possamos correr bem e terminar bem esta carreira que colocaste diante de nós.

    Senhor, sabemos que Hebreus fala de correr essa carreira e do pecado que tão facilmente nos enreda. Perdoa-nos pela incredulidade quanto à Tua capacidade de nos curar e à Tua capacidade de perdoar.

    Mas, Senhor, queremos ver o poder da Tua vida sendo vivido entre Teu povo nesta hora, para que possas continuar Tua grande obra de edificar Tua igreja e continuar Tua grande obra de preparar essa noiva.

    Senhor, nós nos oferecemos a Ti, em Teu precioso nome. Amém.