Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    NECC 2026 Saturday Afternoon Dana Congdon© 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    NECC 2026 Saturday Afternoon Dana Congdon
    NECC 2026 Saturday Afternoon Dana Congdon
    Congdon, Dana

    A compaixão do Reino e a restauração da Igreja

    Para a Sua seara.

    E logo em seguida, é claro, vem a comissão. Em Mateus 10:1:

    Jesus chamou os Seus doze discípulos e lhes deu autoridade sobre os espíritos imundos, para os expulsarem; E para curarem toda espécie de doença e toda espécie de enfermidade.

    E assim, passando para Mateus 10:5, o texto continua. Nesse ponto, Ele havia enumerado os doze.

    A estes doze Jesus enviou, depois de lhes dar as seguintes instruções: Não tomeis o caminho dos gentios; Nem entreis em cidade de samaritanos; Mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel. E, à medida que fordes, pregai, dizendo: “É chegado o Reino dos céus.”

    Oração inicial

    Senhor, somos tão gratos porque Tu és um Deus Que fala, um Deus Cujo coração pulsa quando os santos se reúnem, dois ou três. Pedimos que a Tua unção esteja sobre nós nesta tarde, para nos manter despertos, atentos à Tua Palavra, e para desafiar, pelo Espírito, a nossa vida interior enquanto conversamos sobre este precioso tema neste fim de semana.

    Senhor, obrigado por esta oportunidade. Pedimos que o Espírito Santo Se mova entre nós hoje, no precioso nome de Jesus. Amém.

    Os evangelistas e suas marcas de autoria

    Não sei se vocês sabem disso, mas cada um dos escritores dos Evangelhos inseriu discretamente sua assinatura no Evangelho, não é? Sem dizer isso expressamente, eles a colocam ali, porque essa era, de fato, uma prática naquela época. E os quatro fizeram isso.

    Agora, é claro, como sabemos? Onde vemos Marcos no Evangelho de Marcos? Isso mesmo: naquele rapaz nu que fugiu do jardim do Getsêmani quando Jesus foi preso. Quando se observa o contexto, os estudiosos percebem que não há razão alguma para aquilo estar ali, a não ser mostrar que era Marcos, o jovenzinho que fugiu naquele momento. Então isso significa que Marcos estava lá — o sujeito que está escrevendo.

    João nunca fala propriamente de si mesmo, nem diz que escreveu o Evangelho, a não ser pelo fato de ficar falando de quem? Do discípulo a quem Jesus amava. Ah, lá está ele. Mas vocês veem: está escondido ali, não está?

    Lucas, logo no início, revela sua identidade ao se dirigir a Teófilo e explicar por que organizou o Evangelho.

    E quanto a Mateus? Onde ele aparece discretamente? É claro que Mateus é mencionado no Evangelho, mas onde ele insere sua assinatura? Hoje em dia chamam isso de “Cama”, C-A-M-A, porque Albert Camus, o famoso filósofo francês, costumava escrever livros e chamar a si mesmo de “Cama”, em vez de “Camus”. Enfim, isso não faz diferença. Onde Mateus apareceu discretamente?

    Mateus como escriba do Reino

    É no final das parábolas que Jesus contou em Mateus 13. E a última — algumas pessoas a chamam de parábola, mas, na verdade, é Mateus dando uma pequena pista de que está falando de si mesmo. Está escrito em Mateus 13:52:

    E Jesus lhes disse: “Portanto, todo escriba que se tornou discípulo do Reino dos céus é semelhante a um pai de família; Que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.”

    Mateus era o escriba, o homem da papelada, aquele que anotava tudo entre os discípulos. E, em sua experiência, ele se tornou essa grande ligação entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, porque voltou até Abraão e compartilhou preciosos tesouros das coisas antigas; depois avançou, até a Grande Comissão, compartilhando as coisas que ainda viriam.

    Ele é esse escriba, instruído como discípulo do Reino, o que agora nos dá uma pista sobre o contexto em que eu gostaria de falar desta passagem ao longo destes dois dias. É o seguinte: no contexto, ela está falando do Reino dos céus. Esse é o contexto sobre o qual gostaríamos de falar.

    O Reino dos céus no Evangelho de Mateus

    Bem, já lhes foi dito que, ao considerar todo o Evangelho de Mateus, vemos que ele enfatiza cinco conjuntos de ensinamentos de Jesus, precedidos por acontecimentos. E, é claro, sabemos que:

    • Mateus 5 apresenta o Sermão do Monte.
    • Mateus 10 apresenta a comissão dos apóstolos.
    • Mateus 13 apresenta as parábolas do Reino.
    • Mateus 18 ensina que, se vocês não se tornarem como uma criança, não poderão entrar no Reino.
    • Mateus 24–25 trata do Reino que há de vir.

    Mateus tinha um encargo pelo Reino dos céus: aquele Reino que havia chegado, mas que ainda haveria de chegar. Estava aqui, mas ainda não plenamente. Era agora, mas ainda não por completo. Daí aquela palavra maravilhosa: “O Reino dos céus está próximo de vocês” — esse era o encargo de Mateus.

    Então, quando olhamos para isso, queremos ver como tudo se relaciona com esta maravilhosa passagem em que Jesus contempla aquela situação. Entre essas duas seções — Mateus 5–7, o Sermão do Monte, que trata de como é o Reino dos céus, e Mateus 10, em que vocês devem ser discípulos do Reino — temos esta maravilhosa passagem em Mateus 8–9.

    Os milagres como expressões do poder do Reino

    E, é claro, o Lúcio já usou todo o meu material sobre isso! Ele falou a vocês sobre os dez milagres. Vocês viram esses milagres? Muito bem, vamos lá.

    • Ele curou um homem com lepra.
    • Ele curou o servo de um centurião.
    • Ele curou a sogra de Pedro.
    • Ele acalmou a tempestade no mar.
    • Ele expulsou demônios, que entraram numa manada de porcos.
    • Ele curou e perdoou um paralítico.
    • Ele ressuscitou a filha de Jairo.
    • Ele curou a mulher que sofria de uma hemorragia.
    • Ele restaurou a visão de dois cegos.
    • Ele curou um homem mudo e endemoninhado.

    Além disso, por onde quer que Ele passasse, curava todos, toda espécie de doença e toda espécie de enfermidade. Uau, é muita coisa para assimilar.

    E, no entanto, são essas as coisas de que estamos falando. Mateus apresenta esses dez milagres extraordinários porque está procurando preparar algo a respeito do Reino para que compreendamos. É claro que ele está tentando nos mostrar que o Reino não era apenas ensino, mas uma presença viva, cheia de poder, ação, cura e salvação.

    Então quero nos colocar um pouco dentro da história, tomando-a, por assim dizer, da perspectiva de Mateus, enquanto ele observava Jesus fazer essas coisas e, cada vez mais, cantava em seu coração o refrão: “Oh, ser como Tu”.

    A experiência de Mateus como novo discípulo

    Acredito que três coisas em Mateus 8–9 influenciaram, falaram ao coração e impressionaram especialmente esse novo discípulo. É no Evangelho de Mateus, em Mateus 9, nessa passagem intermediária, que Mateus é chamado da coletoria de impostos e oferece um banquete. Então Mateus é um novo discípulo, observando, com os olhos arregalados, todas essas coisas que Jesus faz enquanto caminha pela Galileia.

    A presença e o poder de Deus

    A primeira coisa que certamente deve tê-lo impressionado foi aquela manifestação avassaladora da presença de Deus. Uau, se isso é o Reino, fico feliz que esteja aqui! Pessoas sendo curadas, pessoas recuperando a visão, pessoas sendo salvas, pessoas perdidas sendo encontradas. Quer dizer, isso é realmente algo extraordinário. O que se pode dizer?

    A essa altura, os discípulos ainda eram basicamente o quê? Espectadores. Ainda não haviam sido enviados. Estavam apenas absorvendo tudo.

    Mateus deve ter pensado: “Rapaz, esse Homem é extraordinário. Quem será Ele? Um grande rabino pregando o Reino dos céus. Hum, será que Ele é o Messias?” É claro, essa é a grande pergunta, não é?

    A compaixão de Jesus pela humanidade

    E algo especialmente maravilhoso, penso eu, e pessoal — talvez seja por isso que Mateus o apresenta dessa maneira — era a compaixão que ele via Jesus expressar pela humanidade. Na verdade, isso o tocou muito pessoalmente, porque Mateus 9 conta como, quando foi salvo, Mateus disse: “Jesus, Jesus, Jesus, posso, por favor, oferecer um banquete para Ti?”

    Aquilo não estava na agenda de Jesus. Ele disse: “Está bem, sim”. E, é claro, quando Jesus chegou, a sala inteira estava cheia de cobradores de impostos. Ora, ninguém gosta de uma sala cheia de cobradores de impostos, a não ser Jesus. E, como o texto diz, Ele Se assentou e comeu com pecadores. Que escândalo! Meu Deus, o que Ele está fazendo?

    Mateus ficou profundamente impressionado com esse Jesus humilde e acessível, reclinado à mesa e compartilhando o maravilhoso Evangelho do Reino dos céus. Meu Deus!

    Ouçam, vocês conhecem a história, porque Mateus gosta de colocar lado a lado Jesus e Sua compaixão e os fariseus, que estão sempre observando: “Ora, Ele está com pecadores. O que está fazendo?”

    Vejam, os judeus religiosos pensavam que essas pessoas pobres, aflitas e quebrantadas ao redor deles estavam naquela situação porque eram amaldiçoadas, porque não estavam seguindo a aliança. Não estavam guardando a aliança e seus 613 preceitos, necessários para quem quisesse ser um homem justo. E assim essa gente considerada desprezível estava por toda parte.

    Eles tinham um nome para essas pessoas, essas ovelhas perdidas: am ha’aretz, que significa am, o povo; aretz, da terra — gente da terra. Originalmente, era uma expressão hebraica elogiosa: “povo da terra”. Mas agora, na maneira como os judeus a definiam, eram pessoas desagradáveis, talvez, que deveríamos evitar.

    Já se podia ver que a compaixão do Reino quase não era encontrada na religião de Israel.

    A comissão de Mateus como apóstolo

    A terceira surpresa, é claro — que deve ter deixado esse jovem discípulo Mateus quase sem reação — foi quando o Senhor disse: “Muito bem, aqui estão os doze apóstolos que estou escolhendo dentre o grupo. Mateus, você é um deles”.

    “O quê?”

    Quantos de vocês estão prontos para ser apóstolos? Talvez sejam cristãos há um ano — quantos estão prontos? Ele está enviando vocês: ressuscitem os mortos, preguem o Evangelho, expulsem demônios, anunciem as boas-novas.

    “O quê? O quê? Quem, quem, quem — eu? Não estou pronto!”

    Vocês acham que algum dos outros onze se sentia pronto? Talvez Pedro, não é? Não sei. Será que se sentiam? Acho que isso foi uma grande surpresa. Então ali está o jovem Mateus, absorvendo tudo. Algo extraordinário.

    O significado bíblico da compaixão

    Mas essa compaixão de Jesus nos leva de volta a uma questão básica, que está presente na história e tem a ver com a própria palavra compaixão. Mac apresentou uma maravilhosa série de definições sobre o que é compaixão. A própria Bíblia traz um significado maravilhoso por trás disso, sobre o qual gostaria que pensássemos por um momento.

    Ela está falando de algo mais profundo que o amor, mais profundo que o amor emocional. Digamos, então, mais profundo que o amor do coração.

    A compaixão na terminologia grega

    Como nosso irmão compartilhou, os escritores do Novo Testamento, ao escreverem em grego koiné, tiveram de encontrar uma palavra para definir esse tipo de compaixão que Jesus tinha. E assim chegaram a uma palavra — uma de nossas favoritas, tenho certeza —: splagchnizomai. É uma das suas favoritas?

    Ela vem de duas palavras: splagchna, que significa seus intestinos, delgado e grosso, e vocês podem incluir a barriga, se quiserem. As entranhas, como Paulo sempre gostava de dizer. E o “-izomai” significa: “Hum”. É por isso que temos a tradução “movido de compaixão”.

    Interessante, não é? Está falando de algo mais profundo que apenas emoção.

    A compaixão na terminologia hebraica

    E algo ainda mais maravilhoso, é claro, porque Jesus falava hebraico ou aramaico naquela época, é que a palavra hebraica nos dá uma compreensão ainda mais preciosa do significado de compaixão. No Antigo Testamento, essa palavra, compaixão, é rechem, que vem de uma palavra, rachem, que, no Antigo Testamento, está ligada à palavra que usamos para útero.

    Jesus foi movido em Seu útero. Algo lá no fundo tomou conta Dele: algo que precisa de cuidado, algo que precisa de proteção.

    Então vemos que essa palavra, compaixão, explica algo mais profundo que o coração, mais profundo que o coração. É algo que vai além do amor ou do ódio. É estar ligado a outra pessoa no nível mais fundamental.

    A compaixão como ligação pessoal profunda

    Vocês entendem o que significa compaixão se já passaram por algo assim. E quando vocês se apaixonaram? Nossa, o coração disparava, não é? E quando aconteceu algo muito grave, uma tragédia ou coisa semelhante? Vocês não sentem o impacto bem aqui? Não sei quanto a vocês, mas minha barriga é grande o bastante, e consigo sentir quando alguma coisa me atinge profundamente nas entranhas.

    É disso que ele está falando. Essa compaixão é algo profundo, e é uma profundidade que nos ligará de maneira maravilhosa quando entendermos como isso funciona.

    A resposta dos discípulos à compaixão de Jesus

    Não há registro algum em Mateus 9 de que os discípulos tenham sentido esse impacto nas entranhas. Eles apenas olhavam para Jesus: “Por que Jesus está…?” Bem, o que Ele estava fazendo? Vocês acham que Ele estava chorando? Talvez.

    Sei que às vezes vejo alguém chorando, e isso me faz chorar. Nem sequer sei por que a pessoa está chorando. Talvez Ele estivesse chorando, mas talvez estivesse gemendo.

    Porque, às vezes, quando a compaixão atinge alguém nas entranhas, há um gemido — aquele gemido de que Paulo fala, produzido pelo Espírito em nossa vida. Há um gemido por algo muito mais profundo em nossa vida do que compreendemos atualmente, algo chamado Reino, entre outras coisas.

    Então aqui está Jesus sentindo isso, e aqui estão os discípulos, que devem ter percebido uma grande distância entre eles e Ele. Quer dizer, quando olhavam lá embaixo para o aretz, o que vocês acham que viam? Sim, sim, gente desagradável.

    Então Jesus diz: “Olhem…” As lágrimas começaram a correr. “Espere, o que estou deixando de perceber aqui? O que está acontecendo? O que não estou entendendo?”

    Agora, o que vocês acham? Será que eles se sentiram repreendidos por aquilo? Será que sentiram que precisavam se arrepender de seu coração endurecido? Devem ter percebido essa diferença entre eles e Jesus, mas o próprio Mateus era um discípulo muito novo.

    As limitações do discipulado inicial

    Quase podemos dizer que um novo discípulo do Senhor não tem muita profundidade. Mateus acabara de ser salvo. Ainda não havia muita compaixão — isto é, uma ligação profunda. As coisas estão na superfície. Sabem, as pessoas recém-convertidas são bastante egoístas.

    Eu era egoísta. Estava feliz por ter sido salvo. Meus pecados haviam sido perdoados. Naquela época, como jovem cristão, eu não pensava no Senhor. Era apenas: “Como isso é maravilhoso para mim”.

    E ali está Mateus: “Como isso é maravilhoso para mim. Estou andando por aí, vendo Jesus fazer essas coisas”. Então Jesus diz: “Olhe aquilo lá embaixo”. Há algo mais profundo acontecendo em Jesus, entendem, algo sobre o qual não sei muita coisa.

    Os outros discípulos, é claro, também haviam sido apenas espectadores até aquele momento, e a compaixão do Rei não parecia ser algo que possuíssem.

    A unção ministerial e a formação da compaixão

    Então, em Mateus 10, Ele lhes deu uma comissão, autoridade, unção e ministério. E sabem de uma coisa? Quando o Senhor lhes dá um ministério, uma unção, um dom do Espírito Santo, nessa unção, quando vocês ministram debaixo dela, há um amor que vem de Deus e que pode ser manifestado e sentido.

    De maneira muito maravilhosa e misericordiosa, o Senhor dá a alguns de nós, pessoas pouco amáveis e pouco amorosas, um amor pelas pessoas debaixo de uma unção.

    Quando lemos as histórias reais dos grandes evangelistas de Deus, dos missionários, dos homens usados em curas e de todo tipo de apóstolo ao longo dos séculos, descobrimos que muitos deles não eram pessoas particularmente agradáveis.

    Não eram especialmente humildes e compassivos como Jesus. Não, muitos deles não queriam ver aquela gente considerada desprezível até chegar a hora do culto. Então saíam, agiam com toda simpatia, aproximavam-se, oravam pelas pessoas e tudo mais. Mas a realidade era que a unção levava o amor de Deus à vida das pessoas, e aquilo era real.

    Isso não é uma misericórdia de Deus? Que Deus possa amar alguém por nosso intermédio, mesmo quando não sentimos esse amor. Talvez sejamos bastante individualistas. Talvez sejamos muito introvertidos. Na verdade, não queremos nos envolver, mas o Senhor nos colocou em algum lugar onde precisamos nos envolver.

    Mas esse amor ministerial, ou compaixão, se podemos chamá-lo assim, é diferente de splagchna, é diferente dessa compaixão que eles viram em Jesus. Vejam, alguns ministérios, e algumas pessoas que ministram, têm pouca ligação com as ovelhas. Mas o Espírito de Deus nos capacita a ministrar às ovelhas no momento necessário.

    A unção de uma vida quebrantada

    Bem, sabem o que aconteceu? À medida que os discípulos caminhavam com Jesus, a fragrância liberada pelas entranhas de compaixão produzia essa dupla unção na vida deles. Não apenas a unção concedida pelo Espírito, vinda do céu, mas a unção de uma vida quebrantada, que derrama esse nível profundo de emoção.

    Vocês estão me acompanhando até aqui? Entendem que há algo mais profundo acontecendo? É isso que quero que vejamos.

    O legalismo religioso como obstáculo à compaixão

    Precisamos perceber que Mateus está expondo plenamente um inimigo da compaixão do Reino que está presente em toda parte. Há um culpado que impede os discípulos, e nós hoje, de sermos aqueles que levam as boas-novas com compaixão. Sabem o que é? A religião.

    A religião nos faz pensar que somos compassivos quando não estamos sendo compassivos de modo algum. “Eu apenas lhe disse a verdade” — sem amor. E pensamos que isso é uma coisa boa.

    A religião de Israel, os rabinos e tudo mais — vocês conhecem essas coisas — haviam encoberto a misericórdia de Deus com seu legalismo religioso. “Bem, nós ajudaríamos você, mas, sinto muito, você não veio fazer isto. Precisa fazer aquilo. Não, você não pode vir primeiro. Precisa ir ao sacerdote”, e assim por diante. Há todo tipo de regra e regulamento para a nossa compaixão.

    Ah, há artimanhas nisso, e elas continuam vivas hoje. Como as igrejas poderiam praticar a segregação se tivessem alguma ligação profunda com seus irmãos?

    Como os hindus podem ser hindus e ainda manter os intocáveis? Como o islamismo pode subjugar as mulheres? Como os protestantes podem odiar os católicos, os reformados odiar os carismáticos, e os calvinistas odiar os arminianos? O que está acontecendo aqui?

    Eu não esperava essa resposta, mas aí está.

    O escândalo do Evangelho do Rei

    Vejam, irmãos e irmãs, imediatamente vocês percebem que o Evangelho do Rei — do Rei Que era o próprio Evangelho — era um escândalo para os judeus. Jesus arrastando Deus pela lama, comendo com pecadores, tocando leprosos. Esses líderes judeus evitavam tocar nessas pessoas.

    Então, é claro, descobrimos mais adiante na história que Ele também cura gentios e, para completar, sai e salva alguns samaritanos. Quer dizer, o que está acontecendo com esse Homem? Isso contraria completamente aquela concepção de compaixão.

    A revelação da compaixão de Deus a Moisés

    Uma observação: a revelação de Deus no Antigo Testamento nos diz claramente que Ele era um Deus de compaixão.

    Vou mencionar apenas uma ocasião, para mostrar o que a compaixão pode fazer. Ali estava Moisés. Ele acabara de descer do monte com as duas tábuas e os viu adorando o bezerro de ouro. Ficou irado, triturou o bezerro, fez com que bebessem aquela água — água com ouro, coisa venenosa —, estava zangado com eles e se afastou, isolado, irado, decepcionado com o povo de Deus.

    E disse: “Deus, quero conhecer-Te. Não quero mais saber dessas pessoas. Só quero conhecer-Te”.

    Deus diz: “Está bem. Vou cobrir você e vir mostrar Quem Eu sou”.

    Deus veio sobre ele. Moisés sentiu a presença de Deus vir sobre si, e Ele disse: “Eu sou. Eu sou o Senhor, o Senhor Elohim. E Eu sou” — o quê? — “Compaixão. Graça. Misericórdia. É isso que Eu sou, Moisés. Quem é você?”

    Isso quebrantou Moisés. Vejam, é aí que a compaixão pode fluir. Isso quebrantou Moisés, que se tornou intercessor por aquelas mesmas pessoas durante quarenta anos.

    Como ele se ligou ao seu povo num nível mais profundo que apenas: “Sou o chefe”, ou: “Sou o líder designado”, ou qualquer outra coisa num nível mais superficial? Não, ele estava ligado a eles assim como Paulo estava ligado aos irmãos e irmãs da igreja que se opunham a ele. Na verdade, ele estava dizendo: “Prefiro que vocês tenham êxito e eu não, desde que vocês sigam o Senhor”.

    Há algo ali que quebrantou Moisés. É Quem Deus realmente é. É maravilhoso. E essa experiência de Moisés, de alguma maneira, precisa ser a nossa experiência, se quisermos realmente entrar nisso, porque essa aplicação da compaixão tem a ver com o seguinte:

    O Evangelho do Reino precisa ser recuperado na Igreja de Jesus Cristo.

    A cruz como fundamento da compaixão do Reino

    Vamos olhar mais profundamente para isso, apenas por alguns momentos. Nossa atividade religiosa pode esconder as razões da nossa falta de compaixão. Somos muito hábeis em criar maneiras de evitar demonstrar verdadeira compaixão. A compaixão é uma realidade que custa caro.

    A primeira questão, e a causa de todas as outras — vou mencionar três maneiras pelas quais contornamos a compaixão, mas deixem-me chegar à raiz do problema, à razão pela qual não temos compaixão onde deveríamos tê-la. Tudo se resume a uma coisa: nós negamos a nós mesmos e tomamos a cruz? Aí está.

    Podemos inventar centenas de maneiras de evitar a cruz, mas a cruz nos quebrantará. A cruz faz com que sejamos como aquele precioso vaso de óleo perfumado: se esse vaso puder ser quebrado em nós, a compaixão fluirá com unção em direção a outras pessoas. Isso é real.

    A ligação pessoal no ministério evangelístico

    Tive o privilégio de conhecer alguns verdadeiros evangelistas ao longo da vida, alguns não tão pessoalmente e outros de maneira bem próxima. Mas posso lhes dizer uma coisa sobre cada um deles: conseguiam estabelecer uma ligação com as pessoas.

    Não sei se vocês ouviram isso, mas D. L. Moody não era um homem instruído. Falava um inglês um tanto rudimentar, mas tinha muito êxito nas campanhas evangelísticas nos Estados Unidos. Então o convidaram para ir à Irlanda, no Reino Unido, para algumas séries de reuniões.

    Quando chegou — não sei se foi a Cambridge ou a outro lugar, mas a algum local onde havia universitários, estudantes de seminário e assim por diante —, zombaram dele por causa de seu inglês pobre. Repetiam algumas de suas expressões, coisas como: “Isso num tá certo”, e outras semelhantes.

    Ele apenas olhou para eles, riu e disse: “Vocês têm razão. Não tenho a linguagem de vocês, mas tenho o Deus de vocês”. E estabeleceu uma ligação com aqueles jovens.

    Não era possível fazê-lo desistir. Não era possível levá-lo a dizer: “Ora! Então esqueçam”. Não, não, não. Sabem, os verdadeiros evangelistas se ligam às pessoas.

    Ao longo da vida, tive o privilégio de participar de aproximadamente dez campanhas evangelísticas de Billy Graham. Trabalhei numa equipe quando estava na Coreia; às vezes participei do coral e sempre ajudava aquelas pessoas que iam à frente numa campanha de Billy Graham. Billy Graham conseguia se ligar às pessoas.

    Quando o conheci pessoalmente, ele olhou bem no fundo da minha alma e conversou comigo. Algo havia sido quebrantado nele, permitindo que tivesse mais que apenas uma unção para pregar. Era uma vida que estava sendo expressa.

    Então o Senhor quer nos levar a isso, mas podemos encontrar todo tipo de razão e de recurso para contornar a cruz. Vamos, porém, estabelecer um ponto simples:

    Não pode haver um ajuntamento contínuo de ovelhas perdidas, nem colheita e trabalho no campo por muito tempo, nem cura no Reino, a menos que os discípulos carreguem a verdadeira cruz do Evangelho.

    A negação de si mesmo e o custo do testemunho

    Quando falamos da cruz, há muitas dimensões diferentes, mas qual era a cruz fundamental de que Jesus falava aos Seus discípulos? Ele disse isto: “Vocês precisam negar a si mesmos, sua vida centrada no eu e seus confortos, e ir por causa do Reino de Deus, compartilhar, falar e levar pessoas a um relacionamento vivo com Jesus Cristo. E isso lhes custará alguma coisa”.

    Provavelmente vocês não serão muito populares. Talvez enfrentem rejeição na maior parte do tempo. Alguns de vocês talvez já tenham trabalhado com vendas por contato não solicitado. Alguém já fez isso? Vendas por telefone, coisas assim? Nossa, isso é difícil. Todos dizem não, noventa e nove vezes; finalmente uma pessoa diz sim. É preciso ter uma autoestima forte para ser rejeitado noventa e nove vezes. E, nesse ministério, há rejeição na maior parte do tempo.

    O livro de Atos nos mostra muitos milagres e maravilhas que aconteceram enquanto os discípulos iam de lugar em lugar. Mas não se esqueçam: ele resume trinta e cinco anos de ministério. Quantas vezes Paulo e Timóteo estiveram na rua de alguma cidade, pregando o Evangelho, e as pessoas simplesmente os apedrejaram ou foram embora? Ninguém foi salvo. E, mesmo assim, eles seguiram para a cidade seguinte e pregaram o Evangelho.

    Ouçam, Ele está falando de lidarmos conosco mesmos, para estarmos dispostos a ajudá-Lo nessa grande obra de trazer o Seu Reino. É claro que isso provavelmente significa que podemos perder amigos ou familiares, ser rejeitados pelos nossos colegas, ser rotulados como algum tipo de tolo. Provavelmente haverá alguma perseguição, algumas reações fortes, algum perigo. Vocês já passaram por isso? Não é fácil, irmãos e irmãs.

    Mas é isso que nos leva à compaixão. Levar Jesus às multidões nunca foi fácil. É uma bênção, e vocês sabem disso se já o fizeram.

    As bênçãos e perseguições do discipulado

    Lembram-se de quando os discípulos disseram a Jesus: “Bem, deixamos tudo”? Bem, em parte. Então, em Marcos 10:29 — gosto muito da resposta Dele, porque isso é tão verdadeiro. Jesus, em Marcos 10:29-30, diz:

    Jesus respondeu e disse: “Em verdade vos digo, irmãos, que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de Mim e do Evangelho; Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo: Casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições.”

    Nossa! Por que Ele acrescentou isso? Ele já havia praticamente convencido todos com a promessa: se vocês forem e compartilharem o Evangelho, receberão todas essas bênçãos. Sabem, verifiquem isso por vocês mesmos.

    Quando vocês encontram pessoas que abraçaram a cruz e possuem uma vida mais elevada, mais rica, mais plena, essas são pessoas que carregaram uma cruz e exalam a própria compaixão de Cristo. É verdade.

    Corrie ten Boom já foi mencionada, e há tantos exemplos que poderíamos dar dessas coisas. Mas, quando vocês conversam com alguém que passou por isso por amor ao Senhor, não encontram uma pessoa infeliz. Encontram alguém alegre, pleno, abençoado nesta vida. E Ele continua dizendo:

    E, no século vindouro, a vida eterna.

    Que privilégio é servir ao Senhor.

    A compaixão no terreno da ressurreição

    Se não tomarmos a cruz, não experimentaremos verdadeira compaixão pelas ovelhas ou pelos campos, e geralmente haverá pouca colheita do Reino, porque a compaixão faz parte daquela unção que nos liga aos outros no terreno da ressurreição.

    Não sei se vocês sabem quem foi David Wilkerson. Ele foi um famoso pregador pentecostal, mas também era verdadeiramente um evangelista. E um dos problemas que tinham com ele, quando voltou à cidade de Nova York, depois de ter uma igreja muito, muito grande no Texas — ele voltou para a Times Square —, era que iam ao escritório dele e não o encontravam.

    Precisavam sair à sua procura, e ele estava na rua, estabelecendo uma ligação com os moradores de rua e com os dependentes de drogas deitados pelas calçadas, falando de Jesus, dando a eles o próprio par de sapatos e todo tipo de coisa. Há histórias sobre David, mas digo uma coisa: quando se tratava de se ligar àqueles que precisavam de ajuda, aquele irmão era sincero.

    E o restante da equipe ministerial queria protegê-lo, entendem o que estou dizendo? Não deixavam que ele andasse com muito dinheiro, porque ele o daria. Talvez dez ou vinte dólares no bolso, mas só isso, porque ele era Jesus para aquelas pessoas, e elas podiam ver isso.

    Mas essa compaixão é uma unção encontrada no terreno da ressurreição, depois de carregar a cruz.

    As defesas da Igreja contra a compaixão

    E nós, mesmo como cristãos, somos exatamente como o mundo, não somos? Precisamos dizer isto: temos sido bombardeados por tanta coisa na mídia hoje que estamos traumatizados no que diz respeito à compaixão. Entendem o que quero dizer? Há tantas coisas acontecendo. Leiam por um dia o New York Times, ou qualquer outro jornal, ou ouçam qualquer noticiário.

    Lembro-me de que estava pensando nisso há algum tempo e vi o exemplo perfeito. Houve um boletim de notícias que durou talvez trinta segundos. Vamos ver: no Nepal tinha ocorrido aquele deslizamento de terra. Quando foi isso, três semanas antes, um mês? Disseram que havia 1.500 mortos e 6.600 desaparecidos. E aquele boletim levou trinta segundos, seguido de dez minutos sobre o aumento do preço da nossa gasolina.

    Entendem o que estou dizendo? É porque podemos ouvir aquilo: “1.500 mortos, 6.600 desaparecidos, lá, lá, lá”. É assim que estamos neste mundo. Sim, são coisas assim, e simplesmente fechamos o coração para não sentir nada. Quem vive na cidade de Nova York aprende a ter o que chamariam de “compaixão com reservas”.

    Não sei se vocês sabem, mas perto de onde moro — eu caminho todos os dias — há um sujeito que está sempre pedindo dinheiro, todos os dias. É a profissão dele, sabem? Então alguém que não o conhece passa e lhe dá dinheiro. A pessoa pensa: “Ah, veja, esse sujeito…” Mas esse é o trabalho dele. Ele aparece. Vem no seu Cadillac, estaciona e vai até ali. É impressionante como precisamos, de certa maneira, nos preparar.

    Assim, a igreja tem procurado se proteger e, ao fazer isso, tem erguido muros que a separam daqueles que realmente precisam, exatamente como os fariseus, poderíamos dizer.

    E isso é lamentável. Essa é toda a questão, porque o que Jesus está olhando aqui é a necessidade de o povo de Deus ser restaurado a esse amor e a essa compaixão de Deus.

    É por isso que, quando vocês conversam com a maioria das pessoas de fora sobre a igreja, o que elas dizem? “Ah, é um lugar de amor e compaixão”? Não. O que dizem? “Há umas pessoas que entram ali, brincam de igreja, cantam algumas músicas, ouvem um sujeito. Elas se sentem mais religiosas do que eu, porque ficam me dizendo que vou para o inferno”, e coisas assim.

    As pessoas de fora não veem a igreja como um lugar de compaixão, um refúgio, um lar.

    Enfim, isso acontece porque, com o tempo, a igreja aprende maneiras criativas de evitar a necessidade de compaixão.

    A delegação da compaixão sem envolvimento pessoal

    Por exemplo: “Toda a minha compaixão, eu já entreguei na secretaria”. O que quero dizer com isso? Ah, deixamos que os presbíteros da igreja decidam para onde devemos enviar dinheiro.

    É bom enviar dinheiro. Há bons projetos missionários e servos do Senhor por todo o mundo. Há aspectos legítimos nisso. Mas, vejam, se apenas colocamos nosso dinheiro no fundo comum, e depois eles o colocam aqui, e depois ele vai para lá, não sei se isso é realmente compaixão. Tudo bem, é cuidado, pelo menos nesse nível.

    Mas, embora façamos isso, não percebemos que, nesse processo, estamos retirando todo um aspecto da compaixão de que a Bíblia fala com frequência e que quase nunca praticamos individualmente. E qual é?

    A Bíblia fala de sermos sensibilizados às necessidades das pessoas individualmente, além daquilo que a igreja dá, além do encargo da igreja. É maravilhoso quando alguém se torna consciente: Deus quer que você dê algum dinheiro àquela pessoa, ou envie dinheiro para alguma necessidade da qual ouviu falar, ou ajude alguém com roupas ou algo assim — anonimamente, sem que a mão esquerda saiba o que a direita está fazendo.

    Vejam, metade do que é dito trata da responsabilidade individual de sermos compassivos. Mas, se apenas entregamos nossa contribuição na secretaria e deixamos por isso mesmo, perdemos uma oportunidade de, como indivíduos, colher num campo, ajudar ovelhas como pessoas que têm compaixão. Bem, essa é a primeira maneira.

    A discussão em comissões sem ação compassiva

    A segunda maneira de comprometer a compaixão, eu mesmo a encontrei na vida da igreja. Sabem, fui pastor por algum tempo. Nossa, aprendi algumas lições. Uma segunda maneira de evitar a compaixão é a morte por comissão.

    O que acontece é que decidimos conversar sobre alguma coisa. “Como vamos contribuir para os pobres? E aqui na nossa região? Na nossa região temos isto e aquilo. Como vamos fazer?” Nós nos reunimos numa comissão, conversamos, planejamos, e nada é colocado em prática.

    Mas, de alguma forma, acreditamos que, por termos conversado sobre isso durante muito tempo, fomos compassivos, embora nada tenha sido feito. A coisa morre na comissão. “Bem, há problemas demais agora. Vamos tentar em outra ocasião.” Então imaginamos que fomos compassivos, mas nada realmente aconteceu.

    Isso me lembra o que acabamos de ter em Nova York. A ONU reuniu pessoas de todas as partes do mundo, que se sentaram e conversaram. E o que aconteceu? Nada.

    É como o governo da cidade de Nova York. Não sei o que significa “conselho municipal”, porque essas pessoas se reúnem e apenas inventam regras. Enfim, nunca chegam a lugar algum.

    Temos uma pequena congregação em Manhattan. Ainda estamos esperando. Há quanto tempo esperamos agora por um certificado de ocupação, para podermos nos reunir ali legalmente? Não sei. Talvez já estejamos no terceiro ano? “Ah, o governo vai cuidar disso em algum momento. Precisamos discutir algumas coisas. Uma coisa aqui, outra ali.” Ai, ai, ai.

    Tiago expõe esse tipo de coisa, não é? Quando falta coração, ele fala daqueles que têm muitas doutrinas da fé, teorias e coisas assim, em contraste com pessoas que simplesmente praticam a verdadeira religião, ajudando viúvas e órfãos: os que falam de fé contra os que a praticam. Hum.

    Lembro-me — meu Deus! — de quando estive numa igreja carismática por algum tempo. Certa vez, tínhamos um encargo pelo ministério de cura, pela necessidade de haver um ministério de cura no Corpo de Cristo. Deveria haver.

    Então nós nos reunimos e conversamos sobre isso, os presbíteros e eu. Naquela época, eu era pastor. Começamos a conversar sobre essas várias questões: vamos ter um ministério de cura. Precisamos ter um ministério de cura.

    Mas então começamos a discutir: “Bem, se realmente vamos permanecer na fé pela cura, devemos também permitir que médicos tratem a pessoa? Quer dizer, Deus cura alguém que está indo ao médico?”

    “Ah, não sei. É uma boa questão. Precisamos pensar mais nisso.”

    E, por outro lado, se alguém vai vir para ser curado, talvez precise primeiro se arrepender? Devemos simplesmente orar por alguém, independentemente de ser salvo ou não? A pessoa confessou seus pecados? Tem fé? Todas essas perguntas surgiram. E, é claro, adivinhem? Nunca chegamos a ter um ministério de cura. Ele simplesmente morreu na comissão.

    O isolamento institucional decorrente de feridas acumuladas

    Agora, um terceiro nível — tenho uma imagem aqui. Num nível mais profundo, isso acontece à medida que a igreja desenvolve uma história. Estou apenas tentando ser prático e honesto, porque os outros irmãos estão pregando boa doutrina para vocês, mas eu estou apenas tentando ser honesto.

    Há um poema maravilhoso chamado “A árvore solitária”, de Loyal Marion Thompson. Ouçam. Vejam se isso não retrata igrejas que vocês têm visto aqui e ali.

    Uma árvore na montanha, se quiser ver
    Os horizontes distantes e as estrelas,
    Talvez jamais conheça um lugar abrigado,
    Nem cresça simétrica em graça.
    Tais árvores devem lutar obstinadamente
    Contra a rajada e carregar as cicatrizes.

    Há muitas igrejas que começam abertas, humildes, com o Espírito Se movendo, mas, com o tempo, os veteranos são feridos. Passam por muitas batalhas e decepções, e o que acontece é que, em meio a tudo isso, de alguma maneira a compaixão vai embora, e nos tornamos árvores solitárias.

    “Somos uma comunidade de árvore solitária. Cremos nesta visão. Cremos nesta doutrina. Cremos que Jesus vai voltar na próxima quinta-feira. Temos muitas coisas específicas em que cremos.” Ficamos aqui, agrupados, esperando Jesus voltar. Uma árvore solitária.

    Já não somos simétricos em graça, o que significa que uma igreja precisa não apenas ter grande fé nas doutrinas de Deus, mas também ser ativa no ministério para além de seus muros. Caso contrário, torna-se assimétrica.

    Até os pastores do Senhor, aqueles queridos irmãos responsáveis, obreiros ou como vocês quiserem chamá-los, ficam esgotados depois de algum tempo, por tudo o que acontece nas dificuldades da vida comunitária e pelo egoísmo das exigências das ovelhas. E acabam se isolando para ficar a sós com Deus, buscando uma vida espiritual individual, que se torna sem beleza, irregular, desequilibrada, solitária.

    Espero que, se vocês se reúnem com um grupo de pessoas, ele não seja um desses grupos solitários. Eles não têm ligação alguma com o mundo. Não há compaixão, exceto talvez uns pelos outros — esperamos que, pelo menos, isso exista. Mas essas são algumas maneiras de evitarmos, por meio da religião, a compaixão de Jesus.

    A formação da compaixão pela comunhão com Cristo

    Agora vamos compartilhar boas-novas. Como o Senhor toma você e eu, santos, e nos leva a esse lugar em que, como aqueles preciosos frascos de óleo perfumado, somos quebrantados e nossa compaixão começa a ser vista neste mundo? Bem, penso que há duas partes, duas maneiras pelas quais o Espírito nos conduz.

    A observação da vida e do ministério de Jesus

    A primeira já mencionamos, e é bastante evidente. Vocês podem vê-la aqui mesmo. É quando Jesus diz: “Sigam-Me e observem o que Eu faço”, não é?

    Em Marcos 3, quando se fala de Jesus escolhendo os apóstolos, está escrito que Ele os designou para fazer duas coisas:

    1. Passar tempo com Ele.
    2. Sair e pregar o Evangelho.

    Então a primeira coisa que precisamos fazer é passar tempo com esse precioso Jesus, observar como Ele lida com as pessoas, ver como purifica o leproso, como age ao ressuscitar o filho da viúva. E nisso vemos algo. Começamos a enxergar uma ligação entre a compaixão — esse nível de ligação profunda, visceral — e o fluir da misericórdia.

    Compaixão e misericórdia são duas coisas diferentes. A compaixão é essa ligação, e a misericórdia é a ação.

    Queremos ser aqueles que oferecem misericórdia. Sem essa compaixão, podemos tentar ser misericordiosos, é claro; mas, se estamos apenas obedecendo à comissão e não temos compaixão, penso que às vezes nossa obediência acaba mal.

    Não quero que levantem a mão, mas tenho certeza de que vários de vocês decidiram, em algum momento da vida, sair para testemunhar às pessoas. Sair às ruas, distribuir folhetos ou testemunhar a algum amigo. E foi um desastre tão grande que vocês desistiram.

    É difícil. Há uma cruz envolvida. Mas precisamos daquela compaixão subjacente que Jesus tinha, daquela ligação mais profunda que palavras e discussões doutrinárias — “Não creio nisto; creio naquilo”. Há algo mais profundo que pode ser encontrado enquanto observamos Jesus fazer todas essas coisas.

    A humanidade e a compaixão de Cristo

    Sabem, Jesus, como homem — sei que vocês podem até pensar que isso está errado, mas não está —, Jesus precisou aprender compaixão como homem. O que isso significa?

    Bem, é claro que, sendo Ele divino, a compaixão, a misericórdia e a graça divinas de Deus são eternas. Mas Ele desceu como homem e precisou experimentar Sua ligação com Adão e sua raça, estar enraizado junto dessas pessoas. E, ao descobrir isso por meio do quebrantamento pelo qual passou, aprendeu compaixão pelas coisas que sofreu.

    Vocês conseguem imaginar um jovem de coração puro, que vive na luz do Senhor e numa preciosa comunhão? Então Ele observa as pessoas ao Seu redor: pessoas destruindo a si mesmas, pessoas morrendo, ladrões, assaltantes. O que isso faz ao Seu coração? Isso O esmaga. Por quê? Porque Ele sabe que não pode fazer nada a respeito, a menos que o Pai Lhe diga para fazer. Mas como Ele anseia por todas essas pessoas!

    É muito mais do que Ele pode atender. Ele percorreu aqueles lugares em Mateus 8–9, realizando todos esses dez milagres, além de muitos outros. Então, quando viu as multidões: “Não tenho como fazer tudo, mas estou ligado a cada uma delas”.

    Eu poderia desejar ser eu mesmo amaldiçoado, para que eles encontrassem salvação.

    Como Paulo chegou a se ligar assim aos seus próprios irmãos, aos judeus?

    Então Jesus precisou aprender compaixão pelas coisas que sofreu, enquanto observava a humanidade destruindo a si mesma, enquanto via todo aquele quebrantamento. E assim a Bíblia diz:

    Ele teve de ser feito semelhante aos Seus irmãos; Para Se tornar um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel.

    Vocês sabem por que Ele é tão compassivo com vocês hoje? Espero que tenham conhecido essa compaixão quando se achegaram a Ele e pediram perdão pelos erros cometidos e pelas coisas terríveis que fizeram. Há ali um Sumo Sacerdote compassivo, porque Ele aprendeu, quando esteve aqui na terra, sobre Sua ligação com pessoas que precisam fazer parte do Reino de Deus.

    A transformação pela contemplação e imitação de Cristo

    E há poder transformador enquanto O contemplamos. Vocês se lembram de como João diz que a Palavra de Deus Se fez carne, e nós O contemplamos.

    Enquanto os discípulos observavam, viam a glória e a graça de Deus Nele. Mas isso vem de contemplá-Lo. Por isso, estudar a Palavra de Deus e caminhar com Jesus por algum tempo é tão importante.

    Paulo chega a dizer isto: quando vocês leem sobre Jesus na Bíblia, devem procurar imitá-Lo. Paulo diz que vocês devem ser imitadores de Cristo. Ele diz em Efésios 4:32:

    Sede bondosos uns para com os outros, compassivos; Perdoando-vos uns aos outros, assim como Deus, em Cristo, vos perdoou.

    E em Efésios 5:1:

    Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.

    Como uma criança que deve imitar o papai.

    Sabem, se vocês têm filhos, eles conseguem imitá-los muito bem. Começam a querer fazer isso quando se tornam adolescentes. Já perceberam?

    Costumávamos fazer uma festa de Ano-Novo numa das igrejas das quais participei. Nessas festas, faziam encenações, e os adolescentes apresentavam esquetes. De repente, eu via meu filho entrando no palco para fazer sua apresentação. Ele colocava uma barba. Tinha um violão. Falava como eu, agia como eu, me imitava, sabem?

    Quer dizer, os filhos imitam o pai. Como filhos amados, imitam o que veem. Vocês devem procurar imitar o que veem na Bíblia. Por quê? Porque, quando tentam imitar, algo mais profundo acontece.

    Quando vocês têm uma visão verdadeira de Cristo, a graça é liberada em vocês, unidos a Cristo, para que realmente sejam portadores de misericórdia. Então a compaixão do Reino, tão preciosa ao Senhor, pode irromper como fragrância.

    A formação da compaixão pelo sofrimento

    Uma segunda maneira não é apenas observar o Senhor, ler sobre o Senhor e imitar o Senhor, mas é esta: no fim, tendo a cruz como fundamento da nossa vida com o Senhor, aprendemos compaixão por meio dos nossos próprios sofrimentos e provações.

    Não há como escapar disso, irmãos e irmãs. Podemos ser compassivos num nível humano, e há algumas pessoas, graças a Deus, que são, eu diria, naturalmente compassivas. Mas é por meio das nossas próprias provações, dos nossos fracassos, dos nossos quebrantamentos e das nossas perdas que algo profundo dentro de nós, mais profundo que o coração, mais profundo que a mente, nos liga a pessoas que compreendemos.

    A perda pessoal e o sofrimento compartilhado

    Há exemplos humanos disso. Vou dar um dos meus. Há cerca de quarenta anos, meu filho mais velho, chamado Dana, morreu num acidente de carro. Minha esposa e eu tínhamos mais dois filhos, mas ficamos profundamente quebrantados com aquela situação.

    Como resultado disso, há quarenta anos faço parte de uma irmandade de homens e mulheres, acolhendo todos os que perderam um filho. Pessoas vêm falar comigo do Oriente e do Ocidente.

    Meu querido irmão Joel, aqui, que tem aquela profunda voz indiana de oração — ele e eu somos irmãos para sempre, porque há um terreno comum que nos liga na perda de um filho. Entendem o que estou dizendo?

    E olhamos para as pessoas ao redor e dizemos: “Não gosto daquela pessoa. Não quero ficar perto dela”. Espere até o Senhor quebrantar você um pouco mais.

    O tesouro em vasos de barro

    Aprendemos isso, porém, por meio dos fracassos. Aquele precioso vaso precisa ser quebrado. Como Paulo diz:

    Temos, porém, este tesouro em vasos de barro.

    Então o Senhor precisa nos quebrantar.

    Em tudo somos atribulados, porém não esmagados; Perplexos, porém não desesperados. Trazendo sempre em nossa vida o morrer de Jesus; Para que a vida de Jesus possa nascer em vós.

    O que está acontecendo com Paulo quando ele diz essas coisas? Paulo era alguém que se doava por inteiro. Paulo era um fluir de compaixão vindo das profundezas de seu interior, uma ligação visceral com as pessoas.

    A correção da justiça própria

    E assim aprendemos essas coisas. Quando somos jovens — lembro-me de quando era jovem e me tornei cristão, aos vinte anos —, eu era bastante crítico e cheio de justiça própria em relação a todos os outros que não eram tão bons quanto eu.

    Bem, bastam sessenta anos de fracassos, problemas e erros para perceber que, quando vejo alguém numa situação ruim, posso dizer: “Não fosse a graça de Deus, ali estaria eu”.

    Por que olhamos para pessoas ao nosso redor, em nossas comunidades, que têm problemas — emocionais, financeiros — e não demonstramos compaixão? Isso significa que não estamos firmados na realidade de que todos nós, como cristãos, pertencemos a uma só raça. Somos todos um só povo.

    Por que há tantas divisões na igreja? Por que não percebemos que somos todos um? Porque nos falta essa compaixão, enquanto trabalhamos, vivemos e morremos uns com os outros, para perceber que há algo mais profundo acontecendo aqui. E assim aprendemos essas coisas.

    Como o cego que precisou de um segundo toque do Senhor, nós, que víamos as coisas de determinada maneira numa fase anterior da vida, mais tarde olharemos e as veremos de modo bastante diferente. Mas o Senhor precisa derrubar nossa justiça própria, nosso espírito de julgamento e todas essas coisas.

    Não posso lhes dizer como fazer isso. Somente o Senhor pode conduzir as circunstâncias da sua vida. Tudo o que sei é que, cada vez que vocês passam por um período de sofrimento, percebem como são um com todos os seus irmãos e irmãs, até mesmo com aqueles que não compreendem.

    A unidade pelo conhecimento da vida uns dos outros

    Lembro-me de que, durante trinta e cinco anos, participei, na primavera, de um encontro de irmãos, homens de várias partes de Maryland, Delaware e outros lugares. Homens de todo tipo e condição, desde médicos até maquinistas de trem, todo tipo de homem. Muitos deles saíam depois da reunião para fumar. Havia cerca de cem homens.

    Nós nos reunimos durante trinta e cinco anos. Olhávamos uns para os outros: eu sou do Norte, aquele é do Sul. E, nesses trinta e cinco anos, tivemos a oportunidade de ouvir a história de todos os cem irmãos. No fim, éramos um.

    Sabem, todo mundo tem uma história, uma história que vocês não conhecem, mas o Senhor a vê.

    A compaixão de Jesus e a restauração do Reino

    Então, enquanto encerramos aqui, o Senhor está ali olhando. Ele contempla esse vale e vê essas ovelhas sem pastor e toda aquela situação. Tem compaixão dessas ovelhas que foram deixadas à própria sorte e estão sendo afligidas por quem sabe o quê — lobos ou qualquer outra coisa que esteja acontecendo.

    Mas a reação visceral era mais profunda que simplesmente conhecer a condição das ovelhas. Há uma segunda razão para Sua ligação visceral e Sua compaixão. Qual era? Ele sabia que o coração do Pai estava voltado para aquele Reino.

    Essas são ovelhas do Reino numa condição tão ruim. Israel mal expressava o Reino como testemunho do caráter de Deus. Quer dizer, quando Jesus olhava e dizia: “Este é o Reino de Deus. Olhem para isto”, Seu encargo era pela restauração daquele Reino. Mateus trata muito da restauração do reino de Israel por meio do Messias.

    Da mesma forma, quando Ele olha para a igreja, o que vocês acham que sente?

    A oração pela restauração da Igreja

    O Senhor da seara nos chama a orar a partir de uma perspectiva mais elevada, para enxergarmos a condição do Reino de Deus e sermos movidos por ela. Como o Senhor deseja que a igreja seja um lugar onde alguém possa encontrar Jesus — um lugar que seja um lar, um lugar de graça, de paz, de humildade, compaixão e misericórdia; uma família, em vez de algum tipo de instituição hierárquica, empresa ou coisa semelhante.

    A oportunidade presente para a colheita

    E aqui estão as boas-novas: os campos estão novamente brancos para a colheita. Isso não é maravilhoso?

    Não sei, é o sofrimento de uma geração que agora chamamos de geração Z, e, quem sabe, os millennials também entram nisso, e talvez a geração Alfa. Não entendo muito dessas coisas, mas há um grande número de pessoas procurando um lar, procurando compaixão e realidade, pessoas que de fato têm todo tipo de neurose decorrente da maneira como foram criadas, passando pela COVID, por todo tipo de absurdo, pelas redes sociais e pela psicologização excessiva. Ah, eu poderia continuar fazendo listas sem parar.

    E elas estão prontas para a colheita. “Mostre-me um lar. Mostre-me um lugar onde Jesus está. Não venha com conversa fiada. Não me dê apenas um monte de doutrina. Vocês amam as pessoas? Cuidam das pessoas? Acolhem as pessoas? Estão reunindo pessoas?”

    Vejam, esse é um campo branco para a colheita. E, enquanto seguimos o Senhor por meio da cruz, do sofrimento e do discipulado, o Senhor, em Sua sabedoria, está edificando a casa do Pai. Que maravilhoso.

    Ouçam, na próxima vez falaremos um pouco mais sobre a condição da igreja. Por enquanto, vamos colocar desta maneira: o Senhor está restaurando Seu Reino agora mesmo. E vocês fazem parte da colheita, fazem parte das ovelhas que estão sendo reunidas.

    A necessidade de ajuntadores e pastores

    Mas onde vamos reunir essas pessoas? E se levarmos pessoas à salvação, e depois elas entrarem numa instituição em que tudo gira em torno de números, dinheiro, doutrina, cura ou qualquer outra coisa?

    Graças a Deus, elas são ovelhas apenas esperando pelo seu Pastor. Mas estão esperando por aqueles que receberam a comissão de carregar essa cruz, sair e ajudar a reunir as ovelhas.

    Sou tão grato quando vejo ajuntadores de ovelhas. Amo os ajuntadores de ovelhas. Eles simplesmente vêm e trazem pessoas. Sim, há algumas pessoas — nós nos reunimos de domingo a domingo — que trazem alguém novo quase toda semana. Ajuntadores. Pastores. É isso que o Senhor quer fazer.

    Então, no fim, quero relacionar toda essa questão da compaixão à restauração da igreja e do Seu Reino. É disso que trata essa compaixão.

    Jesus, o Filho, olha para o Pai — Que, neste contexto, é o Senhor da seara. Ele vê o coração do Pai por Seu Reino, para que todos estejam debaixo do Seu governo, da Sua proteção, da Sua vida e da Sua bênção. E, no entanto, aqui está a nossa situação. É isso que temos.

    E Jesus diz: “Orem ao Senhor da seara”. Precisamos de mais ajuntadores. Precisamos de mais trabalhadores para a colheita. A hora é agora.

    Que o Senhor nos ajude a não sermos espectadores, a não sermos religiosos, mas a sermos aqueles que foram quebrantados e têm essa compaixão do Senhor, capazes de compartilhá-la neste mundo em que vivemos.

    Oração final

    Senhor, fazemos essa oração por nós. Sabemos como somos egoístas. Poderíamos continuar contando histórias das coisas que fizemos de errado e tudo mais. Mas, Senhor, esse não é realmente o nosso encargo aqui.

    Nosso encargo é que pudéssemos ver-Te de pé naquele monte e, então, olhar ao redor para aquelas mesmas pessoas para as quais Tu olhas, enxergar a condição delas com os Teus olhos e, depois, olhar pelos Teus olhos para o Pai, para ver o Teu encargo de que o coração do Teu Pai seja satisfeito por um Reino que foi restaurado e recuperado, e que não esteja em tamanha desordem.

    Ó Senhor, que nos levantemos, recebamos nossa comissão, neguemos a nós mesmos, tomemos nossa cruz e façamos parte dessa obra de restauração que Tu estás realizando em Teu Reino.

    Somos tão gratos, Senhor, por Teu grande amor por nós. Nem conseguimos compreender essa ligação profunda, visceral, que Te une a nós. Há algo, desde as próprias raízes da criação, que está sendo recuperado pela grande obra salvadora do nosso Senhor Jesus.

    Pedimos que nos dês compreensão prática disso enquanto caminhamos nestes dias. Em nome de Jesus, oramos.