Vamos ter mais um momento de oração.
Senhor, somos gratos por aquela exortação em Isaías: contemplar o nosso Deus. E, Senhor, somos gratos porque, ao contemplarmos a Ti, temos Te visto e temos provado de Ti, e Tu és tão bom.
Senhor, também somos gratos pela Tua Palavra viva, que nos deste. Ao prosseguirmos agora na Tua presença, Senhor, esperamos que Tu fales conosco. Tu tens as palavras de vida, e esperamos, Senhor, ser encorajados e fortalecidos para os dias em que estamos vivendo.
Somos gratos pelo chamado que tens sobre a nossa vida para sermos esse testemunho de Jesus. Queremos ser fiéis na geração em que estamos vivendo, Senhor. Queremos aprender com aqueles que vieram antes de nós e nos apoiar sobre seus ombros, para sermos uma luz brilhante em meio às trevas.
Em Teu nome oramos. Amém.
Muito bem. Vamos lá.
Nesta manhã, ao continuarmos esta série, há alguns versículos que gostaria que examinássemos para começar. Para mim, esses versículos realmente expressam o coração e a essência daquele que vamos considerar hoje. Também expressam o coração e a essência daqueles que desejam viver como o testemunho de Jesus.
Nós temos um jeito de complicar as coisas, mas há uma simplicidade e uma pureza para as quais o Senhor nos está chamando.
Ambas as passagens são de Paulo. A primeira está em 2 Coríntios 5:14-15 e, para mim, é o testemunho pessoal de Paulo acerca daquilo que governava sua vida:
Porque o amor de Cristo nos constrange, tendo nós concluído isto: um morreu por todos; logo, todos morreram.
E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Quando esse versículo fala do amor de Cristo, está falando do amor Dele por nós; não do nosso amor por Ele. Ao contemplarmos esse amor, como fizemos ao redor da mesa, Seu grande amor nos conquista. Fazemos essa transição de viver para nós mesmos para viver para Ele e para o Seu testemunho.
Outro lugar em que Paulo compartilha um testemunho pessoal é Filipenses 3:7-8. Toda essa seção é um belo testemunho, mas selecionei alguns versículos:
Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.
Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor;
por amor Dele perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo.
Vemos aqui que Paulo deixava para trás tudo o que tinha na vida — tanto sua herança quanto seu serviço ao Senhor — e dizia: “Há uma coisa que desejo”.
Ao examinarmos este período do século XVIII, veremos pessoas que foram conquistadas e constrangidas pelo amor de Cristo. Elas tinham um único desejo: viver para Ele e ganhar mais de Cristo.
Durante o século XVIII, ocorreram vários acontecimentos importantes. Hoje, vamos considerar os dois primeiros: o conde Zinzendorf e os morávios.
Se o Senhor permitir, na próxima vez poderemos examinar o despertamento na Inglaterra com Wesley e Whitefield, o Grande Despertamento nos Estados Unidos e o que foi chamado de Era de Ouro dos Hinos.
O conde Zinzendorf nasceu como conde Nicolau Ludwig von Zinzendorf. Quando criança, era chamado de Lutz — L-U-T-Z —, seja lá como isso se pronuncia em alemão. Nasceu em Dresden, que fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico. Nasceu em uma família da realeza e era conde por nascimento.
Menos de seis meses depois de seu nascimento, seu pai morreu de tuberculose. Mais tarde, sua mãe se casou novamente, com um militar que morava longe; por isso, Zinzendorf foi morar com sua avó, a baronesa von Gersdorf. Ela era uma mulher piedosa, e foi ela quem realmente o criou.
Sua avó, evidentemente, era uma pessoa rica e de posição social elevada, e várias pessoas visitavam sua casa com frequência. Ela fazia parte do movimento pietista. Muitas vezes, ainda pequeno, Zinzendorf teve contato com servos piedosos do Senhor, missionários e August Hermann Francke, de Halle, que dirigia a universidade ali, sobre a qual falamos na última vez.
Os relatos contam que Zinzendorf, mesmo quando pequeno, amava o Senhor. Ele escrevia cartas para Jesus e as jogava pela janela, sabendo que Jesus as receberia. Acho isso maravilhoso — uma criança fazendo isso.
Ele nasceu em 1700, então é sempre fácil lembrar sua idade ao examinar os diferentes períodos de sua vida.
Foi em algum momento de sua infância que ele realmente entregou seu coração ao Senhor. Desde pequeno, tinha um coração voltado ao Senhor. Muitas vezes, em seu quarto, reunia todos os seus bonecos e brinquedos e pregava para eles. Compartilhava o evangelho com eles.
Um dia, ele estava em seu momento devocional, orando e cantando ao Senhor, quando um grupo de soldados suecos — mercenários — invadiu o castelo para saqueá-lo. Eles entraram à força em seu quarto, mas ficaram tão maravilhados com a presença de Deus junto daquela criança que adorava o Senhor que nem sequer a confrontaram.
Ele simplesmente continuou adorando o Senhor. Os soldados ficaram tão impressionados que deram meia-volta, cessaram toda a confusão e foram embora. Haviam estado na presença de algo que sabiam ser maior do que eles mesmos. Isso é muito encorajador quando pensamos em alguém tão jovem.
Quando completou dez anos, foi matriculado em Halle, na universidade dirigida por Francke. Era uma escola pietista. À medida que estudava ali, tornava-se cada vez mais dedicado ao Senhor. Foi ali que realmente consagrou sua vida ao Senhor.
Ele e outros cinco estudantes formaram o que chamaram de Ordem do Grão de Mostarda, porque queriam cair na terra e morrer. No escudo que desenharam estava inscrito: “Nenhum homem vive para si mesmo”. Estavam ali para viver para Cristo, e chamavam a si mesmos de escravos da virtude — servos de Cristo.
Seu propósito era dedicar-se ao Senhor, compartilhar o evangelho e cuidar de outras pessoas.
Naqueles dias, havia uma grande divisão social entre os que tinham e os que não tinham. Ainda jovem, Zinzendorf desenvolveu um coração disposto a cuidar de todos. Via muitos que eram oprimidos e não tinham o necessário para viver. Via pessoas servindo a ele enquanto desfrutava de refeições fartas, e elas, às vezes, passavam necessidade.
Desenvolveu um coração voltado àqueles que não conheciam o Senhor e àqueles de condição socioeconômica mais baixa. Vocês verão como isso o marcou ao longo de toda a vida.
Ele também aprendeu a acolher todos os crentes. Enquanto estava em Halle, por causa de sua posição social como conde, jantava quase todas as noites à mesa de Francke. Os convidados de honra estavam ali: missionários, servos do Senhor e grandes pregadores.
Ainda tão jovem, teve contato com a grandeza do que Cristo estava fazendo, não apenas em sua própria vida, mas em muitos lugares ao redor do mundo. Seus olhos foram abertos para enxergar além de si mesmo e perceber o que Deus podia fazer por meio daqueles cujas vidas eram entregues a Ele.
Aos quinze anos, Zinzendorf se transferiu para a Universidade de Wittenberg para realizar seus estudos formais. Por fim, tornou-se advogado. Wittenberg era uma universidade rigorosamente luterana, e Zinzendorf era rotulado como pietista. Os pietistas e os luteranos não gostavam uns dos outros, e ele era menosprezado. Sofreu muito por suas convicções, mas, graças a Deus, não vacilou.
O que descobriu em Wittenberg foi isto: se você centrasse sua comunhão em Cristo, poderia ser um com qualquer pessoa. Se a centrasse em crenças específicas, rituais ou cerimônias, sempre acabaria em discussões. Mas, se centrasse sua comunhão em Cristo, poderia ter comunhão com qualquer pessoa.
Ele aprendeu isso ainda jovem, e isso marcou toda a sua vida.
Quando tinha cerca de dezoito ou dezenove anos, quis organizar um encontro entre os dirigentes da Universidade de Wittenberg e da universidade de Halle para reconciliá-los. Alguém interveio e disse: “A esta altura, você está indo um pouco além do que cabe à sua idade. Apenas ore por isso e deixe Deus resolver”. Mas era possível perceber que esse era o desejo de seu coração: reunir os crentes.
Mais tarde, ao viajar pela Europa, encontrou-se individualmente com católicos, luteranos e muitos outros para ter comunhão, procurando continuamente uni-los. Chegou até a vir aos Estados Unidos, porque havia morávios vivendo na Pensilvânia. Havia quakers, batistas e anabatistas ali, e ele dizia: “Por que todos precisam ter seus próprios nomes? Por que não nos reunimos simplesmente em unidade?”
O que ele descobriu foi que é possível reunir os crentes individualmente, mas não é possível reunir sistemas e organizações.
Zinzendorf tinha um coração verdadeiramente ecumênico, desejoso de reunir os crentes, mas sua base e seu fundamento eram Cristo. Quando nos referimos a grupos como os quakers ou os batistas, sabemos que há crentes preciosos dentro de cada grupo. Mas um sistema que se desenvolve depois de uma ou duas gerações pode impedir que o Senhor seja plenamente tudo o que deseja ser.
Não estamos falando dos crentes individualmente; estamos falando dos sistemas. Zinzendorf viu que não era possível reunir os sistemas, mas era possível reunir os crentes individualmente. Isso governou sua vida.
Depois que ele se formou, era costume que os condes e os membros da realeza fizessem uma grande viagem pela Europa, visitando museus e locais de interesse cultural. Geralmente, passavam um ano e meio ou dois anos viajando. Zinzendorf não queria fazer isso; queria começar logo a servir ao Senhor. Mas o Senhor tinha algo para ele nessa viagem, então se submeteu àqueles que tinham autoridade sobre ele.
Durante essa viagem, chegou ao Museu de Düsseldorf e ficou profundamente tocado por uma pintura, Ecce Homo. Era uma imagem de Cristo com uma coroa de espinhos. Abaixo da pintura estava a inscrição:
Isto sofri por você.
Agora, o que você fará por Mim?
Zinzendorf confessou que não conseguia responder àquela pergunta. Ficou maravilhado. Disse: “Tenho amado o Senhor, mas o que realmente fiz por Ele? Como Sua vida tem sido expressa por meio de mim?”
Permaneceu durante horas diante daquela pintura, completamente tomado por ela. Finalmente, o guarda do museu lhe disse que estavam fechando e que precisava sair. Naquela noite, voltou ao seu quarto de hotel, caiu de joelhos diante do Senhor e chegou a dizer: “Senhor, tenho uma única paixão: é Ele, e somente Ele”.
Foi ali que entregou plenamente seu coração ao Senhor, em 1720.
Ele tinha a obrigação de começar a servir ao império, trabalhando como advogado em Dresden. Durante esse período, escreveu o hino “Jesus, continua a nos guiar”, porque não queria que seu coração se afastasse do Senhor ao ingressar no trabalho secular a serviço do império. Estava determinado a não se deixar conquistar pelo mundo.
Jesus, continua a nos guiar
Até alcançarmos nosso descanso;
E, embora o caminho seja triste,
Seguiremos tranquilos e destemidos.
Guia-nos pela Tua mão
À nossa pátria.
Ele escreveu esse hino em 1721. Originalmente, tinha trinta e três estrofes, embora apenas quatro estejam incluídas em Christ in Song. Hoje, é conhecido em noventa idiomas diferentes.
Zinzendorf trabalhou como advogado em Dresden de 1721 a 1727, quando se afastou definitivamente do cargo. Durante esse período, comprou de sua avó a propriedade de Berthelsdorf. Era uma grande propriedade que, por fim, deu origem a Herrnhut. Casou-se com Dorothea, e foi nessa época que conheceu Christian David.
Em 1736, por ser tão popular e porque as pessoas tinham inveja dele, foi banido da Saxônia. Aquilo que pretendia causar mal resultou em suas viagens por toda a Europa. Foi à Inglaterra, e outras pessoas estavam se voltando ao Senhor. Em 1738, visitou as Índias Ocidentais, onde havia missionários morávios. Em 1741, veio à América com sua esposa e sua filha, Benigna.
Finalmente, o banimento foi revogado em 1747, e ele pôde voltar a Herrnhut, onde morreu em 1760.
O que mais me impressionou em Zinzendorf foi sua paixão pelo Senhor. Ele foi conquistado de uma maneira tão profunda, e ainda tão jovem.
Às vezes, podemos nos sentir limitados pela idade. Podemos pensar que, se somos velhos, já não temos utilidade; se somos jovens, ainda é cedo demais. Mas, graças a Deus, o Senhor conquistou essas pessoas.
Já mencionamos algumas delas ao longo da história da igreja. Perpétua foi uma irmã martirizada durante o século II. Patrício foi à Irlanda e realizou ali uma grande obra missionária. Valdo fez parte do movimento valdense. Martinho Lutero afixou as Noventa e Cinco Teses quando tinha trinta e quatro anos. Felix Manz tinha vinte e nove anos quando se tornou o primeiro mártir anabatista. Charles Spurgeon pregou seu primeiro sermão aos dezesseis anos.
C. T. Studd tinha uma grande carreira pela frente como jogador de críquete, mas abriu mão de tudo para servir ao Senhor. Amy Carmichael, aos vinte anos, ouviu uma mensagem de Hudson Taylor, entregou sua vida ao Senhor e foi primeiro ao Japão, depois à Índia. Watchman Nee foi salvo aos dezessete anos por meio de uma irmã chamada Dora; assim que foi salvo, foi conquistado pelo Senhor e passou a segui-Lo e servi-Lo.
É encorajador ver aqueles que tiveram um contato real com o Senhor. Ainda tinham muito a aprender. Não possuíam a revelação completa de tudo e, muitas vezes, não sabiam no que estavam entrando. Mas tinham aquela única coisa necessária: conheciam a Ele. Foi isso que os sustentou ao longo de toda a vida.
Ao chegarmos aos morávios, vemos que Christian David veio da Polônia em 1722 e conheceu Zinzendorf. Contou-lhe sobre os refugiados que estavam na Polônia. Christian David voltou à Polônia e trouxe várias famílias — cerca de dez adultos ao todo.
Essa era a continuação da história que abordamos na última vez. Em 1628, quando os refugiados morávios estavam deixando a Morávia, João Comenius orou para que o Senhor preservasse essa semente oculta, fizesse com que depois ela brotasse e crescesse e a levasse a produzir muito fruto.
O que estamos vendo por meio de Christian David e dos morávios é essa semente brotando e produzindo muito fruto. Na verdade, foi o administrador de Zinzendorf quem deu o nome de Herrnhut ao lugar onde eles moravam.
Zinzendorf tinha uma grande propriedade e morava na casa senhorial. A uma pequena distância, havia uma área onde essas famílias podiam morar, e ela recebeu o nome de Herrnhut. O nome significa “a guarda do Senhor”, ou o cuidado vigilante do Senhor sobre nós. Essas pessoas haviam vivido sob perseguição durante muitos e muitos anos.
Até 1725, cerca de noventa refugiados haviam chegado da Polônia, entre eles David Nitschmann. Em 1726, o número havia crescido para mais de trezentas pessoas de muitas origens diferentes: católicos, antigos luteranos, anabatistas, valdenses e outros. Haviam se reunido porque estavam sofrendo muita perseguição.
Zinzendorf tinha um coração tão voltado a eles que abriu seus portões e permitiu que entrassem.
No início, todos suspiraram aliviados: “Estamos livres”. Mas, à medida que conviviam, descobriram que tinham muitas crenças diferentes, e enfrentaram grandes dificuldades. Um pregador chegou a chamar Zinzendorf de “a Besta”. Mais tarde, descobriu-se que esse homem não era propriamente um herege, mas estava perdendo a sanidade, provavelmente por causa de um envenenamento. Ainda assim, aquela acusação pública feita do púlpito os levou a considerar que algo não estava certo.
Eles elaboraram o que chamaram de acordo fraternal voluntário — regras básicas para a convivência. Era, essencialmente, um acordo para permitir que cada um mantivesse suas crenças, mas que todos vivessem juntos em paz, sem discutir.
Mais tarde, naquele ano, Zinzendorf visitou Zittau e encontrou um exemplar dos escritos de Comenius sobre a Unitas Fratrum, que descreviam como os crentes eram incentivados a viver juntos em unidade. Ele o levou de volta a Herrnhut e os desafiou com esta pergunta:
Seremos um ninho de seitas ou uma congregação viva e unida?
Seriam simplesmente uma coleção de diferentes seitas tentando coexistir pacificamente, ou seriam uma única congregação viva para Cristo?
Zinzendorf foi de casa em casa, visitando as diferentes pessoas e tendo comunhão com elas a respeito do que o Senhor procurava realizar.
Na quarta-feira à noite, 13 de agosto de 1727, um dos irmãos, John Roth, sentiu da parte do Senhor que toda a comunidade deveria se reunir para uma celebração especial da mesa do Senhor e humilhar-se diante Dele.
Nenhum deles veio esperando que aquela reunião transformasse sua situação. Simplesmente se reuniram como de costume. Mas seus corações haviam sido preparados pela comunhão, e vieram com uma disposição tão boa que o Espírito Santo veio sobre eles. Houve um grande derramamento do Espírito.
Um membro que estava presente escreveu:
Todos os membros do rebanho foram tocados de maneira singular pela eficácia da palavra de reconciliação mediante o sangue de Cristo, e ficaram tão convencidos e comovidos que seus corações se inflamaram com uma nova fé e um novo amor pelo Salvador, assim como com amor uns pelos outros. Isso os moveu de tal maneira que, espontaneamente, abraçaram uns aos outros em lágrimas e cresceram juntos em uma santa união entre si, ressurgindo, por assim dizer, das cinzas da antiga unidade dos irmãos morávios, que era a Unitas Fratrum.
Antes de se reunirem, havia inimizade, contendas, ciúmes e ressentimentos. Eles desprezavam uns aos outros. Mas, quando o Espírito do Senhor veio sobre eles, houve verdadeiro arrependimento. Viram Cristo e tudo o que Ele havia feito. O fato de se abraçarem em lágrimas foi significativo, porque, antes disso, eram inimigos.
Agora eram irmãos em Cristo. Graças a Deus por isso.
Dessa unidade surgiu, de maneira muito viva, uma reunião de oração que durou cem anos. Ela era movida pelo amor de Cristo. Vinte e quatro irmãos e irmãs deram início a ela, comprometendo-se a orar vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.
Suas orações eram principalmente de intercessão. Não estavam voltadas para si mesmos, mas para os perdidos, para a obra de Deus e para os Seus servos. Isso continuou por cem anos.
Diferentes pessoas participavam voluntariamente, revezando-se na oração. Curiosamente, pesquisei por que a reunião de oração terminou depois de cem anos, mas não consegui encontrar uma boa razão. Alguns dizem que as pessoas já não tinham disposição para isso, mas não sei se foi assim. Se alguém descobrir, me avise.
Algo que chamou minha atenção foi que, exatamente cem anos depois, em 1827, Cronin, Groves, Bellett e outros se reuniram para partir o pão em Dublin, na Irlanda. Essa foi a origem do movimento dos Irmãos. Esses são os primeiros nomes que encontramos nesse movimento.
Os morávios haviam orado por toda a obra de Deus e por todos os Seus servos. Não tinham ideia do que viria a acontecer, mas a eficácia da oração é impressionante.
Herrnhut não era uma comuna; era uma comunidade. As famílias tinham suas próprias casas, e cada família tinha seu próprio núcleo doméstico. Havia casas para as irmãs solteiras, onde elas moravam juntas, e para os irmãos solteiros, onde eles moravam juntos. Com o tempo, também tiveram um orfanato.
Havia verdadeiro cuidado e preocupação uns com os outros.
Os morávios amavam os hinos. Diz-se que Zinzendorf escreveu mais de dois mil hinos, e temos três atribuídos a ele em nosso hinário.
Um dos resultados da reunião de oração surgiu em 1731, quando Zinzendorf conheceu, em Copenhague, um escravo convertido das Índias Ocidentais. Zinzendorf havia ido para lá por ocasião de um casamento real, embora não quisesse ir. Como conde da Saxônia, era obrigado a comparecer. Ele se submeteu e foi obediente.
Nunca escreveu nada sobre o casamento, mas, enquanto estava ali, conheceu esse escravo convertido, que o incentivou a enviar trabalhadores às Índias Ocidentais por causa do evangelho.
Zinzendorf voltou e compartilhou esse encargo com os irmãos. Eles oraram e não agiram imediatamente. Oraram durante pouco mais de um ano, perguntando quem deveriam enviar.
Os primeiros dois missionários enviados foram Dober e Nitschmann. Pretendiam vender-se como escravos para servir aos escravos que viviam ali, embora não tenham conseguido fazer isso. Ainda assim, partiram como missionários para ajudar os escravos. Alguns proprietários de escravos se opuseram a eles, e enfrentaram várias dificuldades, mas levaram fielmente o evangelho às Índias Ocidentais.
Em 1738, John Wesley pôde visitar Herrnhut. Como veremos na próxima vez, Wesley foi profundamente marcado por suas experiências com os morávios. Zinzendorf não estava ali naquela ocasião, pois havia sido expulso da Saxônia em 1736. Wesley escreveu:
Fiquei tão impressionado com este lugar feliz que teria passado minha vida aqui de bom grado. Oh, quando este cristianismo cobrirá a terra como as águas cobrem o mar?
Que oração, que coração e que testemunho.
Por meio dos morávios, esse cristianismo se espalhou por muitos lugares. Em 1740, chegaram à Pensilvânia, a Nazareth e Bethlehem, e estabeleceram o Moravian College. O Moravian College era a sexta instituição universitária mais antiga dos Estados Unidos e foi a primeira instituição de ensino superior do país a admitir tanto homens quanto mulheres.
Antes disso, Harvard, William and Mary e as outras primeiras instituições de ensino superior admitiam apenas homens. Zinzendorf e os morávios não queriam que ninguém fosse deixado de lado por causa da religião, da posição social ou do sexo. Fazer isso foi revolucionário.
Até 1742, setenta missionários haviam partido de Herrnhut. Havia apenas entre quinhentas e seiscentas pessoas ali, e, ainda assim, setenta haviam saído como missionários voluntários. Realmente foram por todo o mundo: América do Norte, América do Sul, África, Europa Oriental e Ásia.
Quando os morávios partiam, levavam uma mensagem simples. Recebiam esta instrução:
Falem a eles do Cordeiro de Deus, e continuem falando até não poderem mais.
Sua mensagem era Cristo: falar às pessoas do Cordeiro de Deus, de como Ele morreu por elas, do que havia feito por elas e de como Ele é vitorioso. Continuar falando do Cordeiro de Deus.
Também eram instruídos a deixar que as pessoas vissem sua vida real e que tipo de pessoas eram. Não deveriam se esconder atrás da religiosidade. Deveriam sustentar a si mesmos, ganhando seu próprio salário, para ensinar a dignidade do trabalho. Não deveriam sair pedindo dinheiro para seu sustento.
Mais tarde, isso influenciou George Müller, Anthony Groves e outros.
Por fim, eram instruídos a nunca dominar os irmãos, mas a humilhar-se e conquistar respeito pelo poder do Espírito Santo. Não deveriam chegar se colocando acima das pessoas, mas abaixo delas, humilhando-se diante delas.
Os morávios foram um daqueles grupos, como os valdenses, nos quais havia uma realidade tão profunda do testemunho de Jesus que ela continuou por várias gerações. Com o tempo, isso se tornou um sistema, mas os fundadores e aqueles que prosseguiram, talvez durante aquele período de cem anos, foram um testemunho vivo de Cristo, porque tinham um único desejo: seguir o Cordeiro.
De 1743 a 1750, ocorreu o que foi chamado de período de peneiramento. Isso não aconteceu em Herrnhut, mas em algumas outras regiões da Alemanha e da Inglaterra. Alguns chegaram a extremos tanto nas práticas quanto nas crenças.
Mas, depois desse peneiramento realizado pelo Senhor, Ele os humilhou e lhes mostrou o erro de seus caminhos. Eles se humilharam, foram restaurados e, na verdade, saíram fortalecidos.
Haviam se tornado excessivamente voltados às experiências e se afastado da Palavra de Deus. Quando você se afasta da Palavra de Deus como seu fundamento em Cristo e passa a se apoiar apenas na experiência, isso pode levá-lo por muitos caminhos diferentes. Mas eles foram conduzidos de volta àquele fundamento, perceberam sua necessidade e foram fortalecidos.
Nenhum desses grupos era perfeito. Todos tinham falhas e fraquezas. Mas, graças a Deus, eram ensináveis e aceitavam correção. Aprenderam e continuaram adiante.
Zinzendorf disse:
Tenho apenas uma paixão, e ela é Ele. É somente Ele.
Ele também disse:
O mundo é o campo, e o campo é o mundo. De agora em diante, será meu lar o país onde eu puder ser mais usado para ganhar almas para Cristo.
Esse era o seu lar: onde pudesse ser mais usado para ganhar almas para Cristo. Não estava apegado a este mundo nem a um lugar específico; estava apegado a Cristo. Essa era sua única paixão.
Ele disse:
Estou destinado a proclamar a mensagem, sem me preocupar com as consequências pessoais para mim.
Isso lhe custou sua reputação diante de muitas pessoas. Custou-lhe grande parte de sua fortuna. Mas, graças a Deus, aquela única coisa lhe era necessária, e ele prosseguiu.
Ele também disse:
Pregue o evangelho, morra e seja esquecido.
Ele não estava tentando construir um legado para si mesmo. Muitos estão tentando preservar seu legado e se preocupam mais com o futuro do que com o dia de hoje. Devemos viver para Ele hoje, morrer e deixar que Ele cuide do amanhã.
Falando da morte de Cristo, Zinzendorf disse:
Estas feridas foram feitas para me comprar.
Estas gotas de sangue foram derramadas para me obter.
Hoje, não pertenço a mim mesmo.
Pertenço a Outro.
Estas feridas foram feitas para me comprar. Estas gotas de sangue foram derramadas para me obter. Não pertenço a mim mesmo. Pertenço a Outro.
Pertencemos a Outro, irmãos e irmãs. Fomos comprados. Fomos redimidos. Estamos vivendo assim? Esse é o desafio que temos.
Falando de missões, ele disse:
Missões, afinal, é simplesmente isto: todo coração com Cristo é um missionário, e todo coração sem Cristo é um campo missionário.
É simples assim. Podemos pensar que precisamos ir a este ou àquele lugar para estar em um campo missionário, mas qualquer coração sem Cristo é um campo missionário. Havia simplicidade na maneira como ele procurava ganhar pessoas para Cristo.
Os morávios tinham um lema fundamentado na vitória:
Nosso Cordeiro venceu; sigamo-Lo.
Graças a Deus pela vitória do Cordeiro. Nosso Cordeiro venceu; sigamo-Lo.
Hoje, quis me concentrar em Zinzendorf e nos morávios porque eles nos apresentam belos retratos da simplicidade de Cristo. Havia uma única paixão por Cristo: “Tenho uma paixão. Tenho um desejo”.
Kenny compartilhou sobre a única coisa necessária. Isso sempre nos leva de volta a Ele. É só isso, irmãos e irmãs. Como seremos o testemunho de Jesus hoje? Tendo Cristo como nossa paixão.
Quando algo é sua paixão, isso direciona seu coração e sua vida. Realiza uma obra transformadora dentro de nós. É isso que Ele busca.
Ao ler a biografia de Zinzendorf e observar sua vida, sinto que desperdicei tantos anos da minha vida. Oro para que não desperdicemos os anos que ainda nos restam, sejam quantos forem. Não podemos fazer nada a respeito dos anos que ficaram para trás. Não permitimos que eles nos condenem; isso está debaixo do sangue. Mas temos o dia de hoje.
Hoje é o dia da salvação. Hoje podemos viver para Ele. Hoje podemos ser esse testemunho. É para isso que somos chamados a viver.
Aprecio o grande encargo de Zinzendorf e dos morávios pela unidade de todos os crentes. Não é preciso que ninguém fale de todas as divisões que existem no corpo de Cristo hoje.
Infelizmente, Zinzendorf é frequentemente apresentado de maneira equivocada hoje. Muitos movimentos ecumênicos fazem referência a ele, mas abordam a unidade de maneira totalmente diferente da dele. Eles a abordam de fora: reunir todos esses grupos e chegar a um entendimento. Zinzendorf a abordava a partir da raiz e do fundamento: trazer todos de volta a Cristo.
É isso, irmãos e irmãs. A comunhão que temos é em Cristo. Esta mesa da qual participamos a cada Dia do Senhor é um testemunho da unidade do corpo de Cristo. Há um único pão; é um único corpo.
Somos um com todos os que já creram em nosso Senhor Jesus Cristo, e precisamos praticar isso no que depender de nós. Devemos estar em paz com todas as pessoas. Nem sempre podemos controlar como as pessoas reagem a nós, mas, no que depender de nós, precisamos andar em unidade com cada irmão e irmã, porque o sangue de Cristo os comprou tanto quanto nos comprou.
É triste quando compartilhamos o evangelho e conversamos com os incrédulos, porque um dos maiores obstáculos são as grandes divisões no corpo de Cristo. Essa falta de unidade é uma tragédia. Que o Senhor nos conduza à realidade vivida de sermos um com todos os crentes.
Os morávios também viram o caráter essencial da oração. Você pode começar com zelo. A maioria de nós provavelmente já disse: “Vou orar. Vou ler a Bíblia. Vou fazer isso”, e assumiu esse compromisso. Você talvez consiga perseverar uma semana, duas semanas ou um mês — mas cem anos?
Vemos que a oração era vida para eles. Era algo vivo, e o Senhor a usou.
Havia crentes em Herrnhut orando todos os dias, vinte e quatro horas por dia, enquanto pessoas queridas se ofereciam para ser missionárias em todo o mundo. Não tinham ideia do que iriam enfrentar nem de onde estavam indo. Alguns mal tinham ouvido falar dos países para os quais partiam. Mas haviam sido conquistados e sabiam que tinham apoio lá atrás — daqueles que oravam por eles.
Ao nos reunirmos nas noites de quarta-feira, que tenhamos um encargo maior para enxergar além de nós mesmos e perceber o coração de Cristo e Seu encargo pelo testemunho de Jesus nestes dias.
Evidentemente, os morávios tinham um grande encargo pelos perdidos e pelas missões. Graças ao Senhor por aqueles que estão partindo, mas nós também temos oportunidades diariamente. Que o Senhor abra nossos olhos para enxergar o campo missionário que Ele coloca diante de nós.
Aprecio o lema deles: “Nosso Cordeiro venceu; sigamo-Lo”. Em Apocalipse 14:4, vemos aqueles que seguem o Cordeiro por onde quer que Ele vá. O Cordeiro está diante do trono de Deus, e aqueles que estão diante do trono O adoram. Quem são eles? Aqueles que seguem o Cordeiro por onde quer que Ele vá.
Essa é a simplicidade. Eles não estavam ali com base em suas obras. Não estavam ali porque tinham uma grande teologia e conseguiam explicar isto ou aquilo. Era a simplicidade de sua vida: seguir o Cordeiro por onde quer que Ele vá.
À medida que temos essa paixão por Ele, que O seguimos e somos conquistados por Ele, que nós — e todos os irmãos e irmãs — sejamos aqueles que seguem o Cordeiro por onde quer que Ele vá, para que também possamos estar diante do trono de Deus.
Esse é o testemunho vivo de Jesus nesta hora. É por isso que somos conhecidos: Sua vida vista e expressa em nós e por meio de Seu povo. Isso traz glória a Ele, e é por isso que zelamos.
Vamos orar.
Senhor, somos tão gratos por sermos os redimidos do Senhor. Em certo sentido, vejo a paixão em todos esses queridos que vieram antes de nós e, se olho para mim mesmo, sinto-me tão indigno. Mas, Senhor, se olho para Ti, vejo as possibilidades. Vejo as oportunidades. Vejo as portas abertas. Vejo o caminho, a verdade e a vida.
É nisso que queremos manter nossos olhos fixos, Senhor — não em todas as nossas insuficiências ou falhas. Ao contemplarmos o sangue do Cordeiro que nos purificou e nos comprou, já não pertencemos a nós mesmos. Vivemos para Ti. Vivemos para os outros. Vivemos para o Teu reino.
Que nos entreguemos a Ti hoje, para que possas realizar em nós tudo o que desejas fazer no dia e no tempo em que estamos vivendo.
Em Teu nome oramos. Amém.