Senhor, somos tão gratos pelo privilégio que tivemos hoje de Te contemplar de uma maneira tão nova. E, Senhor, sempre nos comove o fato de que, não importa quantas vezes já Te tenhamos contemplado, a cada dia, quando entramos na Tua presença e olhamos para Ti, recebemos mais um vislumbre da altura, da profundidade, do comprimento e da largura de Quem Tu és. E nós Te adoramos por isso, Senhor.
E, Senhor, também somos gratos porque, ao nos aproximarmos da Tua Palavra e olharmos para a história, podemos ver-Te ali também. Porque, Senhor, essa é a Tua história. É a maneira como tens agido por meio dos Teus santos ao longo dos séculos. Como sempre oramos, não estamos aqui apenas para aprender fatos; queremos ver-Te. Queremos contemplar o Cordeiro de Deus avançando contra a grande força que tenta destruir o testemunho de Jesus.
Somos gratos, Senhor, pela Tua fidelidade e pelos santos fiéis que preservaram e sustentaram o Teu testemunho ao longo desses anos. E desejamos que eles sejam um encorajamento para nós nestes dias. Em nome de Jesus, amém.
Ao continuarmos esta série, é claro que, por causa do tempo, não vou retomar e revisar tudo. Passaríamos o tempo inteiro fazendo uma revisão. Até mesmo o propósito da série, seu contexto histórico e tudo o mais estão no YouTube; então, se vocês tiverem alguma dúvida, podem voltar e assistir.
Mas o centro do que estamos examinando aqui é, realmente, o testemunho de Jesus. E, quando falamos do testemunho de Jesus de maneira simples, estamos falando da Sua vida expressa por meio dos Seus santos: Sua vida sendo vista, Ele sendo visto como Aquele que é todo-suficiente, Ele sendo visto como tudo em todos. Sua vida sendo vista e vivida por meio dos irmãos e das irmãs.
É isso que Ele tem desejado ao longo dos séculos. E é isso que Ele deseja de nós hoje: que, à medida que Seu próprio caráter e Sua natureza sejam formados no Seu povo, à medida que essa grande obra de transformação seja realizada, a vida de Cristo seja vista. Embora estejamos olhando para pessoas, estamos olhando além delas. Estamos olhando para a Sua vida nelas. E esse é o encorajamento que temos.
Ao começarmos hoje, houve um versículo em Eclesiastes que tocou meu coração. Eclesiastes 3:14 diz:
Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente;
Nada se lhe pode acrescentar,
E nada se lhe pode tirar;
E Deus assim o fez para que os homens O temam.
Isso me encorajou muito, porque, ao olharmos para a história, vemos pessoas como aquelas que estudamos na última vez, durante a Reforma. Elas conquistaram algum terreno. Viram algumas verdades. Contemplaram o Senhor de uma maneira nova, mas também ficaram aquém. Porém, louvado seja Deus, o terreno que conquistaram, o material que obtiveram, passou a fazer parte daquela cidade eterna. O ouro entrou na cidade. Ou, usando outra expressão, poderíamos dizer: a Noiva estava se preparando.
Toda vez que Deus pode trabalhar e agir, essa é uma obra eterna. A obra de Deus é eterna. E, quando Ele a realiza, ela permanece na eternidade, permanece naquela cidade, e nada pode tirá-la de lá. Louvado seja Deus por isso.
Também veremos, à medida que prosseguirmos, que a obra de restauração que Deus está realizando é progressiva. Enquanto alguém vê uma coisa, outro vê algo mais. Ela é progressiva, mas sempre está sobre o mesmo fundamento: Cristo, e Este crucificado. Esse é o fundamento sobre o qual toda obra de Deus é edificada.
Há um belo exemplo disso no Antigo Testamento: os materiais que foram destinados ao templo. Em 1 Crônicas 26:26-27, está escrito:
Este Selomite e seus irmãos tinham a seu cargo todos os tesouros das dádivas consagradas, que haviam consagrado o rei Davi, os chefes das famílias, os capitães de milhares e de centenas e os comandantes do exército.
Dos despojos das guerras consagraram uma parte para a conservação da casa do Senhor.
Louvado seja Deus, todos esses queridos estavam acrescentando coisas, e tudo isso era destinado à casa do Senhor. Mas essa pequena passagem não termina ali. Há mais um versículo. Ela continua em 1 Crônicas 26:28:
Também tudo o que haviam consagrado Samuel, o vidente, Saul, filho de Quis, Abner, filho de Ner, e Joabe, filho de Zeruia — tudo o que qualquer pessoa havia consagrado — estava sob os cuidados de Selomite e de seus irmãos.
Agora, de repente, isso pode parecer estranho, porque conseguimos imaginar tudo o que Davi fez sendo destinado à casa, assim como aquilo que fizeram os chefes das famílias e todos os homens de Davi. Mas, de repente, o texto está falando da obra que Saul realizou sendo destinada à casa.
Em geral, não pensamos em Saul como um grande homem espiritual. Mas o pouco que Saul fez, quando trabalhou para o Senhor, foi destinado ao templo. Aquela pequena contribuição de Abner — Abner era o comandante-chefe de Saul, depois passou para o lado de Davi, e Joabe o matou —, aquela obra que ele realizou foi destinada à casa.
E Joabe… às vezes está a favor de Davi, às vezes contra Davi. Ele é uma figura e tanto. Mas a obra que realizou foi destinada à casa, como material para a casa.
Para mim, isso foi uma advertência ao meu coração. Às vezes, posso julgar o que está sendo destinado à casa: “O que aquela pessoa está fazendo não vai fazer parte da casa”. E isso realmente trouxe convicção ao meu coração: nós não vemos como o Senhor vê. Ele vê o coração de cada um. Ele vê a obra que é realizada.
Ao olharmos para o cristianismo hoje, precisamos tomar cuidado para não julgar o que está sendo destinado à casa eterna de Deus, porque pessoas de quem talvez não esperássemos nada podem estar acrescentando material à casa. Deus vê de outra maneira. Ele vê os corações.
Então, recebi esses versículos como uma advertência e também como um encorajamento: tudo o que Ele faz por meio de qualquer um de nós tem valor. No final de 1 Crônicas 26:28, está escrito:
Tudo o que qualquer pessoa havia consagrado.
Louvado seja Deus por essa expressão que inclui a todos. Às vezes, podemos pensar: “Que valor eu tenho? O que estou fazendo?”. Louvado seja Deus, cada pequena coisa que Ele está operando na vida de cada um de nós está sendo destinada àquela cidade. Está fazendo parte desse processo de preparação da Noiva.
Na última vez, examinamos o impacto da Reforma. Somos gratos porque, por meio da Reforma, a autoridade da Palavra de Deus foi recuperada. E, quando falamos da Palavra de Deus, estamos falando da Palavra viva de Deus. Não estamos falando apenas de uma compreensão intelectual; a Palavra de Deus conquistou vidas e transformou vidas.
Houve a recuperação da verdade da justificação pela fé e também do acesso direto do crente a Deus, sem precisar passar por um sacerdote ou intermediário. Mas também vimos que houve grandes deficiências. Eles viram o sacerdócio de todos os crentes, mas não o praticaram. Não entraram nessa realidade. E continuaram a crer no batismo infantil e a praticá-lo de maneira muito intensa.
Eles também formalizaram a ordem do culto dominical. Algumas pessoas me perguntaram sobre isso depois. Esta é a ordem de culto de Calvino, lá no século XVI:
Algumas coisas não mudaram em algumas centenas de anos. Mas esse era o padrão. Foi assim que eles organizaram tudo. E vocês percebem que, uma vez que o homem estabelece alguma coisa, ela pode simplesmente permanecer. Talvez se faça um pequeno ajuste aqui ou ali. Calvino gostava de cantar salmos; outros gostavam de cantar hinos. Então, há variações.
Também vimos como os protestantes acabaram se aliando a reis e príncipes, e surgiram igrejas estatais e nacionais. Na outra noite, eu estava conversando com Jarl, o marido de Jenny. Quando ele nasceu, já nasceu como membro da Igreja Luterana da Noruega. Se você nasce na Alemanha, já nasce como membro daquela igreja luterana. Graças a Deus, nós nascemos de novo para fazer parte da igreja. Essa foi uma das falhas.
Hoje veremos como, por fim, os perseguidos se tornaram perseguidores.
Ao examinarmos esse período logo após a Reforma — o período pós-Reforma do século XVI —, queremos primeiro considerar algumas coisas para estabelecer o cenário: as guerras religiosas que estavam acontecendo na Europa e a Contrarreforma católica romana.
É triste que, durante esse tempo, muitas guerras religiosas estivessem acontecendo por toda a Europa, começando pela Revolta dos Camponeses. Na última vez, mencionamos as Guerras de Kappel, nas quais Zuínglio foi morto. Elas ocorreram entre católicos e protestantes na Suíça.
Depois houve a Guerra de Esmalcalda, na Alemanha, novamente entre os protestantes e o Sacro Império Romano-Germânico. Os protestantes foram derrotados, mas o luteranismo passou a ser legalmente reconhecido. Ao final dessa guerra, estabeleceu-se um princípio que todos reconheceram: cuius regio, eius religio. Isso significa: “De quem é o domínio, dele é a religião”.
Se você governa, se o território está sob seu domínio, você determina a religião. Todos concordaram com isso. Disseram que, se o rei determinasse que seriam católicos, seriam uma igreja católica. Se o rei determinasse que seriam protestantes, seriam protestantes. Não ficariam lutando por causa disso. Foi assim que se estabeleceu. Não era algo muito bom, mas trouxe paz.
Depois tivemos a Revolta dos Países Baixos. Naquela época, já havia uma região chamada Países Baixos e, para resolver o conflito, os protestantes ficaram com a Holanda, e os católicos, com a Bélgica. É por isso que hoje vemos a Holanda como um país mais protestante, enquanto a Bélgica permanece católica.
A guerra de maior importância, que de certa forma encerrou esse período, foi a Guerra dos Trinta Anos. Ela terminou com o que chamamos de Paz de Vestfália. Durante esse tempo, o Sacro Império Romano-Germânico perdeu uma parte significativa de seu poder. Nunca mais foi tão poderoso depois disso. As fronteiras dos países europeus foram mais ou menos estabelecidas por meio dessas guerras, aproximando-se das que conhecemos hoje.
Houve algumas pequenas disputas e mudanças, mas, de modo geral, as fronteiras ficaram estabelecidas. Como grande parte dos combates ocorreu na Alemanha, ela foi realmente devastada naquele período. A Alemanha quase foi à falência por causa do longo tempo de guerra.
No final, de modo geral, havia liberdade religiosa para protestantes e católicos. Os protestantes eram livres para cultuar; os católicos eram livres para cultuar. Mas qualquer pessoa fora desses dois campos — se não pertencesse à Igreja Luterana ou à Igreja Calvinista, à Igreja Reformada — não tinha liberdade para cultuar.
Por causa disso, os jesuítas, que pertenciam à Igreja Católica, foram excluídos dos territórios protestantes. Esse é apenas o quadro geral do que estamos examinando hoje. Havia essas batalhas de um lado para o outro, e a sociedade não era muito estável nesse período.
Além disso, após a Reforma, a Igreja Católica Romana promoveu o que chamou de Contrarreforma. Eles perceberam que as pessoas estavam saindo e disseram: “Precisamos fazer alguma coisa”. De modo geral, ela se estendeu do Concílio de Trento até o final da Guerra dos Trinta Anos e tinha um propósito triplo.
Primeiro, queriam fortalecer a vida espiritual dentro da Igreja Católica Romana e eliminar abusos. Foi isso que o Concílio de Trento fez. Eliminaram alguns abusos, mas não mudaram nenhum de seus ensinamentos. Tentaram corrigir coisas como o abuso das indulgências e algumas outras questões, mas não mudaram realmente seus ensinamentos.
Durante esse tempo de tentativa de renovação da vida espiritual interna, começaram a surgir cada vez mais pessoas geralmente chamadas de místicos. Temos figuras como São João da Cruz. Não sei se alguém já leu seu livro, A Noite Escura da Alma. Havia Santa Teresa e São Francisco de Sales.
Vemos essas pessoas surgindo dentro da igreja. Elas perceberam que não poderiam realmente mudar toda a igreja, mas poderiam viver, pessoalmente, uma vida cristã espiritual com o Senhor. Algumas saíram; outras permaneceram.
O segundo objetivo era impedir a expansão do protestantismo e trazer pessoas de volta à Igreja Católica Romana. Isso não foi feito por meio de um retorno voluntário. Foi feito pela força. Foi nesse período que Inácio de Loyola fundou a Companhia de Jesus, mais conhecida como os jesuítas. Naquela época, eles podiam usar quaisquer meios que desejassem para trazer as pessoas de volta à Igreja Católica Romana, e isso gerou muitos conflitos e batalhas.
O terceiro propósito era continuar a espalhar a fé para outras regiões. Como em um bom plano de marketing, perceberam que, em sua pequena região, já haviam alcançado praticamente a maior parte da Europa e disseram: “Precisamos expandir nosso mercado pelo restante do mundo”.
Então, partiram para a Ásia e para as Américas. Matteo Ricci foi para a China; Francisco Xavier foi para a Índia, o Sudeste Asiático e o Japão; e missionários franciscanos vieram para a Nova Espanha. Agora, para os que gostam de história, a Nova Espanha, naquele momento, compreendia o México, o sudoeste dos Estados Unidos, a Louisiana e a Flórida. Tudo isso era território espanhol naquela época.
A Contrarreforma foi bem-sucedida? Tudo depende da perspectiva. Do ponto de vista da Igreja Católica, eles a consideraram muito bem-sucedida. Ampliaram sua base. Supostamente, colocaram as coisas em ordem.
Não quero ser desrespeitoso demais, mas foi como se tivessem dado banho no porco. Vocês que trabalham no campo vão entender o que quero dizer. Passaram batom no porco, mas ele continuou sendo um porco.
Talvez tenham impedido a expansão do protestantismo na Europa, mas não impediram a expansão do testemunho de Jesus. E esse é o ponto principal. Da perspectiva deles, pode ter sido um sucesso. De uma perspectiva espiritual mais ampla, não creio que tenha sido bem-sucedida de modo algum.
Agora vamos passar ao lado positivo: a Reforma Radical. Esse foi um nome dado pelos historiadores àqueles que eram tão radicais que deixavam a igreja estabelecida.
O primeiro grupo que temos são os anabatistas. Eles perceberam que os reformadores não haviam ido longe o suficiente. Rejeitavam as alianças entre igreja e Estado, rejeitavam o batismo infantil e criam que a igreja era constituída somente por aqueles que haviam nascido de novo. Para nós, isso parece bastante normal, mas era uma afirmação muito impactante naquele momento.
Eles se chamavam apenas de cristãos. Vocês vão perceber que a maioria desses grupos recebeu um nome dado por outra pessoa. Eles se chamavam simplesmente de cristãos. Acabaram sendo perseguidos tanto por católicos quanto por protestantes.
Anabatista significa simplesmente “rebatizar” ou “batizar novamente”. Receberam esse nome porque criam somente no batismo de crentes. Naquele momento, todos criam no batismo infantil. Do ponto de vista do mundo, se você fosse um crente e se batizasse, estaria sendo batizado novamente — rebatizado.
Eles também tinham uma divergência com os reformadores quanto à relação entre igreja e Estado. Os primeiros anabatistas surgiram na Suíça, e muitos deles eram alunos de Zuínglio. Estudavam a Bíblia juntos, oravam juntos e tinham uma comunhão maravilhosa. Na verdade, foi o próprio Zuínglio quem os encorajou no Senhor e contribuiu muito para seu crescimento espiritual.
Entre eles estavam Conrad Grebel, George Blaurock, Felix Manz e outros de quem vocês ouvirão falar. Eles eram alunos de Zuínglio. Mas, à medida que se aprofundavam cada vez mais na Palavra, começaram a entrar em conflito com Zuínglio e alguns dos outros reformadores, porque Zuínglio cria no batismo infantil e na relação entre igreja e Estado. Eles viam nas Escrituras que não era assim.
Então, separaram-se de Zuínglio. Nesse momento, não precisavam se reunir de maneira totalmente secreta, mas tinham de se reunir discretamente. Precisavam ter um pouco mais de cuidado com a maneira como se reuniam.
Certa noite, em 1525, um grupo deles estava reunido para um tempo de oração. Estavam se humilhando profundamente diante do Senhor em oração. O Espírito do Senhor veio sobre George Blaurock, e ele foi convencido. Disse: “Preciso ser batizado”. Enquanto estudavam as Escrituras, ele disse: “Quero ser batizado”. Olhou para Grebel e perguntou: “Você me batiza?”.
Antes disso, somente os pastores e as autoridades eclesiásticas podiam batizar, mas nenhum daqueles dois homens fazia parte desse grupo. Então, estamos realmente começando a ver o sacerdócio de todos os crentes, a atuação de cada irmão e irmã.
Grebel batizou Blaurock. Depois, Blaurock batizou Grebel e alguns outros que estavam na sala. Todos foram batizados. Naquele momento, foram batizados por aspersão. A disputa não era entre aspersão e imersão. A disputa era entre o batismo infantil e o batismo de crentes.
Nós discutimos tanto sobre aspersão ou imersão. Mas ali a questão era o batismo infantil em contraste com o verdadeiro batismo de crentes. Esse era o ponto central que havia dado início a tudo. Isso começou a se espalhar por Zurique e pela Suíça, causando impacto.
O conselho municipal aprovou uma lei determinando que todas as crianças fossem batizadas. Se uma criança não fosse batizada, os pais seriam mortos. Isso deixou bem clara a situação. Foi por isso que começaram a precisar se reunir cada vez mais em segredo.
Mais tarde naquele ano, Eberli Bolt, o primeiro mártir anabatista, foi queimado na fogueira pela Igreja Católica Romana. Ele foi flagrado pregando na parte católica da Suíça e foi executado imediatamente.
O conselho municipal de Zurique percebeu que, apesar dessas leis, as pessoas continuavam avançando. Então, decretou que qualquer pessoa que, segundo o entendimento deles, fosse rebatizada seria afogada. Começaram a afogar pessoas no rio e no lago de Zurique.
Tragicamente, Grebel, que era muito próximo de Zuínglio e muito influente, morreu de peste. Mas Felix Manz deu continuidade à obra com tamanho zelo que foi preso e afogado. Felix Manz foi o primeiro mártir executado pelos protestantes. Assim, temos o primeiro mártir executado pelos católicos e o primeiro mártir executado pelos protestantes. Ambos estavam começando a perseguir esse querido grupo.
A teoria dos acusadores de Zurique era que a punição pelo segundo batismo seria um terceiro batismo: o afogamento. Amarravam as mãos da pessoa aos joelhos, colocavam uma vara entre os braços e as pernas e a lançavam nas águas do rio Limmat, ali em Zurique.
As últimas palavras de Felix Manz foram:
Nas Tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito.
Se vocês quiserem ler O Livro dos Mártires, de Foxe, ou O Espelho dos Mártires, encontrarão histórias e testemunhos extraordinários. Quando essas pessoas estavam morrendo e sendo perseguidas, aquilo que diziam no final era tão poderoso que fortalecia os santos, e muitos até vieram ao Senhor por meio de suas perseguições.
Então, inventaram algo chamado parafuso de língua. Basicamente, prendiam a língua da pessoa com um parafuso, para que ela não pudesse dizer nada enquanto era morta. Em outras ocasiões, simplesmente matavam as pessoas em segredo. Eles viam o poder do testemunho daqueles que morriam e precisavam tentar silenciá-lo.
Podiam silenciar aquilo, mas não podiam apagar o Espírito de Deus. E Ele continuava agindo. Louvado seja Deus.
Então, o Senhor levantou Michael Sattler. Ele foi salvo, foi obrigado a deixar o lugar onde morava e serviu por toda a Alemanha e a Suíça. Depois dessa perseguição, tiveram de começar a se reunir de maneira mais secreta, talvez nas montanhas, nas florestas ou em cavernas. Precisavam ter muito cuidado com a maneira como se reuniam.
Em 1527, quiseram se reunir para um tempo de comunhão, porque nunca haviam realmente se reunido para dizer: “Quem somos, e por que nos reunimos?”. Então, realizaram uma conferência na cidade de Schleitheim para definir a natureza de sua fé.
Michael Sattler redigiu o que geralmente é chamado de Confissão de Schleitheim, mas eles deram ao documento o nome de A União Fraterna de Alguns Filhos de Deus. Gosto muito desse pequeno título: uma união fraterna de alguns filhos de Deus. Era só isso que eles eram.
Era nisso que criam:
Esse era o testemunho deles. Na maioria das vezes, ao ler sobre suas reuniões, seus encontros de oração e seus momentos à mesa do Senhor, penso que a maioria de nós se sentiria muito à vontade ali. O espírito dessas reuniões seria muito semelhante ao nosso. Nós temos liberdade para nos reunir; eles não tinham essa liberdade. Mas se reuniam com base no mesmo princípio.
Depois daquela conferência, as autoridades descobriram o que havia acontecido. Sattler foi torturado publicamente, de maneira bastante humilhante, e acabou sendo queimado na fogueira. Disseram à sua esposa que renunciasse à fé. Deram-lhe oito dias para fazê-lo, mas ela não aceitou. Então, foi afogada. Alguém levou os filhos deles.
Mais tarde, Blaurock foi capturado e queimado na fogueira. Depois de sua captura, Jacob Hutter assumiu a congregação de Blaurock, e eles fugiram para a Morávia. Por fim, tiveram de se mudar para a Eslováquia. Os huteritas existem até hoje. Após novas perseguições, mudaram-se para a Ucrânia e, quando a Rússia assumiu o controle da Ucrânia, fugiram para os Estados Unidos.
A terrível matança e a perseguição continuaram de maneira assustadora. Um dos que foram mortos deixou um testemunho precioso: Dirk Willems. Muitas pessoas já ouviram falar de Dirk.
Dirk Willems era um prisioneiro. Havia sido mantido na prisão por alguns anos e, finalmente, conseguiu escapar. Um dos guardas da prisão estava perseguindo-o. Havia um grande lago ao lado da prisão, e era inverno. Dirk começou a correr sobre o lago congelado.
Conta-se que ele havia passado tanto tempo na prisão que estava muito magro. Talvez fosse um homem de baixa estatura. O gelo não era muito espesso, mas ele conseguiu atravessar. O guarda, que continuava se alimentando bem, começou a persegui-lo, caiu no lago e começou a se afogar.
Dirk parou, voltou e salvou o guarda. Levou-o de volta à terra firme. Prenderam Dirk novamente. O próprio guarda chegou a suplicar por sua vida: “Por favor, deixem-no apenas na prisão”. Disseram que não, e Dirk foi executado cerca de uma ou duas semanas depois.
A pessoa que está perseguindo você se encontra em perigo, e você se vira, volta e a salva. Isso é um testemunho de Jesus. Isso é a vida de Cristo. Ele não amou a própria vida, literalmente, até a morte. Sabia o que aconteceria quando voltasse. Isso sempre me tocou de uma maneira muito preciosa.
Infelizmente, à medida que os anabatistas continuavam crescendo e se espalhando, um grupo deles se estabeleceu na cidade de Münster. Organizaram Münster e disseram: “Esta é a Nova Jerusalém”. Disseram que todos eles eram profetas.
No início, durante algum tempo, tudo funcionou muito bem. Era como uma Nova Jerusalém. Era um paraíso, e eles providenciavam tudo. Mas o poder corrompe. O poder corrompe.
Não demorou muito para que esses falsos profetas percebessem o que tinham nas mãos e começassem a se aproveitar da cidade. Segundo suas profecias, se quisessem a esposa de outra pessoa, tinham autoridade para anular o casamento e tomar aquela mulher. Tomavam o dinheiro. Se gostassem da sua casa, podiam tomar a sua casa.
Tudo se transformou em imoralidade, devassidão e abusos. Foi trágico. Por fim, os católicos cercaram a cidade e a destruíram.
O que aconteceu ali manchou o testemunho naquele momento. Quando as pessoas tentavam compartilhar o evangelho, o outro lado sempre dizia: “Basta pensar em Münster. Vejam essas pessoas de quem vocês estão falando: Münster”.
É como hoje, quando alguém que talvez seja um líder famoso nos Estados Unidos ou em alguma das igrejas é flagrado em imoralidade: isso mancha a todos nós. O inimigo pode usar isso. O inimigo conseguiu usar o episódio de Münster para impedir, durante algum tempo, a expansão do evangelho. Foi trágica a maneira como eles se autodestruíram ali em Münster.
Mas, louvado seja Deus, o Senhor levantou alguém chamado Menno Simons. Ele foi salvo nos Países Baixos. Havia feito parte da Igreja Católica ali, mas foi salvo e saiu. Começou a viajar por toda a Alemanha e a Suíça, procurando realmente restaurar as pessoas e trazê-las de volta ao Senhor.
Até mesmo muitos crentes, por causa do que havia acontecido em Münster, estavam enganados e desanimados. Diziam: “Como pode acontecer uma coisa dessas? Todos nós estamos seguindo o Senhor”. Mas Menno Simons conseguiu reuni-los novamente em unidade, encorajá-los e fortalecê-los no Senhor para que continuassem avançando.
Por causa de seu sucesso, teve de fugir da Alemanha e se esconder muitas vezes pela Suíça e por outros lugares, pois havia uma sentença de morte contra ele. Assim, conseguiu viver uma vida longa e morreu de morte natural em 1559. Ele realmente pôde fortalecer aqueles irmãos.
Ao tratar de cada um desses grupos, vou procurar mostrar nossa ligação com eles aqui nos Estados Unidos. Em 1663, os primeiros menonitas vieram para os Estados Unidos e se estabeleceram na Pensilvânia. Eles não se chamavam de menonitas; outras pessoas os chamavam assim.
Depois, em 1683, os menonitas e os quakers estabeleceram um lugar chamado Germantown, na Pensilvânia, a convite de William Penn. Na próxima vez, examinaremos os quakers. William Penn era um quaker. Ele veio para cá e recebeu uma concessão de terras. Recebeu o estado da Pensilvânia porque o rei da Inglaterra, naquela época, tinha uma dívida com seu pai. Para quitar a dívida, deu a Pensilvânia a Penn.
Penn organizou aquele lugar como um refúgio para os santos. Veremos muitos indo para aquela região.
Há um intervalo entre 1543 e 1683. Uma das coisas curiosas é que, enquanto as guerras religiosas aconteciam entre protestantes e católicos, os anabatistas e outros crentes tiveram um pouco de alívio. Os protestantes e os católicos estavam tão ocupados lutando uns contra os outros que deixaram essa questão de lado por algum tempo.
Mas, depois que isso foi resolvido, a perseguição recomeçou e foi bastante intensa. Durante a perseguição, que havia continuado por muitos anos, alguns crentes negavam a fé ou voltavam para a igreja protestante. Então, quando a perseguição cessava, retornavam, consagravam-se novamente ao Senhor, deixavam a igreja protestante e voltavam a se reunir com os menonitas.
Se a perseguição começasse outra vez, voltavam para a segurança da igreja protestante. Jacob Ammann confrontou aqueles que retornavam. Disse: “Não. Se vocês saírem e negarem o Senhor, serão excluídos e não poderão voltar”. Surgiu a expressão shunned, ou seja, “excluído do convívio”.
Os menonitas eram mais graciosos. Diziam: “Não. Se as pessoas se arrependem verdadeiramente e voltam, precisamos aceitá-las”. Essa foi a base da separação entre os menonitas e os amish. A questão envolvia aqueles que haviam negado o Senhor ou saído e voltado para uma igreja protestante durante algum tempo.
Como receber de volta os crentes depois que a perseguição termina e eles realmente desejam retornar? Os menonitas os aceitavam; os amish diziam que não. Essa foi, por assim dizer, a primeira grande divisão entre os anabatistas.
Qualquer divisão é trágica, porque, em qualquer situação problemática como essa, ou em qualquer desafio que enfrentamos, há um caminho no Senhor para atravessá-lo. Naquele momento, não sei qual teria sido esse caminho, mas sei que o Senhor tinha um caminho para eles. Escolheram não encontrar o caminho Dele, mas criaram seu próprio caminho.
Para mim, naquele momento, o testemunho de Jesus entre esses diversos grupos se torna cada vez mais fraco por causa da divisão.
Graças ao Senhor, os anabatistas voltaram à simplicidade de Cristo. Não amaram a própria vida até a morte e criam no sacerdócio de todos os crentes. Somos muito gratos por isso.
Como conhecemos os menonitas e os amish, sabemos que os menonitas vieram em 1663, e os amish vieram para cá por volta de 1730. Se vocês olharem para os primeiros irmãos, antes dessa divisão, sob a liderança de Menno Simons, verão que não tinham um código específico de vestimenta. Simplesmente se vestiam com simplicidade.
Não procuravam estar na moda, nem fora de moda. Apenas se vestiam de maneira simples. Não tentavam chamar atenção para si, mas também não tinham um código rígido de vestimenta. Viviam aquela vida simples, mas estavam no mundo sem ser do mundo. Eram comerciantes. Não viviam isolados em pequenas cidades e comunidades; estavam ali como um testemunho.
Infelizmente, depois de algumas gerações, a realidade interior começou a desaparecer. Passaram a se conformar mais a uma forma exterior, estabelecendo regras e regulamentos. É triste como podemos começar de determinada maneira, com tanta vida.
Aquilo que era uma convicção tão profunda para a primeira geração — vestir-se com simplicidade porque desejavam mostrar que não eram do mundo — acabou se tornando: “Se você quer ser espiritual, é assim que deve se vestir. Se você quer ser espiritual, é isso que deve fazer”.
Sempre que começamos a nos concentrar mais no exterior do que no interior, estamos em apuros. Tragicamente, vemos aonde alguns chegaram.
Agora, quando faço afirmações gerais, não estou dizendo que conheço todas as pessoas entre os menonitas ou os amish. Pode haver crentes ali, e isso é bom. Eu não sei. Não estou tentando condenar a todos. Sei que há crentes na Igreja Católica Romana, nas igrejas protestantes e em todas essas igrejas. Estou apenas tentando apontar algumas coisas, sem condenar a todos.
Agora, se passarmos para a França e para os huguenotes, veremos que eles eram originalmente chamados de “seguidores do evangelho”. Mais tarde, foram chamados de huguenotes. Naturalmente, ninguém sabe de onde veio esse termo. Se alguém disser: “Eu sei de onde veio”, não sabe. Há três ou quatro teorias principais, mas nada certo.
O calvinismo e a obra de Calvino se espalharam por toda a França, e milhares foram salvos. Em 1559, realizaram juntos seu primeiro sínodo, ou conferência, em Paris.
Catarina de Médici era a rainha e a poderosa rainha-mãe naquele tempo. Ela os tolerava por interesse político, porque os huguenotes, de modo geral, sustentavam a economia do país. Eram os comerciantes, os artesãos e os produtores de vinho. A economia do país girava em torno deles e realmente se apoiava neles. Também havia alguns huguenotes entre a nobreza.
Ela percebeu a vantagem de tê-los ao seu lado e, por isso, os tolerava. Mas, infelizmente, isso não durou muito. Um de seus generais promoveu um massacre em Vassy, e isso deu início às guerras religiosas.
Uma das fraquezas dos huguenotes foi terem assinado um manifesto para pegar em armas e usá-las. Portanto, nem sempre eram as vítimas. Às vezes, eram os agressores. Entravam em regiões católicas e faziam aos católicos o que os católicos faziam a eles. Esse não é um dos aspectos mais positivos da história dos huguenotes.
Suas reuniões eram muito simples, assim como as nossas. Tinham a mesa do Senhor, o partir do pão, adoração, um sermão, reuniões de oração e estudos bíblicos em várias casas. Começaram a precisar se reunir cada vez mais de maneira reservada.
Estavam sofrendo muita perseguição. Para mim, foi triste que começassem a pegar em armas. Em 1562, alguns começaram a deixar a França. Vocês verão, em diversos momentos da história dos huguenotes, pessoas saindo da França por causa da perseguição.
Estima-se que mais de 300 mil huguenotes tenham deixado a França. Esse é um número muito grande em relação à população daquela época.
A primeira colônia huguenote no território dos Estados Unidos foi estabelecida na Flórida, em 1562. Tragicamente, em 1565, todos foram massacrados pelos espanhóis. Lembrem-se de que, naquele momento, a Flórida fazia parte da Nova Espanha, e os espanhóis não queriam ninguém da França entrando ali. Retomaram aquele território para si.
Outra situação em que os huguenotes cometeram um erro foi o casamento entre Henrique, o líder huguenote, e Margarida, filha de Catarina de Médici. Havia esperança de paz. Pensavam que, se esses dois lados se unissem em casamento, como se os Hatfield e os McCoy se casassem entre si, tudo se resolveria pacificamente.
Mas, tragicamente, houve uma grande traição cerca de uma semana depois. Foram enganados e atraídos para toda aquela situação, e ocorreu o Massacre da Noite de São Bartolomeu.
Foi nesse episódio que mais de 100 mil pessoas foram mortas por toda a França. Ele é chamado de o maior e mais sombrio crime da era cristã. Naquele momento, os católicos franceses e os incrédulos tinham liberdade para massacrar os huguenotes.
Se vocês lerem alguns dos detalhes, verão que eles os matavam e os lançavam no rio. O rio que atravessa Paris, o Sena, chegou a ficar vermelho com o sangue dos santos. Isso continuou por três dias, por toda Paris e pela França. Foi trágico: a ferocidade do inimigo.
Cada vez mais pessoas continuaram saindo. Por fim, em 1585, os huguenotes e todos os protestantes foram expulsos da França. Isso significou que os melhores e mais capazes fugiram, e o impacto sobre a economia francesa foi devastador.
Aqueles que não fugiram continuaram a se reunir de maneira reservada e clandestina. Graças ao Senhor, houve pessoas que permaneceram. Muitos fugiram, mas houve aqueles que ficaram. Durante esse tempo, o testemunho entre eles continuou crescendo e se fortalecendo, e cada vez mais pessoas vinham ao Senhor.
Em 1598, houve o Edito de Nantes, que restaurou a liberdade religiosa. Assim, a perseguição cessou por algum tempo.
Em 1620, os primeiros huguenotes vieram para a Virgínia, na região do condado de York. Quem sabe onde fica Elizabeth City, na Virgínia? Havia um lugar chamado Elizabeth City; hoje se chama Hampton. Foi ali que eles se estabeleceram primeiro, um pouco ao norte de Hampton, naquela região.
Os huguenotes vieram para cá para fugir da perseguição e ter liberdade religiosa. Também estabeleceram comunidades em Nova York, como New Rochelle e New Paltz.
Quando os primeiros chegaram a essas regiões, eram crentes genuínos, que realmente buscavam liberdade religiosa e permaneciam firmes pelo testemunho. Com o tempo, vemos isso desaparecer. Tornaram-se cada vez mais um sistema. Mas somos gratos por aquela primeira geração, ou aquelas primeiras gerações, que tinham zelo pelo Senhor.
Hoje, se quiséssemos nos mudar dos Estados Unidos para outro país, haveria algumas dificuldades, mas não seria tão complicado. As coisas se ajeitariam. Porém, é difícil para nós imaginar alguém deixando tudo em sua terra, na França, e vindo para cá sem absolutamente nada.
Felizmente, o governo daqui deu às pessoas terras e lugares para se estabelecerem. E somos gratos porque esses irmãos vieram.
Tragicamente, em 1685, Luís XIV revogou o Edito de Nantes. Naquele momento, o número dos que haviam fugido chegava a cerca de 400 mil. Essa revogação também afetou os valdenses.
Lembram-se daqueles valdenses, no norte da Itália e na Suíça, que procuravam ser fiéis? Eles ainda estavam presentes nessa época. Muitos agora viviam na Morávia, mas aqueles que estavam no sul da França voltaram a ser perseguidos.
Os que permaneceram na França, aqueles fiéis, eram chamados de Igreja do Deserto. Hoje, no sul da França, há um pequeno museu, uma pequena casa, dedicado à história da Igreja do Deserto. Elizabeth Schaefer esteve lá e me enviou algumas informações e uma foto.
É um testemunho precioso: em meio a toda a perseguição, ainda havia fiéis permanecendo firmes, reunindo-se na simplicidade de Cristo, desejosos de que o testemunho de Jesus fosse preservado e continuando a compartilhar o evangelho, embora isso pudesse lhes custar a vida.
Mais tarde, houve uma comunidade em Charleston, e os primeiros huguenotes chegaram a Manakin em 1700. Finalmente, em 1793, a Revolução Francesa concedeu a todos a liberdade de consciência.
Há uma pequena placa histórica na Huguenot Trail, na Rodovia 711. Ela diz que os huguenotes constituíram o maior grupo de refugiados protestantes franceses a vir para a Virgínia. Eles se estabeleceram perto daqui, no local da aldeia indígena monacan que havia sido abandonada, em 1700.
A Assembleia Geral da Virgínia estabeleceu a Paróquia de King William, também conhecida como Paróquia Huguenote. Os huguenotes estabeleceram uma igreja nesse local, hoje conhecida como Igreja Episcopal de Manakin. Fica bem perto de nós. Eles deixaram sua marca aqui.
Ao olharmos para os huguenotes, somos gratos pela maneira como foram fiéis sob perseguição. Mas creio que também podemos observar algumas advertências em sua história.
Pensaram que se protegeriam pegando em armas, e isso acabou sendo muito destrutivo para eles, porque foram exterminados. Também afetou o testemunho, pois, quando compartilhavam o evangelho, as pessoas diziam: “Os católicos nos matam; vocês, huguenotes, também matam. Qual é a diferença?”. Não havia uma distinção clara. Isso tornou todo o testemunho confuso.
Também tentaram alcançar a paz por meio de uma concessão naquele casamento, naquela união matrimonial. Muitas vezes, surgem propostas que procuram entrar e nos levar a fazer concessões.
John mencionou o livro de Esdras na reunião de oração de quarta-feira à noite. Quando o remanescente voltou pela primeira vez da Babilônia para edificar a casa de Deus em Jerusalém, havia pessoas que os assírios já tinham estabelecido ali. Elas disseram: “Venham, vamos construir com vocês”. Mas o remanescente respondeu: “Não, não temos parte com vocês”.
Há pessoas que desejam se infiltrar no cristianismo, nas congregações e em diversos lugares. Elas querem, supostamente, trabalhar juntas. Vemos muitos movimentos ecumênicos. Mas não temos parte nisso. Ou é de Cristo, ou não é de Cristo.
Neste mundo relativista de hoje, todos tentam misturar as coisas. Há uma realidade absoluta: ou estamos em Cristo, ou não estamos em Cristo. Não temos nada a ver com aquilo que não está em Cristo, a não ser compartilhar o evangelho com essas pessoas, amá-las e ganhá-las para Ele. Mas, quanto a trabalhar com elas nesse tipo de obra, isso não pode ser feito.
Então, somos gratos pela fidelidade dos huguenotes, e também podemos aprender com os erros uns dos outros.
Agora, ao passarmos para a Inglaterra, vemos que, naquele momento, ela estava um pouco atrás da Europa no que diz respeito à Reforma. Como mencionamos anteriormente, o rei João já havia se submetido ao papa Inocêncio III, e a igreja ali se tornara católica romana.
Em 1534, o rei Henrique VIII se separou da Igreja Católica. Enviei a apresentação de slides ontem à noite, e havia um erro de digitação. Eu havia escrito rei Henrique VII. Era o rei Henrique VIII.
Ele não fez isso por razões religiosas; fez por razões políticas. Somos gratos porque a Bíblia finalmente foi publicada em inglês por Coverdale. Mais tarde, porém, o rei Henrique VIII proibiu a Bíblia, e a perseguição começou.
Ele prendeu o arcebispo Thomas Cranmer e um dos bispos, Hugh Latimer. Eles estavam na prisão, e cerca de 72 mil pessoas foram martirizadas. Foi um período trágico ali.
Então, em 1547, Henrique morreu, e o rei Eduardo VI aboliu todas as leis contrárias à religião. Alguém sabe o apelido do rei Eduardo VI? O Piedoso. Ele também era chamado de Josias britânico, porque era uma criança quando assumiu o trono.
Cranmer era, de fato, seu padrinho e exercia grande influência sobre ele. Eduardo aboliu todas as leis contrárias à religião e, por causa disso, numerosas congregações independentes foram estabelecidas fora da Igreja da Inglaterra.
Foi um movimento maravilhoso. Se alguém realmente desejasse começar a se reunir em torno da simplicidade de Cristo, podia fazê-lo. Foi assim que todas essas congregações independentes puderam surgir na Inglaterra: pela graça de Deus, por meio do Josias britânico, o rei Eduardo VI.
Infelizmente, Eduardo morreu, e a rainha Maria, uma católica fervorosa, também conhecida como Maria, a Sanguinária, assumiu o trono. Ela era chamada assim por causa do número de pessoas que matou e massacrou.
Latimer e Ridley foram queimados juntos na fogueira. Enquanto eram queimados, Latimer encorajou Ridley:
Tende bom ânimo, mestre Ridley, e portai-vos como homem.
Hoje acenderemos, pela graça de Deus, uma tal vela na Inglaterra
Que, confio, jamais será apagada.
Eles acenderam aquela vela com a própria vida — uma vela que jamais seria apagada. Louvado seja Deus por isso.
Mais tarde, durante o reinado de Maria, Cranmer finalmente cedeu a ela. Ela o pressionou tanto que ele acabou dizendo: “Está bem, vou me render. Vou concordar com o que você quer”. Mas, pouco depois disso, caiu em si. Arrependeu-se e retirou sua retratação. Disse: “Não, não posso fazer isso. Sou um crente em Cristo”. É claro que foi martirizado.
Felizmente, Maria morreu, e a rainha Elizabeth assumiu e apoiou os protestantes, novamente por interesse político. Ela estabeleceu o Ato de Uniformidade, que exigia o uso do Livro de Oração Comum e determinava que todos os cultos seguissem o padrão da igreja estatal.
Disseram: “É assim que tem de ser”. Como todas aquelas congregações independentes haviam sido estabelecidas, surgiu uma controvérsia entre a Igreja da Inglaterra e essas congregações, que davam maior importância aos valores puritanos e a questões desse tipo.
Na próxima vez, vamos tratar do surgimento do puritanismo. Somos gratos porque, durante aquele breve período do reinado de Eduardo VI, essas congregações puderam ser estabelecidas e permaneceram firmes durante a perseguição.
Até esse momento, se vocês compararem a Igreja da Inglaterra com a Igreja Católica Romana, verão que não havia muito valor espiritual ali. Mas houve fiéis como Cranmer, Latimer e Ridley, que plantaram as sementes para que essas congregações independentes fossem formadas e dessem continuidade ao testemunho de Jesus.
Assim como Lutero e Zuínglio foram usados na Europa, Wycliffe, Cranmer e esses irmãos acenderam a vela na Inglaterra e realmente puderam dar continuidade àquele testemunho ali.
Vemos como Deus, em Sua grande graça, sempre tem pessoas ali — inclusive pessoas influentes, como o arcebispo Cranmer. Teria sido muito fácil para ele, com uma posição tão importante na igreja, simplesmente se apegar ao seu cargo. Estaria seguro. Mas ele disse: “Não, não posso fazer isso”.
Esses bispos eram pessoas influentes que, de muitas maneiras, estavam seguras no mundo e tinham tudo. Mas disseram: “Não, não vou viver dessa maneira. Vou viver e, por fim, morrer por Cristo”. Como isso foi encorajador.
Ao olharmos para esses fiéis entre os anabatistas, os huguenotes e na Inglaterra, somos gratos pelos que permaneceram fiéis. Somos gratos pela fidelidade do Senhor, porque houve aqueles que continuaram avançando.
Os reformadores chegaram até certo ponto. Esses outros foram um pouco além, recuperando cada vez mais a realidade de Cristo. Mas agora um quadro começa a se delinear. Temos três segmentos dentro da cristandade como um todo:
Esses últimos estão fora de tudo isso. Seu único desejo é viver para o testemunho de Jesus. Mas, infelizmente, o que veremos entre aqueles que buscam o testemunho de Jesus é que, depois de uma ou duas gerações, começam a perder o primeiro amor. Começam a perder aquela vida com o Senhor. Começam a perder a realidade do Espírito do Deus vivo dentro deles, aquele zelo.
Pensam que ainda têm isso. Pensam: “É isto”. E então eles mesmos se transformam em um sistema. No final, tornam-se realmente iguais a qualquer outra coisa.
Mas veremos Deus, em Sua grande fidelidade, levantar outros. Irmãos e irmãs, como já dissemos antes, cada um de nós é de valor inestimável para o Senhor, mas não somos indispensáveis.
Somos de valor inestimável. Ele morreu por cada um de nós, mas não somos indispensáveis. Se não cooperarmos, Ele levantará outra pessoa para dar continuidade à obra. Foi isso que vimos. Os reformadores eram de valor inestimável, mas só avançaram até certo ponto. Outros foram levantados e foram um pouco além. Depois deles, outros são levantados e levam a obra adiante.
Há advertências, exortações e encorajamentos em tudo isso, para que permaneçamos nessa relação renovada e íntima com o Senhor. Sempre precisamos fazer a pergunta: onde estamos? Ao olharmos para esses quadros, onde estamos? Onde estamos na economia de Deus?
Temos essa vida? Temos essa chama que Ele deseja? Estamos sendo o testemunho de Jesus que Ele nos chama a ser? Sabemos que não estamos brilhando tanto quanto poderíamos, mas desejamos ser esse testemunho de maneira mais plena e mais intensa.
Naquilo em que ainda não somos esse testemunho, somos gratos porque temos o Espírito do Deus vivo para nos convencer, fortalecer e capacitar a prosseguir, permitindo que Ele nos fale de uma maneira nova.
Ao olharmos para essa história, vemos a grande fidelidade do Senhor. Vemos a fidelidade do homem. Vemos a infidelidade do homem. Mas vemos o grande amor de Deus pelo Seu testemunho, e é disso que queremos fazer parte.
Senhor, somos gratos, como sempre dizemos, pela Tua grande fidelidade e pelo amor e pela misericórdia que nos demonstras. Senhor, ao nos entregarmos continuamente a Ti, sabemos que Tu és Aquele que vê com clareza. Nós vemos em parte; Tu vês com clareza. E desejamos prosseguir.
Senhor, ao nos entregarmos a Ti, somos gratos pela vida interior que nos permite, pela Tua graça, prosseguir. Mas também sabemos que, se de alguma maneira estamos Te impedindo, se de alguma maneira estamos tentando fazer as coisas por nós mesmos, então, Senhor, ao nos entregarmos a Ti, em Teu grande amor Tu nos disciplinas.
Em Teu grande amor, Tu nos mostras as coisas. Não é para nos esmagar, mas para nos libertar. Senhor, essas coisas que nos impedem são, na verdade, a escravidão em que nos encontramos.
Queremos ser aqueles filhos de Deus que desfrutam da gloriosa liberdade que temos em Cristo e ser o povo de Deus que Tu nos chamas a ser. Em Teu nome oramos. Amém.