Bom dia. Podemos abrir em Efésios 4? Efésios 4.
Vamos começar lendo Efésios 4:1-3.
Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro do Senhor, que andeis de modo digno da vocação com que fostes chamados,
com toda a humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em amor,
sendo diligentes em preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Depois, em Efésios 1, perto do fim do capítulo, está a primeira oração de Paulo nesta carta. Não vamos ler a oração inteira, mas gostaria de ler alguns versículos, mais ou menos o coração da oração: Efésios 1:18-19.
Oro para que sejam iluminados os olhos do vosso coração,
para que saibais qual é a esperança do Seu chamamento,
quais são as riquezas da glória da Sua herança nos santos,
e qual é a suprema grandeza do Seu poder para conosco, os que cremos.
Estas coisas são segundo a atuação da força do Seu poder.
Agora, voltemos a Efésios 3. Esta é geralmente chamada de segunda oração de Paulo. Na verdade, ele tem algumas pequenas orações espalhadas pela carta, mas há duas maiores às quais normalmente nos referimos. Vamos ler Efésios 3:14-21, do versículo 14 até o fim do capítulo.
Por esta razão, dobro os meus joelhos perante o Pai,
de Quem toda família nos céus e na terra recebe o nome,
para que Ele vos conceda, segundo as riquezas da Sua glória, serdes fortalecidos com poder, mediante o Seu Espírito, no homem interior,
para que Cristo habite em vosso coração pela fé;
e para que vós, estando arraigados e alicerçados em amor,
possais compreender, com todos os santos, qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
e conhecer o amor de Cristo, que excede todo conhecimento,
para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.Ora, Àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós,
a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
Vamos orar.
Senhor, nós nos alegramos por termos tido esta oportunidade de nos lembrar de Ti à Tua mesa. Somos gratos por Quem Tu és, Aquele que dá. Somos gratos pela dádiva que nos deste. Somos gratos pelo privilégio de podermos, sem impedimentos, responder a Ti e dar-Te graças.
Senhor, chegamos à Tua Palavra com esse mesmo espírito. Tu és o próprio Doador dessas palavras de vida. Tu nos deste essa grande dádiva do Teu Filho, a Palavra viva, e queremos entregar-Te o nosso coração para receber as palavras que tens para nós.
Somos gratos porque ainda falas conosco. Vemos os dias em que estamos vivendo, e isso nos aponta cada vez mais para a Tua breve volta. Como desejamos, então, ter ouvidos para ouvir neste dia o que o Espírito diz às igrejas. Em Teu nome oramos. Amém.
Compartilhei anteriormente sobre aqueles primeiros versículos de Efésios 4, a respeito de sermos diligentes em preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. O amor é esse vínculo perfeito da unidade, como diz Colossenses. Como todos sabemos muito bem, a unidade dos crentes está sendo intensamente atacada nestes dias.
Há muitas coisas acontecendo na periferia, mas o cerne da questão é que existe uma grande batalha em torno da unidade dos crentes. Existe uma batalha em torno do testemunho do nosso Senhor Jesus Cristo entre o povo de Deus. Somos gratos porque Deus fez provisão para nós em Cristo, para que sejamos diligentes em preservar essa unidade do Espírito no vínculo da paz.
Enquanto refletia sobre isso, fui levado à segunda oração de Paulo, em Efésios 3, que lemos no início. O encargo daquela oração era que os santos, que todos nós, vivêssemos na plenitude do que Deus nos deu, na plenitude que Ele tem para nós. A chave para viver nessa plenitude era o amor de Cristo.
Também sabemos que, na primeira oração que lemos, Paulo pediu que os olhos do nosso coração fossem iluminados. Essas duas orações são muito diferentes, mas realmente se complementam e enriquecem uma à outra. Você não pode ter uma dessas orações sem a outra, se deseja entrar na plenitude do coração de Deus.
A primeira oração pede que os olhos do nosso coração sejam iluminados. Que conheçamos o propósito de Deus. Que conheçamos Seu coração, Seu desejo, Seu grande plano. A segunda oração pede que sejamos conquistados pelo amor de Cristo de tal maneira que isso se torne realidade — uma realidade vivida.
Na primeira oração, as palavras que falam de conhecer se referem, de fato, ao conhecimento intelectual. Há duas palavras gregas diferentes na primeira e na segunda oração. O conhecer da segunda oração é experimentar a realidade daquilo — não apenas um conceito, mas entrar na experiência e na realidade.
Como isso acontece? Tudo é pela graça e pelo amor de Cristo.
Algumas pessoas compararam essas duas orações. O irmão Robert Govett as resumiu de maneira muito sucinta. Ele disse que a primeira oração fala dos olhos do nosso coração sendo iluminados para conhecer o plano de Deus, enquanto a segunda fala de Cristo habitando em nosso coração para nos dar o conhecimento do Seu amor.
A luz é boa. Obviamente, precisamos dessa luz, dessa iluminação. Mas a plenitude de poder, a plenitude do conhecimento do amor de Cristo, é melhor. Como precisamos dessas duas coisas unidas, fluindo juntas em unidade.
Muitas vezes abordamos as coisas como uma escolha entre uma ou outra, quando, em Cristo, elas se incluem. São as duas. Não se pode ter uma sem a outra. Queremos a plenitude de Cristo. Precisamos dessa visão, mas também precisamos do amor de Cristo. Uma sem a outra não representa a plenitude de Cristo.
Há outra querida irmã, chamada Ruth Paxton. Ao comparar as duas orações, ela diz que, na primeira, temos revelação, iluminação e luz; mas, na segunda, temos concretização, capacitação e vida.
Não apenas ter uma revelação, mas ver essa revelação se concretizar. Não apenas ter iluminação, mas ter capacitação para entrar na plenitude daquilo. Não apenas luz, mas vida. É isso que nosso Senhor busca.
Para mim, esses resumos fornecem uma das chaves que abrem todo o livro de Efésios e nos ajudam a enxergar o verdadeiro coração de Deus. Somos gratos porque, nos três primeiros capítulos da carta à igreja em Éfeso, Paulo apresenta com muita clareza o propósito eterno que está no coração de Deus — um propósito que nos maravilha há tantos e tantos anos — e o chamado de Deus sobre nossa vida em Cristo e na igreja.
Mas a pergunta que se faz muitas vezes é: como entramos nisso? Podemos enxergar o conceito. Podemos ouvir o ensino e conhecê-lo. Mas como entramos nele? Entramos conhecendo, de maneira vivencial, o amor de Cristo sendo vivido em nosso coração — esse amor que excede todo conhecimento.
Não é que o conhecimento não seja importante, mas o conhecimento, por si só, não é o fim. Ele nos conduz à plenitude de tudo o que Ele deseja expressar por meio da Sua vida.
Somos muito gratos. Temos sido tão abençoados por ouvir, ao longo dos anos, tanto sobre o propósito eterno de Deus. Temos ouvido muito sobre a necessidade de visão, de revelação, e oramos por isso. Mas precisamos nos perguntar: somos gratos pela porção disso que já experimentamos, porém, por que não entramos mais nessa realidade? Por que não entramos mais na plenitude daquilo que Deus busca nestes dias?
Creio que a chave está em toda essa questão do amor de Cristo. Quanto mais esse amor — o amor de Cristo — conquistar nosso coração, mais entraremos naquilo que está no Seu coração e que é o Seu desejo. Quanto mais formos realmente conquistados por Ele, mais entraremos nessa realidade.
É interessante: enquanto pensava nessa questão do amor de Cristo, considerei que se trata, evidentemente, da palavra grega agape. Agape pode ser um substantivo: o amor de Cristo. Pode ser um verbo: Cristo nos amou e morreu por nós.
Sou contador, então tenho de explicar substantivos e verbos às pessoas. Há mais algum contador aqui? Não estou implicando com você. Sei que você está apenas nos visitando. Escolhi a hora errada para essa brincadeira.
Mas vemos essa ideia de agape, esse amor divino. Isso me fez pensar: em qual dos escritos de Paulo ele mais usou agape? Meu primeiro pensamento foi para 1 Coríntios, aquele grande capítulo sobre o amor.
Em 1 Coríntios, temos dezesseis capítulos longos, e Paulo usa agape, como substantivo ou verbo, dezesseis vezes. Depois pensei: talvez Romanos. Em Romanos, vemos esse amor derramado; vemos o grande amor que realizou tão grande salvação. O amor é mencionado dezessete vezes naqueles dezesseis capítulos de Romanos.
Mas, neste pequeno livro de Efésios — apenas seis capítulos, em comparação com os outros dois livros de dezesseis capítulos —, agape é usado vinte vezes. Se fizéssemos uma comparação proporcional com Coríntios ou Romanos, seriam mais de quarenta vezes.
Vemos como, nesses seis pequenos capítulos, Paulo usa essa palavra que descreve o amor divino mais de vinte vezes. Para mim, isso mostrou algo da própria essência e do coração daquilo que Deus buscava: que a plenitude do Seu propósito, a plenitude da vida do Seu Filho e essa expressão coletiva fossem manifestadas.
A chave é o Seu amor operando no coração e na vida de todos nós. Sem que esse amor de Cristo entre em nosso coração e em nossa vida, não haverá aquela plenitude pela qual Ele tanto zela e que tanto busca.
Quanto mais eu pensava nessa chave do amor e em quanto Paulo derramou seu coração sobre esse assunto na igreja de Éfeso, mais isso também esclarecia o que o Senhor instruiu João a escrever em Apocalipse 2 a respeito dos que estavam em Éfeso.
Eles tinham o conhecimento. Tinham as obras. Tinham todas as boas ações. Mas o que haviam abandonado? Haviam abandonado o primeiro amor. Justamente aquilo que Paulo havia derramado sobre eles repetidas vezes — vinte vezes — foi o que acabaram abandonando.
Eles faziam muitas coisas e eram fiéis em muitas delas, mas haviam abandonado o primeiro amor. Ver como Paulo lhes havia apresentado isso de maneira tão maravilhosa, repetidas vezes, trouxe uma nova luz sobre Efésios: a importância vital do primeiro amor, especialmente nos dias em que vivemos, quando há tamanha batalha em torno disso.
Também estava pensando na vida de Paulo sob esse aspecto. Sabemos que, em Atos 9, Paulo teve aquela experiência dramática de conversão no caminho de Damasco. Ele viu o Senhor, e o Senhor Se revelou a ele. Muitos chamam aquilo de uma visão celestial que Paulo teve.
Mais tarde, vemos como ele escreve sobre a plenitude dessa visão na carta à igreja em Éfeso. Mas o que aconteceu entre Atos 9 e o momento em que Paulo escreveu aquela carta à igreja em Éfeso, alguns anos depois?
Uma das chaves que encontramos está em 2 Coríntios 5:14-15. Ali, Paulo compartilha um testemunho maravilhoso do que governava sua vida. Como temos estudado isso, a maioria já deve conhecer, mas vou ler novamente.
Pois o amor de Cristo nos constrange, tendo concluído isto: que Um morreu por todos; logo, todos morreram;
e Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.
O amor de Cristo governava Paulo. O que o amor de Cristo fez na vida de Paulo foi tomar aquela visão que ele teve no caminho de Damasco e produzir uma concretização plena de tudo o que Deus tinha para o Seu povo.
Aquela visão e o amor de Cristo, unidos, produziram a revelação de que Paulo já não vivia para si mesmo. Ele já não fazia simplesmente o que queria, mas vivia para Aquele que o amou e morreu por ele.
Paulo não está falando do seu amor por Cristo. Sabemos que Paulo amava Cristo, mas o nosso amor tem limites. Ele estava falando do amor de Cristo. Esse amor de Cristo governou Paulo de tal maneira que ele pôde entrar na plenitude.
Ele pôde escrever sobre esse conhecimento que excede e esse amor que excede — todas aquelas palavras superlativas que usou ao longo da carta à igreja em Éfeso. Creio que Paulo, mesmo diante do que estava vendo, percebia que ainda enxergava apenas em parte. Havia coisas muito além. Havia muito mais.
Isso despertou nele um zelo, como ele escreve em Filipenses, de prosseguir para conhecê-Lo cada vez mais. Esse zelo de Paulo por prosseguir nasceu da experiência do amor de Cristo em seu coração e o impulsionou a uma revelação mais plena e maior do próprio Cristo.
Com esse pano de fundo da segunda oração de Paulo na carta à igreja em Éfeso, gostaria de examinar alguns versículos específicos daquele capítulo com um pouco mais de detalhe. A primeira pergunta é esta: estamos falando muito sobre o amor de Cristo, mas o que é o amor de Cristo?
Muitos têm dito, ao longo dos anos, que, se você tenta defini-lo, acaba confinando-o, porque o amor de Cristo realmente não pode ser definido. O que acabamos fazendo é tentar descrevê-lo. Você começa a descrevê-lo e percebe que não consegue descrevê-lo plenamente.
É um amor que deixou o esplendor do céu. Por amor ao Seu Pai, por amor à humanidade e por amor à Sua igreja, Ele deixou todo o esplendor e toda a beleza do céu.
Foi um amor que O capacitou — um amor que O sustentou — a passar por toda a humilhação de nascer em Belém, de enfrentar a condição humilde de nascer numa manjedoura. Isso acaba sendo tão enaltecido no próximo mês, ou pouco depois, mas vemos que foi esse amor que Lhe permitiu, que Lhe deu graça, para passar por aquela humilhação.
Foi um amor que O capacitou a passar por aqueles anos ocultos em Nazaré. A maior parte da Sua vida nesta terra foi oculta. Não sabemos muito a respeito dela. Mas havia um amor que O sustentava, porque podemos imaginar que, dentro Dele, havia um desejo ardente de cuidar dos negócios de Seu Pai. Contudo, Ele também sabia quando chegaria a Sua hora.
Ele tinha o desejo de ser tudo aquilo que o Senhor O havia chamado a ser nesta terra, e esse amor O mantinha oculto. O eu e a carne detestam ficar ocultos. Queremos ser vistos. Se alguém tinha uma mensagem para anunciar às nações, era Cristo. Mas Ele precisou permanecer oculto.
Às vezes temos algo que queremos compartilhar, e talvez fiquemos ocultos por um tempo, colocados de lado. Paulo precisou ficar de lado por um tempo. Moisés precisou ficar de lado por um tempo. Estamos dispostos, à medida que o amor de Cristo nos constrange, a permanecer ocultos? Ou precisamos ser vistos e conhecidos?
Foi um amor que O capacitou a passar pela rejeição na Judeia, onde se diz, em João 1:11:
Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam.
Foi um amor que O sustentou na rejeição. Quando somos rejeitados, qual é nosso primeiro pensamento? Vingança? Ou o amor de Cristo nos sustenta nesses momentos de rejeição?
Foi um amor que O sustentou nos momentos de incompreensão, quando Ele compartilhava e era tão mal compreendido, tão maltratado. Foi um amor que O sustentou em tudo isso. Foi um amor que O sustentou no Getsêmani, capacitando-O a orar, como lemos em Lucas 22:42:
Não se faça a Minha vontade, mas a Tua.
Foi esse amor em Seu coração que O capacitou a ir ao Calvário, a sofrer e morrer naquela humilhação. Também foi um amor que O elevou ao trono em vitória. Louvado seja Deus.
Esse amor de Cristo não termina no Calvário. O amor de Cristo culmina naquele trono em vitória, e é nessa realidade que fomos introduzidos.
Às vezes as pessoas deste mundo falam de amor e o retratam de um jeito tão bonito, tão delicado como um floco de neve. Não há problemas. O amor é maravilhoso. Você nunca terá problema algum. Se você se machucar, não é amor. Mas não — olhe para o amor de Cristo.
Há rejeição. Há humilhação. Há sofrimento. Tudo isso para que pudéssemos entrar na plenitude daquilo para o qual Ele nos chamou. É desse amor que estamos falando.
O amor de Cristo não é uma coisa. É o próprio Cristo. O próprio Cristo é a personificação do amor de Deus. É isso que desejamos ser, e é isso que Ele deseja que Sua igreja seja: a própria personificação do Seu amor, vista nesta terra, nestes dias.
Ao examinarmos essa segunda oração, vou ler novamente quatro versículos, Efésios 3:16-19, porque é nisso que queremos nos concentrar.
Para que Ele vos conceda, segundo as riquezas da Sua glória, serdes fortalecidos com poder, mediante o Seu Espírito, no homem interior;
para que Cristo habite em vosso coração pela fé;
e para que vós, estando arraigados e alicerçados em amor,
possais compreender, com todos os santos, qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
e conhecer o amor de Cristo, que excede todo conhecimento,
para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Esta é a oração de Paulo, e, de fato, em Efésios 3:16, vemos o grande encargo dele pelos que estavam em Éfeso: que Cristo crescesse dentro deles e que eles diminuíssem. Ele ora para que sejam fortalecidos com poder, mediante o Seu Espírito, no homem interior.
Toda a questão que Paulo tinha em vista era que, no homem interior, em nossa vida, a vida de Cristo estivesse no controle. É a batalha sobre quem governa nossa vida. Por meio do Seu Espírito — desse poder que habita em nós —, nós diminuiríamos e Ele cresceria.
Não que talvez diminuamos, mas, como disse João Batista em João 3:30:
Convém que Ele cresça e que eu diminua.
Esse é o encargo dessa oração.
Paulo continua em Efésios 3:17-19:
Para que Cristo habite em vosso coração pela fé;
e para que vós, estando arraigados e alicerçados em amor,
possais compreender, com todos os santos, qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,
e conhecer o amor de Cristo, que excede todo conhecimento,
para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Quando ele fala de Cristo habitando em nosso coração, essa palavra grega para habitar não se refere a um visitante. Significa estabelecer ali uma residência permanente. Significa fazer dali o Seu lar. É alguém que mora ali de forma permanente, não alguém que vem apenas para uma breve visita.
É Cristo vivendo como o Senhor permanente do nosso coração e da nossa vida. Sendo Ele verdadeiramente o Senhor da nossa vida, estaríamos arraigados e alicerçados em amor.
Quando pensamos em estar arraigados e alicerçados em amor, é no Seu amor que Ele deseja que estejamos arraigados e alicerçados. Ele não está falando de estarmos arraigados e alicerçados em obras, conhecimento ou doutrina. É no Seu amor — no próprio amor de Cristo sendo vivido em nós — que devemos estar arraigados e alicerçados.
Quando pensamos em estar arraigados, pensamos em algo vivo: uma planta, árvores, coisas assim. Para que servem as raízes? As raízes penetram naquele solo rico e dele extraem nutrientes e água viva, para que a planta possa crescer e produzir fruto.
Há um aprofundamento para baixo e uma produção de fruto para cima. Lembrem-se da parábola do semeador. Depois que a semente foi lançada, qual era a questão em cada caso? Tinha a ver com as raízes. Ou não desenvolveram raízes, ou tinham raízes superficiais, ou raízes emaranhadas.
A questão era as raízes se aprofundarem. Quanto mais nos aprofundamos no amor de Cristo, quanto mais permitimos que essa vida que temos Nele se aprofunde, e quanto mais estamos arraigados e alicerçados nela, mais extraímos nutrientes. Há o surgimento do fruto do Espírito, o surgimento do fruto da Sua vida.
É disso que se trata. Quando falamos de uma planta e de seu fruto, o fruto não é para a planta. É sempre para os outros. É sempre para os outros.
Assim era a vida de Cristo: sempre para os outros. Infelizmente, sei que, em minha própria vida, muitas vezes vivo para mim. É por isso que creio ter sido tão tocado por esse amor de Cristo: porque estou cansado de viver para mim. Quero viver para Ele cada vez mais.
Depois, o texto fala de estar alicerçados, ou, como dizem algumas traduções, fundamentados. Isso fala do fundamento de um edifício. Por que um edifício precisa de fundamento? Tenho quatro palavras que, em inglês, começam com a letra S: força, segurança, sustentação e estabilidade.
Não vou me aprofundar muito mais em fundamentos, porque temos aqui um especialista que pode tratar disso. Ao longo dos anos, temos ouvido sobre a necessidade de um fundamento. Precisamos desse fundamento porque ele proporciona força, segurança e estabilidade durante as tempestades da vida.
É interessante: quando chegam grandes furacões, onde vemos os profissionais da meteorologia? Eles estão num edifício-garagem ou em alguma construção muito segura. A maioria não fica ao lado de uma casa móvel para assistir à chegada de um tornado. Eles estão em outro lugar.
Normalmente, o fundamento fica oculto, mas sustenta toda a estrutura. Ele suporta o peso de toda a estrutura. É isso que o amor de Cristo está fazendo. Ele sustenta todo o peso. Sustenta todo o nosso peso. Mantém-nos estáveis em qualquer tempestade e proporciona a segurança e a força de que precisamos.
Estar alicerçados fala desse lugar de segurança, estabilidade e proteção que temos em Cristo. Você já para e pensa na segurança do amor que temos Nele?
Se fizer isso, vá a Romanos 8:35. Ali se faz a pergunta:
Quem nos separará do amor de Cristo?
O texto desenvolve uma exposição maravilhosa, mas a conclusão é: absolutamente nada. Nada pode nos separar do amor de Cristo. Esse é o lugar seguro que temos.
Tragicamente, hoje muitos crentes — e eu mesmo tenho sido convencido disso — não estão dedicando tempo a se arraigar e se alicerçar Nele. É por isso que, como diz Efésios, quando surge qualquer pequeno vento de doutrina, somos levados de um lado para outro.
“Ah, aqui está um novo ensino. Podemos ir para cá. Ah, aqui está outro ensino.” Ou vem um desastre natural, ou algo como uma pandemia, e isso nos derruba. Irmãos e irmãs, nosso Senhor, em Seu grande amor, deseja que estejamos arraigados e alicerçados Nele.
Que permitamos que esse amor nos nutra, nos fortaleça e nos faça florescer, para que, em meio à tempestade, sejamos pessoas que dão testemunho Dele.
Gosto muito quando as equipes de meteorologia voltam depois de um grande furacão e encontram um edifício, ou talvez uma árvore forte, ainda de pé. Mostram um lugar onde há uma casa ou uma árvore de pé, enquanto todo o restante foi destruído e desapareceu.
Seria esse o nosso testemunho em meio à tempestade? Que não fui eu, mas foi Cristo. Em meio às tragédias de tudo o que estamos enfrentando nestes dias, estaríamos tão arraigados e alicerçados Nele que poderíamos permanecer de pé e ser o testemunho que Ele nos chama a ser nesta hora?
Essa é uma grande necessidade entre os crentes. É por isso que tenho apreciado a crescente ênfase, nos últimos dias, em orar pela igreja.
A eleição nos despertou de muitas maneiras, mas a beleza disso é que vejo tantos crentes orando com mais intensidade nestes dias. Há um reavivamento da oração entre o povo de Deus. Minha oração é que isso não desapareça depois de terça-feira.
Precisamos orar com a mesma intensidade depois de terça-feira, sejam quais forem os resultados; orar com a mesma intensidade pelo testemunho de Deus e pelo povo de Deus depois de terça-feira como oramos hoje, antes de terça-feira. Estamos buscando que o Seu reino venha. Essa é a verdadeira oração.
Então, quero encorajar vocês: vamos estar aqui esta noite. Teremos uma oportunidade de orar. Não pude estar aqui na semana passada, mas pretendo estar aqui esta noite. Isso foi Efésios 3:17 — com meu pequeno anúncio no meio.
Voltemos a Efésios 3:19, onde se diz:
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo conhecimento,
para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Aprecio muito o fato de Paulo orar para que conheçamos o amor de Cristo. Esse conhecer aqui é um conhecimento pela experiência. Não é apenas conhecimento intelectual, mas conhecer porque você experimentou isso na vida.
Para mim, esse é o testemunho de Paulo em Romanos 8, quando ele fala de nada poder separá-lo do amor de Cristo. Ele não está apenas fazendo poesia de maneira bonita. Está falando de coisas pelas quais passou e que experimentou na vida. Ele sabe que não há nada que possa separá-lo do amor de Cristo.
É assim que podemos entrar nessa plenitude de Cristo. É interessante que Paulo use uma expressão paradoxal: ele ora para que conheçamos algo que excede o conhecimento.
O que ele realmente quer destacar é que sejamos pessoas que experimentam isso cada vez mais. Não espere até ter uma percepção ou compreensão completa. Em vez disso, experimente esse amor e permita que essa experiência se desenvolva cada vez mais.
Pensei nisso como uma criança conhecendo o amor de seus pais. Quando uma criança cresce num lar, ela não consegue realmente compreender ou conhecer todo o amor que seus pais têm por ela. Ela simplesmente tem essa percepção, esse sentimento de que seus pais a amam.
Talvez nem saiba qual é a palavra, mas sabe que há um lugar de segurança, um lugar de proteção, um lugar de conforto, um lugar onde pode crescer no ambiente de amor que seus pais proporcionam.
Por causa disso, ela pode crescer em amor, embora não compreenda plenamente o amor de seus pais. Quanto a mim, só percebi o quanto meus pais me amavam quando tinha cerca de trinta anos e comecei a olhar para trás.
Quando eu estava crescendo, aquilo que eles chamavam de amor não me parecia muito amoroso. É claro que parte disso foi provocada pelas minhas próprias atitudes. Mas você pode olhar para trás e enxergar o grande amor que os pais têm.
Em muitos aspectos, é assim que crescemos em Cristo. Não compreendemos plenamente. Não apreendemos tudo a respeito desse amor, mas tocamos em diferentes aspectos dele. Crescemos nisso e continuamos crescendo de maneira mais plena e maior.
É isso que nos conduz à plenitude de Cristo, à expressão plena de Quem Ele é e de tudo o que Ele é. É uma vida poderosa. É um amor poderoso no qual fomos introduzidos, e Ele zela intensamente por isso.
Se voltarmos a Efésios 3:18, Paulo ora para que possamos compreender, com todos os santos, qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade.
Os estudiosos da língua inglesa têm dificuldade com esse versículo específico, porque o chamam de uma expressão sem complemento. “Qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade” — e então a frase simplesmente para. Isso dá aos expositores e comentaristas grande prazer em debater sobre o que exatamente Paulo está falando aqui.
Alguns dizem que ele está falando do propósito de Deus, do propósito eterno de Deus. Isso é verdade. Quando começamos a pensar em tudo o que Deus tem em Seu propósito, em Sua esfera e em Seu desejo, há nisso uma largura, um comprimento, uma altura e uma profundidade que vão além da compreensão.
Outros dizem que isso se refere ao amor de Cristo, e isso também é verdade: a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do Seu amor. Mas, para mim, não se trata de escolher uma coisa ou outra. Fala de ambas, porque estão interligadas.
Por que o amor de Cristo é tão essencial? O amor de Cristo é tão essencial para nós porque nos permite entrar na plenitude do coração e do propósito de Deus. Se temos o coração de Deus apenas como ensino, se temos apenas o conhecimento dele, tudo o que temos é um conceito. Tudo o que temos é um ensino. Talvez até tenhamos transformado algum conceito em um ídolo.
Mas, quando a plenitude do Seu coração entra, é nessa realidade que somos introduzidos. Não podemos ter certeza absoluta de que essa passagem fala apenas do amor de Cristo ou apenas do propósito de Deus, mas hoje a examinaremos em relação ao amor de Cristo, porque creio que fala de ambos.
Depois dessa longa explicação, de que a maioria provavelmente nem precisava, é impressionante como, mesmo quando se trata do amor de Cristo, alguns comentaristas conseguem criar tanta discussão. Ninguém escreva um comentário bíblico, a menos que goste de discutir ou debater com as pessoas. Talvez Daniel pudesse — ele adora debater. Vou brincar com Daniel e deixá-lo sem graça, e ele terá de me perdoar porque me ama.
Mas, ao olhar para esse versículo, uma das coisas que me chamaram a atenção foi a maneira como ele fala de compreender com todos os santos. Creio que isso é tão essencial, porque nenhum santo, sozinho, pode compreender a plenitude de Cristo. Nenhuma congregação pode compreender a plenitude de Cristo.
Será que alguma vez paramos e pensamos de verdade no quanto nosso Senhor deseja esse relacionamento — esse amor de Cristo pelo qual Ele morreu por nós? Será que paramos e pensamos no quanto Ele zela por esse relacionamento com Sua noiva?
Há um amor que O motivou. Já paramos para enxergar a importância desse amor e como fomos introduzidos nele? Falamos da noiva sendo preparada. Como ela é preparada? É pelo amor de Cristo operando em nosso coração e em nossa vida.
Quando Adão viu Eva pela primeira vez, disse, em Gênesis 2:23:
Esta é osso dos meus ossos e carne da minha carne.
Creio que, quando a noiva estiver preparada, não se tratará tanto de osso dos ossos e carne da carne, mas de coração com coração. Haverá ali um relacionamento de amor.
Esse casamento será a plena consumação e culminação de todo esse amor. O amor da noiva por aquilo que o Senhor busca, e o amor da noiva pelo amor de Cristo, se unirão cada vez mais em unidade, em tudo aquilo que Ele deseja. É isso que Ele busca.
Já experimentamos um pouco disso. Queremos experimentar muito mais.
Paulo usa palavras que chamaríamos de medidas: largura, comprimento, altura e profundidade. Isso não significa que Deus possa ser medido. Ninguém pense que existe uma largura, um comprimento, uma altura e uma profundidade que delimitem Deus. Não. O que isso nos mostra é a vastidão do Seu amor.
Mostra como o Seu amor não tem medida. Há nele uma vastidão. Por natureza, gostamos de colocar Deus e Seu amor numa caixa e dizer: “É assim que Deus age. Este é o Seu amor”.
Fazemos isso inconscientemente ou, às vezes, conscientemente. A maioria de nós, quando pensa ter um conceito de como Deus age, tem uma pequena caixa. “É assim que Ele age aqui dentro.” Então, quando algo acontece fora dessa caixa, não conseguimos enxergar nem reconhecer.
Mas Deus, nesta hora e nos dias em que vivemos, está despedaçando todas as nossas pequenas caixas. Louvado seja Deus por isso, porque isso está nos libertando para servi-Lo e amá-Lo de maneira mais plena e maior.
Enquanto refletia sobre isso, certa noite estava ouvindo uma mensagem e ouvi alguém perguntar: “Existe alguma coisa que Deus não pode fazer?” Minha reação inicial foi: “Não, Deus pode fazer todas as coisas. Ele é todo-poderoso. Ele pode fazer tudo”.
A resposta foi: “Há uma coisa que Deus não pode fazer: amar você mais do que Ele já ama”.
Deus não pode amar nenhum de nós mais do que já ama. Por nossas boas obras, não podemos conquistar nem merecer mais do Seu amor. Seu amor deve produzir boas obras. O amor deseja ser expresso. Mas nossas obras não fazem com que Ele nos ame mais.
Quando pecamos, O negligenciamos ou Lhe desobedecemos, Ele não nos ama menos. Isso pode entristecê-Lo e feri-Lo, mas não muda Sua disposição para conosco.
Ele nunca poderá nos amar mais do que já nos ama. Ele nos amou desde a eternidade passada e nos ama por toda a eternidade. Esse amor permanece o mesmo.
De certa forma, isso é difícil para o nosso eu natural aceitar: saber que Deus não pode me amar mais. Sempre sentimos que temos de fazer alguma coisa para merecer mais. “Se eu fizer isso, Ele vai me amar mais.” Não. Deus não pode nos amar mais. Podemos aceitar isso?
Sabemos que somos aceitos no Amado. Isso daria outra mensagem inteira; não vamos entrar nisso. Mas vejam esse grande amor que Ele tem por nós.
Sabem quem compartilhou isso? Foi Joyce Meyer. Agora, não estou endossando o ministério dela, mas também não o estou descartando. Ela é uma irmã, e devo preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz até que todos cheguemos à unidade da fé. Esse pensamento que ela compartilhou realmente significou muito para mim.
Quando pensamos no amor de Deus, para mim uma de suas maiores demonstrações tem sido o ano de 2020. Tenho sido muito grato por todo este ano. Ele nos mostrou uma das maiores demonstrações do amor de Deus em tempos recentes.
Sabem por quê? Porque Ele está nos abalando para chamar nossa atenção — abalando-nos para nos libertar das coisas que nos impedem de amá-Lo de maneira mais plena, abalando-nos para que não nos acomodemos nem fiquemos tão confortáveis na complacência.
Ele está nos abalando com uma pandemia, abalando-nos com a iniquidade, abalando-nos com desastres naturais, abalando-nos com a eleição. Tudo o que pode ser abalado será abalado. Todos estamos sendo sacudidos. Se uma dessas coisas não atinge você, a outra atinge.
Para fora da sua zona de conforto — seja qual for aquilo em que você se sentia confortável, está sendo abalado. As coisas que você gosta de fazer e as que não gosta estão sendo abaladas. Nossos conceitos estão sendo abalados. Até nossos conceitos religiosos e nossa segurança econômica estão sendo abalados.
Tudo está sendo abalado porque Ele deseja que não encontremos segurança em nada além Dele. Ele está nos dando esta oportunidade de nos aproximarmos mais Dele, de irmos a Ele e de crescermos em nossa vida Nele.
Quando passamos por todos esses diferentes abalos, o que vem à tona? Medo, incerteza, ansiedade. Temos de fazer coisas que não gostamos de fazer. Sentimo-nos impotentes. Sentimo-nos frustrados. Nossa mente vagueia por todos os “e se”. E se isso acontecer? E se aquilo acontecer?
Percebemos que muitas coisas que vivíamos no passado estão mudando, e não nos sentimos confortáveis com mudanças. Mas Deus tem dito: “Quero ser o seu conforto. Quero que todo o seu conforto esteja em Mim”.
Isso realmente está provando nosso coração, até mesmo nossa disposição em relação ao evangelho. Vemos tantas pessoas nas ruas praticando atos de violência e protestando. Faço, sim, uma distinção entre atos de violência e protestos, mas o que você sente por aqueles que estão praticando violência? Sente raiva? Sente indignação? Ou tem compaixão e ora para que o evangelho os alcance?
Você pode ter os três sentimentos ao mesmo tempo, mas precisamos nos certificar de que o evangelho esteja presente nisso. Esse é o coração. Esse é o amor de Cristo no qual precisamos entrar.
As circunstâncias deste ano trouxeram à luz, para muitos de nós, coisas das quais nem tínhamos consciência: diferentes pensamentos, opiniões e preferências. As coisas estão vindo à luz. Sempre tivemos injustiças, mas agora todas essas injustiças estão vindo à luz.
Elas atingem muitas áreas da nossa vida, mas é justamente aí que o amor de Cristo deseja ser derramado em nosso coração.
Ao olharmos para o amor de Cristo — para sua largura, seu comprimento, sua altura e sua profundidade —, queremos considerar por um momento as diferentes maneiras pelas quais ele afeta nosso coração e nossa vida.
Quando pensamos na largura do amor de Deus, ou do amor de Cristo, ele é tão amplo quanto toda a humanidade. Ele morreu por todos. Ken até mencionou João 3:16 nesta manhã.
Essa é a largura que alcança aqueles que parecem indignos de amor. Alcançou Judas. Alcança Hitler. Alcança Bin Laden. Alcança assassinos, pessoas que praticam abortos, estupradores, dependentes químicos, e assim por diante. Alcança cada um de nós.
Não há limite para a largura do Seu amor. Ele ama toda a humanidade. Como diz João 3:16:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira.
O mundo inteiro, não apenas a parte boa dele. Ele morreu por todos.
E quanto à largura do amor de Cristo em nós? A quem ele alcança? Alcança além da nossa família, além do nosso círculo de amigos, além destas quatro paredes? Ou o amor de Cristo em nós está confinado a estas quatro paredes?
Ele alcança além de um círculo de congregações com as quais temos contato? O amor de Cristo em nosso coração alcança todos os santos? Isso nos expõe muito rapidamente.
Essa é a beleza e a glória das coisas que estão sendo abaladas neste ano: que o amor de Cristo tenha, de fato, uma largura expressa por meio do povo de Deus. O que é o testemunho de Jesus? O que é a igreja? É a expressão da Sua vida.
Sua vida tem essa largura. Seu amor tem essa largura para alcançar toda a humanidade e todos os santos — não apenas aqueles que creem como nós, mas todos nós. Que o Senhor nos ajude.
O comprimento do Seu amor é eterno e imutável. Nunca começou e nunca termina. Louvado seja Deus. Pensem em até onde Ele foi para nos salvar. Cantamos sobre parte disso nesta manhã.
Vejam até onde Ele foi. Não havia nada que O impedisse de vir e morrer por nós.
E quanto ao comprimento do amor de Cristo em nós? Ele tem fronteiras? Temos limites quando somos mal compreendidos, quando discordamos, quando alguém tem uma opinião, uma interpretação, uma convicção política ou uma personalidade diferente?
Todos nós temos, naquele velho homem natural, preferências e preconceitos instantâneos. Uma pessoa pode entrar nesta sala e, imediatamente, com base em nossa própria experiência, em nossas preferências e em nossos preconceitos, já fazemos uma avaliação dela em nosso eu natural.
O amor de Cristo enxerga além disso e a vê como uma pessoa — um santo ou um santo em potencial. Queremos ser aqueles que possuem essa grande extensão de amor.
A altura é a glória à qual Ele nos conduz: estarmos assentados com Ele nas regiões celestiais. Um irmão descreveu Seu amor como uma escada em espiral pela qual o mais culpado pode subir da masmorra escura até o palácio real.
Louvado seja Deus, Ele nos tirou daquela masmorra escura e nos levou a um palácio real. A que altura Ele nos conduziu!
O maior exemplo da altura e da profundidade do Seu amor na vida de uma pessoa é Jacó. Vemos a altura do Seu amor no nome Israel. Vemos a profundidade do Seu amor no nome Jacó — a profundidade à qual Ele desceu.
Estamos experimentando a altura do Seu amor? O poder do Seu amor nos liberta de tudo o que nos arrastaria para baixo, para este mundo de desânimo. O poder desse amor nos liberta das coisas deste mundo.
O poder do Seu amor nos liberta da raiva, da frustração e de tudo o que pode surgir quando há um irmão com quem temos dificuldade, ou alguém de quem simplesmente não gostamos. O poder do Seu amor é maior do que isso? Esse é o testemunho.
Há uma profundidade no Seu amor. É a profundidade à qual Ele desceu para nos redimir e nos levantar. Não há pecado tão profundo, desânimo tão grande nem miséria tão extrema que Ele não possa descer até lá e nos trazer para cima.
Em Salmos 139:8, o texto diz:
Se fizer a minha cama no Sheol, eis que Tu ali estás.
Há uma profundidade no Seu amor.
Como a profundidade do nosso amor é demonstrada? E quanto àquela pessoa querida que caiu repetidas vezes, quando pensamos que ela já deveria saber agir melhor? Ainda descemos até ela e estendemos a mão para ajudá-la a se levantar?
Conversei com um irmão nesta semana, e ele me contou um provérbio chinês. Disse: “Só porque são necessárias três tigelas de arroz para encher o estômago de alguém, isso não significa que as duas primeiras não estejam fazendo efeito”.
O que isso significa? Talvez você esteja tentando ajudar alguém numa determinada situação. Você ajuda uma vez e não vê muita reação. Ajuda uma segunda vez e não vê muita reação. Mas então a terceira tigela traz alguma resposta.
Isso não significa que as duas primeiras vezes não contaram. Depois de andarmos uma milha a mais por alguém, estamos dispostos a andar uma segunda milha a mais? Estamos dispostos a andar uma terceira milha a mais? Essa é a profundidade à qual Deus foi para alcançar cada um de nós. Que também estejamos dispostos a fazer isso.
É fácil. Já experimentei isso em minha própria vida: “Bem, tentei uma vez. A pessoa não respondeu”. Para que Deus está nos chamando? Talvez Ele esteja nos chamando a agir novamente.
Em Efésios 3:17, o texto falava de Cristo habitando em nosso coração pela fé. Realmente cremos que não há fim para a largura e o comprimento do Seu amor, que não há fim para a altura e não há fim para a profundidade? Realmente cremos nisso?
Então surge a pergunta: como a realidade desse amor se concretiza em nossa vida? Qual foi a maior demonstração do amor de Cristo?
A maior demonstração do amor de Cristo é a cruz. Essa é a maior demonstração.
No Calvário, vemos o Senhor negando a Si mesmo, naquela disposição expressa em Lucas 22:42:
Não se faça a Minha vontade.
Quanto mais desejamos entrar nesse amor de Cristo, mais precisamos permitir que essa cruz opere em nós.
Toda vez que leio os Evangelhos, perto do fim, quando chego aos últimos capítulos e vejo quanto o Senhor teve de sofrer, tudo pelo que passou, aquele amor perseverante, sou convencido. Vejo como meu amor é superficial.
É um bom hábito: voltar e ler o final dos Evangelhos, a partir do Getsêmani. Ao longo de todos os Evangelhos, vemos Seu amor, mas, perto do fim, vemos a maior demonstração do Seu amor, ali mesmo no Calvário.
É assim que esse amor de Cristo se torna realidade. Estamos dispostos a isso? Se somos constrangidos por Ele, foi isso que Paulo disse em seu testemunho: “Sou constrangido pelo amor de Cristo, de modo que já não vivo para mim mesmo, mas para Aquele que me amou e morreu por mim”.
Isso é a cruz. É a cruz operando de verdade em Paulo, permitindo que esse amor se manifeste. A cruz estaria operando em nós?
Ele fez toda a provisão para nós. Nas situações às quais Deus nos conduz na vida, Ele fez toda a provisão para nós em Cristo. Ele nos deu não apenas Seu amor abundante, mas também graça abundante para atravessá-las.
Uma das coisas com que fomos desafiados em 2 Coríntios foi não receber a graça de Deus em vão. Às vezes ouço crentes dizerem: “Não consigo fazer isso. Não vou fazer aquilo”. Para mim, quando ouço “não consigo, não vou”, isso traz um verdadeiro desafio.
Estamos recebendo a graça de Deus em vão? Seu amor está disponível. Sua graça está disponível. Trata-se simplesmente de negarmos a nós mesmos. “Não consigo” é uma afirmação verdadeira. Eu não consigo, mas Ele consegue. É aí que nossa frase precisa continuar.
“Não consigo amar aquela pessoa. Não consigo conviver com aquela pessoa. Não gosto dela.” Isso é verdade. Há pessoas de quem não gostamos. Às vezes é difícil conviver com elas. Mas prosseguimos e dizemos: “Eu não consigo, mas Deus consegue”?
O amor de Cristo em mim tem largura, comprimento, altura e profundidade. Vou experimentar a fidelidade de Deus, experimentar o poder desse amor para vencer. Isso é vencer na Sua vida.
Como mencionei, nestes dias Ele está provocando muitos abalos para que possamos enxergar tudo aquilo em que temos confiado e encontrado segurança. Por causa do que estamos passando, percebemos que não gostamos de mudanças.
Até dentro de uma congregação, às vezes parte da nossa diversidade se manifesta de maneiras que antes não tínhamos realmente percebido. Temos muito mais pensamentos e opiniões do que nos chamados tempos normais. Durante 2020, muitos pensamentos, opiniões e perspectivas vieram à tona.
Não nos sentimos confortáveis com a diversidade. Não nos sentimos confortáveis com mudanças em nós mesmos. Mas permitimos que esse amor de Cristo nos ajude a atravessar isso e nos sustente?
Caso contrário, podemos cair na armadilha de julgar uns aos outros, de preferir uns em detrimento de outros. Se alguém tem determinada perspectiva ou opinião, dizemos: “Bem, eu estou certo; ele está errado”. Talvez essa pessoa apenas tenha uma perspectiva diferente. Isso não significa necessariamente que esteja certa ou errada.
Podemos dizer: “Eu consigo fazer isso. Fiz isto. Fiz aquilo. Portanto, sou mais espiritual do que eles?” Geralmente, são as pequenas atitudes da vida que podem provocar divisão. Tudo o que o inimigo precisa para introduzir aquela semente de divisão é uma pequena fresta.
Apenas uma pequena fresta, e aquela semente é plantada. Ela pode dividir irmãos e irmãs por meio de diferentes coisas. Tivemos muitas oportunidades para que isso acontecesse.
Seja quando falamos de máscaras — todos têm opiniões sobre máscaras —, seja quando falamos de nos reunir pelo Zoom ou presencialmente, louvado seja Deus, estamos nos reunindo. Alguns estão presentes, e outros estão pelo Zoom. Louvado seja Deus por isso.
Temos entre nós alguns que apoiam Biden e outros que apoiam Trump. Louvado seja Deus, porque isso é um desafio para nós. Sou grato porque não somos cem por cento a favor de Biden nem cem por cento a favor de Trump, pois, de repente, isso pode se tornar a base da nossa unidade.
Qualquer coisa além de Cristo que nos una precisa ser despedaçada. As pessoas têm o direito de ter opiniões políticas diferentes. Talvez não entendamos isso, mas o amor de Cristo nos sustenta em meio a essas diferenças?
Às vezes um jovem irmão pede para cantarmos um corinho. Nós, os mais velhos, pensamos: “Vou cantar isso, ou é superficial demais? Sou espiritual demais para cantar essa música”? Ou talvez uma pessoa mais velha peça um hino, e um jovem diga: “Ah, isso é tão sem vida. Não vou cantar”.
Se formos honestos, todos temos esses pensamentos e impressões quando as pessoas pedem diferentes cânticos, orações ou outras coisas. Podemos nos elevar acima dos nossos pensamentos e preconceitos e, mesmo nisso, cantar por amor a Cristo?
Cantar por causa da unidade que temos. Cantar para preservar a unidade no vínculo da paz, pelo testemunho de que podemos prosseguir juntos.
Como mencionei, na maioria das vezes não são grandes questões que provocam divisão. São essas pequenas coisas que podem se infiltrar e, de repente, tornar-se algo grande.
Que as atitudes dos outros não afetem nosso coração. Com tanta frequência, as atitudes dos outros afetam nossa maneira de pensar. Não estou falando agora das atitudes das pessoas do mundo. Estou falando do que acontece entre irmãos e irmãs.
Não permitamos que as atitudes de um irmão ou de uma irmã afetem o amor de Cristo em nosso coração. Que nos elevemos acima disso e realmente enxerguemos o que Deus está fazendo nestes dias. Ele está despedaçando todas as nossas pequenas zonas de conforto.
Nossa pequena caixa, que diz: “Deus age desta maneira”, está sendo despedaçada. Louvo a Deus por isso, e é por isso que sou tão grato por este ano.
Preciso concluir, mas que possamos enxergar que Seu coração de amor é muito melhor do que nossas pequenas mesquinharias — essas pequenas coisas mesquinhas que, às vezes, tornamos tão grandes. Que Seu coração de amor nos envolva de tal maneira que possamos deixar essas coisas de lado.
Reiterando: precisamos conhecer Seu ensino. Precisamos conhecer Seu coração e Seu propósito. Mas precisamos que essa visão se torne realidade em nosso coração e em nossa vida, por meio do amor de Cristo operando em nós de maneira mais plena e maior.
Assim, poderíamos entrar na realidade de estar arraigados e alicerçados em Seu amor — arraigados e alicerçados de tal maneira que fôssemos o testemunho que Ele nos chama a ser. Seríamos aqueles que demonstram, na vida, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do Seu amor.
Que sejamos aqueles que não recebem a graça de Deus em vão.
Para mim, essa é uma das razões pelas quais Paulo conclui essa oração com estes dois versículos maravilhosos, Efésios 3:20-21. À medida que permitimos que esse amor de Cristo opere em nós, ele volta a dar a glória a Deus.
Ora, Àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,
segundo o poder que opera em nós,
a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
Louvado seja Deus por isso. O Senhor pode nos tocar, e vemos o impossível. Pedimos alguma coisa, e Ele vai além do que pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós — o poder da Sua vida, o poder do Seu amor.
Há um poder que venceu a morte. Há um poder assentado no trono, vivendo em nós. Tudo é para a Sua glória.
Quando o amor de Cristo é visto em nosso coração e em nossa vida, quando o testemunho de Jesus é visto, quando nós, como congregação e como povo de Deus, somos conhecidos pelo amor de Cristo, Ele recebe a glória, porque as pessoas não estão reparando em nós.
Conversei com alguém recentemente e ouvi algo maravilhoso: quando você serve e não é notado, há uma beleza nisso. Alguns, quando servem, gostam de ser notados. Mas há uma beleza quando você serve e não é notado.
Quando esse amor de Cristo é formado e vivido em nosso coração e em nossa vida, não somos notados, porque as pessoas veem Cristo. Estamos apenas ali. É isso que Lhe traz glória. É isso que Lhe traz honra. É para isso que estamos aqui, irmãos e irmãs.
Portanto, neste dia de grandes abalos e batalha, que possamos parar por um momento e refletir de maneira renovada sobre o amor de Cristo. Que permitamos que ele toque as áreas da nossa vida.
Quando o Espírito nos convence, vamos dedicar tempo para permitir que essa convicção opere profundamente em nós, para nos libertar de qualquer outra coisa em nosso coração e em nossa vida na qual estejamos confiando ou encontrando conforto?
Vamos orar.
Senhor, somos gratos porque Tu nos amaste primeiro. Senhor, somos gratos porque, em Teu amor, desceste até nós e redimiste cada um de nós.
Senhor, somos gratos porque Teu amor nunca termina. Tu continuas, dia após dia, a operar em nós.
Senhor, também sou grato porque Tu não podes nos amar mais do que já nos amas. Que aprendamos a receber, de maneira mais plena e maior, esse grande amor, para que tudo retorne à Tua glória e honra. Em nome de Jesus, amém.