Vamos fazer mais uma oração, para continuarmos em Sua presença.
Senhor, nós Te agradecemos a cada semana por esta preciosa oportunidade de nos reunirmos aqui, juntamente com aqueles que, em todo o mundo, Te reverenciam. Somos gratos porque foste Tu Quem primeiro nos amou, e nos atraíste a Ti mesmo.
Temos podido nos alimentar à Tua mesa. E, Senhor, também somos gratos porque nos deixaste a Tua Palavra e o Teu Espírito Santo, para que possamos continuar nos alimentando deste pão da vida.
Pois, nesta manhã, partiremos esse pão da vida e nos alimentaremos de Ti — da Tua Palavra, ó Senhor —, que é a nossa verdadeira fonte de alimento. Sem isso, nada somos.
Por isso, Senhor, nós nos oferecemos a Ti. Abrimos os ouvidos do nosso coração ao que o Teu Espírito deseja nos dizer nesta hora e nestes dias. Em Teu maravilhoso nome, oramos. Amém.
Amém.
Temos compartilhado sobre este assunto, uma das chaves para a restauração. Começamos falando sobre como somos chamados a amar uns aos outros. Depois, na semana passada, vimos que devemos amar uns aos outros como Ele nos amou.
Nesta semana, queremos examinar este assunto: o amor de uns pelos outros conforme o vemos na vida de Jesus. Queremos percorrer Sua vida para enxergar o grande amor que O motivava em tudo o que fazia.
O desafio hoje é a nossa familiaridade com a vida de Jesus. Amamos as histórias, mas queremos ir além delas e enxergar Seu coração, Sua motivação — o porquê daquilo que Ele fazia.
Ao examinarmos a vida de Jesus, fazemos isso porque Ele é o Filho do Homem. Quando olhamos para o nosso Senhor e vemos como Ele é apresentado na plenitude de Seu nome, Senhor Jesus Cristo, percebemos que esses nomes não são usados de maneira leviana. Cada um tem um propósito muito específico.
Quando pensamos em Senhor, isso fala de Sua autoridade divina, de Sua autoridade e poder supremos e de Sua natureza divina. Quando pensamos em Jesus, isso fala mais de Sua humanidade como Filho do Homem. Quando falamos de Cristo, Ele é o Messias prometido, o Ungido para o povo judeu, e traz salvação ao mundo inteiro.
Ao longo das Escrituras, esses nomes são usados de forma intercambiável e em diferentes combinações: Senhor Jesus Cristo, Senhor Jesus, Jesus Cristo e até Cristo Jesus. Mas estamos usando particularmente o nome Jesus para nos concentrarmos em Sua humanidade como Filho do Homem, a fim de sermos encorajados, em nossa humanidade, a permitir que a vida que está em nós nos conduza àquela vida vitoriosa e bem-sucedida que Ele nos deu.
Como temos compartilhado, estamos examinando o contexto de João 13–17. Ele começa em João 13:1, e esse versículo realmente estabelece o cenário desses capítulos — a essência, o coração e o encargo que estavam sobre o nosso Senhor quando Se encontrava com Seus discípulos.
Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a Sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os Seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Ele sabia que Sua hora havia chegado. Sabia para onde ia: estava voltando para o Pai. Sabia que havia estado aqui com um propósito. Também sabia que aqueles que deixaria para trás eram completamente incapazes de fazer qualquer coisa por si mesmos.
Em Seu grande amor — tendo-os amado ao máximo —, Ele os estava preparando. Esses capítulos, João 13–17, os preparam para o que vem pela frente, para que pudessem enxergar e conhecer a plena suficiência de Cristo, o relacionamento com o Pai ao qual haviam sido conduzidos e sua preciosa comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Quando ouviram essas palavras pela primeira vez, em João 13–17, não as compreenderam plenamente. Mas, à medida que começaram a vivê-las, como vemos no livro de Atos, os olhos de seus corações foram se abrindo cada vez mais para compreender tudo o que o Senhor havia feito por eles.
Agora, estamos revisando — o Jim diz que um bom professor sempre revisa. Então, se esse é o critério do Jim, tenho de fazer isso. O contador que há em mim simplesmente seguiria adiante, mas vamos revisar um pouco aqui.
Nestes dias, ouvimos muito esta pergunta: o que Deus está fazendo? Somos gratos por saber que o nosso Deus é um Deus de propósito e um Deus de restauração.
Ele não está fazendo uma obra de restauração apenas nestes dias. Desde a queda de Adão, Ele vem realizando uma obra de restauração para trazer o povo de Deus, para trazer Sua criação, de volta ao que originalmente pretendia para eles.
Hoje, isso está realmente concentrado na restauração do testemunho de Jesus: o testemunho da vida de Seu Filho, o testemunho de Jesus no qual Sua autoridade como Cabeça é expressa entre Seu povo e Sua vida é manifestada por meio dele — não apenas individualmente, mas também coletivamente. Há esse testemunho: Ele está ali. Louvado seja Deus por isso.
A chave para essa restauração sempre começa no coração de cada irmão e irmã. Quando falamos de seguir o Senhor e permitir que Ele realize uma obra, trata-se de uma obra que Ele faz no coração.
A obra mais profunda que Ele realiza é dentro do nosso coração, levando-o a estar plenamente alinhado com o Seu. O coração do nosso Senhor Jesus era dedicado ao propósito de Seu Pai. Ele quer que o nosso coração seja despertado para conhecê-Lo — não apenas saber coisas a respeito dEle, mas conhecê-Lo em realidade e em vida: Seu coração, Seu desejo e Seu propósito.
Graças ao Senhor porque o Espírito Santo continua clamando a nós nesta hora, neste dia e neste tempo.
Há dois aspectos dessa restauração. Primeiro, há aquele relacionamento pessoal e íntimo com Ele — o relacionamento vertical, tão vital e essencial. É o próprio fundamento daquilo que temos com Ele. Isso é tipificado no livro de Esdras, quando eles retornaram para estabelecer seu relacionamento com Ele.
O segundo aspecto é o amor de uns pelos outros — o amor horizontal, o amor e o cuidado mútuos em nossos relacionamentos. É isso que vemos no livro de Neemias, onde juntos reconstruíram o muro, lado a lado, trabalhando em conjunto e ajudando uns aos outros.
João 13–17 registra a última ocasião em que o Senhor esteve com Seus discípulos antes da cruz. Ele estava prestes a demonstrar esse grande amor no Calvário e compartilhava com eles para prepará-los para o que viria.
Eles não sabiam o que vinha pela frente, mas Ele queria lhes mostrar a bênção à qual haviam sido conduzidos: a comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Nessa comunhão há segurança, paz, encorajamento, apoio, amor e unidade, como vemos exemplificado em João 13–17. Era para isso que Ele os estava preparando. Estava lhes mostrando o caminho e toda a provisão feita para cada um de nós. Somos gratos por isso.
Ao longo de João 13–17, há essa mensagem sobre conhecer. O conhecer aqui é realidade. Não se trata simplesmente de compreensão mental; trata-se de conhecer algo no coração, de conhecer a realidade dessa comunhão à qual fomos conduzidos, e não apenas falar a respeito dela.
É conhecer o amor pleno de que precisamos uns pelos outros e ser movidos por ele. O Senhor está clamando a nós — toda vez que participamos desta mesa — para que conheçamos o quanto o Pai nos ama.
Assim como o Pai O amou, Ele ama cada um de nós. Pensamos muito no amor de Jesus por nós, mas o amor do Pai também é muito forte. Precisamos conhecer a Pessoa e a obra do Espírito Santo.
Nosso Deus é um Deus de propósito, e está realizando essa grande obra de restauração tendo o fim em vista. Em Cristo, Ele fez toda a provisão para nós durante esse processo.
O grande consolo que temos é que Ele voltará. Assim como o William compartilhou à mesa, Ele voltará. Esse é um dos belos aspectos desta mesa: participamos dela até que Ele volte.
Que alegria temos em lembrar Sua morte e o maravilhoso testemunho da ressurreição — de que a morte não pôde retê-Lo — até que Ele volte. Isso coloca esperança em nosso coração.
Temos usado João 13:33-35 como nossos versículos temáticos. Na última vez, abordamos João 13:33 e a pequena expressão “filhinhos”. É uma expressão tão íntima, que mostra a maneira pessoal como o Senhor nos vê e nos considera.
Essa foi a única vez que o Senhor usou essa expressão, o que mostra sua importância — a intimidade e o amor que Ele tem por cada um de nós.
Na última vez, falamos sobre o novo mandamento e sua própria natureza, em João 13:34:
Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
Examinamos essa expressão no sentido amplo de “assim como Eu vos amei”. Desta vez, queremos olhar mais de perto para a maneira como esse amor de uns pelos outros é demonstrado e visto em Sua vida.
Esse amor é demonstrado e visto em Sua vida com um propósito. Esse propósito está em João 13:35:
Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Que testemunho é esse — não alguns, mas todos conhecerão. Quando virem a vida de Cristo em você, quando virem esse amor manifestado em você, saberão que você é discípulo dEle. Vocês têm esse amor uns pelos outros, algo que vai além de vocês mesmos. É por isso que Ele zela. É para isso que Ele está trabalhando.
Quando falamos do amor de Jesus, geralmente encontramos duas reações. Uma delas é: “Ah, eu ouvi falar disso a vida inteira”. Podemos tratá-lo como algo comum e, assim, desvalorizá-lo. Que isso nunca aconteça. Que nos arrependamos dessa atitude.
Esse amor é tão precioso. É sempre tão novo. O amor de Jesus não é algo de nível infantil. É algo que nunca chegamos a compreender plenamente nesta terra.
Alguns de nós temos contato com ele e dizemos: “Ah, sim, eu sei sobre o amor de Jesus”, e ficamos satisfeitos com tão pouco. Paramos. Em outras ocasiões, pensamos: “Nossa, falar do amor de Jesus… isso é elevado demais. Nunca vou conseguir entender”.
Bem, na verdade, isso é muito bom. É um ponto de partida. Você não consegue entendê-lo, então pare de tentar compreendê-lo com sua mente natural, porque Ele quer que você o aprenda pelo coração, por meio da vida nEle.
O ser humano tem tentado escrever sobre esse amor e compreendê-lo. Até em nossa adoração nesta manhã, houve tantas maneiras diferentes pelas quais as pessoas tentaram descrever o amor de Deus: imensurável, e assim por diante. Qualquer maneira que usamos fica aquém.
Tudo isso é verdade; tudo é um aspecto desse amor, e louvamos a Deus por isso. Mas não capta sua essência completa. Um dia, porém, graças ao Senhor, quando estivermos com Ele na eternidade, começaremos a compreender toda a sua essência. Não tenho certeza se, mesmo na eternidade, nós o compreenderemos plenamente, mas acho que compreenderemos muito mais do que compreendemos agora.
Paulo escreve sobre isso em 1 Coríntios 13, o capítulo do amor. Uma das expressões centrais é que conhecemos em parte e vemos de maneira obscura. Que consolo isso nos traz, porque muito do que vemos do Senhor, na verdade, só vemos e conhecemos em parte.
Mas, à medida que prosseguimos, experimentamos e aprendemos um pouco mais, de maneira cada vez mais plena. A parte que vemos é real. É absolutamente real — verdadeira e sólida —, mas não é toda a plenitude que existe.
Pense na sua salvação, justificação ou batismo. Quando você foi salvo, pensou: “Nossa, a salvação é maravilhosa. A justificação é maravilhosa. O batismo é maravilhoso”. Mas, à medida que prosseguiu, percebeu que aquilo que havia visto no início era apenas uma pequena parte, e essa compreensão foi crescendo, crescendo e crescendo.
Assim é o amor de Deus. Eu estava sentado aqui nesta manhã, e, quando você se senta aqui, pode olhar lá fora e ver esses belos cornisos.
Se você nunca esteve nesta região ou nunca viu azaleias e cornisos, pode olhar para fora nesta época do ano, quando começam a florescer, e dizer: “Nossa, são lindos. Veja aquele belo corniso lá fora”.
Então você volta na semana seguinte, e ele floresceu um pouco mais. “Nossa, está mais bonito.” Alguém daqui talvez diga: “Ah, sim, essas árvores são comuns. Nem são tão bonitas”. Espere um pouco.
No início, você vê em parte, e então aquele corniso continua florescendo, cada vez mais. Ele chega à plenitude, e então você diz: “Nossa”. Depois que vê essa plenitude, nenhuma das outras coisas satisfaz. Você fica sempre esperando uma manifestação maior.
É disso que estamos falando ao considerar o amor do Senhor. Nós o vemos em parte: “Ah, isso é maravilhoso. Ele me tocou. Ele me salvou. Ele me curou. Ele me restaurou. Ele me encorajou”.
Podemos ficar satisfeitos, mas não — Ele quer que isso se transforme em fome de conhecê-Lo mais, para que vejamos essa plenitude. Então, quando pensávamos conhecê-Lo como nosso lugar de segurança, passamos por uma provação e somos profundamente abalados.
Mas, por meio desse abalo, o que aprendemos? Cada vez mais sobre a segurança do amor de Cristo. Por meio dessas provações e tribulações, passamos a conhecê-Lo de verdade, cada vez mais. Somos gratos por isso.
Paulo fala de chegarmos a conhecer Sua plenitude. Em Efésios 3:19, ele faz um jogo de palavras:
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento; para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Como você pode conhecer algo que excede o conhecimento? Mas essa é a oração: conhecer o amor de Cristo, que excede o conhecimento, para ser cheio de toda a plenitude de Deus.
Paulo está dizendo que ora para que conheçamos, em nosso coração, a realidade do amor de Cristo. Em nós mesmos, não conseguimos compreendê-lo, porque ele excede o conhecimento humano. Mas, na realidade espiritual, podemos chegar a conhecer esse grande amor. Louvado seja Deus por isso.
Então, não paramos no conhecimento de uma parte dele; continuamos avançando em direção à plenitude de Seu amor.
A plenitude de Seu amor é apresentada nas Escrituras. Esse versículo foi lido durante nossa adoração hoje. Louvado seja Deus. João 3:16:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito; para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Irmãos e irmãs, sem a realidade desse versículo, não estaríamos aqui hoje. Esse versículo resolveu a questão para nós por toda a eternidade.
Que nunca o consideremos elementar ou simples, nem o menosprezemos. É uma das declarações mais profundas das Escrituras, uma das mais poderosas e uma das mais abrangentes.
É por isso que estamos aqui: tudo por causa de Seu grande amor, porque enviou Seu Filho para morrer por nós, para que nós, todos os que cremos nEle, não pereçamos, mas tenhamos a vida eterna. Louvado seja Deus.
No entanto, podemos olhar para esse versículo à nossa maneira e pensar que todo o amor de Deus está concentrado em mim. O amor de Deus passa a ser centrado em mim. Bem, Ele de fato nos ama assim, então não minimize isso. Mas há uma expressão ainda maior de Seu amor que Ele quer que vejamos.
Ele quer que Cristo habite em nosso coração, não apenas para nós mesmos e para nossa salvação individual. Ele quer que Cristo habite em nosso coração pela fé — não uma compreensão mental, mas algo que vai além do que talvez entendamos sobre a fé.
A fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade; e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento.
— Efésios 3:17-19
Observe aqui: já não se trata tanto de mim; trata-se de todos os santos. Isso está se ampliando. Compreender, com todos os santos, a largura, o comprimento, a altura e a profundidade — conhecer esse amor de Cristo sobre o qual lemos há pouco.
Isso nos conduz ao propósito mais pleno daquilo que Ele busca: experimentar a plenitude de Seu amor. Assim como Ele derramou Sua vida por cada um de nós, Ele quer que nossa vida seja derramada uns pelos outros.
Essa é a expressão maior de Sua vida entre Seu povo. Em Efésios, isso é expresso em Seu grande amor por Seu povo. Nós o chamamos de igreja; também pode ser chamado de corpo de Cristo ou família de Deus.
Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela; para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra; para a apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante; mas santa e irrepreensível.
— Efésios 5:25-27
Sim, isso começa com nossa salvação pessoal, mas Seu objetivo é que sejamos edificados juntos como Sua igreja. O amor edifica. O amor está no processo de edificação, realizando essa obra e nos edificando juntos.
Colossenses usa a expressão “unidos”. Eu amo essa expressão: entrelaçados, unidos para Ele. Porque essa igreja é Sua noiva. O Pai ama tanto o Filho que deseja que Seu Filho tenha essa companheira eterna, essa noiva.
É triste ver, nos dias em que vivemos, o quanto a palavra igreja perdeu sua força. A igreja é formada por aqueles que foram chamados para fora e reunidos a Ele.
Quando dizemos que Ele quer a igreja, nossa mente pode começar a olhar para a condição das coisas. Mas estamos falando de Sua igreja — a igreja pura, sem mancha e preciosa, formada por todos os Seus santos reunidos, purificados pelo sangue do Cordeiro, aquele resultado final que Ele busca.
Alguns dizem que se trata de uma igreja espiritual no céu. Mas, louvado seja Deus, irmãos e irmãs, é isso que Ele deseja para todos nós — muito além de nós como simples indivíduos.
Uma das coisas preciosas que temos compartilhado em João 17 é a maneira como nosso Senhor ora por Seus amados. Observe este aspecto específico das orações que Ele fez em João 17. Podemos passar por esses versículos de maneira tão descuidada; seria possível realizar uma conferência inteira sobre um só deles.
E Eu dei-lhes a glória que a Mim Me deste; para que sejam um, como Nós somos um.
— João 17:22
Ele nos deu essa glória com um propósito: que sejamos um, assim como Ele e o Pai são um. Compreendemos plenamente tudo aquilo para o qual Ele nos chama? Ele quer que experimentemos juntos, nEle, essa mesma unidade.
Eu neles, e Tu em Mim; para que eles sejam perfeitos em unidade.
— João 17:23
Não diz apenas que estaremos em unidade, mas que há um processo de aperfeiçoamento que Deus realiza para nos conduzir à unidade que temos nEle.
Paulo escreve em Efésios que temos a unidade do Espírito quando nascemos de novo. Todo crente que nasceu de novo tem a unidade do Espírito. Há um só corpo.
Na experiência aqui na terra, talvez não pareça assim. Mas todo santo tem essa unidade de espírito. Ainda assim, esse capítulo prossegue e diz, em Efésios 4:13:
Até que todos cheguemos à unidade da fé.
Muitas vezes, permitimos que a unidade da fé nos divida. Não vamos entrar nisso agora, mas isso nos mostra que a unidade na experiência não surge simplesmente do nada. Há um processo.
Esse processo é o amor de Cristo operando em nós — um amor que entrega a vida uns pelos outros, um amor que persevera até o fim. Mais uma vez, isso tem um propósito: que o mundo conheça.
Para que o mundo conheça que Tu Me enviaste; e que os tens amado a eles como Me tens amado a Mim.
— João 17:23
O Pai nos ama tanto quanto ama o Filho. Essa é uma declaração tremenda. É um lugar de grande segurança. À medida que passamos a conhecer o amor de Cristo, Ele quer que saibamos que, nesse amor, está o amor do Pai — o mesmo amor, o amor que há na Divindade.
Ao considerarmos o amor de Jesus, que enxerguemos a riqueza de Seu amor por cada um de nós. Há uma riqueza em Seu amor que Ele quer que exploremos, e ela vai muito além de mim.
Louvado seja Deus, Ele me ama. Louvado seja Deus, Ele morreu por mim. Mas há uma música antiga — agora vou revelar minha idade — que diz: “Estamos apenas começando”. Não consigo cantá-la, mas, quando Ele nos salva, está apenas começando.
Alguns de nós pensamos que tudo termina ali, mas não: Ele está apenas começando uma grande obra em nós. Ao vermos Seu amor pela igreja, Sua noiva, isso se tornará uma motivação dentro de nós. Louvado seja Deus por isso.
Vamos examinar mais especificamente a maneira como nosso Senhor Jesus nos amou em Sua vida.
Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei.
— João 13:34
Terminamos nesse ponto na semana passada. Jesus não diz “amai uns aos outros” de maneira ingênua. Ele sabe que não conseguimos fazer isso por nós mesmos.
Às vezes, precisamos chegar à realidade disso, porque pensamos que podemos amar certas pessoas por simpatia, de uma maneira baseada nas emoções. Mas não, isso vai muito além. É um amor verdadeiro, de coração, que vem do alto.
Ele sabe que não conseguimos guardar Seu mandamento, mas nos dá a provisão — Ele mesmo. Esse mandamento não nos impele a fazer algo de fora para dentro; é algo que vem de dentro. É o fruto de Sua vida, o fruto do Espírito.
O primeiro fruto do Espírito é o amor. Alguns interpretam que o fruto do Espírito é o amor, no singular, e que cada uma das outras qualidades desse versículo descreve esse amor de uma maneira muito específica.
A alegria é a força do amor. Havia uma alegria proposta a Ele, e Ele suportou a cruz. Essa alegria Lhe deu força para continuar avançando.
A paz é a segurança do amor. Ele disse, em João 14:27:
Deixo-vos a paz; a Minha paz vos dou.
Ele está realmente nos dando essa paz. Ele tinha paz da parte do Pai e diz que nos deixa a paz — Sua própria paz. Que segurança temos ao conhecer esse lugar de paz. Estar em paz com Deus é um lugar de grande segurança.
A paciência é a longanimidade do amor. Não consigo pensar em um exemplo melhor de Sua paciência do que Seus discípulos. Ele era tão paciente com eles. Dizia e fazia coisas, e eles não entendiam.
Ele perguntava: “Vocês entenderam isso?”. Eles respondiam: “Sim, entendemos. Entendemos”. E Ele sabia muito bem que não tinham entendido. Mas era tão paciente com eles — e é paciente conosco. Louvado seja Deus por isso. Essa é uma manifestação de amor.
A benignidade é a conduta do amor. Pense em como Ele foi bondoso com aquela querida mulher samaritana junto ao poço. Aproximou-Se dela com amor, bondade e mansidão, e a atraiu a Si.
Ele não corrigiu a teologia dela. Apenas lhe mostrou a Si mesmo: “Este é Quem Eu sou”. Isso abriu os olhos do coração dela. Louvado seja Deus por isso.
A bondade é o caráter do amor. Atos fala de como o Senhor andou fazendo o bem e curando as pessoas. Veja todas essas boas obras — a cura, a manifestação da bondade de Seu amor, expressando Seu próprio caráter.
A fidelidade é a confiança do amor. Ele era fiel. Havia confiança naquele amor que Ele tinha.
Pense nos momentos decisivos, como o monte da Transfiguração. Ele precisava ser fiel até o fim e não voltar. Poderia ter voltado ao céu como aquele único Homem perfeito no céu, mas não — Ele conhecia o propósito. Era movido por esse propósito a prosseguir até o fim.
Houve fidelidade ao passar pelo Getsêmani e fidelidade ao passar pelo Calvário.
A mansidão é a humildade do amor. Pense na mansidão que Ele demonstrou à mulher apanhada em adultério. Mais uma vez, Ele não a condenou, mas foi tão manso com ela, para restaurá-la e ajudá-la a seguir adiante.
Esses são apenas alguns exemplos. O assunto é amplo. Quando vocês começam a examiná-los, provavelmente conseguem pensar em vários outros.
O domínio próprio é a vitória do amor. Pense em como Ele, como aquele Cordeiro levado ao matadouro, não abriu a boca. Ele seguiu livremente o caminho da cruz.
Ele sabia o que estava diante dEle e permitiu que O levassem como um Cordeiro ao matadouro. Demonstrou essa grande vitória do amor.
Não importavam as circunstâncias que enfrentava ou aquilo pelo que passava: Ele sempre tinha tempo para derramar Seu amor pelos outros. Alguns O pressionavam a ir para um lado, e havia alguém necessitado em outro lugar. “Senhor, vem aqui.” Ainda assim, Ele tinha tempo para demonstrar Seu amor pelos outros.
Seu amor sempre tinha um propósito e um fim em vista. Ele queria que a realidade do amor da Divindade estivesse em nós.
João 15:12 repete o versículo temático:
O Meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei.
E então, em João 15:13:
Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Ele não era ingênuo. Sabia que estava indo para o Calvário. Sabia o que vinha pela frente. Era o Cordeiro morto desde a fundação do mundo. Veio à terra como uma oferta voluntária.
Mas também sabia que havia um tesouro especial que viera buscar. Queria cada um de nós e o testemunho de Si mesmo, para que nos tornássemos parte desse tesouro especial.
Ele negava a Si mesmo todos os dias. Às vezes, pensamos apenas em Sua ida ao Calvário e à cruz. Mas, ao examinarmos Sua vida, vemos que todos os dias Ele negava a Si mesmo, tomava diariamente Sua cruz e obedecia ao Pai.
Começamos com Sua encarnação. No início, quando preparei o slide, escrevi “Seu nascimento”. Mas, ao ler o livro do irmão Keng, Mas Vemos Jesus, ele disse que, tecnicamente, Jesus nasceu de Maria, mas já existia muito antes de vir a esta terra.
Ele era o Verbo que Se fez carne.
No princípio era o Verbo. E o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós; e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
— João 1:1, 14
Que maravilhosa foi Sua encarnação. Considere como Ele deixou o esplendor do céu. Desde toda a eternidade passada, tinha perfeita comunhão com o Pai e o Espírito Santo; ainda assim, havia em Seus corações o desejo de algo mais. Desejavam que Seu propósito fosse plenamente realizado.
Para que isso acontecesse, o Filho Se ofereceu voluntariamente e disse: “Eu irei e serei esse Cordeiro de Deus, para tirar os pecados do mundo e redimir a humanidade de volta ao Pai, para que tenhamos essa companheira para o Filho, para viver Conosco por toda a eternidade”. Louvado seja Deus por isso.
Ele nasceu de Maria. Considere Quem Ele era: o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Criador de tudo. Deus não escolheu alguém de prestígio nesta terra.
Havia aquela jovem serva em sua casa, desconhecida dos homens, mas conhecida por Deus. Ele a viu. O amor de Cristo vê cada um de nós.
Talvez nem todos sejamos conhecidos pelos homens por nossa grandeza e por essas coisas, mas cada um de nós é conhecido por Deus. Ele ama cada um de nós. Ele disse: “Ah, aquela é a Minha Maria”.
Ele nasceu em humildade, naquele velho e sujo cocho de animais. Não havia lugar para Ele. Os filmes e tudo mais embelezam a cena, mas não houve tratamento especial.
Às vezes, pensamos: “Ah, eu mereço um tratamento especial”. Não. O amor de Cristo entrou em ação. Foi o amor de Cristo que alcançou um Jacó por baixo e o levantou para ser um Israel.
Não foi Jacó. Foi o amor de Cristo que desceu às profundezas do desespero de Jacó, de sua natureza tortuosa — de todas as maneiras pelas quais você pode descrever Jacó. Por causa de Seu grande amor, Ele o levantou e o transformou em Israel. Louvado seja Deus.
Ele está fazendo isso e deseja fazê-lo em cada um de nós. Não dê ouvidos ao inimigo, que diz: “Deus não ama você. Deus não Se importa. Ele não pode fazer nada em sua vida”. Não, Ele pode. Ele é mais do que capaz, abundantemente capaz.
Como um bebê indefeso, Ele teve de fugir para salvar Sua vida. Não foi como se tivesse recebido tratamento especial, com anjos da guarda ao Seu redor para que nada acontecesse. Não, Ele passou por essas coisas para demonstrar esse amor.
Por ter nascido de uma virgem, as pessoas falavam e faziam comentários maldosos. Perceberam que Maria estava grávida e não era casada. Diziam: “Essa criança nasceu de fornicação”. Ele teve de conviver com isso durante toda a Sua vida e foi acusado disso publicamente, diante de Seu rosto.
Mas não permitiu que as acusações dos homens impedissem Seu amor pela humanidade. Pelas mesmas pessoas que O acusavam de ter nascido de fornicação, Ele entregou Sua vida — para salvá-las e redimi-las. Louvado seja Deus por isso.
Alguém nos insulta, e nós cortamos relações. “Esqueça isso.” Não. O amor de Cristo ama aqueles que não despertam nosso amor.
Durante Sua infância — os anos ocultos, aqueles trinta anos em que esteve oculto —, considere como isso é difícil para a carne. A carne sempre quer se vangloriar e ser vista.
Ele sabia que tinha um chamado sobre Sua vida. Sabia por que estava aqui. Conhecia o propósito. Ainda assim, por causa de Seu amor pelo Pai, esperou pela plenitude do tempo. Esperou o momento perfeito do Pai para começar Seu ministério.
Durante aqueles anos ocultos, Ele serviu e amou fielmente exatamente onde estava, até que chegasse o tempo de Deus para Ele.
Irmãos e irmãs, eu amo a maneira como Ele demonstrou esse amor de modo oculto. Ninguém realmente o via: amando Seus irmãos, embora eles não se importassem de fato com Ele.
Seus pais não O compreendiam plenamente. Quando ficou no templo, Ele disse, em Lucas 2:49:
Não sabeis que Me convém estar na casa de Meu Pai?
Ou:
Não sabeis que Me convém tratar dos negócios de Meu Pai?
Maria e José tinham alguma compreensão de Quem Ele era, mas só mais tarde compreenderam plenamente toda a extensão disso. Ainda assim, Ele assumiu a vida de um servo — a vida oculta, servindo quando ninguém mais percebia.
Eu louvo ao Senhor quando ouvimos, no corpo de Cristo, como tantas vezes certas coisas vêm à tona em um funeral. Alguém diz: “Ah, esse irmão fez isso por mim. Essa irmã fez aquilo”. E você fica sentado no funeral, dizendo: “Nossa, eles fizeram isso? Fizeram mesmo?”.
Às vezes, fazemos alguma coisa e dizemos: “Olha, eu levei uma refeição para eles. Eu fiz isso”. Mas, às vezes, é simplesmente aquela vida oculta do Senhor — aquele amor que não chama atenção para si, que não quer nada, mas apenas serve ao Pai e serve aos outros. Que amor é esse.
Quando começou Seu ministério público, Ele não teve uma recepção muito boa. Veio para os Seus, e os Seus não O receberam. Foi rejeitado.
Mas, louvado seja Deus, a rejeição dos homens — a rejeição daqueles mesmos a quem Ele veio — não afetou em nada Seu amor por eles.
Esse é um desafio na vida. Quando as pessoas rejeitam você, ainda há amor por elas? De repente, elas nos excluem das amizades nas redes sociais. De repente, não respondem à nossa mensagem. De repente, não temos mais notícias delas.
Nós simplesmente paramos? Desistimos e dizemos: “Bem, vou seguir para outra coisa”? Não. Ele os amou ao máximo. Amou até o fim. Ah, que lição há nisso.
Considere a tentação. Ele suportou a agonia de quarenta dias de jejum. Um dia de jejum já é uma agonia — pelo menos para mim. Mas nós O vemos jejuando por quarenta dias, e então veio a tentação.
É bom manter isso em perspectiva. Às vezes, pensamos que a tentação aconteceu durante os quarenta dias, mas não: o inimigo esperou até que Ele estivesse em Sua condição mais fraca. Então veio com a tentação.
Mas o amor O sustentou durante tudo aquilo, porque Ele tinha um propósito. Sabia que precisava continuar por causa do propósito do Pai.
Durante Seu ministério, as pessoas fizeram todas essas acusações. Ele não apenas foi rejeitado, mas alguns disseram que tinha um demônio. Quantos de vocês já foram acusados de ter demônios dentro de si? O que vocês pensaram da pessoa que os acusou disso?
Isso não afetou Seu amor por eles. É um amor que enxerga o que está por trás e vê além. Seus discípulos muitas vezes não O compreendiam, mas Ele continuou prosseguindo.
Ele também voltou a Nazaré. Havia sido criado ali e entrou na sinagoga. Era o lugar onde crescera. O texto diz que era Seu costume ir até lá.
Ele pegou o livro de Isaías e começou a ler. Todas aquelas pessoas O conheciam. Estavam felizes por vê-Lo de volta: “Olha, o pequeno Jesus está voltando agora. Veja, Ele está pegando Isaías. Vai ler”.
Ele leu a passagem de Isaías registrada em Lucas 4:18-19:
O Espírito do Senhor é sobre Mim, pois que Me ungiu para anunciar boas-novas aos pobres; enviou-Me para proclamar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos; para pôr em liberdade os oprimidos; para anunciar o ano aceitável do Senhor.
Que mensagem gloriosa. Então Ele fechou o livro, sentou-Se e disse, em Lucas 4:21:
Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
A atitude deles mudou completamente. De repente, ficaram furiosos. Estavam tentando matá-Lo.
Você vê a inconstância do ser humano. Em um momento, eles O amam; em outro, tentam matá-Lo. Em um momento, querem fazê-Lo rei; no seguinte, querem apedrejá-Lo.
Mas, louvado seja Deus, Seu amor pela humanidade — Seu amor por nós — não é inconstante de modo algum. Nunca muda. Não vacila. Apesar de tudo, Ele continuou avançando em meio a essas situações.
Na Transfiguração, Ele poderia ter voltado como aquele Homem perfeito, mas sabia que havia um chamado e um propósito de Deus em Sua vida. Precisava ficar e descer novamente.
Depois que desceu, firmou o rosto para ir a Jerusalém. Não era como decidir ir a Washington, D.C., para passear. Quando firmou o rosto para ir a Jerusalém, Ele sabia muito bem que estava indo para ser crucificado.
Ele iria morrer e ressuscitar ao terceiro dia. Não havia nada de ingênuo nEle. Sabia plenamente o que aconteceria, mas firmou o rosto. Era aquele propósito. Ele estava indo para lá.
Por quê? Porque vivia em um reino que não era deste mundo. Ele é descrito como um reino de cabeça para baixo.
No triângulo normal — os reinos desta vida —, o ser humano sobe ao topo e controla tudo. Mas, em Seu reino, temos o Rei servo ocupando o lugar mais baixo e servindo a todos os demais.
Esse é um belo exemplo. O triângulo preto é escuro e mau; o azul é celestial, luminoso e belo. São essas as cores ali, caso vocês não tenham entendido. Essa é minha habilidade artística. Desculpem por eu não ter um artista por perto para desenhar algo mais bonito.
Mas Ele viveu Sua vida como alguém que não era deste mundo. Fazia parte de outro reino. Às vezes, enquanto estamos neste mundo, ficamos um pouco apegados demais a ele.
Onde está nossa cidadania — nossa verdadeira cidadania? Em nossa verdadeira cidadania, nem precisamos de carteira de identidade, porque Ele conhece cada um de nós pelo nome. Ele nos chama pelo nome e diz: “Ah, este é Meu filho”. A que reino fomos conduzidos.
Então chegamos ao cenáculo. Abordamos isso bastante na semana passada, por isso não vou retomar tudo. Mas Ele sabia que Sua hora estava chegando.
Ele lavou os pés deles, inclusive os de Judas. Pense em amá-los ao máximo. Disse-lhes que um deles O trairia. Eles começaram a discutir sobre quem era o maior. Ele lhes disse que iria embora e que não poderiam acompanhá-Lo.
Que grande amor Ele tinha — preparando-os e fazendo-os saber o que viria. Esse é o amor que vemos à mesa: a certeza de que Ele continua nos amando e de que voltará para nos buscar.
Chegamos ao Getsêmani. Quando chegamos ao Getsêmani e ao Calvário, esses são capítulos realmente difíceis até mesmo de abordar. Há uma reverência ligada a eles e algo inteiramente além de nós.
Que o Senhor fale ao nosso coração por meio daquilo que disse em Lucas 22:42:
Não se faça a Minha vontade, mas a Tua.
Sua vontade era perfeita; a nossa não é. Temos desejos pecaminosos.
Mas, louvado seja Deus, Ele sabia por que havia vindo e precisava passar por isso. Ele lutou. Eu valorizo a luta pela qual teve de passar. Há uma intensidade aqui.
Ainda assim, apesar desses acontecimentos, Ele amou ao máximo. Houve a agonia, o suor, e nem mesmo aqueles que estavam mais próximos dEle conseguiram orar com Ele por uma hora. Foram vencidos pelo espírito daquele momento.
Então houve a experiência concreta do beijo de Judas. Mesmo naquele momento, Ele ainda procurava restaurar Judas. Estendeu a mão a ele.
Foi abandonado por todos os Seus discípulos restantes. Foi abandonado pelos homens. Parecia estar sozinho ali, mas não estava. Seu Pai estava com Ele. Seu Pai nunca O abandonou.
Isso me faz lembrar de como Paulo, no fim de sua vida, em 2 Timóteo, disse: “Todos me abandonaram”. Mas ele não parou aí. O que disse em 2 Timóteo 4:17?
Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me.
Esse é o amor que nos sustenta. Todos podem nos abandonar. Não sabemos o que vai acontecer pela frente. Não sabemos.
Essas circunstâncias terríveis não afetaram Seu amor por nós. Ele sofreu, sim, mas continuou amando e prosseguindo até o fim.
Então Ele seguiu para o Calvário. Isso é sagrado e inspira reverência; quase hesitamos em tocar no assunto. Mas Ele teve de suportar a prisão, ser despido, ridicularizado, ter aquela coroa de espinhos pressionada sobre Sua cabeça, receber cusparadas e ser espancado.
Esse é o Rei dos reis. Esse é Aquele que nos amou e morreu por nós.
Ainda assim, em Seu grande amor, em meio a todo o Seu sofrimento, pôde dizer, em Lucas 23:34:
Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.
Não consigo compreender isso. Simplesmente não consigo. É o amor de outro reino, não deste mundo.
Mesmo em meio à cruz, Ele não estava pensando em Si mesmo. Estava cuidando de Sua mãe: “João, cuide dela”. Olhou para João: “Cuide dela”.
Os dois ladrões estavam ao Seu lado. Ele ainda desejava que fossem salvos e Se voltava para eles. Amou cada um ao máximo, até o fim. Louvado seja Deus.
Ao examinarmos e considerarmos esse amor visto na vida de Jesus, percebemos, de modo geral, que Cristo tinha um propósito, e esse propósito governava Sua vida.
Nós temos esse propósito? Recebemos aquilo que o Senhor deseja e busca? Ao enxergarmos o coração amoroso de Deus, se enxergarmos o amor de Cristo, veremos além de nós mesmos.
Veremos o que está no coração de Deus e qual é Seu propósito, e isso também nos capacitará a prosseguir: o amor de Seu Pai, o amor pela humanidade e o amor pela igreja.
Ele deseja que nosso amor uns pelos outros seja manifestado em nossa vida em conjunto, com esse mesmo propósito. É aí que chegamos a João 13:35.
Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Seu propósito e Seu coração são ter uma expressão viva, visível e coletiva de Sua vida e de Seu amor nesta terra — para servir a Seu povo, servir a Seu propósito e ser esse testemunho.
É aquele testemunho visível ao mundo e aos poderes invisíveis: Sua vida expressa, o testemunho de Jesus.
Isso vai além de nós individualmente. Há uma barreira que precisamos romper dentro de nós para enxergar que a obra que Deus está fazendo vai além de mim. Estou incluído nela, e isso é maravilhoso — todas as bênçãos que recebo —, mas o propósito e o desejo finais vão além de mim.
Está em Seu coração ter essa noiva para Seu Filho, essa expressão coletiva de Seu povo. Quando as pessoas virem Seu testemunho, que vejam pessoas amando umas às outras como Ele as amou.
Que vejam isso sendo vivido de uma maneira especial: pessoas entregando a vida por outros a quem não se sentiriam naturalmente inclinadas a servir.
Uma coisa é servir alguém de quem você gosta e a quem respeita, mas isso vai além. Que vejam pessoas servindo, cuidando e amando os outros sem ganho pessoal nem reconhecimento — apenas um serviço oculto a Ele.
Quando olharem para Seu povo, que digam: “Certamente o Senhor está entre eles”. Como Jacó disse ao despertar do sonho, em Gênesis 28:16:
Na verdade o Senhor está neste lugar.
Que as pessoas tenham essa certeza ao olhar para Seu povo e ver a vida de Cristo expressa por meio dele: “Certamente o Senhor está no meio deles”.
Esse é o maravilhoso testemunho que aconteceu não apenas no período do Novo Testamento, mas também durante os séculos I e II. Eles ainda estavam sob o domínio do governo romano, e a perseguição estava começando.
Há numerosos testemunhos registrados de soldados romanos. Esses soldados escreviam reclamações, mas algumas das coisas que diziam sobre os cristãos eram maravilhosas, porque não conseguiam entendê-los. Era algo tão diferente da mentalidade de um soldado.
Diziam que os cristãos habitavam em seus países, mas simplesmente como peregrinos. Não estavam fincando raízes aqui; estavam de passagem. Havia algo mais diante deles.
Casavam-se como os outros e tinham filhos, mas não destruíam seus descendentes. O aborto e a morte de bebês indesejados eram práticas frequentes naquela época, mas não entre os cristãos.
Isso era tão perceptível que os distinguia: “Nossa, essas pessoas não matam seus bebês. Elas amam ter filhos”.
Um escritor disse: “Eles têm uma mesa em comum, mas não um leito em comum”. Havia muita imoralidade e muitos leitos compartilhados na sociedade, mas os cristãos tinham aquela mesa em comum. Compartilhavam uns com os outros.
Passavam seus dias na terra, mas eram cidadãos do céu. Amavam todas as pessoas, fossem crentes ou não. Amavam a todos, e também eram perseguidos por eles. Mas continuavam amando. Como explicar isso?
Que testemunho é esse. O testemunho desses crentes realmente levou à salvação de alguns soldados romanos e de outras pessoas pelo mundo naquela época.
Eram insultados, mas se alegravam e abençoavam. Quando faziam o bem, eram punidos como malfeitores. Algumas dessas coisas parecem familiares hoje, não parecem? Se você faz o bem, é considerado mau.
Mas, se olhar para isso, verá que essa era a vida que Jesus viveu. Era Sua vida expressa por meio dessas pessoas, por meio de Seu corpo. Essa é a questão: onde está esse testemunho hoje?
Vamos parar por aqui hoje. Em algum momento, não sei quando, vamos continuar e examinar as expressões “uns aos outros” — a manifestação prática de Seu amor em nossa vida uns com os outros.
Como mencionei, a expressão “uns aos outros” é usada mais de cinquenta vezes nas Escrituras: aceitar uns aos outros, humilhar-se diante uns dos outros, viver em paz uns com os outros, ter compaixão uns dos outros e amar uns aos outros. Isso se manifesta de maneiras muito práticas em nossa vida.
A maioria dessas instruções é positiva. Algumas são negativas: “Não murmureis uns contra os outros”. Não sei por que o texto diria isso. Nunca ouvi um crente murmurar contra outro crente.
“Não façam fofocas uns dos outros.” Bem, isso não se aplica, então não vamos nos preocupar com essa.
Mas vamos concluir e encerrar por hoje.
O Senhor está interessado em Seu testemunho hoje. Hoje é o dia da salvação. É isso que Ele procura: que Sua vida seja manifestada.
Ao olharmos ao redor hoje, vemos que, em geral, nos afastamos dEle. Como povo de Deus, não estamos onde deveríamos estar.
É por isso que estes dias são chamados de era de Laodiceia. Aquela igreja em Laodiceia disse: “Somos ricos e de nada temos necessidade”. E Ele disse: “Arrependam-se. Comprem de Mim aquilo de que precisam para essa restauração”.
Nós nos afastamos de Seu coração e de Seu propósito. Quando você se afasta dEle, também se afasta de Seu coração e de Seu propósito. Isso enfraqueceu Seu testemunho na terra.
Infelizmente, uma das coisas mais profundamente afetadas por isso é o interesse por Seu evangelho. O evangelho em si não foi enfraquecido. Não quero dar essa impressão a ninguém. Seu evangelho é verdadeiro, firme, certo e um fato.
Mas o interesse por Seu evangelho — a abertura para recebê-lo — tem sido bloqueado nestes dias, porque as pessoas olham para os cristãos e dizem: “Não quero ser assim. Eles estão brigando entre si, se dividindo e levando uns aos outros aos tribunais”.
Isso afetou o interesse pelo evangelho à medida que ele é anunciado. Louvado seja Deus, ele continua poderoso. Não entendam mal isso.
Mas Ele continua amando todos nós ao máximo. Ele está conosco. Que respondamos ao Seu amor, porque Seu amor nos toca.
Queremos orar para que o Senhor nos revele novamente Seu amor de uma maneira que vá muito além do que já experimentamos. Graças ao Senhor pela parte que vimos e por aquilo que ainda vemos de maneira obscura. Somos gratos por isso, mas queremos ver muito mais.
Quero ver Seu amor de uma maneira que possamos ser governados por ele. Paulo disse que o amor de Cristo o governava — o constrangia.
É um amor no qual nos rendemos a Ele, deixando de viver para nós mesmos e passando a viver para Aquele que primeiro nos amou e morreu por nós. O amor de Cristo precisa ter um impacto prático em nossa vida diária.
Por meio da operação de Seu amor, que recuperemos essa realidade visível, esse mesmo testemunho do amor e da unidade que temos nEle. Louvado seja Deus, irmãos e irmãs, ainda se chama hoje. Não é tarde demais.
Deus está clamando, com um clamor de amor, para que cada um de nós enxergue novamente Seu grande amor. Nenhum de nós viu toda a sua plenitude. Todos queremos vê-lo mais.
Que tenhamos o coração aberto a Ele, desejoso dEle, movido por Seu propósito. Ao enxergarmos Seu coração, que nosso coração seja movido por Seu propósito.
“Senhor, Tu tens um fim em vista, e eu quero fazer parte disso. Não quero ser um obstáculo. Não quero atrasar Tua obra. Quero apressar Tua volta. Quero que Tua noiva esteja pronta.”
“Senhor, eu me rendo a Ti. Mostra-me como amar os irmãos. Mostra-me como amar aqueles que não despertam meu amor.” É outro reino.
Mas, louvado seja Deus, há uma vida dentro de nós que já venceu. Essa vida dentro de nós — essa vida plenamente vitoriosa — deseja simplesmente irromper e se manifestar a nós e a este mundo, para que Seu reino venha e Sua vontade seja feita nesta terra como é feita no céu.
Que clamemos com grande sinceridade: “Vem, Senhor Jesus. Vem, Senhor Jesus”.
Alguns de nós clamamos “Vem, Senhor Jesus” por motivos egoístas: “Senhor, vem me tirar dessa confusão”. Tudo gira em torno de nós. Não gira em torno dEle.
Queremos orar: “Senhor, vem, Senhor Jesus, para que Teu coração seja satisfeito, porque Tua noiva está pronta. Para que aquela grande festa de casamento aconteça. É por isso que queremos que venhas: para Tua satisfação”.
Tu entregaste Tua vida por nós e tens Te doado a nós ao longo de todos estes anos. Tu nos amaste tanto. Queremos ficar do Teu lado — pelo Teu coração, pelo Teu propósito e pelo Teu desejo —, para que recebas tudo o que deves receber e a que tens pleno direito.
Que o Senhor revele em nosso coração, de maneira mais plena e maior, Seu grande amor por nós, a nós e por meio de nós. Vamos orar.
Senhor, mais uma vez nos encontramos tocando apenas as bordas dos Teus caminhos ao abordarmos esse amor de Cristo.
Mas, Senhor, uma coisa sabemos e temos firmado em nosso coração: Tu nos amaste ao máximo e fizeste toda a provisão para a vida e a piedade em Cristo Jesus.
Senhor, temos Teu amor dentro de nós e queremos ser aqueles que respondem a esse amor.
Senhor, Tu zelas por revelar Teu Filho em nossa vida. Tu zelas por nos revelar Teu coração e Teu propósito. Que não resistamos a essa revelação. Que não digamos: “Ah, isso é elevado demais. Não consigo entender”.
Não. Queremos permitir que faças a obra que desejas realizar na vida de cada um de nós individualmente e, ainda mais, em nossa vida em conjunto.
Senhor, oramos isso por nós mesmos. Oramos isso por todo o Teu povo, pelos Teus santos. Senhor, derrama Teu amor. Derrama Tua vida.
Leva-nos a cair de joelhos em arrependimento diante de Ti, para que sejamos levantados em vitória, conhecendo uma vitória maior que temos em Ti, Senhor. Em Teu precioso nome, amém.