Somos gratos por podermos nos reunir novamente este ano. Enquanto os irmãos estiveram diante do Senhor, este pensamento lhes foi colocado no coração: Cristo como nossa visão.
De muitas maneiras, isso pode parecer muito genérico. Mas creio que o Senhor tem algo muito específico que deseja falar ao nosso coração e à nossa vida enquanto nos reunimos neste fim de semana.
Vamos abrir em Colossenses 1. É de lá que vem o versículo do tema.
O versículo do tema é Colossenses 1:17, mas vou começar em Colossenses 1:13, porque todo esse trecho fala do nosso maravilhoso Senhor. Na versão New American Standard, há um pequeno subtítulo que diz: “O Cristo incomparável”.
Pois Ele nos libertou do domínio das trevas
e nos transferiu para o reino do Seu Filho amado,
em Quem temos a redenção, o perdão dos pecados.Ele é a imagem do Deus invisível,
o primogênito de toda a criação.Pois por Ele foram criadas todas as coisas,
tanto nos céus como na terra, visíveis e invisíveis,
sejam tronos, sejam domínios, sejam principados, sejam autoridades;
todas as coisas foram criadas por meio Dele e para Ele.Ele é antes de todas as coisas,
e Nele todas as coisas subsistem.— Colossenses 1:13-17
Creio que está no coração de todos nós neste fim de semana, ao nos reunirmos — e como foi apresentado no site e nos boletins que recebemos —, um desejo verdadeiro de contemplarmos Cristo de maneira renovada em nossa vida.
Temos ouvido muito a respeito Dele ao longo destes anos. Mas, enquanto vivemos nestes últimos dias, há um grande encargo para que o Senhor nos revele Seu Filho de uma maneira muito nova e real.
Enquanto estivermos juntos, o irmão Stephen compartilhará sobre vê-Lo, o irmão Dana compartilhará sobre conhecê-Lo, e o irmão David compartilhará sobre segui-Lo. É um chamado a todos nós nestes últimos dias.
Cantamos este hino antes de eu subir aqui. Ele tem estado em meu coração nestas últimas semanas. Ao olharem para a primeira linha, meu desejo é que este seja o nosso testemunho ao final deste fim de semana:
Tu Te fizeste para mim
Uma realidade viva e luminosa.
Senhor, ao nos reunirmos em Tua presença, viemos com o coração alegre. Assim como escreveu o autor do hino, transformamos essas palavras em uma oração.
Senhor, desejamos que Tu Te tornes realidade para cada um de nós; que, no frescor e na unção do Teu Espírito Santo, tenhas liberdade para agir no coração e na vida de todos nós, atraindo-nos a Ti de uma maneira renovada.
Que assim possamos ver-Te cada vez mais, conhecer-Te de maneiras que nunca conhecemos e seguir-Te plenamente todos os dias da nossa vida. Entregamo-nos em Tuas mãos. Em nome de Jesus, amém.
Enquanto eu considerava este tema e orava, uma pequena expressão veio ao meu coração. Os irmãos não me deram uma tarefa específica, então tenho total liberdade aqui.
Mas uma pequena expressão veio ao meu coração: “como quem vê Aquele que é invisível”.
Isso se refere a Moisés, em Hebreus. Abram em Hebreus 11. É um maravilhoso testemunho da vida de Moisés, e é um verdadeiro segredo de sua vida: ver Aquele que é invisível.
Na verdade, esse é o segredo da vida de todos nós. O Senhor escolheu destacá-lo por meio de Moisés.
Vamos começar em Hebreus 11:23, onde temos o maravilhoso testemunho que o Espírito Santo dá a respeito dos pais de Moisés e do próprio Moisés.
Pela fé, Moisés, quando nasceu, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que era uma criança formosa; e não temeram o decreto do rei.
Pela fé, Moisés, quando já era adulto, recusou ser chamado filho da filha de Faraó;
escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que desfrutar os prazeres passageiros do pecado;
considerando o opróbrio de Cristo uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, pois contemplava a recompensa.Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei;
pois perseverou como quem vê Aquele que é invisível.— Hebreus 11:23-27
A New American Standard, assim como a maioria das outras traduções, diz: “como quem vê Aquele que é invisível”.
O Espírito Santo também registra para nós um retrato da vida de Moisés. Quando Estêvão deu seu testemunho em Atos 7, temos ali um belo resumo da vida de Moisés. A maioria de nós conhece sua vida; seu relato é muito extenso. Contudo, nesses versículos de Atos 7, temos um maravilhoso retrato — um panorama, uma visão geral — de sua vida.
Abram em Atos 7. Começaremos a leitura em Atos 7:17.
Mas, à medida que se aproximava o tempo da promessa que Deus havia assegurado a Abraão, o povo cresceu e se multiplicou no Egito;
até que se levantou outro rei sobre o Egito, que nada sabia a respeito de José.Esse rei agiu astutamente contra a nossa raça e maltratou nossos pais, obrigando-os a abandonar seus recém-nascidos para que não sobrevivessem.
Foi nesse tempo que Moisés nasceu; e era formoso aos olhos de Deus.
Durante três meses foi criado na casa de seu pai.Depois de ter sido abandonado, a filha de Faraó o recolheu e o criou como seu próprio filho.
Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras.Quando estava próximo dos quarenta anos, veio-lhe ao coração visitar seus irmãos, os filhos de Israel.
Vendo um deles ser tratado injustamente, defendeu-o e vingou o oprimido, matando o egípcio.Ele supunha que seus irmãos compreendessem que Deus lhes estava concedendo libertação por meio dele;
mas eles não compreenderam.— Atos 7:17-25
Olhem novamente para esse versículo. Voltaremos a ele mais adiante:
Ele supunha que seus irmãos compreendessem que Deus lhes estava concedendo libertação por meio dele;
mas eles não compreenderam.— Atos 7:25
No dia seguinte, apareceu a dois deles que estavam brigando e tentou reconciliá-los em paz, dizendo:
“Homens, vocês são irmãos; por que maltratam um ao outro?”Mas aquele que maltratava seu próximo o afastou, dizendo:
“Quem o constituiu governante e juiz sobre nós?
Você não pretende me matar como matou o egípcio ontem, pretende?”Ao ouvir essas palavras, Moisés fugiu e tornou-se estrangeiro na terra de Midiã, onde teve dois filhos.
Passados quarenta anos, um anjo lhe apareceu no deserto do monte Sinai, na chama de uma sarça ardente.
Quando Moisés a viu, ficou admirado com a visão;
e, ao se aproximar para observar melhor, veio a voz do Senhor:
“Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”.Moisés tremia de medo e não ousava olhar.
Mas o Senhor lhe disse:
“Tira as sandálias dos teus pés, pois o lugar onde estás é terra santa.
Certamente tenho visto a opressão do Meu povo no Egito e ouvido seus gemidos, e desci para libertá-lo;
vem agora, e Eu te enviarei ao Egito”.Esse Moisés, a quem rejeitaram, dizendo: “Quem o constituiu governante e juiz?”,
foi aquele que Deus enviou como governante e libertador, com o auxílio do anjo que lhe apareceu na sarça.Foi ele quem os conduziu para fora, realizando prodígios e sinais na terra do Egito, no mar Vermelho e no deserto durante quarenta anos.
— Atos 7:26-36
Enquanto esse versículo sobre Moisés me impressionava — aquilo que governava sua vida, perseverar como quem vê Aquele que não se vê, ou ver Aquele que é invisível —, eu pensava nisso em relação a esta conferência e ao seu tema.
É assim que gostaria de abordar a vida de Moisés nesta noite: Moisés vendo o Senhor, Moisés conhecendo o Senhor e Moisés seguindo o Senhor.
Ao olharmos para Moisés, vemos que essa foi uma experiência revolucionária para ele. Na verdade, é uma experiência revolucionária para cada um de nós. Quando temos esse encontro com o Senhor, já não somos os mesmos. Algo muda.
Na vida de Moisés, quando ele teve esse encontro com o Senhor, toda a sua vida foi transformada.
Quando foi a primeira vez que Moisés viu o Senhor? A primeira vez que se registra que Moisés viu o Senhor está em Êxodo 3, no relato da sarça ardente que não se consumia.
Esse é o primeiro registro. No entanto, ao lermos a respeito de Moisés, temos no coração a percepção de que ele conhecia algo do Senhor. Moisés já havia visto algo do Senhor antes daquele momento.
Mesmo ao olharmos para Atos 7:25, vemos que Moisés tinha uma percepção interior. Com esse encargo, ele foi até seu povo para ser o libertador. Não compreendia por que eles não o reconheciam como libertador.
Ele tinha essa percepção no coração. Foi até seu povo para libertá-lo. É precioso como Moisés é descrito ali: ele foi até seus irmãos. Sabia quem era sua família. Sabia quem era realmente seu povo.
Como Moisés tinha essa percepção interior? Como sabia que, um dia, Deus libertaria o povo de Israel? Como Moisés tinha esse conhecimento, essa percepção dentro de si?
A resposta é muito simples: sua mãe — seus pais. Eles haviam colocado a Palavra de Deus em seu coração desde pequeno.
Ao lermos Hebreus 11, vemos que muitos dos filhos de Israel, enquanto estavam no cativeiro no Egito, simplesmente haviam desistido. Seguiam os caminhos do Egito. Adoravam os deuses do Egito.
Mas, graças ao Senhor, em meio a tudo isso havia um remanescente fiel. Havia uma família em particular: a mãe e o pai de Moisés.
Eles sabiam, pela Palavra de Deus, por aquela promessa feita a Abraão anos antes, que depois de quatrocentos anos Deus libertaria Seu povo daquela terra. Tinham essa Palavra no coração e criam nessa promessa.
Conheciam a Palavra de Deus e conheciam os tempos em que viviam. Disseram: “Esse tempo está se aproximando, e estamos tendo um filho. Precisamos preparar esta criança para essa transição”.
Talvez não soubessem se Moisés seria o libertador, mas sabiam que Deus levantaria alguém. Sabiam que esse era o tempo em que Deus agiria, e prepararam seu filho para isso.
Foi muito semelhante ao que aconteceu com Daniel. Enquanto estava na Palavra de Deus, Daniel viu que, depois de setenta anos, Deus agiria. Daniel dispôs seu coração a orar e a se preparar para aquele grande retorno da Babilônia a Jerusalém.
Somos gratos porque, quando Moisés nasceu, sua mãe e seu pai cuidavam dele.
Sabemos que Moisés nasceu sob uma sentença de morte. Todas aquelas crianças deveriam ser mortas. Com um coração cheio de amor, seus pais viram aquela criança formosa e a mantiveram em casa durante três meses.
Quando já não era possível mantê-lo ali, fizeram uma pequena arca. Pela fé, confiaram Moisés ao Deus vivo e colocaram aquela arca na água.
Sabemos como a filha de Faraó desceu e encontrou a arca, e a irmã de Moisés, por pura coincidência, estava ali. Quando a filha de Faraó encontrou a arca, a irmã de Moisés disse: “Quer que eu vá buscar uma ama para a senhora?”
É claro que ela foi buscar a mãe de Moisés. A filha de Faraó confiou-lhe a criança, e o texto diz que ela o amamentou.
Não sabemos por quanto tempo ela o amamentou. Se quiserem ver uma variedade de opiniões, leiam os comentários sobre quanto tempo a mãe de Moisés cuidou dele. Há todo tipo de especulação. A Bíblia se cala a esse respeito, então não precisamos saber.
Mas sabemos que ela esteve com ele tempo suficiente para implantar a Palavra de Deus em seu coração.
Enquanto estava ali, ela plantou nele essa Palavra de Deus. Embora ele tenha sido exposto, ao longo da vida, a todas as riquezas e tesouros do Egito, havia dentro dele a percepção de que aquele não era realmente seu lar. Não era ali que ele pertencia.
O irmão Sparks disse que, por meio da Palavra de Deus, Moisés tinha dentro de si esse senso de destino divino. Tinha esse destino divino: embora estivesse no Egito, não era do Egito.
A lição evidente aqui é para os pais: o valor de implantar a Palavra de Deus no coração de uma criança. Isso dispensa comentários.
O precioso aqui é que eles fizeram isso pela fé. Não sabemos se chegaram a ver o fruto de seu trabalho nesta terra. No céu, na eternidade, estão vendo o fruto de seu trabalho.
Não sabemos quantos anos tinham quando todo o restante da vida de Moisés se desenrolou. Eles desaparecem do relato. Mas fizeram isso pela fé.
Mesmo que você não veja o resultado ou o fruto do seu trabalho, quando ele é realizado pela fé, esse fruto surgirá. Louvado seja Deus, esse fruto surgiu por causa de uma mãe fiel e de um pai fiel.
Ao longo de tudo isso, Moisés tinha essa percepção dentro de si, e ela o sustentava. Vemos isso repetidamente nas Escrituras.
Vemos isso na vida de José. Quando era jovem, José teve aqueles dois sonhos. Ele não compreendia realmente o que os sonhos significavam. Não conseguia interpretá-los e não tinha entendimento deles.
Mas, de alguma forma, enquanto o Senhor conduzia José ao longo da vida, começou a tornar aqueles sonhos claros. José passou a ter entendimento e sabedoria a respeito do chamado e do destino sobre sua vida. Aqueles sonhos o sustentaram.
Esse senso de destino divino sustentou Moisés. Sustentou José. Sustentou Davi.
Se olharmos para a vida de Davi, sabemos que ele provavelmente teve encontros com o Senhor, uma percepção e um conhecimento do Senhor, quando ainda era um jovem pastor. Então Samuel veio e o ungiu rei.
Mas as circunstâncias, no início, certamente não pareciam as de um rei. Ele teve de fugir para salvar a vida. Era perseguido. Saul tentava matá-lo. Mas ele havia sido ungido rei.
Mais uma vez, havia aquele senso interior de destino divino. Ele sustentou Moisés. Sustentou José. Sustentou Davi. O Senhor deseja sustentar cada um de nós.
Talvez não compreendamos tudo, mas, louvado seja Deus, há uma percepção dentro de nós.
Olho para minha própria vida. Há cerca de quarenta anos, eu estava lendo um artigo do irmão Bob Mumford. Talvez a maioria da geração mais jovem nunca tenha ouvido falar desse irmão, mas havia um querido irmão chamado Bob Mumford.
Li um artigo sobre como somos pedras vivas. Havia algo ali que falou ao meu coração: não fomos salvos apenas para ir à igreja. Não fomos salvos apenas para nós mesmos, individualmente. Deus nos salvou e colocou Sua vida dentro de nós como pedras vivas, para sermos edificados juntos.
Aquilo me marcou. Eu não conseguia explicar. Fizemos algumas mudanças em nossa vida, e as pessoas perguntavam: “Por que vocês estão fazendo isso?”
Eu não conseguia explicar por quê, mas tinha uma percepção interior, sabendo que aquele era o caminho que deveríamos seguir.
Quando o Senhor conquista e toca nosso coração, há essa percepção de que Ele está nos chamando nesta hora. Tudo se resume a esse destino divino que Ele colocou no coração de todos nós.
Já tivemos esse toque? Temos esse senso de destino divino dentro de nós?
Quando falamos sobre ver Cristo e conhecer Sua realidade, há o senso de sermos conquistados por Ele, separados para Ele e capacitados a segui-Lo.
Foi isso que conquistou Moisés desde pequeno. Ao ver Aquele que é invisível, ele foi levado a avançar pela fé de muitas maneiras maravilhosas.
Quando Moisés chegou à maturidade, fez uma escolha. Escolheu o opróbrio de Cristo em vez de todas as riquezas e tesouros do Egito e deste mundo.
Moisés tinha cerca de quarenta anos. Tanto Atos como Hebreus nos mostram isso. Ele não era um jovem ingênuo fazendo uma escolha leviana, baseada apenas em sentimentos.
Não, ele já havia passado por algumas coisas. Havia vivido no palácio. Recebera a educação, o treinamento e o conhecimento do Egito. Fora instruído nessas coisas e era poderoso em palavras.
Quando o Espírito Santo descreve Moisés, não está apenas tentando embelezar o relato. Ele fala com precisão. Moisés era um homem poderoso em palavras e um grande líder militar — poderoso em obras.
Se vocês lerem Josefo a respeito da vida de Moisés, verão que houve uma expedição militar na qual Moisés conquistou grande honra. Segundo Josefo, ele conduziu as tropas por um terreno inacreditável, derrotou o inimigo, pegou-o de surpresa e conquistou uma grande vitória para o Egito quando o país estava prestes a ser dominado.
Moisés tornou-se um herói nacional. Não sei quanto Josefo ou os historiadores judeus podem ter ampliado esse relato, mas Josefo geralmente é considerado uma fonte confiável; então recebemos isso pelo que vale.
De qualquer forma, isso nos mostra a posição que Moisés ocupava. De muitas maneiras, podemos dizer que Moisés tinha, literalmente, o mundo inteiro diante de si.
Talvez pudesse ter se tornado Faraó. Era filho da filha de Faraó. Não sabemos a respeito dos outros filhos nessa linha sucessória, mas talvez pudesse ter se tornado Faraó, rei de todo o Egito.
Ele tinha literalmente tudo ao seu alcance. Não havia nada que desejasse e não pudesse ter.
Mas havia algo dentro dele que, apesar de tudo isso, não encontrava paz. Havia uma inquietação em seu interior. Tinha esse senso divino dentro de si, que não lhe permitia simplesmente continuar assim.
Chegou um momento em sua vida — o tempo determinado por Deus — em que ele teve de fazer uma escolha. Aquela Palavra que sua mãe havia implantado permaneceu em meio a todas as provas e dificuldades.
Moisés sabia que seu tempo havia chegado. Hebreus 11:26 diz que ele “considerou”. Essa foi uma escolha muito deliberada. Algumas traduções dizem que ele estava “estimando” o opróbrio de Cristo. Foi uma decisão ponderada, não impulsiva.
De um lado, Moisés tinha todo o prestígio, a posição e tudo o que poderia desejar no Egito. Do outro, tinha o opróbrio de Cristo, vendo como todos os seus irmãos eram maltratados.
E ele disse: “Isto tem mais valor”.
Usando uma expressão do Novo Testamento, Moisés era um louco por Cristo aos olhos do mundo. Aos olhos de Deus, estava se tornando aquele servo de Deus, aquele homem de Deus.
Isso aconteceu porque ele viu Aquele que é invisível, e essa visão o sustentou. Naquele momento, não sabia realmente o que estava à sua frente. Não sabia tudo o que estava envolvido nem o que aconteceria. Mas sabia que havia Alguém que o guardaria em meio a tudo aquilo, e sabia que havia sido chamado para isso.
Louvado seja Deus, foi uma escolha que teve um preço. Custou a Moisés sua vida — a vida da alma. Essa separação entre alma e espírito, essa obra da cruz, é o que começamos a ver operando em Moisés.
Quando chegou o momento dessa escolha, e Moisés foi libertar seu povo, as coisas não aconteceram exatamente como ele imaginava.
Pensou: “Vou até lá e liberto o povo. Eles verão que sou o governante, virão votar em mim, e tiraremos essa outra pessoa do poder”.
Mas não foi assim.
Um dia ele foi até lá e viu o egípcio e o hebreu brigando. Em sua própria força, matou o egípcio, escondeu-o ali ao lado e voltou ao palácio.
No dia seguinte, retornou e viu dois de seus irmãos brigando. Era poderoso em palavras, então tentou estabelecer a paz entre eles.
Disseram: “Quem é você? Quem o constituiu governante? Vai me matar como matou aquele homem?”
Moisés tremeu. Esse guerreiro corajoso disse: “Meu Deus, fui descoberto”. Ficou aterrorizado com o rei e fugiu imediatamente para o deserto de Midiã.
Seu primeiro passo no serviço ao Senhor foi um desastre completo. Provavelmente há alguns de nós nesta sala que podem dizer: “Amém, entendemos o que Moisés passou”.
Alguns daqueles primeiros passos que demos, nós os atrapalhamos bastante. Pensávamos estar prestando um serviço tão grande a Deus, e demos com a cara no chão.
Mas, louvado seja Deus, Ele tinha um chamado sobre a vida de Moisés, assim como tem um chamado sobre a vida de cada um de nós.
Foi um desastre completo porque Moisés tentou fazer tudo em sua própria força natural. Mas, ao passar quarenta anos no deserto, foi desaprendendo as coisas do mundo e aprendendo as coisas do Senhor.
Moisés fez a escolha certa. Escolheu Deus. Simplesmente tentou realizá-la da maneira errada.
É como naquela ocasião em que Davi, depois de se tornar rei, quis levar a arca para Jerusalém. No início, fez isso à sua maneira, e isso custou a vida de Uzá. Davi ficou ofendido e aborrecido. Mas depois consultou o Senhor e descobriu como fazer aquilo à maneira de Deus.
Davi tinha boas intenções. Moisés tinha boas intenções. Muitas de nossas ações podem ser bem-intencionadas, mas são simplesmente realizadas na carne não crucificada. Não produzem o fruto que o Senhor merece.
Moisés fez essa escolha, e, sempre que fazemos uma escolha, ela tem dois lados. Ao escolher, estamos sempre dizendo sim a uma coisa e não a outra.
Moisés estava dizendo não ao mundo e sim ao Senhor. Não às coisas deste mundo; sim às coisas do Senhor.
Foi uma escolha absoluta — uma escolha absoluta pelo Senhor. Foi isso que lhe custou tanto.
Irmãos e irmãs, quando o Senhor nos chama a segui-Lo e a conhecê-Lo dessa maneira maior e mais plena, há um caráter absoluto no chamado que Ele tem sobre nossa vida.
Estamos vivendo em dias de relativismo. Estamos vivendo em dias de correção política, em que não se pode ser muito absoluto a respeito de nada.
Mas o chamado de Deus para nós é absoluto. Ele pode fazer esse chamado absoluto porque diz: “Contemplem Meu Filho na cruz. Vejam o preço que Ele pagou e a provisão que fez”.
Moisés foi capaz de fazer essa escolha absoluta porque havia visto Aquele que é invisível.
Muitas vezes, nestes dias de relativismo, fazemos uma escolha relativa. Podemos dizer não ao mundo, mas não dizemos plenamente sim ao Senhor. Ainda há algumas coisas que queremos fazer.
Ou podemos fazer o contrário: dizer sim ao Senhor, mas não dizer plenamente não ao mundo.
Estamos enganando apenas a nós mesmos. Isso é o que as Escrituras chamam de ter uma mente dividida, de ser um cristão carnal. Estamos abusando da graça de Deus e tentando ficar dos dois lados da cerca.
Em vez de haver apenas duas opções — o mundo e o Senhor —, gostamos de acrescentar uma terceira: ambas as anteriores.
Vocês não gostam daquelas questões de múltipla escolha que dizem: “Todas as anteriores”? Você não sabe a resposta, então tenta essa.
Mas dizemos: “Sim, queremos todas as anteriores. Queremos desfrutar as coisas deste mundo, mas também sabemos que devemos seguir o Senhor”. Acabamos fazendo uma confusão da nossa vida, e estamos apenas enganando a nós mesmos.
Moisés havia sido tocado de tal maneira que havia um caráter absoluto em sua escolha. O amor do Senhor o havia conquistado de tal modo que ele sabia que precisava dizer um não completo ao mundo.
Moisés conhecia o poder do mundo. Havia vivido nele e sabia o domínio e a força que ele exercia sobre si.
Pensem no que o apóstolo João escreveu em sua primeira epístola, quando somos chamados a não amar o mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.
Moisés sabia o que eram essas coisas. Tinha à sua disposição os prazeres passageiros do pecado. Via todas aquelas riquezas — a concupiscência dos olhos. Tinha prestígio e posição — a soberba da vida. Contudo, disse não a tudo isso. Disse: “Isso não é o Senhor”.
Como essas mesmas tentações estão sobre nós nos dias em que vivemos! Como diz Eclesiastes, não há nada de novo debaixo do sol.
São as mesmas coisas: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.
Estávamos vindo de carro para cá, e vocês veem todos aqueles outdoors de Atlantic City. Se vierem do sul, quase precisam colocar antolhos. Não querem olhar para o lado nem para cima, para todas aquelas coisas. Aquilo fica atraindo vocês.
É como ligar a televisão — se vocês fazem isso. Perdoem-me se não assistem à televisão; às vezes eu a ligo. Quase precisamos pular os comerciais o tempo todo. Não dá para assistir àquilo. Está sempre ali.
Você abre o computador, pesquisa alguma coisa no Google, olha alguma coisa e, de repente, aqueles anúncios e todo o resto estão tentando invadir.
Nesta hora, somos chamados a uma postura absoluta; caso contrário, de repente somos sugados para dentro disso.
Enganamos a nós mesmos. Uma das coisas trágicas é que os crentes que já caminharam com o Senhor por algum tempo começam a pensar que conseguem lidar com um pouquinho de mal.
“Sou um cristão suficientemente forte. Esse pequeno mal, esse pequeno pecado — eu consigo lidar com isso. Não vai me pegar.”
Ah, o orgulho precede a queda. Estamos apenas enganando a nós mesmos.
Satanás só está procurando conseguir um ou dois por cento. Ele coloca aquele gancho ali e consegue um ponto de apoio que pode crescer.
Por isso Moisés sabia que precisava fazer uma escolha absoluta e clara.
Nestes últimos dias, enquanto vemos o mal prevalecer e crescer cada vez mais, teremos de fazer escolhas absolutas que literalmente nos farão parecer loucos aos olhos deste mundo.
Mas não podemos mais fazer concessões. Não podemos tentar ser cristãos relativos e amigos de todo mundo. Há uma verdade na qual precisamos andar. Há amor e verdade.
Uma coisa popular no mundo hoje é ter uma lista de coisas para fazer antes de morrer. Não vou perguntar quantas pessoas nesta sala têm uma dessas listas, mas é uma expressão que se tornou popular recentemente.
Significa ter uma lista de coisas que você gostaria de fazer antes de morrer — ou de bater as botas.
Essa lista diz: “Quero ver isto. Quero fazer aquilo. Quero conseguir isto. Quero ir para lá. Ainda não vi isto. Ainda não estive ali. Não vi aquelas cachoeiras. Quero conseguir fazer isto”.
Todas as coisas que queremos fazer.
Talvez eu surpreenda vocês, mas Moisés tinha uma dessas listas. Davi tinha uma dessas listas. Paulo tinha uma dessas listas.
Sabem quantas coisas havia nessa lista? Uma só.
Uma coisa desejo. Uma coisa faço: prossigo para que possa conhecê-Lo.
Moisés, como lemos em Hebreus 11:26, contemplava a recompensa. É interessante que a palavra grega traduzida como “contemplava” é usada apenas uma vez em todo o Novo Testamento. Significa olhar para uma coisa específica, excluindo todas as outras — olhar para uma só coisa.
Era isso que Moisés fazia. Olhava para uma só coisa. Tinha um único desejo.
Quantos desejos nós temos? O Senhor está nos libertando deles para que, como disse o salmista, não desejemos nada além do Senhor?
Ah, será que seremos levados a esse lugar? É um processo. O Senhor trabalha em tudo isso, e louvado seja Deus por isso.
Moisés fez essa escolha e viu que havia aquela única coisa. Buscava a recompensa. Buscava o Senhor e todas as Suas preciosas e magníficas promessas.
Foi capaz de fazer isso porque viu Aquele que é invisível, e essa visão o sustentou em tudo. Sustentou-o durante quarenta anos no deserto.
Aos oitenta anos, temos o registro do encontro de Moisés com a sarça ardente — a sarça que queimava, mas não se consumia.
Esse foi um enorme ponto de mudança em sua vida, porque ele havia passado quarenta anos no deserto, sozinho, cuidando de ovelhas. Esse homem, que havia sido o maior homem da terra depois de Faraó, foi reduzido a nada aos olhos de todos, até aos seus próprios olhos.
Quando chegou àquela sarça ardente e teve esse encontro vivo com o Senhor, foi a culminação — o clímax, ou, como o irmão Kong usou a expressão, a consumação — de quarenta anos em que o Senhor tratou com ele e trabalhou nele.
Nesse momento, o Senhor Se revelou plenamente a Moisés. Moisés viu a sarça, e o Senhor disse: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”.
Moisés ficou profundamente impressionado. O que estava experimentando era tudo o que havia ouvido de sua mãe, tudo o que havia percebido dentro de si, tornando-se realidade. Ele viu o Deus vivo.
Foi como Pedro no dia de Pentecostes. As pessoas andavam dizendo: “O que é isto? O que é aquilo?” Pedro, referindo-se ao profeta Joel, disse: “Isto é aquilo”.
Moisés teve uma experiência de “isto é aquilo”. O que havia sido profetizado por Joel tornou-se real naquele momento, quando eles viram o que Deus havia feito.
Tudo o que Moisés havia experimentado no passado, tudo o que havia ouvido, tudo o que sua mãe havia colocado dentro dele e todas as experiências daqueles quarenta anos no deserto — agora tudo isso tinha realidade.
Era disso que se tratava. Já não era apenas o Deus de seus pais. Era seu Deus. Ele era o Deus vivo.
Poderíamos continuar falando das lições e verdades vistas na sarça ardente, na vara, no cajado e na terra santa. Mas qual era a principal lição que vemos nesse momento?
A principal lição era a operação da cruz na vida de Moisés.
No Egito, Moisés havia aprendido todos os caminhos do mundo. Havia aprendido a ser independente, autossuficiente, a confiar em si mesmo e em sua própria capacidade. Tinha toda a sabedoria do mundo.
Mas Moisés precisava ser esvaziado de todos os caminhos do Egito, de todos os caminhos do mundo. Essa confiança em si mesmo e em sua própria capacidade precisava ser tratada antes que Deus pudesse realmente usá-lo.
Antes que Deus possa realmente usar qualquer um de nós, essa operação da cruz precisa acontecer em nossa vida, para que Ele receba a glória e a honra devidas ao Seu nome.
Moisés desaprendeu todos os seus caminhos dirigidos por si mesmo. Passou a se ver como uma velha sarça seca.
Louvado seja Deus, Moisés chegou a esse ponto. Saiu da autoconfiança e da confiança em sua própria capacidade — “Posso ser o libertador dos meus irmãos” — para se ver como um nada, uma velha sarça seca.
Então Deus disse: “Ah, agora posso usar você”.
Sejamos encorajados enquanto prosseguimos. Quando o Senhor Se revela a nós, Ele tem um propósito em vista.
Moisés realmente aprendeu os caminhos de Deus. Aprendeu a suficiência plena do Senhor e a grandeza do Senhor.
Agora havia uma grande separação entre o velho homem Moisés e o homem de Deus, o servo de Deus. Essa grande separação foi produzida pela operação da cruz, que trouxe uma libertação tão grande para Moisés.
Essa também é uma grande lição para nós.
As pessoas começam a falar da cruz, e nós não gostamos. Ela não é muito popular. Mas, na verdade, a cruz é uma das maiores amigas que temos.
Ela nos liberta da tirania do pecado. Liberta-nos da escravidão e de todas essas coisas presentes em nossa vida. Liberta-nos de nós mesmos.
Louvado seja Deus! Que possamos ver a cruz como nossa amiga de uma maneira mais plena e profunda.
Temos falado sobre Moisés vendo o Senhor, sobre entrega absoluta e tudo isso. Mas precisamos nos lembrar de algo, porque podemos ficar desanimados: todo esse ver, toda essa visão do Senhor, é progressiva.
Não é como se Moisés tivesse recebido uma revelação e pronto.
O tempo verbal da expressão “vendo Aquele que é invisível” indica continuidade. Não se trata de vê-Lo uma única vez. Trata-se de vê-Lo continuamente.
Ao longo de sua vida, Moisés O via continuamente. É algo progressivo.
Se não enxergarmos a natureza progressiva da vida cristã, podemos ficar frustrados. Podemos dizer: “Ah, nunca vou chegar a lugar nenhum. Não vou conseguir fazer isso. Não consigo. Como posso fazer tudo isso?”
O inimigo também nos acusará dessa maneira: “Olhe para você. É cristão há tantos anos e não chegou a lugar nenhum”.
Mas há uma progressão. Há um prosseguir no Senhor dia após dia.
Há um provérbio maravilhoso que fala dessa natureza progressiva:
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora,
que brilha cada vez mais até ser dia pleno.— Provérbios 4:18
Esse é o caminho em que estamos. Ele brilha cada vez mais, e vemos cada vez mais Dele.
No Evangelho de Marcos, o Senhor usou a ilustração de uma planta de cereal: primeiro a erva, depois a espiga, depois o grão cheio na espiga. Há uma progressão nessa vida. Há crescimento nessa vida.
Ao nos entregarmos ao Senhor, muitos de nós provavelmente já experimentaram isso. Sentimos que fizemos uma consagração absoluta, total, ao Senhor. Então, um mês depois, o Senhor disse: “Ah, e quanto a isto?”
Percebemos: “Ah, acho que eu não tinha notado isso”.
Entregamos tanto quanto conhecemos. Nós nos rendemos, mas então o Espírito Santo continua Sua obra.
Se realmente soubéssemos como somos maus — é por Sua misericórdia e Seu amor que Ele não nos mostra toda a nossa imundície de uma só vez. Teríamos um ataque cardíaco e morreríamos.
Mas Ele é tão bondoso conosco. Pouco a pouco, trabalha dentro de nós para que a vida possa crescer e possamos experimentar cada vez mais Dele.
É por isso que Paulo testemunhou: “Vejo em parte”. Se Paulo via apenas em parte, quando pensamos em tudo o que ele viu, o que realmente estava dizendo?
Estava dizendo: “Estou começando a ver o quanto Cristo é insondável, a vastidão de Cristo, e só vejo em parte”.
À medida que via um pouco mais, dizia: “Uau, Cristo é tão grande, mas ainda há muito mais”.
É isso. Vemos em parte, mas há muito mais. Há um destino divino, um chamado divino dentro de nós, impulsionando-nos a conhecê-Lo dessa maneira mais plena e profunda.
Depois que Moisés teve esse encontro com o Senhor, já não tinha confiança em si mesmo nem uma capacidade própria na qual se apoiar. Disse: “Está bem, vou voltar. Quem devo dizer que me enviou?”
O Senhor disse:
Dirás: “EU SOU O QUE SOU”.
— Êxodo 3:14
Moisés disse: “Uau, o ‘EU SOU’ enviou você”.
Se quiserem ler alguns comentários hilários, vejam as pessoas tentando descrever o EU SOU. É algo que não se pode descrever, mas, apesar disso, o ser humano tenta descrevê-Lo. Estamos tentando há milhares de anos.
Quando pensamos no EU SOU, pensamos Naquele que é majestoso, naquele nome todo-abrangente do nosso Senhor — naquele nome eterno.
Ele é eterno, mas também é o EU SOU sempre presente.
O EU SOU — preencham a lacuna com qualquer situação em que estejamos —, o EU SOU está conosco.
Assim como o EU SOU estava com Moisés, o EU SOU não está apenas conosco hoje; o EU SOU está em nós. Há uma vida dentro de nós que deseja se manifestar e mostrar a excelência do EU SOU a este mundo, nestes dias.
Estamos permitindo que ela se manifeste?
Talvez comecemos sabendo que o EU SOU é o Deus da salvação. Sabemos que o EU SOU é nossa salvação, nossa justificação e nosso perdão.
Todos os dias, enquanto prosseguimos nesta vida cristã, descobrimos cada vez mais do EU SOU. Há muito mais a descobrir.
Irmãos e irmãs, se percorrêssemos esta sala e pedíssemos que cada um compartilhasse um aspecto do EU SOU, provavelmente conseguiríamos fazer isso sem nenhuma repetição.
Ele Se revela a nós de tantas maneiras maravilhosas, e deseja fazer isso de uma maneira ainda maior nestas últimas horas.
Quando Moisés volta ao Egito, já não volta com autoconfiança. Volta com confiança no Senhor.
Há uma coisa a respeito da visão, irmãos e irmãs: a visão dá coragem.
Moisés teve coragem, porque voltar ao Egito pela fé foi um ato corajoso. Conhecia o poder de Faraó. Embora o Faraó que quisera matá-lo já não estivesse ali, Moisés conhecia o sistema. Conhecia o poder do homem que iria confrontar.
Mas aquela visão lhe deu coragem.
A visão vence o medo. A visão vence a ansiedade. A visão vence o terror.
Se estamos vendo o Senhor e permitindo que o EU SOU seja realidade dentro de nós, temos uma força.
Tenho certeza de que temos muitos testemunhos aqui de pessoas que se sentiram totalmente incapazes diante de uma situação, completamente aterrorizadas e sobrecarregadas, mas, pela graça de Deus, o EU SOU agiu e as encontrou naquela situação.
Você olha para trás e diz: “Uau, como consegui fazer aquilo?” E sabe que não pode receber nenhum mérito por isso.
Às vezes passamos por situações e somos cristãos suficientemente bons para saber que não devemos receber o mérito. Damos o mérito ao Senhor, mas falamos de tal maneira que recebemos um pouquinho também. Dizemos: “Fui tão bom que deixei o Senhor fazer isso”.
Não. Quando você passa por uma dessas situações do EU SOU, em que Ele o conduz em meio a alguma coisa, você fica de joelhos. Está testemunhando. Está olhando para o alto e adorando-O.
É um testemunho de adoração à grandeza de Quem Ele é.
Essa é a cruz que havia operado na vida de Moisés. O Senhor havia tratado com ele, de modo que já não se apoiava em todas as suas antigas capacidades e forças naturais.
É uma grande lição na vida aprender a permitir que até nossas capacidades naturais — capacidades dadas por Deus — sejam tratadas.
Moisés não desaprendeu de repente tudo o que havia aprendido no Egito. Não disse: “Está bem, vou esquecer toda a física. Vou esquecer isto e aquilo”.
Não. O que estava desaprendendo eram os caminhos do Egito.
Havia um novo processo em sua vida: passar pela cruz, tendo o Senhor como o processador de sua vida, e não o velho homem como a CPU dirigindo tudo.
Havia uma nova maneira de processar as coisas e uma nova perspectiva.
Vemos muitos irmãos queridos a quem o Senhor concedeu dons de diferentes maneiras. Todos precisamos colocar tudo aos pés da cruz.
Conheço queridos irmãos que, antes de serem salvos, eram muito talentosos na música. Às vezes o Senhor diz: “Não, não retome isso”. Talvez toquem em particular, mas, fora isso, não usam mais esse dom.
A outros, depois que deixam isso de lado, o Senhor diz: “Está bem, retome isso”. Mas o que se percebe é que há uma nova melodia. Há um novo tom naquela música.
Não quero entrar em toda a questão do cenário da música cristã. Não estou falando disso. Estou falando daqueles que realmente deixaram isso de lado, e o Senhor o levantou novamente.
Outros podem ser muito eloquentes. Às vezes o Senhor diz: “Não, não quero que você fale”. Em outras ocasiões, diz sim, mas isso passa pela cruz.
Moisés teve uma experiência disso quando construiu o tabernáculo.
Moisés tinha todo o conhecimento do Egito. Uma das coisas que teria aprendido eram as técnicas de arquitetura. O Egito ainda tem maravilhas arquitetônicas. As pirâmides continuam de pé de maneira magnífica e mostram o extraordinário projeto e a construção daquela civilização.
O que o Senhor mandou Moisés construir?
Uma pequena tenda coberta de peles — nada muito atraente, apenas um pequeno retângulo.
Se vocês forem a Lancaster, na Pensilvânia, há ali uma réplica em escala do tabernáculo. A primeira vez que a vi, fiquei admirado com seu tamanho tão pequeno.
Esse grande homem, Moisés, não se apoiou em suas capacidades naturais ali. Tenho certeza de que Moisés era humano, e talvez, às vezes, pensasse: “Talvez pudéssemos fazer isto. E se usássemos este desenho por fora? Ficaria mais atraente”.
“Em vez destas velhas peles de golfinho, que parecem tão sem graça, Tu não queres algo atraente, para que as pessoas sejam atraídas a Ti, Senhor? Poderíamos enfeitar um pouco. Poderíamos colocar luzes piscando nos quatro cantos, sincronizá-las, fazer as cores mudarem, colocar velas do lado de fora para criar um clima, música, e preparar o ambiente.”
Mas o Senhor disse: “Construa à Minha maneira”.
O maravilhoso é que as Escrituras registram repetidas vezes a respeito de Moisés: ele construiu segundo o modelo. Foi obediente a tudo o que o Senhor lhe disse.
Negou a si mesmo e foi fiel em tudo o que o Senhor o havia chamado a fazer.
Moisés precisava voltar ao Egito. Depois que o Senhor tratou com ele, voltou pela segunda vez para confrontar Faraó.
Enquanto o Senhor realizava todos aqueles sinais e prodígios, Moisés conduziu o povo para fora. Dessa vez, saiu sem temer a ira do rei.
Na primeira vez, fugiu para salvar a vida porque temia a ira do rei. Na segunda vez, pela fé, saiu sem temer a ira do rei.
É nesse ponto que Hebreus diz que ele perseverou como quem vê Aquele que é invisível.
Enquanto Moisés conduzia aquele povo pelo deserto durante quarenta anos, isso exigiu dele grande perseverança. Houve grandes provações: suportar com firmeza e paciência todas as murmurações, reclamações e rebeliões.
O povo estava insatisfeito com a comida, insatisfeito com a água, insatisfeito com isto e aquilo — fosse qual fosse a reclamação.
Chegou até ao ponto em que Deus quis destruí-los, e Moisés disse: “Não, conheço Teu coração, Senhor. Sei que tens um propósito para este povo”.
Moisés intercedeu por eles.
Moisés conseguiu perseverar até nos momentos de seu próprio fracasso, quando lhe foi dito: “Não, você não pode entrar na terra prometida”.
Perguntou novamente ao Senhor: “Lembras que me disseste aquilo? Posso entrar?”
A resposta foi: “Não. Você não vai entrar”.
Ele tinha esse desejo, mas esse Moisés era extraordinário. Vemos tudo o que Deus fez nesse homem e sua maravilhosa fidelidade.
Foi simplesmente porque ele viu Aquele que é invisível.
Há poder em ver o Senhor. Há poder em sermos conquistados por Ele e em conhecê-Lo dessa maneira mais plena e profunda.
Durante todo aquele tempo no deserto com o povo de Israel, Moisés teve muitas conversas com o Senhor. As Escrituras dizem que o Senhor falava com Moisés face a face.
Mas provavelmente o encontro mais memorável foi aquela ocasião na montanha, quando Moisés subiu ao monte.
Durante aquele tempo, duas coisas lhe foram reveladas: os Dez Mandamentos — ou, como diz o original, as dez palavras — e o modelo do tabernáculo.
O que o Senhor estava mostrando a Moisés era Seu próprio coração. Mostrava-lhe o coração de Sua Palavra e Seu desejo de ter uma habitação entre o povo de Deus.
O salmista registra que o Senhor fez conhecidos Seus caminhos a Moisés. O povo via apenas os atos exteriores. Moisés via os caminhos. Moisés via o coração de Deus.
Em tudo o que mostrou a Moisés, o Senhor lhe revelou a plenitude de Seu coração e de tudo o que desejava.
Uma maneira de nos relacionarmos com isso é pelo testemunho de João sobre a razão de estar na ilha de Patmos. João estava ali por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
O que o Senhor mostrou a Moisés no monte? Mostrou-lhe a Palavra de Deus. Mostrou-lhe o testemunho — um testemunho que fala de Cristo.
Essa foi a revelação mais plena, a entrada em uma visão cada vez maior de tudo o que Deus tinha para ele.
O Senhor não estava retendo nada. Louvado seja Deus, Moisés foi tão fiel em toda a casa.
Ali estava alguém que tinha tanta capacidade natural. Ele seguiu por esse caminho, permitiu que o Senhor o reduzisse a nada e então, pela graça de Deus, respondeu em obediência. O Senhor o levantou a uma das posições mais elevadas que existem: servo de Deus.
Louvado seja Deus, enquanto estou aqui, olho para todos os servos de Deus, porque Ele chamou cada um de nós.
Moisés não é um exemplo exclusivo. É um exemplo para cada um de nós, mostrando como Deus deseja tornar Sua vida uma realidade dentro de nós.
Ele deseja nos transformar e nos conformar àquela imagem, para que possamos ser o povo que Ele nos chamou a ser nesta última hora. Podemos ser luz em um tempo de trevas.
Temos visto a Palavra? Temos visto a realidade da Palavra viva? Temos visto o testemunho de Jesus? Isso entrou em nosso coração de uma maneira que nos encoraja a prosseguir para a plenitude?
Não temos tempo nesta noite, mas, se vocês olharem os escritos de Moisés no final de sua vida — Deuteronômio 32 e 33, o cântico e as bênçãos de Moisés —, encontrarão belas descrições de Quem é o Senhor.
Pensem no Salmo 90 e no Salmo 91: a habitação, o permanecer, o abrigo do Altíssimo. Esse é Moisés. Essa é a realidade de como ele conhecia o Senhor.
Há um versículo em Deuteronômio 32:4 que realmente conquistou meu coração, considerando tudo pelo que Moisés havia passado.
Pois proclamo o nome do Senhor;
atribuam grandeza ao nosso Deus!A Rocha! Sua obra é perfeita,
pois todos os Seus caminhos são justos;
Deus de fidelidade e sem injustiça,
justo e reto é Ele.— Deuteronômio 32:3-4
Esse é o homem a quem o Senhor disse: “Não, você não pode entrar na terra”.
Contudo, seu testemunho ao final da vida foi: “Sua obra é perfeita. Todos os Seus caminhos são justos”.
Isso é uma obra que se tornou realidade. Moisés não disse: “Tudo é perfeito, exceto no meu caso, porque Ele não me deixou entrar”.
Não estava pensando em si mesmo. Reconhecia que o Senhor é justo. Ele é um Deus de fidelidade, sem injustiça; justo e reto é Ele.
Moisés viveu cento e vinte anos. Os primeiros oitenta anos não foram necessariamente da maneira que você escolheria viver se tivesse um coração voltado ao Senhor, mas foi assim que Deus conduziu Moisés.
Deus o colocou no Egito. Desde seu nascimento, deu-lhe pais que o amavam, cuidavam dele e colocaram a Palavra em seu coração. O Senhor o guardou durante o tempo no Egito, durante o tempo em Midiã e durante o tempo no deserto.
Moisés pôde testemunhar da grandeza do nosso Senhor. Sabemos que, no Novo Testamento, Moisés finalmente consegue entrar na terra, no monte da transfiguração, mas não entraremos nesse assunto.
Olhem para o final da vida de Moisés. É maravilhoso o testemunho que o Senhor registra a seu respeito.
Moisés foi alguém conquistado porque a realidade do Senhor o sustentava, e ele continuou prosseguindo.
Vamos olhar Deuteronômio 34, começando em Deuteronômio 34:5.
Assim, Moisés, servo do Senhor, morreu ali na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor.
E Ele o sepultou no vale, na terra de Moabe, em frente a Bete-Peor;
mas ninguém conhece seu lugar de sepultamento até hoje.Embora Moisés tivesse cento e vinte anos quando morreu,
seus olhos não se haviam enfraquecido, nem seu vigor havia diminuído.— Deuteronômio 34:5-7
Irmãos e irmãs, não penso que isso esteja falando apenas da condição física de Moisés. Talvez esteja; seus olhos talvez ainda estivessem bons e tudo isso.
Mas penso que, ainda mais, o Senhor está falando de sua condição espiritual.
Moisés tinha aquele olhar de visão — a visão do Senhor e de Seu propósito —, e ela não havia diminuído em nada.
Lembrem-se da história do jovem Samuel quando estava com Eli. O texto diz que os olhos de Eli estavam enfraquecidos. A condição espiritual era bastante baixa.
Mas aqui estava Moisés: seus olhos eram luminosos. Ainda tinha uma visão clara do que estava no coração de Deus e do que Deus estava fazendo.
Seu vigor não havia diminuído. Tinha força e zelo para cumprir o propósito de Deus e ser fiel até o fim.
Que testemunho!
Às vezes, quando envelhecemos um pouco, o mundo pensa em termos de aposentadoria. Somos abençoados em Richmond por ter um irmão de cento e um anos. Seus olhos não se enfraqueceram, e sua força não diminuiu. Ele não deixa nenhum de nós reclamar que está ficando velho ou cansado.
Sempre que mencionamos isso, ele simplesmente olha para nós lá de cima. Vai me cobrar depois da reunião, não se preocupem.
Louvado seja Deus por esses exemplos, esses testemunhos daqueles que continuam prosseguindo com clareza — continuam prosseguindo, para que possamos olhar para eles e ver.
Temos essas pessoas nas Escrituras. Temos aqueles que nos precederam. Louvado seja Deus, é isso que vemos em Moisés.
Como Moisés conseguiu perseverar até o fim? Porque viu Aquele que é invisível e foi conquistado por essa visão.
Conhecia o Senhor. Conhecia Seu coração — Seu coração pelo Seu povo e por uma habitação. Seguiu-O plenamente e foi fiel durante toda a vida.
Que sejamos fiéis em nossa geração. O Senhor nos colocou aqui para um tempo como este.
Ao olharmos para a vida de Moisés, vemos que seus pais conheciam a Palavra de Deus. Conheciam os sinais dos tempos. Prepararam seu filho.
Houve Daniel. Ele conhecia a Palavra de Deus. Conhecia os sinais dos tempos. Preparou-se durante aquele tempo.
Pensem em João Batista. Conhecia a Palavra de Deus. Conhecia os tempos. Preparou o caminho para o Senhor.
Hoje, irmãos e irmãs, creio que, de maneira geral, podemos dizer que conhecemos a Palavra de Deus: nosso Senhor está voltando. Podemos ver os sinais dos tempos.
O desafio diante de nós é este: estamos nos preparando?
É triste que, nos dias em que vivemos, tudo fique tão complicado. Mas essa é uma das coisas que amo nesta conferência.
Quando dizemos: “Ah, preciso me preparar. Preciso fazer isto. Preciso fazer aquilo”, precisamos lembrar que há uma simplicidade que se perdeu no cristianismo.
Como podemos nos preparar? Como podemos realmente ficar prontos?
Irmãos e irmãs, é muito simples. É o tema que temos: Cristo como nossa visão — vê-Lo, conhecê-Lo e segui-Lo em uma realidade renovada.
É por isso que aquele hino tocou tanto meu coração. Era aquela oração, como este irmão escreveu:
Senhor, Tu Te fizeste para mim
Uma realidade viva e luminosa;
Mais presente à visão aguçada da fé
Do que qualquer objeto terreno que se vê;
Mais querido, mais intimamente próximo
Do que até o mais estreito laço terreno.
Senhor, torna-Te uma realidade viva e luminosa para cada um de nós nestes dias juntos. Amém.