Este encargo te confio, meu filho Timóteo, segundo as profecias que te precederam, para que, por elas, combatas o bom combate.
Vamos fazer uma oração.
Querido Senhor, ao continuarmos em Tua presença, queremos tirar as sandálias, porque somos Teus servos. Senhor, o que tens a nos dizer, fala. Teus servos ouvem. Em Teu nome oramos. Amém.
Irmãos e irmãs, gostaria de fazer algo diferente. Não vou pregar. Quero ter uma conversa de coração para coração com vocês.
Meu coração está aberto a vocês. Se o coração de vocês está aberto, eu não sei; Deus sabe. Mas sinto que chegou a hora de realmente termos uma conversa de coração para coração.
Há cerca de duas semanas, enquanto meditava diante do Senhor, veio a mim a palavra encargo.
Sabemos que Paulo, depois de ser libertado da prisão em Roma, viajou para revisitar os lugares onde havia trabalhado antes. Ele queria alcançar algumas regiões novas e chegou a dizer que estava com pressa. Então foi a Éfeso, depois partiu de lá e deixou Timóteo. Mas a obra ainda não estava concluída; ainda não havia terminado. Por isso, confiou um encargo a Timóteo.
E essa palavra, encargo, marcou meu coração.
Quando Deus criou o homem, deu-lhe um encargo. Embora Ele tivesse providenciado tudo no jardim do Éden, isso não significava que quisesse que o homem ficasse ocioso. Por isso, deu ao homem um encargo.
Ao ler Gênesis 2:15, vemos que o encargo de Deus para o homem era cultivar e guardar. Eles deveriam cultivar a terra, torná-la mais produtiva, e guardar o jardim, porque o jardim não era cercado e havia um inimigo do lado de fora. Assim, Deus confiou ao homem esse dever: cultivar e guardar.
Mas, infelizmente, o homem falhou no cumprimento desse encargo.
Depois, vemos que Deus chamou Abraão. Deus deu a Abraão um encargo. Isso foi registrado em Atos 7:3 e também em Gênesis 12:1. Deus lhe ordenou que deixasse sua terra natal e sua parentela e fosse para o lugar ao qual Deus o conduziria. Esse era o encargo de Abraão.
Conhecemos a história do cumprimento desse encargo: houve altos e baixos na vida de Abraão, até que, finalmente, ele cumpriu o encargo de Deus.
Também nos lembramos de Israel: os filhos de Israel estavam em cativeiro na terra do Egito, mas Deus enviou Moisés para tirá-los do cativeiro e levá-los à terra prometida, uma terra que mana leite e mel. O encargo foi dado, e conhecemos a história.
Depois que Moisés conduziu os filhos de Israel durante trinta e oito anos de peregrinação, eles voltaram ao lado oriental da fronteira de Canaã. Então Moisés lhes entregou esse livro chamado Deuteronômio. Era uma reafirmação do encargo.
Isso porque os filhos de Israel, a primeira geração, haviam chegado à fronteira da terra prometida, mas não entraram. Agora, estavam novamente na fronteira de Canaã, e Moisés os encorajou a entrar e tomar posse de sua herança.
Agora, irmãos e irmãs, o que me faz pensar nessas coisas? É que, há quarenta anos, foi aí que começamos.
Por isso, gostaria de compartilhar com vocês um pouco da nossa história, para que possamos realmente estar diante do Senhor e considerar o encargo que Deus nos deu.
Foi na década de 1960 que houve uma conferência chamada Conferência Wabana. Ela recebeu esse nome porque era realizada em um lugar entre três cidades: Washington, D.C., Baltimore e Annapolis. Por isso, Wabana.
Essa conferência surgiu da ideia de um irmão que eu conhecia muito bem. Ele agora está com o Senhor. Ele pensava em reunir as pessoas que conheciam T. Austin-Sparks, as que conheciam DeVern Fromke e as que me conheciam. Queria reunir essas pessoas, e esse foi o início da Conferência Wabana.
Todos os verões havia uma conferência assim. O irmão Sparks, o irmão Fromke e eu éramos os preletores. O local da conferência não era muito bom, mas o espírito era bom.
Durante uma das Conferências Wabana, vieram duas irmãs de Richmond. Elas participavam ativamente do movimento carismático. Vocês se lembram: a década de 1960 foi a época do movimento carismático.
Elas vieram à Conferência Wabana e ouviram algo que nunca haviam ouvido antes. Foram desafiadas pelo Senhor e foram transformadas.
Então, quando voltaram a Richmond, uma das irmãs convidou o irmão Chase, que havia iniciado essa conferência, para fazer uma visita. Foi por meio do irmão Chase que fui apresentado a essa irmã.
Assim, há quarenta anos, ela me convidou para ir à sua casa, e passamos um fim de semana juntos. Os participantes eram, em sua maioria, irmãs. Se bem me lembro, havia apenas dois irmãos: um era o marido dela, e o outro era um amigo.
Eu visitava essa casa de vez em quando. Mas então ela me perguntou se eu poderia vir todos os meses. Assim, passei a vir uma vez por mês, durante um fim de semana, e tínhamos esse tempo juntos.
Novamente, eram principalmente irmãs, mas, aos poucos, alguns irmãos jovens ficaram sabendo e começaram a vir. Sei que alguns daqueles irmãos jovens estão aqui agora — já não são mais irmãos jovens.
Quando a Conferência Wabana chegou ao fim, em 1973, sugeri ao pequeno grupo que se reunia na casa daquela irmã que fizéssemos uma pequena conferência em Richmond.
Todos nos sentimos bem a respeito disso, e, em 1973, realizamos a primeira conferência. Mais tarde, ela se tornou a conferência de famílias, mas, nos primeiros dois anos, não era uma conferência de famílias. Era apenas uma conferência.
Lembro-me de que, naquela conferência, nos reunimos na River Road, no Centro da Diocese Episcopal. O local só comportava setenta pessoas, mas tínhamos cerca de cem. O irmão Fromke e eu éramos os preletores.
Depois, tivemos a segunda conferência, em 1974. Lance Lambert, da Inglaterra, foi convidado a vir. Se me permitem mencionar, aquele foi o ano em que nosso irmão se casou.
Depois da conferência, sugeri aos irmãos e irmãs, que eram apenas um pequeno grupo, que considerássemos se havia necessidade de um testemunho de Jesus na cidade de Richmond.
Não quero dizer que não havia igrejas em Richmond. Vemos que Richmond é uma cidade de igrejas. Também não quero dizer que não havia cristãos; havia muitos cristãos por ali. Mas havia um testemunho de Jesus — um testemunho coletivo, uma expressão desse testemunho? Isso era algo que Deus nos havia revelado.
Por fim, decidimos orar a respeito. Depois de orarmos, sentimos a direção de Deus nisso.
Mas, em vez de permanecermos na casa daquela irmã, sentimos que deveríamos sair de lá. E não só isso: os irmãos deveriam assumir a responsabilidade.
Naquela época, havia três irmãs que estavam à frente, e elas foram muito bondosas. Estavam dispostas a dar um passo atrás e apoiar os irmãos jovens. Foi assim que começamos, em 1974.
Não tínhamos lugar algum. Passamos por vários locais até que, finalmente, o Senhor nos estabeleceu neste lugar. Quarenta anos é muito tempo.
Mas graças a Deus, porque sentíamos que havia um encargo sobre nós. Por isso, sentíamos que nos reuníamos com esse propósito. O Senhor começou a acrescentar pessoas.
E não só isso: quando chegamos ao início e a meados da década de 1980, creio que havia outros lugares neste país onde também se havia percebido um encargo pelo testemunho de Jesus.
Creio que foi em 1985 que nos reunimos e tratamos de alguns assuntos, como: quem somos? Por que nos reunimos? E assim por diante.
Graças a Deus, ao longo dos anos sentimos que éramos abençoados. O Senhor nos conduzia adiante. Estávamos aprendendo.
Mas o inimigo não estava contente conosco e, por isso, atacou o próprio centro da nossa comunhão. Um grupo, incluindo alguns dos irmãos responsáveis, saiu.
Quando olho para trás, penso que a razão disso foi o ciúme. Mas Deus, por Sua graça, nos capacitou a continuar.
E o trabalho do inimigo ainda não havia terminado. Então tivemos outra divisão, e novamente ela veio do centro. Foi por uma questão de ensino e doutrina.
Ah, a Palavra de Deus! Sentíamos que havia alguns erros em determinados ensinamentos, mas alguns queriam introduzir seu ensino em nosso meio. Por causa dessa controvérsia, tivemos a segunda divisão.
Depois de passarmos por duas divisões, ficamos tão enfraquecidos espiritualmente que começamos a fazer concessões. Essa é a minha percepção.
Em vez de sermos fiéis ao que o Senhor nos havia confiado, em vez de sermos um na mesma visão, nos tornamos uma multidão mista.
Sinto que chegamos à situação descrita no livro de Juízes: cada um fazia o que parecia certo aos seus próprios olhos, com boas intenções, mas já não havia uma visão que nos unisse.
Irmãos e irmãs, quero ser muito franco com vocês. Sinto que é aí que estamos. Já não somos um povo com uma visão unificadora.
Se hoje eu perguntasse a vocês: “Qual é a nossa visão?”, creio que teríamos várias respostas. Alguns talvez pensem que a visão é esta, e outros talvez pensem que a visão é aquela. Todos procuramos ser fiéis ao que consideramos ser a nossa visão.
Mas não há uma visão unificadora. Lembramo-nos do que o mais sábio dos homens, Salomão, disse em Provérbios 29:18:
Onde não há visão, o povo perece.
É absolutamente necessário que tenhamos uma visão unificadora. Porque nós, seres humanos, todos temos nossas próprias ideias. Como podemos estar juntos como um só?
O que realmente nos une como um só — não apenas exteriormente, mas interiormente? Como podemos ser um? O segredo está na visão. É preciso ter uma única visão que nos una.
Assim, podemos caminhar juntos de todo o coração; podemos sacrificar nossos próprios pensamentos, abrir mão deles, estar juntos como um só e prosseguir, porque há uma visão que nos une. E isso vale a pena.
Graças a Deus, Ele confia encargos às pessoas. Alguns podem receber do Senhor o encargo de evangelizar. Graças a Deus por isso.
Lembro-me de quando Billy Graham realizou sua cruzada em Nova York. Todos nós fomos lá servir como conselheiros, embora sentíssemos que não podíamos nos unir àquela organização, porque ela incluía até modernistas — pessoas que não criam na Bíblia. Mesmo assim, todos fomos para atuar como conselheiros, para ajudar.
Mas, irmãos e irmãs, qual é a visão que nos une? Não desprezamos a evangelização, porque esse é o primeiro passo. Sem evangelização, não pode haver discipulado; e, sem discipulado, não pode haver o testemunho da igreja.
Mas, irmãos e irmãs, por que estamos aqui? Faço essa pergunta a mim mesmo e quero, humildemente, pedir a cada irmão e irmã que se reúne conosco que faça a mesma pergunta a si próprio.
Não somos ninguém, apenas um pequeno grupo. Não temos do que nos gloriar. Mas, se temos uma missão, se temos uma visão, há algo pelo qual vale a pena prosseguir — e até pagar qualquer preço que seja necessário.
Irmãos e irmãs, não queremos apenas existir. Isso não tem sentido. Se não significa algo para o Senhor, por que deveríamos estar aqui?
Queremos ser algo para o próprio Senhor. Queremos nos entregar a isso, para que o propósito do Senhor ao nos reunir seja cumprido.
Não estamos buscando números. Queremos ser aqueles que têm visão — a visão que nos une como um só.
Um povo sem visão apenas existe, mas um povo com visão paga um preço. Você está disposto a pagar o preço? Estamos dispostos a abrir mão de nossas próprias preferências? Estamos dispostos a tomar a cruz e seguir o Senhor?
Irmãos e irmãs, depois de quarenta anos, creio que chegou a hora de refletirmos. Caso contrário, estamos desperdiçando nossa vida.
Deixem-me dizer qual foi a visão que o Senhor nos deu no início. A visão é muito simples: o testemunho de Jesus.
Esse é o encargo que Deus deu à igreja. Qual é a missão da igreja? A missão da igreja é dar testemunho de Jesus.
O Senhor disse:
Edificarei a Minha igreja sobre esta rocha; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.
O Senhor está edificando Sua igreja sobre Si mesmo. O que Ele edificou é uma expressão do que Ele é. E o encargo, a visão da igreja, é dar testemunho de Jesus.
Declaramos que Ele é o Senhor. Ele está no comando de nós. Não temos opinião própria. Queremos fazer tudo o que Ele nos chama a fazer, e nada do que Ele não nos chamou a fazer. Pelo testemunho de Jesus — é disso que se trata.
Ao ler a história da igreja, vemos como os santos, ao longo dos séculos, sofreram pela Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus.
O apóstolo João foi exilado exatamente por essa razão. Ele nos disse em Apocalipse 1:9 que foi por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Mas, graças a Deus, vale a pena. Nosso próprio Senhor entregou Sua vida por esse testemunho, e nós devemos dar continuidade a ele.
Toda a Bíblia é o testemunho de Jesus. Vocês se lembram de quando nosso Senhor ressuscitou dentre os mortos? Ele conversou com os dois irmãos que estavam tão decepcionados que haviam deixado Jerusalém e seguiam para Emaús.
E o Senhor tomou toda a Bíblia e lhes explicou como a Palavra fala dEle. Como Ele reanimou aqueles corações abatidos! Ele fez a mesma coisa com os discípulos reunidos em Jerusalém — a partir da Lei, dos Profetas e dos Salmos.
Irmãos e irmãs, esse é o testemunho de Jesus. Ele próprio testificou:
Eu sou o primeiro e o último, e Aquele que vive;
estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos,
e tenho as chaves da morte e do Hades.
Esse é o testemunho. E essa é a visão que tínhamos desde o princípio.
Portanto, queridos irmãos e irmãs, sinto que estamos numa encruzilhada. Creio que chegou a hora de nós, como povo, revermos nosso passado e sermos muito sinceros diante do Senhor.
Para onde queremos ir? Por que nos reunimos? Com que propósito estamos aqui?
Não queremos mais desperdiçar nosso tempo, porque a vinda do Senhor é iminente. Vamos vê-Lo muito em breve — mais cedo do que pensamos. Como vamos responder a Ele?
Assim, queridos irmãos e irmãs, quero abrir meu coração e colocar toda essa questão diante de vocês. Espero que não a tratem com leviandade. Espero que a levem a sério.
Olhem para o nosso tempo de adoração. Onde estão os louvores e a adoração? Percebo que as pessoas já nem cantam, quanto mais louvam.
Nós caímos. Que o Senhor tenha misericórdia de nós.
Creio que chegou a hora de despertarmos — não de continuarmos como de costume —, porque este não é um tempo comum. Creio que ele nos põe à prova ao máximo.
Sejamos sinceros diante do Senhor. Estamos dispostos a pagar todo e qualquer preço, abrir mão de nossas próprias questões mesquinhas e permitir que o Senhor tenha livre curso entre nós, pelo testemunho de Jesus?
Esse é o encargo do meu coração. Perdoem-me se sou ousado demais, mas quero ser sincero com vocês.
Talvez devêssemos passar algum tempo em oração.