O hino, como muitos de vocês talvez já saibam, foi escrito pelo conde Zinzendorf na época dos morávios, quando o Senhor conquistou o coração deles e os levou à unidade. Essa unidade foi um grande testemunho de como o Senhor atrai pessoas de diferentes origens, pensamentos e interpretações e as une no amor de Cristo. Esse amor de Cristo brilhou por muitos anos.
Na verdade, esses queridos irmãos, conquistados pelo amor de Cristo, tiveram uma reunião de oração que durou cem anos — todos os dias, orando durante cem anos para que o testemunho de Jesus fosse adiante. Eles eram, verdadeiramente, corações cristãos unidos em amor.
Podemos nos comprometer a realizar reuniões de oração por algum tempo, mas, quando isso passa de geração em geração como uma realidade, há algo que o mundo não pode negar. Isso produz um verdadeiro testemunho da grande unidade e da obra que o Senhor realizou.
E sabemos que, se vocês estão orando juntos durante cem anos, se estão convivendo de perto uns com os outros, isso não é apenas a expressão de uma vida corporativa; sabemos também que a cruz estava realizando uma obra profunda em nossos irmãos e irmãs.
Ao compartilharmos nesta manhã, o que está em meu coração é que, no último mês, mais ou menos, temos ouvido sobre a vida corporativa. Ouvimos sobre a cruz e, na semana passada, ouvimos novamente sobre a vida. Há um tema comum: quando olhamos para essas coisas, vemos que não são assuntos separados. Estão vitalmente interligados.
Se queremos vida, o caminho é o da cruz. E o caminho da cruz conduz à vida. O caminho da cruz não é um fim em si mesmo, mas o caminho para entrarmos cada vez mais na vida. Hoje, gostaríamos simplesmente de ter comunhão sobre esse assunto: o caminho da cruz e a vida corporativa.
Vamos fazer mais uma oração.
Senhor, nós Te bendizemos pela maneira como nos atraíste. Nós Te agradecemos, como já Te louvamos, Senhor, pela maneira maravilhosa como pudemos vir, celebrar e recordar Tua grandiosa morte e ressurreição.
Senhor, ao nos achegarmos, nós Te agradecemos porque podemos continuar em Tua presença. Podemos nos oferecer novamente a Ti, para que Tua palavra seja muito viva em nosso coração e em nossa vida. Senhor, queremos ser aqueles que têm fome e sede de Ti.
Senhor, enquanto estamos aqui agora, se não há fome em nós, se não há sede em nós, pedimos um toque do Teu Espírito Santo. Abre nossos olhos; desperta nosso paladar espiritual. Senhor, que sejamos aqueles que realmente vêm buscar a Ti hoje.
Não estamos aqui apenas para passar uma hora juntos, mas para nos sentarmos aos pés do nosso precioso Senhor e Salvador, que nos amou primeiro. E correspondemos a esse amor, oferecendo a Ti nosso coração. Queremos ser, hoje, aqueles que, constrangidos pelo Teu amor, permitem que fales à nossa vida. Em nome de Jesus, amém.
Gostaria de começar lendo algumas passagens das Escrituras. Vamos abrir primeiro em Hebreus 12:1-3:
Portanto, visto que temos tão grande nuvem de testemunhas ao nosso redor,
deixemos de lado todo peso e o pecado que tão facilmente nos enreda;
e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,
fixando os olhos em Jesus, o Autor e Consumador da fé,
o Qual, pela alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha,
e assentou-Se à direita do trono de Deus.
Pois considerai Aquele que suportou tamanha hostilidade dos pecadores contra Si mesmo,
para que não vos canseis nem desanimeis.
Quero me concentrar especialmente numa expressão de Hebreus 12:2:
O Qual, pela alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha,
e assentou-Se à direita do trono de Deus.
Agora voltemos a Romanos 12:1-5:
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus,
que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo e santo, aceitável a Deus,
que é o vosso culto espiritual.
E não vos conformeis com este mundo,
mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,
para que experimenteis qual é a vontade de Deus:
a boa, aceitável e perfeita.
Pois, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós
que não pense de si mesmo além do que convém;
mas pense de modo a ter um juízo sensato,
conforme Deus repartiu a cada um uma medida de fé.
Pois, assim como temos muitos membros em um só corpo,
e nem todos os membros têm a mesma função,
assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo,
e, individualmente, membros uns dos outros.
E, por fim, Efésios 4:1-3, começando novamente pelo primeiro versículo:
Eu, portanto, o prisioneiro do Senhor,
rogo-vos que andeis de modo digno da vocação com que fostes chamados,
com toda humildade e mansidão, com paciência,
demonstrando tolerância uns para com os outros em amor,
empenhando-vos em preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Ao nos voltarmos para a palavra do Senhor nesta manhã, como estávamos dizendo, esse assunto da cruz e o da vida corporativa têm uma relação vital entre si. Bill, ao concluir na semana passada, falou sobre como o caminho para a vida é o caminho da cruz.
Às vezes, podemos olhar para a cruz e pensar que ela é um fim. A cruz não é um fim; é um caminho para o propósito final de Deus. Somos gratos por termos sido chamados a andar pelo caminho da cruz.
Podemos andar pelo caminho da cruz, não em nossa própria força, porque há Alguém que foi à nossa frente e já percorreu esse caminho. Aquele que já andou pelo caminho da cruz nos sustenta e nos capacita a andar por ele. Por isso, podemos entrar na vitória que temos Nele.
Tenho algumas perguntas que gostaria de fazer ao longo desta manhã. A primeira é esta: quando vocês ouvem essa palavra, “cruz”, e pensam nela, ela lhes parece algo negativo? A cruz é negativa ou positiva?
Muitas vezes, pensamos na cruz como algo negativo. Mas, irmãos e irmãs, se, ao ouvirmos essa palavra, “cruz”, recuamos porque a vemos de maneira negativa, estamos vendo apenas uma parte. Nossa visão é parcial.
A cruz não fala apenas da morte do nosso Senhor. Sim, ela fala da morte do nosso Senhor, mas também fala da Sua ressurreição. O precioso testemunho do nosso Senhor, enquanto esteve nesta terra, foi que, toda vez que, nos Evangelhos, Ele Se referiu a ir a Jerusalém para sofrer e ser crucificado, nunca parou aí. Ele sempre disse:
Mas, em três dias, ressuscitarei.
A cruz — a morte e a ressurreição — é, de fato, o quadro completo da cruz, e é assim que podemos enxergar essa vitória. Isso deve trazer alegria ao nosso coração. Como lemos em Hebreus 12:2, nosso Senhor suportou a cruz, desprezou a vergonha e morreu. Mas disso vieram a vida, a ascensão ao trono e o assentar-Se ao lado do Seu Pai celestial.
Por causa dessa cruz e da obra que nosso Senhor realizou, fomos chamados a participar dessa vitória. Louvado seja Deus por isso, irmãos e irmãs. Como precisamos enxergar a plenitude de tudo o que nosso Senhor fez por nós no Calvário.
Às vezes, se nos concentramos apenas no lado da morte, isso pode se tornar muito deprimente. Se olhamos apenas para o lado da morte, tudo fica escuro; pode ser pesado, tão negativo, e pode nos paralisar. “Ah, eu tenho que morrer. Tenho que morrer.” Há verdade nisso — realmente precisamos morrer —, mas também há o lado positivo. Há o lado da ressurreição, o lado da vida, o lado da vitória.
Agora, muitas vezes há aqueles que querem se concentrar apenas no lado da vitória. “Ah, eu amo a ressurreição. Amo a vitória.” Mas, se tentamos desfrutar do lado da vitória sem o lado da morte, tudo o que temos é superficialidade, e estamos tentando servir com nossa própria capacidade natural.
A morte e a ressurreição na obra do nosso Senhor estão profundamente entrelaçadas. Podemos separá-las e distingui-las para conversar sobre elas em comunhão, mas, na obra que acontece em nossa vida, não há separação. Quando dizemos não ao nosso eu, estamos dizendo sim a Ele e à Sua vida. Há uma liberação. Toda vez que dizemos não a nós mesmos e negamos a nós mesmos, há uma liberação imediata da Sua vida.
Louvado seja Deus por isso. Não nos deixemos intimidar, não recuemos nem fiquemos tão sombrios quando pensamos na cruz. Queremos enxergar a plenitude da obra da cruz.
Louvado seja Deus, tudo não terminou no túmulo; Ele ressurgiu do túmulo — um poderoso Vencedor, triunfando sobre todos os Seus inimigos. Fomos introduzidos nos benefícios dessa vitória. Como podemos celebrar essa vida? Celebremos!
É por isso que não precisamos ficar sombrios. Como nosso irmão disse nesta manhã, não estamos apenas numa cerimônia memorial; estamos celebrando a grande obra que nosso Senhor realizou.
Que, ao considerarmos esse assunto da cruz, conheçamos o lado da vitória. A morte e a ressurreição nos introduzem em tudo o que o Senhor tem para nós. À medida que entramos mais na morte e na ressurreição — na obra da cruz —, há essa liberação da Sua vida, não apenas individualmente, mas também em nossa vida juntos.
Como irmãos e irmãs, juntos, permitimos que a operação da cruz leve nosso próprio eu à morte e libere Sua vida. Então há uma expressão maior da Sua vida e uma expressão maior do Seu amor de uns para com os outros. Como esse hino testemunhou, há um testemunho que se estende a todo o mundo: somos ramos que procedem de um único tronco, testemunhando do nosso amado Senhor e Salvador.
Ao pensarmos nesse assunto do caminho da cruz na vida corporativa, podemos fazer uma segunda pergunta: por que há tão pouca expressão de uma verdadeira vida corporativa?
A primeira razão, que ouvimos com bastante frequência e que é absolutamente verdadeira, é a falta de revelação. Ah, como precisamos de revelação. Mas não podemos parar aí. Tudo começa, sim, com a revelação, mas depois precisamos permitir que essa revelação se torne real em nossa vida e seja expressa nela.
Quando recebemos a revelação da igreja, não se trata apenas de saber a respeito da igreja e conseguir falar sobre o corpo de Cristo. Louvado seja Deus por isso, mas como o Senhor anseia por muito mais. Ele quer uma resposta à revelação.
Louvado seja Deus, quando Paulo estava no caminho de Damasco, ele respondeu. Não bastava que a luz o atingisse e o derrubasse do seu pedestal. Ele respondeu à revelação do nosso Senhor Jesus Cristo.
É assim, irmãos e irmãs, que podemos entrar cada vez mais: respondendo à vida do Senhor. Mas o que nos impede de responder? Muitas vezes, o maior impedimento à expressão da vida corporativa é não estarmos dispostos a seguir esse caminho da cruz.
Responder ao Seu chamado é seguir o caminho da cruz. Muitas vezes, podemos atribuir nossa condição a problemas e circunstâncias externas, ao inimigo e a dificuldades de fora. Mas não, irmãos e irmãs, o problema está dentro de nós.
Ao olharmos para a história da igreja, há uma pequena frase que diz que a perseguição de fora fortalece a igreja, enquanto a corrupção de dentro a enfraquece. A corrupção de dentro surge, irmãos e irmãs, quando não estamos dispostos a seguir o caminho da cruz.
Como gostamos de olhar para trás, para a cruz, para aquele dia em que o Senhor nos salvou e nos introduziu numa salvação tão grande. Mas, diariamente, quando precisamos nos levantar, começamos o dia declarando: “Ele é Senhor”, e dizendo: “Senhor, não a minha vontade, mas que seja feita a Tua vontade”?
Ao seguirmos esse caminho da cruz, descobriremos que, não apenas em nossa vida individual, mas também em nossa vida corporativa, o primeiro passo nesse caminho nos traz de volta ao assunto da consagração — algo de que todos gostamos.
É impressionante como, à medida que prosseguimos na vida, descobrimos, nesse meio cristão, que tantas vezes, ao sermos conduzidos a uma expressão maior do nosso Senhor e à expressão da Sua vida, tocamos nesses assuntos da consagração. Tocamos nos assuntos da cruz. Mas, novamente, essas coisas, em si mesmas, não são o fim; são o caminho e o meio para entrarmos cada vez mais naquilo que o Senhor tem para nós.
Como sabemos, já falamos disso antes: consagração não é nos comprometermos a fazer algo para Ele, mas simplesmente rendermos nossa vida — entregarmos nossa vida para que Ele possa viver por meio de nós e expressar Sua vida por meio de nós. É uma resposta voluntária ao sermos constrangidos pelo amor de Cristo, oferecendo-nos a Ele para que possa nos usar para Sua glória e honra.
Lemos aqueles versículos em Romanos 12:1-5. Isso não acontece apenas uma vez, mas é uma entrega diária de nós mesmos a Ele. Esses versículos estão intimamente ligados àquelas palavras repetidas nos Evangelhos:
Se alguém deseja vir após Mim,
negue-se a si mesmo diariamente,
tome a sua cruz
e siga-Me.
Esse é o caminho da cruz. Mas, louvado seja Deus, é um caminho de vida. É um caminho para entrarmos no bem de tudo o que Ele tem para nós. Como temos dito, não é o fim, mas o caminho. É um meio para Ele realizar Seu propósito.
De fato, irmãos e irmãs, uma das questões mais vitais da consagração é dar ao Espírito Santo permissão para trabalhar em nossa vida, para nos transformar à imagem do nosso amado Senhor.
Nosso Senhor não Se impõe a nós. Ele não vai exigir isto ou aquilo, mas vai nos mostrar Seu grande amor e Suas misericórdias. Então diremos: “Portanto, por essas misericórdias, Senhor, eu Te dou permissão para realizar essa obra de me conformar à Tua imagem, me transformar e renovar minha mente, para que Tua vida possa ser expressa por meio de mim”.
É isso que estamos fazendo, não apenas individualmente, mas juntos. Ao nos oferecermos juntos, desejando que mais da Sua vida seja expressa, estamos concedendo permissão ao Espírito Santo.
Talvez não saibamos de que maneiras o Espírito Santo vai trabalhar. Às vezes, quando Ele responde a essas orações e nos coloca em certas circunstâncias, dizemos: “Bem, não tenho certeza de que era isso que eu esperava”. Mas então Ele nos mostra Seu amor. Mostra-nos Sua tão grande salvação.
Ainda que aquilo em que Ele está tocando em nossa vida seja uma aflição leve e momentânea, Ele está nos revelando um eterno peso de glória, à medida que enxergamos a alegria que nos está proposta. Que não resistamos às aflições leves e momentâneas.
Sabemos muito bem que, em meio a essa aflição leve e momentânea, não vemos nada de momentâneo nem de leve. Só vemos a aflição, e não fazemos ideia de quanto tempo ela vai durar.
É somente depois de permitirmos que o Senhor nos conduza através dela, e de vermos mais Dele, que dizemos: “Ah, bem, louvado seja Deus, aquilo foi apenas uma aflição leve e momentânea”, à luz da glória de vermos nosso Senhor e de O contemplarmos cada vez mais.
Sei que cada um de nós, em algum momento da vida, se apegou a algo muito precioso. O Senhor tocou naquilo, e tivemos que abrir mão. Tivemos que passar por circunstâncias, ou por alguma situação que afetou algo muito valioso para nós, e tivemos que abrir mão.
Pensamos em como aquilo foi traumático. Mas depois, ao olharmos para trás, também perguntamos a nós mesmos: “Por que será que lutei tanto? Por que aquilo tinha tanto valor para mim, à luz do que vejo agora?”
Mas, louvado seja Deus, Ele nos compreende. Ele nos encontra exatamente onde estamos e simplesmente nos mostra mais do Seu grande amor e das Suas ternas misericórdias. Mostra-nos mais dessas misericórdias para nos levar a responder a elas e a nos oferecer a Ele.
Quando compartilhamos sobre a vida corporativa, falamos de quanto dessa vida é expresso no Novo Testamento por meio dessa pequena expressão: “uns aos outros”. Paulo nos encoraja a amar uns aos outros, cuidar uns dos outros, orar uns pelos outros — todas essas expressões de “uns aos outros”.
Isso nos ajuda a compreender um pouco esse assunto da vida corporativa. Falamos de vida corporativa e pensamos: “O que é isso?” Na verdade, a expressão principal, que abrange todas as outras, é amar uns aos outros. Mas, mesmo assim, perguntamos: “O que significa amar uns aos outros?”
O Senhor, em Sua grande compreensão, diz: “Bem, Eu vou mostrar a vocês. Vou ensiná-los. Vou instruí-los no caminho de amar uns aos outros”. Amamos uns aos outros cuidando uns dos outros. Amamos uns aos outros sujeitando-nos uns aos outros. Todas as expressões de “uns aos outros” são desdobramentos — descrições do que significa amar uns aos outros.
Sabemos que, antes de tudo, amamos uns aos outros porque Ele nos amou primeiro, e amamos como Ele amou. Permitimos que Sua grandiosa vida entre em nós.
Como também mencionamos, um aspecto vital e importante da nossa vida corporativa é cada ocasião em que temos o precioso privilégio de nos reunir. É uma expressão maravilhosa podermos nos reunir à mesa do Senhor e testemunhar de Quem Ele é.
Essa é uma parte vital, mas não é a totalidade da nossa vida juntos. Não é a totalidade da nossa vida corporativa. Nosso tempo fora das reuniões, fora dos nossos encontros, e nosso relacionamento uns com os outros também fazem parte dela.
Muitas vezes, preciso perguntar a mim mesmo, porque, nos meus hábitos egocêntricos, gosto de ficar sozinho e ler um livro. Basta encontrar um bom livro, e eu fico lendo sem parar. Mas muitas vezes preciso me perguntar: “Mac, quanto tempo você passou com outros irmãos e irmãs nesta semana? Quanto tempo você dedicou a telefonar, a fazer isto ou aquilo?”
Precisamos ser diligentes em responder a todas as oportunidades. Às vezes, precisamos criar essas oportunidades de nos aproximarmos e cuidarmos uns dos outros.
Nesta manhã, gostaria de abordar algumas dessas expressões de “uns aos outros”. Ao olharmos para cada uma — e esta não é uma lista exaustiva —, veremos a natureza muito prática da vida corporativa.
Começando pelo propósito eterno de Deus, Ele tem o propósito de que sejamos conformados à imagem do Seu Filho, de que sejamos levados a conhecer e experimentar a realidade de Cristo na igreja. Muitas vezes, podemos pensar que isso é tão abstrato, mas, se enxergarmos isso, recebermos uma revelação e respondermos a ela, descobriremos que toca todas as áreas da nossa vida.
Isso toca nossos relacionamentos uns com os outros. Em cada uma dessas expressões de “uns aos outros”, precisamos dizer não à vida do nosso eu e sim à Sua vida. Mas disso virá uma expressão maior Dele mesmo.
Em Efésios 4:1, lemos sobre andar de modo digno. É a isso que fomos chamados: andar diariamente, na rotina e nas coisas comuns, de modo digno do chamado que Ele nos fez. Que grande chamado. É um chamado celestial, mas se expressa de maneira muito prática, com os pés no chão, em nossa vida diária, para que sejamos o testemunho que Ele deseja.
Também compartilhamos como nosso relacionamento uns com os outros é o testemunho visível de Jesus. É isso que o mundo vê: nós nos relacionando uns com os outros. Há o testemunho espiritual no âmbito invisível, mas, nesta terra, esse tem sido o testemunho dos crentes ao longo da história.
Foi o testemunho dos perseguidores romanos no primeiro século, e o testemunho ao longo dos séculos: “Vejam como esses cristãos amam uns aos outros”. Havia ali algo que as pessoas não podiam negar. É desejo do Senhor que o testemunho da Sua vida seja expresso entre as pessoas nos dias em que estamos vivendo.
Agradecemos ao Senhor pela revelação e pelo ensino, mas há muito mais — muito mais a experimentar para vermos essa vida expressa. Vamos olhar para algumas dessas expressões de “uns aos outros” nos momentos que nos restam, permitindo que o Senhor nos ensine e aplique essas questões à nossa vida.
Quanto à ordem, vamos simplesmente seguir a sequência em que essas expressões aparecem nas Escrituras, para não precisarmos ficar indo e voltando tanto. A primeira está em Romanos 12:10.
O que queremos enxergar é como a vida do Senhor pode ser verdadeiramente expressa em nossa vida. Sempre precisamos ser levados de volta ao ponto de olhar para nosso Senhor — como Ele Se relacionava com aqueles ao Seu redor. Já que estamos falando de nos relacionarmos uns com os outros, provavelmente é melhor observarmos não tanto como o Senhor Se relacionava com o mundo exterior, mas como Se relacionava com Seus discípulos.
Em Romanos 12:10, está escrito:
Sede dedicados uns aos outros em amor fraternal;
dando preferência uns aos outros em honra.
Ser dedicados uns aos outros — como nosso Senhor era dedicado àqueles discípulos. Isso era tão precioso.
Quando pensamos nos discípulos, precisamos lembrar que podemos olhar para trás com uma visão idealizada e pensar em como seria maravilhoso ser um discípulo. Mas precisamos ter em mente que Ele foi dedicado a alguém que O traiu. Foi dedicado a alguém que O negou e foi dedicado a dez que O abandonaram.
Mas isso não afetou Sua dedicação a eles, porque, por meio dessa dedicação e desse cuidado, onze deles foram conduzidos a uma salvação plena. Louvado seja Deus por isso.
Quando pensamos em ser dedicados uns aos outros, uma das coisas que notamos, e que aparece na maioria dessas expressões de “uns aos outros”, é que não há ressalvas. É simplesmente o abrangente “uns aos outros”.
Podemos ser muito seletivos. Como gostamos de nos dedicar a fulano ou a determinada pessoa. Mas o que descobrimos — e agradeço ao Senhor porque isso veio à tona em nossos encontros de sexta-feira à noite — é que o Senhor está interessado em que Sua vida em nós seja expressa.
Às vezes, uma das coisas com que mais precisamos tomar cuidado é a expressão da nossa bondade natural no lugar da vida do Senhor. Muitos de nós conseguem lidar com as coisas por meio da bondade natural, ou daquilo que poderíamos chamar de carne boa, mas o Senhor não está interessado nisso. Ele está interessado em que realmente permitamos que Sua vida — a bondade e a dedicação da Sua vida — seja expressa.
Podemos nos dedicar àqueles que estão do nosso lado. Mas somos dedicados àquele que nos trai? Ele sabia que Judas iria traí-Lo. Somos dedicados àquele que nos nega? Isso não está em nós, mas está na Sua vida.
Esse é um grande testemunho para o mundo quando as pessoas veem nossa unidade e, ainda assim, sabem como somos diferentes. Conhecem alguns dos problemas e situações pelos quais passamos, mas há uma unidade e uma dedicação uns aos outros que vêm do nosso Senhor.
É por isso que precisamos da cruz, porque não podemos ser dedicados por nós mesmos. Naturalmente, podemos nos dedicar a algumas pessoas, mas, no âmbito natural, isso se esgota. Há uma dedicação, um cuidado e um apoio mútuo para os quais Ele está nos chamando. Precisamos dizer não a nós mesmos e sim à Sua vida.
O mesmo vale para dar preferência uns aos outros. Ah, quantas vezes queremos ser aquele que toma a palavra. Queremos fazer isto ou aquilo, mas realmente damos preferência uns aos outros?
Nos momentos de comunhão na sexta-feira à noite, somos aqueles que estão sempre falando, ou damos preferência aos outros e procuramos encorajá-los a participar? De certa forma, fico até hesitante em usar esse exemplo, porque, sempre que se fala daqueles que falam demais, eles nunca ouvem. Quem ouve são as pessoas sensíveis, que já são quietas, e isso as torna ainda mais sensíveis e mais quietas.
Então esqueçam esse exemplo. Foi um exemplo ruim. Mas há uma sensibilidade no Senhor. Não conhecemos a nós mesmos e talvez pensemos que estamos oferecendo uma grande contribuição. Estou tentando dizer isso de uma maneira que nos liberte, não que nos coloque em escravidão.
Espero que o Senhor possa fazer isso muito melhor do que eu, à medida que vocês consideram, meditam e permitem que Ele lhes fale. Mas há uma consciência de dar preferência aos nossos irmãos e irmãs e de não pensar tanto em nós mesmos.
É entregar nossa vida. É dar-lhes preferência em honra — não apesar deles, mas dando-lhes preferência, honrando-os e elevando-os.
Vamos abrir em Romanos 15:7. Há aqui outra expressão de “uns aos outros”. Está escrito:
Aceitai uns aos outros, assim como também Cristo nos aceitou para a glória de Deus.
Aceitem uns aos outros como Cristo nos aceitou. Como Cristo nos aceitou? Exatamente como éramos. Mas Ele não nos deixou naquele estado; começou a realizar uma grande transformação.
Muitas vezes, podemos criar barreiras e critérios para aceitar uns aos outros. Ah, irmãos e irmãs, há essa aceitação uns dos outros no Senhor que realmente nos permite entrar numa plenitude maior. É aceitar uns aos outros quando as pessoas são tão diferentes de nós.
Uma das belezas do corpo de Cristo é que há uma beleza magnífica na diversidade e na unidade que existem nele. Ah, como o corpo é diverso. Mas essa diversidade manifesta sua beleza na unidade do corpo.
Cada membro é tão singular e tão específico; contudo, quando todos são colocados sob a autoridade do Cabeça, há uma unidade que, de fato, realça a beleza da diversidade, como só podemos enxergar quando ela é conduzida à unidade.
No mundo, a diversidade pode se tornar caos. Mas, no Senhor, é a diversidade da Sua vida. Ao falarmos hoje, estamos falando de uma diversidade da Sua vida expressa em nós. Não é a diversidade da nossa própria vida natural.
Não é a diversidade do Mac em si mesmo. Isso não nos interessa; precisa seguir o caminho da cruz. Mas é a maneira diversa pela qual o Senhor escolhe falar por meio de cada um de nós.
Lembrem-se de que, naquela grande cidade, no final, há aquelas doze pedras de fundamento. Cada uma é tão singular e bela, mas são conduzidas à unidade porque é Cristo que está sendo visto por meio delas.
Quando Cristo é visto por meio de você e Cristo é visto por meio de mim, ah, que diversidade gloriosa. Mas, muitas vezes, tenho dentro de mim um conceito do que é a vida cristã, de como um cristão deve ser, e podemos julgar imediatamente.
Para mim, como um velho contador conservador, um cristão é alguém muito contido e muito quieto. Mas, se nos lembrarmos do nosso Senhor, um dia, do lado de fora do templo, Ele Se levantou e clamou em alta voz:
Do vosso interior fluirão rios de água viva.
O texto diz que Ele estava clamando e falando em alta voz. Bem, isso não se encaixaria nos meus critérios de como um cristão deve ser. Cristãos não gritam. Cristãos não levantam as mãos. Cristãos ficam sentados, são muito educados, cantam hinos e convivem de maneira muito pacífica.
Mas há uma diversidade da vida do Senhor que Ele quer expressar. Novamente, não se trata do nosso temperamento natural, mas da Sua vida sendo expressa em nós conforme Ele escolhe.
Então, louvado seja Deus, teremos aqueles que talvez falem alto demais para o nosso gosto. Talvez Sua vida seja expressa de uma maneira ou de outra. Mas, quando enxergamos Cristo naquele irmão ou irmã, como podemos acolhê-los.
Como podemos receber uns dos outros se não aceitamos uns aos outros? Ao não aceitar alguém, estamos bloqueando a vida do Senhor e bloqueando a comunhão. A maneira pela qual somos fortalecidos juntos é por meio da comunhão uns com os outros. Mas, se eu não aceito você, não vou receber nada de você.
Ao permitirmos que a vida do Senhor rompa nossas amarras, nos liberte e nos faça focar em Cristo uns nos outros — aceitando Cristo uns nos outros —, podemos enxergar o fortalecimento e a alegria que há Nele. Essa é a cruz trabalhando de maneira muito prática em nós, para que Seu propósito seja realizado.
Se olharem em 1 Coríntios 12:25, já compartilhamos como esse capítulo é tão rico em mostrar a plenitude da Sua vida. Vejamos:
Para que não haja divisão no corpo,
mas que os membros tenham o mesmo cuidado uns pelos outros.
O mesmo cuidado uns pelos outros — sem preconceito uns para com os outros, cada um cuidando do outro sem parcialidade.
Uma das coisas — e já confessei minha culpa antes — é que, trabalhando na livraria, às vezes alguém entra e quer um livro. Porque tenho aquela pessoa em alta consideração, ou talvez porque seja alguém conhecido, faço de tudo para conseguir aquele livro para ela.
Mas então outra pessoa pode entrar na livraria, e talvez eu não goste muito dela. “Ah, ela não é ninguém”, na minha opinião. Ela pede um livro, e eu digo: “Bem, não sei se consigo esse livro ou não”. Isso não é realmente demonstrar o mesmo cuidado uns pelos outros.
Mas, louvado seja Deus, Ele nos coloca nessas situações e revela nossos preconceitos arraigados, nossas preferências e aversões, para que possamos lidar com eles. Não se trata de reprimir isso, mas de dizer: “Senhor, é assim que eu sou. Trata comigo”.
“Tenho percebido que sou muito preconceituoso. Não estou cuidando deste membro da mesma maneira que cuido de outro. Senhor, ajuda-me nisso. Digo não ao meu próprio eu e sim a Ti, para que haja essa liberação de vida.”
No corpo de Cristo, precisamos respeitar e honrar uns aos outros. Não levamos isso a um extremo, mas há um cuidado uns pelos outros — o mesmo cuidado uns pelos outros.
Que o Senhor trate disso de maneira maravilhosa. Podemos tantas vezes deixar de perceber certas pessoas, mas o olhar do Pastor percebeu quando uma ovelha entre cem estava perdida.
Nós percebemos? Nossos olhos estão abertos para enxergar aquele que talvez esteja sofrendo, ou estamos apenas concentrados em todos os outros que estão muito bem? Louvado seja Deus, que o Senhor dirija nossos olhos para aquele de quem podemos nos aproximar e cuidar de maneiras muito práticas.
Conhecemos as maneiras práticas: telefonemas, refeições juntos, cuidar uns dos outros e simplesmente nos aproximarmos com aquele toque pessoal. É aí que colocamos os pés no chão e caminhamos nesta terra. Passamos pelas coisas juntos. Caminhamos com nossos irmãos e irmãs de modo digno, como nosso Senhor andou.
Nosso Senhor aceitou cada um daqueles discípulos. Novamente, embora um fosse traí-Lo, Ele cuidou de cada um da mesma maneira. Sua morte foi tanto por Judas quanto por João, Seu amado.
Judas não respondeu à Sua morte, mas Ele morreu igualmente por ele. Poderíamos dizer que Seu coração se voltava ainda mais para um Judas, porque Ele sabia o que iria acontecer. Mas Ele continuava a Se aproximar. Não havia um cuidado parcial; havia esse acolhimento e esse desejo de atraí-lo.
Às vezes, quando olhamos para Paulo, Pedro e outros, havia pessoas que não concordavam com eles, mas isso não afetava seu ministério, seu cuidado uns pelos outros nem seu amor.
Se Paulo tivesse se deixado afetar pelo que as pessoas pensavam dele, teria rejeitado muitas assembleias. Se Paulo tivesse realmente se deixado afetar por aqueles em Corinto, não teria se dado ao trabalho de lhes escrever duas longas cartas.
Mas ele demonstrou esse mesmo cuidado por Corinto, onde diziam: “Paulo, nós nem estamos do seu lado. Eu gosto de Apolo. Eu gosto de Pedro. Você fala bem alto quando está longe, mas, quando vem aqui, é um fracote”. Alguns deles falavam mal de Paulo o tempo todo, mas isso não afetava seu cuidado por eles nem sua aceitação deles.
Do nosso ponto de vista natural, poderíamos dizer que Paulo iria para Éfeso e passaria a vida inteira ali, porque eles o amavam, havia um ensino tão elevado e tinham um coração tão aberto. Ele poderia derramar seu coração.
Paulo até diz que, quando tentava compartilhar com os coríntios, por causa da condição em que eles estavam, ficava limitado. Não podia abrir todo o seu coração. Mas ainda assim cuidava deles, continuava a aceitá-los e a caminhar ao lado deles, para que pudessem entrar em tudo o que o Senhor tinha para eles.
Ah, que aprendamos realmente a fazer isso — aceitar uns aos outros.
Em Gálatas, esse tema continua. Vejamos Gálatas 5:13:
Porque fostes chamados à liberdade, irmãos;
somente não transformeis a liberdade em oportunidade para a carne,
mas, pelo amor, servi uns aos outros.
Pelo amor, sirvam uns aos outros. Recebemos uma grande liberdade, e louvado seja Deus por essa liberdade. Mas, mesmo nessa liberdade, em que todas as coisas são lícitas, nem todas as coisas são proveitosas.
Ao servirmos uns aos outros e cuidarmos uns dos outros, estamos realmente fazendo isso com esse coração de amor? Ou estamos simplesmente usando nossa liberdade para servir a nós mesmos e fazer nossas próprias escolhas? Temos consciência de como nossas escolhas afetam nossos irmãos e irmãs?
Que o Senhor renove isso em nós, para que possamos realmente servir uns aos outros — não por nós mesmos, não como uma oportunidade para nossa carne e não como uma oportunidade para nos envaidecermos. Nosso serviço não é para exaltar a nós mesmos.
Não é para exaltar nossa carne e dizer: “Ah, vejam que grande serviço estou prestando”. Nosso serviço não é para ser visto pelos homens. Nosso serviço é uma vida entregue. É oferecer aquele copo de água fria.
Acho precioso aquilo que, em Mateus, é dito no final:
Vinde para cá.
Sei que está falando de nações, mas podemos aplicar esse princípio às pessoas individualmente. Diz:
Vós Me oferecestes aquele copo de água fria.
Vós Me vestistes quando Eu estava nu.
Vós vos aproximastes de Mim; vós Me visitastes.
Eles perguntaram: “Quando fizemos isso?” Há essa espontaneidade da vida que simplesmente se manifesta em cuidar uns dos outros e servir uns aos outros — não por nossa causa, mas por causa Dele.
Por que estamos servindo uns aos outros? Por que estamos aceitando uns aos outros? Por que estamos encorajando uns aos outros? Tudo tem esse objetivo em vista: Sua vida ser expressa entre as pessoas, para que sejamos vistos como o testemunho de Jesus na hora em que estamos vivendo.
Que o Senhor continue a nos encorajar tanto. Se olharmos em Efésios 4:1-3, lemos esses versículos no início. Como são preciosos.
Efésios 4:1 fala de andar de modo digno da vocação com que vocês foram chamados. Louvado seja Deus, nosso Senhor andou desse modo digno. Andar de modo digno é andar pelo caminho da cruz — dessa vida entregue e de entrar na alegria e na vitória do nosso Mestre.
Como esse andar é caracterizado? Vejamos Efésios 4:2:
Com toda humildade e mansidão,
com paciência,
demonstrando tolerância uns para com os outros em amor.
Gosto muito de como a versão New American Standard inclui essa pequena palavra: “demonstrando tolerância uns para com os outros”. Algumas outras traduções não têm essa palavra, “demonstrando”; simplesmente dizem para sermos tolerantes uns com os outros.
Mas, para mim, “demonstrando tolerância” fala daquilo que é visível — de como se vê que somos tolerantes e longânimos uns com os outros. Se vocês estão na vida da igreja há mais de uma semana, sabem o que é longanimidade. Alguns de vocês convivem conosco há muitos anos e têm sido longânimos uns com os outros.
Mas, louvado seja Deus, há algo em nós que nos capacita a continuar. Sempre que pensamos em nossa longanimidade, não demora muito para pararmos e pensarmos na longanimidade do nosso Senhor.
Nosso Senhor disse aos discípulos:
Estais Comigo há tanto tempo e não Me conheceis?
Estais Comigo há tanto tempo e não conheceis o Pai?
Era como se Ele estivesse derramando Sua vida.
Mas, louvado seja Deus, Ele não parou nem os abandonou. Continuou e lhes mostrou mais de Si mesmo. Ah, que esse espírito de tolerância seja conhecido entre nós.
Às vezes, isso significa suportar todas as diferenças que temos. Não se trata de suportar e tolerar o pecado, nem de tolerar nossa vida natural, mas de tolerar a diversidade da vida do Senhor uns nos outros.
Efésios 4:3 fala de preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Nós temos essa unidade. Às vezes, uma das coisas mais difíceis para permanecermos unidos como crentes é justamente aquilo em que cremos, porque há tantas interpretações diferentes. Mas, louvado seja Deus, Ele está nos conduzindo à unidade da fé.
Ao olharmos ao redor desta sala nesta manhã, provavelmente há muitas interpretações diferentes a respeito, por exemplo, da volta do nosso Senhor. Quantos arrebatamentos há? Há um só arrebatamento? É pré-milenista? Todos vão antes disso? É pós-tribulacionista? Todos passamos pela tribulação? Há vários arrebatamentos?
Não sabemos todas essas coisas. Cada um de nós tem interpretações, mas, louvado seja Deus, permitimos que o Senhor nos mantenha na unidade do Espírito no vínculo da paz.
Não estamos falando de aceitar uma diversidade de heresias. Trata-se de aceitar a diversidade de interpretações que existe no corpo de Cristo. Sabemos que certos ensinos são errados porque contrariam a pessoa e a obra do nosso Senhor. Não estamos falando de tolerar isso.
Mas estamos falando de dar espaço à expressão de diferenças a respeito da atuação do Senhor, do que Ele está fazendo e de quando voltará, apenas para usar esse exemplo de interpretação. Não permitimos que isso nos divida. Nosso foco está no Senhor, e permitimos que Ele nos mantenha em todo o bem que temos Nele.
É um testemunho precioso. Muitos de nós já ouviram falar de John Bunyan, que escreveu O Peregrino. Ele foi um grande batista naqueles dias e cria plenamente no batismo dos crentes por imersão. Era um verdadeiro batista, por inteiro.
Mas um de seus testemunhos era que não permitiria que a água o separasse de seu irmão ou irmã. Se houvesse um crente com outra convicção, ele não permitiria que isso o separasse daquele irmão.
Ele disse: “Alguns dos meus irmãos presbiterianos creem apenas na aspersão, mas não vou permitir que um pouco de água divida aquilo que o Senhor uniu”.
Precisamos ter cuidado com as coisas pelas quais nos dividimos. Há falsos ensinos e outras questões; isso é um assunto à parte. Mas, louvado seja Deus, Ele nos conduz a essa realidade, e somos tolerantes uns com os outros nesse vínculo da paz, até chegarmos, um dia, à unidade da fé Nele.
Deixem-me prosseguir. Vejam Hebreus 3:13. Vamos pular mais algumas passagens. Há uma em 1 Tessalonicenses 5:15, se vocês quiserem anotar. Ela diz:
Buscai o que é bom uns para os outros.
Busquem o que é bom uns para os outros. Realmente tomem a iniciativa e, ao cuidarem uns dos outros, busquem o que é bom para eles.
Um encorajamento em Hebreus 3:13 diz:
Encorajai uns aos outros dia após dia.
Isso é precioso. O que tanto me toca nesse encorajamento uns aos outros, dia após dia, é simplesmente o fato de que, se devemos encorajar uns aos outros dia após dia, precisamos estar em contato com aquela pessoa todos os dias.
O texto diz para encorajarmos uns aos outros diariamente, ou dia após dia. Precisamos estar em contato. Precisamos nos relacionar. Precisamos ver como as pessoas estão — não encorajando uns aos outros mensalmente ou semanalmente, mas dia após dia, entrando de boa vontade em toda a alegria que o Senhor tem para nós.
Vamos olhar em Tiago 5:9. Temos aqui outro grande encorajamento, e sei que este não se aplica a nenhum de nós aqui. Mas, para alguns outros crentes, fora daqueles que se reúnem aqui, talvez se aplique. Está escrito:
Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros,
para que não sejais julgados;
eis que o Juiz está bem à porta.
Sei que nunca nos queixamos uns dos outros. Mas não se queixem uns dos outros, para que vocês mesmos não sejam julgados. Eis que o Juiz está bem à porta.
Esse é um bom pensamento, às vezes um pensamento assustador, para guardar na mente. Da próxima vez que começarem a pensar em reclamar ou murmurar uns contra os outros, lembrem-se: o Juiz está bem à porta.
O temor de Deus é uma coisa boa. Vemos que obra maravilhosa Ele está realizando.
O temor de Deus é um assunto à parte, mas, se vocês realmente querem conhecer o temor de Deus, ele é simplesmente uma das manifestações do amor de Deus. Quanto mais conhecemos o amor de Deus, mais conheceremos o temor de Deus.
Mas, como vemos aqui, não reclamem; não murmurem. Muitas vezes, aquilo de que estamos reclamando é, na verdade, algo dentro de nós.
Mencionei isso numa de nossas reuniões de sexta-feira à noite. Estávamos conversando sobre como, às vezes, ficamos irados em certas situações. Um irmão parou e compartilhou como o Senhor havia trabalhado em sua vida para levá-lo a perguntar de verdade: “Senhor, por que estou ficando irado? Qual é a origem disso?”
É realmente trazer a questão de volta para algo dentro de mim. Novamente, se nos vemos irados ou reclamando dos irmãos, isso provavelmente é um sinal de alerta de que o Senhor está tentando tocar em algo na nossa vida. Será que teremos ouvidos para ouvir o que está sendo dito?
Bem, vamos concluir olhando para 1 Pedro 4:7-11. Como eu disse, há muitas outras dessas expressões, mas vamos examinar esses versículos.
Como sabemos, estamos vivendo nestes últimos dias. Em 1 Pedro 4:7, está escrito:
O fim de todas as coisas está próximo;
portanto, sede sensatos e sóbrios de espírito
para a oração.
É maravilhoso como, nestes dias, enquanto passamos por tempos difíceis, muito disso tem o propósito de nos levar de volta à oração. Essa é uma das razões pelas quais realmente encorajamos os irmãos a se reunirem na quarta-feira à noite.
Por causa dos tempos em que estamos vivendo, nós, como povo de Deus, devemos ser tomados por um espírito de intercessão e oração pelos interesses do Senhor nesta hora. O tempo é curto, e realmente precisamos nos importar.
Toda essa pressão e as dificuldades destes tempos têm o propósito de nos levar ao coração de Cristo. Essa sensatez é ter a mente de Cristo. Esse espírito sóbrio é permitir que Sua vida nos governe, para que, ao nos reunirmos para orar, o façamos com propósito e com o coração voltado para que Sua vontade seja feita na terra como no céu.
Como está escrito:
Acima de tudo, mantende fervoroso o vosso amor uns pelos outros,
porque o amor cobre uma multidão de pecados.
Sede hospitaleiros uns para com os outros, sem queixas.
Mantenham esse fervor, irmãos. Mantenhamos nosso amor ardente e vivo uns pelos outros. Gosto de como Romanos 12:13 fala de praticar a hospitalidade, e Pedro fala de ser hospitaleiro sem queixas.
Pedro e sua esposa provavelmente eram pessoas hospitaleiras, então foram provados nisso. Provavelmente recebiam pessoas em casa, e às vezes podemos… Bem, acho que preciso ter cuidado ao falar de receber pessoas em casa, já que temos hóspedes neste fim de semana. Então, é melhor eu tomar cuidado com o que digo.
Nós ficamos na casa deles, então agora estão se vingando de nós.
Mas vemos como precisamos ser hospitaleiros sem reclamar, porque se trata do amor de Cristo, de acolher anjos e de cuidar uns dos outros.
1 Pedro 4:10 continua, falando de maneira muito específica a cada um de nós:
Conforme cada um recebeu um dom especial,
empregai-o no serviço uns aos outros,
como bons mordomos da multiforme graça de Deus.
Ou da abundante graça de Deus — sendo esses bons mordomos. No fim de semana passado, houve uma conferência sobre mordomia espiritual, e nós, que não pudemos participar, estamos ansiosos para ouvir as mensagens.
Mas queremos ser bons mordomos. Queremos ser confiáveis e prudentes com aquilo que nos foi confiado, especialmente com essa multiforme e tão abundante graça de Deus.
Se alguém fala, fale como quem transmite as palavras de Deus;
se alguém serve, faça-o pela força que Deus supre;
para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo,
a Quem pertencem a glória e o domínio pelos séculos dos séculos.
Ao falarmos aqui, no final, de Cristo ser glorificado — de que, por meio de todas as coisas, Deus seja glorificado —, o único caminho para a glória é o caminho que nosso Senhor percorreu.
Como nosso Senhor chegou à glória? Ele seguiu o caminho da cruz. Como entramos na glória do Senhor? Seguindo o caminho da cruz.
Como temos esse chamado sobre nossa vida, como corpo de Cristo, como igreja de Deus, que sejamos aqueles que se dispõem a seguir o caminho da cruz. Não por nós mesmos, mas para que Sua vida possa ser expressa em nós e para que, como pedras vivas, sejamos edificados juntos.
Isso se torna muito prático. Novamente, ao pensarmos nesse assunto da cruz trabalhando em nós, oramos para que, nesses momentos, possamos considerar e continuar meditando em como enxergar de maneira mais profunda essa alegria que nos está proposta.
Onde nos vemos resistindo à obra da cruz, onde encontramos irmãos e irmãs difíceis, será que os veremos como nosso tesouro? Será que enxergaremos como são preciosos? Juntos, que o Senhor nos conduza à unidade que temos Nele.
Gostaria que encerrássemos com aquele hino com que começamos. Talvez desta vez ele já nos seja um pouco mais familiar. Vamos cantar novamente esse hino para concluir: “Corações Cristãos Unidos em Amor”.