Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    Leadership In The Church: Questions and Answers © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    Leadership In The Church: Questions and Answers
    Leadership In The Church: Questions and Answers
    Lambert, Lance

    Perguntas e respostas sobre a liderança na igreja

    Oração inicial

    Vamos fazer uma oração antes de procurarmos responder a essas perguntas? Inclinemos a cabeça juntos.

    Pai celestial, somos muito gratos pelo testemunho que ouvimos nesta tarde acerca da Tua gloriosa fidelidade e do Teu poder. E queremos, Senhor, ao entrarmos neste novo período juntos para responder às perguntas, que Tu tornes este tempo muito precioso.

    Oramos para que as perguntas práticas que realmente temos sejam contempladas nas respostas às perguntas que já recebemos. Há muitas outras que talvez não tenham sido feitas, mas, Senhor, oramos para que, de alguma forma, Tu uses este tempo para instruir a todos nós com mais clareza e nos conduzir a uma liberdade ainda maior em Ti.

    Agora, Senhor, queremos apenas nos entregar a Ti, para que Tu venhas sobre este tempo e concedas que ele cumpra o Teu propósito. Pedimos isso em nome do nosso Senhor Jesus. Amém.

    Liderança na igreja

    Vamos considerar algumas perguntas sobre essa questão da liderança na igreja? Aqui está a primeira, e vocês perceberão que várias dessas perguntas se sobrepõem. Por isso, espero que, ao respondermos a uma ou duas delas, possamos responder também a algumas das outras.

    “Temos um grupo de crentes relativamente novo e jovem. Talvez seja útil mencionar que somos entre trinta e quarenta pessoas, e apenas dois casais têm mais de quarenta anos. Todos os demais têm cerca de trinta anos ou menos.

    “Até o momento, apenas três irmãos de fora ministraram entre nós nesses dezoito meses, aproximadamente, em que estamos juntos. Dois dos irmãos mais jovens vêm de um grupo de uma cidade próxima que ensina que não se pode ter uma igreja sem presbíteros e que estes são designados ou ordenados pela imposição de mãos de um apóstolo.

    “Esses irmãos estão muito ansiosos para que os presbíteros sejam designados por um irmão que ministrou entre nós, a quem consideram apóstolo. E acredito que gostariam que o considerássemos nosso apóstolo. Vários de nós estamos muito desconfortáveis com isso.”

    “Atualmente, temos uma reunião de irmãos que assumiram a responsabilidade pelo grupo. Isso foi explicado aos irmãos, e, até agora, eles parecem estar de acordo com esse arranjo.

    “Com essas informações, e supondo que minha formação seja semelhante aos ensinamentos desta conferência, o senhor poderia comentar essa situação? Isso ajudaria a mim e a muitos de nós que estamos aqui, além de responder a algumas ou a todas as perguntas a seguir.”

    As perguntas são boas, porque também estão sendo feitas por muitas outras pessoas:

    1. Qual é a importância da forma do presbiterato, ou dos presbíteros, em comparação com a função?
    2. Qual é o melhor caminho para um grupo como o nosso, nas condições que descrevi?

    Agora, acho melhor tratarmos de uma dessas perguntas de cada vez.

    Forma e função no presbiterato

    Qual é a importância da forma do presbiterato em comparação com a função? Vejam, a grande questão é se, na restauração da igreja, esperamos ou buscamos uma restauração completa e absoluta, nos mínimos detalhes — isto é, que ela volte exatamente às condições que tínhamos no primeiro século, no período do Novo Testamento.

    Pessoalmente, não acredito que haverá uma restauração da igreja dessa maneira. Há quem acredite nisso, e, se essas pessoas estiverem certas, ficarei muito feliz.

    Mas, se considero o curso da história — e Mark Twain disse certa vez: “Aprendemos com a história que nunca aprendemos com a história” —, se considero o curso da história no mundo, isto é, a história revelada, a história segundo a Palavra de Deus, descubro que, embora em cada época as coisas tenham começado com todos envolvidos, elas sempre terminam com apenas um remanescente que, por assim dizer, completa ou cumpre o pensamento de Deus para aquele tempo.

    Agora, há aqueles que acreditam que haverá uma apostasia total na igreja. Dizem que haverá um afastamento na igreja, na casa de Deus — uma apostasia —, que o amor de muitos esfriará e que, quando o Senhor vier à terra, não encontrará fé nela. Em outras palavras, haverá uma completa desintegração e ruína de tudo o que é de Deus.

    Pessoalmente, não concordo com isso, porque, justamente onde menos esperaríamos encontrá-lo, no livro de Apocalipse, depois de todas essas visões da Babilônia, do dragão, da besta, da serpente e de tudo isso, encontramos:

    Aleluia; porque o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso, reina;
    regozijemo-nos e alegremo-nos sobremaneira;
    porque é chegada a ceia das bodas do Cordeiro,
    e Sua esposa a si mesma se preparou.

    Muitas vezes penso que essa é uma expressão maravilhosa: “A noiva a si mesma se preparou”, porque isso não é boa doutrina reformada. Se tivéssemos seguido uma doutrina reformada, teríamos de dizer: “E a noiva foi preparada”. Mas o texto diz:

    E a noiva a si mesma se preparou.

    Creio que o Espírito Santo colocou isso ali deliberadamente para nos encorajar: justamente no tempo do fim, uma maravilhosa energia do Espírito de Deus é liberada nos crentes, de modo que a noiva é completada e o propósito de Deus é cumprido.

    Portanto, há outro lado da moeda. A questão é: o que estamos buscando? Parece-me que devemos buscar um mover do Espírito de Deus sobre crentes que realmente vejam qual é o desejo do coração do Senhor e se entreguem cem por cento ao Senhor e a esse propósito Dele para o nosso tempo e a nossa geração.

    Isso não é elitismo. Quando nos reunimos, estamos — como costumamos dizer, embora a expressão tenha sido mal utilizada em alguns lugares — na base da igreja. Quase não gosto de usar essa expressão, mas vocês entendem o que quero dizer. Quando nos reunimos verdadeiramente sobre a base de Cristo, estamos voltando ao fundamento original sobre o qual Deus edificou a igreja.

    Agora, estamos procurando aqueles que venham. Isso não significa que sejamos pessoas maravilhosas. Pode haver pessoas muito melhores entre os batistas do sul, os metodistas, os presbiterianos, em algum grupo carismático ou em outro lugar. Mas acontece que Deus nos mostrou algo. Queremos ser fiéis e obedientes, e nos reuniremos sobre essa base. Podemos ser os mais pobres de todos, mas pelo menos nos reuniremos sobre essa base.

    Agora, temos um problema. O problema é se vocês têm esse conceito rígido, legalista, da igreja, ou se a veem como algo orgânico. Se vocês têm essa ideia universalista inflexível — que, creio, está na raiz do problema dos Irmãos Exclusivos e do movimento da igreja local, que agora, receio dizer, considero de caráter sectário —, vocês têm um sistema rígido muito semelhante ao papado.

    Vocês construíram um sistema no qual são a igreja em determinado lugar. Portanto, se são a igreja naquele lugar, podem ter os presbíteros.

    Por outro lado, certamente o Senhor compreende que, no fim desta era, nem todos os crentes estarão envolvidos como no princípio. Então, certamente deve haver aqueles que correspondam aos presbíteros. Entendem o que quero dizer? Em outras palavras, certamente não está além da capacidade do Espírito Santo adaptar-Se à situação em que nos encontramos.

    Pessoalmente, eu teria um pouco de receio de dar importância excessiva à questão dos presbíteros e diáconos, embora não tenha receio de chamar pessoas de irmãos presbíteros ou de diáconos. Quero dizer: se uma pessoa está realmente cumprindo a função, está cumprindo a função de um diácono ou de um presbítero. Então, que diferença faz?

    Por que as pessoas se complicam tanto com isso, como se o título fosse a coisa mais importante? Como nossa irmã estava dizendo, francamente, não faria diferença se os Guardas Vermelhos chamassem aquele homem de médico ou de camponês. Não faria diferença, desde que ele fosse realmente médico.

    Pessoalmente, eu só gostaria que alguém me atendesse — não me importa se ele se apresenta como doutor Fulano — desde que eu saiba que cursou medicina, se formou e tem alguma experiência.

    Agora, entendem o que quero dizer? Quanto ao presbiterato: se um homem é presbítero, vocês podem chamá-lo de presbítero; mesmo que não o chamem assim, ele é presbítero. Entendem aonde quero chegar? Se todos ficarmos presos à questão dos títulos, do status e da posição, faremos uma grande injustiça a todo esse assunto.

    O essencial é que vocês tenham a função. Então, a pergunta é: qual é a importância da forma do presbítero em comparação com a função? Eu diria que o que realmente importa é a função. Sempre foi assim. Não é que, no Novo Testamento, a forma fosse o mais importante. O mais importante era a função.

    Seja qual for o nome que dermos àqueles que têm responsabilidade e liderança no rebanho ao qual pertencemos, permanece o fato de que o Espírito Santo Se adaptará às condições em que nos encontramos hoje, nesta última parte do século XX.

    Espero ter respondido a essa pergunta.

    O desenvolvimento da liderança em um grupo jovem

    Qual é o melhor caminho para um grupo como o nosso, nas condições que descrevi? Bem, novamente, acho que isso responde a uma ou duas das perguntas que temos aqui.

    Creio que é uma ideia muito boa o que ele — ou ela; não sei se é ele ou ela — mencionou aqui sobre ter uma reunião de irmãos que assumiram a responsabilidade pelo grupo.

    Não entendo muito bem esse conceito de que não se pode ter uma igreja sem presbíteros. Quem disse isso? Realmente não entendo.

    Sei que algumas pessoas têm esse conceito inflexível de igreja, que acaba se tornando um sistema papal. É preciso ter uma espécie de estrutura toda sobrecarregada no topo. Não se pode ter uma igreja a menos que se tenham presbíteros, diáconos e assim por diante.

    Parece-me que existe uma igreja onde há dois ou três crentes, salvos pela graça de Deus e colocados por Deus no Senhor Jesus. Isso é uma igreja. No início, talvez não haja presbíteros nem diáconos. No Novo Testamento, eles não os tinham logo no começo, tinham?

    Jerusalém tinha apóstolos desde o início. Pouco depois, vemos que há presbíteros, e Tiago é o presbítero que preside entre eles.

    Você vai a outro lugar, e três pessoas, ou duas, são salvas. O que o apóstolo faz quando vai embora? Diz: “Agora, vocês não são uma igreja”? Bem, o que são, então? Quem são? Então não são nada? Não, precisam esperar até serem trinta ou quarenta pessoas; aí serão uma igreja?

    Alguém diz: “É preciso haver um determinado quórum para que vocês possam ser uma igreja”. Outros diriam: “Não, para serem uma igreja, precisam ter presbíteros”. Outra pessoa dirá: “Não, não, não, precisam ter presbíteros e diáconos”. E outra dirá: “Não, não, não, o que importa é que tenham a Mesa do Senhor”.

    Bem, todas essas coisas se desenvolvem.

    Com o tempo, naturalmente, seria de esperar que, se houvesse uma igreja em Antioquia, em Éfeso, em Sardes ou em outro lugar, à medida que ela avançasse com Deus, essas coisas surgissem. Se partem o pão todos os dias, se têm a Mesa do Senhor uma vez por mês, uma vez por semana, no sábado à noite, no domingo à noite ou na quinta-feira à noite, isso realmente não importa.

    A igreja é o corpo de Cristo. Se acontece de, numa aldeia ou numa cidade, haver apenas três crentes no início, talvez seja apenas a igreja em forma embrionária, mas ainda assim é a igreja de Deus ali, no sentido do Novo Testamento.

    É impressionante como todos ficamos presos a essa questão de presbíteros e diáconos. Não conheço nenhum assunto que deixe um grupo novo e jovem de crentes mais enredado do que essa questão de presbíteros, diáconos, apóstolos e todo o resto. É realmente impressionante como as pessoas se complicam com isso. O que realmente importa é crescer no Senhor.

    Enquanto isso, parece-me que vocês precisam ter alguns irmãos que assumam responsabilidade. Talvez seja bom, no começo, ampliar mais do que restringir a participação, no sentido de que, se houver apenas um ou dois, automaticamente poderá ser muito difícil para eles ceder espaço caso outras lideranças se desenvolvam entre vocês.

    Esse é um grande problema. A ambição é um problema, não é? Especialmente no homem, mais do que na mulher. Quero dizer: apesar de todo esse ensino sobre igualdade total e tudo o mais, não creio que as mulheres tenham exatamente o mesmo instinto ambicioso que os homens.

    Esse é um verdadeiro problema quando se reúne um grupo de homens normais e viris. Eles são ambiciosos, e todos querem ser alguma coisa.

    Quando você levanta a questão do presbiterato, é como agitar um pano vermelho diante de touros. Todos ficam, por assim dizer, enfurecidos e começam a reagir, vocês sabem. Pessoalmente, acho melhor deixar claro que, se os homens vão liderar a igreja, ela não é uma pirâmide nessa posição, com os apóstolos e presbíteros no topo, sentados sobre toda a igreja em toda a sua glória, exigindo obediência.

    Precisamos inverter a pirâmide, de modo que todo o peso da igreja recaia sobre esses homens. Se conseguirmos transmitir esse conceito aos crentes, de repente passaremos a enxergar tudo em termos de serviço e sacrifício.

    Então, a questão do ministério apostólico, do presbiterato e da liderança se torna, de fato, em muitos aspectos, uma entrega sacrificial da vida, um carregar o fardo de todos.

    Qualificações para o presbiterato

    Agora, uma terceira pergunta: “Fale sobre as qualificações dos presbíteros, especialmente tendo em vista a juventude do nosso grupo”.

    Agora, ouçam. Vocês acham sinceramente que o Espírito Santo foi pego de surpresa? Que Ele de repente diz: “Oh, Meu Deus. São todos jovens. Eu não percebi isso quando os conduzi ao Senhor Jesus — que eram todos jovens. Depois, quando os reuni, Eu não estava pensando. Agora temos um grupo inteiro de jovens, todos com menos de trinta anos, e apenas dois casais com mais de quarenta. Ai, ai, ai. Fiz uma grande confusão com isso”.

    Vocês riem porque, quando a questão é colocada assim, ela é tão absurda. Não é como se o Espírito Santo dissesse: “Ai, ai, e agora, o que vamos fazer com isso?” O Espírito Santo conhece exatamente a composição de qualquer grupo do povo de Deus.

    Acontece que vocês são todos jovens. Bem, a liderança será jovem. Posso dizer que, se considerarmos apenas os mais velhos entre nós, talvez cometamos um grande erro. Só porque uma pessoa é idosa e tem cabelos brancos não significa que tenha sabedoria. Alguns são tão tolos quanto se pode imaginar.

    Não quero dizer isso de maneira indelicada, porque é muito errado desprezar os cabelos brancos. Mas permanece o fato de que, nas coisas espirituais, aprendemos, com grande tristeza, que, embora uma pessoa idosa devesse ter sabedoria e conhecer o Senhor, isso não acontece necessariamente.

    Preciso lhes dizer que, na obra em Richmond, todos os nossos problemas vieram dos que tinham mais de cinquenta anos. Felizmente, tínhamos apenas alguns, mas, nossa, eles foram uma cruz para todos nós. Perturbavam nossas reuniões. Contradiziam aquilo que havíamos discernido juntos diante de Deus. Sempre sabiam mais. Estavam sempre nos dizendo onde estávamos errando, e, francamente, eram eles que estavam errados.

    Se tivéssemos seguido seus conselhos, estaríamos numa situação terrível. Na verdade, bem no início da obra em Richmond, cometemos o terrível erro de fazer de um desses homens — um empresário muito bem-sucedido, além de ser uma geração mais velho do que todos nós — um presbítero.

    Ah, meu amigo. Tirar dele o presbiterato foi uma das maiores tarefas que já tivemos.

    Isso aconteceu nos primeiros dias da obra em Richmond. Ali aprendemos com o nosso grande erro nessa questão. Nem mesmo por meio de oração e jejum se deve designar pessoas. Foi isso que fizemos, e então escolhemos três pessoas, porque achávamos que a oração e o jejum haviam santificado qualquer decisão que pudéssemos tomar.

    É um absurdo, naturalmente, porque o surgimento da liderança é orgânico. A escolha da liderança está relacionada ao desenvolvimento orgânico daquele grupo e daquelas pessoas.

    Portanto, preciso dizer logo: quais são as qualificações de um presbítero? Não creio que tenham mudado. Vocês as encontrarão em 1 Timóteo ou em Tito.

    Basicamente, são pessoas com caráter espiritual, visão espiritual e que entregaram sua vida pela igreja de Deus — e deram provas disso.

    Agora, alguém me dirá: “Mas não está escrito ali que é preciso ser casado?” Não creio que seja isso. Se entendo corretamente o que está escrito, diz:

    Marido de uma só mulher.

    Na verdade, ainda era comum, como continuou sendo até este século, que judeus orientais tivessem mais de uma esposa. Mas não lhes era permitido assumir responsabilidade se tivessem mais de uma. Isso seguia o padrão do Antigo Testamento.

    Não significa que uma pessoa solteira não possa ser presbítero, embora o padrão geral seja o de homens casados, que tenham família e experiência de vida e, acima de tudo, experiência com o Senhor.

    A questão dos presbíteros não diz respeito apenas aos anos de vida física; diz respeito aos anos de vida espiritual, se entendem o que quero dizer. Em outras palavras, à experiência espiritual.

    Isso significa que, porque uma pessoa se converteu há vinte anos e outro irmão se converteu há sete, devemos escolher o irmão que tem vinte anos no Senhor? Não, de modo algum. Conheço pessoas convertidas há trinta e cinco anos que são bebês espirituais. Não sabem mais do que sabiam quando começaram. Foram carregadas pelos outros durante toda a vida.

    Conheço alguns que têm apenas quatro ou cinco anos no Senhor e que já os ultrapassaram, crescendo em sabedoria, estatura e conhecimento do Senhor. Contudo, precisamos ter cuidado. A Bíblia diz que nunca devemos escolher alguém que seja neófito — isto é, alguém recém-salvo e muito jovem no Senhor.

    Formação e submissão à autoridade

    Há uma ou duas outras perguntas aqui que se enquadram nesse assunto. Aqui está uma: “O senhor acredita que exista alguma restrição de idade para a liderança? Por idade, refiro-me tanto aos anos de vida física quanto aos de vida espiritual. Pergunto isso considerando que todos os apóstolos passaram mais de três anos aprendendo antes de servir; todos os que serviam às viúvas hebreias passaram oito ou dez anos aprendendo; e o próprio Paulo passou dez anos, quatro dos quais sob Barnabé”.

    Isso levanta outra questão sobre a liderança, e é uma questão muito boa. Acho que esse ponto foi muito bem colocado.

    Os apóstolos haviam passado três anos e meio sob a liderança do Senhor Jesus. Receio que, ao fim desses três anos, francamente, a maior parte daquilo ainda fosse superficial. Foi a vinda do Espírito Santo sobre eles e para dentro deles que levou tudo ao interior e os conduziu a um conhecimento interior. Ainda assim, aqueles três anos e meio foram inestimáveis.

    Quando escolheram o décimo segundo apóstolo para substituir Judas Iscariotes, o ponto que destacaram foi que ele precisava ter estado com todos eles e com o Senhor durante aqueles três anos e meio.

    Creio que essa questão da formação é muito importante. Acho pertinente o ponto sobre Paulo ter estado com Barnabé. Isso entra mais na área de responsabilidade do irmão Stephen, que trata da obra. Contudo, os dois assuntos se sobrepõem.

    Não creio que uma pessoa possa ser presbítero ou líder sem ter sido, ela própria, liderada. Se está bastante claro que ela nunca foi liderada, por mais brilhante e inteligente que o irmão seja, considero perigoso dar responsabilidade a alguém assim.

    Precisamos demonstrar que somos capazes de receber ordens e cumpri-las, que podemos nos submeter à disciplina e que nós mesmos podemos estar debaixo de autoridade, se vamos exercer autoridade. Acho que esse é um ponto muito importante.

    Portanto, nessa questão das qualificações, eu certamente incluiria um período em que a pessoa tenha demonstrado, aos olhos da igreja e talvez de outros irmãos com responsabilidades mais amplas do que a igreja local, que é realmente um homem conduzido por Deus.

    Ministério apostólico e confirmação externa

    “E quanto ao ministério e à ajuda de fora para confirmar os irmãos à medida que são reconhecidos como presbíteros pelos demais irmãos? Não temos isso agora. O que fazemos?”

    Bem, aqui entramos numa esfera muito, muito difícil. Tenho outra pergunta sobre isso: “O senhor compartilhou conosco como é importante que a liderança local tenha a confirmação de um irmão de fora quanto ao seu chamado para assumir responsabilidade. Isso implica que todo grupo local deva encontrar uma espécie de cobertura e ajuda na liderança fora de sua localidade — um ministério apostólico? Se for assim, como e por quê? Em outras palavras, o que é um apóstolo, e como uma localidade o reconhece?”

    Ai, ai. Bem, acho que isso realmente entra na área de responsabilidade do irmão Stephen. Contudo, farei o melhor que puder e, como de costume, vou bagunçar tudo.

    Deixem-me dizer logo: há pessoas que afirmam que hoje não existe ministério apostólico. Tenho sérias dúvidas quanto a uma afirmação dessas.

    É perfeitamente verdade que os doze apóstolos pertencem a uma categoria própria. Mas, mesmo assim, temos outros chamados de apóstolos — Apolo, Tito, Timóteo e outros — que não pertenciam àquela categoria.

    Além disso, seja o que for que digamos sobre o desaparecimento do apostolado com a conclusão do cânon das Escrituras do Novo Testamento, permanece o fato de que, em cada mover do Espírito Santo ao longo de toda a história da igreja, sempre houve não apenas aqueles com responsabilidade local, mas também aqueles com responsabilidades mais amplas.

    Vocês conhecem algum mover na restauração da igreja em que não houvesse irmãos circulando entre as igrejas? Não importa se estamos falando dos reformadores, dos quakers, dos wesleyanos ou dos Irmãos.

    Os Irmãos, em particular, eram um pouco resistentes a algumas dessas coisas, mas, no seu apogeu, quando tudo aquilo era uma extraordinária restauração da vida da igreja, havia irmãos que circulavam entre os grupos o tempo todo, em tempo integral.

    Mais tarde, nos círculos dos Irmãos, isso se tornou uma questão. Infelizmente, as coisas mudaram, porque eles perderam parte do entendimento que tinham no início. Quando me lembro dos Irmãos de trinta anos atrás, eles não aceitavam nenhum ministério de tempo integral. Diziam que todos precisavam ter um emprego.

    O fato é que, se olharmos para a história da igreja, encontraremos ministério apostólico do começo ao fim. Novamente, talvez não chamemos essas pessoas de apóstolos, mas a função está presente. Parece-me que não se pode ter algo saudável sem essa função.

    Agora, mais uma vez, entramos em grandes problemas. Em primeiro lugar, acho muito, muito perigoso quando um homem ocupa uma espécie de posição apostólica na qual mantém as igrejas simplesmente nas próprias mãos, assim.

    Mesmo quando o apóstolo Paulo havia fundado igrejas, vemos Apolo passando por elas e complementando seu ministério, e Pedro passando por elas e complementando seu ministério. Havia esse maravilhoso entrelaçamento de diferentes ministérios apostólicos.

    Obviamente, se Paulo gerou uma igreja — entendem o que quero dizer? —, quando ele disse:

    Podeis ter muitos tutores, dez mil tutores, mas tendes apenas um pai.

    Se alguém gerou igrejas espiritualmente, tem com elas um relacionamento que ninguém mais tem.

    Mas o perigo é esse relacionamento se tornar papal. Então, creio que ele se torna uma camisa de força, um fator que inibe o crescimento desses grupos.

    Se, por outro lado, outros irmãos puderem vir e compartilhar aquilo que receberam do Senhor com o mesmo tipo de autoridade, creio que tudo poderá ser equilibrado da maneira mais saudável.

    Tudo o que posso dizer é isto: quando voltamos ao Novo Testamento, fica bastante claro que os apóstolos designavam presbíteros nas igrejas, ou pelo menos a obra o fazia. Isso me parece bastante claro. O que fazemos hoje?

    Bem, parece-me que precisamos encontrar o caminho seguindo o Senhor. Há uma afirmação que sempre me ajudou, e espero que seja verdadeira — o irmão Stephen poderá dizer se é ou não —: a senhorita Fischbacher me contou que G. H. Pember disse certa vez: “Se a arca da aliança e a tenda da congregação algum dia se separarem, não siga a tenda da congregação; siga a arca da aliança”.

    Isso teria nos poupado muitos problemas ao longo dos anos. Essas duas coisas nunca deveriam ser separadas: a tenda da congregação e a arca da aliança. Mas, se chegar um momento em que a arca da aliança, que representa a presença de Deus — se quiserem, quase o testemunho de Jesus —, for retirada e a tenda da congregação ficar separada dela, não sigam a tenda da congregação; sigam a arca.

    Isso me parece aplicável aqui, nestes dias de desmoronamento e de tantos erros. Em dias em que o Senhor procura restaurar, ainda que apenas em um remanescente do Seu povo, alguns desses maravilhosos princípios da igreja, sigamos a arca, não a tenda da congregação. Sigamos simplesmente o Senhor, e certamente Ele abrirá um caminho.

    Ele sabe o que está acontecendo. Acho que isso seria muito melhor do que um grupo vasculhar todo o sudeste dos Estados Unidos à procura de um apóstolo e talvez acabar com um homem que destrua a obra. Creio que seria muito melhor seguir o Senhor, passar horas juntos de joelhos em oração e deixar o Espírito Santo conduzir.

    O Espírito Santo é plenamente capaz de Se adaptar em tempos de desmoronamento ou até de contradição e, assim, conduzir Seus filhos àquilo que Ele deseja.

    Contudo, há irmãos com responsabilidades mais amplas. Creio que devemos procurar as mesmas qualidades que procuraríamos na liderança da igreja.

    Eu sempre aconselharia qualquer grupo: nunca se coloquem nas mãos de um homem cuja vida não esteja totalmente entregue ao Senhor e ao Seu povo. Há tanta construção de impérios — impérios pessoais —, de alguma forma concentrando as coisas em estruturas de poder, tudo revestido de termos e expressões do Novo Testamento.

    Eu teria muito cuidado. Gostaria de ver num irmão algum fruto de uma vida entregue, de serviço sacrificial, de um verdadeiro carregar dos fardos da igreja, antes de podermos nos colocar em suas mãos.

    A próxima pergunta realmente dá continuidade a isso: “Qual é o papel ou a função de um apóstolo nessa questão? Existem hoje apóstolos, no sentido espiritual, nos Estados Unidos?”

    Bem, espero ter respondido a isso. Eu diria que espero e confio que exista hoje uma função apostólica nos Estados Unidos e no Canadá. Espero sinceramente que haja irmãos que realmente, diante de Deus, estejam funcionando dessa maneira. Se os chamamos de apóstolos ou não, isso não importa. O fato é que precisamos da função para que a casa de Deus funcione.

    Terminologia para os grupos cristãos

    Há ainda outra pergunta: “Quanto ao uso de expressões como comunhão em vez de grupo ou assembleia: devemos nos chamar de igreja? Sentimos que somos parte da igreja, não a igreja”.

    Bem, acho que esse último ponto é o que devemos sublinhar. Somos parte da igreja.

    Aqueles que se reúnem em Richmond sobre o fundamento do Senhor Jesus, procurando realmente experimentar a vida da igreja, talvez se sintam muito, muito pobres. Talvez sintam que cometeram muitos, muitos erros. Mas pelo menos estão procurando se reunir em Cristo, e sobre nenhuma outra base, e realmente experimentar algo da vida da igreja.

    Agora, se dizemos: “Nós somos a igreja”, creio que entramos numa mentalidade muito problemática.

    Então, como nos chamamos? Agora temos um problema. Não sei se “grupo reunido” é realmente muito mais bíblico do que “comunhão”. Preciso dizer que o Novo Testamento não usa a palavra comunhão como título — “a comunhão”.

    Comunhão é uma descrição, não um título. Não encontramos no Novo Testamento “a comunhão em Antioquia” ou “a comunhão em Corinto”. Não, ele não diz isso. Concordo plenamente, mas também não diz “o grupo reunido”.

    O senhor Sparks gostava muito da palavra inglesa gathering, “grupo reunido”, que sempre pronunciava à maneira escocesa. Usamos muito essa palavra por causa de nossa ligação com Honor Oak. Dizemos: “O povo do Senhor reunido aqui” ou “A reunião do povo do Senhor”.

    “Grupo” também é uma bela palavra, de certa forma — simplesmente pessoas reunidas em Cristo. Mas, na minha avaliação, ela não é mais própria do Novo Testamento, se quisermos ser técnicos e legalistas, porque não é usada exatamente assim.

    Quanto à palavra “assembleia”, bem, talvez seja um pouco melhor por causa da palavra ekklesia no Novo Testamento. Algumas pessoas usam “assembleia”, mas não sei se também é uma ideia tão boa. Certamente deve haver alguma maneira de contornar isso.

    Aquele era apenas o nome da casa em que nos reuníamos, e éramos muito gratos por termos esse nome. Isso nos ajudou um pouco. As pessoas diziam: “Ah, o pessoal da Halford House” ou “o grupo”. Essa era outra palavra que usávamos com frequência: “grupo” — no sentido de companhia de pessoas, não de empresa, creio eu.

    Bem, tentem superar essa questão, se puderem.

    Liderança e crescimento da igreja

    “A ausência de presbíteros impede o crescimento da igreja, ou é simplesmente a ausência de liderança, autoridade e responsabilidade?”

    Espero que agora, depois das respostas a essas perguntas, esteja bastante claro que, no início, quando vocês são apenas dois ou três, não há motivo para levantar a questão de liderança, presbiterato ou qualquer outra coisa. Tudo o que precisamos fazer é amar o Senhor e uns aos outros, cuidar das coisas do Senhor e do Seu propósito, e estar juntos.

    Oramos e confiamos que, de três, cresceremos para seis; de seis, para doze; de doze, para vinte e quatro; e de vinte e quatro, para quarenta e oito. Além disso, minha matemática não vai. Mas vocês podem entender que, quando começamos a nos multiplicar, quando chegamos a algo em torno de quarenta pessoas, a questão da liderança e da responsabilidade se torna bastante clara e evidente.

    Se não surgirem pessoas que assumam algum tipo de responsabilidade, haverá um impedimento para aquele grupo.

    Ninguém vai me dizer que um grupo de quarenta pessoas conseguirá se reunir sem que vários irmãos realmente assumam responsabilidade. Tudo ficará tão descuidado, tão solto. Quem decidirá quando nos reunimos, onde nos reunimos, como nos reunimos? Se surgir um problema de disciplina, quem exercerá a disciplina?

    Naturalmente, como temos um inimigo, seremos destruídos muito depressa.

    Não há dúvida: depois que começamos a crescer e a nos multiplicar, o crescimento da igreja será impedido se não houver o surgimento de liderança e autoridade naquele grupo.

    O encorajamento de irmãos hesitantes para o serviço

    Agora, há uma ou duas outras perguntas aqui que são boas. “Como encorajar um irmão que tem uma profunda consciência do próprio eu e sente que esse eu ainda não foi plenamente tratado a servir e funcionar na igreja?”

    Conheço vários desses irmãos. Às vezes, acho que a melhor ideia seria dar-lhes um bom pontapé. Contudo, essa não é a maneira espiritual de fazer isso.

    Não consigo deixar de pensar — e direi algo sobre isso hoje à noite, se o Senhor me ajudar — que um dos grandes problemas na liderança da igreja, ou em qualquer forma de atuação na igreja, é a incredulidade.

    A maioria das pessoas com quem Deus realmente tratou sabe, em seu espírito, se deveria estar exercendo alguma função. Elas sabem em seu espírito — não essa coisa presunçosa de alguém achar que tem um grande ministério ou algo assim —, mas sabem que têm uma parte a desempenhar e quase intuitivamente sabem qual é essa parte. Mas então ficam completamente enredadas.

    Alguns deram importância excessiva a essa questão da árvore do conhecimento do bem e do mal e da árvore da vida, a ponto de isso quase se tornar um erro. Mas preciso dizer o seguinte: a árvore do conhecimento do bem e do mal simboliza um tipo de vida em que passamos todo o tempo pesando os créditos e os débitos de cada situação.

    A árvore da vida simboliza dependência e confiança no Senhor.

    Nosso problema é este: assim que uma pessoa sabe intuitivamente que deveria atuar de determinada maneira, ela passa para a árvore do conhecimento do bem e do mal e começa a pesar tudo. Diz: “Agora, sou eu? É o Espírito? Isto está no lado do crédito. Aquilo está no lado do débito”. E fica totalmente paralisada.

    É isso que quero dizer com fé viva. Se Deus realmente está conduzindo você por um caminho, você precisa dar um passo de fé.

    A maioria de nós conheceu isso quando orou em público pela primeira vez. Ficamos preocupados e assustados: “É o Espírito? Não é o Espírito?” Bem, você nunca teria começado a orar em público se, no fim, não tivesse dado um passo à frente, aberto a boca e feito toda aquela confusão na primeira vez.

    Não é interessante que as pessoas possam ir a um período de oração, sentir-se completamente de fora e depois sair dizendo: “Não me senti parte daquilo”? Sim, claro que não. Você nunca abriu a boca. Mas, quando abrimos a boca e participamos, é impressionante: imediatamente sentimos que estamos dentro.

    O que fazemos com esse tipo de pessoa? Bem, creio que precisamos orar. Uma coisa é ter profunda consciência do próprio eu — graças a Deus por isso — e sentir que ele ainda não foi plenamente tratado. Mas alguém alguma vez sente que sua vida do eu foi plenamente tratada? Eu gostaria de conhecer essa pessoa.

    Em certo momento, o apóstolo Paulo disse que era o menor de todos os santos; mas, na última carta que escreveu, disse que era o principal de todos os pecadores. Quanto mais se aproximava do fim e do cumprimento do ministério, mais indigno, em certo sentido, se sentia. Mas essa não é a questão.

    É aqui que precisamos de uma unção do Espírito. Não tenho dúvida alguma disso. Caso contrário, os irmãos passam o tempo todo presos numa camisa de força, sentados, discutindo consigo mesmos se deveriam fazer isto ou não fazer aquilo.

    O que precisam é que o Espírito Santo venha sobre eles e lhes dê a força que, por assim dizer, os impulsione a exercer sua função. Essa questão é tão importante.

    Portanto, quem quer que tenha escrito isso — tenho uma leve impressão de que possa ser uma irmã —, ore por esse irmão, para que ele receba uma unção. Uma das grandes funções das irmãs é orar pelos irmãos, para que, de alguma forma, uma bomba espiritual seja colocada atrás deles e os lance para a frente, rumo ao cumprimento do propósito de Deus para eles.

    Quando os irmãos ocupam seu lugar, as irmãs ocupam o delas. Não há dúvida de que, quando os irmãos realmente começam a cumprir sua função na igreja, não há necessidade de movimento de libertação feminina. As mulheres ficam livres e podem começar a ocupar o lugar que lhes cabe.

    É justamente quando os homens não ocupam seu lugar que as mulheres também ficam enredadas, às vezes ocupando o lugar errado, às vezes fazendo o que não deveriam. Espero que isso não tenha criado mais problemas. Mas nosso irmão Ernie Heile resolverá todos eles para vocês mais adiante nesta semana.

    Falhas e restauração na liderança

    “Depois que alguém é colocado numa posição de liderança — presbítero ou diácono — e, após algum tempo, deixa de cumprir as qualificações mencionadas em 1 Timóteo 3, por exemplo, seus filhos se tornam indisciplinados, ou há drogas, fornicação etc., essa pessoa deve ser afastada? Como? Deve ser restaurada depois de algum tempo, se a situação mudar? Quem deve fazer o afastamento e a restauração? Isso deve ser tratado publicamente?”

    Ah, sim. Que pergunta.

    Em primeiro lugar, preciso dizer logo que é uma tragédia quando irmãos que são líderes caem em pecado. Mas posso dizer algo, antes de tudo, sobre a questão dos filhos? Não se apressem em julgar um irmão que está na liderança e tem um filho, ou dois filhos, que estão se mostrando muito, muito difíceis.

    Tenham cuidado para que, ao julgarem, vocês também não sejam julgados.

    Já ouvi muitas pessoas comentarem sobre um casamento que estava atravessando um período difícil — o casamento de algum líder — e falarem com ares de autoridade sobre isso, dizendo como aquilo era errado, como a pessoa deveria ser afastada e como isto, aquilo e aquilo outro deveriam acontecer, apenas para descobrirem, alguns anos depois, que o próprio casamento passou por um período muito pior.

    O julgamento que você aplica aos outros pode muito bem ser o julgamento que receberá.

    Por outro lado, preciso dizer que uma das evidências mais maravilhosas de que um homem está no lugar certo é que algo está acontecendo em sua família. Isso não significa que não haja ovelhas negras na família. Sempre haverá ovelhas negras em qualquer rebanho.

    Não significa que os filhos desses irmãos não se rebelem contra os limites, que não passem por um período de rebeldia muito real e que talvez até se afastem para uma terra distante. Isso não significa que a responsabilidade e a liderança de um irmão tenham acabado e que ele deva ser afastado.

    Certamente significa que devemos nos levantar e orar por esse irmão e por essa família mais do que nunca, apoiando-os em seu tempo de provação, porque estão na linha de frente. Se o inimigo conseguir atingir aquela família, terá conseguido algo importante.

    Por outro lado, se um marido não consegue governar sua própria casa, como poderá governar a igreja? Quando os filhos respondem de maneira desrespeitosa, quando há literalmente um desrespeito público, então me pergunto: esse homem deveria estar na liderança? Se não consegue liderar sua própria família, pode liderar a casa de Deus? Essa é outra questão. Será que esse homem deveria ter estado ali desde o início?

    Não estamos procurando uma perfeição de manual. As pessoas ficam com essa ideia de que os líderes e suas esposas, de acordo com Timóteo, deveriam ser absolutamente perfeitos. Isso é impossível. O apóstolo Paulo nos deu essas coisas como um guia, se quiserem, para o caráter espiritual.

    Agora, o que fazemos quando alguém caiu em pecado, no uso de drogas ou no alcoolismo? Deus nos livre. Mas receio que, na minha experiência, já tenha encontrado essas coisas na liderança. Talvez a mais comum seja o adultério.

    Não tenho dúvida: o irmão deve ser afastado. Primeiro, precisamos ter absoluta certeza de que o fato foi confirmado pela palavra de duas ou três testemunhas. Nunca devemos aceitar o testemunho de uma única pessoa. Sempre duas ou três; é o que o Livro diz.

    Mas, uma vez confirmado, creio que deve haver um afastamento. Isso precisa ser feito pela igreja e pelos outros irmãos. Naturalmente, no Novo Testamento, também teria havido participação apostólica. Paulo escrevia a Timóteo, dizendo-lhe o que fazer em algumas dessas questões.

    Liderança em grupos de comunhão escolares e universitários

    “Participo de um grupo de comunhão numa escola, no qual o Senhor nos abençoou com mais de cem membros. Há várias pessoas envolvidas na liderança do grupo, mas nenhuma liderança formal foi estabelecida. Minha pergunta é: como a liderança de um grupo assim deve ser organizada, se é que deve ser? Atualmente, alguns de nós nos reunimos e tomamos decisões por consenso. Também temos dificuldade em compreender como devemos nos considerar. A quais necessidades devemos procurar atender? E quanto às questões doutrinárias?”

    Primeiro, responderei à pergunta, ou procurarei responder: como vocês devem se considerar? Posso dizer isto com bastante clareza? Um grupo de comunhão numa universidade, numa faculdade ou numa escola não é uma igreja. É muito, muito importante entendermos isso desde o início, porque, se tentarmos fazer dele uma igreja, entramos numa ilusão.

    É isto que acontece: as pessoas começam a enxergar essas coisas relacionadas à igreja e então dizem: “Ah, agora nosso grupo de comunhão precisa ser igual a isso”. Há princípios que podem ser os mesmos, mas eu deixaria esse ponto claro antes de tudo.

    Um grupo de comunhão numa faculdade ou universidade é, na verdade, uma reunião de crentes daquela instituição para terem comunhão. Ele não pode funcionar da maneira como a igreja deveria funcionar, mas atende a uma necessidade particular e específica dos crentes daquela faculdade, universidade, hospital ou seja qual for o lugar.

    Portanto, nós nos consideramos simplesmente uma reunião, uma reunião cristã, um grupo de crentes em comunhão para testemunhar, alcançar outras pessoas e apoiar uns aos outros, por conseguirmos compreender uns aos outros.

    Se há pessoas num hospital, elas compreenderão umas às outras melhor do que as pessoas de fora e poderão orar umas pelas outras e ajudar, porque entendem os problemas que todos enfrentam naquele ambiente.

    E quanto à liderança? Obviamente, num grupo de comunhão de uma universidade ou faculdade, não se pode falar da maneira como venho falando sobre o surgimento da liderança na igreja, porque a igreja deveria ter uma continuidade estável.

    Um grupo de comunhão na universidade, por sua própria natureza, terá uma composição que muda. O tempo todo há pessoas entrando, outras saindo, novas chegando, antigas indo embora. Não se pode pensar nele nesses mesmos termos.

    Creio que o que vocês estão fazendo está bastante certo. Vocês podem ter uma liderança reconhecida, se quiserem, como muitas vezes acontece na Grã-Bretanha, por exemplo, na Europa e nos círculos da IVF. Há uma determinada maneira de organizar e designar líderes. Não creio que haja nada particularmente errado nisso.

    Mas acho boa a maneira como vocês estão fazendo atualmente. Se há ali vários irmãos que se reúnem, assumem responsabilidade e, disso, surge um entendimento comum diante de Deus sobre como as coisas devem ser feitas, considero essa uma maneira muito boa.

    Isso também ensina esses jovens irmãos a olhar para Deus e a discernir o pensamento de Deus pelo Espírito. Creio que isso é muito importante. Qualquer coisa que ensine qualquer um de nós a discernir o pensamento de Deus em oração e comunhão é inestimável.

    O chamado para o ministério

    Aqui está outra pergunta. Não a compreendo inteiramente, mas vou apresentá-la e respondê-la da maneira como penso que foi pretendida.

    “Estou acostumado ao entendimento tradicional de que o chamado é uma percepção pessoal de estar sendo conduzido ao ministério. Hoje, quando um homem tem um emprego secular de tempo integral etc., como ele percebe um chamado? É algo pessoal? São outras pessoas que vêm até ele? Como se avança num chamado? Outros o confirmam ou o colocam à prova?”

    Quanto a um chamado para o ministério, para a liderança ou para qualquer outra coisa, não creio que ter um emprego de tempo integral impeça alguém de receber um chamado de Deus. Deus pode chamar alguém que tenha um emprego secular de tempo integral. Não estou nem um pouco certo de que possamos chamar alguma coisa de secular. Você pode estar esfregando um chão, e isso pode ser sagrado. A questão é se você é consagrado.

    Se você é secular, então o que faz é secular. Mas, se você se torna consagrado, o que faz é sagrado. Em outras palavras, se você é santificado, separado para Deus, aquilo que faz também passa, de maneira maravilhosa, a fazer parte disso.

    Você pode ter um emprego de tempo integral e, ainda assim, Deus lhe dar um ministério da Palavra no grupo de crentes em que está e tê-lo chamado para isso. Pode chegar um momento em que você terá de deixar seu emprego habitual e se entregar inteiramente ao Senhor nessa questão.

    Algumas pessoas dizem: “Bem, eu não deveria fazer isso antes?” Não, nunca faça isso até que seja absolutamente necessário.

    Charles Haddon Spurgeon, um homem verdadeiramente ungido por Deus, disse certa vez: “Nunca pregue e nunca entre no ministério até que seja compelido a fazê-lo”.

    Portanto, essa ideia de “Ah, Deus está me chamando”, e então você vai, fica sentado e não faz nada — quero dizer, não há nada para fazer, mas agora você foi chamado —, francamente, não entendo esse tipo de chamado.

    Parece-me que, normalmente, uma pessoa seria chamada para um ministério e, então, aos poucos, esse ministério se abriria, fosse qual fosse. À medida que ela começa a exercê-lo, a demanda aumenta cada vez mais, até que, por fim, já não é possível exercer esse ministério e manter um emprego normal ao mesmo tempo.

    Quando isso acontece, fica bastante claro que você terá de se dedicar ao ministério para o qual Deus o chamou.

    Em primeiro lugar, esse chamado é pessoal, em sua origem. Estou bastante certo disso. Eu ficaria muito, muito preocupado se, de repente, pegasse o Dan aqui e lhe dissesse: “Você foi chamado para o ministério”, colocando uma grande ideia na cabeça do pobre irmão. Ele pensa: “Ah, fui chamado para o ministério”, e agora fica andando em círculos, tentando produzir esse ministério para o qual foi chamado. É um absurdo, não é?

    No entanto, essas coisas acontecem. Infelizmente, já estive em reuniões em que uma suposta reunião apostólica determinou que certo irmão se casasse com certa irmã. Sabem que eles foram e fizeram isso? Minha nossa.

    Não acredito de maneira alguma nesse tipo de coisa. Acho monstruoso.

    Não tenho dúvida de que a primeira coisa num chamado é uma percepção que você mesmo precisa receber do Espírito de Deus; depois, isso deve ser confirmado na igreja. Em outras palavras, deve haver outros que percebam a mesma coisa. Quando você compartilha, eles dizem: “Irmão, sinto que você está certo nessa questão, mas vá com cuidado. Não se precipite. Espere um pouco, coloque isso à prova”, ou algo assim.

    Conheço certos irmãos que esperaram um ou dois anos antes de dizer que realmente receberam esse chamado. Mas, depois que o receberam, não há necessidade de dizer: “Coloque-o à prova”. Eu digo: “Vá em frente. Você deveria ter começado há um ano”. Mas quero dizer: prossigam. Sigam em frente com o Senhor. Não esperem.

    Testemunho pessoal de chamado

    Essa mesma pergunta diz: “O senhor percebeu um chamado pessoal para o ministério da Palavra? Se sim, como isso se tornou claro?”

    Bem, como se tornou claro? Vou lhes contar como veio meu chamado — e por que digo que ele precisa ser pessoal. Naturalmente, não estou dizendo que a maneira como o Senhor tratou comigo é a maneira como Ele tratou com você, mas eu tinha menos de treze anos quando o Senhor me chamou.

    Ele me chamou primeiro numa visão. Eu vi o Senhor. Não vi Seu rosto, mas vi o Senhor. Ele me chamou de maneira muito clara para um ministério, para uma tarefa. Pouco depois, confirmou isso de três outras maneiras.

    Eu era apenas um menino. Vinha de um contexto pagão, de modo que não conhecia muito bem minha Bíblia. Fui conversar com Alan Redpath, que alguns de vocês conhecem, e que era pastor naquela época. Ele disse: “Você precisa obter a confirmação pela Palavra”.

    Eu não conseguia entender o que ele queria dizer com confirmação pela Palavra. Achei que uma bomba deveria cair sobre nós, porque eram os anos da guerra. Pensei que uma bomba teria de cair para que eu fosse salvo milagrosamente. Imaginei que essa deveria ser a confirmação que alguém recebe para esse tipo de coisa, ou algo assim.

    Mas, na verdade, Deus me deu diversas passagens das Escrituras que têm sido, para mim, o fundamento de todo o meu ministério ao longo dos anos.

    O interessante é que o Senhor me chamou quando eu era inteiramente carnal. Realmente, eu era só carne. Imagino que uns noventa por cento disso ainda estejam aqui, mas, de qualquer forma, quero dizer que eu era totalmente carnal. Que risco o Senhor corre conosco quando nos chama.

    Lembro-me de que, quando o Senhor me visitou pela primeira vez daquela maneira tão miraculosa, fiquei profundamente humilhado e chorei muito. Mas procurei o Senhor e estava cem por cento disposto a sacrificar qualquer coisa, mesmo na minha carne. Realmente tentei viver a vida cristã.

    Minha nossa, como tentei viver: horas em oração, horas lendo a Palavra, testemunhando para alguém todos os dias, até me esgotar — até ficar, como dizemos no inglês da Inglaterra, completamente acabado.

    Finalmente, em absoluto desespero, quando pensei em desistir de tudo, o Espírito Santo veio sobre mim.

    Naquele estado de completo esgotamento, vi duas coisas. O Espírito Santo estava em mim, com autoridade de Deus Pai, para reproduzir a natureza e a vida do Senhor Jesus. Daquele dia até hoje, deixei esse trabalho com Ele.

    Antes disso, eu sempre Lhe pedia que me ajudasse a viver a vida cristã. Então abdiquei e disse: “Bem, querido Espírito Santo, Tu estás aqui para fazer isso. Eu obedecerei”.

    A segunda coisa foi que vi que eu estava crucificado com Cristo. Quando vi isso, houve um grande descanso. A fachada que eu tinha e aquela espécie de projeção de uma personalidade cristã caíram por terra, e me tornei eu mesmo — essa pessoa feia que vocês têm de suportar.

    Daquele dia até hoje, nunca mais me preocupei comigo mesmo. Simplesmente pensei: “Bem, sou eu mesmo. Deus me crucificou. Ele deu fim a mim. E, se há alguma coisa do Senhor em mim, graças a Deus por isso. É isso que oro e confio que se manifeste”.

    Foi assim que fui chamado. No começo, tudo era carne, e só alguns anos depois cheguei a esse ponto. Não posso dizer que o ministério começou; ele não começou durante anos.

    Na verdade, na primeira vez em que ministrei a Palavra, fiz tamanha confusão que as pessoas caíram na gargalhada — não porque eu estivesse sendo engraçado, mas porque me atrapalhei completamente. Estava tão nervoso que vocês não imaginam.

    Depois disso, durante dois anos, nunca mais abri a boca. Sabem que, quando voltei a abrir a boca no Egito, depois de dois anos, tiveram de me obrigar? A única maneira de eu concordar foi escrever cada palavra que iria dizer.

    Eles não sabiam disso — somente as pessoas responsáveis pela reunião. Na verdade, li o que havia escrito. Mas muitas pessoas foram abençoadas, algumas foram salvas e outras foram abençoadas. As pessoas não conseguiam acreditar que eu havia lido aquilo. Mas, entendam, depois daquela primeira experiência, eu estava com tanto medo que precisava escrever tudo.

    Agora, não estou esperando que vocês sigam esse caminho. É um caminho bastante incomum. Mas o que considero maravilhoso é isto: Deus nos chama porque conhece o fim desde o princípio.

    Às vezes, Ele nos chama quando somos inteiramente carnais — salvos, mas só carne. Então começa a tratar conosco, levando-nos lenta, mas seguramente, ao fim de nós mesmos.

    Na verdade, preciso lhes dizer que, em termos práticos, situo o início do ministério que Deus me deu no dia em que vi que o Espírito Santo estava em mim e sobre mim, e no dia em que vi que estava crucificado com Cristo. Foi naquele dia. A partir dali, vi pessoas sendo salvas sem que eu precisasse me esforçar ou pressionar, e outras sendo ajudadas e ensinadas, porque realmente houve a liberação de um ministério do Senhor.

    Unção e função espiritual

    O irmão Lawrence falou sobre a responsabilidade no corpo de Cristo. Ele disse: “Se Deus ungiu você, você é responsável por expressar a vida que há em seu interior, e não reprimi-la — não enterrar seu talento”.

    “Como saber se Deus ungiu você? Como saber se está fazendo o que Deus lhe pediu? Às vezes, tenho clareza sobre o que o Senhor parece estar dizendo, mas fico inibido demais para falar, com receio de que outros discordem. Já enfrentei esse problema antes e, em vez de expressar a vida interior, eu a reprimo por medo de ofender. Por isso, agora não digo nada, e isso me deixa muito perturbado por dentro. Sinto que não estou exercendo minha função no corpo e que me torno inútil para o Senhor. O que devo fazer?”

    É uma boa pergunta. Tenho certeza de que encontra eco em muitos corações, a julgar pelas perguntas que me fazem pessoalmente.

    Muito rapidamente, de maneira muito simples: primeiro, quanto à unção. Como saber se Deus ungiu você?

    Preciso dizer que, em algumas experiências espirituais, talvez você não saiba em que momento entrou nelas. Por exemplo, conheço pessoas que se converteram dando, literalmente, um passo de fé sem qualquer emoção, e passaram semanas ou meses antes de saberem que realmente haviam nascido de novo. Mas deram aquele passo de fé.

    Conheço outras que deram um passo, por exemplo, na questão de estarem crucificadas com Cristo. Elas realmente viram isso e, numa fé sem emoção, entregaram-se ao Senhor e seguiram em frente. Não houve nenhum grande sentimento.

    Mas preciso dizer que, na questão da unção, de modo geral, você sabe. Preciso sublinhar o que Stephen disse: realmente creio que o temperamento entra nisso.

    Se uma pessoa tem um temperamento muito fleumático, muito equilibrado, muito pouco emotivo, nunca chora, creio que seja possível ter uma experiência de unção e até se perguntar se recebeu aquela unção. Mas vou lhes dizer uma coisa: todos os outros sabem.

    Uma coisa sobre a unção é que, mesmo que a pessoa ungida não saiba que foi ungida, todos os outros sabem. As pessoas percorrem quilômetros para ouvir um servo ungido do Senhor.

    A razão é que há uma diferença como a da noite para o dia entre isso e alguém que simplesmente consegue tomar as coisas de Deus e falar sobre elas, ou algo assim.

    É o mesmo ao tocar piano, mesmo numa coisa tão natural quanto tocar piano. Quando um homem tem uma unção, você encontra o Senhor por meio daquilo que ele toca. Você não fica apenas com uma bela execução; algo realmente é ministrado a você.

    Às vezes, acontece o mesmo com o canto. Conheço pessoas que cantam e me deslumbram com sua capacidade. Acho que têm vozes lindas, e é com isso que fico. Mas outras pessoas cantam e me deixam com o Senhor. Algo é ministrado ao meu coração.

    Essa é a diferença entre alguém sem unção e alguém ungido.

    Contudo, gostaria de dizer o seguinte: Jesus, como vocês sabem, nasceu do Espírito. Quando tinha trinta anos, foi ungido com o Espírito Santo. De modo geral, a unção é uma experiência distinta na qual entramos depois de sermos salvos.

    Ela tem a ver com serviço. Tem a ver com exercer uma função.

    Se olharmos para a história da igreja, descobriremos que todos os homens que Deus usou tiveram uma experiência real. Stephen mencionou alguns outro dia — acho que foi ontem. Eu poderia ouvir sobre esse assunto durante horas. Acho tão interessante, porque há uma variedade enorme de experiências na maneira como isso aconteceu.

    Conheci Billy Graham antes de ele ter sua experiência. Eu poderia fazê-los morrer de rir contando o que aconteceu antes daquela experiência.

    Nunca esquecerei Billy Graham pregando em Londres, na Westminster Chapel, e encenando os leões na arena de Nîmes comendo os cristãos. Vocês nunca viram nada igual. Ele rolava pelo chão, lutando com os leões, e então, no fim, tínhamos um apelo, com uma música suave, em estilo blues, ao fundo, e repetidos apelos para que as pessoas fossem à frente.

    Quando ele voltou, dois anos depois, mal se podia acreditar que era o mesmo homem. Ficava ali, com a Bíblia aberta, e era a Palavra, a Palavra, a Palavra, a Palavra. Quando fazia o apelo, não havia música.

    Sabem, muito poucos foram à frente naquelas primeiras ocasiões. Eu sentia tanta pena dele. Quase queria ir à frente também. Pensava: “Você trabalhou tanto, meu pobre amigo”. Realmente sentia vontade de ir à frente só para ajudá-lo.

    Mas, na segunda vez, não houve necessidade. Ele nem sequer repetiu o apelo. As pessoas foram à frente em grande número.

    Mais tarde, ele disse que, naquele retiro, Deus o havia encontrado e o deixado prostrado por quase um dia inteiro. Não precisava nos contar. Era perfeitamente evidente que algo havia acontecido, por meio do qual o Senhor nele tinha sido liberado em seu ministério.

    Antes, era Billy Graham. Agora, era o Senhor em Billy Graham. Entendem?

    Isso também acontece de outras maneiras. Portanto, eu diria que, de modo geral, considerando a maioria dos temperamentos, você sabe quando é ungido.

    Isso não significa que você saia por aí como um tanque espiritual, sabem — “Agora vocês sabem que sou ungido”. De modo algum. Quando a unção vem sobre uma pessoa, creio que ela fica profundamente humilhada. Realmente, é isso que quero dizer. Creio que ela se torna muito humilde, porque o Senhor permite que certas coisas nos aconteçam para nos manter muito, muito humildes.

    A diferença é que, quando exercemos nossa função, há uma capacidade divina que antes não existia.

    O reconhecimento da própria função espiritual

    Como saber se você está fazendo o que Deus lhe pediu? Isso é um pouco mais difícil.

    Em algumas áreas, sabemos muito bem. Sei que o Senhor me disse que voltasse para o meu próprio povo. Portanto, sei que preciso viver em Israel e ser cidadão israelense, como de fato sou. Sei que precisava fazer isso porque Deus falou comigo três vezes a respeito.

    Há outras áreas em que sei. Há outros momentos em que não sei. No fim, preciso dar um passo de fé e seguir em frente.

    Não tenho cem por cento de certeza de que deveria estar envolvido nesta reunião ou nesta conferência, mas creio que, de alguma forma, o Senhor não disse não, e por isso seguirei em frente em fé. Sabem, às vezes descubro que o Senhor está mais presente nesses momentos do que em alguns outros em que tenho muita clareza de que Ele me dirigiu. É interessante, não é?

    Suponho que essa pessoa esteja se perguntando se tem uma função que deveria exercer. Bem, quero lhes dizer uma coisa: seus irmãos e irmãs têm bom senso, se entendem o que quero dizer.

    Quando chegamos ao ponto central, vocês descobrirão que a igreja, a liderança da igreja e a própria igreja terão condições de dizer com maior precisão se vocês estão fazendo ou não o que Deus deseja.

    Há muitas pessoas na vida da igreja que são, na verdade, peças quadradas tentando se encaixar em buracos redondos. Estão realmente tentando fazer certas coisas. Ficaram com a ideia de que Deus as chamou, mas isso é absurdo, e todos nós poderíamos lhes dizer. São extremamente enfadonhas, ou aquilo que fazem sempre produz problemas, porque são peças quadradas em buracos redondos.

    Se ao menos fossem humildes, todos poderíamos dizer: “Não é isso”, mas também poderíamos lhes dizer: “Sabe qual é o seu dom? É aquele”. Poderíamos ajudar uns aos outros dessa maneira a encontrar aquilo que o Senhor realmente deu.

    Às vezes, Deus lhe diz claramente, mas a evidência de que você está atuando no lugar em que deveria estar é sempre esta: a igreja é edificada e abençoada, e as pessoas encontram o Senhor por meio de seu ministério, de sua atuação, seja ela qual for.

    “Às vezes, tenho clareza sobre o que o Senhor parece estar dizendo, mas fico inibido demais para falar, com receio de que outros discordem. Já enfrentei esse problema antes e, em vez de expressar a vida interior, eu a reprimo por medo de ofender.”

    Isso é vergonhoso. Vergonhoso.

    Por que digo isso com tanta firmeza? Porque vocês precisam entender que isso é desobediência. Não devemos brincar com esse tipo de coisa, dar um tapinha nas suas costas e dizer: “Que humildade”. Você não está sendo humilde de maneira alguma. Está sendo desobediente.

    Você precisa encontrar a graça de Deus e o poder de Deus para fazer aquilo que Ele deseja. Não espere que eu, Stephen ou qualquer outra pessoa o console nesse tipo de coisa que está fazendo. Está completamente errado. Você está retendo algo que Deus lhe deu para a igreja.

    Se realmente há vida em seu interior, se você realmente deveria expressá-la e, por medo dos outros, está reprimindo-a, você está enterrando seu talento. Eu, por minha parte, não vou consolá-lo quando o Senhor disser:

    Tirai-lhe o que tem e dai-o a outro.

    Preciso ficar ao lado do meu Mestre nessa questão, e creio que Stephen também ficará. Temos muita compreensão por você, porque todos nós já estivemos nesse lugar. É por isso que seremos firmes com você. Você precisa se arrepender e buscar o Senhor.

    Se você ainda não teve uma experiência de capacitação pelo Espírito Santo, é disso que precisa. Não para se impor na igreja, mas porque precisa de capacidade divina para discernir quando deve falar e quando não deve.

    Você precisa ser liberto do medo de seus irmãos e irmãs.

    Esse medo dos irmãos e irmãs é um fantasma. Em alguns grupos de crentes, há ogros e ogras. Não há dúvida disso. Há alguns que infundem em você um temor de Deus de uma maneira completamente errada, porque sabem tudo, são muito críticos e parecem julgar tudo o que é dito.

    Mas, normalmente, esse sentimento é um fantasma. Quando você compartilha aquilo que realmente recebeu do Senhor, descobre que as próprias pessoas das quais tinha medo são as mais abençoadas, as mais prontas a agradecer e as mais dispostas a se abrir.

    Deixem-me contar uma história muito engraçada, que talvez esclareça isso. Tenho um amigo muito querido na Finlândia e, antes de começar a enxergar mais do Senhor, ele foi pastor luterano durante anos.

    Há uma região da Finlândia em que os finlandeses falam sueco, e eles são muito, muito — como se diz? —, eles não expressam seus sentimentos. Os finlandeses, em geral, expressam seus sentimentos. São um povo asiático; são um pouco mais expansivos. Mas os finlandeses de língua sueca são muito mais impassíveis. Você nunca sabe o que está acontecendo por trás de seus rostos.

    Você pode falar durante meia hora ou uma hora e simplesmente não saber o que está acontecendo ali, até que, de repente, vê alguém chorando no final. Então sabe que alguma coisa chegou ao coração. Mas, fora isso, não poderia se orientar pelas expressões do rosto.

    Esse irmão foi para aquele lugar e começou a pregar. Tinha senso de humor. Era um irmão muito vivaz e tinha um verdadeiro ministério da parte do Senhor.

    Em cada culto, ele via certa irmã sentada num determinado lugar, com uma cara de poucos amigos. Depois de algum tempo, percebeu que não conseguia olhar para nenhum outro lugar, apenas para aquela irmã. O que quer que dissesse, voltava a olhar para ela. Ela nunca sorria, nunca parecia feliz, nunca parecia receptiva, mas sempre parecia desaprovar completamente tudo.

    Depois de algum tempo, ele me contou que, passado um ano, começou a ter pesadelos. À noite, via o rosto daquela irmã. Pensava: “Está vendo? Meu ministério aqui está definhando”. Ficou com tanto medo daquela pessoa.

    Um dia — a propósito, ela nunca dizia nada; sempre entrava na igreja, sempre saía, nunca dizia uma palavra, e nunca havia o menor sinal de cordialidade em seu rosto —, um dia, no fim do culto, ele a viu em pé lá atrás.

    Pensou: “Oh, meu Deus. Chegou o confronto. Agora ela vai me dizer como sou ímpio, como sou incapaz, que tipo terrível de ministério tenho, como ele não é espiritual, como é superficial”.

    Mas ele se preparou e disse: “Mesmo assim, vou até lá e procurarei demonstrar amor por essa irmã”. Então foi em direção ao fundo. Quando estava bem perto dela, ela deu dois passos à frente e disse: “Pastor Müller” — sem mudar a expressão —, “tenho ouvido seu ministério há dois anos, e não consigo lhe dizer que bênção ele tem sido. É maravilhoso”.

    Então ela se virou e foi embora.

    Agora, essa querida irmã havia sido um pesadelo para aquele irmão durante todos aqueles anos. Ele não fazia ideia de que ela estava sendo tão abençoada.

    É assim que o inimigo trabalha conosco. Temos um medo terrível em nossos grupos de que as pessoas, caso não concordem, caiam em cima de nós. De que achem que aquilo é carne, não algo no Espírito. É um fantasma.

    Todos nós temos isso. Todos nós. Todos sentimos isso. É algo diante do qual precisamos exercer fé viva.

    Se Deus lhe deu alguma coisa, você precisa do poder para fazer o que é certo em todos os momentos. Às vezes, você não percebe que há outros ali que também estão com medo. Quando você rompe essa barreira e compartilha o que tem, eles também rompem a barreira e compartilham o que têm.

    Portanto, espero que isso ajude. Obrigado.