Então, vamos fazer isso juntos agora. Vamos olhar, pois, nosso amado Senhor, sei que sabemos muito pouco… Que Tu mesmo nos mostres.
Estávamos examinando juntos o ministério de Ezequiel como representante de uma parte dos grupos de ministérios claramente definidos que encontramos no final do Antigo Testamento.
Temos Jeremias, Ezequiel e Daniel em um grupo. Temos Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Malaquias e Zacarias em outro grupo; temos Esdras; e temos outros grupos — dois pequenos grupos que deixaremos de lado.
Ezequiel representa, talvez, um dos três grandes movimentos de Deus na recuperação de tudo o que se perdeu no exílio e no cativeiro.
Naquele momento, tudo estava perdido. Parecia que o próprio propósito de Deus havia sido reduzido a nada e que toda a fidelidade de Deus para com os filhos de Israel havia chegado ao fim — tudo o que Ele havia prometido aos pais deles. A nação, o rei, a cidade de Deus, a casa — tudo havia desaparecido.
Deus iniciou essa recuperação, por assim dizer, em um homem chamado Jeremias. Esse homem viveu durante todo o último reinado completo e chegou a presenciar o cativeiro, sendo capaz de discernir com muita clareza exatamente o que aconteceria ao povo de Deus.
Ezequiel conhecia Jeremias. De fato, muitos acreditam que Ezequiel foi um dos discípulos de Jeremias. Não há dúvida de que Ezequiel aprendeu muitíssimo com Jeremias, e vocês encontram isso até mesmo em expressões e palavras que lembram muito o próprio Jeremias.
Daniel tinha um tipo de ministério diferente do de Ezequiel. O ministério de Daniel era puramente um ministério da Palavra. Era puramente um delineamento, puramente a apresentação da verdade.
Mesmo assim, Daniel era uma expressão viva daquilo que ensinava. Mais do que qualquer outro profeta, Ezequiel precisava fazer algo além disso. Ele precisava, por assim dizer — colocando de maneira um tanto grosseira, mas simples —, construir castelos de areia e derrubá-los. Se vocês lerem o livro inteiro, verão que ele precisava representar pessoalmente certas coisas que aconteceriam ao povo. Aparentemente, isso era muito tolo — sim, sim, sim —, mas ele estava ilustrando uma grande realidade.
Esse homem, embora tivesse como função específica apenas delinear, era, em si mesmo, a expressão viva de tudo o que ensinava. Deus tornava real, em uma vida concreta e prática, cada palavra que saía da boca dele.
Precisamos nos lembrar disso em nossos dias, se de fato viermos a encontrar um ministério como o de Ezequiel. Se ele é apenas um delineamento de verdades — dos princípios eternos de Deus —, e se apresenta profeticamente diante da casa rebelde tudo aquilo que Deus realmente busca, bem como o modelo do que chamamos de caminho de Deus entre nós, lembremo-nos também de que, por trás de um ministério assim, sempre deve haver um custo tremendo.
Os ministérios de Deus sempre se identificam com Deus, e os ministros de Deus estão sempre identificados com Ele. Os dois estão inseparavelmente ligados e encontram expressão na vida.
Assim, observamos que o ministério de Ezequiel é o delineamento; o de Daniel, a perseverança. Vocês não encontram em Daniel a mesma voz profética e a mesma exigência que encontram em Ezequiel. Daniel nunca é chamado de profeta no Antigo Testamento. Daniel é um estadista.
Daniel é conhecido não pelas grandes decisões que anunciou, mas pelo fato de ter sido o instrumento por meio do qual o propósito de Deus foi estabelecido.
Assim, encontramos um contraste tremendo entre esses dois grandes homens, Ezequiel e Daniel. Um apresenta puramente o delineamento de tudo o que Deus deseja; o outro mostra como isso se concretiza.
Estivemos examinando Ezequiel nesta manhã e observamos que o tema que percorre sua profecia é a glória do Senhor.
Ele não está preocupado apenas com questões práticas. Creio que vocês não encontram nada de prático no ministério de Ezequiel aqui. Não se trata de abordar casamento, emprego, trabalho, relacionamentos e tudo isso. Ele nunca toca nesses assuntos. Está o tempo todo retratando algo que Deus busca — algo eterno, definitivo e absoluto.
Nesta manhã, vimos isso a respeito desse ministério. Encontramos estas características.
Em primeiro lugar, vimos que a casa de Deus — o santuário, o templo de Deus — era o lugar e a habitação da glória de Deus. A primeira coisa nos capítulos 40 a 48, que tratam do lado positivo — do lado construtivo — do ministério de Ezequiel, é a cidade. A última coisa no capítulo 48 é a cidade. Portanto, a cidade delimita o lado positivo da história de Ezequiel.
Mas o centro do ministério de Ezequiel é o templo. A cidade está ali, mas o templo é central.
Vemos que tudo está envolvido na casa e ligado a ela — à glória de Deus.
Além da casa, há estes elementos:
Essas são as coisas que Ezequiel retrata. Essas são as coisas que Ezequiel enfatiza.
Agora, quero que vocês observem que, nesta noite, vamos examinar isso sob uma perspectiva um pouco diferente.
Quero que vocês vejam, em primeiro lugar, que Ezequiel delineia para nós o desejo do coração de Deus. Trata-se do templo e de tudo o que ele significa: o lar de Deus.
Este é o lugar do Meu trono, e o lugar das plantas dos Meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre.
— Ezequiel 43:7
Onde? No templo. Na casa.
Assim, vemos, em primeiro lugar, o objetivo de Deus: a casa de Deus. Em segundo lugar, precisamos ver como Deus realiza Seu objetivo. Como? Por meio do altar.
Não há outra maneira de nos tornarmos parte da casa de Deus, do templo de Deus — de sermos primeiro extraídos da pedreira e depois encaixados e edificados — senão pelo princípio da cruz do Senhor.
Depois, quero que vocês observem que há duas funções. A primeira está ligada ao que chamaremos de rio, e a segunda está ligada à cidade.
O rio fala de ministério. Fala de um ministério de vida — de serviço, se vocês preferirem colocar dessa maneira. A cidade fala de governo, de administração.
Todas as características seguem esta linha: a igreja — a casa —, a cruz aplicada; a herança; o rio, ministério e serviço; e a cidade, governo e administração.
É isso, de fato, que encontramos aqui.
Hoje, no cristianismo, todos falam do rio da vida e se esquecem de tudo o mais.
Todos falam do rio da vida. Estamos sempre falando de serviço. Todos sabemos qual é o assunto: serviço, iniciar mais atividades, trabalhar para Deus e assim por diante. Essa é a grande ênfase. É uma ênfase muito necessária e legítima dentro de seu contexto.
Mas o cristianismo de nossos dias arrancou tudo de seu contexto e fez disso a questão central.
O rio sai do coração de Deus por meio do altar de Deus. Essa é a única maneira pela qual ele sai. Não há outra fonte para o rio, nem outro meio pelo qual ele possa fluir.
Ele sai da casa de Deus ao lado do altar.
Portanto, precisamos fazer a nós mesmos, nesta noite, algumas perguntas muito concretas. Vamos deixar um pouco de lado as características do povo, do ministério e da administração, e tratar de como isso nos envolve.
A terceira questão é esta: vocês não concordam comigo que a cidade de Deus é algo que ainda há de vir, mas o rio de Deus é algo que deveríamos estar experimentando agora?
Em outras palavras, toda essa questão de ministério e serviço deveria ser nossa experiência hoje. Deveria ser nossa experiência agora.
Agora, a pergunta que precisamos fazer a nós mesmos é simplesmente esta: qual é o efeito e o impacto da minha vida e da sua vida sobre os outros?
Aqui precisamos chegar ao centro da questão. Sua vida tem algum impacto sobre os outros?
Há um rio de vida fluindo de mim?
Minha vida está sendo usada por Deus de tal maneira que leva vida por onde passa? Talvez leve vida a tudo com que entra em contato. Talvez faça o deserto florescer. Talvez haja pessoas sem auxílio que já não precisem permanecer sem utilidade por causa da minha presença no escritório ou no lar.
Há algo em nossa vida que produz impacto. Todos precisamos encarar isso — eu tanto quanto qualquer outra pessoa.
A questão toda é esta: não se trata de poder. Não se trata de alguma atividade especial. Trata-se daquilo que sai de nós.
Não se trata do que fazemos; trata-se do que somos.
Então, se esse rio começa como um pequeno filete — insignificante e quase imperceptível — e, em poucos milhares de côvados, torna-se um volume de água tão poderoso que um homem não consegue atravessá-lo, cheio de benefícios, o que há de errado com a minha vida? O que há de errado com a sua vida? O que há de errado conosco como comunidade?
Vocês não podem recorrer às Escrituras que falam de produzir fruto — a cem, a sessenta e a trinta por um — e se esconder nisso. Mas, pelo menos, o mínimo certamente é exigido.
Não podemos nos esconder nisso. Não, não. Precisamos encarar a questão inteira.
Se nunca conduzi uma pessoa ao Senhor, se nunca influenciei outra pessoa em direção a Deus, se não estou encorajando e fortalecendo meus irmãos e irmãs, então há algo realmente errado com a minha vida. Há algo radicalmente errado com a minha vida.
Deus espera — e, de fato, nos constituiu assim por Seu Espírito — que cada um de nós seja um verdadeiro canal de Sua vida. Devemos ser o próprio meio pelo qual a vida chega aos outros.
É interessante que, mais adiante naquele capítulo de Ezequiel, o filete de água já não é um pequeno riacho, nem um ribeiro, mas um rio poderoso.
Neste país, por causa de tanta chuva, não conseguimos perceber os efeitos de um rio. Mas, se alguns de vocês já tivessem visto um rio em um país de outro tipo, entenderiam exatamente o que um rio pode fazer.
Lembro-me da primeira vez em que vi o rio Nilo. Eu não sabia que ele estava ali. Na verdade, pensava que ainda teríamos mais uma hora de voo antes de chegar.
Lá embaixo havia uma área triangular incrivelmente compacta, com uma enorme faixa negra atravessando-a. Dos dois lados havia deserto, e um rio cortando tudo aquilo — ah, só vegetação ao seu redor. Esse é o efeito.
Por onde esse rio passa, por causa de uma qualidade que lhe é inerente, ele produz vida.
Não há absolutamente nenhuma utilidade na sua vida ou na minha se delas não puder resultar essa função, esse ministério, essa atuação. A questão toda é que cada um de nós foi constituído de tal maneira que, desse homem interior, devem fluir rios de água viva.
Esses rios de água viva se tornarão visíveis em lugares áridos: na vegetação, em um deserto que floresce como um jardim.
Colocando de maneira prática: outras vidas são desafiadas, outras vidas são vivificadas, e pessoas com uma fé fraca e desamparada são levantadas para a vida.
Há algo muito errado quando sei que o mundo sente uma completa aversão a mim — quando só consegue me chamar de irritadiço, esquisito e estranho. Algo está muito errado. Há algo muito errado quando os irmãos e irmãs só conseguem ter a impressão de que você é uma pessoa difícil.
Não, precisamos fazer essa pergunta a nós mesmos. É uma pergunta muito prática, porque é aí que o ministério se torna concreto.
De onde sai o rio da vida? Ah, como o povo do Senhor gosta de se esconder disso! “Não vou olhar para ninguém além de mim mesmo.” E assim se esconde.
Mas vamos sair a campo aberto.
Vejo aqui, então, um rio que nasce como um pequeno filete e que, em poucos milhares de côvados, torna-se um poderoso rio de vida, dando vida a toda a terra morta.
Agora preciso colocar a comunidade ao lado disso e perguntar a mim mesmo: aqui, nesta comunidade, não deveria haver uma bacia de onde rios poderosos fluíssem para toda a vizinhança e toda a região? Que impacto esse rio da vida poderia ter sobre a aridez e a escuridão ao nosso redor?
E chego à questão: por que não é assim?
Alguns de nós têm orado, orado e orado, e ainda não é assim. Alguns de nós fizeram tudo o que pensavam ser possível fazer, e ainda não é assim.
Aqui está a resposta. Há duas razões. Primeiro, a fonte do rio está na casa. Segundo, ele sai junto ao altar.
O ponto simples é que esse rio flui à medida que percebo meu relacionamento com o Senhor Jesus.
Pode haver apenas um filete de água, e um filete de água pode fazer muito. No deserto, às vezes vi um pequeno gotejamento no chão que produziu um pequeno jardim. Muitas vezes olhamos para esses pequenos jardins e pensamos: “Que maravilha”. Mas, vocês sabem, são apenas pequenos filetes.
Deus, porém, tem grandes rios fluindo. O povo de Deus não deve apenas chegar ao lugar certo, mas permanecer ali.
O que é isso, então? Qual é essa base? É o fundamento essencial da casa de Deus.
Se nos colocarmos sobre esse fundamento, conheceremos algo a respeito disso. Não, não estou falando de algo apenas aqui, na cabeça. Esse é o problema com boa parte disso. Não se trata da emoção — ah, não — de fazer parte da igreja e de tudo o mais.
Trata-se de nos livrarmos dessas coisas — de todas as sombras, de tudo o que, de alguma maneira, produz separação, distância, dificuldade e desconfiança. São essas as coisas. Saiam delas.
É claro que, se você esperar que todos os outros se livrem de suas desconfianças e dificuldades, esperará para sempre. Você é quem precisa começar. Você precisa pagar o preço. Você precisa entrar. Você precisa remover as barreiras. Você precisa abrir as cortinas. Você precisa deixar o sol entrar.
Vejam, a casa de Deus não tem paredes de material opaco. Em Apocalipse, é possível enxergar através delas. Portanto, viver na casa de Deus é viver em uma casa de vidro.
Muitos de nós não queremos que as pessoas olhem para dentro e vejam. Não, não, não. Não queremos isso. Há algo de individualista nisso. Mais uma vez, que problema.
Essa abertura entre meus irmãos e irmãs — não, não queremos. Às vezes, por causa das coisinhas mais tolas, mais tolas, não a permitimos. É tudo isso que lança uma sombra sobre a casa.
Como precisamos nós mesmos viver na casa de Deus.
Há muitos outros que pensam que é preciso esperar que alguém venha, abrace-os, traga-os para dentro e os empurre durante todo o caminho. Mas isso nunca acontece. Deus toma uma pessoa e, em obediência, a estabelece, a conduz, a coloca em seu lugar; então os outros chegam ao ponto em que estão realmente dispostos a ser integrados à edificação.
Mas, às vezes, precisamos esperar muito tempo até vencer essa questão de estarmos dispostos a habitar juntos.
O Senhor pode escolher colocar você em um lugar que não seja de destaque, enquanto as pessoas dizem: “Nossa, como fulano está se dando bem”. E o Senhor está tentando me colocar em um lugar onde ninguém vê, onde ninguém jamais percebe se há verdadeira fidelidade ou não.
Isso é assunto do Senhor, e não cabe a você decidir. O Senhor colocou cada um no lugar que Ele determinou. Você está disposto a ser uma pessoa sem destaque?
É quando nos colocamos sobre esse fundamento e assumimos também essa posição que resolvemos o primeiro grande ponto na questão do rio.
É simplesmente uma questão de o rio sair de Cristo em nós. Mas é Cristo em nós em relação a outras pessoas — não apenas Cristo em você como indivíduo.
Quando desço do pedestal, vou até você e digo: “Você é meu irmão, você é minha irmã, vocês são minha família. Eu pertenço a vocês; vocês pertencem a mim. Graças a Deus por isso”, então algo acontece.
Assim que me fecho e digo: “Fulano, fique longe de mim. Está bem, vou perdoar fulano, mas haverá uma distância bem definida”, o rio fica impedido de fluir.
No momento em que começo a sentir pena de mim mesmo — pensando em como fui injustiçado e em como fiquei decepcionado com meu irmão —, chegamos ao ponto em que nos sentimos tão feridos, tão desiludidos, tão decepcionados. Dizemos: “Bem, eles não se importam. Talvez só me queiram pelo que podem obter de mim”.
O inimigo pode começar a agir, a agir, a agir e, no fim, nos deixar fechados em nós mesmos.
Não é tanto que pensemos que todos eles estão errados. É mais que sentimos pena de nós mesmos, mas ninguém se compadece de nós.
Mas, se você fizesse isso apenas para agradar à outra pessoa, estaria, de fato, negando a si mesmo nessa comunhão.
Não, não vamos rir disso. Há muitas dificuldades e questões muito reais em nosso próprio coração. Diante do mundo, estamos nos esforçando para permanecer sobre esse terreno, sobre esse fundamento, onde cada filho de Deus tem um lugar.
É o amor, o fundamento da vida. Vou olhar ao meu redor e dar um basta nisso: “Vou mudar isso. Vou cuidar deles”.
Vou preencher meu tempo com todo esse amor — assumindo as necessidades dos outros, cuidando dos outros e assim por diante. Não tenho tempo para pensar em mim mesmo. Então serei preservado dos horrores da noite.
É assim que funciona. É assim também na casa de Deus.
A autocomiseração anda junto com a autopreservação. Conheço muitas pessoas que não sofrem tanto de autocomiseração, mas que dizem: “Se eu me entregar inteiramente a isso, vai me matar. Vai consumir todo o meu dinheiro, todo o meu tempo, toda a minha energia. Vai exigir demais de mim”.
Se eu me entregar ao serviço e não esperar que venham até mim, mas sair em busca deles, isso pode acabar comigo.
Ah, como temos tropeçado nessa questão da autopreservação — em saber se vamos perder a vida na casa.
Não me importo de dizer a vocês que o Senhor promete que, se vocês fizerem parte da casa, perderão a vida. Vocês estarão à disposição de todos os outros. Eles dirão coisas a seu respeito. Farão comentários. Vocês precisam resolver isso.
Você precisa resolver isso no coração: vai se entregar, mesmo que custe caro, ao ministério, à edificação da casa — seja qual for a função que isso lhe trouxer.
E isso exigirá muitas horas de trabalho árduo e difícil. Sim, você perderá sua vida — sua vida profissional, sua vida privada, sua vida pessoal. Mas receberá de volta algo melhor e muito mais feliz.
Essa experiência, porém, é a prova pela qual passo. Quando a autocomiseração e a autopreservação são trazidas diante do Senhor, a questão fica exposta.
Por meio dessas coisas, o Senhor me desafia a desafiar vocês. É assim que o Senhor nos edifica juntos. Essas são as questões que precisamos resolver.
Não adianta vir para esse terreno com questões mal resolvidas que acabarão fazendo você ser levado para fora dele. Você não vem porque pensa que será amado — isso não o preparará. Você não vem pensando que o Senhor lhe dará uma garantia de boa saúde.
Você vem porque esse é o terreno do Senhor.
O rio sai da casa de Deus junto ao altar. Mas o que é esse altar?
Esse altar está ali simplesmente como a expressão do coração de Deus. Creio que já tratamos do altar de muitas maneiras. Mas tudo o que está ao lado dele diz respeito ao rio.
Como pessoas pequenas podem se tornar pessoas grandes?
Se você e eu nos tornarmos parte da casa de Deus, precisamos nos tornar pessoas grandes — não pessoas pequenas, não pessoas mesquinhas. A cruz é o único caminho pelo qual somos engrandecidos na grandeza de Cristo.
O altar é a chave do rio, e o rio flui junto ao altar.
Esse rio tem tantas qualidades inerentes. Não é apenas que transforma o deserto em jardim; não é apenas que há árvores de todos os lados; essas árvores também dão fruto.
Há algo absolutamente singular nessa água, porque ela sai do santuário.
E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer, cuja folha não cairá, nem o seu fruto acabará; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.
— Ezequiel 47:12
Ela saía de um lugar específico, e por isso produzia esse efeito.
Devemos ser pessoas que vivem de maneira positiva — não negativas, não sombrias, não críticas. Devemos ser pessoas cuja influência seja muito agradável.
Bem, aí está. Esse é o rio. É isso que precisamos perguntar: como minha vida corresponde a isso? Como nós, como comunidade, correspondemos a isso?
João nos apresenta esta maravilhosa declaração, registrando as palavras do Senhor:
Quem crê em Mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.
— João 7:38
Esse é o ponto de partida simples. Vocês creem nisso? Para que serve? É realmente uma revelação?
Vocês creem que os princípios apresentados e discutidos nesta noite são realmente verdadeiros?
Se são, então temos diante de nós a chave da questão. Não há outra maneira de realmente fazer o rio fluir senão você e eu ajustarmos nossa vida a isso.
O rio vai fluir. Não se preocupem com isso — vocês não precisam fabricá-lo. Ele começa no coração da casa de Deus.
Que o Senhor realmente nos leve ao ponto em que o rio flua da casa segundo a Palavra de Deus.
Outra pergunta é esta: estar consciente de si mesmo é realmente tão errado?
Acho que todos sofremos com essa consciência excessiva de nós mesmos, exceto um ou dois casos extremos que confirmam a regra. A maioria de nós sofre com isso — alguns talvez a ponto de ficarem limitados.
O que vocês dizem sobre essa questão? Essa consciência de si é estar consciente demais de si mesmo, sem que isso implique maldade. Aqueles de nós que são dolorosamente tímidos sabem o que é isso.
Pode haver um tipo correto de “consciência de si”, entre aspas. Talvez devêssemos encontrar outra palavra para isso.
Quando o Senhor lhe dá uma visão realmente clara de si mesmo, creio que você começa a demonstrar um pouco mais de contenção. Você não consegue fazer o que fazia antes e não consegue se comportar exatamente como se comportava antes, porque viu a si mesmo pelos olhos do Senhor.
Isso é diferente de ficar preocupado consigo mesmo. A questão não é o que fazemos, mas o que somos.
Essa consciência de si é muito mais do que aquilo que o dicionário definiria de maneira restrita. Quando se torna uma condição de constante olhar para dentro, é uma das coisas pelas quais o inimigo paralisa completamente as pessoas.
Há pessoas que não conseguem olhar nos seus olhos porque estão tão conscientes de si mesmas.
Em Gênesis, a primeira coisa que aconteceu depois da queda foi que o homem tomou consciência de que estava nu. Não era apenas medo; era a consciência de si mesmo. E o resultado foi culpa, vergonha e o ato de se esconder.
Se podemos associar essa consciência de si à humildade, isso é outra questão. Mas essa consciência de si, como normalmente a conhecemos, não é apenas a base do medo; é algo paralisante.
Essa consciência excessiva de si quase sempre nasce do orgulho: medo de ser conhecido, medo de ser exposto, medo de cometer um erro terrível diante de todos.