Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    Questions & Answers © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    Questions & Answers
    Questions & Answers
    Kaung, Stephen

    Perguntas e respostas sobre a vida da igreja, o ministério e a realidade espiritual

    Considerações iniciais

    Agradecemos a presença de vocês. Queríamos aproveitar esta oportunidade — talvez por cerca de uma hora e meia, até por volta das três. Estes irmãos têm algumas perguntas que gostariam de fazer, então o formato será este: eu farei as perguntas que eles me entregaram.

    Presbíteros e diáconos como funções, não como cargos

    O reconhecimento público daqueles que exercem as funções de presbíteros e diáconos

    A primeira pergunta é: aqueles que estão exercendo as funções de presbíteros e diáconos devem ser reconhecidos como tais diante do corpo local?

    Bem, eu não sei como surgiram aqueles que exercem as funções de presbíteros ou diáconos. Eles surgiram naturalmente, ou como foi que surgiram?

    Quando começamos a nos reunir, alguns irmãos passaram a se encontrar. Não havia nenhuma liderança, exceto aquela exercida por meio do ensino. Então chegamos a um ponto em que sentimos a necessidade de conversar sobre liderança. Por meio disso, a Palavra nos mostrou que Ele queria líderes, e Ele designou Seus líderes por meio do grupo.

    Mais tarde, sentimos que precisávamos de alguns diáconos para cuidar de questões práticas — responsabilidades relacionadas à propriedade e outros assuntos dessa natureza. Assim, foram designados diáconos para servir, enquanto os presbíteros exerciam a liderança. Foi assim que aconteceu, e é nesse ponto que estamos agora.

    Minha pergunta é: eles já não foram todos reconhecidos?

    Vamos deixar de lado a situação local e considerar apenas os princípios que regem essa questão da responsabilidade na igreja.

    Creio que sabemos que a igreja é um corpo espiritual. Sendo um corpo espiritual, não se deve tentar organizá-la de fora para dentro, porque, se vocês tentarem organizá-la de fora para dentro, ela deixa de ser um corpo espiritual. Torna-se uma organização.

    Como corpo espiritual, tudo procede da vida interior. Existe uma organização; na verdade, nosso corpo é muito bem organizado, altamente organizado. Mas ele não é organizado de fora para dentro. É o desenvolvimento e a expressão naturais da vida.

    Portanto, sendo a igreja um corpo espiritual, tanto aqueles que exercem a função de presbíteros quanto aqueles que exercem a função de diáconos, ou que atuam em diferentes áreas, devem fazê-lo como uma questão de vida. À medida que a vida começa a se expressar, aqueles que têm olhos espirituais a verão, sem dúvida.

    Embora vocês encontrem nas Escrituras, por exemplo, que Paulo voltou e, por assim dizer, reconheceu alguns como presbíteros, em Atos 20 ele disse aos presbíteros de Éfeso que havia sido o Espírito Santo Quem os constituíra. Em outras palavras, os apóstolos simplesmente reconheceram e confirmaram o que o Espírito Santo já havia manifestado.

    Em primeiro lugar, em qualquer assembleia, os presbíteros não deveriam ser designados por ninguém. Os presbíteros deveriam ser manifestados pelo Espírito Santo a partir do próprio corpo. Quando as pessoas começam a se reunir naturalmente, haverá algumas sobre as quais o Senhor colocará um senso de responsabilidade. A partir desse senso de responsabilidade, elas começam a exercer sua função fielmente.

    Ao fazerem isso, todos ficam sabendo. Não é necessário fazer um anúncio sobre quem são os presbíteros. Pelo exercício de suas funções, as pessoas sabem que eles estão atuando como presbíteros.

    Por que é necessário que sejam reconhecidos publicamente, de maneira formal? Meu entendimento é que esse reconhecimento não é para aqueles que são espirituais. É para aqueles que não são espirituais.

    As pessoas espirituais reconhecem e conhecem seu lugar no corpo. Mas as pessoas que não são espirituais precisam de algo formal para compreender onde está a responsabilidade. O reconhecimento público existe por causa daqueles que não conseguem reconhecer o que o Senhor fez. Ele os ajuda a conhecer seu lugar e a atuar de maneira coordenada.

    Mas precisamos lembrar que, basicamente, presbíteros e diáconos não são cargos. São funções. O problema surge quando isso se torna mais um cargo do que uma função. Nesse caso, a igreja caiu no terreno da organização.

    A igreja primitiva e o desenvolvimento das funções

    Nos primeiros tempos, vocês de fato encontram presbíteros sendo designados. Mas deixem-me colocar a questão desta maneira: na igreja em Jerusalém, nunca encontramos uma declaração clara sobre como surgiram os presbíteros de Jerusalém.

    No início, vocês encontram os apóstolos, treinados pelo próprio Senhor. Quando a igreja começou, naturalmente eles assumiram todas as responsabilidades. Na verdade, assumiram responsabilidade demais.

    Por fim, o Espírito Santo precisou corrigi-los por meio das murmurações dos judeus helenistas, porque suas viúvas não estavam sendo devidamente cuidadas. Esperar que doze pessoas cuidassem de dez mil pessoas em todos os aspectos era impossível. Eles cuidavam tanto dos assuntos espirituais quanto dos materiais, e de tudo o mais. Essa não era a vontade de Deus.

    Em outras palavras, o Senhor não estabeleceu uma espécie de regulamento, dizendo: “Agora, quais são as funções dos presbíteros, quais são as funções dos diáconos, e quem deve fazer o quê?” O Senhor nunca lhes deu instruções desse tipo. Eles precisaram encontrar o caminho por meio da revelação e da disciplina do Espírito Santo.

    No início, os apóstolos cuidavam de tudo na igreja. Ao fazer isso, não conseguiam realizar tudo. Além disso, em certo sentido, impediam outros de exercer as funções que deveriam exercer na igreja.

    Por fim, o Senhor fez surgir uma situação e, graças a Deus, eles foram humildes o suficiente para reconhecer que não eram sobre-humanos — não eram o Super-Homem.

    Primeiro, vocês encontram os sete sendo escolhidos para atender a uma necessidade. Os apóstolos pediram aos irmãos e às irmãs que escolhessem sete homens cheios do Espírito Santo, de boa reputação, e assim por diante, e que os apresentassem. Os primeiros sete não foram escolhidos pelos apóstolos. Foram escolhidos pela igreja, pelos irmãos e pelas irmãs, e apresentados aos apóstolos. Os apóstolos então os designaram.

    Mesmo assim, vocês não encontram esses sete sendo chamados de diáconos. A palavra diácono não estava ali. As Escrituras nunca dizem que esses sete eram diáconos. Hoje, olhando para trás, dizemos que eram diáconos porque o trabalho que faziam era o trabalho de diáconos. Mas o título não estava ali.

    Em outras palavras, não era um cargo; era uma função. Eles não tinham o título, mas havia uma função ali. Eles a exerciam.

    Como alguns deles foram fiéis, vocês veem que, quando aquele trabalho específico de servir às mesas deixou de ser necessário por causa da perseguição, o Senhor lhes deu uma obra mais elevada. Vocês encontram Estêvão e encontram Filipe tornando-se evangelista.

    Quando chegam a Atos 11, vocês encontram os presbíteros da igreja em Jerusalém. Esses presbíteros já não eram simplesmente os apóstolos. Talvez Pedro e João também servissem como presbíteros na igreja em Jerusalém, mas, além desses dois, os outros dez não estavam ali como presbíteros.

    Não há registro de como os presbíteros surgiram naquela ocasião. Não sabemos se depois eles tiveram diáconos. Diríamos que as funções certamente existiam, porque, quando há um grupo de pessoas, algumas precisam tomar a frente e outras precisam realizar o trabalho prático.

    Isso mostra que a igreja é um corpo espiritual. A função é o princípio; o cargo não é o aspecto importante a considerar.

    O problema dos cargos formais em um cristianismo dividido

    Nas igrejas gentílicas, em diferentes lugares da Galácia, Paulo reconheceu publicamente os presbíteros mais tarde, mas não o fez no início. Ele simplesmente deixou os irmãos e as irmãs se reunirem, sem dizer quem deveria tomar a frente. Deixou que o Espírito Santo manifestasse isso. Quando o Espírito Santo o manifestou, Paulo o reconheceu com discernimento espiritual.

    Infelizmente, à medida que a igreja começou a crescer, se vocês lerem a história da igreja, verão que cada vez mais pessoas passaram a tratar presbíteros e diáconos como cargos. Quando vocês os tratam como cargos, deparam-se com a questão de quem irá designá-los, de como devem ser designados e de se devem ser reconhecidos publicamente.

    As diferentes denominações, sejam elas a Católica, a Ortodoxa Grega ou outras, fazem essas coisas de maneiras diferentes. Cada uma pode ter alguma verdade nisso, mas vocês percebem que a interpretação humana e os métodos humanos começam a desenvolver todas essas coisas. O cristianismo se torna mais uma instituição do que um corpo espiritual.

    Para nós, hoje, há duas coisas que devemos considerar. Uma é esta: diante da confusão que existe no cristianismo hoje, somos capazes de restaurar os cargos de presbíteros e diáconos? Ou será que, na restauração operada pelo Espírito de Deus, a função é restaurada, mas não o cargo?

    Por cargo, quero dizer algo para o qual alguém é publicamente designado e reconhecido como tal.

    Tomem Bridgeville como exemplo. Vocês não são os únicos cristãos que se reúnem em Bridgeville. Há outros. Nas Escrituras, vocês encontram presbíteros da igreja em uma localidade; não encontram presbíteros de um grupo de cristãos.

    Segundo o pensamento da Palavra de Deus, o povo de Deus é um só. Para expressar essa unidade, a localidade é o meio de fazê-lo. As pessoas que vivem na mesma comunidade estão juntas, e isso expressa unidade. Esse conjunto é reconhecido como a igreja em Jerusalém ou a igreja em Antioquia.

    Hoje, porém, isso se torna impossível, porque o povo de Deus está disperso, mesmo dentro de uma única comunidade. As pessoas não estão juntas. Se vocês tentarem designar presbíteros, que tipo de presbíteros estarão designando? Talvez consigam designar presbíteros para um grupo de crentes, mas eles não podem representar os presbíteros de toda a igreja naquela localidade.

    Muitos anos atrás, um querido irmão, muito usado por Deus, me disse que havia designado presbíteros em diferentes cidades e que ele próprio era presbítero em sua localidade. Perguntei-lhe: “Suponha que alguns irmãos e irmãs não se reúnam com você. Você consegue exercer sua função de presbítero e sua supervisão sobre eles? Consegue tratar de suas situações ou discipliná-los quando a disciplina é necessária?”

    É claro que não, porque eles não pertencem ao seu grupo e não estão com você. Sua jurisdição se restringe aos irmãos e às irmãs que se reúnem com você.

    Se esse é o caso, então esse tipo de presbitério não é bíblico — não no sentido das Escrituras. Nas Escrituras, um presbítero é presbítero de toda a igreja, nunca apenas de um grupo de crentes.

    Para mim, em nossos dias, isso só é possível se vocês forem a um campo virgem, onde não haja cristãos, e começarem uma obra ali, de modo que todos os crentes estejam realmente juntos, como nos primeiros tempos da igreja. Mas, em nossos dias, sinto que isso é impossível. Mesmo que vocês o façam, já não corresponde realmente às Escrituras; vocês já alteraram o modelo.

    Pessoalmente, sinto que este é o tempo da restauração. Nos tempos de restauração, parece-me que Deus não restaura a forma exterior. Ele restaura a realidade interior, porque é isso que pode ser restaurado e que precisa ser restaurado. As coisas exteriores são secundárias.

    A função de presbíteros e diáconos deve ser restaurada, mas o título é algo a que não precisamos dar tanta atenção.

    A designação e o afastamento dos presbíteros

    A segunda coisa é esta: suponhamos que queiramos fazer isso. Então, como iremos fazê-lo? Nas Escrituras, vocês têm apenas exemplos. Na verdade, não há um ensino sobre isso, mas exemplos de Paulo designando presbíteros.

    Paulo não apenas designou presbíteros, mas também escreveu a Tito e pediu que ele designasse presbíteros em Creta. Assim, uma linha de pensamento é que os presbíteros só podem ser designados por apóstolos. Mas, nesse caso, vocês precisam voltar à sucessão apostólica. Caso contrário, terão um problema.

    Se vocês não creem na sucessão apostólica, então precisam crer que existem apóstolos hoje. Quem são os apóstolos hoje? Isso se torna uma questão de grande controvérsia.

    Trinta anos atrás, as pessoas costumavam dizer que já não havia apóstolos. Mas hoje, em certos círculos, todo mundo é apóstolo. Então vocês têm um problema.

    Se dizem que os presbíteros devem ser designados por apóstolos, então quem são os apóstolos? Mesmo um apóstolo não tem autoridade universal. Um apóstolo é apóstolo apenas para aquelas igrejas que ele trouxe à existência. Paulo era apóstolo para as igrejas gentílicas, mas, quando chegou a Jerusalém, não podia exercer autoridade apostólica. Pelo contrário, submeteu-se à autoridade da igreja em Jerusalém.

    Considerem a igreja em Antioquia. Sem dúvida, havia presbíteros ali, mas a Bíblia nunca menciona presbíteros na igreja em Antioquia. A igreja existia antes de haver apóstolos ali. Na verdade, os apóstolos surgiram da igreja.

    Vocês não encontram nenhuma designação de presbíteros em Antioquia. A igreja em Antioquia não foi trazida à existência por apóstolos. Algumas pessoas dizem que, sem apóstolos, não pode haver igreja, mas aqui vocês têm uma igreja que não tinha apóstolo e que, na verdade, deu origem a apóstolos.

    Se os apóstolos surgiram da igreja, vocês acham que Paulo e Barnabé poderiam designar presbíteros na igreja em Antioquia? Eu não acho. Mas isso não significa que não houvesse pessoas exercendo a função de presbíteros na igreja em Antioquia. Certamente havia. No entanto, os presbíteros nunca são mencionados.

    A função está presente. Em diferentes lugares, mesmo nos primeiros tempos, as situações eram diferentes. Em alguns lugares, os presbíteros eram designados. Em outros, surgiam naturalmente, sem serem designados. Em alguns lugares, eram reconhecidos publicamente; em outros, nunca eram anunciados publicamente.

    Isso depende da situação nas diferentes igrejas. Não há um ensino que nos diga como designar presbíteros, mas vemos que, onde quer que esteja o povo de Deus, há pessoas exercendo a função de presbíteros.

    A expressão “irmãos responsáveis” não é bíblica no sentido de que não se encontra nas Escrituras. Ela descreve uma função; não é um título. A função é assumir responsabilidade por toda a igreja.

    Uma vez que um presbítero é designado, ele é presbítero por toda a vida? Qual é a duração de seu mandato? Há um problema real aqui. As Escrituras nunca nos dizem como afastar um presbítero de sua função.

    Se um presbítero comete pecados, temos orientações nas Escrituras sobre como lidar com isso. Mas, se um presbítero não peca, porém raramente vem às reuniões, não assume responsabilidade, e outros irmãos e irmãs estão avançando, enquanto ele continua na posição de presbítero, ele se torna um obstáculo em vez de conduzir a igreja. Como vocês vão lidar com isso?

    Se ele é designado por toda a vida, como um juiz da Suprema Corte, então vocês precisam esperar até que ele morra ou queira se aposentar. Não temos nenhuma orientação nas Escrituras para seguir.

    Podemos aprender algo com a história da igreja a respeito dessa questão? Até onde sei, não há nada na história da igreja que possa servir de exemplo, porque as coisas já se afastaram demais das Escrituras. As diferentes denominações têm maneiras diferentes de fazer as coisas, mas estão longe demais das Escrituras para serem usadas como exemplos. Quando vocês vão às Escrituras, também não encontram muita coisa a esse respeito.

    Mais uma vez, eu diria que há duas possibilidades. Uma delas se baseia no princípio espiritual. Aqueles que atuam como presbíteros o fazem no exercício de uma função. Quando essa função deixa de ser exercida adequadamente, é o momento de o homem se retirar. Se outras pessoas são levantadas pelo Senhor e manifestam essa função, então elas devem ocupar esse lugar de responsabilidade.

    Pessoalmente, não me sinto bem em designar presbíteros. Quando eu estava em Nova York, as pessoas me pediram que designasse presbíteros, e eu me recusei. Para mim, isso é uma função. Deus quer restaurar a função.

    Como dizem as Escrituras, aqueles que aspiram ao presbitério desejam uma boa obra. Todos os irmãos deveriam ter o desejo de servir. Esse desejo de servir é um bom desejo, e devemos incentivar todos os irmãos e irmãs a desejarem servir.

    Servir como presbítero é, na verdade, ser servo de todos. Os presbíteros são realmente os servos de todos os irmãos e irmãs. Eles servem e trabalham mais do que os demais irmãos e irmãs. É isso que os presbíteros realmente são. Não se trata de um cargo ou de uma posição, mas de um serviço, assim como nosso Senhor serviu aos Seus discípulos e lhes lavou os pés.

    Se aqueles que exercem a função de presbíteros surgem porque o Espírito Santo os manifesta por meio do exercício de sua função, então naturalmente deixarão essa responsabilidade se sua atuação começar a diminuir ou cessar. Outras pessoas levantadas por Deus devem naturalmente assumir.

    Continuamos atuando com base nisso. Temos sete irmãos assumindo responsabilidade, mas todos os irmãos e irmãs sabem que qualquer irmão que o Senhor manifestar será integrado à responsabilidade. Se aqueles que têm responsabilidade não conseguem exercer adequadamente sua função — talvez porque viajem demais ou já não estejam em contato com a realidade local —, então naturalmente devem deixar essa responsabilidade.

    Ao longo dos anos, tivemos pessoas que saíram e pessoas que foram acrescentadas. Assim, o problema de saber se os presbíteros são vitalícios não surge.

    Os crentes maduros e o desenvolvimento de líderes mais jovens

    O único exemplo em que consigo pensar está no Antigo Testamento. Vocês encontram os levitas entrando no serviço e, ao completarem cinquenta anos, retirando-se do serviço ativo. Mas as Escrituras dizem que eles continuavam a cumprir sua responsabilidade de guarda.

    Como levitas, eles serviam no templo. Era um serviço diário e uma atividade física. Eles estavam ativamente envolvidos. Quando completavam cinquenta anos, retiravam-se. Já não estavam no serviço ativo, mas isso não significava que não tinham mais nada a ver com o templo. Eles continuavam responsáveis pela guarda do templo.

    Não há uma definição do que significa “cumprir a responsabilidade de guarda”. Mas, no meu entendimento, eles eram, na verdade, promovidos. Assumir essa responsabilidade é mais importante do que a atividade diária. As pessoas podem estar envolvidas na atividade diária e, ainda assim, não saber do que se trata ou por que estão fazendo essas coisas.

    Assumir essa responsabilidade é saber o que Deus realmente deseja para Seu povo. É visão. Eles têm visão, experiência, discernimento e entendimento. Estão ali para vigiar e observar, para que tudo não comece a seguir na direção errada. Estão cumprindo sua responsabilidade de guarda, cuidando para que o testemunho seja mantido em uma direção espiritual.

    Com os filhos de Israel, havia uma maneira física de fazer as coisas. Conosco, hoje, não se trata de idade. Não significa que vocês precisam ter trinta anos e depois se retirar aos cinquenta. É algo espiritual.

    É bom quando os irmãos que já estão na responsabilidade há algum tempo incentivam os mais jovens a avançar e assumir cada vez mais responsabilidade. Quando chegar o dia em que esses mais jovens compreenderem a visão e forem capazes de assumir a responsabilidade, creio que será muito bom se os mais velhos se retirarem e deixarem os mais jovens prosseguir.

    Por que digo isso? Digo por duas razões. Quando as pessoas ficam idosas demais, ou estão na responsabilidade há tempo demais, tendem a se prender a um determinado padrão. Fazem as coisas há tanto tempo daquela maneira que esse é o caminho que conhecem, e ele lhes parece seguro e confiável. Aos poucos, podem perder o contato com a geração mais jovem. Não conhecem suas necessidades.

    É bom que a geração mais velha se afaste e a segunda geração comece a cuidar da terceira, em vez de a primeira geração cuidar da terceira ou da quarta. Creio que há sabedoria nisso.

    Mas, novamente, é uma questão espiritual. Se os mais jovens estão prontos, se os mais velhos lhes deram treinamento e ajuda suficientes, se uma geração inteira deve se afastar, ou se alguns devem se retirar enquanto outros permanecem por um período para ajudar — tudo depende de como o Senhor conduz.

    O aperfeiçoamento dos santos e o ministério do corpo

    A próxima pergunta diz respeito a Efésios 4:11-13, especialmente ao versículo 13. Quando o versículo 13 se cumprirá em relação aos dons do versículo 11?

    E Ele mesmo deu uns para apóstolos; e outros para profetas; e outros para evangelistas; e outros para pastores e mestres;
    querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo:
    até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus,
    a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.

    O versículo 11 nos diz que Cristo, o Cabeça, por amar a igreja, deu à igreja quatro categorias diferentes de homens como dons: apóstolos, profetas, evangelistas, e pastores e mestres. Pastores e mestres constituem uma única categoria, então, na verdade, há quatro categorias de pessoas que Cristo, o Cabeça, dá à igreja universal como Seus dons.

    Ele os deu à igreja para uma obra específica de ministério. Esse ministério específico é aperfeiçoar, capacitar e amadurecer os santos. Por meio de seu ministério da Palavra, eles edificam espiritualmente os santos para que possam exercer suas funções como membros do corpo de Cristo.

    Seu trabalho não é edificar a igreja diretamente. Seu trabalho é edificar espiritualmente os irmãos e as irmãs, para que, sendo edificados, amadurecidos e capacitados, possam exercer suas funções como membros do corpo de Cristo.

    Seu ministério tem um objetivo: visa à obra do ministério. O ministério mencionado ali não é o ministério das quatro categorias de homens. É o ministério do corpo.

    O ministério das quatro categorias de homens é o ministério de aperfeiçoar e capacitar os santos. Como Paulo disse, é apresentar cada pessoa perfeita em Cristo Jesus. Mas a obra do ministério é outro ministério: o ministério do corpo.

    O corpo de Cristo é edificado pelo ministério que procede do corpo, não apenas pelo ministério que é dirigido ao corpo. Até que todos os membros do corpo comecem a exercer suas funções, o corpo de Cristo não é edificado.

    Isso é enfatizado novamente em Efésios 4:16:

    Do Qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas,
    segundo a justa operação de cada parte,
    faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

    O corpo edifica a si mesmo. Como ele edifica a si mesmo? É edificado por todos os diferentes ministérios que procedem do corpo. Esse é o significado de edificação: a edificação do corpo de Cristo até que todos cheguemos.

    Vocês precisam incentivar e ajudar todos os membros do corpo a se apresentar, contribuir, participar e exercer os dons que Deus lhes deu. Esse é o caminho pelo qual, por fim, podemos chegar à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus.

    O recebimento de ministério além da comunhão local

    Obviamente, nem todo grupo de comunhão terá apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Como, então, um grupo local pode ser plenamente capacitado para alcançar a unidade sem ter acesso a todas essas categorias de pessoas dotadas?

    Não há problema. Suponhamos que, em uma assembleia, Deus não tenha enviado um apóstolo, um profeta, um pastor e mestre ou um evangelista. Isso não significa que a igreja não possa receber os ministérios de apóstolos, profetas, mestres e evangelistas.

    Temos todos esses livros e fitas. Ainda podemos receber ajuda deles. Na verdade, ainda estamos recebendo ajuda do apóstolo Paulo.

    Talvez seja melhor não ter todas essas pessoas presentes, porque vocês podem ter mais problemas se as tiverem. Infelizmente, os servos de Deus hoje não são tão puros quanto deveriam ser.

    Outra coisa é que o Senhor nunca levantará uma assembleia sem lhe dar provisão. Não acredito nisso. As pessoas vêm a mim e dizem que não têm ninguém para ensiná-las ou lhes falar. Perguntam: “Como podemos prosseguir sem essa ajuda?”

    Sempre lhes pergunto: “Vocês conseguem imaginar que o Senhor levantaria um grupo de irmãos e irmãs e, sendo o Cabeça da igreja, não assumiria a responsabilidade de suprir aquilo de que precisam?” Eu não consigo imaginar isso.

    O problema é que os irmãos e as irmãs não estão assumindo sua responsabilidade. Se os irmãos e as irmãs assumirem sua responsabilidade, mesmo que todos tenham um talento — ninguém com dois talentos e ninguém com cinco talentos —, deixem que todos esses talentos individuais circulem. Então haverá ensino, exortação, encorajamento e tudo o mais em quantidade suficiente.

    Não há problema. Vocês terão menos dificuldades.

    O ministério às igrejas sem liderança pastoral

    Um corpo de crentes, longe daqui, está sem pastor há cerca de um ano. Eles estão procurando alguém de fora de seu corpo para ocupar essa posição. Como podem ser apresentados à verdade sobre o funcionamento do corpo como um todo? Seria apropriado que alguém assumisse uma função de pastor e mestre até que eles pudessem caminhar por conta própria, ou seria mais bíblico ensiná-los por meio de visitas ocasionais e confiar que o Espírito os ensinasse a partir de dentro?

    Vocês não podem corrigir um conceito errado começando com o pé errado. Não podem aceitar o pastorado daquele lugar e depois tentar, aos poucos, tirá-los dessa dependência do pastorado. Não creio que possam fazer isso.

    O que podem fazer é visitá-los, ensiná-los e procurar mostrar-lhes isso até que o enxerguem.

    Não é fácil, porque a mentalidade das pessoas provavelmente já está estabelecida. Não ter pastor significa que elas precisam assumir responsabilidade, e as pessoas não querem assumir essa responsabilidade. Se vocês terão sucesso em conduzi-las pelo caminho correto, eu não sei. Mas, se elas os procurarem, vocês devem tentar ajudá-las, embora provavelmente a taxa de sucesso seja muito baixa.

    Os sentidos amplo e estrito do apostolado

    Uma pessoa que assume a responsabilidade de ir a um grupo assim estaria exercendo a função de apóstolo?

    Sim, mas hesito muito em dizer isso, porque apóstolo tem diferentes sentidos nas Escrituras. Em sentido geral, apóstolos são enviados — aqueles que são enviados pelo Senhor para uma missão. Isso é um apóstolo no sentido amplo.

    Mas apóstolo também tem um sentido mais restrito, mais rigoroso. Nesse sentido, vocês encontram alguns apóstolos, alguns profetas, alguns mestres e alguns evangelistas. Nem todos os enviados são apóstolos. Alguns que são enviados podem ser mestres ou evangelistas, mas não são apóstolos.

    Aqueles que são enviados são enviados pelo Senhor. Se me lembro corretamente, em 2 Coríntios, talvez no capítulo 9, dois irmãos enviados pelas igrejas para cuidar da contribuição são chamados de mensageiros das igrejas. A palavra original é apóstolos — apóstolos das igrejas —, porque foram enviados.

    Esse é o sentido amplo da palavra. Hesito em dizer que toda obra é uma obra apostólica, porque isso seria atribuir à expressão um significado amplo demais.

    A comunhão com os crentes além das fronteiras denominacionais

    Como nós, enquanto membros do corpo, atuamos com outros crentes que não têm uma visão da igreja unida ou do corpo como um todo? Existe uma base para manter contato e comunhão?

    Aqueles que têm uma visão do corpo estão abertos à comunhão com todos os irmãos e irmãs. Em sua mente, não existe algo como: “Você pertence a uma igreja batista”, ou: “Você pertence a uma igreja metodista”. Em sua mente, a pergunta é: você pertence a Cristo?

    Com essa mentalidade, vocês desconsideram as fronteiras denominacionais e têm comunhão com os crentes com base no fato de que eles são membros do único corpo. Essa é a base da nossa comunhão.

    A base da comunhão é a vida. O grau da comunhão é a luz.

    Vocês não podem fazer da luz a base da comunhão. Por exemplo, se eu creio no batismo por imersão e faço disso a base da comunhão, isso está errado. A base da comunhão é a vida. Mas é verdade que o grau da comunhão é medido pela luz.

    Com algumas pessoas, vocês podem ter comunhão até certo ponto. Com outras, podem ter plena comunhão. Mas isso não significa que não devam ter comunhão alguma com quem tem menos luz ou uma luz diferente. Ainda assim, devem ter comunhão.

    Há questões fundamentais em que deveríamos nos abster da comunhão com outros crentes — por exemplo, com um cristão que acredita que o aborto é aceitável?

    Vocês têm comunhão com ele apenas em Cristo. Se algo está fora de Cristo, é claro que não há comunhão nisso. Vocês podem ter comunhão com ele a respeito do Cristo que vocês conhecem e do Cristo que ele conhece. Mas, se ele vai para fora de Cristo, então não há comunhão ali.

    Vocês não precisam interromper a comunhão porque ele tem algo que está fora de Cristo. Tenham comunhão com ele em tudo o que está em Cristo. Isso é seguro. Não tentem ter comunhão com ele fora de Cristo, nem tentem convencê-lo de que algo que está fora de Cristo faz parte de Cristo e precisa ser crido.

    Em primeiro lugar, amem os irmãos.

    A relação entre a igreja e a obra missionária

    Quando missionários recebem um encargo de sair para o campo missionário, até que ponto é necessário que o corpo como um todo compartilhe esse encargo? Se alguém é chamado de um grupo de comunhão para ministrar em outro lugar, qual é a responsabilidade desse grupo?

    Creio que há um grande equívoco na compreensão de Atos 13. Em Atos 13, Paulo e Barnabé foram enviados pelo Espírito Santo. Na igreja em Antioquia, vocês encontram cinco profetas e mestres ministrando juntos. Eles representam o ministério local; não são os presbíteros da igreja.

    O Espírito Santo disse:

    Apartai-Me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

    Então, tendo jejuado e orado, e tendo imposto as mãos sobre eles, os deixaram partir. Quem eram “eles”? Os outros três profetas e mestres.

    Hoje, as pessoas interpretam isso como se toda a igreja em Antioquia tivesse imposto as mãos sobre eles e os enviado. Mas, se vocês lerem o contexto, foram os outros três, porque eles estavam ministrando juntos e dois deles estavam saindo. Impuseram as mãos sobre eles para mostrar que, embora o Espírito Santo os tivesse enviado, estavam com eles.

    A igreja nunca enviou ninguém. É o Espírito Santo Quem envia. É o Senhor Quem envia. Portanto, aqueles que vão não são servos da igreja no sentido de que a igreja os controla.

    Hoje, os missionários muitas vezes são enviados por igrejas, de modo que a igreja tem controle sobre eles. Mas eles são servos do Senhor, não servos da igreja. São responsáveis perante o Senhor.

    Isso não significa que a igreja diga: “Não temos nada a ver com isso”. Quando Paulo e Barnabé tiveram dificuldades em Atos 15, Paulo escolheu Silas e partiu:

    Sendo encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.

    Os irmãos eram a igreja em Antioquia. Eles não os enviaram, mas os encomendaram à graça de Deus. Em outras palavras: “Estamos com vocês. Oraremos por vocês. Daremos apoio financeiro conforme o Senhor nos conduzir”.

    Não prometeram enviar uma quantia fixa todos os meses, mas estavam com eles. Interessavam-se por aquilo que Deus os havia chamado a fazer e iriam orar, permanecer ao lado deles e apoiá-los de todas as maneiras que o Senhor lhes possibilitasse.

    A distinção entre a igreja e a obra

    Existe algo chamado a obra. A obra é, na verdade, a obra de Deus. Em uma palavra, a obra de Deus é edificar a igreja.

    O Senhor disse:

    Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também.

    E Cristo disse:

    Edificarei a Minha igreja.

    A obra, portanto, é edificar o corpo de Cristo — edificar a igreja. As quatro categorias de pessoas dotadas edificam os santos para que a igreja possa ser edificada. Esse é o objetivo da obra.

    Aqueles que estão envolvidos na obra são enviados pelo Senhor da seara, não pela igreja. A igreja é aquilo que o Senhor edifica por meio da obra.

    Essas duas coisas são distintas, mas complementares. Trabalham juntas. Por meio da obra, a igreja é edificada; e, quando a igreja é edificada, ela apoia a obra. Essa é a relação entre a igreja e a obra.

    Na igreja, aqueles que representam o governo da igreja são os presbíteros. Na obra, aqueles que representam a obra são os apóstolos. São duas esferas diferentes.

    A igreja é local na prática. A obra é regional na prática. A obra não se restringe a uma localidade; pode abranger uma área maior. A obra de Paulo abrangia o território de Antioquia até Roma. Mas a igreja em Antioquia estava em Antioquia, e a igreja em Roma estava em Roma. Elas trabalham juntas, mas não são a mesma coisa.

    A mesa do Senhor como realidade espiritual

    Uma coisa que fizemos aqui, há cerca de dois anos e meio, foi começar a participar da mesa do Senhor todos os domingos. Antes disso, participávamos com pouca frequência. Tínhamos receio de que isso se tornasse rotina, de que a frequência diminuísse seu significado. Descobrimos que não foi assim.

    A pergunta diz respeito a João 6, a Cristo como o pão da vida e à mesa do Senhor. O senhor poderia falar sobre os diferentes aspectos de Jesus como pão e sangue que alimentam a igreja, e sobre a distinção entre a mesa do Senhor e Cristo como pão e vinho?

    Hoje, as pessoas usam João 6 e o aplicam à comunhão, à mesa do Senhor. A rigor, são duas coisas diferentes. Pessoalmente, não me oponho à aplicação, mas, se vocês quiserem tratar as Escrituras com muito cuidado, João 6 e a mesa do Senhor são duas coisas diferentes. João 6 não está falando da mesa do Senhor.

    A mesa do Senhor tem, basicamente, dois aspectos: lembrança e comunhão. Em 1 Coríntios 11, trata-se de lembrança. Em 1 Coríntios 10, trata-se de comunhão.

    Por um lado, a mesa do Senhor é para lembrar o Senhor — o que Ele fez por nós e o que Ele é para nós. Ao mesmo tempo, por meio do pão e do cálice, em espírito, estamos em comunhão com o Senhor.

    Cada vez que participamos da ceia do Senhor, ela nos lembra o que o Senhor fez por nós. Ao mesmo tempo, ela renova nossa comunhão viva com Ele.

    Não há nada de transubstanciação nisso. Se vocês lerem o pequeno livro Realidade espiritual ou obsessão, do irmão Nee, verão que ele trata disso cuidadosamente.

    A posição católica se baseia nas palavras do Senhor:

    Isto é o Meu corpo.

    Eles tomam a palavra é literalmente e ensinam que, quando o sacerdote abençoa o pão, ele é transubstanciado no corpo literal de Cristo.

    O ensino protestante diz: “Não, isso não é o corpo; é simbólico ou representativo”. Em outras palavras, representa o Senhor.

    Ambos estão errados. Por um lado, mesmo depois de o Senhor ter dito:

    Isto é o Meu corpo.

    As Escrituras voltam a se referir a isso como pão. Isso mostra que ele não foi transubstanciado.

    A mesa do Senhor é uma experiência espiritual. Não é algo meramente literal nem meramente representativo. É uma realidade espiritual.

    Se vocês comem o pão e bebem o cálice com fé, em espírito estão em comunhão com o corpo e o sangue do Senhor Jesus. Estão experimentando Seu perdão e Sua expiação. Estão experimentando-O como sua força, como o pão da vida.

    É espiritual. Não é meramente representativo ou simbólico. Se for apenas simbólico, torna-se um ritual. Se for meramente literal, é algo físico. Somente quando é espiritual é que é real.

    A mesa do Senhor é uma profunda experiência espiritual.

    A preparação da noiva para a volta do Senhor

    A última pergunta é: a noiva ainda está se preparando? Se sim, o que podemos fazer para apressar esse processo? O senhor já disse muitas vezes que a igreja está impedindo a volta de Cristo.

    Há muito a fazer para apressar a vinda do Senhor, ou para apressar a preparação da noiva. O que podemos fazer é permitir que o Senhor faça mais em nossa vida. No fim das contas, é disso que se trata.

    A razão pela qual a noiva ainda não se preparou é que ela não se entregou ao Senhor nem permitiu que o Senhor a aperfeiçoasse. Não podemos aperfeiçoar a nós mesmos. Essa é a obra do Espírito Santo. Ele é responsável pela obra de nos conformar.