Temos dedicado algum tempo ao livro de Mateus. Acho que todos sabemos que o tema de Mateus é o Rei e o reino.
Pessoalmente, sinto que, depois de termos percorrido o livro de Mateus, todos deveríamos reconhecer que nosso Senhor Jesus é verdadeiramente o Rei. Ele não é apenas o Rei dos judeus; Ele é o nosso Rei.
Não devemos apenas ter clareza sobre esse ponto, mas, pela graça de Deus, devemos realmente nos submeter ao Seu reinado. Acho que essa é a coisa mais importante no estudo de Mateus.
Se realmente virmos o Senhor como nosso Rei — não uma figura meramente simbólica, mas um Rei de verdade — e nos submetermos ao Seu governo, para que sejamos transformados e conformados à Sua imagem, então creio que nosso tempo em Mateus terá sido bem aproveitado.
Agora, se esse não for o caso, provavelmente nosso estudo de Mateus terá sido um fracasso. Não acho que precisamos nos demorar nesse ponto, porque acredito que todo irmão e toda irmã reconhecem que nosso Senhor é nosso Rei. Se realmente vivemos sob o Seu governo ou não, essa é outra questão; mas acho que, em nossa mente, não há dúvida a respeito disso.
Mas, da última vez que estivemos aqui, senti um encargo: depois de termos estudado o livro de Mateus, de alguma forma ainda não temos muita clareza sobre o reino. E, por não termos muita clareza sobre o reino, isso, em certo sentido, afeta nossa vida hoje.
Por isso, sinto realmente um encargo de compartilhar um pouco sobre isso agora. Em certo sentido, sinto que, depois desse estudo extenso de Mateus, tendemos a ver todas as árvores, mas não vemos a floresta. Esquecemos a floresta.
O que estou pensando em compartilhar esta noite é uma tentativa de enxergar a floresta — de enxergar o reino em sua visão geral.
Sinto que provavelmente a melhor maneira de abordar isso é por duas direções. Uma é abordar a questão do reino ao longo do tempo, isto é, do ponto de vista histórico. Depois, tentaremos fazer um estudo transversal do reino. Então, tenham isso em mente enquanto prosseguimos.
Agora, quando abrimos o livro de Mateus, imediatamente encontramos, na genealogia de nosso Senhor Jesus, a expressão “filho de Davi”.
Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
— Mateus 1:1
Portanto, a ênfase do livro de Mateus está, sem dúvida, em nosso Senhor Jesus como o Rei. Quando Ele nasceu, nasceu para ser Rei.
Em Mateus, encontramos os magos vindo adorar o Rei dos judeus. Em Mateus, não encontramos os pastores vindo adorar o Salvador; em vez disso, encontramos Mateus registrando como os magos vieram adorar o Rei.
Assim, Ele nasceu, mas nasceu em Belém, não em Jerusalém. Nasceu numa manjedoura, não num palácio. Desde o início, podemos perceber que Ele é muito diferente de todos os outros reis, e Seu reino é muito diferente de todos os reinos da terra.
Lembro-me de que o irmão Sparks disse que, no nascimento de nosso Senhor Jesus, o céu invadiu a terra. Isso é muito verdadeiro, porque vemos que o Rei do céu veio a esta terra. Foi uma invasão, mas uma invasão abençoada. Ele veio a esta terra com um único propósito: estabelecer Seu próprio reino.
Agora, se vocês olharem para o livro de Mateus, verão que, quando João Batista veio proclamar o evangelho, ele começou seu ministério seis meses antes de nosso Senhor Jesus. Ele era o precursor do Rei.
Sua mensagem era:
Arrependei-vos; porque é chegado o reino dos céus.
— Mateus 3:2
Em outras palavras, sua mensagem era que o reino havia se aproximado. O reino ainda não havia chegado, mas estava próximo.
Como o reino estava se aproximando, a nação precisava se arrepender. É muito curioso encontrar o arrependimento aqui. A razão para o arrependimento é que o reino se aproximou.
Em outras palavras, o povo escolhido de Israel não estava qualificado para ser o povo daquele reino. Eles aguardavam o Messias. Pensavam que, quando o Messias viesse, seu reino seria reavivado e restaurado, e eles se tornariam a nação acima de todas as nações.
Mas, na própria mensagem de João Batista, ele lhes disse: “Vocês não estão qualificados. Precisam se arrepender”. Arrependimento é uma palavra muito forte. Em outras palavras, é uma mudança completa de direção.
Todas as suas práticas religiosas, sua piedade, sua linhagem, sua história — nada disso ajuda. Toda a sua atitude precisa mudar completamente, em preparação para o Rei que vem. Essa é a mensagem.
Seis meses depois, nosso Senhor Jesus começou Seu ministério e apresentou a mesma mensagem:
Arrependei-vos; porque é chegado o reino dos céus.
— Mateus 4:17
Por quê? Porque o Rei está aqui. Contudo, Ele ainda não tinha um povo. Um rei sem povo não tem um reino, porque o reino é composto de pessoas sobre as quais o Rei pode governar.
No início do ministério de nosso Senhor Jesus, Ele apresentou a mesma mensagem:
Arrependei-vos; porque é chegado o reino dos céus.
— Mateus 4:17
O reino celestial estava chegando, mas as pessoas precisavam se arrepender para se qualificarem como Seu povo.
Vocês se lembrarão de que, em Mateus 4, nosso Senhor começou a chamar discípulos. Mais tarde, em Mateus 11, João Batista estava na prisão e enviou seus discípulos para fazer uma pergunta ao nosso Senhor:
És Tu Aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
— Mateus 11:3
Nosso Senhor Jesus enviou uma resposta: “Contem a João o que vocês têm visto: os cegos recuperam a visão, os coxos andam, os mortos são ressuscitados”, e assim por diante.
Então, nosso Senhor começou a falar sobre João. Ele disse:
E, desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e os violentos o tomam à força.
— Mateus 11:12
Em outras palavras, a lei e os profetas chegaram ao fim com João. João não estava apenas encerrando a lei e os profetas; ele também era aquele que introduzia o reino.
Desde os dias de João Batista até aquele momento, o reino dos céus estava sendo tomado com violência, e os violentos se apoderavam dele. Por essa palavra, podemos perceber que o reino já estava aqui. Se o reino ainda estivesse apenas se aproximando, como os violentos poderiam se apoderar dele?
Quem são os violentos? Os violentos são aqueles que receberam a palavra do reino — o ensino do reino. Os violentos são aqueles que negam a si mesmos, tomam a cruz e seguem o Senhor. Os violentos são os discípulos.
O Senhor já tinha Seus discípulos, e entre eles havia aqueles que eram violentos. Portanto, mesmo naquele tempo, o reino dos céus era uma realidade na terra, porque não havia apenas o Rei: o Rei já começava a ter Seu povo.
Seu reino é diferente dos reinos do mundo. Vocês se lembram de que, quando nosso Senhor estava diante de Pilatos e era julgado por ele, Pilatos perguntou:
És Tu o Rei dos judeus?
— João 18:33
O Senhor Jesus disse:
O Meu reino não é deste mundo; se o Meu reino fosse deste mundo, os Meus servos lutariam, para que Eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o Meu reino não é daqui.
— João 18:36
Nosso Senhor mostrou muito claramente que o reino dos céus é inteiramente diferente de qualquer reino do mundo. É um reino celestial sobre a terra.
Ele é uma realidade, mas, justamente por isso, está oculto. No que diz respeito ao mundo, o mundo não consegue vê-lo. Somente os violentos o veem e entram nele. Em outras palavras, eles já vivem nesse reino, embora ele esteja oculto do mundo.
Em Lucas 17:20-21, os fariseus perguntaram ao Senhor quando viria o reino de Deus. Nosso Senhor disse que o reino de Deus não vem de modo que possa ser observado. Não se pode dizer: “Ei-lo aqui!” ou “Ali!”. Ele está no meio de vocês; algumas versões dizem: “dentro de vocês”.
Aqui vemos que o reino, em sua realidade, já está na terra. Já existem algumas pessoas nesse reino. Elas realmente vivem sob o reinado de Cristo. O mundo não pode vê-lo, mas ele está presente.
Essa realidade do reino dos céus é espiritual. Não é algo físico, porque não pode ser percebido pela observação. É espiritual, e aquilo que é espiritual não está limitado pelo tempo nem pelo espaço.
Onde quer que essa realidade exista, ali está o reino. Mas, graças a Deus, mesmo assim esse reino dos céus continuará crescendo, até que, por fim, seu testemunho alcance o mundo inteiro e prepare o caminho para a volta de nosso Senhor Jesus.
Isso é um verdadeiro encorajamento para nós. Ao longo desses vinte séculos, vocês não o veem com os olhos naturais; contudo, na esfera invisível, esse reino está crescendo. Está crescendo em poder e vencendo o poder das trevas.
Um dia, vocês verão que ele está pronto para receber o Rei que volta. Em Mateus 24 e 25, já encontramos a profecia de que, um dia, esse reino, que já está presente na terra em espírito, será manifestado publicamente sobre a terra.
Quando nosso Senhor Jesus, o Rei, voltar, Ele estabelecerá esse reino publicamente nesta terra, e a justiça governará. Portanto, se olharmos para ele ao longo do tempo, historicamente, esse é o desenvolvimento do reino.
Essa é uma maneira de olhar para ele. Há outra maneira: examiná-lo transversalmente.
Se vocês lerem o livro de Mateus, perceberão que, no que diz respeito à verdade sobre o reino, há três seções:
O que vemos em Mateus 5–7 é a realidade do reino dos céus. Em outras palavras, o que é o reino dos céus? Qual é sua natureza? Qual é seu caráter? Em que ele é diferente?
Mateus 5–7, o chamado Sermão do Monte, tem sido muito mal compreendido. Algumas pessoas pensam que ele é uma nova lei. Moisés deu aos filhos de Israel a antiga lei, os Dez Mandamentos, e aqui nosso Senhor Jesus veio e nos deu uma nova lei.
Elas pensam que essa nova lei foi dada para que a cumpramos. Especialmente os chamados modernistas consideram o Sermão do Monte a ética cristã. Podem negar todas as outras passagens da Bíblia, mas gostam dessa e pensam que ela é a ética cristã — algo que devemos imitar, algo que devemos tentar cumprir.
Mas, se vocês levarem esse tipo de interpretação a sério, cairão no engano. Quanto mais tentarem fazer o que encontram em Mateus 5–7, menos conseguirão segui-lo.
Seria uma lei mais rigorosa que a lei de Moisés. Se ninguém consegue cumprir a lei de Moisés, como vocês poderiam cumprir essa lei superior? É impossível. Essa não deve ser nossa abordagem.
O que Mateus 5–7, o chamado Sermão do Monte, realmente nos revela? É o Senhor, o Rei do reino dos céus, nos dizendo qual é a natureza desse reino e quem vive nele.
A única maneira de viver de acordo com Mateus 5–7 é viver pela vida de Cristo, porque é isso que o Rei é. O reino recebe seu caráter do Rei.
O reino dos céus é caracterizado por aquilo que nosso Senhor é. É isso que Ele é. Esse é o Seu caráter. Quem quer que esteja nesse reino precisa expressar esse caráter.
A única maneira de crescermos nesse caráter é por meio da Sua vida, que nos foi dada. Em outras palavras, o Sermão do Monte não é uma lei dada para que a cumpramos. O Sermão do Monte é uma descrição do que o reino é.
Pela vida que Ele nos deu — que é a vida do Rei —, se vivermos por essa vida, isso será o que se manifestará em nós.
Portanto, irmãos e irmãs, precisamos enxergar qual é a natureza do reino e quem está nele.
Logo no início, temos as bem-aventuranças. “Bem-aventurado” significa feliz.
Bem-aventurados os pobres de espírito; porque deles é o reino dos céus.
— Mateus 5:3
Em outras palavras, as bem-aventuranças revelam o caráter de nosso Senhor Jesus. É isso que Ele é. Se começarmos a assumir Seu caráter, seremos felizes — verdadeiramente felizes —, e o reino será nosso.
À medida que prosseguimos, vemos que nosso Senhor não veio destruir a lei. Ele veio cumpri-la — isto é, levá-la à sua plenitude. Em vez de ficar apenas na letra, Ele chega ao espírito.
A justiça dos escribas e fariseus consistia em guardar a letra da lei. Paulo, antes de ser salvo — Saulo, o fariseu —, disse que, quanto à justiça da lei, era irrepreensível.
Em outras palavras, vocês podem guardar a letra da lei, mas, mesmo fazendo isso, podem violar o espírito dela. É por isso que o Senhor chamou os fariseus de hipócritas.
Se nossa justiça não exceder a justiça dos escribas e fariseus, não poderemos entrar no reino dos céus. O reino dos céus é profundamente interior. É uma vida interior.
Não é apenas comportamento exterior. É uma vida humana que é divina, que é celestial — uma vida vivida de acordo com sua natureza. Um caráter celestial começa a se desenvolver em nós, e isso nos torna aptos a ser o povo do reino.
Quando lemos Mateus 5–7, vemos que Ele nos mostra como essa vida é extraordinária. Se vivermos exatamente como as nações, não seremos extraordinários e não estaremos aptos para o reino.
Devemos viver de maneira diferente — extraordinariamente —, porque vivemos por essa vida celestial. Temos uma mentalidade oculta, uma mentalidade celestial. Escolhemos o caminho estreito e seremos recompensados com o reino.
Portanto, de modo geral, Mateus 5–7 nos mostra o que é o reino, quem realmente está nele e por que meio estão nele: somente pela vida de Cristo. Se aprendermos diariamente a viver por essa vida, seremos Seu povo em realidade.
O segundo corte transversal é Mateus 13. Em Mateus 13, o Senhor não estava falando apenas aos discípulos; estava falando à multidão. Não estava falando no monte; estava falando à beira-mar. Portanto, podemos perceber que o cenário é inteiramente diferente.
Em Mateus 5–7, Ele subiu ao monte, e os discípulos O seguiram. As multidões vieram depois, mas, na verdade, Ele estava falando aos discípulos. Quando chegamos a Mateus 13, Ele estava falando à multidão à beira-mar, e falava por parábolas.
O mundo, ao ouvir essas parábolas, só consegue ouvir uma bela história, mas não consegue compreender o significado contido nelas. Os mistérios do reino dos céus não são para o mundo hoje.
Para o mundo, isso é sempre um mistério — sempre algo oculto. Eles não compreendem. Mas nosso Senhor explicou algumas dessas parábolas fundamentais aos Seus discípulos, dentro de casa. Em outras palavras, Seus discípulos devem entrar na realidade e no significado dessas coisas.
Essas parábolas são chamadas de mistérios do reino dos céus. O Senhor não pretende que o mundo os conheça, mas os explica aos Seus discípulos. Devemos compreender o que significam essas parábolas do reino dos céus.
Essas parábolas nos mostram a aparência exterior do reino dos céus, tal como o mundo o vê. O mundo não compreende. O que ele vê é apenas a aparência exterior, não a realidade. Mas nós, como discípulos do Senhor, devemos compreender.
Há sete parábolas. Alguns dizem que são oito, porque incluem o escriba que tira de seu tesouro coisas novas e velhas, mas, na verdade, isso não faz parte das sete parábolas.
As sete parábolas formam um todo. Não são parábolas separadas, isoladas. Todas estão relacionadas, e há uma progressão e um desenvolvimento.
A primeira parábola é a parábola do semeador. O Semeador não é outro senão nosso Senhor Jesus. Enquanto estava na terra, Ele semeava, e a semente é a palavra do reino.
Em outras palavras, Ele semeava a mensagem do reino. A semente caiu em quatro tipos diferentes de solo, e esses quatro solos se referem a quatro condições diferentes do coração. O solo não é o mundo; é o coração.
Quando nosso Senhor Jesus pregou a palavra do reino, algumas sementes caíram à beira do caminho. Nunca entraram no coração, e o maligno veio e as levou.
Algumas caíram em solo pedregoso. As pessoas receberam a palavra rapidamente e com alegria, mas, como havia pedra por baixo, não havia raiz. Quando veio a perseguição, abandonaram a palavra.
Algumas sementes caíram entre espinhos. Começaram a criar raízes, mas foram sufocadas pelas preocupações e riquezas da vida. Cresceram, mas nunca deram fruto.
Por fim, a boa terra havia sido revolvida e preparada. Recebeu a semente e produziu a trinta, a sessenta e a cem por um.
Quando a mensagem do reino dos céus é pregada, apenas uma pequena parte das pessoas realmente a recebe. Mesmo entre alguns que receberam o ensino, as preocupações desta vida e outras coisas os pressionam e sufocam a palavra.
Outros apenas ouvem e se envolvem emocionalmente, mas não têm raiz. Lembrem-se: essa é a palavra do reino. Ela não se refere apenas ao que chamamos de mensagem inicial do evangelho ou de evangelho da graça.
Ela se refere à palavra do reino. Como nosso Senhor disse, o evangelho do reino deve ser pregado entre todas as nações, e então virá o fim. É a mensagem do reino.
Vemos que apenas uma pequena parte realmente a recebe, e é necessário ter paciência. Pela fé e pela paciência, vocês herdam as promessas.
Então vem a segunda parábola. A segunda parábola representa um desenvolvimento, porque a semente já não é a palavra do reino. As sementes são os filhos do reino.
Em outras palavras, aqueles que receberam a palavra do reino se tornam os filhos do reino. O Senhor os semeia no campo. Ali, o campo não é o coração; o campo é o mundo.
O Senhor semeia Seus filhos do reino por todo o mundo. Mas, enquanto os homens dormiam, o inimigo veio e semeou joio entre o trigo.
“Enquanto os homens dormiam” não se refere ao nosso Senhor, porque o Senhor nunca dorme. Ele sabe todas as coisas. Isso se refere aos servos do Senhor. Por causa do descuido dos servos de Deus, o inimigo entrou e semeou os filhos do maligno.
Mesmo onde o evangelho do reino é pregado, encontramos o inimigo entrando no mesmo campo. Ele semeia os filhos do maligno. Há uma mistura.
O que isso nos diz? Fala-nos da cristandade — do mundo cristão. No mundo cristão, encontramos uma grande mistura. Há filhos do reino, sim, mas também filhos do maligno, e eles crescem juntos.
Onde quer que o evangelho seja pregado livremente, encontramos os chamados hospitais cristãos, países cristãos, faculdades cristãs, escolas e todas essas coisas. Esse é o campo em que a influência do cristianismo se espalha.
Não podemos dividi-los. É impossível separá-los agora, porque, se fizermos isso, prejudicaremos o verdadeiro trigo. Eles precisam crescer juntos, até que, por fim, Deus envie Seus anjos para separá-los.
O joio será reunido em feixes e queimado, enquanto o trigo irá para o celeiro. Portanto, vemos aqui um desenvolvimento.
Graças a Deus, Ele semeia os filhos do reino por toda parte no mundo onde o evangelho é pregado. Mas isso é a cristandade, uma grande mistura. Isso não é a igreja. A igreja é a parte que está em Cristo, mas isso é a cristandade.
Depois vêm a terceira e a quarta parábolas: o grão de mostarda e o fermento. Essas duas parábolas falam do lado maligno — do lado anormal — dos mistérios do reino dos céus.
As pessoas podem olhar para o cristianismo e dizer: “Este é o reino dos céus”, porque não sabem que há um lado maligno. Esse lado maligno é representado pelo grão de mostarda e pelo fermento.
O grão de mostarda, na Bíblia, fala da fé — da fé viva. O Senhor disse que, se a fé de vocês for como um grão de mostarda, embora ele seja a menor das sementes, ela poderá mover um monte.
Mas a mostarda é uma planta; ela cresce e se torna uma árvore. Em outras palavras, esse é um crescimento anormal. Ela foge à sua espécie.
Quando Deus criou todas as coisas, cada uma foi criada segundo a sua espécie. Quando algo foge à sua espécie, vem o juízo de Deus. Aqui encontramos o crescimento anormal do cristianismo. Ele deveria ser uma planta humilde, mas se torna uma grande árvore.
As aves vêm e se abrigam em seus ramos. De acordo com a interpretação da primeira parábola, as aves se referem ao maligno. Portanto, essas aves também se referem ao mal. O inimigo e os malignos vêm e se abrigam no cristianismo.
Se vocês olharem para a história do cristianismo, é isso que verão: crescimento anormal, sua transformação em uma grande instituição e o inimigo encontrando ali um lugar para se alojar.
As três medidas de farinha falam da oferta de manjares. Ela deveria ser sem fermento. Mas uma mulher veio e colocou fermento nela, e toda a massa ficou levedada.
O fermento se refere à corrupção — a um sistema corruptor. Esses são os aspectos anormais da aparência exterior do reino.
Mas, graças a Deus, o Senhor Jesus contou outra parábola: a do tesouro no campo. Ele contrapõe o lado maligno ao lado verdadeiro.
Na segunda parábola, encontramos uma mistura. Na terceira e na quarta, encontramos o lado maligno. Na quinta e na sexta, encontramos o lado bom.
O negociante que busca boas pérolas fala do Senhor Jesus. Geralmente pensamos que a pérola de grande valor é Cristo, mas essa não é a interpretação.
A pérola de grande valor é a igreja. É a realidade do reino — aqueles que vivem na realidade do reino de acordo com Mateus 5–7. Esse é o tesouro.
Por esse tesouro, por essa pérola, Ele esteve disposto a vender tudo para comprá-la. Nosso Senhor pagou tudo pela igreja.
O tesouro fala de maneira mais objetiva; a pérola fala mais da nossa experiência subjetiva. A pérola é formada por meio do sofrimento e fala da igreja em sua beleza e realidade.
Por fim, encontramos a rede. Essa é a conclusão. No fim desta era, Deus enviará Seus anjos para reunir tudo e fazer a separação. Tudo será separado.
Portanto, essa é a aparência exterior do reino na terra. É isso que o mundo pode ver, mas o mundo não compreende. A nós, que pertencemos ao Senhor, essas coisas foram explicadas.
O terceiro corte transversal é Mateus 24 e 25. Esse é o Discurso do Monte das Oliveiras. Nosso Senhor passou pelo templo, e Seus discípulos vieram a Ele em particular e perguntaram:
Quando serão essas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim desta era?
— Mateus 24:3
Aqui nosso Senhor explicou aos Seus discípulos como seria o processo no que diz respeito ao reino dos céus. Espiritualmente, ele já chegou. Está aqui, e há um povo. Esse povo está crescendo.
O reino dos céus não apenas invadiu a terra; está ganhando força para derrubar a ordem atual e trazer esta terra de volta ao governo de Deus. Essa é a nossa expectativa.
Então vemos como o Senhor descreve os perigos desde o momento de Sua partida até o momento de Sua volta. Depois que Ele partir, haverá guerras e rumores de guerras, pestes, falsos profetas e coisas desse tipo. Como a iniquidade se multiplicará, o amor de muitos esfriará.
Mas o evangelho do reino deve ser pregado a todas as nações, e então virá o fim.
O Senhor fala da grande tribulação. Fala do arrebatamento. Fala do julgamento das nações. Ele virá em glória, e Seu reino será estabelecido nesta terra por mil anos.
Aqueles que vivem na realidade do reino hoje reinarão com Ele por mil anos. É isso que encontramos no livro de Mateus a respeito do reino dos céus.
A pergunta é: na oração do Pai Nosso, Ele diz:
Venha o Teu reino.
— Mateus 6:10
Se o reino já veio, por que oramos para que o reino venha?
O reino já veio em realidade — em realidade espiritual. Mas, quanto à sua manifestação pública, ela ainda está por vir.
O reino dos céus significa que o céu governará sobre a terra. Isso ainda acontecerá, porque hoje o céu ainda não governa sobre a terra dessa maneira pública e completa.
Mas já vemos que o reino tem sido manifestado na vida de Seu povo, que vive sob o Seu governo. O reino já se mostrou em realidade.
Há outra pergunta. A Bíblia usa duas expressões diferentes: o reino dos céus e o reino de Deus. Há alguma diferença?
O reino de Deus é o termo mais amplo. Em outras palavras, onde quer que Deus governe, ali está o reino de Deus. Nosso Deus existe desde a eternidade, e Seu governo permanece de geração em geração.
O reino de Deus, em seu sentido mais amplo, abrange de eternidade a eternidade. Deus governa. Esse é o Seu reino.
Embora Satanás tenha estabelecido seu próprio reino, ele ainda está sob o governo de Deus. É por isso que, sem a permissão de Deus, ele não pode fazer nada.
Em um sentido mais restrito, o reino de Deus significa o âmbito em que Deus governa efetivamente. No céu não há problema, mas na terra há rebelião. É por isso que o Senhor nos ensinou a orar:
Venha o Teu reino.
— Mateus 6:10
A terra ainda não se submeteu ao governo efetivo de Deus. Ela está sob o Seu governo soberano, mas não tem obedecido voluntariamente à Sua vontade. Portanto, a explicação mais restrita do reino de Deus é: onde Deus governa efetivamente.
O reino dos céus é um termo mais restrito. É um termo usado para o período entre a primeira vinda de nosso Senhor Jesus e Sua segunda vinda.
Quando o Rei do céu veio a esta terra, o reino dos céus se aproximou. Ele começou com Sua primeira vinda e termina com Sua segunda vinda, quando Ele estabelecerá o reino publicamente nesta terra.
O reino de Deus é toda a abrangência. O reino dos céus é uma seção dentro dessa abrangência. Por ser uma seção do reino de Deus, às vezes os termos podem ser usados de maneira intercambiável. Às vezes são diferentes, mas às vezes são a mesma coisa.
Você disse que o reino espiritual está aqui e está ganhando força. Exteriormente, não parece ser assim. Como podemos ser encorajados quando aqueles que amam o Senhor parecem estar sofrendo, e o mundo parece estar piorando?
Essa é uma pergunta natural. O problema é que, se vivermos pelo que vemos, enxergaremos apenas a aparência exterior. É aí que precisamos exercitar a fé.
Em outras palavras, recebemos o que não se vê. Temos algum fundamento para ser encorajados? Temos. O fundamento é a Palavra.
Na Palavra, está claramente demonstrado que virá o dia em que Seu reino será estabelecido em plenitude. A plenitude do tempo de Deus não é mecânica nem técnica. Deus não diz: “Em determinada data, isso acontecerá”. O calendário de Deus é diferente.
Foi na plenitude do tempo que nosso Senhor Jesus nasceu. Quando Deus considerou que o tempo era apropriado, nosso Senhor veio. A mesma coisa acontecerá na plenitude do tempo, quando Cristo voltar.
Como sabemos que o tempo chegou à sua plenitude? Um dos sinais é que a Noiva se preparou. Então o Noivo virá.
Isso é algo que vocês precisam enxergar pela fé e crer. Se olharem exteriormente, parece estar cada vez mais distante. Não parece estar próximo. Mas sabemos que Deus está trabalhando em segredo.
Em certo sentido, o reino é secreto em sua atividade. Deus tem Sua obra oculta e Seu povo oculto por toda a terra. Essa força está crescendo até o dia em que Ele vier.
Talvez não vejamos isso, mas é algo em que precisamos nos exercitar. Se tivermos a visão da Sua Palavra — de que Ele fará tal coisa — e crermos que Ele está fazendo isso, então poderemos ser encorajados.
Como vocês podem imaginar que Cristo subiu ao céu, tomou o rolo das mãos de Seu Pai e começou a abrir os selos, mas não está fazendo nada? Ele certamente está trabalhando o tempo todo, executando a vontade do Pai para trazer a terra de volta a Deus.
À medida que o tempo passa, podemos crer que isso chegará à maturidade. Estamos agora muito mais próximos do que os cristãos do primeiro século. Eles esperavam que o Senhor voltasse, e não estavam errados. Seu espírito estava correto.
Isso depende do que Deus considera plenitude. Eles adormeceram, e nós ainda estamos vivos. Graças a Deus, temos uma esperança. Se o Senhor vier em breve, poderemos ser arrebatados vivos, sem passar pela morte. Essa é uma bendita esperança.
São coisas que vocês não podem ver acontecendo, mas podem saber que Deus tem Sua obra oculta.
Vem à mente a busca do reino de Deus e de Sua justiça. Como esse ministério se expressa na prática?
Em Mateus 5–7, encontramos a justiça do reino. Essa justiça está acima da justiça dos escribas e fariseus.
Se buscarmos a justiça do reino — viver por essa vida do reino —, então todas as outras coisas nos serão acrescentadas. Em certo sentido, é muito simples: não eu, mas Cristo.
Como Paulo:
Estou crucificado com Cristo; e já não vivo eu, mas Cristo vive em mim:
e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé, a fé no Filho de Deus,
o Qual me amou e Se entregou a Si mesmo por mim.
— Gálatas 2:20
Simplesmente vivemos pela Sua vida. Então a justiça do reino será manifestada em nós. Essa é a justiça dos santos — a veste nupcial.
Em Apocalipse 19, a Noiva se preparou, e foi-lhe concedido que se vestisse de linho fino, resplandecente e puro. O linho fino são os atos de justiça dos santos.
A justiça dos santos não é outra senão a justiça do reino. Se realmente buscarmos primeiro Seu reino e Sua justiça, então será evidente que já não nos preocupamos com as coisas que vemos, nem com o que devemos comer e vestir, porque nosso tesouro está no céu e nossa busca é celestial.
Isso é solene, mas é abençoado, porque, se depender de nós mesmos, é impossível. Ninguém consegue fazer isso.
A vida de Cristo tem muitas facetas, mas, enquanto esteve na terra, Ele viveu essa vida. Se Ele vive em nós, viverá a mesma vida por meio de nós.
Às vezes, lutamos com o desejo de nos entregar ao Senhor. Dizemos: “Senhor, quero viver para Ti. Quero estar aqui para Ti”. Contudo, o Senhor parece dizer: “Não, obrigado”.
Isso é verdade, porque, quando você diz ao Senhor: “Eu Te dou minha vida”, o Senhor pode dizer: “Não. Quero dar Minha vida a você, e você precisa viver por ela”.
Às vezes dizemos: “Quero viver para o Senhor”, mas isso está invertido. Não se trata de vivermos para o Senhor por nossa própria força; trata-se de o Senhor viver por meio de nós. Precisamos Dele.
Podemos sentir que estamos numa situação em que não conseguimos fazer nada, mas ainda assim queremos viver para o Senhor. O Senhor nos dá Sua vida.
Porque queremos viver para o Senhor, devemos ter um coração disposto. Deus não nos obrigará a fazer nada. Se não quisermos viver para Ele, podemos viver nossa própria vida.
Da nossa parte, isto é necessário: precisamos ter um coração disposto, tocado pelo Seu amor, e dizer: “Senhor, estou disposto a viver Contigo”.
Mas isso não significa que você viva para Ele por sua própria vida. Na verdade, se estiver realmente vivendo para Ele, sua própria vida precisa chegar ao fim.
Quando temos esse desejo e essa disposição, graças a Deus, Ele levará nossa palavra a sério e nos dará Sua vida. Por essa vida, somos capazes de viver.
Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem: “Ofereça-se ao Senhor. Dê seus talentos ao Senhor e depois use seus talentos para servi-Lo”. Mas ainda é sua própria vida tentando servir ao Senhor. Será que o Senhor pode aceitar isso?
A disposição está correta, porque Deus precisa ter nossa permissão, por assim dizer. Então Ele começa a nos dar Sua vida e a nos ensinar como viver pela Sua vida.
Somente quando nosso viver procede da Sua vida é que estamos vivendo para Ele. Isso é muito verdadeiro.