Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    Unsearchable Riches Of Christ #7 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    Unsearchable Riches Of Christ #7
    Unsearchable Riches Of Christ #7
    Austin-Sparks, T.

    O Alto Custo do Pão da Vida

    Vamos nos afastar um pouco da linha que temos seguido nas reuniões anteriores. Neste breve tempo que temos nesta manhã, vamos nos ocupar com aquilo que nos envolveu há pouco: a mesa do Senhor.

    Peço que abram em uma ou duas passagens. Primeiro, no Evangelho de Marcos, Marcos 6:34.

    E, saindo Ele, viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor: e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

    Depois, no Evangelho de João, João 6:4-7:

    Ora, a Páscoa, a festa dos judeus, estava próxima.
    Então Jesus, levantando os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ter com Ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para que estes comam?
    E dizia isto para o experimentar; porque Ele mesmo sabia o que havia de fazer.
    Filipe respondeu-Lhe: Duzentos xelins de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pouco.

    E João 6:33-35:

    Porque o pão de Deus é Aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
    Disseram-Lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
    Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a Mim não terá fome, e aquele que crê em Mim nunca terá sede.

    Depois, a Primeira Carta aos Coríntios, 1 Coríntios 11:23-24:

    Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
    e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o Meu corpo, que é por vós; fazei isto em memória de Mim.

    O Custo Infinito do Pão Celestial

    Quando Filipe calculou que duzentos xelins de pão seriam o mínimo necessário para alimentar a multidão, estava colocando o preço muito além dos recursos humanos de que dispunham. Para ele, atender à necessidade daquela multidão faminta — daquelas ovelhas dispersas e famintas, sem pastor — representava uma tarefa muito custosa.

    Mas, mesmo tendo feito uma estimativa tão alta do que era necessário, ele estava muito aquém do verdadeiro custo daquilo que ali estava representado: o pão celestial.

    Se tivesse multiplicado mil vezes os duzentos xelins, jamais teria alcançado o custo e o valor daquilo que estava sendo simbolizado naquele momento, no deserto: o pão do céu.

    Aquilo que estava na mente do Senhor — Ele sabia o que havia de fazer — era o verdadeiro significado do que estava acontecendo. O que estava na mente do Senhor era infinitamente mais precioso do que duzentos xelins multiplicados muitas vezes.

    De fato, do ponto de vista do céu, do ponto de vista do Senhor, aquele era um pão de alto custo — de altíssimo custo, além de qualquer estimativa humana.

    Quando o Senhor começou a tomar os pães, parti-los e entregá-los aos discípulos, eles mal percebiam, naquele momento, que estavam sendo chamados a participar daquele custo. Estavam sendo levados a uma associação real com o custo infinito do pão celestial.

    Eram chamados a ministrar em comunhão com o Filho de Deus. Muito, muito pouco compreendiam disso naquele momento. Mas Ele poderia ter aplicado a essa situação aquilo que disse em outro contexto, em outra ocasião:

    O que Eu faço, tu não o sabes agora; mas o entenderás depois.

    Ele tomou o pão e o partiu. E quanto há nessa palavra, “partiu”!

    É uma pena que os revisores tenham retirado do texto e colocado na margem a expressão “partido por vós”. Mas, como vocês observam, ela estava ali, e muitas autoridades reconhecem que estava ali:

    O Meu corpo, que não é apenas por vós, mas partido por vós.

    O custo infinito desse partir!

    A Comunhão nos Sofrimentos de Cristo

    Amigos, Ele os chama a participar desse grande ato de partir e distribuir. Na verdade, ainda que apenas de maneira simbólica, Ele os estava chamando à comunhão dos Seus sofrimentos, que se tornariam a vida dos homens.

    João nos dá a explicação completa do episódio no deserto, da alimentação da multidão. Jesus explica o que fez ali. Então, o que temos?

    Em primeiro lugar, temos a preciosidade infinita e o alto custo de cada fragmento de Cristo que nos é oferecido. Sim, cada pedacinho partido Dele, por assim dizer, e apresentado a nós contém o grande custo do Seu amor redentor — do Seu quebrantamento para a nossa salvação.

    Se, em qualquer momento, nos é oferecida, por meio de uma vida, de um ministério, de uma palavra ou de qualquer outra maneira, alguma pequena porção de Cristo — assim como cada um de nós tomou um fragmento nesta manhã —, se nos é oferecido um fragmento de Cristo, em cada fragmento está incorporado esse alto custo da nossa redenção.

    Esse alto custo da vida que Ele é e que Ele dá, esse alto custo do Seu quebrantamento, nos é oferecido.

    Não pensem, queridos amigos, que a ministração de Cristo ao Seu povo deva ser tratada com a banalidade e a desvalorização de algo rotineiro, como se fosse apenas ouvir repetidamente a Sua Palavra e receber aquilo que realmente O representa.

    Nós nos acostumamos tanto a ouvir, a ir e vir, a ir e vir ao longo dos anos, a ouvir e a receber o que nos é oferecido, que podemos acabar tratando tudo isso como algo corriqueiro.

    E, se fazemos isso, creio que vocês concordariam comigo se eu dissesse que não reconhecemos quão infinitamente custoso é cada fragmento de Cristo que nos é oferecido.

    É assim. Vocês e eu precisamos ser libertos da familiaridade — da fraqueza que a familiaridade produz.

    Cristo, em certo sentido, precisa ser resgatado da nossa falta de apreço pelo que qualquer pequena porção Dele realmente significa.

    Essa é a primeira coisa que esse relato nos traz. Os discípulos, a princípio, não compreenderam o que aquilo significava. O Senhor Jesus colocou os fragmentos nas mãos deles:

    Dai-lhes vós de comer.

    Mas, mais tarde, ao longo da vida, eles compreenderam.

    Vemos que eles compreenderam que o ministério que lhes fora confiado não era apenas um ministério custoso, mas um ministério de importância infinita. Eles suplicavam, percebiam isso e oravam para que aqueles a quem ele era oferecido estivessem conscientes do que realmente lhes estava sendo apresentado.

    Eles enxergavam as tremendas implicações ligadas a cada pequena porção de Cristo que tinham para oferecer. Esta é uma palavra para nós: compreender que, quando tomamos o pão e partimos um pequeno fragmento, nesse fragmento está representado, de maneira simbólica, tudo o que o Senhor Jesus tinha para dar por meio da Sua morte.

    O Custo de Ministrar Cristo

    E, naturalmente, disso decorre o seguinte: a comunhão nos Seus sofrimentos é inseparável de qualquer forma de ministração de Cristo.

    Talvez isso não cause um impacto muito forte, porque vocês já conhecem alguma coisa a respeito. Eu gostaria de dizer isto: são muitos os que têm a ambição de ser pregadores — a ambição de entrar no que se chama “o ministério”.

    Para alguns, isso oferece algo que satisfaz a própria ambição na vida. Saem para se exibir, apropriam-se disso para si mesmos, fazem com que sirva à sua própria glória ou reputação.

    Na verdade, se aquilo que lemos significa isto — que a comunhão dos sofrimentos de Cristo não pode ser separada de nenhuma ministração de Cristo, de nenhuma verdadeira ministração de Cristo —, então esse ministério precisa nascer de uma comunhão real com o Senhor nos Seus sofrimentos.

    O quebrantamento precisa ser transmitido Dele a todos os que desejam servi-Lo.

    Isso, mais uma vez, foi algo que esses discípulos vieram a conhecer depois. Naquele dia, ao ar livre, com a multidão, enquanto a distribuição se fazia pelas mãos deles, quão pouco compreendiam o que estavam fazendo, o que o Senhor estava fazendo, o que o Senhor queria dizer com aquilo! Quão pouco!

    Mas, mais tarde, foram batizados nos Seus sofrimentos, e desse batismo na Sua paixão, da qual participaram, nasceu o ministério deles. Era, portanto, um ministério impregnado da própria paixão e da agonia da Sua alma.

    Para eles, tornou-se uma questão da alma, não uma atividade profissional pela qual eram pagos — nada de mera obrigação. Era algo que lhes dilacerava a alma em muitos Getsêmanis, nos quais tinham, por assim dizer, de declarar, a um custo muito alto:

    Não a minha vontade.

    Isso nos atinge de duas maneiras. Não estou falando a um grupo de pregadores — daqueles que se chamariam ministros —, embora seja um grande erro colocar certas pessoas nessa categoria e deixar as demais de fora. Todos nós aqui somos ministros de Cristo, de alguma maneira.

    Isso vale nos dois sentidos. Vale para nós, pois cada um de nós é chamado a dar algo de Cristo a este mundo necessitado e às Suas ovelhas dispersas e famintas — dar algo de alguma maneira, pela vida, pela palavra, pelas mãos — dar.

    Mas, para que isso seja eficaz, terá de acontecer exatamente como foi eficaz a entrega que Ele fez de Si mesmo: segundo o mesmo princípio. Custa. Simplesmente custa. Tudo o que tem algum valor custa.

    Se queremos que a nossa vida seja um canal e um veículo para transmitir algo de Cristo aos outros, que fique entendido que essa ministração de Cristo exige a nossa comunhão com Ele nos Seus sofrimentos.

    Isso explicará por que o Senhor nos coloca nessa situação: por que a prova, por que a provação, a adversidade, a aflição, de tantas formas. Por quê? Para que tenhamos algo de Cristo para dar, algo que carregue o verdadeiro valor do nosso Senhor.

    Bem, poderíamos dizer muito sobre por que tanto ministério não vai muito longe, não tem muito peso. Aqueles que o exercem não estão dispostos a pagar o preço.

    É assim que funciona no que diz respeito ao nosso chamado para ministrar Cristo aos outros. Esse ministério inevitavelmente nascerá de experiências de sofrimento e aflição, se há de ser tão eficaz quanto o Dele tem sido.

    A Recepção de Cristo com Reverência

    Por outro lado, queridos amigos, não é este um chamado para reavaliarmos tudo e qualquer coisa que seja verdadeiramente Cristo?

    Se o Senhor realmente dá uma palavra cujo conteúdo é Ele mesmo, uma palavra que fala Dele, cabe-nos reconhecer que isso não é algo que podemos tratar levianamente.

    Há aqui o potencial do Seu próprio Filho infinito. Precisamos de um novo apreço por qualquer ministério que seja uma ministração de Cristo.

    Nós dizemos: “O que vem fácil vai fácil”. Isso jamais deveria ser verdade em nosso relacionamento com o Senhor, seja naquilo que vem Dele para os outros, seja naquilo que vem Dele para nós mesmos.

    Os que recebem precisam participar dos Seus sofrimentos tanto quanto os que dão, se há de haver fruto.

    É apenas uma breve palavra, mas ela enfatiza justamente esta única coisa: Ele tomou o pão; Ele lhes deu o que havia sido partido. A partir do Seu próprio quebrantamento por eles, eles poderiam ministrá-Lo aos outros em toda a eficácia do Seu sacrifício.

    A Obra Transformadora do Quebrantamento

    É uma palavra de consolo, porque explica muita coisa. Explica por que o Senhor nos leva a essa comunhão da Sua paixão, da Sua provação, do Seu sofrimento, da Sua decepção, do Seu opróbrio, do desprezo que sofreu, da Sua rejeição, da Sua solidão — de tudo o que constituiu o Seu quebrantamento.

    Ele nos leva a isso de uma maneira ou de outra. Nós realmente haveremos de merecê-lo. São necessários ministros quebrantados para ministrar um Cristo quebrantado.

    E, se realmente queremos desfrutar do benefício de cada porção de Cristo que chega até nós, que nos é apresentada, só o faremos pelo caminho dos Seus sofrimentos.

    Algo precisa acontecer entre o nosso ouvir, entre aquilo nos ser oferecido e aquilo se tornar uma resposta que O satisfaça. Algo precisa acontecer.

    Nós ingerimos o alimento e, pouco depois, esse alimento se transforma em ação. Mas algo aconteceu nesse intervalo. Algo aconteceu nesse intervalo.

    O alimento que ingerimos na refeição está passando por um processo de fragmentação e decomposição. Vocês não sabem o que está acontecendo — ou, às vezes, sabem o que está acontecendo no corpo depois de uma refeição. Alguns não sabem, mas outros sabem! Há uma grande luta em andamento.

    Tudo aquilo está sendo quebrado, reduzido a pedaços, transformado e transmutado. Algo está acontecendo entre a ingestão e a posterior liberação de energia.

    Quanto ao que recebemos de Cristo e ao que precisamos fazer para que isso seja eficaz, há algo que precisa acontecer dentro de nós: uma verdadeira batalha interior a respeito disso, um verdadeiro conflito em torno daquela palavra, um verdadeiro desafio que se estabelece.

    Vocês sabem: transformar aquilo que está no estômago em energia vital.

    Isso acontece sempre com a congregação? A congregação se reúne, e a Palavra é pregada. O sermão é bom. O hino é cantado. Depois, todos saem, e fica por isso mesmo até a próxima vez.

    Receio que isso seja verdade em grande medida e com muita frequência — não me cabe julgar, é claro —, mas, tendo uma longa experiência desse tipo de coisa, muitas vezes precisamos perguntar: De que serviu aquela reunião? O que resultou dela — daquela entrega que custou tanto?

    E tantas vezes precisamos dizer: “Mas aquilo foi apenas recebido, talvez esquecido, e veio outra ocasião, e ainda outra”, sem nenhuma batalha a respeito, nenhum exercício interior, nenhum custo na experiência relacionado àquilo.

    Vocês e eu realmente haveremos de ser edificados pelo crescimento de Cristo em nós. Será exatamente dessa maneira.

    Ele tomou o pão e o partiu. Isto é, Ele tomou a Si mesmo e foi partido — partido. Ah, a angústia, o sofrimento, a dor, a agonia desse Seu quebrantamento, para que pudéssemos desfrutar do seu benefício e ter esse benefício para oferecer aos outros.

    Assim, Senhor, faze com que esta não seja apenas uma palavra, talvez, de correção, talvez de advertência, mas uma palavra de consolo; pois é disso que precisamos quando Ele nos conduz por provações, adversidades e sofrimentos de vários tipos — um desta maneira, outro daquela.

    E, quando sentirmos que esse é um processo de quebrantamento, que possamos compreender que ele existe para que tenhamos algo realmente vital para dar. Pois o pão que desce do céu não é para informação, mas para vida.