Vamos nos deter um pouco no segundo elo dessa sequência de riquezas — as riquezas insondáveis —, que são as riquezas da glória.
Há duas passagens com as quais começaremos: Romanos 9:23 e Efésios 3:16.
Para que também desse a conhecer as riquezas da Sua glória nos vasos de misericórdia,
que para glória já dantes preparou.
Para que, segundo as riquezas da Sua glória, vos conceda
que sejais corroborados com poder pelo Seu Espírito no homem interior.
Segundo as riquezas da Sua glória. Creio que basta mencionar isso para vocês se lembrarem de que graça e glória andam muito juntas nas Escrituras. Ele dará graça e glória, e nós devemos ser para a glória da Sua graça.
A glória é o resultado da graça. A graça visa à glória.
Quanto a essa palavra, não é fácil compreender o que significa glória. Permitam-me, primeiro, lembrar-lhes que essa palavra está associada a cada Pessoa da Divindade — o Deus triúno.
Deus é chamado de Deus da glória. Estêvão diz, em Atos 7:2:
O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão.
Paulo, em sua oração, disse que era diante do Pai da glória que dobrava os joelhos.
O Pai da glória permanece a fonte da glória, a própria nascente e origem da glória.
O Senhor Jesus é chamado mais de uma vez de Senhor da glória. Escrevendo aos coríntios, o apóstolo, ao falar da insensatez da sabedoria dos príncipes deste mundo, disse que, se eles realmente tivessem a verdadeira sabedoria, não teriam crucificado o Senhor da glória.
O Senhor Jesus é o Senhor da glória. Se Pai significa fonte, Senhor significa governo. O governo Lhe foi confiado e está sobre os Seus ombros; e Ele governará todas as coisas tendo em vista a glória, como veremos daqui a pouco.
E, quanto ao Espírito Santo, Ele é expressamente chamado de Espírito da glória:
O Espírito da glória repousa sobre vós.
Assim, toda a Divindade está abrangida e caracterizada por esse único pensamento de glória. Ele é o Deus triúno da glória.
Pensem mais uma vez, e vocês verão que toda a Bíblia tem a glória como horizonte. Ela começa com Deus, como o Deus da glória, entrando numa situação sem glória alguma e transformando-a numa situação gloriosa.
Deus pôde dizer: “É muito bom”. E, sempre que é assim — bem, mais uma vez, veremos isso —, há glória. É muito bom.
No encerramento da Bíblia, vemos a cidade santa, a Nova Jerusalém, descendo do céu, da parte de Deus, tendo a glória de Deus. A Bíblia, portanto, está delimitada por esse pensamento de glória.
O cristianismo está abrangido pela mesma realidade. Em seu início, surgiu com glória; e a última coisa a seu respeito é, novamente, a glória.
A igreja tem a glória como horizonte. Ela nasceu em glória no dia de Pentecostes. De fato, aquele foi um dia de glória.
Mais uma vez, a última palavra a respeito da igreja está naquele grande clamor que vem do coração do apóstolo, em Efésios 3:20-21:
Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos,
segundo o poder que em nós opera,
a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus,
por todas as gerações, para todo o sempre.
Não se pode ir além disso. É a glória na igreja para todo o sempre.
Cristo está cercado de glória. Embora, do ponto de vista terreno, Sua vinda ao mundo tenha ocorrido em humildade e humilhação, em pobreza e fraqueza, no céu se ouviu, conforme Lucas 2:14:
Glória a Deus nas alturas.
Do ponto de vista do céu, foi um dia glorioso quando o Filho de Deus Se encarnou, pois o céu sabia o que aquilo significava.
Ele passou pelo sofrimento e pela tristeza, pela humilhação e pela cruz, num círculo, ou ciclo, que O levou à glória. Temos uma visão mais ampla Dele. Ele tinha glória antes que o mundo existisse.
Em João 17:5, Ele diz:
Pai, glorifica-Me Tu junto de Ti mesmo,
com aquela glória que tinha Contigo antes que o mundo existisse.
Igual a Deus em glória antes que este mundo fosse trazido à existência; e, depois, Deus O exaltou soberanamente e Lhe deu o Nome que está acima de todo nome. Glorificado.
Vocês veem como tudo está envolvido por isso, como tudo tem esse horizonte. Esse é o fim; esse é o objetivo.
Agora precisamos parar e examinar isso por partes. O que é glória? O que é glória?
Talvez seja a palavra mais difícil de definir ou explicar — não a realidade mais difícil de compreender e conhecer.
Há dois aspectos da glória. Um deles é sua expressão, sua manifestação, seu efeito, seu poder.
Sempre que vocês entram na presença da glória, são afetados por ela, e afetados poderosamente.
Mas, sobretudo na antiga dispensação, quando as coisas eram mais perceptíveis aos sentidos e as realidades espirituais se encontravam na esfera dos sentidos humanos, Deus tratava com o homem com base em sua percepção sensorial. Naquela dispensação, a glória era algo que se podia ver.
Algo que se podia ver. Era um resplendor; era um fulgor; era um poder tremendo.
Os homens a percebiam por meio dos sentidos. Podiam ver e sentir alguma coisa. A expressão da glória não era nebulosa nem abstrata; era algo que se podia contemplar.
Vocês se lembrarão de como isso era verdadeiro. Quando a glória se manifestava, quando a glória aparecia, muitas vezes era algo terrível — sempre muito poderoso.
Mas esse era apenas um dos aspectos. Era a expressão ou manifestação da glória.
Há quem pense — não temos, creio eu, na Palavra, uma declaração muito definida a esse respeito; trata-se, em grande parte, de dedução e conclusão — que, antes de Adão pecar, havia nele algo semelhante a uma veste de glória, algo belo, que chamaríamos de glorioso.
Quando ele caiu e pecou, perdeu aquela cobertura de glória e percebeu que estava despido, nu. Deus teve de cobri-lo com os símbolos da redenção.
Talvez essa seja uma conclusão imaginária, mas acompanhem esse pensamento e vocês descobrirão, no caso do Senhor Jesus e dos santos glorificados, que há algo glorioso em sua própria pessoa.
E penso, amigos, que encontramos um vislumbre disso quando Deus é glorificado numa vida. Há algo de correto naquela pessoa, algo indescritível até mesmo em sua aparência.
Vocês já presenciaram a partida de um verdadeiro santo. Muitas vezes há certo brilho no rosto logo depois. Se vocês já viram alguém realmente nascer de novo, vindo das profundezas, há algo no rosto dessa pessoa que fala de glória.
Ou, para dizer de outra maneira, quando alguém está vivendo sem comunhão com o Senhor, alguma coisa desaparece de seu rosto. Não é verdade? Vocês dizem: “Alguma coisa desapareceu do rosto dessa pessoa. O que havia antes já não está ali”.
Seja como for que vocês expressem isso, o que querem dizer é que a glória, em sua expressão, se foi. Esse, portanto, é o aspecto da manifestação.
Mas há algo que explica isso. Existe o outro lado, o aspecto mais profundo, e esse é o fundamento da glória.
O que produz a glória? Qual é o fundamento da glória? Qual é a essência da glória, a razão da glória, a própria natureza da glória? O que está por trás de qualquer manifestação, agora ou para sempre?
A glória é a expressão da satisfação da natureza de Deus.
Essa é uma definição na qual vale a pena vocês se deterem, refletirem, meditarem. E, se fizerem isso, muita coisa surgirá da Palavra para mostrar-lhes como isso é verdadeiro.
A expressão da satisfação da natureza de Deus. Sendo a própria natureza de Deus o que ela é — santa, justa e verdadeira —, quando tudo o que constitui essa natureza encontra satisfação, quando Deus encontra aquilo que corresponde ao Seu próprio ser, à Sua disposição, ao Seu pensamento, à Sua maneira de pensar e agir, e a tudo aquilo que é simplesmente Deus em Sua essência, então há um estado de glória.
Quando as coisas são como Deus quer que sejam, então há glória.
Voltemos à criação. Quando Deus havia feito todas as coisas, pôde dizer de Sua obra: “É muito bom”. Era algo glorioso, realmente um estado glorioso. Teria sido muito bom estar ali.
E então, queridos amigos, que atmosfera de contentamento, satisfação e descanso, paz e alegria — algo que arrebatava o coração. Nada havia ali que causasse aflição. Deus plenamente satisfeito: um estado de glória na criação.
Acompanhem isso em outros contextos. Tomem o tabernáculo. Deus deu uma prescrição precisa, minuciosa e detalhada para o tabernáculo, pela simples razão de que, em última análise, não era o tabernáculo que Deus tinha em mente; era o Seu Filho.
E a ordem, encontrada e repetida nas Escrituras, era esta, conforme Hebreus 8:5:
Olha, faze tudo conforme o modelo
que no monte se te mostrou.
Quando isso foi feito, e todas as coisas foram confeccionadas assim — até o último detalhe, o último fio, a última estaca —, a glória encheu o tabernáculo. Tudo correspondia à mente de Deus, e havia glória.
Cada parte era gloriosa, e o conjunto era glorioso, porque, em cada parte, tudo era como Deus queria que fosse.
O mesmo, naturalmente, se aplicava ao sacerdócio. O sumo sacerdote e seus filhos eram vestidos com as vestes de glória prescritas pelo próprio Deus. Quanto a tudo o que lhes dizia respeito — o material, as cores, o formato, os símbolos —, tudo havia sido escolhido pelo céu.
Quando os sacerdotes eram vestidos assim, segundo a mente de Deus, aquelas vestes eram chamadas de vestes de glória: satisfaziam a Deus.
E o que era verdadeiro a respeito do tabernáculo, em todas as suas partes e em seu sacerdócio, também foi verdadeiro a respeito do templo, mais tarde. Quando Davi recebeu o modelo, é dito expressamente que ele recebeu tudo do Senhor. Quando a obra foi concluída, a glória encheu de tal maneira a casa do Senhor que os próprios sacerdotes tiveram de sair.
Tudo isso nos conduz ao Novo Testamento: Àquele que era o cumprimento e a personificação de tudo isso — tabernáculo, templo, sacerdócio e tudo o mais.
Diante de Deus, Ele era tão aprovado por Deus, tão plenamente satisfatório, que pôde ser transfigurado e revestido de glória. Suas vestes eram brancas e resplandecentes — glorificado no monte da Transfiguração.
Porque, naquele momento, Ele havia satisfeito o coração do Pai em cada detalhe. A partir dali, teria de descer do monte e ir à cruz, com toda a sua agonia e humilhação, sofrimento e tristeza.
Essa tristeza não se devia ao fato de Ele ter decepcionado o Pai. Era para nos conduzir à glória — à satisfação de Deus.
Esse é o fundamento da glória: a satisfação de Deus.
E vocês percebem isso num pequeno detalhe mencionado ali: quando a glória entrou e encheu a casa, o homem teve de sair. Isso é fundamental para a glória — a exclusão absoluta do homem em sua condição natural.
Aqui está o problema. Aqui está aquilo que estraga e limita a glória: o homem natural, que impede a glória sempre que ocupa um lugar nas coisas divinas. A glória é retirada ou limitada.
Isso, mais uma vez, nos faz refletir sobre o Senhor Jesus. Não há nada Nele que corresponda ao homem natural. Nele, aquele primeiro Adão já saiu, foi removido do caminho.
Ele pertence à nova ordem, corresponde ao pensamento de Deus a respeito do homem e pode permanecer na luz eterna. Cristo em Sua Pessoa e Cristo em Sua obra: perfeito, perfeito e, portanto, glorificado.
Quando Deus está satisfeito, a glória é espontânea. Ela simplesmente acontece. Não precisa ser produzida por esforço; simplesmente acontece quando Deus está satisfeito.
Se Deus está satisfeito em parte, há espontaneamente, pelo Espírito da glória que habita em nós, o testemunho da satisfação de Deus numa sensação de maravilhoso descanso, quietude de coração e alegria — de certo modo inexplicável, mas que existe porque o Senhor está satisfeito.
O Senhor está satisfeito.
Esse estado que satisfaz a Deus, o pleno agrado de Deus, a correspondência à própria natureza de Deus, é aquilo para o qual o Espírito da glória está trabalhando na igreja e em seus membros.
Isso explica todas as atividades do Espírito Santo em nossa vida e no povo de Deus coletivamente. O Senhor está trabalhando, queridos amigos — ou procurando trabalhar, conforme nós Lhe permitimos —, para que possamos corresponder a Ele.
O Espírito da glória está trabalhando conosco e em nós, como membros da Sua igreja, e na igreja, para que, no fim, ela possa ser apresentada a Ele como igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante.
Uma igreja gloriosa. Glória na igreja por todas as eras, para todo o sempre. A glória é o objetivo de Deus em Seu trato conosco.
Nem sempre sentimos que seja assim, não é? Nem sempre parece ser assim. Muitas vezes parece exatamente o contrário. E, no entanto, é verdade.
Mas é aqui que nós, como povo do Senhor, precisamos ter algum entendimento, reconhecer e aceitar algo: a glória de Deus, o alcançar da Sua glória, a manifestação da Sua glória agora, só ocorre pelo caminho em que essa glória pode encontrar oportunidade e ocasião para se manifestar.
Isso significa que, se houver qualquer condição que impeça a glória, ela terá de ser tratada pela disciplina, removida do caminho.
Essa é uma coisa que precisamos reconhecer: a disciplina faz parte da obra da glória.
Agora, outra coisa que precisamos reconhecer, nesse mesmo contexto, é que a glória de Deus geralmente é alcançada pelo caminho da adversidade.
Agora, tomem o livro de Atos. Olhem para Atos. Como vocês chamam esse livro? Bem, podem chamá-lo de diferentes nomes: Atos dos Apóstolos, Atos do Espírito Santo ou simplesmente Atos — como preferirem.
Pergunto-me se vocês já o ouviram ser chamado de Livro da Glória de Deus, da glória de Cristo. Nem sempre parece ser isso, mas era exatamente isso que ele era.
Olhem novamente para ele desse ponto de vista. Dissemos que ele começa com a igreja nascida em glória. Não há dúvida: o dia de Pentecostes foi um dia de glória, e o céu desceu. O Espírito da glória desceu, e havia um estado de glória.
Era um estado de vida, um estado de nova esperança e de novas perspectivas, de modo que Pedro pôde dizer, em 1 Pedro 1:3:
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
que, segundo a Sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança,
pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
Essa era a própria atmosfera e natureza do dia de Pentecostes: gerados de novo para uma viva esperança, depois de um terrível desespero poucos dias antes. Foi um dia de glória.
Mas agora acompanhemos o curso da glória pelo livro de Atos.
Não demorará muito até chegarmos à terrível história do antagonismo crescente — o ódio, a malícia, a injustiça, a perversidade, o mal — contra Cristo, contra esse Caminho, como o chamavam, e contra todos os que pertenciam a esse Caminho.
Tudo isso se extravasou, explodindo contra esse jovem, Estêvão, e culminou em o lançarem para fora da cidade e o apedrejarem até a morte.
Vocês dizem: “Tragédia. Derrota. Desastre. Retrocesso”. Ah, Estêvão! Ele diz, em Atos 7:56:
Eis que vejo os céus abertos,
e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus.
E todos os que o contemplavam viam seu rosto como se fosse o rosto de um anjo.
Era glória. E a glória era tão real e tão terrível que a principal testemunha contra ele, aquele que apoiava sua morte, foi atingido no coração, nas profundezas do seu ser, e redobrou seu antagonismo para se livrar da própria consciência.
No entanto, de Estêvão veio Paulo. Isso é derrota? Isso é desastre?
Deus é muito engenhoso. O Senhor Jesus — permitam-me usar essa palavra a Seu respeito — é muito hábil. Que os homens e os demônios, a terra e o inferno, se unam contra o Cristo de Deus, o Cristo glorificado. Como isso termina?
Não se apressem demais em tirar conclusões e dar seu veredito. Olhem para o fim.
Estamos lendo esta carta aos efésios, e esse maravilhoso documento, um dos mais extraordinários já escritos por um homem, surgiu da morte de Estêvão — do martírio de Estêvão.
É esse o tipo de coisa que a glória faz, vocês entendem.
E, se vocês acham que isso ainda precisa de reforço, bem, está certo: Herodes matou Tiago, mandou executá-lo. Um terrível retrocesso. Um terrível retrocesso.
Ora, agora o diabo fez alguma coisa — com sucesso e triunfo —, arrancou um dos membros desse grupo apostólico.
Mas Herodes está enfrentando a glória. Acompanhem até o fim o capítulo em que seu ato contra o Senhor da glória é registrado. O próprio Herodes é ferido e comido por vermes, e a coisa seguinte, no versículo seguinte, é que a Palavra de Deus crescia e se multiplicava.
Vejam a reação da glória. Isso é glória, não é? Vocês podem ver como a glória vem pelo caminho da adversidade, e é somente por esse caminho que vocês realmente conhecem o que é glória.
Herodes considerava bom o que havia feito porque isso agradava aos judeus; por isso, prendeu Pedro e o colocou na prisão. Agora é Pedro. Se Pedro for eliminado, isso terá consequências tremendas.
Ele toma todas as precauções que um homem em sua posição poderia tomar para manter Pedro preso. Manda lançá-lo no calabouço interior, prendê-lo com correntes e colocar quatro grupos de quatro soldados para guardar a prisão. Não há socorro para Pedro, no que depender do inferno e dos homens.
Mas o que diz a glória?
O Senhor da glória Se interessa por essa questão e simplesmente diz a tudo aquilo: “Ah, não. Ah, não, de maneira nenhuma”.
O anjo do Senhor, como vocês sabem, visita Pedro. Suas correntes caem; ele recebe a ordem de cingir a roupa e seguir o anjo; os portões de ferro se abrem. O que aconteceu com os quatro grupos de guardas? Eles mal são mencionados, como se não existissem.
Aqui está algo forte, muito forte, na expressão do ódio dos homens contra o Senhor da glória; e vejam com que simplicidade o Senhor da glória responde a isso.
Mas é somente por esse caminho. A igreja estava profundamente mobilizada e preocupada naquela noite, entregando-se à oração. O texto diz que a igreja orava intensamente — de maneira estendida, como significa a palavra —, levando essa questão tão a sério.
O Senhor da glória entra em ação. O grande problema é resolvido com tanta simplicidade. O poder infinito pode agir de maneira tão simples.
Então Saulo entra em cena. Em sua fúria — a própria fúria —, cheio de ira, injustiça e ódio, como um caldeirão fervente que transborda contra os que pertencem a esse Caminho, ele vai ao sumo sacerdote.
“Se o senhor me der documentos de autorização, irei à cidade mais distante e mandarei prender todos os que pertencem a esse Caminho, levando-os à prisão, ao julgamento e, se necessário, à morte.”
Ele obtém os documentos, os pergaminhos de autorização, os mandados de prisão, e parte rumo à distante cidade de Damasco, onde sabe que há um grupo dessas pessoas do Caminho.
Saulo, respirando ameaças e morte, foi a Damasco.
E o Senhor da glória entrou em seu caminho. A glória o lançou por terra.
Dali em diante, esse homem conheceu para sempre o significado da glória e falou dela de maneira tão plena.
A glória vem pelo caminho da tribulação, do sofrimento e, às vezes, da aparente derrota — do aparente sucesso do próprio diabo e de seus emissários.
Às vezes parece mesmo que Satanás conseguiu; ele teve sucesso. Esse não é o fim da história — não é o fim da história.
Assim, acompanhem esse homem de lugar em lugar, por todas essas cidades que visitou. Vejam o que acontece. Mais tarde, ele disse que o Espírito Santo lhe havia testemunhado que, em cada lugar, o esperavam prisões e aflições.
Tomem Filipos como exemplo. Ele foi para lá, e a reação das forças satânicas levou ele e Silas à prisão, novamente presos com correntes, com as costas sangrando por causa dos açoites.
Certamente agora Satanás havia vencido essa. Certamente isso era uma verdadeira derrota. Mas conhecemos a história.
O Senhor da glória tinha interesse nessa questão. E, quando é necessário, o Senhor da glória pode provocar um terremoto, sacudir uma prisão até os seus fundamentos, soltar todos os presos, salvar o carcereiro e sua família e estabelecer a igreja em Filipos.
Mais tarde, o apóstolo escreveria àquela igreja, em Filipenses 4:1:
Meus amados e mui queridos irmãos,
minha alegria e coroa.
Ele diria: “Coroa de glória”. E lembrem-se de como tudo começou, do caminho pelo qual isso veio.
Ele se referiu a isso: “Fomos tratados vergonhosamente em Filipos”. Por meio da vergonha, do sofrimento e da adversidade, a glória veio.
João tem muito a nos dizer sobre isso. Logo no início, temos o casamento em Caná da Galileia: a falta do vinho, o fim de todos os recursos humanos, e os homens nada podem fazer.
Então entra o Senhor da glória. Como diz João 2:11:
Jesus principiou assim os Seus sinais em Caná da Galileia,
e manifestou a Sua glória.
Glória onde terminam os recursos do homem; onde, humanamente, a situação não tem saída alguma. Esse é o caminho da glória.
Ou Lázaro — Lázaro. Em João 11:4, Jesus diz:
Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus,
para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
E às pobres irmãs enlutadas, conforme João 11:40:
Não te hei dito que, se creres,
verás a glória de Deus?
Mas a condição necessária para a manifestação da glória era o fim absoluto de toda esperança humana — a completa incapacidade do homem. Então a glória entra em cena.
Como eu gostaria que pudéssemos crer nisso, e crer sempre! Quando as coisas são tão infrutíferas, completamente sem esperança, quando nos é inteiramente impossível fazer alguma coisa, precisamos tirar as mãos, recuar e dizer: “Somente o Senhor Deus Todo-Poderoso pode lidar com esta situação”.
Não seria esse o caminho da glória? Como eu gostaria que pudéssemos crer nisso — crer de verdade!
Se ao menos pudéssemos crer sempre que essas situações, que tantas vezes parecem ser obra do diabo e seu triunfo — seu aparente triunfo —, são apenas o caminho da glória; que, no fim, quando a verdadeira história for contada, não será tudo tragédia, tudo derrota.
O fim será glória por meio da graça.
Glória por meio da graça. É aí que começamos.