Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    Unsearchable Riches Of Christ #5 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    Unsearchable Riches Of Christ #5
    Unsearchable Riches Of Christ #5
    Austin-Sparks, T.

    A consumação em Cristo

    As riquezas imensuráveis de Cristo.

    Chegamos agora ao quinto aspecto.

    Da eleição à adoção; da adoção à redenção; da redenção à sabedoria — a capacidade de enxergar o âmago de tudo isso —, chegamos finalmente à consumação.

    A consumação de todas as coisas

    Efésios 1:10:

    Para uma dispensação da plenitude dos tempos,
    para reunir todas as coisas em Cristo,
    as que estão nos céus
    e as que estão sobre a terra; nEle, digo.

    Em Quem também fomos feitos herança.

    Reunir todas as coisas em Cristo — essa é a consumação, as riquezas da Sua graça. A graça é o primeiro grande conteúdo dessa palavra: riquezas.

    É útil lembrarmos a perspectiva dessa grande carta.

    O apóstolo que a escreveu havia tratado, em suas outras cartas — ou na maioria delas —, das questões do momento, pois estivera em contato próximo com as condições presentes em todos os lugares aos quais escreveu, entre o povo do Senhor, nas numerosas localidades onde haviam surgido igrejas.

    Todos os problemas, as necessidades e os cuidados da vida presente pesavam sobre ele. A maioria de suas cartas até então se ocupava dessas questões presentes: as necessidades, os problemas e as situações locais.

    Mas, quando ele foi liberado de tudo isso, quando sua boca e seu ministério foram silenciados, quando suas viagens e sua pregação ativa chegaram ao fim e ele foi encerrado na prisão em Roma, isso representou mais do que uma liberação das responsabilidades locais.

    Foi uma libertação de seu espírito para aquilo que abrange tudo, para horizontes mais vastos, dentro dos quais as questões locais encontravam seu lugar.

    Agora ele podia dar vazão a tudo o que estava represado em seu interior — o acúmulo de experiência, de conhecimento, de revelação. Até então, só conseguira transmitir isso, por assim dizer, em partes: aqui, ali e acolá.

    Mas agora tudo o que ele possuía em seu conhecimento do Senhor podia ser exposto e comunicado nessas últimas cartas, e particularmente nesta. Aqui ele pode abrir plenamente o coração.

    Seu horizonte não é nada menos que de eternidade a eternidade.

    Assim, logo ao escrever esta carta — logo naquilo que chamamos de primeiro capítulo; não havia capítulos quando ele a escreveu, apenas um fluxo contínuo —, já no início ele mergulha na eternidade passada.

    Fomos escolhidos nEle antes da fundação.

    Predestinados. Ele está lá atrás, na eternidade passada, e, antes de terminar, terá saltado para os séculos dos séculos. Essa é a expressão que ele usa nesta carta.

    De eternidade a eternidade, ele abrange tudo o que está entre uma e outra — as localidades, os pormenores — dentro do propósito eterno e atemporal de Deus em Cristo. É importante e útil reconhecermos essa perspectiva.

    Ela nos ajuda desta maneira: veja, vocês precisam enfrentar tudo o que está nessas outras cartas — os problemas da carta aos Romanos, os esforços tremendos do apóstolo para resolver alguns dos problemas fundamentais da nossa vida, e toda a questão do pecado, da morte e da justificação. Uma carta extraordinária.

    E os problemas em Corinto — problemas terríveis —, que bem poderiam tê-lo levado a se desesperar, abandonar tudo e dizer: “É inútil. Olhem para isso. Olhem para essas pessoas. Olhem para esses que se dizem cristãos. De que adianta tudo isso?”

    Os problemas na Galácia… Bem, enquanto tivermos de levar essas coisas em conta, elas continuam sendo fatos. São realidades, e realidades terríveis, capazes de tirar de vocês todo o ânimo e toda a esperança.

    Não precisamos voltar em pensamento àqueles dias. Basta olhar para a situação entre os cristãos de hoje, para aquilo que se chama igreja, e poderíamos facilmente desistir de tudo e dizer: “Bem, de que adianta isso, tal como o conhecemos?”

    Precisamos encarar essa situação e levá-la em conta. Ela é real. Não é tudo imaginação — é muito real. O que vamos fazer com isso?

    Bem, olhem para a eternidade passada, para ver o que estava incluído no propósito, e olhem para a eternidade futura, para vê-lo realizado.

    Aqui vemos que Deus, de eternidade a eternidade, atravessando todas essas vicissitudes, todas essas dificuldades e esses pequenos problemas, por fim terá exatamente aquilo que planejou ter lá atrás. Isso vai acontecer. A consumação de tudo será conforme Deus a concebeu antes de o tempo existir.

    Isso pode ajudar vocês.

    Aqui está afirmado de maneira categórica, logo no início da carta: na plenitude do tempo, uma dispensação da plenitude dos tempos, reunindo em Cristo as coisas que estão nos céus e as que estão sobre a terra.

    O significado de dispensação

    Vamos nos deter por um momento para esclarecer essa palavra: dispensação. A nota à margem diz “mordomia”.

    A raiz da palavra é uma ordem doméstica, ou uma ordem da casa — a organização, o sistema que vigora nela. Mas o sentido da palavra se desenvolve, amplia-se e passa a significar algo além disso.

    Ela passa a significar a execução e a concretização do propósito. Dispensação, ou mordomia, significa executar, concretizar o propósito de tudo.

    Na plenitude do tempo, todo o propósito será executado, concretizado.

    E o apóstolo disse que lhe havia sido confiada uma mordomia do mistério. Isso significa que ele foi chamado a participar da concretização daquilo que estava na mente de Deus.

    Por enquanto, isso basta quanto à palavra dispensação.

    O que é essa concretização?

    Bem, o texto diz:

    Reunir todas as coisas em Cristo.

    Mas essa formulação, por si só, não é satisfatória; não é suficiente.

    A expressão é “congregar”, reunir novamente todas as coisas nos céus e na terra em Cristo. E a ênfase está nessa palavra: juntas — juntas.

    É um pensamento emocionante: na plenitude do tempo, a concretização do propósito de Deus significa que todas as coisas estarão, por fim, juntas — juntas.

    E, de fato, estamos juntos neste lugar. Será que também se poderia dizer que, interiormente, estamos absolutamente unidos aqui?

    É algo grandioso, não é, quando estamos realmente unidos em espírito, no coração, interiormente, em nosso objetivo, em nosso propósito, em nossa perspectiva?

    Isso é poderoso. Isso é grandioso. Isso é frutífero. Isso é alegre. É tudo o que desejamos.

    Quando vocês pensam no contrário — no contrário, quando não há união —, quando duas pessoas que precisam viver sob o mesmo teto não estão unidas, aquilo é uma existência miserável, não uma vida.

    Um grupo de pessoas que precisa se reunir exteriormente, mas que não está realmente unido interiormente, não vive uma situação feliz. Há tensão, há um clima pesado, há algo faltando.

    Mas o texto diz que a concretização do propósito de Deus se manifestará, por fim, numa união universal.

    Essas são as riquezas da Sua graça — as riquezas da Sua graça. Mas observem o contexto disso.

    A história da desagregação

    Que história se contrapõe a isso!

    De certo ponto de vista, a Bíblia é um registro do oposto dessa união — na verdade, dos resultados de uma interferência no propósito de Deus.

    Isso começou, aparentemente, fora deste mundo. Poderíamos chamá-lo de desagregação cósmica neste universo.

    Recebemos vários indícios disso. Um apóstolo fala dos anjos que não guardaram seu estado original e que agora estão presos em cadeias eternas.

    Há uma indicação da posição primordial de Lúcifer e de como, depois, ele cobiçou justamente o degrau seguinte — o lugar do Filho de Deus, a igualdade com Deus.

    E, por meio desse orgulho e dessa ambição, ocorreu aquela terrível ruptura na própria esfera de Deus — nas regiões celestiais.

    E isso não é algo que aconteceu e terminou em algum período sem data, chamado “antes de o mundo existir” ou “antes dos tempos eternos”.

    Essa mesma esfera, chamada de regiões celestiais — a própria esfera atmosférica ocupada por principados e potestades, pelos dominadores deste mundo de trevas, por hostes de espíritos malignos —, é hoje uma esfera de absoluta confusão.

    Os cristãos sensíveis sabem disso. Sim, é uma atmosfera de conflito, contenda e desagregação. Tudo começou ali.

    E então suas repercussões chegaram a esta criação. Deus havia feito todas as coisas para Seu próprio prazer e satisfação e dissera:

    É muito bom.

    Colocou o homem nela e lhe deu uma auxiliadora, alguém para ajudá-lo.

    Não demorou muito para que aquilo que havia acontecido nas alturas irrompesse aqui e desagregasse o primeiro lar humano, e Caim assassinou seu irmão. A vida familiar foi rompida.

    Avançamos para a humanidade, que cresceu e se expandiu, e chegamos a Babel — a desagregação da raça humana, sua divisão em nações conflitantes, com contenda e confusão. Tudo está cheio de confusão.

    E surge a história de Israel: uma família, tribos e, depois, todo um conjunto — as dez e as duas divididas, lutando umas contra as outras.

    Cisão após cisão, e o desfecho da desintegração e da desagregação: o exílio. Toda a história mostra tudo em oposição ao que Deus pretendia, no colapso das relações humanas, no estado de confusão — confusão.

    Vocês param no Antigo Testamento e no exílio: isso está lá. Entram no Novo Testamento: isso está lá. Uma terrível atmosfera de conflito os encontra assim que abrem os Evangelhos.

    Deus introduz algo muito belo no Pentecostes:

    Perseveravam na doutrina dos apóstolos, no partir do pão e nas orações.

    Mal acabamos de dizer isso, e essa influência de divisão irrompe novamente, para dividir tudo, para estragar tudo. E o restante do Novo Testamento é a história da luta contra isso: divisão, divisão, divisão; cisão, contenda, desintegração.

    O grande apelo é pela união, pela unidade. Sigamos adiante.

    E quanto a hoje? E quanto a hoje?

    Bem, o mundo cresceu tanto em comparação com aqueles dias — é um mundo muito maior em todos os sentidos. Novos países foram descobertos e povoados; um mundo muito mais amplo.

    E, com essa expansão e esse crescimento literais e históricos, o que aconteceu? Já houve algum tempo em que existissem mais conflito, mais confusão, mais tensão nos relacionamentos do que agora?

    De fato, o príncipe da potestade do ar está muito ocupado hoje.

    Este mundo contém mais confusão, divisão e tensão nos relacionamentos do que nunca. Apesar de todo esforço, de todo conselho, de toda união, de toda tentativa humana de reunir as nações, tudo fracassa a cada vez. Não é verdade?

    Bem, está certo, é assim que as coisas estão — e, é claro, isso não está certo. Está muito errado.

    Mas vejam o que o apóstolo nos diz aqui, por revelação do próprio Senhor: a grande obra de Deus em Cristo, por meio da graça, fará com que todo esse sistema histórico de desagregação chegue a um fim completo.

    As coisas que estão nos céus e as que estão sobre a terra serão reunidas em Cristo — juntas novamente, em Cristo, na plenitude dos tempos.

    É isso que o apóstolo diz. É isso que o Espírito Santo diz ser a consumação de tudo.

    A união em Cristo

    Que expressão tremenda é esta: em Cristo. Em Cristo. Prestem atenção: em Cristo.

    Não estamos falando daquela teoria popular do universalismo. Estamos falando daquilo que está em Cristo.

    Depois, haverá muita coisa que não estará em Cristo — não estará nEle —, mas inteiramente fora de Seu domínio, de Seu reino, de Sua esfera. Fora, completamente.

    Mas a esfera desta criação, deste cosmos, céu e terra, será Sua esfera, Seu reino.

    Os reinos deste mundo se tornarão o reino de nosso Deus e do Seu Cristo.

    Um só reino. E aquilo que está em Cristo é um, unido em Cristo.

    Isso realmente não precisa de discussão. Sabemos muito bem que, se há alguma esperança de algo assim agora, será somente à medida que estivermos realmente em Cristo. Permaneçam ali.

    Saímos de Cristo para entrar em nós mesmos, e entramos em desagregação e confusão.

    Se permanecemos nEle, ou nos mantemos nessa posição de permanência, então estamos unidos no mais íntimo do nosso ser.

    Daí a necessidade, em primeiro lugar, de uma posição — uma posição em Cristo.

    E depois permanecer em Cristo, depois crescer em Cristo e depois ser aperfeiçoados em Cristo. É um processo. Permanecer em Cristo é uma obra da graça.

    O problema, queridos amigos, é que, ao nos encontrarmos, deparamos muito com a pessoa em si. Vocês se encontram comigo, e eu me encontro com vocês, e tantas vezes vocês precisam dizer: “Isso é dele”, e eu preciso dizer: “Isso é seu. Isso é seu. Isso é simplesmente você”.

    Vocês sabem o que quero dizer? Apenas nós mesmos — nosso modo de pensar, nosso modo de falar, nosso modo de nos expressar, a manifestação de nós mesmos, a exibição de nós mesmos de alguma maneira. Isso está presente.

    E é uma verdadeira alegria, um alívio e um prazer encontrar uma pessoa e, em vez de deparar com ela mesma, deparar com o Senhor. Não é assim?

    Poder dizer, depois de estar com ela: “Bem, não foi a pessoa em si que me chamou a atenção e me impressionou, mas o Senhor nela e em tudo o que a cercava. O que me impressionou foi a graça de Deus”.

    Amém. A graça manifestando Cristo, fazendo de Cristo a impressão que fica — a graça fazendo isso.

    Ora, é exatamente isso que Pedro quer dizer com crescer na graça. Significa a diminuição de tudo o que está fora da graça — de nós mesmos — e o crescimento na graça.

    Quando entramos em contato uns com os outros, o efeito e o resultado são mais de Cristo do que de nós mesmos — do que queremos, do que pensamos, de como achamos que as coisas deveriam ser, e de toda essa gama de interesses próprios e de vida centrada no eu.

    Até a consumação, o Espírito da graça procura remover aquilo que não manifesta graça e tornar mais plena a manifestação de Cristo, Que é cheio de graça, em nós.

    Pois a consumação é que todas as coisas estarão unidas nEle, e Ele encherá todas as coisas. Será somente Cristo. Vocês já ouviram isso tantas vezes: será somente Cristo.

    Ah, que dia grandioso será aquele em que dez mil vezes dez mil e milhares de pessoas redimidas serão inteiramente uma só Pessoa, porque tudo será Cristo — e não haverá mais nada desse eu tão feio. Cristo.

    Ora, a Palavra diz que é isso que Deus pretendia desde o princípio. Esse é o propósito eterno de Deus.

    Essa é a explicação de todo o conflito neste universo: estragar esse propósito, impedi-lo, contradizê-lo. A Palavra diz que é assim que será, apesar de tudo — apesar de tudo isso.

    Queridos amigos, então concordaremos uns com os outros — concordaremos plenamente uns com os outros.

    Todos estaremos dizendo a mesma coisa, todos fazendo a mesma coisa. Não será monótono nem desinteressante estarmos todos ocupados com uma só coisa. O que será?

    Expresso de várias maneiras, acho que será isto: “Quanto devemos à graça de Deus!”

    Essa será nossa ocupação eterna: a maravilha da Sua graça, o prodígio da Sua graça.

    Se o apóstolo pôde dizer, diante de sua compreensão, de seu conhecimento e de sua experiência da graça de Deus, amplos e, ainda assim, tão imperfeitos:

    Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus!
    Quão insondáveis são os Seus juízos,
    e quão inescrutáveis os Seus caminhos!

    Se ele pôde dizer:

    A mim, que sou menos que o menor de todos os santos, foi dada esta graça:
    pregar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo.

    Se, mesmo na imperfeição desse conhecimento e desse ministério, ele podia falar assim, o que será quando entrarmos na plenitude absoluta disso, nos séculos dos séculos?

    Estaremos dizendo o tempo todo: “Ó profundidade das riquezas! As riquezas insondáveis! As riquezas da Sua graça!”

    A obra presente da graça

    Mas vocês percebem que, entre as eternidades — a intenção e o propósito passados de Deus e a consumação e realização finais —, o apóstolo diz:

    Andai de modo digno da vocação com que fostes chamados,
    com toda a humildade e mansidão.

    Ele diria: trabalhem na graça que, por fim, conduzirá a essa unidade, até onde as pessoas nos permitirem fazê-lo, até onde pudermos tornar possível que elas façam o mesmo conosco.

    Peçamos ao Senhor que essa graça, essa graça de comunhão e unidade, seja encontrada em nós cada vez mais, já agora.

    Porque há muitos cristãos que não nos permitem — que não nos permitem — tornar possível a comunhão, estarmos juntos.

    Mas, naquilo que estiver ao nosso alcance, procuremos, pela graça de Deus, viver à luz do dia em que Ele reunirá em Cristo todas as coisas nos céus e na terra.