“Em Quem temos a redenção pelo Seu sangue, o perdão das nossas transgressões, segundo as riquezas da Sua graça.” — Efésios 1:7
Nossa redenção, segundo as riquezas da Sua graça.
Essa questão da redenção é muito ampla e poderia exigir muitas horas de reflexão. Assim como a eleição, é uma questão que tem sido mal compreendida e, em certos aspectos, distorcida.
Tem havido muita confusão a respeito dessa maravilha inestimável — nossa redenção — e do significado dessa obra. Pode haver um elemento de verdade em algumas das ideias que se sustentam, mas é justamente aí que surge a confusão.
A redenção é frequentemente retratada como o ato de tirar um escravo da escravidão mediante o pagamento de um resgate. Bem, eu digo que pode haver um elemento de verdade nessa ideia ou interpretação. Mas a dificuldade e a confusão surgem quando fazemos a pergunta: a quem se paga esse dinheiro?
Será que Deus precisa pagar alguma coisa ao diabo para recuperar aquilo que ele tomou? Deus é devedor de Satanás? Será que Deus precisa entrar no mercado de escravos de Satanás e pagar um preço para resgatar aquilo que Satanás capturou?
Veja, essa é uma ideia insustentável — algo impensável. Deus ficaria à mercê de Satanás; Satanás estaria na posição de dizer: “Se quiseres Me pagar um preço adequado, deixarei que tenhas o que está em minha posse”. Jamais aceitaremos isso.
Portanto, precisamos rever nossa ideia sobre essa questão da redenção. Eu digo que pode haver um elemento de verdade nela; talvez ela seja válida até certo ponto, como provavelmente veremos. Mas essa não é, de fato, toda a verdade; e, se não tivermos clareza, ficaremos em alguma confusão.
É importante que compreendamos corretamente as coisas. Nós nos alegramos na redenção; cantamos sobre a redenção. Nunca poderemos dar importância demais à redenção. Mas há um valor real em compreender aquilo de que estamos falando e em entender corretamente as palavras e os termos que usamos com tanta frequência.
Agora, comecemos onde tudo realmente começa. A redenção começa com o fato de ser para Deus. É redenção para Deus.
A grande expressão no início do livro de Apocalipse é:
“Para Deus.”
Para Deus. Isso significa que algo foi tirado de Deus, algo que Lhe pertence por direito.
Se algo foi tirado de Deus, o equilíbrio das coisas foi perturbado. As coisas não estão equilibradas. As coisas não estão completas. Falta algo que pertence a Deus.
Se há uma família, e nessa família há dois filhos, e um deles é retirado, o equilíbrio da família é perturbado. Ela fica desfalcada. A situação do pai fica dividida, incompleta e desequilibrada.
Se um pastor tem cem ovelhas, esse é o seu rebanho completo — sua plenitude. Se uma dessas ovelhas se perde, o equilíbrio é perturbado. O conjunto não está completo. Aquilo que lhe pertence foi afetado, perturbado, e as coisas estão fora de proporção.
Se uma mulher tem um colar com dez moedas de prata penduradas nele, e uma dessas moedas se perde, então o equilíbrio é perturbado. Ela não tem tudo o que lhe pertence. As coisas estão desiguais; o equilíbrio foi perturbado.
Trazer de volta essas coisas perdidas — seja um filho, uma ovelha ou uma moeda de prata — restaura o equilíbrio para aquele a quem pertencem. Isso é redenção para Deus.
Deus tem tudo o que Lhe pertence, aquilo que é Seu por direito, e a plenitude é restaurada. Redenção para Deus.
Mas o que, de fato, se perdeu? É claro que temos as parábolas e ilustrações nas Escrituras: um filho, uma ovelha, uma moeda de prata e muitas outras coisas usadas para ilustrar a verdade. Mas são apenas ilustrações.
O que, de fato, se perdeu e perturbou o equilíbrio? Foi a vida. Foi a vida.
Agora, aqui está o mistério da redenção. O que encontramos em toda a Bíblia é precisamente essa questão da perturbação do equilíbrio da vida e da exigência de Deus de que esse equilíbrio seja restaurado.
Ele é o Autor, a Fonte, a Origem e a totalidade da vida. A vida é de Deus. Somente Ele é o legítimo Senhor da vida. A vida pertence a Deus.
Se me permitem colocar assim, Deus tem uma determinada medida de vida — exatamente essa medida —, que é uma medida completa de vida, uma plenitude de vida, uma vida em sua expressão máxima. A vida tem essa medida exata em Deus, com Deus: nem menos, nem mais, exatamente essa medida.
Retire algo dessa vida, e você perturba o equilíbrio da vida. Tudo fica fora de proporção. Redenção significa restaurar esse equilíbrio mediante a restauração da plenitude.
Agora, então, aqui está o fundamento. Nestes dias, estamos muito ocupados — ou o governo está, e talvez o país também — com essa questão da pena de morte.
Uma vida foi tirada; portanto, outra vida precisa reequilibrar a situação. O equilíbrio da vida precisa ser restaurado. Isso está no cerne da pena de morte, como na lei de Deus:
“Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado.” — Gênesis 9:6
Por quê? Apenas vingança? Apenas juízo? “Você faz isso comigo; eu faço isso com você”? É apenas isso? Não, há um princípio profundo aqui.
Uma determinada medida de vida foi tirada ao se matar aquele homem. Deus diz que isso precisa ser corrigido; precisa ser compensado. O equilíbrio precisa ser restaurado.
Ou considere a lei das cidades de refúgio para aquele que matava alguém. É muito interessante essa questão do homicida e das cidades de refúgio que lhe eram disponibilizadas, pois ele havia tirado uma vida, e o vingador do sangue estava em seu encalço para compensar isso — tirar-lhe a vida, corrigir a situação e recompor o que faltava.
Isso tem um caráter negativo, no que diz respeito ao Antigo Testamento, mas ainda não terminamos. Você pode ver que o princípio é bastante claro. Trata-se simplesmente de restaurar o equilíbrio da vida.
É assim ao longo de todo o Antigo Testamento. Tudo isso é uma maravilhosa ilustração de uma grande verdade divina. O ponto é este: foi tirada uma vida que pertence a Deus. Ela pertence a Deus porque Ele é o Autor da vida.
Deus é um Deus de equidade. A igualdade, ou a equidade, ou a justiça — que é o perfeito equilíbrio das coisas — pertence a Deus. As coisas precisam estar equilibradas no universo de Deus: não fora de proporção, não fora de ordem, não fora de medida, mas perfeitamente equilibradas.
Quando chegarmos à consumação da redenção, tudo estará equilibrado. Tudo terá sido corrigido. Não haverá nada fora de equilíbrio ou de proporção; tudo estará exatamente como deve ser.
“E a justiça cobrirá a terra, como as águas cobrem o mar.”
Não haverá mais motivo algum para uma contenda com Deus. Tudo estará exatamente como deve ser. Esse é o ponto dessa questão da redenção: é uma questão de justiça.
Há, na ordem de Deus, no universo de Deus e no sistema de coisas de Deus, um grande princípio de equilíbrio.
Você nunca poderá estar em comunhão com Deus e ser injusto em algum detalhe. Sua comunhão com Deus, sua unidade com Deus, é perturbada; fica desequilibrada. Se há um ponto de injustiça, é como uma articulação deslocada, um membro do corpo fora do lugar.
Na vida, nas transações comerciais ou nos relacionamentos, se há algo injusto, o equilíbrio é perturbado. Deus exigirá que isso seja corrigido, até mesmo isso.
A justiça é algo tremendamente importante para Deus, porque significa que Deus tem as coisas equilibradas — perfeitamente equilibradas.
Agora, a figura perfeita é a vida. O Antigo Testamento nos diz que:
“O sangue é a vida.”
O sangue é a vida.
Você e eu nunca, nunca poderemos acertar essa questão com Deus. O homem nunca poderá dar a Deus aquilo que Lhe foi tirado.
Por isso, Seu próprio Filho assumiu carne e sangue. A vida infinita de Cristo — Seu sangue infinito — foi entregue.
Você ainda não sondou a maravilha do sangue de Jesus Cristo. Ele representa Sua vida. Sua vida infinita é entregue a Deus para restaurar o equilíbrio, para repor o que se perdeu e o que foi tirado de Deus pela mão assassina que entrou em cena.
Ele dá a Deus, por Seu próprio sangue, essa vida infinita, porque ela precisa ser suficiente para atender às exigências de um Deus infinito, de um lado, e de todos os homens, do outro.
Sim, vida suficiente, derramada por Jesus Cristo, o Filho de Deus, para a satisfação de Deus. Deus terá tudo o que Lhe pertence por direito.
Ela é derramada para atender a essa exigência de Deus em relação a todos os homens de quem essa vida foi tirada. O pagamento não é feito a Satanás; é feito a Deus. É redenção pelo Seu sangue para Deus.
Daí decorre o seguinte: por causa dessa coisa terrível que aconteceu, o homem se encontra numa condição de impotência; ele está em escravidão. Está em escravidão, sem poder libertar-se.
Você pode encontrar suas ilustrações no Antigo Testamento. Sempre se diz que Israel, no Egito, estava na terra da escravidão. Eles estavam em escravidão. Essa é a palavra que define sua condição ali.
Como foram libertos dessa escravidão? Bem, nós dizemos: pelo sangue do cordeiro. Pelo sangue do cordeiro.
Essa ação tinha dois aspectos. Dependia inteiramente da atitude do coração — da atitude de fé.
Na incredulidade e na rebeldia de coração em que Faraó e os egípcios persistiam, o sangue testemunhava contra eles, para sua ruína.
Mas Israel estava tão escravizado ao pecado e ao mundo quanto o Egito. Na mesma medida. Olhe para eles. A diferença que de fato surgiu se deu pela atitude deles em relação ao sangue.
Se os israelitas, na dureza de coração, tivessem se recusado a tomar aquele sangue e aspergi-lo nas ombreiras e na verga da porta, formando aquele círculo de sangue, teriam seguido o mesmo caminho dos egípcios — permanecendo na escravidão e na morte, sob o juízo.
Mas eles reconheceram aquela ordem. Embora, é claro, não compreendessem nem soubessem aquilo de que estamos falando, tinham a simples orientação e o mandamento de tomar o sangue do cordeiro sem mancha e sem defeito e aspergi-lo.
Com esse simples mandamento surgiu a exigência da obediência da fé. Assim, aquele sangue atendia, em favor deles, às exigências de Deus.
Deus conhecia o segredo, o mistério, daquele sangue. Deus, que é o Deus eterno, que não está sujeito ao tempo, não estava agindo meramente centenas ou milhares de anos antes; Ele estava agindo ali e naquele momento com base em Seu próprio Filho no Calvário, o Cordeiro pascal.
Ele conhecia o significado daquilo, mas Israel não tinha esse entendimento. Deus sabia, e estabeleceu Sua simples exigência. Mas, ligada a ela, estava esse profundo e imensurável mistério da vida.
Deus tinha direito à vida. Deus precisa ter aquilo que Lhe pertence — a vida. Assim, o cordeiro morto, com seu sangue derramado, atendia simbolicamente à exigência de Deus.
Esse sangue de vida derramado é para Deus. Lembre-se: em todo o ritual de Israel no Antigo Testamento, o sangue pertence a Deus. O sangue pertence a Deus. Ele é sagrado para Deus.
Não bebam o sangue. Não se apropriem do sangue. Ele é derramado para Deus. Isso é um direito de Deus. Ele representa a vida que pertence a Deus.
Portanto, nessa entrega, Deus recebe o que Lhe é devido, Sua porção, aquilo que Lhe pertence.
Assim, quando chegamos a essa palavra em Efésios 1:7:
“Temos a redenção pelo Seu sangue, o perdão das nossas transgressões.”
Temos a redenção pelo Seu sangue.
E João diz que Ele:
“Nos redimiu para Deus pelo Seu sangue.”
Você poderia mudar as palavras, se quiser: temos redenção por Sua vida derramada; fomos redimidos para Deus por Sua vida derramada. Esse é o significado.
O Senhor Jesus, por causa do valor infinito e da natureza infinita daquilo que entregou a Deus em Sua cruz, satisfaz perfeitamente a Deus nessa questão de Suas exigências e demandas.
A explicação pode parecer um pouco complicada, e é claro que é. São as riquezas insondáveis, as profundezas das riquezas que estão além de nós. Mas, afinal, na experiência, é muito simples.
Queridos amigos, quando você e eu, no início de nossa vida cristã, nos apropriamos pela fé do poder do sangue de Jesus Cristo, não o entendemos. Não compreendemos seu significado.
Mas, em fé simples, vemos que é pelo sangue de Jesus Cristo que somos salvos. Nessa fé simples e genuína do coração, na eficácia e no poder do sangue de Jesus Cristo, nós nos apropriamos dele e nos entregamos a Deus com base nele.
Qual é a nossa primeira percepção? Tudo está bem. Tudo está bem.
O deslocamento, o estado de desequilíbrio das coisas, foi corrigido. Chamamos isso de paz com Deus. Paz com Deus é apenas outra maneira de dizer a mesma coisa: Deus tem aquilo que exige para Sua satisfação.
Se Deus está satisfeito, você estará plenamente satisfeito. Se há em nós aquilo que O satisfaz, o Espírito dará testemunho.
Embora, mais uma vez, não compreendamos — estamos em profundezas cuja compreensão exigirá a eternidade —, há o simples início desse efeito. Tudo estava distorcido; havia um estado de desequilíbrio; faltava algo essencial à nossa paz.
Mas agora temos paz com Deus. O equilíbrio foi restaurado. Deus está satisfeito. Em nosso coração sentimos, embora não possamos explicar, que, de alguma forma, um grande ajuste aconteceu. As coisas agora estão equilibradas. As coisas agora estão em ordem. Expresse isso como quiser: é uma percepção interior, não é?
O que é verdadeiro nesse sentido, no aspecto inicial da nossa salvação, será uma lei permanente ao longo de toda a nossa vida cristã: se, em qualquer questão que seja, os direitos de Deus estiverem sendo retidos — se Ele não estiver recebendo aquilo que Lhe é devido —, nessa mesma medida nos faltará o bem do Seu descanso e da Sua paz.
Há um estado de desequilíbrio; há uma oscilação na balança. Você conhece alguma coisa dessa oscilação na balança do seu coração? Ela não está firme, simplesmente não está firme. Algo está incerto, vacilante. Você não tem certeza a respeito disso.
Mas, assim que você e eu acertamos essa questão com Deus — pode ser apenas uma coisa —, assim que a corrigimos e Deus recebe o que Lhe pertence, a paz é restaurada.
É uma verdade maravilhosa na vida cristã, não é? Nesse sentido, é simples. Mas então surge a pergunta: por que resisti por tanto tempo? Por que não acertei essa questão antes?
Tenho estragado tudo para mim mesmo porque o Senhor não tem recebido aquilo a que tinha direito.
Agora, a redenção é inicial, a redenção é progressiva e a redenção é final. Aí estão os três tempos.
Você pode trocar a palavra redenção por salvação, se quiser; é a mesma coisa. Fomos salvos, estamos sendo salvos e seremos salvos. Esses são os três tempos da salvação.
O primeiro é aquilo que Ele fez por nós de modo perfeito e completo, e que nós aceitamos. O segundo é o processo de redenção ou salvação: Deus está recebendo cada vez mais, em nossa vida, aquilo que Ele exige.
À medida que Ele recebe, vamos conhecendo cada vez mais a vida equilibrada, a vida firme de descanso e confiança. Mas, graças a Deus, isso continuará até o fim dos nossos dias. A salvação continuará até o último suspiro.
Há aquela salvação definitiva e perfeita, quando, com aquela multidão ao redor do Cordeiro no trono, cantaremos:
“Tu nos redimiste para Deus.”
Essa é a fase final, a última fase da redenção.
Tudo isso está no valor infinito do sangue de Jesus.
Vejam como isso é grandioso! Com toda razão o apóstolo poderia incluir isso nas riquezas da Sua graça, nas riquezas insondáveis da Sua graça, na profundidade das riquezas da Sua graça.
Deus proveu aquilo que nunca poderíamos Lhe dar, atendendo às justas exigências de Deus, que nunca poderíamos satisfazer.
Todas essas palavras estão ligadas entre si.
“Ele nos foi feito, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção.”
A justiça que vem de Deus pela fé em Jesus Cristo — Deus proveu tudo isso em Seu Filho.
Agora direi uma palavra sobre o próximo elemento desse maravilhoso conjunto das riquezas da Sua graça. Ele está intimamente ligado ao que temos: eleição, adoção, redenção e aquilo que Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência.
Ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria. Uma das riquezas da Sua graça é essa sabedoria que Ele fez abundar para conosco.
É uma questão tão ampla e cheia de aspectos — sabedoria que nos foi concedida em abundância. Cristo nos foi feito, da parte de Deus, sabedoria. Vou dizer apenas uma coisa neste contexto, à luz do que dissemos e do que o restante deste capítulo contém.
Qual é o significado de sabedoria aqui?
Depois de apresentar essas coisas profundas e insondáveis, o apóstolo se põe de joelhos.
Isso era algo extraordinário para um judeu. Muito raramente um judeu se ajoelhava para orar. Ele sempre ficava de pé para orar. Se estivesse na sinagoga, ficava de pé.
A postura habitual do judeu na oração era ficar de pé e levantar as mãos. Só ocasionalmente encontramos alguém assim de joelhos. Encontramos Daniel de joelhos.
Agora Paulo diz:
“Dobro os meus joelhos perante o Pai.”
O que é isso? Por que essa atitude e essa posição incomuns? Algo incomum está em jogo, ou se trata de uma ocasião extraordinária.
Vocês concordarão que foi assim com Daniel. Lembrem-se: quando ele orou, havia algo tremendo envolvido. Agora o apóstolo diz:
“Dobro os meus joelhos.”
Ele faz isso por algo aqui que é uma questão de tremenda importância.
O que ele pede? Pelo que ele ora? Ele disse todas essas coisas. Ele sabe como são incompreensíveis.
“Para que Ele vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento Dele; tendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais.” — Efésios 1:17-18
Agora vocês chegaram à essência da sabedoria. Qual é a essência da sabedoria? É o dom e a capacidade de enxergar bem no âmago das coisas.
A capacidade concedida de enxergar o âmago das coisas: o espírito de sabedoria.
Paulo está escrevendo nesta carta sobre o mistério oculto desde os séculos e as gerações, desde antes dos tempos eternos, oculto em Cristo, agora retirado do lugar onde estava escondido e confiado a ele.
Paulo está tentando explicar e falar sobre esse mistério. Essas grandes coisas estão no mistério: predestinação, eleição, redenção.
Há homens que, ao longo de centenas de anos, têm se submetido a contorções intelectuais para explicar precisamente essas palavras — predestinação e preordenação —, e ainda continuam nisso.
Paulo sabe quão profundas são essas riquezas da graça, que coisa tremenda nos é trazida em Cristo. Diante de tudo isso, ele cai de joelhos:
“Dobro os meus joelhos perante o Pai, para que Ele vos conceda espírito de sabedoria e de revelação.”
Sabedoria e revelação significam a capacidade de enxergar o âmago disso.
Tudo o que posso acrescentar a isso é que o Espírito Santo veio e está conosco para nos revelar o âmago dessas coisas.
Talvez a maior necessidade dos cristãos hoje seja enxergar o significado das coisas em que creem — enxergar o significado do verdadeiro cristianismo, o significado de todas essas coisas que compõem nossa fé cristã.
São profundezas além do nosso alcance. Essas coisas têm uma profundidade abissal. Precisamos de uma capacidade dada por Deus para enxergar o âmago delas.
Mas, graças a Deus, isso é possível. Graças a Deus, o Espírito Santo nos é dado para esse exato propósito.
O que estou dizendo a vocês, queridos amigos, é simplesmente isto: que você e eu podemos ter esse mesmo Espírito e essa obra do Espírito para abrir nosso coração — os olhos do nosso coração — e nos dar essa sabedoria para enxergar o âmago das coisas de Cristo.
Que coisa maravilhosa é enxergar, ainda que apenas um pouco, o que há lá dentro. “Ah, estou vendo. Nunca tinha visto isso antes.”
Isso é luz. Isso é, de fato, iluminação. Isso é revelação. Isso é a verdade. E produz um efeito.
Não é apenas prazer ou fascínio intelectual. Isso faz algo em nós. Coloca-nos numa posição em que não podemos simplesmente descartar aquilo. Tornou-se parte de nós.
Nunca diremos: “Podemos passar sem isso. Bem, tudo isso é muito maravilhoso, tudo isso é muito bonito”, e assim por diante. “Vamos voltar às coisas simples, fáceis de entender.” Não podemos fazer isso depois de termos enxergado o âmago das coisas.
Não podemos descartar isso nem nos separar disso facilmente. Fazê-lo seria causar um dano irreparável à nossa própria vida espiritual.
Essa verdade, essa verdade poderosa, não é algo que eu possuo. Ela sou eu mesmo — meu próprio ser, minha própria vida. Eu vi. Deus me fez conhecê-la.
Sim, não consigo explicar tudo, mas aí está. Sou eu mesmo. Ele fez disso parte do meu próprio ser. Isso é sabedoria. Isso é sabedoria.
É enxergar bem no âmago, conhecer de maneira íntima e interior o significado das coisas que ouvimos e nas quais talvez tenhamos crido.
Queridos amigos, penso que vocês percebem, pelo que eu disse nesta tarde, que há uma força, uma plenitude, numa palavra como redenção, da qual apenas tocamos a orla.
Tudo o mais em nossa salvação está na mesma categoria. Tem as dimensões do próprio Deus, e precisaremos da eternidade para compreender.
Mas nos é concedido, aqui, conhecer — e conhecer mais e cada vez mais — a profundidade da sabedoria da Sua graça.