Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    The Spiritual & Natural Man #3 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    The Spiritual & Natural Man #3
    The Spiritual & Natural Man #3
    Austin-Sparks, T.

    O Batismo de Jesus e o Homem Espiritual

    Já avançámos o suficiente para que não seja necessário dizer-lhes do que estamos tratando neste momento, a não ser para lembrar-lhes novamente os dois primeiros capítulos da primeira carta aos Coríntios.

    Por razões muito necessárias e muito boas, devido à situação em Corinto, o apóstolo começa sua carta com esta grande distinção entre dois tipos de pessoas que os cristãos podem ser. Ele os chama de homem natural e homem espiritual.

    E, em sua segunda carta, ele afirma com muita precisão que deve estar ocorrendo uma transformação nos cristãos: a passagem de um tipo, chamado natural, para o outro, chamado espiritual.

    O Nascimento Sobrenatural de Cristo

    Nesta manhã, estivemos tratando do nascimento do Senhor Jesus, porque havíamos dito que Cristo é o cristianismo. O cristianismo só é verdadeiramente conhecido e compreendido por meio de um conhecimento espiritual de Cristo.

    Por isso, voltámos ao Seu nascimento para observar uma coisa em particular: ele não foi natural. Não foi natural. É justamente aí, é claro, que todos os intelectuais têm tropeçado e todos os racionalistas têm caído.

    Foi decididamente espiritual, pois o arcanjo disse a Maria, em Lucas 1:35:

    O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a Sua sombra;
    por isso, também o Santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

    E, em Lucas 1:31:

    E chamarás o Seu nome Jesus.

    Aí vocês têm, de maneira rigorosa e estrita, o nome humano, terreno. Duas coisas ligadas: Deus e o homem nesta Pessoa. Isso é um homem espiritual, ou uma mulher espiritual, em sua origem — isto é, desde o princípio: a união de Deus com o homem e do homem com Deus.

    Assim, vimos que, por esse nascimento sobrenatural de Jesus — eu ia dizer antinatural, mas quero dizer um nascimento acima do natural e distinto dele —, um novo tipo, uma nova espécie de humanidade veio a este mundo.

    E, como já disse, perdoem a repetição, porque ela é muito necessária para que essas coisas deixem uma impressão em nós. Vemos algo e o reconhecemos.

    Por isso, repito que todo o Novo Testamento, depois do nascimento do Senhor Jesus, trata da passagem, da transformação e da conformação de um tipo, o natural, ao outro, o espiritual.

    Entendemos que nosso novo nascimento não é algo natural. Nosso relacionamento com Jesus Cristo não é, de modo algum, algo natural, nem mesmo em seu início.

    E todo cristão verdadeiro — estou certo de que isso se aplica a todos os que estão aqui nesta tarde, neste pequeno grupo — deve ser capaz de dizer com toda a certeza: “Não sou o mesmo de antes. Sou diferente”.

    Agora há algo em mim que me tornou um tipo diferente de pessoa. Bem, essa é uma maneira simples de dizer isso, não é? Mas, vejam, isso nos leva de volta ao princípio. Algo aconteceu comigo, de modo que já não sou o mesmo tipo de pessoa.

    E é sobre esse começo, essa mudança, essa diferença, essa distinção e separação que toda a vida cristã é edificada: seu desenvolvimento, seu progresso e aquilo que o apóstolo chama de sermos transformados na mesma imagem.

    O Batismo de Jesus

    Bem, isso foi, em grande parte, uma repetição. Agora, nesta tarde, passaremos ao próximo aspecto da vida do Senhor Jesus que podemos considerar. Todos reconhecem e lamentam que saibamos tão pouco sobre os trinta anos de Sua vida em Nazaré.

    Praticamente nada sabemos sobre esses trinta anos. Há uma interrupção nesse silêncio quando Ele tinha doze anos, e ela é muito, muito esclarecedora. É uma janela aberta para esses trinta anos. Mas, por razões que não nos deteremos a investigar agora, o Espírito Santo não considerou parte do Seu propósito dar-nos um relato detalhado da vida de Jesus durante esses trinta anos.

    Deixemos isso à sabedoria do Espírito Santo e cheguemos ao ponto em que Ele retoma de maneira definida o relato e a história: o batismo de Jesus.

    O batismo de Jesus. O que precisamos ver é que ele faz parte dessa única realidade abrangente: essa nova ordem de humanidade que surgiu com o Senhor Jesus.

    Naturalmente, muito se pode dizer sobre o batismo. Esse não é meu assunto. Mas o batismo do Senhor Jesus é algo que realmente precisamos compreender.

    Muitas vezes sinto que nós, cristãos, e as pessoas que são batizadas carecemos de uma compreensão do batismo que é necessária para que essa grande diferença seja realmente fundamental: a tremenda diferença no tipo de pessoas que somos.

    O batismo é tão frequentemente visto como algo que vocês precisam fazer para obedecer às Escrituras e imitar o Senhor Jesus. Se não gostam dessa palavra, preferem dizer: “Seguir o Senhor Jesus”. Mas isso é imitar o Senhor Jesus, não é?

    Muitas vezes, o raciocínio é: Ele fez isso e ordenou que o fizéssemos; portanto, façam. Fazemos em obediência a um mandamento. Talvez tenhamos um pouco mais de luz sobre o assunto, quanto ao seu significado.

    Mas, ao observar isso em minha própria vida e na vida de tantas pessoas, tenho percebido cada vez mais claramente que ainda precisamos de luz sobre essa questão.

    Fui batizado quando sabia muito pouco, de fato, sobre o significado do batismo. Disseram-me que era um mandamento, que era o caminho pelo qual o Senhor havia passado e que Ele queria que O seguíssemos nesse caminho.

    Então cantávamos: “Seguirei, seguirei, seguirei a Jesus”, e assim por diante, enquanto entrávamos na água. Exteriormente, era em grande parte assim, entendem? Um ato de obediência, um ato de devoção. Éramos sinceros, mas tínhamos pouca compreensão.

    Desde então, temos aprendido o significado disso.

    Agora, quando chegamos ao batismo do Senhor Jesus, temos o padrão. No caso Dele, temos seu significado pleno. Tinha de ser assim.

    Não que eu vá tentar apresentar-lhes todo o significado do batismo em Cristo, mas quero destacar um ou dois aspectos, ou detalhes, que constituem toda essa questão da diferença absoluta no tipo de humanidade que o batismo se destina a expressar.

    Seu batismo é fundamental: é o batismo que serve de fundamento para todos os batismos.

    O Batismo como Identificação com a Morte

    Em primeiro lugar, então, lembremo-nos do caráter universal de Sua morte.

    Como posso apresentar isso da maneira mais marcante? Será que nós, que passámos por esse caminho, e os cristãos que aceitam essa questão do batismo, percebemos que todos fomos afogados — afogados nas profundezas do dilúvio?

    Pessoas que foram afogadas. Agora, talvez vocês pensem que isso seja apenas uma maneira de falar, ou algo impressionante, ou tenham qualquer outro pensamento ou sentimento quando digo isso dessa forma. Mas estou me mantendo fiel às Escrituras.

    Vocês sabem o que Pedro diz em sua carta sobre isso? Ele está falando do dilúvio, daquele dilúvio que houve. Vocês leem o relato do dilúvio. O que aconteceu?

    Bem, todos, com exceção de oito pessoas, foram afogados — literalmente afogados. O dilúvio os submergiu. Perderam a vida. Desceram às profundezas e foram afogados por causa do dilúvio. Foi universal para aquele mundo, com exceção dessas oito pessoas.

    O mundo era um mundo afogado. Pedro diz que a figura correspondente ao dilúvio é o batismo. Em 1 Pedro 3:21:

    O qual, numa verdadeira correspondência, agora também vos salva: o batismo.

    O batismo do Senhor Jesus representa essa submersão universal do mundo, da raça humana.

    Creio que, a esta altura, não seja necessário lembrar-lhes que o batismo é a figura da cruz: estar unido a Cristo em Sua morte e em Seu sepultamento. Vocês sabem disso. Todo o restante do Novo Testamento o afirma de maneira explícita e categórica.

    Então vocês perguntam: “Se isso representa a cruz, por que foi necessário que Ele fosse à cruz depois, havendo um intervalo de mais de três anos e meio entre o batismo e Sua crucificação?”.

    A resposta é muito simples, muito clara. No momento de Seu batismo, Jesus saiu de uma vida privada para uma vida pública; de uma vida sem caráter oficial para uma vida oficial; de um período de espera e preparação, sob o olhar de Deus, para atuar abertamente em Sua missão no mundo.

    Nesse momento, Ele assumiu a missão para a qual havia vindo. É oficial. É pública. Está diante do céu, da terra e do inferno.

    E, portanto, por causa de todas essas características e fatores, Ele precisa colocar a cruz, em figura e em tipo, exatamente ali, como fundamento de Sua missão, de Seu ensino, de Sua obra, de Sua vida e de tudo o que constituiria o cumprimento de Sua missão no mundo.

    Ele precisa colocar a cruz ali. Todos os elementos da cruz se encontram em Seu batismo. Essas são afirmações que, naturalmente, não posso me deter a analisar, mas tudo está ali.

    O ponto é que Ele está colocando todo o significado da cruz logo no início de Sua vida pública e de Sua missão oficial, fundamentando-as na cruz. Estamos entendendo?

    Sendo assim, o batismo realmente prefigura o significado da cruz, e esse significado é universal.

    Quando Jesus veio para ser batizado, João Batista apontou para Ele e disse, em João 1:29:

    Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

    Ora, quem leva o pecado do mundo leva o pecado dessa única humanidade universal. Nesse sentido e sob esse aspecto, Ele está ligado à universalidade da humanidade: Deus inclui todos os homens nessa morte, nesse afogamento, por causa do pecado.

    O pecado do mundo: é outra maneira de dizer a mesma coisa.

    Não sei quantas pessoas, ao serem batizadas, estão cientes disso: de que devem se considerar pessoas que foram afogadas e que, observem bem, na relação que mantinham com a raça humana antes daquele momento, deixaram de existir, deixaram de ter existência nessa relação.

    Todos os que existiam antes do dilúvio e sucumbiram a ele já não tinham existência em relação àquela raça, àquele povo, depois do dilúvio. Aquilo havia terminado.

    Isso é tremendamente sério, não é? Sim, é isso que o Novo Testamento ensina. Precisamos compreender que o Senhor Jesus, em Sua morte, nos levou completamente para debaixo do dilúvio do juízo de Deus por causa do pecado.

    E, quando assumimos essa posição e damos esse passo, devemos, na realidade de nossa vida espiritual, deixar de existir naquele antigo tipo natural.

    O problema em Corinto era que eles não haviam compreendido o significado daquilo em que realmente haviam entrado por meio do batismo, ou o haviam esquecido ou abandonado, e tinham voltado para o outro lado do dilúvio.

    Algumas das declarações mais fortes do Novo Testamento são feitas a esse respeito. Leiam, nesta mesma carta, sobre as pessoas que saíram do Egito e pereceram no deserto.

    Embora tivessem sido batizadas, como diz 1 Coríntios 10:2:

    Em Moisés, na nuvem e no mar.

    Elas pereceram no deserto porque não haviam permanecido na posição que aquele batismo significava.

    Vão à carta aos Hebreus, e vocês sabem das coisas quase aterradoras que ali são ditas sobre voltar atrás nesses fundamentos — voltar atrás neles. Em Hebreus 6:4-6:

    É impossível renová-los outra vez para arrependimento;
    visto que, para si mesmos, crucificam de novo o Filho de Deus.

    Bem, isso é uma observação à parte. Não vamos nos deter nela. Mas o que estou enfatizando é isto: de um lado do batismo do Senhor Jesus, há essa submersão universal de todos os filhos de Adão em um ato de Deus que põe fim àquela raça no que diz respeito à Sua aceitação.

    A raça continua, mas não é aceita. Essa raça não encontra acolhimento diante de Deus. É isso que significam o batismo e a cruz do Senhor Jesus.

    O Batismo como Linha Divisória

    Bem, esse é um aspecto, mas observem: há esse fator de distinção no batismo. Ele estabelece uma divisão.

    Oito pessoas passaram pelo dilúvio e sobreviveram. Mas não estiveram em terra seca o tempo todo. Isto é, estavam no dilúvio. O dilúvio não estava dentro delas, mas elas estavam nele. Passaram por ele.

    É-nos dito que sobreviveram e saíram do outro lado por causa da fé — pela fé, pela fé, pela fé.

    Assim, há essa distinção entre o natural e o espiritual: os que sobrevivem são os que creem. E crer, no Novo Testamento, não é algo mental. Não é um assentimento mental, como dizer: “Bem, sim, aceito essa verdade. Reconheço que isso é verdade”.

    Isso não é crer no sentido do Novo Testamento. Crer é algo mais radical do que isso.

    Na campanha de Billy Graham em Glasgow, eu estava sentado na plataforma, imediatamente atrás dele. Era uma plataforma grande, e precisava suportar uma carga considerável.

    Billy Graham disse exatamente isto ao falar sobre crer segundo o significado do Novo Testamento: “A palavra ‘crer’ significa isto”, disse ele.

    “Vim por aquele corredor, subi estes degraus e entrei nesta plataforma. Ao fazer isso, cri que esta plataforma me sustentaria. Confiei-me a ela.”

    “Se ela tivesse desabado, vocês sabem o que teria acontecido. Se eu tivesse ficado para trás e dito: ‘Não tenho tanta certeza de que construíram essa plataforma bem o suficiente para suportar meu peso’, não teria subido nela. Mas eu cri.”

    “Cri que esta plataforma poderia me sustentar. E, vendo ao longo de todas estas reuniões que ela tinha resistência suficiente, simplesmente me confiei a ela.”

    Esse é o significado da expressão do Novo Testamento “crer no Senhor Jesus”. Não é algo meramente mental; é um ato — uma entrega.

    “Penso, penso… mas não vou ficar apenas pensando. Creio que sobreviverei.” Isso é crer. É muito simples, não é? Mas, vejam, é exatamente isso.

    Os que entraram na arca creram que ela poderia levá-los em segurança através do que estava por vir, transportá-los através do dilúvio. Pela fé, sobreviveram.

    É assim que essa distinção se estabelece, separando uma raça que não se entrega daqueles que se entregam: uma ordem inteiramente diferente, uma ordem diferente de existência.

    Mas o batismo declara que vocês e eu, todos os que seguem por esse caminho, reconhecemos que fomos afogados no grande dilúvio do juízo de Deus sobre o pecado — um juízo universal.

    Não há um — nem um, diz o apóstolo —, nem um justo. Em Romanos 3:10, 23:

    Não há um justo, nem um sequer.

    Todos pecaram.

    Assim, as pessoas espirituais são aquelas que sobrevivem ao juízo, que saem do outro lado reconhecendo quão absoluta é essa divisão, quão completa e quão evidente ela é.

    Posso tornar isso muito mais marcante, se quiser — se vocês quiserem. Bem, se já viram pessoas afogadas, sabem do que estou falando: pessoas retiradas da água depois de se afogarem, após terem permanecido ali por tempo suficiente.

    Vocês sabem do que estou falando. Não há muita esperança ali. Não, elas deixaram de existir como partes orgânicas de determinada ordem da criação.

    Somos de uma nova ordem de homens e mulheres, de pessoas, de seres humanos, de humanidade — uma nova ordem em Cristo. Em 2 Coríntios 5:17:

    Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é;
    as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas.

    Façam círculos em volta dessa palavra: novo. Novo, novo, novo. O que é essa novidade? Pensem nisso. Ela estabelece uma distinção; divide duas raças.

    O batismo do Senhor Jesus: foi por isso que, em figura e em tipo, Ele foi ao Jordão e insistiu em ser batizado, representando a raça humana nos termos abrangentes e universais de Seu título, Filho do Homem — o título da raça humana.

    Foi por isso que, ao ir até lá, Ele insistiu nisso: porque sabia quão grande, quão tremenda seria Sua cruz neste aspecto — o nascimento de um tipo diferente de humanidade.

    E vocês podem ver como, a partir daquele momento de Seu batismo, ao sair da água, Ele é tão diferente dos outros homens. Ao longo destes dois mil anos, as pessoas têm procurado explicar algo a Seu respeito — algo que era insondável.

    A Unção do Espírito Santo

    Isso nos conduz, como vocês veem, a esta nova etapa. Mas, antes de prosseguir, precisamos chegar àquilo que está tão imediatamente associado ao Seu batismo.

    Não há intervalo entre Sua saída da água e a abertura imediata dos céus, com o Espírito descendo sobre Ele em forma de pomba. Aí está a unção.

    A respeito dela, Ele começou Seu ministério em Nazaré declarando, em Lucas 4:18:

    O Espírito do Senhor está sobre Mim,
    porque Ele Me ungiu.

    Essas são duas partes de um todo: a ressurreição e a unção. E o que significa a unção? Como já disse, são duas partes de uma única realidade.

    Não creio que a unção deva ser adiada para algum tempo depois da conversão ou do batismo. Não penso que seja algo que esteja mais adiante no caminho.

    No caso Dele, foi imediata, e é assim que deve ser.

    Essa nova ordem, à qual pertencem aqueles que reconheceram o significado de Sua morte e se firmaram pessoalmente nela por meio de uma entrega, é caracterizada pela unção do Espírito Santo.

    É uma ordem do Espírito Santo. É o novo nascimento. Em João 3:6:

    O que é nascido do Espírito é espírito.

    Um homem espiritual emerge do batismo, se o compreendemos corretamente. Creio que foi por isso que os apóstolos, sempre, imediatamente depois de batizarem as pessoas, oravam por elas para que recebessem o Espírito. Eles uniam as duas coisas.

    Mas essa é uma nova ordem, e essa nova ordem é caracterizada pelo Espírito Santo.

    A Capacidade Espiritual por meio da Unção

    Ao dizer isso, ainda não dissemos o suficiente. É preciso explicar. Bem, se voltarem a 1 Coríntios 2, terão alguma ideia do que significa a unção, pelo menos em seu fundamento, ainda que não inteiramente.

    Nesse capítulo, o apóstolo está falando do homem espiritual — o homem espiritual que o cristão deve ser, que foi chamado e destinado a ser, se compreender corretamente o que aconteceu e o significado desse batismo.

    O homem espiritual é caracterizado por certas coisas bastante elementares.

    A unção significa simplesmente que o homem espiritual possui capacidades que nenhuma outra ordem humana possui. Isso nos examina profundamente, não é? Portanto, também nos põe à prova.

    Agora, em 1 Coríntios 2:14:

    Ora, o homem natural não recebe as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura;
    e não pode conhecê-las, porque são discernidas espiritualmente.

    O que isso significa? O que isso declara? O homem natural não possui certas capacidades essenciais no que diz respeito às coisas de Deus.

    As coisas de Deus! Bem, entrámos nas coisas de Deus, não é? O domínio das coisas de Deus — que domínio! Inesgotável. Inesgotável.

    Será necessária toda a eternidade para aprender as coisas de Deus. Ora, toda a nossa vida cristã deveria consistir em aprender as coisas de Deus ao longo de todo o caminho, aprender as coisas do Espírito de Deus.

    O homem natural não tem capacidade para isso. Não pode conhecer; não pode receber. Sua atitude é de ceticismo, de cinismo.

    “Todas essas coisas que vocês, cristãos, tanto valorizam — não são absurdos?” Para o homem natural, são apenas absurdos, e ele age de acordo com isso.

    Os coríntios são o exemplo. É uma coisa terrível, terrível para os cristãos de Corinto.

    Mas aquele que é espiritual — e vocês notarão, nas diferentes traduções, que os tradutores realmente encontraram uma dificuldade aqui. Eles se viram às voltas com a tarefa de traduzir para o inglês o verdadeiro significado e sentido da palavra original.

    Em 1 Coríntios 2:15:

    Mas o que é espiritual julga todas as coisas.

    “Examina todas as coisas”, talvez. Essas são palavras que os tradutores introduziram no texto ou na margem — na Versão Revisada ou na Versão Autorizada. Eles estão às voltas com uma palavra.

    O que ela significa? Qual é seu significado? Bem, se eles não conseguiram resolver isso, eu também não consigo, naturalmente. Não estamos dizendo: “Posso fazer melhor”.

    Mas parte do que o apóstolo está dizendo é que o homem natural não tem capacidade para compreender o significado, o sentido, a implicação das coisas do Espírito, enquanto o homem espiritual tem capacidade para isso.

    Por seu novo nascimento e pela unção, é produzida uma capacidade que nenhuma outra espécie de humanidade possui. Ele ou ela possui essa capacidade — talvez ainda em sua infância, no início —, e ela precisa crescer e crescer.

    Até que, bem, terminemos esta vida, seja qual for sua duração, e mesmo então cheguemos a dizer: “Ora, como fui tolo! Por que não vi isso antes?”. Não suponho que usem esse tipo de linguagem no céu, mas tenho plena certeza de que, com todos os nossos estudos e toda a nossa experiência, chegaremos lá e diremos: “Eu não tinha visto isso? Realmente, eu não tinha visto isso?”.

    Provavelmente passaremos toda a eternidade com essa percepção extraordinária, maravilhosa: “Oh, eu era cego. Isto, isto, isto — se ao menos eu tivesse podido ver!”.

    Contudo, há aqui um começo dessa realidade: capacidade — para todas as coisas espirituais, percepção espiritual, entendimento espiritual, compreensão espiritual. Uma capacidade.

    Essa é a obra da unção. É a obra da unção. Ah, queridos amigos, quanto isso significa!

    Os Limites da Capacidade Natural

    Lembro-me muito bem de quando me deparei com isso, muitos anos atrás. Creio que esse relato pode ajudar a esclarecer o que estou tentando expressar nesta tarde.

    Cheguei à compreensão deste fato: aquilo que eu realmente buscava — realmente buscava — quanto ao meu próprio conhecimento, entendimento, valor e capacidade, e quanto ao meu ministério, aquilo que eu realmente buscava jamais poderia ser alcançado por meio de qualquer capacidade natural.

    Eu lia. Ah, como eu lia e estudava!

    Ainda consigo me ver, antes de me casar, no quarto onde morava, sozinho, com meus livros abertos diante de mim enquanto fazia minha refeição. Lembro-me de estudar obras como a História da Religião na Filosofia Grega, de Edward Caird, um volume do tamanho de uma Bíblia de família.

    E eu precisava me levantar da refeição e dar uma volta no quarteirão para firmar a cabeça — estava tonto com tudo aquilo. Era esse tipo de coisa que eu fazia, tentando conhecer Deus, tentando encontrar algo para meu próprio bem espiritual.

    E, por fim, tive de dizer: “Não estou chegando lá. Não estou encontrando o que procuro. Não estou chegando lá. Isso me escapa”.

    Então, naturalmente, voltei-me para as Escrituras e cheguei a 1 Coríntios 2.

    O homem natural não pode, não pode, não pode. Com todos os seus esforços, não pode. Ele não consegue avançar; há uma barreira.

    Mas, ah, que coisa tremenda foi para mim quando, naquele momento, vi que o Espírito Santo é para nós, que Ele nos é dado, e que o Espírito Santo possui toda a capacidade de conhecer Suas próprias coisas — tudo a respeito de Deus, as coisas de Deus.

    E, se eu tiver o Espírito Santo, posso conhecer tudo o que Deus quiser que eu conheça. Digo-lhes: desde aquele dia, isso tem sido uma verdadeira, uma verdadeira bênção em minha vida — para a vida, para o ministério.

    O Espírito Santo, a unção, a capacidade. Em 1 Coríntios 2:9:

    As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,
    e não subiram ao coração do homem,
    são as que Deus preparou para os que O amam.

    O Espírito Santo é a capacidade para tudo o que Deus deseja no que diz respeito a nós.

    A Filiação de Cristo e o Conhecimento Espiritual

    Jesus, tendo sido ungido, saiu para exercer Seu ministério. Há dois lados naquilo que o apóstolo diz aqui sobre o homem espiritual, que discerne, percebe, examina — seja qual for a palavra que vocês escolham — todas as coisas.

    Em 1 Coríntios 2:15:

    E ele de ninguém é julgado.

    Não gosto da palavra “julgado” nem de “examinado”; elas não nos ajudam muito.

    O que o apóstolo está dizendo é que esse tipo de humanidade ungida é insondável para o mundo. O mundo simplesmente não compreende esse homem ou essa mulher.

    E a tentação de um cristão jovem é tentar fazer com que o mundo o compreenda sem nascer de novo. É tão difícil, não é, jovens cristãos? Tão difícil.

    Vocês precisam assumir esta posição: “Eles não me compreendem, mas preciso aceitar isso. Eles não sabem, e preciso simplesmente aceitar isso”. Não tentem fazê-los conhecer por meio de argumentos e discussões antes que nasçam de novo.

    Minha tarefa é colocá-los diante de sua necessidade de nascer de novo. É o caso de Nicodemos, não é? Vejam como o Senhor tratou a situação.

    Ali está aquele homem tão intelectual. É como se o Senhor dissesse: “Não vou discutir com você. Não vou descer ao seu nível para tentar explicar-lhe as coisas. Não, estamos em dois mundos diferentes”.

    “Você pertence a uma ordem, e Eu, a outra. Para chegar onde Eu estou e conhecer o que Eu conheço, você precisa vir pelo mesmo caminho: nascer do alto.”

    Talvez tudo isso seja simples demais para vocês, cristãos, mas o que quero mostrar é isto: a unção de Jesus era Sua capacidade para a missão de Sua vida.

    Sua capacidade para a missão de Sua vida; e, no caso Dele, capacidade significava compreender a mente do Pai.

    Vejam, era o Espírito de filiação que vinha sobre Ele. Do céu aberto, o Pai declarou, em Mateus 3:17:

    Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo.

    A confirmação de Sua filiação foi selada pelo Espírito Santo, como Espírito de filiação.

    E, daquele momento em diante, pela unção, sobre o fundamento da filiação, Ele podia compreender Seu Pai. Podia ouvir Seu Pai. Conhecia Seu Pai.

    Era um relacionamento de Pai e Filho, de Filho e Pai, em comunhão. Tudo o que Ele disse, tudo o que fez e tudo pelo que passou durante os três anos e meio seguintes, até partir, teve por fundamento essa íntima relação de uma nova ordem — outra ordem, celestial: o relacionamento Pai-Filho, Filho-Pai.

    A Formação pela Unção

    Temos apenas os começos desse tipo de conhecimento, quando o possuímos. Se realmente nascemos de novo, do alto, e fomos ungidos pelo Espírito Santo, temos, de fato, os começos disso.

    Tenho plena certeza de que vocês sabem muito bem quando o Espírito Santo em vocês concorda ou discorda de algo que dizem, fazem ou disseram, não é? Não é?

    Vocês têm muitas maneiras de expressar isso. “Não me sinto à vontade com isso.” Algumas pessoas usam esta linguagem: “Não sinto vida nisso”. Bem, seja qual for a maneira de dizer, vocês sabem o que querem dizer. Nós sabemos o que queremos dizer.

    O Espírito Santo em nosso interior não confirma, não concorda nem nos acompanha. Mas vamos aprender muitas lições dessa maneira.

    Ou Ele, com vida e paz, dá testemunho: “Isso está certo”. É uma formação maravilhosa, a formação pela unção.

    Mas essa é a diferença entre dois tipos de pessoas: aquelas que vivem no natural e tentam resolver tudo por meio de habilidades, recursos e capacidades naturais, e acabam encontrando um bloqueio — um impasse.

    Elas entram em uma rua sem saída e precisam voltar, porque não há passagem, vez após vez. Assim, há cristãos naturais, e há outros que andam no Espírito — pessoas espirituais.

    As pessoas espirituais possuem, pelo menos, essa capacidade de conhecer, ou os começos do conhecimento espiritual.

    Conclusão

    Mas creio que nosso tempo nesta tarde já se esgotou, e vamos deixar o assunto aqui. Não sei quanto isso tem sido útil para vocês.

    Mas estou certo de que ainda há algo em que precisamos entrar — algo em que, pelo menos, ainda não entrámos plenamente — nessa questão da ordem diferente de pessoas à qual pertencemos como cristãos, como pessoas de Cristo.

    Receber de Cristo seu caráter e suas capacidades: isso é o verdadeiro cristianismo.

    Que isso seja verdade, em medida sempre crescente, na vida de cada um de nós.