Na segunda carta aos Coríntios, vamos ler alguns versículos, desde o versículo dezassete do segundo capítulo até os primeiros versículos do capítulo 3: 2 Coríntios 2:17–3:9.
Porque nós não somos, como muitos, corruptores da palavra de Deus; antes, com sinceridade, como da parte de Deus, na presença de Deus, falamos em Cristo. Estamos começando outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós ou de vós? Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens; sendo manifesto que vós sois uma carta de Cristo, ministrada por nós, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas que são corações de carne. E tal confiança temos por Cristo para com Deus: não que sejamos suficientes por nós mesmos, para considerar alguma coisa como proveniente de nós mesmos; mas a nossa suficiência vem de Deus; o Qual também nos fez suficientes como ministros de uma nova aliança; não da letra, mas do Espírito: porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. Mas, se o ministério da morte, escrito e gravado em pedras, veio com glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés por causa da glória do seu rosto, a qual estava desaparecendo: como não será antes com glória o ministério do Espírito?
Este é outro aspecto de toda esta carta, deste documento que trata do ministério da igreja. Nesta noite, vamos nos deter nesse outro aspecto, referente a essas epístolas vivas e cartas de recomendação. Nele veremos, ainda que não de imediato, algo da natureza do ministério do povo do Senhor — não, neste momento, do ministério dirigido ao povo do Senhor, mas do ministério exercido pelo povo do Senhor.
Quando começamos esta reflexão, destacamos que, ao longo de toda a carta, há muitas indicações dos sofrimentos e das adversidades que sobrevieram ao apóstolo Paulo por causa dessa igreja em Corinto — pelo menos de uma parte dela. É muito difícil acreditar que toda a igreja fosse assim, mas há referência a um grupo. Não sabemos quão grande era, mas era suficientemente grande, e a situação suficientemente séria, para que ele lhe desse tanta atenção a ponto de escrever pelo menos estas duas extensas cartas. Ambas tratam daquela atitude que havia surgido contra ele.
Não há certeza alguma de que Pedro tenha ido a Corinto. O fato de haver em Corinto um grupo ligado a Pedro é bastante esclarecedor; penso que é uma chave para compreender a situação. Não temos conhecimento algum de que Pedro tenha estado em Corinto, e, no entanto, havia ali, na igreja, aquele grupo que dizia: “Somos de Cefas”.
Penso que isso indica a atuação dos judaizantes, que seguiam Paulo aonde quer que ele fosse — a cada igreja, a cada assembleia de crentes que havia surgido por meio do seu ministério —, seguindo-o para desacreditá-lo na igreja. Uma atividade deplorável; uma obra de vida miserável e desprezível. Mas era isso que acontecia.
Sabemos que isso afetava outras igrejas, como as da Galácia; há uma referência explícita a isso. E o motivo pelo qual esse grupo ligado a Pedro parece apontar para a atuação dos judaizantes é que Pedro era o apóstolo da circuncisão — isto é, dos judeus.
Embora Pedro não concordasse com eles, esse grupo — o grupo de Pedro, como nos é dito — estava ali e tinha influência. Essa infecção judaizante havia influenciado aquelas pessoas, dizendo: “Agora, vejam, Pedro foi o primeiro e grande apóstolo. Foi o grande porta-voz no dia de Pentecostes. Pedro é o grande nome, o homem que estava lá no princípio. E Pedro, vejam, é o apóstolo dos judeus. E quem é esse homem, Paulo? Ele repudiou essa esfera, a dos judeus, e foi para os gentios, que é o que vocês são aqui”.
Vocês percebem o que estava sendo feito? Isso não vinha do céu. Esse fermento, esse fermento maligno, havia levedado a igreja em Corinto. Portanto, havia entre esses crentes essa atividade deplorável, miserável e desprezível, desacreditando o apóstolo Paulo e o seu ministério.
Uma das linhas de argumentação que eles haviam adotado, evidentemente, era esta: “Paulo alguma vez lhes trouxe cartas de recomendação da igreja em Jerusalém? Vocês já viram o certificado de ministério que Jerusalém lhe concedeu?”
Jerusalém — não Antioquia. Eles não poderiam ter dito Antioquia; isso não serviria ao propósito deles. Mas Jerusalém é o centro do elemento judaico, não é? “Vocês já viram o certificado dele? Já viram sua carta de recomendação? Ele alguma vez chegou trazendo nas mãos algo de Jerusalém que comprovasse a legitimidade de sua condição de apóstolo de Cristo? Não, vocês nunca viram nada assim, porque ele não tem tal documento.
“Jerusalém não lhe deu autorização por escrito. Jerusalém não reconheceu o seu apostolado. Jerusalém não o ordenou para o ministério. Ele não tem cartas de recomendação. Não tem certificado de sua autoridade.”
Bem, o apóstolo havia enfrentado isso. Aquilo o havia ferido, como tantas outras coisas que não mencionaremos, mas que são indicadas nesta carta. Feriu-o muito profundamente; ele sofreu de maneira muito intensa, porque, afinal, essa igreja devia a ele tudo o que havia recebido de Cristo. Ele havia sofrido por eles. Havia ministrado entre eles, dia e noite, durante dois anos. Havia dado sua vida por eles.
E, naturalmente — Deus sabe que ele era humano —, também por causa de sua dedicação espiritual, ele sentia esse tipo de coisa de maneira muito intensa. Então responde, em 2 Coríntios 3:1:
Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação?
Não sei; talvez haja um pouco de sarcasmo, sabem, naquele “como alguns”. Bem, vou deixar isso para vocês ponderarem.
Precisamos de cartas de recomendação? Precisamos mesmo — vocês precisam de um certificado do nosso apostolado? É essa a base da nossa credibilidade? Um pedaço de papel? Cartas de recomendação?
Olhem para vocês mesmos. Quem os levou a Cristo? Como vocês vieram a conhecer o Senhor Jesus? Quem foi o instrumento Dele para conduzi-los à salvação? Não foi Pedro. Não foi Apolo.
Ele não deu a resposta; apenas fez a pergunta e deixou que eles respondessem. Olhem para vocês mesmos e olhem para o começo de sua caminhada. Olhem para o que vocês têm de Cristo, para o amor por Cristo e para o que Cristo significa para vocês; e então respondam à pergunta no próprio coração: como isso chegou até vocês?
Precisamos de prova documental? Vocês são a prova documental. Vocês são uma epístola — não uma epístola nossa. Observem: tenham cuidado, não de nós mesmos. Em 2 Coríntios 3:5, ele diz:
Não que sejamos suficientes por nós mesmos.
Não, ele está deixando a si mesmo de lado. Embora seja um instrumento, um vaso, um meio, ele deixa a si mesmo de lado e diz, em 2 Coríntios 3:3:
Vós sois uma carta de Cristo.
Vocês não são apenas representantes de Paulo e de seu ensino. Repito: isso não é meramente a verdade que ele propagou. Vocês não são apenas membros de um grupo paulino. Vocês são, se isso é Cristo, epístolas de Cristo. Essa é a única credencial. Esse é o verdadeiro certificado.
As pessoas dão muita importância a essas outras coisas, sabem: apoio oficial de Jerusalém, onde quer que essa Jerusalém esteja; ordenação; o certificado de ordenação. Dão muita importância a essas coisas.
Mas, sem descartar inteiramente todas essas coisas, elas não valem nada — quero dizer, nada. Não nos dão credibilidade, posição, direito nem autoridade. O único certificado verdadeiro é que as pessoas olhem para nós e leiam Cristo — percebam Cristo, leiam Cristo —, não o ensino de Paulo, não o nome de algum homem.
Podemos ter uma enorme quantidade de ensino. Podemos ter recebido tudo isso ao longo de todos esses anos e de todas essas conferências, mas, se as pessoas, ao olharem para nós, não leem Cristo, isso não vale nada. Lembrem-se disso.
As pessoas com quem convivemos — elas leem Cristo? Conseguem discernir Cristo, decifrar Cristo em nossa vida? E as pessoas com quem trabalhamos?
Esse é o nosso ministério, entendem? O ministério não está no salão e na reunião no dia do Senhor, ou em ocasiões especiais. O ministério está em nossa casa. É ali que podemos ser lidos com maior clareza — ser lidos.
Está em nosso local de trabalho. Está onde quer que estejamos. Onde quer que estejamos, esse é o lugar do nosso ministério como igreja e como seus membros. O ministério consiste em sermos lidos. Não se enganem a esse respeito: nós somos lidos.
As pessoas que convivem conosco estão nos lendo. As pessoas com quem trabalhamos estão nos lendo, formando uma opinião sobre nós, observando-nos, fazendo seus julgamentos a nosso respeito. E o que encontram? O que encontram? Somos pessoas difíceis de conviver, de trabalhar — complicadas, contenciosas? Ou elas leem Cristo? “Epístolas de Cristo”, diz Paulo.
Penso que é muito provável que Paulo tivesse em mente não apenas aquelas tábuas de pedra nas quais o Senhor escreveu a lei e a entregou a Moisés, mas também algo com que Paulo estava bastante familiarizado e que só veio à luz em anos recentes.
Lembro-me de que, há uns quarenta anos, suponho — talvez mais —, adquiri um livro do Dr. Deissmann, um grande erudito alemão. Chamava-se Dos Montes de Lixo do Egito.
Tratava-se de uma descoberta feita em escavações, que se tornou a base de muitas informações novas sobre a vida e os costumes do mundo antigo.
Haviam sido feitas algumas escavações em montes de lixo do Egito e, à medida que retiravam a terra de baixo, veio à luz uma grande quantidade de cerâmica quebrada — pedaços de cerâmica. Perceberam que havia pequenas inscrições nesses pedaços de cerâmica.
Quando começaram a decifrar a escrita, descobriram que eram partes de cartas. Ao juntar esses pedaços, formaram cartas inteiras, e eram cartas do mundo greco-romano: “Ao excelentíssimo servo”, e depois alguma espécie de palavra amável — não linguagem do Novo Testamento —, ou algo assim: “Bênçãos estejam sobre ti da parte de um dos deuses, o mais excelente. A bênção dos deuses esteja sobre ti. Que te encontres em felicidade e em paz”.
Bem, podemos encontrar inícios das cartas de Paulo exatamente assim. Era uma fórmula de correspondência daquela época.
Esses pedaços de louça de barro quebrada são chamados, na língua deles, de ostraca, ou óstracos. Nossa palavra “ostracismo” vem dessa palavra grega: pedaços de cerâmica lançados fora, descartados.
Penso que Paulo tinha isso em mente ao escrever aqui. Sim, descartados, lançados fora — ou, para usar outra expressão, jogados fora —, pedaços de cerâmica. Não porcelana, cerâmica ou louça sem vida: epístolas vivas. Lançados fora, desacreditados, postos no monte de lixo — vocês são epístolas de Cristo?
Muitas vezes essas duas coisas andam juntas. Da parte do mundo, e talvez de muitos cristãos como os coríntios: desacreditados, desonrados, postos no ostracismo, lançados no monte de lixo — refugo. Epístolas de Cristo.
Uma coisa dessas pode acontecer, entendem, com epístolas de Cristo. Isso aconteceu — aconteceu de fato — com o apóstolo Paulo: desacreditado, sem apoio, sem credenciais, desonrado ali.
Ele pode escrever, em 2 Coríntios 10:10:
Porque as suas cartas, dizem, são graves e fortes; mas a presença do corpo é fraca, e a palavra, desprezível.
Ou comparem a pregação dele com a de alguns dos oradores gregos. Vocês podem dizer isso a ele. Ele o reconheceu, em 1 Coríntios 2:4:
A minha pregação não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana.
Muito bem, digam o que quiserem a esse respeito. Minha pregação, desacreditada; minha pessoa — conheço muito bem minhas enfermidades físicas, e sei que minha presença física não impressiona muito vocês. Podem dizer o que quiserem a esse respeito. Pode ser perfeitamente verdade.
E todas as outras coisas que disseram — muitas delas estão registradas.
Mas, queridos amigos, hoje — hoje —, o que dizer desse homem posto no ostracismo? O que dizer? Ele é uma epístola de Cristo? É uma epístola viva?
Vocês percebem que isso está no contexto do véu que Moisés colocou sobre o rosto. As duas coisas relacionadas com esse véu são estas: a glória que estava passando, passando, desvanecendo; e a glória que permanece, que subsiste. O contraste é entre o transitório, o passageiro, e o duradouro, o permanente.
Sugiro a vocês que Paulo pertence à segunda categoria: o permanente, o duradouro, porque o seu ministério é um ministério de Cristo.
Bem, isso nos desafia, não é? Não sei se é necessário dizer muito mais. Isso vai direto ao ponto. Mostra-nos exatamente o que é o ministério da igreja.
Mas há outra coisa aqui, porque tudo isso forma um só conjunto. Voltem ao capítulo 1, versículo 21. Em 2 Coríntios 1:21, vocês encontram isto:
Mas Aquele que nos confirma convosco em Cristo, e nos ungiu, é Deus.
A expressão, na verdade, é “para dentro de Cristo”: Aquele que nos firma, juntamente com vocês, para dentro de Cristo, e nos ungiu, é Deus.
Um vaso ungido. Agora, imagino que todos aqui conheçam o significado da unção na Bíblia. Reis eram ungidos; sacerdotes eram ungidos; alguns profetas eram ungidos.
Mas a unção, que simboliza a vinda do Espírito Santo sobre aquela pessoa, estava sempre relacionada a algum ministério.
Não se tratava apenas de ter o Espírito Santo, mas do aspecto ativo do Espírito Santo na expressão divina. Se fosse um rei, era para a realeza, para a autoridade, para o governo. Se fosse um sacerdote, era para a mediação, para seu serviço, seu trabalho. Assim também com os profetas que eram ungidos. Era sempre o aspecto ativo.
Vocês observarão que, imediatamente depois de Jesus ter sido ungido pelo Espírito Santo, Ele saiu para exercer Seu ministério. Primeiro, Seu ministério foi desafiado no deserto pelo diabo; depois, Ele voltou do deserto no poder do Espírito, foi a Nazaré e passou a exercer o ministério de Sua vida.
A unção era o aspecto prático, ativo, da vida de um homem de Deus. “E nos ungiu”, juntamente com vocês — a unção conjunta da igreja.
Isso significa, queridos amigos, que o fato de o Espírito Santo ter vindo a nós traz consigo o fato de uma atividade em nossa vida: de maneira concreta, ministrando Cristo, mostrando Cristo, expressando Cristo, tornando Cristo conhecido.
O Espírito Santo, se Sua vontade e Seu propósito encontram correspondência em nós nessa direção, é a capacitação, a sabedoria, o poder, a perseverança, a eficácia — a promessa de Deus, tudo pelo Espírito.
Observem que Paulo fala muito sobre o Espírito aqui, no início da carta. Em 2 Coríntios 3:17, ele diz:
Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
E assim por diante. “E nos ungiu.” Tudo isso faz parte dessa grande questão do nosso ministério.
Não somos suficientes por nós mesmos — não somos suficientes nessa questão. Não temos suficiência, mas Ele nos ungiu, e essa é a suficiência.
Uma pequena coisa — uma coisa maravilhosa — me leva de volta ao começo do meu ministério, quando tive pela primeira vez a responsabilidade por um grupo do povo do Senhor. Eu havia me tornado, como se costuma dizer, o pastor deles.
Mas, sabem, isso estava muito presente em mim naquela ocasião: não tenho capacidade. Não estou preparado de modo algum para este trabalho. Mas o Espírito Santo é plenamente capaz de cuidar de tudo isso. Posso contar com o Espírito Santo.
Desde aquele começo até hoje, creio que tem sido exatamente isso: de um lado, a profunda consciência de que não somos suficientes por nós mesmos; do outro, a unção — a unção. Podemos sempre recorrer ao Espírito Santo.
Eu não estaria falando com tanta ênfase a vocês sobre o nosso ministério se não pudesse lhes dizer isto: que o mais fraco, o mais pobre, o mais incapaz por natureza pode contar com o Espírito Santo.
O ponto específico é que o propósito do Espírito Santo é manifestar Cristo, fazer com que nossa presença transmita a impressão de Cristo.
Vou parar por enquanto. Esse é outro aspecto do nosso ministério: epístolas vivas. Como o evangelho se espalha? Como o mundo há de conhecê-lo?
Bem, o apóstolo não diz aqui nada — ou muito pouco — sobre sairmos por aqui, por ali e por toda parte. Isso pode fazer parte, é claro. Mas o que ele diz, em 2 Coríntios 3:2, é:
Conhecida e lida por todos os homens.
É assim que o evangelho se expande. É assim que o mundo fica sabendo: as pessoas conseguem ler Cristo onde estamos.
Devemos nos voltar à oração em nosso coração, tenho certeza, e de joelhos, cada vez mais: “Deus, cumpre este ministério. Faze de mim um certificado de Cristo. Faze de mim uma carta viva de recomendação de Cristo — uma epístola”.
Oremos.