Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    The Ministry Of The Church #3 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    The Ministry Of The Church #3
    The Ministry Of The Church #3
    Austin-Sparks, T.

    O Ministério da Glória

    Leiam agora, por favor, a segunda carta aos Coríntios, capítulo 3.

    Começamos outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós ou de vós?
    Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens;
    manifestando-se que sois carta de Cristo, ministrada por nós, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas que são corações de carne.
    E tal confiança temos por Cristo para com Deus:
    não que sejamos suficientes por nós mesmos, para considerar alguma coisa como procedente de nós; mas a nossa suficiência vem de Deus;
    o Qual também nos fez suficientes como ministros de uma nova aliança; não da letra, mas do Espírito: porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.

    Mas, se o ministério da morte, escrito e gravado em pedras, veio com glória, de modo que os filhos de Israel não podiam olhar fixamente para o rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, glória essa que estava desaparecendo:
    como não será, antes, com glória o ministério do Espírito?
    Porque, se o ministério da condenação é glória, muito mais o ministério da justiça excede em glória.
    Pois, na verdade, aquilo que foi glorificado não foi glorificado neste aspecto, em razão da glória que o sobrepuja.
    Porque, se aquilo que passa foi com glória, muito mais aquilo que permanece é em glória.

    Tendo, pois, tal esperança, usamos de grande ousadia no falar, e não somos como Moisés, que punha um véu sobre o seu rosto, para que os filhos de Israel não olhassem fixamente para o fim daquilo que estava desaparecendo:
    mas os seus entendimentos foram endurecidos: porque até este mesmo dia, na leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece sem ser levantado, véu esse que é removido em Cristo.
    Mas, até hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está sobre o coração deles.
    Mas, sempre que ele se converter ao Senhor, o véu será tirado.
    Ora, o Senhor é o Espírito: e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
    Mas todos nós, com o rosto descoberto, contemplando como em um espelho a glória do Senhor, somos transformados na mesma imagem, de glória em glória, como pelo Senhor, o Espírito.

    Portanto, tendo este ministério, assim como alcançamos misericórdia, não desfalecemos.

    O Ministério Confiado ao Povo do Senhor

    Temos visto que toda esta segunda carta aos Coríntios trata da questão do ministério do povo do Senhor. Vocês terão observado que, neste capítulo, a palavra ministração, ou ministério, é usada repetidamente: toda a questão, todo o assunto de ministrar — de comunicar Cristo.

    E vocês também terão observado que esse ministério é o ministério da glória. Essa palavra, e o pensamento ligado a ela, aparece tantas vezes nesta parte da carta. É o ministério da glória que foi confiado ao povo do Senhor.

    Mas essa afirmação, por si só, talvez não ajude vocês a avançar muito. Precisamos entrar nesta seção e ver o que isso realmente significa. É uma seção muito rica — este capítulo 3 e parte do capítulo 4. Na verdade, o assunto continua, e precisa ser dividido em suas várias etapas.

    Nesta tarde, vamos apenas olhar e considerar a primeira dessas etapas: o que podemos chamar de ministério em contraste. Isto é, o contraste entre o ministério de Moisés e o ministério de Cristo, ou o ministério do Espírito.

    Moisés e o Ministério da Nova Aliança

    O apóstolo, com seu conhecimento tão amplo e rico do Antigo Testamento — que era a sua própria Bíblia —, extrai muita coisa do Antigo Testamento nesta carta. Aqui, nesta questão do ministério, quando começa a entrar mais profunda e plenamente no assunto, ele toma esse episódio do Antigo Testamento e faz dele a base para explicar a verdadeira natureza do ministério do Novo Testamento, o ministério da igreja do Novo Testamento.

    É o episódio em que Moisés sobe ao monte, à presença de Deus, e recebe a lei para o povo de Deus. Depois, ele desce do monte com o esplendor da presença de Deus e da glória de Deus sobre o rosto, ao voltar para o acampamento.

    A glória era tão intensa que o povo não podia — isso é dito duas vezes — olhar fixamente para o seu rosto. Eles davam uma olhada, mas não conseguiam manter os olhos voltados para Moisés. Não podiam suportar aquilo. O texto diz que não podiam olhar para o rosto de Moisés por causa da glória.

    Assim, quando Moisés começou o ministério de pregar e expor a Palavra de Deus, como o povo não conseguia olhar, ele colocou um véu sobre o rosto. Por detrás do véu, ele lia a Palavra de Deus.

    Paulo toma esse fato e agora usa o princípio que está ali para esses coríntios. Ele o usa na primeira carta e o usa aqui.

    Para esclarecer, o verdadeiro ministério é para a igreja. E o apóstolo diz, naquela afirmação abrangente, que o véu permanece sobre o coração deles até hoje. Até hoje, depois dos séculos que se passaram desde aquele episódio, até este momento, o véu ainda permanece sobre o coração.

    O Véu das Formas Exteriores

    Agora, sem tratar de todos os detalhes que Paulo menciona sobre o episódio — e nem tudo é fácil de entender —, vamos diretamente ao princípio que está aqui. Porque, vejam, aquilo que Paulo quer dizer, ou mostra que se deve entender, por esse véu é algo mais do que apenas o objeto literal.

    Isso toca em algo muito profundo e real na vida humana. Esse véu é levado para o Novo Testamento, para os Evangelhos, e segue até Corinto.

    O véu é representado por todos os tipos, símbolos e formas empregados por Deus no Antigo Testamento como meios de representar realidades espirituais e verdades espirituais, sem serem, eles mesmos, essas realidades.

    Essas figuras, tipos e símbolos do Antigo Testamento, com os quais estamos tão familiarizados, são simplesmente parábolas do Antigo Testamento. Eles contêm o mesmo princípio das parábolas do Senhor Jesus.

    Vocês sabem que os discípulos disseram a Jesus, depois de Seu longo discurso em parábolas:

    Por que sempre lhes falas por parábolas?

    Ele disse:

    A eles não é dado conhecer os mistérios do reino dos céus.

    O que está por trás do véu de símbolos, tipos, figuras, formas e expressões exteriores do pensamento de Deus? O que está por trás do significado das coisas — do verdadeiro significado espiritual das coisas?

    Há dois mundos distintos: o das coisas e o de seu significado. Isso é tão verdadeiro no cristianismo quanto no judaísmo: dois mundos diferentes, o das coisas declaradas, apresentadas objetivamente, e o daquilo que elas realmente significam como pensamentos espirituais de Deus.

    Assim, o apóstolo nos apresenta uma série de negativas. Vocês perceberam? “Não, não, não”, ele diz três vezes:

    Não com tinta.
    Não em tábuas de pedra.
    Não da letra.

    Aí está o véu. Tinta, pedra, letras — o véu. E ele está simplesmente derrubando tudo isso: não é isso; isso não basta; isso não é a realidade.

    Não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo. Que diferença! Não em tábuas de pedra, mas em corações que são de carne. Não a letra — a declaração verbal —, mas o Espírito.

    Esses são contrastes tremendos, e são os contrastes entre o ministério de Moisés e o ministério dos crentes nesta dispensação: o ministério em contraste, a grande diferença.

    Quando chegamos ao Espírito, o véu é removido. Os símbolos se foram; cumpriram seu papel, serviram ao seu propósito e nos conduziram ao verdadeiro objetivo. Tipos, sim, muito bem; tipos e figuras são muito interessantes. Vocês podem passar muitos dias e horas estudando o tabernáculo no deserto e todas essas coisas. São muito interessantes — quase fascinantes.

    Figuras, tipos, símbolos, formas — todo aquele sistema e ordenamento do Antigo Testamento —, quando chegamos ao Espírito, tudo isso se vai. É “não, não, não”. Então, o que é agora? É o Espírito do Deus vivo fazendo algo no interior, algo que aquele sistema nunca fez. Nenhuma daquelas coisas jamais fez algo no interior, não é?

    Não. Nenhum símbolo, nenhum tipo, nenhuma forma jamais fez algo interiormente. Mas agora tudo se volta para o Espírito, o Espírito do Deus vivo; e, de fora, Ele entra no interior. Com essa entrada, começa o ministério da glória.

    A Vida como a Glória do Ministério

    Na verdade, havia pouca ou nenhuma glória, sabem, em toda aquela execução de ritos e em todo aquele aparato do sistema do Antigo Testamento. Era algo feito, algo realizado, uma rotina que se estabelecia; algo praticado quase com monotonia, semana após semana, ano após ano, década após década — repetição, repetição, repetição. E, no que dizia respeito ao propósito espiritual último, era vã repetição.

    O Novo Testamento chama essas coisas de obras mortas. Sim, obras mortas — isto é, elas nunca significaram vida verdadeira. Mas agora tudo mudou. Uma mudança tremenda aconteceu com o Espírito do Deus vivo.

    E agora, não são obras mortas, não é uma rotina monótona de ritual religioso com todo o seu ruído, mas vida verdadeira — a vitalidade das coisas. Tudo vive. Tudo vive.

    É essa vitalidade que constitui a glória. Examinem o Novo Testamento e encontrarão essas duas coisas ligadas: glória e vida, vida e glória.

    Vocês chegam ao final do Novo Testamento, ao final do livro de Apocalipse, e encontram essas duas coisas novamente representadas em princípio: a Nova Jerusalém, a cidade santa, descendo do céu, da parte de Deus, tendo a glória de Deus; e, no meio dela, e de ambos os lados, a árvore da vida; o rio da água da vida.

    Vida e glória são as realidades. A glória vem pela vida, e a vida é a glória; e esse é o ministério.

    Não se trata de algum brilho que ilumine o nosso rosto ou algo assim, embora a luz interior faça diferença até nessas coisas, não é? Mas esse não é o ponto.

    O ponto é a vitalidade da igreja, a vitalidade dos crentes. Eles não são apenas ritualistas. Não são apenas cerimonialistas. Não são apenas adeptos dos sacramentos. São pessoas vivas.

    E a presença deles é o grande contraste entre a vida e a morte.

    A Igreja como Contraste à Morte Espiritual

    Um desafio? Eu disse que o livro está cheio de desafios. E está. É tão prático. O teste e a prova de que temos esse ministério é que nós, como o Senhor Jesus quando esteve aqui, somos um contraste com as condições de morte ao nosso redor — nas pessoas e nas coisas.

    Não é triste que tantos cristãos — cristãos professos, e alguns talvez realmente salvos — apresentem tão pouco contraste com seu ambiente, com o que os cerca e com as pessoas do mundo? Por quê? Porque estão brincando e flertando com as coisas do mundo, e seu contraste se desfaz.

    Agora, foi exatamente isso que aconteceu em Corinto, no primeiro momento, durante aqueles quatro ou cinco anos depois que o apóstolo os deixou. Eles perderam seu testemunho no mundo, seu impacto sobre o mundo. O mundo havia penetrado na igreja, como vocês sabem pela primeira carta e pelo primeiro capítulo: gloriavam-se na sabedoria mundana, gloriavam-se nas ideias de poder do mundo, e assim por diante.

    Como o mundo havia penetrado na vida deles, haviam perdido seu impacto sobre o mundo. A ministração da vitalidade — daquela vitalidade que não se encontra em nenhum outro lugar — havia sido perdida.

    Durante tantos séculos, no período chamado de Idade das Trevas e no medievalismo, a igreja perdeu seu poder, sua luz e seu impacto. Hoje, grande parte das tentativas de recuperar isso é feita por meio da introdução de coisas que são chamadas de vida, mas que não são vida de modo algum.

    “Vida, vida” — eles sabem, assim como nós, que o que se deseja é vida. E então oferecem outro tipo de vida. Não é a vida verdadeira. A verdadeira vida, Jesus Cristo, não precisa de muletas. Não precisa de entretenimento, de atrações mundanas e de mais cento e uma coisas para tentar dar uma impressão de vida. Não precisa delas.

    Quando o Senhor Jesus está realmente presente, quando o poder do Espírito Santo e a Palavra do Senhor estão presentes em abundância, e os véus são removidos de modo que o testemunho de Sua vida se torne evidente, as pessoas perceberão. E, se estiverem buscando, saberão aonde ir para encontrá-la, e estarão lá.

    Não acredito que seja necessário ter todos esses outros substitutos da vida para encher um lugar de pessoas — de modo algum.

    Bem, vejam, é o ministério, ou a ministração, da vida que constitui a glória, e que é o verdadeiro ministério para o povo do Senhor e para as congregações do povo do Senhor que devem constituir a igreja universal.

    Cristo Revelado pelo Espírito Santo

    O véu — lembram-se? Cristo presente; Cristo revelado no poder do Espírito Santo. É isso que Paulo está dizendo.

    E duas coisas resultarão disso. Seremos transformados. Seremos transformados. Nós, cristãos, seremos transformados — não como na conversão, pois agora já somos cristãos, mas de glória em glória.

    Ouvimos um pouco disso na questão com a qual começamos: a glória. Não é triste que nós, cristãos, nos encontremos cantando — percebendo ou não o que estamos cantando —

    Onde está a bem-aventurança que conheci
    Quando pela primeira vez vi o Senhor?
    Onde está a visão que renova a alma
    De Jesus e de Sua Palavra?

    “Volta, ó errante, volta.” Será que a glória original realmente se foi, a ponto de precisarmos ser exortados a voltar? Bem, nós a tínhamos. Os coríntios a tinham. E o orvalho parecia ter desaparecido.

    Mas o que estamos lendo agora é o retorno. E ele está dizendo: “Quero glória”. Há uma glória que é a porção de um verdadeiro filho de Deus. É possível avançar de glória em glória. Nós, contemplando, estamos sendo transformados na mesma imagem, de glória em glória.

    Portanto, o ministério é uma questão de prosseguir, não é? Não de começar e parar, ter e perder. O ministério com poder exige que prossigamos, e isso pela contemplação do Senhor com o auxílio do Espírito Santo.

    Essa é outra etapa, que deixaremos para depois. Aqui, estamos simplesmente afirmando que a Palavra de Deus, por meio do apóstolo, está nos dizendo qual é a natureza do nosso ministério.

    A Capacidade Espiritual e a Remoção do Véu

    Agora, apenas mais uma palavra sobre essa questão do véu e de sua remoção. Indicamos certas coisas que isso significa, mas o que significa intrinsecamente?

    Bem, a presença do véu fala de modo claro e forte de incapacidade espiritual — de limitação da capacidade espiritual, não é? Eles não podiam olhar fixamente. Não podiam. Havia um impedimento; havia uma limitação; havia uma falta de capacidade para olhar, para ver.

    Paulo diz:

    Até hoje.

    Isso não era verdade apenas a respeito de Israel no deserto, no Sinai. Era verdade a respeito de Israel nos dias do Senhor Jesus. E, infelizmente, algo disso era verdade a respeito dos discípulos nos dias de Sua carne.

    Não foi Ele Quem disse:

    Tenho muitas coisas a vos dizer, mas vós não as podeis suportar agora?

    Contudo, isso não continuará para sempre, pois o Espírito da verdade está vindo. Mas, agora: “Ah, tenho tanto que gostaria de dizer, tantas coisas que seriam para o bem de vocês, tantas coisas de valor celestial”.

    Tenho muitas coisas a vos dizer, mas vós não as podeis suportar.

    Isso não é uma capacidade limitada? Isso é terrível.

    O Senhor tem muito mais do que tudo o que já vimos ou recebemos. Por mais que tenhamos visto ou recebido, de modo algum chegamos ao limite.

    O Senhor gemia por causa dessa limitação que Lhe era imposta pela falta de capacidade deles, e clamou:

    Vim lançar fogo sobre a terra; e que mais quero, se já está aceso?
    Mas tenho um batismo com que ser batizado; e como estou angustiado até que se cumpra!

    Em essência, Ele está apenas dizendo: “Se ao menos todas essas limitações de capacidade dos Meus homens fossem removidas, que coisa grandiosa seria quando Eu pudesse lhes dar tudo o que tenho, e eles pudessem receber”.

    Agora, aqui em Corinto, vocês encontram exatamente essa situação. Na primeira carta, vemos Paulo gemendo sob essa restrição, e ele diz:

    Não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais.
    Dei-vos leite, e não alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo.

    A mesma palavra, a mesma situação.

    Não vamos discutir se Paulo escreveu ou não a carta aos Hebreus. Mas ali encontramos a mesma coisa em Hebreus 5:12:

    Quando, em razão do tempo, já devíeis ser mestres, tendes novamente necessidade de que alguém vos ensine os rudimentos.

    Já passou há muito o tempo de vocês permanecerem nos rudimentos. Vocês mesmos deveriam estar ensinando, mas não é assim. Mesmo agora, depois de tudo, ainda precisam de alguém que lhes ensine os rudimentos.

    Prossigamos.

    Não lançando novamente o fundamento dos primeiros princípios. Prossigamos até a maturidade.

    Vejam, essa questão da limitação da capacidade espiritual — esse é o princípio do véu: capacidade para ver, não as coisas, mas o seu significado; não a letra, mas o significado da letra.

    Muitos, muitos cristãos tiveram essa experiência. Conhecem a letra, as declarações verbais da Bíblia. Ouviram essas coisas serem ditas repetidas vezes, pregadas repetidas vezes; leram essas coisas. E então chegou o dia em que, como num clarão, disseram: “Ora, eu nunca tinha visto isso antes!”

    E agora tudo está vivo. Quando a sua Bíblia — a Bíblia inteira — fica assim, sabem, é algo muito maravilhoso, não é?

    Aí está: nossa capacidade espiritual limitada para compreender e apreender o verdadeiro significado do Senhor nas coisas que Ele disse — os valores intrínsecos. Quando os apreendemos, algo acontece conosco. Somos libertos.

    Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

    Ou: “Onde o Senhor é o Espírito”, há liberdade. É uma libertação que vem quando, de repente, enxergamos. “Eu nunca tinha percebido antes que esse era o significado daquilo.” Vocês sabem do que estou falando. É muito verdadeiro — muito verdadeiro.

    O Ministério que Nasce da Experiência Espiritual

    Capacidade espiritual. Os coríntios, no primeiro momento, não eram capazes. Não eram capazes; não tinham a capacidade.

    Por isso, não vos pude falar como a espirituais.

    Nesta carta, há uma maravilhosa revelação do significado oculto das coisas. Paulo está usando o Antigo Testamento; isto é, ele não está simplesmente pregando o Antigo Testamento como tal, mas nos dando o significado: o significado do véu e o significado de sua remoção.

    E muitas outras coisas do Antigo Testamento virão a seguir, nas quais ele nos dará o significado. O véu removido; a capacidade criada e ampliada.

    Que desafio isso representa para a vida ministerial, não é? Pois ele está dizendo:

    Temos este ministério.

    Este é o ministério.

    Este é o ministério de algo que se tornou real em nossos próprios corações — tão real quanto as coisas se tornaram para aquele homem cego de nascença quando o Senhor lhe deu a visão. Ele pôde dizer:

    Eu era cego, mas agora vejo.

    Que mundo novo se abriu para ele! E, sabem, vocês podem discutir com alguém assim pelo tempo que quiserem. Até os escribas e os fariseus vinham discutir com ele, mas não se pode desfazer aquilo, nem demovê-lo daquela realidade.

    O argumento final não é se a sua teologia ou interpretação é a palavra definitiva. Minha experiência com o Senhor é a palavra definitiva: o que o Senhor fez em minha vida. Essa é a palavra definitiva, e esse é o meu testemunho. Esse é o meu ministério.

    Ah, se toda pregação fosse desse tipo, toda ela procedente de algo realizado no interior! Portanto, vejam, vocês não precisam ir a uma faculdade e ser ordenados para isso. Não precisam de uma organização que os faça ministros. Não precisam vestir nenhum tipo especial de roupa.

    Se vocês estão ministrando a verdade espiritual, não podem deixar de ser ministros. Talvez, em meio a muitos desânimos e momentos difíceis, digam: “Não vou ministrar de novo”, mas estarão ministrando novamente em pouco tempo. Não se enganem: estarão fazendo isso outra vez.

    Será como aquele que disse:

    Não farei menção Dele, nem falarei mais em Seu nome.
    Mas a Sua palavra estava em meu coração como fogo ardente, encerrado em meus ossos.

    Então abro a boca; falo. Não consigo evitar.

    Se é assim, bem, isso novamente parece muito simples e elementar, mas não precisamos de palavras como essas hoje? E não precisamos realmente de uma ampliação da capacidade espiritual? Precisamos. Precisamos.

    O Caminho da Cruz e a Ampliação Espiritual

    Se seguirmos pelo caminho do Senhor, teremos essa ampliação. E é por isso que o apóstolo, no Espírito, introduz toda essa questão do ministério com as aflições de Cristo. São essas as palavras que ele usa: sofrimento, provações, as aflições de Cristo.

    Ele estava dizendo, em outras palavras, e com mais palavras, que, se vocês seguirem pelo caminho da cruz, chegarão ao caminho da ampliação da capacidade espiritual. A cruz, em sua atuação, tem uma maneira maravilhosa de nos abrir por dentro, de remover barreiras, de nos dar um céu aberto.

    Se seguirmos por esse caminho, que chamamos de caminho da cruz, esse é o caminho da capacidade espiritual.

    É claro que podemos pôr isso à prova. Sabemos muito bem — muito bem — que aqueles que nunca sofreram, ou sofreram muito pouco, não têm muito para dar. Não têm muito a nos dizer, e sempre percebemos isso. Sempre percebemos.

    Mas sabemos que, se há algo de verdadeiro valor para nós, isso vem de alguma experiência profunda; vem por meio de um vaso que tem alguma experiência da cruz.

    Conclusão

    Bem, acho que vamos deixar o assunto aqui por enquanto. Temos mais algumas coisas aqui. O apóstolo nos diz qual é a natureza do ministério. Este é o ministério que é o ministério da glória: o ministério de uma capacidade espiritual criada e ampliada para apreender significados, significados espirituais, os pensamentos interiores de Deus.

    Mas eles se tornam luz para nós, vida em nós e vida, por meio de nós, para os outros.