As palavras-chave para o nosso tempo de comunhão nestes dias encontram-se em 2 Coríntios 6:1:
E, cooperando com Ele;
e em 2 Coríntios 4:1:
Pelo que, tendo este ministério.
Já indicamos que a mensagem deste momento diz respeito ao ministério do povo do Senhor; isto é, ao ministério da igreja, seja da igreja em geral, seja da igreja nas comunidades locais. É o ministério ao qual o povo do Senhor é chamado, tanto individual como coletivamente.
Vocês se lembrarão de que, em outra carta, o mesmo escritor falou dos dons concedidos à igreja pelo Senhor que ascendeu aos céus, em Efésios 4:11-12:
E Ele mesmo deu uns para apóstolos; e outros para profetas; e outros para evangelistas; e outros para pastores e mestres; tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério.
O objetivo de todas as atividades divinas agora é que a igreja seja um instrumento e um vaso de serviço do Senhor que ascendeu aos céus. Precisamos esclarecer e ajustar a nossa compreensão dessa palavra: ministério.
Ministério não significa apenas — e, em grande medida, nem significa — andar por aí com a Bíblia nas mãos, fazendo pregações em qualquer lugar. Essa pode ser uma forma de ministério que alguns têm. Ministério é algo muito abrangente.
Se eu tivesse de resumi-lo em uma frase, diria o seguinte: ministério é a influência e o efeito da presença do povo do Senhor aqui neste mundo. Esse efeito e essa influência podem se manifestar de muitas maneiras diferentes.
É o que representamos para o Senhor por estarmos aqui; o que o mundo passa a conhecer por estarmos aqui; e o que outros crentes passam a conhecer por estarmos aqui.
Não somos, pelo menos no sentido espiritual, seres sem existência — pessoas que não existem. É isso que essa expressão significa: seres sem existência; inexistentes.
No Senhor Jesus, não devemos ser como se não existíssemos. Muito pelo contrário: existimos, e muito, e a nossa existência deve ser percebida — não pela importância que atribuímos a nós mesmos ou pela nossa autossuficiência, mas simplesmente por estarmos aqui em nosso relacionamento com o Senhor Jesus.
Essa é uma afirmação geral, ou uma definição, de ministério. Ele pode se expressar de maneiras específicas, mas este é o ministério da igreja: estar aqui; estar presente; ou estar em qualquer outro lugar onde, pela vontade de Deus, você esteja ligado ao povo do Senhor. Estar ali, não como seres inexistentes, mas como seres reais — seres vivos —, já é, por si só, alguma coisa, sem nenhuma pregação, sem nenhuma plataforma.
O apóstolo diz, em duas ocasiões — e creio que isso era verdade em mais de duas —, que, por meio deles, a palavra havia ressoado por todas as regiões. Isso também era verdade acerca do Senhor Jesus: Sua fama se espalhou por todas as regiões. Algo era percebido. As pessoas sabiam que eles existiam.
Deus não permita que estejamos em algum lugar e que as pessoas não percebam a nossa existência no sentido espiritual. Vocês sabem o que quero dizer quando falo do ministério da igreja.
Dito isso, espero que essa palavra tenha chegado ao coração e que estejamos encarando o desafio. Como disse ontem, logo no início, esta segunda carta é tão prática que precisamos enfrentar um desafio do começo ao fim, porque ela é a carta do ministério. Creio que aprenderemos muito sobre a natureza do ministério à medida que avançarmos, mas ela constitui um grande desafio à eficácia espiritual do povo do Senhor neste mundo.
Em Corinto, espiritualmente, eles haviam perdido o seu testemunho no mundo — um ministério para o mundo — e haviam sido neutralizados e ofuscados. Já não eram uma força espiritual naquela grande cidade, até que algo aconteceu entre as duas cartas, de modo que se pudesse escrever uma segunda — ou talvez uma terceira — carta sobre toda essa questão do ministério.
Bem, vamos recordar novamente o conteúdo deste primeiro capítulo. Deveríamos lê-lo por inteiro, mas não há tempo para isso. Ontem à noite, tive a impressão de que vocês iriam querer voltar para casa e ler o capítulo novamente, com muita atenção. Não fizeram isso? Bem, sugiro que façam.
Leiam repetidamente este primeiro capítulo, porque ele é a essência e o resumo de tudo o que vem a seguir. Tudo o que há na carta inteira, até o fim, está, de alguma maneira, implícito ou mencionado neste primeiro capítulo.
Dedicamos a nossa primeira hora a esta primeira característica do ministério. Este capítulo está tão cheio desta palavra: sofrimento — sofrimento, e sofrimento acompanhado de consolação.
Resumimos tudo dizendo que não há ministério nem testemunho verdadeiro e eficaz que não brote de algum tipo de sofrimento, de alguma maneira: os sofrimentos de Cristo.
Permitam-me deter-me na expressão “os sofrimentos de Cristo”. Há mais nela do que uma simples frase. Contemplem os sofrimentos de Cristo. Não me refiro à crucificação; nem sequer aos cravos em Suas mãos e em Seus pés, ou aos espinhos em Sua cabeça. Esses são os sofrimentos aos quais se dá tanta ênfase, por exemplo, em Roma e em outros meios. Não é a isso que nos referimos.
Sabem, coisas terríveis já foram ditas a esse respeito. Lembro-me de, no início da Primeira Guerra Mundial, ouvir um famoso pregador americano pregando no City Temple, em Londres. Ele disse: “Muitos soldados britânicos se portaram melhor do que Jesus Cristo quando Ele foi crucificado”.
Se isso fosse verdade — e é duvidoso que seja —, concentrando-se inteiramente no aspecto físico, seria possível fazer comparações como essa. Contudo, esse não é o significado dos sofrimentos de Cristo.
Há uma dimensão mais profunda. Nenhum homem em toda a história, soldado ou não, jamais chegou a tocar os verdadeiros sofrimentos de Cristo: Seu sofrimento vicário, representativo; abandonado por Deus, e isso em plena consciência.
Creio que essa expressão, “os sofrimentos de Cristo”, traz esse significado. Que sofrimentos imensamente frutíferos foram aqueles! Nenhum sofrimento individual, nem todos os sofrimentos somados, jamais produziram o fruto que os Seus sofrimentos produziram.
Nesta manhã, temos meditado sobre o fruto dos Seus sofrimentos. Nossa compreensão do significado do Seu sangue derramado e do Seu corpo partido pode ser limitada — microscópica, talvez —, mas, por menor que seja, ela nos faz sentir, individualmente, quão imensamente eficazes foram aqueles sofrimentos e quão grande foi o seu poder.
Se apenas o meu filho tiver sido redimido e salvo, e assegurado para a glória eterna pelos séculos dos séculos, aqueles sofrimentos não foram em vão. Foram grandes sofrimentos. Nenhum homem jamais poderia fazer isso.
Quando se reúne uma grande multidão que ninguém pode contar — dez mil vezes dez mil, e milhares de milhares —, as palavras não conseguem dar a dimensão disso. Vejam-nos de pé, pelo poder do sangue do Cordeiro: o fruto do Seu sofrimento. Seus sofrimentos foram frutíferos.
Esse é o ponto. O apóstolo está dizendo que teve o privilégio de participar dos sofrimentos de Cristo, assim como a igreja — até mesmo a igreja de Corinto. À medida que os sofrimentos de Cristo abundam em nós, qual é o objetivo? Que se produzam os benefícios do sofrimento; que o vinho do lagar dê nova vida, ministre vida.
A ênfase não está nos sofrimentos em si, mas no valor, no proveito, no ganho, no fruto desses sofrimentos. É disso que o apóstolo está falando, e a própria carta está inserida exatamente nesse contexto, como veremos daqui a pouco.
Durante estes poucos minutos, podemos nos deter nas aflições de Cristo, nos sofrimentos de Cristo, que abundam em Seu povo por causa do seu ministério: para nos tornar eficazes e frutíferos no ministério aos outros, para produzir vida.
Creio que precisamos baixar a cabeça, envergonhados. Muitas vezes — na maioria das vezes —, permitimos que nossos sofrimentos nos façam voltar para nós mesmos, tornando-nos abatidos na expressão e na aparência, e pesados em nosso contato com outras pessoas: justamente o contrário de ministrar vida. Isso é verdade?
Bem, se nos curvamos diante disso, se reconhecemos o peso dessa acusação, compreendamos que é por isso que o Senhor está falando conosco neste momento sobre esse assunto: procurando nos ajudar a ficar de pé e a ter outra perspectiva do sofrimento, das aflições de Cristo que abundam em nós.
Percebam que, no propósito e na intenção do Senhor, uma vez que tudo isso se dá em união com Ele, Sua intenção é que o nosso ministério, o nosso testemunho, a nossa influência aqui neste mundo sejam frutíferos — e cada vez mais frutíferos.
Bem no centro desta parte inicial de sua carta, o apóstolo apresenta uma grande experiência pela qual havia passado, nestes termos, em 2 Coríntios 1:8-9:
Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a nossa aflição que nos sobreveio na Ásia; pois fomos sobremaneira oprimidos, acima das nossas forças, de modo que até da própria vida desesperamos: sim, nós mesmos tivemos em nós a sentença de morte.
Como eu disse, este primeiro capítulo é uma espécie de resumo do todo. Se vocês continuarem pela carta, encontrarão muito mais coisas como essas, às quais talvez nos refiramos em outro momento. Ele vai enumerar e apresentar muitos, muitos sofrimentos que vieram à sua vida — quantos foram e quão terríveis foram.
Mas aqui ele introduz toda a extensão do sofrimento com este único exemplo, este acontecimento na Ásia. Isso é sofrimento, vocês sabem; é sofrimento intenso, não é? Oprimidos sobremaneira, excessivamente, acima das nossas forças.
Talvez alguns de vocês já tenham precisado dizer: “Senhor, isso está além de mim. Senhor, está além das minhas forças; está além da minha medida de graça. Simplesmente não consigo suportar mais”. Bem, foi assim com Paulo: acima das nossas forças, de modo que até da própria vida desesperamos.
Tínhamos a sentença — era como se tivéssemos ouvido a sentença ser pronunciada: “É a morte. O fim chegou”.
Mas isso é apenas metade do versículo. Esse é o cenário. O que vem depois? A palavra seguinte é poderosa, muito poderosa, em 2 Coríntios 1:9:
Nós mesmos tivemos em nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, Que ressuscita os mortos.
“Para que” significa “com a finalidade de”. Tudo isso — será possível? Sim, toda essa morte — com um objetivo definido, um propósito definido, um significado definido em tudo: para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, Que ressuscita os mortos.
De qualquer modo, já não restava muita coisa em que confiar, não é? E então, na grande virada — ao longo daquela estrada escura, quando você pensava, para usar uma expressão atual, que havia passado dos limites, virado a esquina —, mas Deus, Que ressuscita os mortos.
Qual era, então, o pensamento e o objetivo divinos nessas aflições de Cristo, tão profundas, tão terríveis? O que Ele estava buscando realizar? O que Ele pretendia naquele momento?
O contexto é tremendamente impressionante. Respondendo primeiro à pergunta: tudo isso tinha, da parte do Senhor, o propósito de nos conduzir a um novo conhecimento do poder da Sua ressurreição. É daí que o seu ministério vai brotar e produzir o seu fruto.
Um novo conhecimento em nós mesmos: assim como conhecemos em nós a sentença de morte, conhecer em nós mesmos, de uma nova maneira e em uma nova medida, Deus, Que ressuscita os mortos.
Vocês podem colocar todos os onze discípulos exatamente nessa situação. Quando Cristo morreu, aquilo foi, para eles, a sentença de morte dentro de si, e eles se dispersaram. Se havia alguém entre eles que, mais do que os outros, diria: “Eu tinha em mim a sentença de morte”, esse era Pedro.
É uma afirmação e uma ideia quase desgastadas de tanto serem repetidas, mas, à medida que me aprofundo nelas, isso nos impede de tratá-las levianamente, como algo banal. Marcos 16:7 diz:
Ide, dizei a Seus discípulos e a Pedro.
Não é preciso muita imaginação. Imaginem aquela pessoa enviada encontrando o grupo, chegando ao meio deles e dizendo: “Tenho uma mensagem do Senhor. Ele está vivo. Tenho uma mensagem do Senhor para vocês. Ele me disse que viesse falar com vocês. E, Pedro, Ele mencionou você especialmente”.
“O quê? Pedro? Uma mensagem para mim? Ele me mencionou? Você está dizendo a verdade? É isso mesmo? Ele realmente me destacou e disse que você deveria falar comigo também, e não apenas com todos de modo geral — tornar isso pessoal para mim?”
Isso, naturalmente, no conhecimento do Senhor, era muito necessário para Pedro. Como eu disse, se alguma vez um homem sentiu em si a sentença de morte, esse homem foi Pedro naquele momento. Todos eles estavam nessa condição — ah, estavam!
Todo ministério era impossível até aquele momento. Não haveria Novo Testamento, nem livro de Atos, nem coisa alguma do nosso Novo Testamento, até que eles soubessem que Ele havia ressuscitado e conhecessem isso em si mesmos.
O Novo Testamento, vejam, brota da ressurreição; está fundamentado nela. Essa era a mensagem ao mundo. Ah, o ministério brota, primeiro, da sentença de morte e, depois, do conhecimento Dele no poder da Sua ressurreição.
Isso não é apenas história de muito tempo atrás. É algo contínuo, que se repete vez após vez na história da igreja e de cada cristão.
O apóstolo fala disso em 2 Coríntios 4:10-11:
Para que a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal; trazendo sempre no corpo o morrer do Senhor Jesus, para que também a vida do Senhor Jesus se manifeste.
Sempre, em toda parte, repetidamente.
Paulo havia conhecido o Senhor ressuscitado de maneira poderosa no início de sua vida cristã. Isso aconteceu muito tempo depois, na Ásia. Creio que estaríamos certos em dizer que, na Ásia, ele havia chegado a uma profundidade maior do que nunca.
Será que já disse o suficiente, ou até demais, para afirmar que o fruto das aflições de Cristo — para o testemunho, para o ministério, para a influência, para o efeito, para o impacto, para nos tornar significativos entre os homens neste mundo — é que sejamos a expressão viva do poder da Sua ressurreição?
Quando, mais de uma vez, chegamos ao ponto em que tudo diz: “É o fim. Este é o fim”, e ainda estamos aqui, prosseguindo — isso já aconteceu muitas vezes. Vocês estão familiarizados com palavras como essas, mas é exatamente disso que estamos falando, não é? É real. É realmente prático.
Portanto, todo ministério procede da ressurreição. Essa é a esperança do sofrimento.
Não foi isso que o Senhor disse em uma parábola que só poderia ser realmente compreendida depois da Sua ressurreição e da vinda do Espírito Santo: a parábola da videira e dos ramos?
Creio que nos detemos muito na videira, e com razão, e nos ramos, também com razão. Mas vamos nos deter um pouco mais no agricultor e na faca que ele tem na mão. Observem-no.
Ali está a planta se espalhando, manifestando-se de todas as maneiras, crescendo talvez em sua beleza e glória. Então a faca entra em ação. Corta-se isto, corta-se aquilo; isto, aquilo e mais alguma coisa são arrancados.
Os ramos vão sendo destroçados, um após o outro, até que a poda atinge a parte viva da planta. Ela está sangrando em todos os pontos.
Bem, essa é a realidade do cultivo da videira, não é? Vocês vão a um lugar onde há videiras e veem a preparação para a próxima safra de uvas. Quando o agricultor termina, vocês se perguntam se alguma coisa vai sobreviver, se há algum futuro para aquela videira. Ela foi podada e reduzida; tanta coisa foi retirada.
Esse é o princípio, vejam: cortados, sangrando, em sofrimento e angústia, despojados, privados disto e daquilo que eram a nossa glória, que eram a nossa vida.
E o Senhor Jesus disse, novamente, em João 15:2:
Para que dê mais fruto.
E fruto melhor.
Lembrem-se: precisamos nos manter na realidade, porque, como disse ontem à noite, há esta outra palavra, consolação, que corre paralelamente, o tempo todo, ao sofrimento, à aflição.
Não é a maior consolação entrar em uma nova experiência do poder da Sua ressurreição? Há aprendizado melhor do que esse? Quando desesperamos e ultrapassamos a nossa medida, e então descobrimos que, afinal, aquilo não é o fim; mas também não se trata apenas de sobreviver e continuar existindo. Há algo mais, algo mais pleno, algo mais rico.
Eu disse que o próprio contexto disso traz uma grande luz. Leiam a primeira carta aos Coríntios. Não há documento na Bíblia tão terrível — bem, há alguns terríveis —, mas este é terrível por causa de tudo o que eles haviam recebido.
Eles haviam recebido dois anos do ministério do apóstolo Paulo, que estava com eles dia e noite. Ah, o que um homem assim tinha para lhes dar durante dois anos de ministério concentrado! E, ao que parece, tiveram uma experiência muito real, atividades e operações maravilhosas do Espírito Santo, e dons do Espírito.
Depois desses dois anos, o apóstolo ficou afastado deles por quatro ou cinco anos. Então, lá onde ele estava, chegaram alguns escravos de uma casa — escravos cristãos. Eram da casa de Cloe e contaram ao apóstolo o que havia acontecido em Corinto.
O terrível declínio e colapso espiritual; aquele estado de coisas horrível. Ele diz, em 1 Coríntios 1:11:
Foi-me comunicado acerca de vós, pelos da casa de Cloe.
E então prossegue relatando: há divisões entre vocês; alguns de vocês recorrem aos tribunais do mundo para lutar por suas causas contra seus próprios irmãos na igreja, para fazer valer os seus direitos.
Ele continua até chegar às profundezas mais baixas: há até incesto entre vocês, e a igreja o tolera. Isso abate profundamente esse homem, pois Paulo amava Corinto — amava Corinto, isto é, a igreja. Ele disse que havia trabalhado em favor deles, com lágrimas, dia e noite. Então recebeu essa notícia: terrível, devastadora para ele.
Chamou Timóteo. “Timóteo, vá a Corinto. Vá depressa a Corinto. Veja se tudo isso é verdade e faça o que puder. Procure endireitar as coisas; coloque tudo em ordem.”
Timóteo relatou: “É tudo verdade, e receio que seja pior do que foi relatado”. Paulo disse: “Tito, vá você. Talvez eles não deem a devida atenção a Timóteo, por ser jovem. Vá você. Veja o que pode fazer”.
O relato era tão ruim quanto se poderia imaginar. Paulo, nessa ocasião, saiu de Éfeso e foi para Trôade, e disse a Tito que o encontrasse ali, na esperança de que Tito tivesse alguma notícia melhor para lhe dar.
Ele foi para Trôade. Em 2 Coríntios 2:12-13, disse:
Uma porta se me abriu no Senhor;
para pregar a palavra,
mas não tive descanso no meu espírito, porque não achei Tito.
Tito havia se atrasado. O coração daquele homem estava se partindo, e ele precisou deixar uma porta aberta para o evangelho e ir para a Macedônia.
Mas o relato foi confirmado. Ele escreveu sua primeira carta. Que carta!
Depois, como muitos creem, escreveu uma segunda carta — não posso confirmar isso —, que se perdeu. Se isso for verdade, creio que foi pela providência de Deus que ela se perdeu. Deve ter sido uma carta devastadora, se as coisas mencionadas nesta segunda carta realmente se referem àquela.
Dela resultaram algumas coisas terríveis. Ele os quebrantou completamente com aquela segunda carta, se foi assim mesmo. Bem, fico contente por ela não estar no Novo Testamento.
Mas então algo realmente aconteceu. Ah, sim, a mensagem atingiu o coração. Observem como ele fala na segunda carta: “Ah, que arrependimento! Que lágrimas! Que quebrantamento de coração! Como vocês se humilharam! Quantos pedidos de desculpas! Como buscaram perdão!”
Sim — morte, e a mudança em Corinto. Essa é a consolação da qual ele está falando agora: ressurreição em Corinto.
Nem todas as coisas que haviam acontecido foram corrigidas; esta carta mostrará que algumas delas ainda persistiam. Contudo, a situação geral havia mudado, e o poder da ressurreição havia entrado em ação.
Aqui o apóstolo está dizendo: “Sim, vocês estiveram onde eu estive. Passamos por isso juntos — o desespero, algo além da nossa capacidade de suportar, a sentença de morte. Todos estivemos nisso juntos. E vocês e eu agora estamos juntos no poder da Sua ressurreição: Deus, Que ressuscita os mortos”.
Vocês percebem o contexto e o pano de fundo tão práticos deste ensino. A partir daí, o apóstolo vai desenvolver toda a questão do ministério. Ele jamais poderia ter feito isso antes com Corinto. Ministério? Não, jamais para uma igreja assim, em tal estado.
Agora, como já disse, o documento mais maravilhoso sobre o ministério da igreja é a chamada segunda carta aos Coríntios. Que carta sobre o ministério! Ainda não chegamos lá; por enquanto, estamos apenas no começo.
Mas espero que possamos extrair algo disso. Muitos do povo do Senhor estão experimentando grande sofrimento — a comunhão dos Seus sofrimentos, as aflições de Cristo, provações profundas. Talvez não da mesma forma que o apóstolo Paulo, ou mesmo que a igreja de Corinto, mas vivemos dias em que o povo do Senhor está experimentando um grande peso, uma prova de fé.
Passando por águas profundas; muitas vezes pressionados, perseguidos, abatidos, por vezes chegando ao desespero. Recebamos no coração a palavra do Senhor.
Ele não pretende que tudo isso seja o fim. Seu propósito, no meio de tudo isso, é que, não confiando em nós mesmos, confiemos em Deus, Que ressuscita os mortos.