Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    The Glory Of God #1 of 4 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    The Glory Of God #1 of 4
    The Glory Of God #1 of 4
    Austin-Sparks, T.

    A glória de Deus como prioridade suprema

    Não, não, é “Senhor”; mas isso não é uma mera frase feita. Nós precisamos de coisas, e precisamos de Ti neste exato momento. Nada podemos fazer sem Ti — nem falar, nem compreender.

    Tu és a resposta à nossa necessidade. E não colocamos a ênfase em sermos abençoados primeiro, em recebermos algo para nós mesmos. Ao nos abençoares, Tu podes ser bendito. É isso que governa tudo.

    Senhor, ajuda-nos por amor do Seu nome. Amém.

    A prioridade da glória de Deus

    Poderíamos passar vários minutos falando de nós mesmos, do nosso reencontro depois de tanto tempo e da alegria de uma comunhão renovada. Olhamos para lugares dos quais nos lembramos há muito tempo e vemos outras pessoas. Mas queremos que o Senhor tenha todos os momentos; por isso, não vamos nos ocupar com aquilo que, afinal, seria muito sincero e uma verdadeira alegria Nele.

    Vamos diretamente à Sua Palavra, não é? Creio que Ele tem algo a nos dizer. Por favor, abram no Evangelho de João, capítulo 11.

    Com uma rápida olhada na página, vocês perceberão o que está registrado aqui. Quero apenas que localizem duas passagens: João 11:4 e João 11:40.

    “Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.”
    — João 11:4

    “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”
    — João 11:40

    “Verás a glória de Deus.”

    Vocês provavelmente sabem que os capítulos 11 a 17 do Evangelho de João são a consumação — tudo é reunido e levado à sua conclusão.

    O que aparece com grande clareza nessa parte conclusiva do Evangelho é a prioridade que governa toda a vida, o ensino e a obra do Senhor Jesus.

    Parece que era isso que João tinha em mente ao escrever. Ele apresenta essa prioridade logo no início do Evangelho, segue firmemente nessa direção e, depois, expõe tudo de maneira plena e conclusiva no final.

    Embora, durante trinta anos ou mais, o Senhor Jesus tivesse sido governado por essa prioridade, chegou um momento — um momento decisivo em Sua vida — em que Ele ajustou completamente todas as coisas a essa única realidade que estamos chamando de prioridade.

    Ali, Ele determinou que tudo se concentraria nisso e que não haveria desvio algum dessa prioridade. E qual era ela? A glória de Seu Pai.

    A glória de Deus.

    “Verás a glória de Deus.”

    Essa era a Sua prioridade que abrangia tudo: a glória de Seu Pai.

    Mas, como eu disse, João estabeleceu essa nota fundamental logo no início. Ao escrever depois de tudo ter acontecido, e ao enxergar todo o conteúdo e o significado daquela vida, obra, ensino e conduta, ele começou dizendo:

    “E vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai.”
    — João 1:14

    Isso coloca o Pai diretamente em evidência na questão da glória. Então João prosseguiu, escrevendo o Evangelho como uma grande harmonia — uma sinfonia afinada por essa nota fundamental. Do começo ao fim, ele permanece fiel a isso: a glória do Pai.

    E creio, queridos amigos, que essa é a nota fundamental que o Senhor quer que eu estabeleça aqui hoje. Isso tem sido um encargo muito grande para mim nestes dias.

    O Senhor Jesus e Sua entrega à glória do Pai

    Consideremos o Senhor Jesus por alguns minutos nessa questão. Houve, como eu disse, a hora de Sua grande entrega. Sua grande entrega aconteceu em Seu batismo.

    Ali, naquele momento, Ele Se entregou inteiramente — inteiramente — à glória de Seu Pai.

    Ele reuniu cada detalhe de Sua vida a partir daquele momento e o concentrou nisso, como se estivesse dizendo: “A partir deste momento, nenhum desvio desse motivo, desse objetivo: a glória de Meu Pai deve governar tudo”.

    E assim foi. E assim foi, em primeiro lugar, em Sua própria vida interior — em Seu andar secreto com Seu Pai.

    É algo muito impressionante, ao ler este Evangelho, descobrir, do começo ao fim, que tudo procede de Sua vida pessoal e secreta com Seu Pai.

    O Filho, disse Ele, nada pode fazer de Si mesmo, mas somente aquilo que vê o Pai fazer.

    “Porque tudo quanto Ele faz, o Filho o faz igualmente.”
    — João 5:19

    Uma linguagem misteriosa. Aqueles que conhecem alguma coisa da vida no Espírito sabem o que isso significa: Ele vê o Pai fazer; é isso que Ele faz, e não à Sua própria maneira, mas da mesma maneira que o Pai. Que minúcia. Que precisão.

    Sua entrega, no que diz respeito ao Seu relacionamento com Deus, Seu Pai, significava não fazer nada de Si mesmo — apenas aquilo que Ele sabia, em Seu próprio coração e em Sua história secreta com Deus, que o Pai queria que Ele fizesse ou dissesse.

    Esse era o fundamento: a vida no santuário interior com o Pai, mantida sem interrupção.

    A conduta governada pela glória do Pai

    Quanto à Sua conduta, Ele Se comportava sobre esta base: “A maneira como Me comporto, como conduzo a Mim mesmo, será inteiramente determinada pelo modo como isso afeta a glória de Meu Pai”.

    A impressão que Ele causava nos outros — o que viam Nele e a Seu respeito — jamais deveria, por um momento sequer, encobrir a glória de Seu Pai, ocultar essa glória ou prejudicá-la.

    Seu comportamento deveria ser sempre para a glória de Seu Pai — em Sua vida pessoal, em Sua conduta, em Seu andar.

    Sabem, João fez uma observação sobre isso: essa questão do andar, não apenas do deslocamento exterior. João disse:

    “Enquanto Ele andava.”
    — João 1:36

    Enquanto Ele andava. Havia algo em Seus próprios movimentos que era governado.

    Seus movimentos, Seu comportamento — sempre para a glória de Seu Pai.

    As obras, as palavras e o tempo de agir

    Sua obra também. Como já citamos Suas palavras: “As obras que faço, não as faço de Mim mesmo; é o Pai Quem faz as obras”. E:

    “As palavras que Eu vos digo não as digo de Mim mesmo.”
    — João 14:10

    Seus momentos de agir eram governados da mesma maneira. Às vezes, lemos que Ele adiava sugestões de outras pessoas para que fizesse algo imediatamente. Parecia que algo Lhe era exigido, e as pessoas esperavam que Ele o fizesse naquele momento. Ele adiava:

    “Ainda não é chegada a Minha hora.”
    — João 2:4

    Mas, pouco depois, Ele fazia aquilo. Ele estava esperando. Em espírito, estava dizendo: “Pai, este é o Teu tempo? Este é o Teu tempo?”

    Porque, sabem, queridos amigos, vocês podem fazer a coisa certa no momento errado, e ela não dá certo. Muitas coisas podem estar certas, mas simplesmente ainda não é o momento delas.

    Vocês se lembram daquele grande episódio com o apóstolo Paulo. Ele tentou ir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lhe permitiu. Procurou pregar a Palavra na Ásia, mas foi impedido pelo Espírito Santo e teve sua direção mudada.

    Não era o momento. Mas a Ásia e a Bitínia receberam a Palavra posteriormente — no tempo de Deus. E, quando o tempo de Deus é reconhecido, as coisas são muito mais frutíferas. Não se perde tempo.

    Quando fazemos as coisas, tantas vezes, em nosso próprio tempo, apenas adiamos os resultados até o tempo de Deus. Nada acontece até que Deus queira que aquilo seja feito.

    Isso é apenas uma observação à parte, mas o Senhor Jesus era assim:

    “Ainda não é chegada a Minha hora.”

    E, no entanto, a hora parecia chegar tão depressa depois. Aqui está Ele — movendo-Se, falando, trabalhando, escolhendo o momento — tudo por meio de Sua comunhão com o Pai.

    Os relacionamentos familiares e a glória de Deus

    Ele colocou tudo o mais sobre essa base. Sua família — Ele colocou Sua família sob o princípio da glória do Pai.

    Vieram e disseram: “Tua mãe e Teus irmãos estão lá fora, querendo ver-Te”. Esse é um apelo natural. Poderia ser um apelo sentimental. Poderia parecer o tipo certo de apelo. Mas esperem um momento.

    Ele respondeu:

    “Quem é Minha mãe? E quem são Meus irmãos?”
    — Mateus 12:48

    Então apontou para a vontade de Seu Pai: “Estes são Minha mãe, Meus irmãos e Minhas irmãs” — colocando a questão sobre uma base diferente da natural.

    Até que ponto meus relacionamentos familiares, no que depende de mim, afetam a glória de Deus? Deus precisa ser glorificado nessa esfera.

    As atitudes para com os outros e a hipocrisia religiosa

    Em Sua atitude para com as pessoas, Ele era governado da mesma maneira. Quanto ao mundo religioso, Ele reconhecia o que era sincero e o acompanhava com simpatia até onde podia.

    Um jovem rico veio e Lhe disse que havia guardado todos os mandamentos desde a juventude, e Jesus olhou para ele e o amou. Ele não o condenou. Ele acolhia com simpatia a sinceridade.

    Mas tragam a hipocrisia à Sua presença, e Sua aprovação se transformava em condenação. Na religião, nada despertava mais a Sua severidade do que a hipocrisia, porque a hipocrisia é algo que rouba de Deus a Sua verdadeira glória.

    Todas essas coisas faziam parte de Sua vida. Vejam, Sua prioridade governava tudo.

    A prioridade sobre os julgamentos naturais e os interesses pessoais

    Sua prioridade estava acima dos julgamentos naturais. Julgamento natural — nem sempre um julgamento pecaminoso, não necessariamente um julgamento mau, mas simplesmente um julgamento natural.

    Quando Lhe faziam sugestões, quando procuravam persuadi-Lo, quando as pessoas projetavam suas próprias ideias, Ele conhecia a verdade:

    “Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos.”
    — Isaías 55:8

    Há dois mundos. “Eu vivo em um; vocês vivem no outro.” Assim, essa preocupação com a glória do Pai muitas vezes exigia que Ele deixasse de lado os julgamentos naturais e adotasse o julgamento de Seu Pai sobre a questão.

    Os sentimentos naturais muitas vezes tinham de ser deixados de lado. Vocês entendem isso quando chegam ao capítulo 11 de João, com Lázaro e suas irmãs. Ele era muito compassivo. Compreendia o que estavam sentindo. Ele verdadeiramente participava da vida humana deles.

    Mas, quando procuraram persuadi-Lo e influenciá-Lo a agir apenas com base nos sentimentos naturais, Ele adiou Sua ação. Permaneceu dois dias onde estava e só chegou no quarto dia, quando, humanamente falando, já era tarde demais.

    A tristeza já havia seguido seu curso. Não que Ele fosse insensível, como o capítulo mostra; no entanto, Ele não podia — Ele não podia —, porque tinha em vista algo maior. Não podia simplesmente ceder aos sentimentos humanos, aos sentimentos naturais, ao sentimento natural; era governado por grandes princípios.

    Quanto aos interesses pessoais, Ele os rejeitava o tempo todo. Teria sido muito vantajoso para Seus interesses pessoais aceitar a oferta do diabo: os reinos deste mundo e a glória deles. Ele repudiou tudo aquilo.

    Ao falar de Sua cruz, talvez fosse vantajoso, do ponto de vista natural, dar ouvidos a Pedro quando este disse:

    “Senhor, tem compaixão de Ti; de modo nenhum Te acontecerá isso.”
    — Mateus 16:22

    Mas Ele disse a Simão Pedro:

    “Para trás de Mim, Satanás.”
    — Mateus 16:23

    Vejam, o interesse pessoal — o interesse pessoal —, não, ele precisa ficar em segundo plano. “Não sou governado por essas coisas.”

    Seu motivo constante — motivo constante — era a glória de Seu Pai.

    O significado da glória divina

    Agora, antes de prosseguir, preciso voltar à definição dessa palavra. Talvez eu já tenha dado essa definição aqui; não sei. Mas não conheço outra melhor.

    O que significa glória quando se trata de Deus? Qual é o significado da palavra “glória” quando ela se refere a Deus?

    Significa simplesmente isto, queridos amigos: posso chamá-la de repercussão da completa satisfação de Deus?

    Quando as coisas correspondem à natureza de Deus e ao pensamento de Deus, Deus fica plenamente satisfeito. Deus Se deleita. Deus Se agrada.

    Daquilo que corresponde a Ele emana algo da própria satisfação de Deus, do prazer de Deus. Agora, vocês podem pôr isso à prova de todas as maneiras em sua própria vida.

    Peguem sua Bíblia. Comecem pelo princípio. Quando Deus criou todas as coisas para Seu prazer, para Sua glória, e todas as coisas eram como Ele havia planejado e ordenado — tudo governado pelo que Ele havia dito que deveria ser —, o resultado foi que Deus olhou para todas as coisas e disse:

    “E eis que era muito bom.”
    — Gênesis 1:31

    Eu gostaria de ter estado naquela atmosfera, vocês não? Na esfera em que tudo simplesmente satisfazia a Deus, e de Deus emanava uma sensação de completa satisfação e prazer — isso é glória. Isso é glória.

    A glória na nova criação

    Vejam, quando entramos na nova criação, nascemos do alto e nos firmamos sobre a base do reconhecimento e da aceitação da obra perfeita e consumada do Senhor Jesus por nosso pecado e por nossa salvação, somos melhores crentes no início do que muitas vezes somos mais tarde.

    Quando chegamos a essa base da nova criação em Cristo, onde tudo corresponde ao prazer de Deus, não temos uma sensação de glória? O início da vida cristã muitas vezes é assim.

    Ora, não conseguiríamos explicar isso teológica ou doutrinariamente, mas, puxa, nós sentimos. “É glorioso ser salvo. É glorioso.” É simplesmente algo que brota dentro de nós.

    O que é isso? É o Espírito Santo dando testemunho da satisfação de Deus com o Filho de Deus, a Quem acolhemos. Com todo o conhecimento e entendimento que temos Dele, aceitamos a perfeição de Sua Pessoa e de Sua obra.

    Como um reflexo — uma emanação — da glória, da satisfação e do prazer de Deus, isso está em nosso coração.

    Nós nos afastamos disso, sabem — dessa confiança simples no Senhor Jesus —, e a glória muitas vezes se desvanece. Mas não devo prosseguir nesse assunto agora.

    O tabernáculo, o templo e a satisfação divina

    Voltemos. Vocês avançam na leitura e encontram o pensamento de Deus completa e perfeitamente revelado na forma de um modelo para a construção do tabernáculo no deserto.

    Tudo prescrito minuciosamente — cada detalhe, cada fio, cada cor, cada posição, cada medida —, tudo dado por Deus.

    E, no último capítulo desse relato, lemos:

    “Como o Senhor ordenara a Moisés.”

    Como o Senhor ordenara a Moisés, como o Senhor ordenara a Moisés. É quase monótono. Tudo é feito como o Senhor ordenara a Moisés, e a glória enche o tabernáculo.

    E, como vocês e eu sabemos, aquela estrutura simbólica é apenas uma prefiguração do Senhor Jesus.

    Vocês avançam até o templo e, novamente, as instruções, o modelo, são dados a Davi. Por meio de Salomão, tudo é levado à perfeição; e, quando a obra é concluída segundo o modelo celestial, a glória enche o templo. Nem mesmo os sacerdotes conseguem permanecer ali. Deus enche tudo com Sua satisfação.

    A glória revelada em Cristo

    O Senhor Jesus chega ao Seu batismo e à Sua grande entrega. Ao sair da água, a voz do Pai declara:

    “Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo.”
    — Mateus 3:17

    Essa é uma boa base para começar seu trabalho, não é? A obra de sua vida, como Ele fez. A satisfação de Deus — a glória. E João diz:

    “E vimos a Sua glória.”

    Então pensem em Sua obra por meio da cruz. Nada resta a fazer depois do Calvário; tudo está feito. Oh, amados, creiam nisso. Creiam de todo o coração.

    Nada resta a ser feito para a sua salvação eterna. Nada. Se vocês tentarem acrescentar alguma coisa, perderão a glória e sairão do lugar da satisfação de Deus.

    Mas, quando a cruz é consumada, a obra da redenção é uma obra concluída — uma obra concluída. O sacrifício é agradável a Deus.

    Consumada a obra do Calvário, Cristo é ressuscitado dentre os mortos. Não demorará muito para que o templo receba a glória no dia de Pentecostes. O que encheu a casa de Deus? Ora, Jesus havia sido glorificado.

    “Porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”
    — João 7:39

    Mas, tendo Ele sido glorificado, o Espírito é dado.

    A glória de Deus na Nova Jerusalém

    Bem, aí está o fundamento bíblico. O final da Bíblia é visto nessa glória que vem com a Nova Jerusalém:

    “E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.”
    “E tinha a glória de Deus.”
    — Apocalipse 21:2, 11

    Ali está a obra aperfeiçoada na Igreja, que tem a glória de Deus. Tudo terminou. A batalha chegou ao fim. Todo o percurso de provação, disciplina e sofrimento cristãos terminou. A glória finalmente coroa tudo, porque Deus está satisfeito.

    Será que demonstrei, pelo menos do ponto de vista das Escrituras, essa definição: que a glória é a expressão da completa satisfação de Deus?

    O fundamento da glória na experiência pessoal

    Oh, eu disse que vocês podem pôr isso à prova em sua própria experiência. Alguns de nós tiveram de passar por essa experiência para aprender essas coisas. Não são apenas teorias.

    Qual foi o período mais infeliz de sua vida? Bem, posso lhes dizer qual foi o período mais infeliz da minha — sem glória e com tudo aquilo que não é glória em minha vida.

    Foi quando permiti que o diabo conseguisse me colocar fora da obra consumada de Cristo por meio da acusação: “O Senhor está descontente com você. O Senhor tem algo contra você. O Senhor está realmente descontente com você por causa desta aflição, provação, sofrimento, tristeza ou alguma outra coisa”.

    E vocês sucumbem sob isso, e a glória se vai. E, enquanto permanecem ali, não há glória.

    Simplesmente porque, vejam, a base estabelecida por Deus é esta: o caráter absolutamente definitivo da obra de Seu Filho para a nossa redenção.

    Saiam dessa base por causa de qualquer acusação ou condenação do diabo; abandonem a base de Cristo, e a glória se vai. Ela nunca voltará enquanto vocês permanecerem ali. Não se enganem a esse respeito.

    Sim, enquanto vocês estiverem ocupados consigo mesmos — quanto tempo levarão para tomar posse da terra? Essa não é a base da glória.

    Isso pode demorar tanto quanto vocês permanecerem ali, sobre a base desse eu miserável e infeliz com o qual Deus já tratou na cruz de Seu Filho.

    Passamos para a base de Cristo — Sua perfeição. Pela fé, firmamos os pés nessa base, e a glória voltará.

    O chamado à entrega completa

    Agora, meu tempo nesta manhã terminou, e nós apenas abrimos a porta. Mas falamos sobre o Senhor Jesus, e precisamos realmente aplicar tudo isso.

    Não estou aqui para lhes dar um monte de ensinamentos a mais para a cabeça. Tenho pedido ao Senhor que use Sua Palavra como uma flecha, para realmente penetrar fundo e fazer alguma coisa.

    Por isso, precisamos aplicar isso, queridos amigos. Será que nós — vocês e eu — realmente, realmente queremos que Deus seja glorificado em nossa vida?

    Vocês dizem que sim. Dizem que sim. Bem, assim que disserem sim, vamos ver o que isso significa e, então, digam sim.

    Em primeiro lugar, isso significa exatamente o mesmo que significou para o Senhor Jesus, pois Ele estava aqui como o Homem que nos representava diante de Deus. Portanto, antes de tudo, significa uma grande e completa entrega num momento decisivo. Entrega.

    Oh, que essa palavra se apodere de nós.

    Uma ilustração do cristianismo comprometido

    Há algum tempo, eu estava na Escócia, hospedado em um hotel. Um homem entrou na sala, e eu olhei para ele. Ele me impressionou, e eu disse a mim mesmo: “Há algo em você. Quero conversar com você em breve”.

    Ele estava vestido, como dizemos, à paisana — com roupas comuns, talvez um pouco mais próprias para férias. Mas havia algo nele que me fazia sentir vontade de conversar com aquele homem, e fiquei atento à oportunidade.

    Ela surgiu quando todos os outros saíram da sala, e fiquei a sós com ele. Então fiz uma ou duas perguntas para iniciar a conversa. Eu disse: “O senhor está de férias?”

    “Bem”, ele disse, “não exatamente. Fiquei de cama por bastante tempo com uma trombose, e o médico me disse que viesse descansar e deixasse minha esposa descansar também. Por isso estamos aqui.”

    Eu disse: “Então o senhor veio de longe?”

    Ele disse: “Não, moro aqui na região, nesta cidade logo ali”.

    “Oh”, eu disse, “que interessante.”

    Ele disse: “Sou o pastor de tal igreja”, mencionando uma das igrejas presbiterianas mais importantes do oeste da Escócia.

    Bem, eu conhecia aquela igreja muito bem. Conhecia-a desde a infância. Então eu disse: “Ah, é mesmo? Conheci seu antecessor”. Não mencionei quem eu era; nós nos entendemos muito bem.

    Conversamos sobre a história da cidade, da igreja e assim por diante. Então mencionei certa família que havia morado nas proximidades: um pastor e sua família, uma família de ótimos filhos — cinco ou seis filhos e uma filha —, todos eles cantavam no coro e pareciam tão promissores na juventude.

    Eu costumava acompanhar suas atividades. Conhecia todos eles tão bem. E, durante algum tempo, achei que realmente seriam importantes para o Senhor.

    Mas todos eles se afastaram e foram para o mundo. Nenhum deles, exceto a filha, continuou andando com o Senhor de alguma maneira. Tornaram-se homens bem-sucedidos no mundo.

    Mencionei isso àquele homem. Eu disse: “Aquela família — uma tragédia, uma tragédia”.

    Ele disse, mencionando o nome de um deles, que eu conhecia muito bem: “Sempre que ele volta aqui, volta à igreja”.

    Eu disse: “Acredito perfeitamente que ele possa fazer isso, mas sei como eles estão até hoje, e sei que ele não é um cristão comprometido”.

    “Ele não é um cristão comprometido.” Percebi que ele ficou atento. Aquilo o tocou. Era algo em que nunca havia pensado antes.

    Continuamos conversando, e então ele disse: “Há pouco tempo, convidei certo homem, cujo nome talvez seja conhecido de muitos de vocês aqui — um dos preletores de Keswick. Convidei-o para falar em minha igreja, porque sentia que minha igreja precisava de algo novo”.

    Então ele disse: “Sabe, acho que ele é o que o senhor chamaria de um cristão comprometido”.

    A compreensão começou a surgir para ele — a ideia contida naquela palavra, “comprometido”. “É uma ideia inteiramente nova”, ele disse. “Acho que ele talvez seja o que o senhor chamaria de um cristão comprometido.”

    Agora, cristãos e cristãos comprometidos. Preciso deixar isso com vocês.

    A grande experiência decisiva na vida do Senhor Jesus foi quando Ele fez aquela grande entrega à glória de Seu Pai e disse, em essência: “A partir deste dia, o valor de tudo será julgado pela medida de glória que houver nisso para Meu Pai”.

    Essa é a questão.

    E então, como eu disse, tudo Nele realmente se alinhou com isso. Ele cuidou para que Sua conduta, Sua própria vida com Seu Pai em secreto, onde ninguém via, e depois Sua conduta diante do mundo, diante das pessoas e diante de Seus discípulos fossem governadas por esta única coisa: que o Pai recebesse Sua glória.

    Seu comportamento, Sua maneira de falar, Sua maneira de agir — se Ele fosse um homem de negócios, Suas transações comerciais —, seriam para a glória de Deus?

    Se não fossem, Ele não teria se envolvido com coisa alguma nos negócios que não fosse para a glória de Deus, se a decisão dependesse Dele.

    Sua família — irmão, irmã, mãe —, sim, a família. Minha família é para a glória de Deus? O comportamento em minha família, para com meus filhos, nos relacionamentos entre marido e mulher, é para a glória de Deus?

    A maneira como vivemos em família — é para a glória de Deus? As pessoas que observam, como veem isso?

    Tudo — é assim, é assim.

    A promessa de ver a glória de Deus

    Se vocês chegarem a uma posição como essa, em que realmente acertam essa questão com o Senhor, queridos amigos, não pensem que isso significará uma vida de perdas. Uma vida de perdas? Vocês verão a glória de Deus.

    Esse é o resultado do capítulo 11 de João, em Betânia, no caso de Lázaro e suas irmãs. Por mais difícil que tenha sido o caminho para eles, o quadro final é o de uma emanação de glória — o prazer de Deus.

    Que cena encantadora é aquela no capítulo 12, não é?

    “Foi, pois, Jesus seis dias antes da Páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, a quem Ele ressuscitara dos mortos.”
    “Fizeram-Lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia; e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Ele.”
    — João 12:1-2

    Marta com um novo espírito de serviço, Maria aos Seus pés, e Lázaro sentado ali. Deve ter sido um momento maravilhoso — verdadeira glória na vida de ressurreição.

    Mas eles haviam passado por algumas coisas para chegar àquilo. Haviam passado por tudo aquilo para chegar ali. Oh, eles haviam sido provados e testados nessa questão:

    “Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”
    — João 11:40

    “Verás a glória de Deus.”

    Vocês querem ver a glória de Deus em sua própria vida?

    Não será uma vida de perdas. Alcancem a glória de Deus. Vocês não podem alcançar nada além disso, nada melhor do que isso.

    Mas, vejam, estamos entrando em questões amplas. Vamos deixá-las para a tarde.

    Oração final

    Pai, toma esta palavra e usa-a para o fim que temos em vista — Tua própria glória, Senhor, Tua própria glória.

    E que todos encarem essa questão em todas as suas implicações práticas, façam a grande entrega e vejam a glória de Deus.

    Em nome do Senhor Jesus. Amém.