Os trechos das Escrituras em torno dos quais reunimos nossos pensamentos neste momento encontram-se no quarto capítulo da carta aos Efésios.
Aquele que desceu é o mesmo que também subiu acima de todos os céus, para que enchesse todas as coisas.
— Efésios 4:10
Nesta manhã, vamos colocar ao lado desse trecho a passagem complementar de Efésios 1:23:
E sujeitou todas as coisas debaixo dos Seus pés, e O deu por cabeça sobre todas as coisas à igreja,
que é o Seu corpo, a plenitude Daquele que cumpre tudo em todos.
— Efésios 1:22-23
Para que enchesse todas as coisas.
Seu corpo:
A plenitude Daquele que cumpre tudo em todos.
Nesta manhã, conforme o Senhor nos capacitar, vamos considerar essas duas afirmações sob quatro aspectos: primeiro, o propósito que elas indicam; segundo, o meio pelo qual esse propósito se realiza e se cumpre; terceiro, o método pelo qual esse meio cumprirá sua vocação; e, por fim, a obrigação que recai sobre os envolvidos.
Talvez eu possa dizer desde já, para ajudar a mim mesmo e preparar vocês mentalmente, que estas reuniões são destinadas a uma instrução sólida e sadia. Confiamos que nosso coração será realmente tocado e que seremos conduzidos, em espírito, ao louvor e à adoração. Essas coisas devem ser, ou deveriam ser, o resultado de qualquer ministério.
Mas não estamos aqui, neste momento, apenas para dizer coisas agradáveis, para fazer uns aos outros se sentirem confortáveis e felizes. Estamos aqui para ser instruídos, com toda a solidez que o Senhor nos conceder, a fim de termos terreno firme debaixo dos pés em nossa vida de fé.
Dito isso, espero que vocês se ajustem a essa realidade e compreendam que estamos juntos para trabalhar, e não para brincar.
Agora vou tratar dessas palavras complementares que lemos, começando pelo propósito que elas indicam. Vocês têm em mãos esta carta aos Efésios — assim chamada, “aos Efésios”. Podem simplesmente riscar isso, porque essa expressão não constava da carta original. Havia um espaço em branco na carta original, no qual seria colocado o nome de uma igreja da Ásia. Era uma carta circular.
Isso é apenas uma observação à parte, mas é útil ter uma designação pela qual possamos nos referir a esse documento. Como Éfeso foi um dos lugares aos quais ele foi enviado — talvez o primeiro; não sabemos —, esse nome ficou associado a ele há muito tempo.
Quando tomamos esta carta, este poderoso documento, percebemos, à medida que o lemos, que estamos nos movendo no âmbito do propósito soberano. Essa é uma característica inconfundível da carta e de sua linguagem.
Há três expressões ou palavras que se repetem constantemente nesta carta e que indicam que, quando chegamos aqui, estamos diante de algo muito positivo, muito definido e muito intencional.
A primeira expressão é “Sua vontade”. Sua vontade. Vocês devem considerá-la não apenas como o ato de querer, mas como algo objetivo. É uma coisa muito definida. Essa vontade de Deus é algo muito concreto.
Vocês podem acompanhar a carta comigo nestas passagens:
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade.
— Efésios 1:5
O beneplácito de Sua vontade.
Depois, em Efésios 1:9:
Descobrindo-nos o mistério de Sua vontade, segundo o Seu beneplácito, que propusera em Si mesmo.
— Efésios 1:9
E novamente, em Efésios 1:11:
Nele, em Quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito Daquele que faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade.
— Efésios 1:11
Tudo isso aparece tão rapidamente nesta carta, logo em seu início, no estabelecimento do fundamento para tudo o que virá depois. Cada expressão traz seu próprio significado e certamente nos impressiona com este fato: estamos aqui diante de algo tremendo — o beneplácito de Sua vontade, o conselho de Sua vontade.
Depois, em Efésios 5:17:
Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
— Efésios 5:17
É claro que, diariamente e continuamente, pedimos para conhecer a vontade do Senhor. Mas, ao fazer isso, geralmente estamos pensando nos muitos detalhes de nossa vida. Queremos conhecer a vontade do Senhor quanto a ir ou não a determinado lugar, fazer ou não determinada coisa, e assim por diante.
Essa aplicação é específica e particular, e está perfeitamente correta. Mas não é disso que o apóstolo está falando aqui. Entendam que esta carta abrange a igreja. As vidas individuais estão incluídas nisso, mas é a igreja que está em vista; e é essa vontade — escrevam com V maiúsculo, se quiserem — que está por trás de tudo aqui.
Depois há a palavra “propósito”, que, como vocês sabem, é característica desta carta. Acabamos de ler sua primeira ocorrência em Efésios 1:11:
Havendo sido predestinados conforme o propósito Daquele que faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade.
Depois, em Efésios 3:11, lemos:
Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus, nosso Senhor.
— Efésios 3:11
A nota marginal diz: “o propósito dos séculos”. Sua vontade; o propósito Dele; Seu propósito eterno; o propósito dos séculos.
Se quisermos uma terceira ênfase, chegamos a esta palavra: “predestinados”. Efésios 1:5 fala de termos sido predestinados segundo o beneplácito de Sua vontade; e Efésios 1:11 diz que fomos feitos herança, havendo sido predestinados segundo Seu propósito.
Sua vontade — Sua grande vontade. Seu propósito dos séculos. Predestinados de acordo com esse propósito.
Se tudo isso se refere à igreja, e nós fazemos parte dela, então certamente estamos nos movendo no âmbito de um propósito tremendo e soberano: algo determinado, fixado, irrevogável, inalterável e estabelecido antes da fundação do mundo.
Uma coisa, queridos amigos, da qual nós — todo o povo do Senhor e, poderíamos dizer, todos os seres humanos — precisamos ser libertos é o sentimento de futilidade, esse sentimento crescente e cada vez mais intenso neste universo e nesta criação. Futilidade. Falta de sentido.
Há um fatalismo crescente no coração das pessoas, porque elas não conseguem explicar; não conseguem encontrar o sentido. E o fatalismo é algo que destrói profundamente a alma.
O fatalismo simplesmente diz: “Bem, se tiver de ser, será. Se não tiver de ser, não será. É só isso; então é melhor desistir e não se envolver. Vai acontecer; você não pode mudar nada. Vai acontecer”.
Digo que isso está no próprio cerne da fraqueza, da vida sem firmeza, da incerteza, da indefinição, da insegurança e da falta de rumo. Isso tira da existência todo senso de propósito e significado. E é algo que está crescendo.
Por que há hoje, por todo este mundo, uma onda de suicídios como nunca antes se conheceu na história da civilização? Não vamos nos deter nisso. Talvez vocês não tenham conhecimento dessa realidade. Alguns de vocês que vêm do continente europeu sabem muito bem, especialmente os do norte da Europa, onde isso é como uma onda terrível.
É por causa dessa mesma coisa: esse sentimento de futilidade e falta de fé, de impotência sem esperança diante de forças que as pessoas não podem controlar e não conseguem compreender. Esse fatalismo, como o chamamos, é o que há de mais desagregador na vida de alguém ou em qualquer sociedade. Não há coesão nele, nada que mantenha as coisas unidas.
E vocês sabem que isso está bem no coração desta carta:
Nele, todas as coisas se mantêm unidas.
A resposta está Nele. Mas aqui estamos nós, pobres cristãos, ou a igreja, diante de algo que é tão contrário a tudo isso — uma contradição tão grande a tudo isso.
Sua vontade é concreta, definida, positiva, firme e estabelecida desde toda a eternidade. Ela não pode ser derrotada, desviada nem, de modo algum, frustrada em sua realização plena e final. Seu propósito fixado permanece.
De acordo com esse propósito, vocês e eu, e todos os que estão neste corpo de Cristo, somos predestinados. Esse é um terreno bastante firme, não é? E não é verdade que estar em terreno firme é a melhor coisa em dias como estes?
Em oposição a toda essa situação, que apenas mencionamos tão brevemente, está o propósito fixado e estabelecido de Deus — algo que Deus determinou e preservou. Em relação a isso, está dito aqui:
Ele nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo.
O propósito, então, começa com Seu Filho. Aquilo que Deus estabeleceu em Sua vontade inalterável, imutável e irrevogável é que Seu Filho, por fim, encherá todas as coisas.
Esse é o fato. Essa é a Palavra de Deus. E, naturalmente, ao lermos coisas assim, somos confrontados com a questão de crermos ou não nas Escrituras.
Talvez vocês se perguntem por que se diz uma coisa dessas, já que todos vocês creem. Ouso dizer, queridos amigos, que, nos terríveis abalos e convulsões dos tempos finais, a fé do crente mais devoto será abalada quanto às Escrituras, quanto à Palavra de Deus.
Perdoem-me se isso lhes parece algo errado de dizer. Quer vocês possam confirmar isso por sua própria experiência ou não, há hoje um tremendo abalo entre os cristãos quanto à possibilidade de realmente confiar na Bíblia.
Aqui está a afirmação, categórica porque vem diretamente do próprio Deus: Ele estabeleceu isso em Seu conselho eterno. Com pleno conhecimento de tudo o que se levantaria contra esse propósito, com pleno conhecimento de toda a história, da obra do mal e de suas aparentes conquistas, ainda assim Ele determinou desde a eternidade: no fim, Meu Filho encherá todas as coisas.
Mas, juntamente com isso, Ele decidiu e determinou, de maneira igualmente definida, positiva, categórica e definitiva, que certo corpo de pessoas seria o meio, o vaso, o canal e o instrumento para o cumprimento desse propósito estabelecido a respeito de Seu Filho.
Esse corpo eleito nos é conhecido por diversos nomes, mas, em geral, é a igreja. Aqui em Efésios, é:
A igreja, que é o Seu corpo.
Um corpo eleito, uma comunidade eleita.
Isso nos leva, então, ao segundo ponto: o meio — a igreja, os eleitos, o corpo de Cristo.
Não é preciso insistir mais nesse fato: Deus previu esse corpo e escolheu esse corpo em Cristo antes que o mundo existisse. Isso está registrado aqui nas Escrituras como um fato, um fato divino.
Vocês sabem, os fatos de Deus são coisas muito difíceis de contornar e muito resistentes. Quando vocês se deparam com os fatos de Deus, toda discussão chega ao fim. Aqui está o fato: Deus fez isso. Ele declarou nas Escrituras da verdade que assim é.
Mas Deus não apenas estabeleceu isso desde a eternidade; Ele também deu a revelação disso no tempo. O Espírito Santo veio de Deus, do céu, com o propósito específico de tornar conhecida essa mesma realidade.
Primeiro, Ele deu essa revelação por meios soberanos — meios maravilhosamente soberanos: levantando vasos escolhidos, preservando vasos, ungindo vasos, capacitando vasos em meio a incontáveis oposições e adversidades e numerosas dificuldades.
Ele capacitou vasos a cumprir este ministério de levar à igreja, ao povo de Deus, o conhecimento dessa mesma realidade. A revelação chegou.
Queridos amigos, não medimos, e provavelmente jamais conseguiremos medir nesta vida, todos os tremendos triunfos que estavam por trás deste único acontecimento: Paulo finalmente conseguir transmitir essa revelação.
Esse homem teria sido silenciado cem vezes, se o diabo tivesse conseguido. Ele teria neutralizado esse homem por completo, repetidas vezes, não apenas por meio de poderes malignos, mas também por meio de pessoas. Suas batalhas foram tremendas. Por toda parte seus passos eram perseguidos e seu caminho era vigiado. Esse homem estava marcado para a destruição e para o descrédito completo e definitivo de si mesmo e de seu ministério.
No entanto, finalmente temos isso registrado nesta plenitude que estamos vendo. A revelação — essa coisinha que parece um folheto, não é? Aí está: a carta aos Efésios. Mas a quanto se resume — a alguns gramas de papel? E, no entanto, é o maior documento que já entrou nesta criação.
É a expressão concreta da suprema grandeza do poder de Deus na vida de um homem, para um ministério e por meio de um ministério: a revelação desse propósito eterno de Deus para a igreja.
Digo que Deus fez isso soberanamente: deu essa revelação à igreja, para tornar conhecido que existe um corpo eleito nos conselhos eternos de Deus e que esse corpo eleito é o objeto desta dispensação, especialmente para ser chamado dentre as nações.
Todas as dificuldades e todos os problemas, naturalmente, surgem aí no campo teológico, pois Deus não diz quem pertence aos eleitos. Ele ainda não disse diretamente e pessoalmente a vocês e a mim: “Veja, Eu escolhi você. Você pertence aos eleitos”.
Ele não faz isso. Esse problema existe em toda parte. A maioria das pessoas se pergunta: “Sou um dos que foram de antemão escolhidos e predestinados? Tenho motivo para questionar se pertenço a esse grupo?”. Vocês conhecem toda essa dificuldade, porque Deus não disse simplesmente aos indivíduos, diretamente dessa maneira, que eles são eleitos. Mas Deus trabalha nessa direção.
Talvez abordemos isso mais de perto daqui a pouco, mas vocês conhecem esse tipo de coisa. Quando o Senhor leva a muitas pessoas a luz, a revelação e a verdade desta carta — quando isso chega até elas, ou elas chegam até isso pela soberania de Deus —, vocês veem, literal ou metaforicamente, que elas ficam de boca aberta e seus olhos se abrem.
“É isso que eu estava procurando. Eu não sabia o que era, mas tinha um grande anseio por alguma coisa, e é isso. É isso. Isso corresponde exatamente a algo dentro de mim que me preparou para isso.”
“Alguma coisa vinha acontecendo. Mesmo antes de minha conversão, eu sabia que havia na vida algo mais do que aquilo que eu tinha. Eu estava insatisfeito e fui a um lugar, depois a outro, para encontrar isso. Não conseguia encontrar. Mas é isso. É isso.”
Não é verdade? Bem, essa é a nossa experiência — nossa própria experiência e a experiência de muitos. Deus simplesmente trabalha, vejam.
Quando chegam a revelação e a luz, já houve uma preparação — talvez, em grande parte, uma preparação inconsciente; isto é, uma preparação sem esclarecimento, nas trevas, à distância, longe de Deus. Ainda assim, algo vinha atraindo: alguma fome, algum anseio. E então vem o chamado, e é exatamente como a mão que se encaixa na luva. “É isso.”
É assim que a soberania atua em relação à eleição. Talvez vocês ainda não tenham visto isso em todos os casos com que se depararam. Não desistam. Talvez pensem em pessoas que não são assim e não demonstram nenhum sinal disso, mas o fim ainda não chegou.
Pode chegar o dia em que, pelas experiências de uma história de muito sofrimento, o coração delas será preparado e a verdade encontrará uma resposta. Isso é tudo o que precisamos dizer sobre essa questão da eleição e da predestinação. Deus trabalha de acordo com isso.
Mas quero acrescentar aqui esta palavra, para lembrar vocês e lhes mostrar que, nesta carta, temos diante de nós o evangelho e o propósito eterno unidos. Isso é muito importante lembrar.
Receio que algumas pessoas tenham formado a seguinte ideia: “Bem, o evangelho — o simples evangelho de nossa salvação — é uma coisa, e tudo isso é outra”. De fato, conhecemos reações muito fortes que dizem: “Está bem, vocês podem ficar com todo o seu ensino profundo. Podem ficar com esse tipo de coisa, se isso lhes agrada. Nós estamos satisfeitos com um evangelho simples”.
Que o Senhor tenha misericórdia dessas pessoas. Aqui vocês têm o documento mais profundo, como eu disse, que já foi dado por Deus ao ser humano — não como duas coisas diferentes e separadas, mas inteiramente unidas: o evangelho e o propósito eterno.
Observem a palavra “evangelho”. Paulo fala desse ministério que lhe foi dado — esse ministério pleno, rico e profundo — como seu evangelho. Ele foi escolhido para esse evangelho.
Ah, se o nosso evangelho fosse mais rico e mais pleno, teríamos resultados muito melhores. Mas não separem essas coisas. Lembrem-se: isto é o evangelho. O que é ele? São as boas-novas: escolhidos Nele antes da fundação do mundo; há uma herança.
Precisamos vincular o propósito à salvação em nossa pregação, não deixando a salvação como algo isolado, algo menor do que realmente é, mas sempre vinculando o propósito à salvação. Não creio que avançaremos muito em nos tornar o tipo de pessoa que devemos ser até que tenhamos tratado dessa fraqueza, corrigido isso e relacionado à salvação o pleno propósito de Deus.
Chegamos, então, ao método: o propósito, o meio — a igreja, os eleitos — e depois o método.
Lembremos novamente que o apóstolo está particularmente ocupado com a igreja nesta carta. Isso percorre toda a carta e, depois, aparece numa definição sublime, que ele expressa assim:
Grande é este mistério.
Vocês devem considerar essas palavras, tão familiares para nós, à luz da carta inteira, de toda a revelação. Em Efésios 5, precisamos ler:
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso próprio marido, como ao Senhor;
porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o Salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela;
para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
para a apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante;
mas santa e irrepreensível.Assim devem os maridos amar a própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo;
porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também Cristo à igreja;
porque somos membros do Seu corpo.Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério: digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
— Efésios 5:22-32
Digo que esse é o desfecho sublime ao qual o apóstolo nos conduz, reunindo tudo o que está nesta carta.
Não sabemos tudo o que estava no pano de fundo do pensamento do apóstolo. Sabemos que ele tinha um conhecimento muito amplo, profundo e completo do Antigo Testamento, que era sua única Bíblia. Não sabemos se isso estava plenamente em sua consciência ou em seu subconsciente; mas o Espírito Santo sabia se, por trás do que estava sendo escrito aqui, havia uma história do Antigo Testamento.
Seja como for, quando pensamos nisso, parece realmente haver uma história do Antigo Testamento reunida num pequeno livro do Antigo Testamento: o livro de Ester.
Agora, se o que vou dizer é ou não a interpretação correta desse livro, não estou muito preocupado com isso neste momento, porque creio que ele serve como uma ilustração muito boa daquilo que estamos considerando: o método pelo qual esse meio — a igreja, o corpo — deve cumprir sua vocação eterna de tornar manifesta a plenitude de Cristo.
Espero que vocês se lembrem da história. Não é necessário que eu a percorra minuciosamente com vocês. Ela começa com um quadro dos acontecimentos no grande reino medo-persa, com Assuero ali, em toda a sua glória e autoridade.
Ele está realizando um banquete prolongado para todos os governantes, príncipes e dirigentes de seu grande domínio — da Índia à Etiópia. Não era pouca coisa reunir todos esses representantes e ter esse tempo extraordinário de banquetes, festejos e exibição de sua glória.
Depois, quando termina aquela grande reunião, ele reúne seu círculo mais íntimo e seus conselheiros para mais sete dias de banquetes. Em meio a toda essa pompa, Assuero ordena a seus eunucos que tragam a rainha — a rainha Vasti.
Ela era bela, e ele queria exibir sua beleza aos que estavam reunidos. Aqui preciso abrir um parêntese: naturalmente, do ponto de vista humano, tenho uma inclinação a favor de Vasti. Tenho muita simpatia por ela. Mas isso precisa ser dito apenas de passagem.
Há um lado espiritual nisso que torna necessário deixarmos de lado nossas preferências e nossos preconceitos. Vasti se recusa a entrar e obedecer à ordem do rei. Ela permanece afastada.
O rei fica irado. Recorre a seus conselheiros: “O que diz a lei num caso como este?”. Vocês conhecem a resposta deles. Dizem: “Bem, não foi apenas contra o rei que ela procedeu mal. Todas as nossas mulheres começarão a se comportar assim se o senhor a deixar sem punição”.
Bem, é claro, isso é convincente. O resultado é que o rei despoja Vasti de seus direitos reais e a afasta. Ela já não é sua rainha.
Há uma vaga. Há uma lacuna. Há um vazio. Mas não sabemos quanto tempo isso dura. Esse vazio precisa ser preenchido para que o rei tenha uma rainha. Isso é verdade.
Então a história se volta para Ester. Vocês a conhecem. Ali está Ester, uma exilada cativa, uma estrangeira naquele reino. Ela está ali, mas não conhecemos todos os detalhes. De uma forma ou de outra, a soberania está em ação.
A soberania do trono está em ação, e Ester é reconhecida, recebe atenção, é escolhida e designada para essa elevada posição — para preencher essa vaga.
Ela recebe tudo o que é necessário para prepará-la, adorná-la e torná-la adequada para essa posição. É vestida com trajes reais, enriquecida com joias reais, libertada, resgatada de seu exílio e cativeiro e introduzida como alguém revestida da riqueza da realeza.
Não nos é relatada nenhuma cerimônia de casamento, mas sem dúvida houve algo pelo qual ela precisou se comprometer com uma aliança de lealdade, devoção e fidelidade — para ser aquilo que Vasti se recusara a ser: alguém que vivesse somente para o rei, e não para si mesma.
Há muitos outros detalhes, mas estamos avançando para o grande e glorioso desfecho de toda essa soberania: a libertação e o resgate de todo um povo.
Não é preciso muita percepção para enxergar um significado espiritual em tudo isso. Parece-me haver uma dupla aplicação.
Deus escolheu o ser humano, no princípio, exatamente para isso. Adão foi criado exatamente para isso e introduzido nessa gloriosa associação com Deus. Mas ele fez tudo não para Deus, e sim para si mesmo; não para a glória de Deus, mas para reter a glória para si.
O resultado foi a rejeição. E essa história está expressa na frase encontrada no livro de Ester: o reinado da vaidade. A vida sem o propósito de Deus, todo o sentido da vida perdido.
Imaginem o que Vasti pode ter pensado e sentido depois disso, ao ver Ester ocupar seu lugar. Ah, haveria muitas emoções. Mas o fato é que houve para ela um reinado de vaidade — uma vida sem sentido, todo o significado perdido.
Não é essa a condição da raça humana em Adão? Recebeu potencialmente todas as coisas e, depois, tomou tudo em suas próprias mãos, recusando-se a conservar tudo somente para a glória de Deus e conservando tudo para si mesma. Afastada, segue-se esse longo, prolongado período de falta de sentido na humanidade.
Mas essa é uma aplicação. Esse povo escolhido, chamado ao reino — chamado no Antigo Testamento de esposa do Senhor —, foi chamado a essa elevada posição e depois tomou tudo para si, tudo para si, e não o conservou para Deus.
O grande desafio da vinda de Deus a este mundo na pessoa de Seu Filho trazia consigo exatamente esta questão: conservariam tudo para Deus ou conservariam tudo para si mesmos?
Bem, sabemos o que aconteceu: “Fora com Ele! Não queremos este Homem”. Conservando tudo para sua própria glória, foram afastados. E desde então houve dois mil longos anos de vaidade — a Vasti excluída, afastada. Uma história triste, muito triste, não é?
Quando a raça humana em Adão fracassou, Deus tinha Sua Ester em algum lugar, silenciosamente oculta no céu, em Sua presciência e em Seus conselhos eternos. Ela estava ali. Quando Israel fracassou e foi afastado dessa maneira, Ele introduziu a igreja para ocupar seu lugar.
Toda a vaidade dessa rivalidade é revertida na igreja. Perfeitamente revertida.
Agora, então, o que tudo isso significa? Ainda que apenas como ilustração, aqui está a carta aos Efésios: escolhidos Nele. Essa é Ester.
O elemento da soberania está em ação, introduzindo esse vaso — conhecido de antemão, previsto e predestinado; conhecido, escolhido e, depois, bendito seja Deus, chamado para junto Dele.
Resgatados da vaidade, resgatados de nações estrangeiras, resgatados do exílio e do cativeiro — essa é a história da igreja, não é? Libertos da terrível restrição que pesava sobre o mundo rejeitado, a raça rejeitada, os gentios rejeitados.
Ester — chamada. Que palavra do Novo Testamento é essa: chamada, resgatada.
E então, exatamente nesse ponto, irrompe a palavra que é tão proeminente nesta carta: graça. Treze vezes o apóstolo usa essa palavra nesta carta. Graça:
Para que fôssemos para louvor de Sua glória.
Graça:
As riquezas de Sua graça.
Mas não é exatamente isso? Quem era ela? O que era ela? Onde estava ela? Que aptidão tinha para ocupar a posição imediatamente abaixo do rei? Nenhuma. Ela era uma exilada.
No entanto, do tesouro real, foi-lhe trazido tudo o que era necessário e que ela não possuía — nada daquilo ela tinha em si mesma. Tudo lhe foi trazido para torná-la adequada àquela posição tão elevada.
Vestida, provida de tudo, tornada adequada — que história de graça é essa, queridos amigos. Que luz surge nesse ponto!
O que é essa igreja por natureza, ou quando olhamos para nós mesmos? O que somos nós, se conhecemos alguma coisa a nosso próprio respeito? Estamos dispostos a dizer tudo, menos que somos adequados para um chamado como esse.
Nenhuma esperança, nenhuma chance, nenhuma possibilidade de comparecermos em Sua presença tais como somos em nós mesmos. Distantes, exilados, em cativeiro, alienados.
E Ele nos introduz, veste-nos com as vestes da salvação e com o manto da justiça, e derrama sobre nós as maravilhas dessa palavra: riquezas. Vocês acompanharam essa palavra ao longo da carta?
As riquezas de Sua graça.
As insondáveis riquezas de Cristo.
Ester foi introduzida e adornada com tudo o que era necessário para estar na presença do rei e para servi-lo:
Para a apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante.
Ao final da história, qual é o método pelo qual a igreja cumprirá essa elevada vocação? É uma relação conjugal com o Senhor, de fato — com tudo o que isso significa. É isso que encontramos em Efésios 5:22 e nos versículos seguintes: uma relação conjugal.
Digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Casados com Cristo — esse casamento espiritual. Ah, quanto mais pensamos nisso, mais maravilhoso se torna: casados com o Senhor, unidos ao Senhor, um só espírito.
No âmbito natural, os dois se tornam uma só carne; mas, no âmbito espiritual, os dois se tornam um só espírito.
O que se une ao Senhor é um mesmo espírito.
Uma só carne, um só corpo, uma só vida. Não há figura em toda a criação que expresse melhor a unidade e a identidade no pensamento de Deus do que a relação conjugal, quando ela está de acordo com Deus — coração correspondendo a coração.
Foi assim que Deus pretendeu que fosse. Em certa medida, isso se manifesta na morte entre os seres humanos: às vezes um não consegue viver, e não vive, sem o outro. Às vezes abrimos o jornal pela manhã, percorremos a coluna de falecimentos e vemos dois avisos: a mulher se foi e, em poucos dias, o marido a seguiu.
Isso não significa que deva ser sempre assim, mas essa é a ideia. Há alguma coisa aí, não há? Quando está de acordo com Deus.
Digo-o a respeito de Cristo.
Pergunto a você, querido amigo: consegue viver sem Cristo? Consegue? Consegue?
Escute: Ele não pode viver sem você. Isso está declarado aqui:
A igreja, que é o Seu corpo, a plenitude Dele.
O sentido literal é: “a completude Dele”.
Para a própria completude Dele, precisamos, desesperadamente, de uma relação conjugal. Essa é a questão. Isso diz respeito a nós.
Ah, quanto deveríamos dizer sobre isso. Mas nosso tempo, por ora, terminou. Chegamos apenas ao último ponto: a obrigação.
Se isso é uma questão de verdade, se isso é a revelação de Deus, se não é apenas uma bela história, alguma história espiritualmente ou religiosamente romântica — se isso é verdade espiritual —, então que Deus o tire de vez do âmbito do mero ensino e das meras palavras.
Ouvimos com tanta frequência: “Ah, são apenas palavras. É apenas ensino. Você está simplesmente gastando seu tempo dando um monte de ensinamentos”. Que Deus me ajude. Que Deus ajude vocês. É só isso. Mas, queridos amigos, se isso é a verdade de Deus, certamente há uma obrigação que recai sobre nós.
Rogo-vos, pois, […] que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
com toda a humildade e mansidão.
A obrigação.
Se isso é mais do que um belo quadro, se é algo que realmente vem dar expressão à Palavra de Deus para nós hoje, neste tempo, isso nos coloca sob uma grande obrigação quanto à nossa postura e à nossa conduta.
Com toda a humildade.
Essa é a questão. As pessoas que são chamadas a uma vocação tão elevada — ah, não, não, não —, como vocês podem ver, não há lugar aqui para orgulho espiritual. Não há lugar para tomarmos a glória para nós mesmos e a conservarmos para nós mesmos. Esse é o caminho de Vasti.
Não: toda a humildade e mansidão. A igreja de Deus e o povo de Deus devem ser assim em sua conduta.
Toda relação nesta vida é elevada por esse conceito de relação conjugal com o Senhor. Marido e mulher precisam subir a um nível mais elevado, não precisam, se essa relação deve ser um reflexo e uma expressão de Cristo e da igreja?
Filhos e pais; servos e senhores — toda relação é tocada por esse grande conceito: aquilo que a igreja é em sua posição elevada, nobre e honrosa, em sua maravilhosa dignidade diante de Deus.
Essa dignidade, vocês sabem, se estende por todos os aspectos de nossa conduta e de nossas relações. Estamos falando da corte — não que eu saiba como ela era, mas da realidade maior do céu. Temos uma palavra no Novo Testamento: cortesia.
Sede corteses.
Certamente esse é um ponto de partida muito elementar: boas maneiras, talvez etiqueta. Isso faz parte dessa realidade. Na corte do céu, boas maneiras entre aqueles que compõem essa comunidade real.
Receio, queridos amigos, que muitas vezes digamos: “A cortesia comum”. É verdade. Boas maneiras. Muito frequentemente há melhores maneiras entre as pessoas do mundo do que entre os cristãos. É terrível dizer uma coisa dessas.
Nossa conduta, em toda relação da vida, precisa ser tocada por esse elevado conceito, que não é apenas um sonho ou um ensino, mas é declarado como um fato:
Digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Assim devem agir maridos e mulheres, servos e senhores — assim como Cristo.
É desafiador. É prático. Como vocês vão fazer isso? O que vamos fazer?
Vamos dizer agora, imediatamente: “Bem, decido que, a partir deste momento, pela graça de Deus, viverei à altura desse nível de vida, dessa santa e sublime vocação. Pela graça de Deus, farei algo a respeito. Vou vigiar, meu querido; vou ter cuidado com minhas palavras; vou guardar a maneira como reajo”?
Há uma obrigação. Bem, obrigado. O Senhor.