Todos os capítulos são apenas ocasiões.
Lemos toda a nossa passagem para chegar ao trecho específico que nos interessa.
Pelo que diz:
Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,
E deu dons aos homens.Ora, isto — Ele subiu — que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus,
Para que preenchesse todas as coisas.
Para que Ele preenchesse todas as coisas.
Essa é uma declaração de consumação. Vamos entrar nela, como vocês verão pelo contexto inteiro. As eternidades e as eras são reunidas em relação ao propósito divino.
Sabemos que esta carta era uma carta circular, enviada a certas igrejas da Ásia.
E, nesta carta circular, o apóstolo derrama, como uma torrente, a própria essência de seu conhecimento espiritual — conhecimento que lhe havia chegado por meio daquilo que ele, em outros lugares, chama de:
A revelação de Jesus Cristo.
Ou:
Aprouve a Deus revelar Seu Filho em mim.
Aquilo que havia chegado ao apóstolo era, de fato, muito pleno: conhecimento proveniente da experiência — experiência que começou no caminho de Damasco.
Que conhecimento irrompeu sobre aquele servo da lei naquele momento, naquele acontecimento! Um conhecimento que o impeliu ao deserto para pensar a respeito, examinar seu significado e apreender algo de sua profundidade; e que o manteve ali, no deserto, por dois anos.
Era a irrupção de um novo mundo de conhecimento espiritual sobre ele.
Mais tarde, ele disse que, em sua história de vida, havia acontecido outra poderosa abertura do céu. Disse que foi arrebatado ao terceiro céu e ouviu coisas inefáveis, que ao homem não é lícito proferir.
Uma palavra infeliz, essa palavra lícito, porque ela não transmite exatamente o que o apóstolo realmente diz. O que ele realmente diz, ou quer dizer, é: “Que ao homem é impossível proferir” — coisas inefáveis que ao homem é impossível proferir.
Aquilo deve ter sido uma grande plenitude de conhecimento. E sabemos que, em várias outras ocasiões, o Senhor Jesus veio a ele, pôs-Se ao seu lado e falou com ele; e, a partir de toda essa experiência, seu conhecimento crescia.
Naqueles dias, os apóstolos não podiam viajar com a rapidez com que podemos hoje. Tinham de percorrer longas distâncias a pé, passando muitas horas assim, sem contar as noites.
Sem dúvida, o apóstolo meditava enquanto seguia seu caminho de um lugar a outro, ao longo de semanas, meses e anos. Essa meditação inspirada ia edificando nele esse maravilhoso conhecimento espiritual.
De tempos em tempos, em relação a necessidades e exigências específicas aqui e ali — situações particulares —, ele registrava em cartas alguns fragmentos, apenas fragmentos, dessa rica revelação que lhe havia chegado e continuava chegando.
De onde o apóstolo recebeu tudo o que temos, por exemplo, na parte final daquilo que, em nossa divisão, é o oitavo capítulo da carta aos Romanos?
De onde ele recebeu isso — voltando até antes de o mundo existir e nos dizendo o que aconteceu por um ato divino quando Adão levou a criação à escravidão? Ela foi sujeita à vaidade.
De onde ele recebeu tudo aquilo sobre a predestinação — para sermos conformados à imagem do Filho de Deus — e tantas outras coisas que estão ali, as quais vocês e eu temos certeza de que nenhum homem jamais poderia descobrir por investigação ou estudo, por maior que fosse sua inteligência?
Aqueles versículos finais de Romanos 8 são fragmentos poderosos de uma grande revelação.
E, novamente, aquele décimo quinto capítulo da primeira carta aos Coríntios — de onde ele recebeu aquilo? Tudo sobre a diversidade dos corpos glorificados na ressurreição; a natureza do corpo da ressurreição, creio eu.
É um capítulo muito rico. Nós o temos explorado longa e profundamente, mas sabemos que não o esgotamos.
Em suas cartas aos Tessalonicenses, como Paulo veio a saber exatamente o que aconteceria quando o Senhor voltasse? O que está acontecendo com os santos que já deixaram esta terra? O que acontecerá com os santos que estiverem aqui quando o Senhor vier?
De onde ele recebeu tudo isso? É rico, é profundo, é pleno; mas é apenas um fragmento de toda aquela riqueza de conhecimento espiritual.
Mas agora, finalmente, ele está livre de todas as suas viagens e de todas essas atividades dispersas, tantas atividades aqui e ali. Finalmente, pode fazer o que antes não havia conseguido fazer.
E, se esta carta sugere ou indica alguma coisa, é que agora ele pode fazer aquilo que tanto desejava, aquilo para o qual esperava uma oportunidade: simplesmente derramar daquela plenitude que vinha se acumulando ao longo dos anos; simplesmente derramar de sua plenitude espiritual.
Não me surpreende que a palavra plenitude seja tão característica desta carta. É verdade que se trata da plenitude de Cristo, mas o apóstolo havia sido introduzido em muito dessa plenitude.
Assim, finalmente, ele pode sentar-se, abrir as comportas daquele tesouro espiritual e derramá-lo nesta carta.
Isso corresponde, de certo modo, à prisão física do apóstolo naquela ocasião. Seu grande tesouro de luz, de conhecimento espiritual, havia sido circunscrito, podemos dizer. Mas agora o Senhor soberano ordenou a prisão física para tornar possível a liberação dessa luz para a Igreja, para toda esta dispensação.
Não uma simples liberação — uma verdadeira liberação!
Vocês não podem ler esta carta com cuidado, atenção e sensibilidade sem sentir que há, por assim dizer, uma liberação — o rompimento de represas.
Essa sensação pode passar despercebida na linguagem tão condensada desta breve carta: o rompimento de todas as barreiras gramaticais e o transbordamento dos conceitos que estão aqui.
Penso apenas nos muitos superlativos que ele emprega. Vamos observar a repetição de uma palavra.
Vocês podem realmente perceber o sentimento do apóstolo naquele momento e compreender por que essa palavra saía de sua pena tantas vezes: suprema.
A suprema grandeza do Seu poder;
As supremas riquezas da Sua graça;
Muito mais abundantemente;
O que excede o conhecimento;
O amor que excede.
As riquezas — as riquezas da Sua herança. Ah, as riquezas da Sua graça! Riquezas e glória. Sublinhem a palavra glória nesta carta. Vejam como ela aparece constantemente: glória, glória, glória por toda parte.
Esta é uma tentativa — uma tentativa — de se expressar numa linguagem que exige todo tipo de superlativo ao seu alcance. E, ainda assim, ele é vencido.
Isso quanto à gramática. Se vocês se preocuparam muito com ela ao ler a carta, se tentaram estudá-la e reduzi-la a algo simples, acabaram completamente vencidos.
Por exemplo, no início desta carta está a frase mais longa do Novo Testamento sem um ponto final.
Há um rompimento das barreiras da linguagem. Ele começa seguindo uma linha de pensamento, depois se desvia e introduz, num longo parágrafo, algo que parece inteiramente alheio ao assunto. Então volta ao ponto em que havia interrompido, ou ao ponto de onde começou.
Isso não ajuda muito, sabem, quando se está tentando acompanhar de perto uma sequência de pensamento. Sim, suas declarações aqui estão cheias de desvios e interrupções.
E então, quanto aos conceitos — os conceitos nesses fragmentos:
Antes da fundação do mundo;
Escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo;
Nas regiões celestiais.
Essa última expressão é repetida cinco vezes.
E, a propósito, talvez vocês precisem ajustar sua maneira de pensar quanto a essa expressão. Ele não está falando dos céus; está falando das regiões celestiais. A diferença é que os céus são, se quiserem, um âmbito geográfico; as regiões celestiais são um conceito espiritual.
A carta se baseia num conceito espiritual das coisas, não geográfico. A expressão “as regiões celestiais” é repetida cinco vezes. Que conceito é esse! Quanto ele nos traz!
Cristo está assentado numa posição espiritual. Nós estamos assentados com Cristo numa posição espiritual chamada regiões celestiais. Esse é o lugar da Igreja.
Esses principados e potestades celestiais estão observando e aprendendo com as atividades de Deus na Igreja:
Agora, aos principados e potestades nas regiões celestiais.
E, depois, há as forças diabólicas nas regiões celestiais.
Que conceitos estão aqui! Como tudo isso é tremendo! E aquela própria expressão:
Os principados e potestades,
E os dominadores destas trevas,
E as hostes de espíritos malignos nas regiões celestiais.
Isso, meu querido amigo, vai além de toda a nossa capacidade de compreender.
Preordenados — essas palavras que têm sido o labor dos teólogos ao longo dos séculos: preordenados, predestinados, adoção. Que riqueza há em cada uma delas!
E o que dizer dessa repetição, seis vezes, da palavra mistério?
E então chegamos à nossa expressão:
Para que Ele preenchesse todas as coisas.
Não temos razão ao dizer que o apóstolo está pleno demais para se expressar em palavras? Que as comportas se romperam, e poderosas torrentes de conhecimento espiritual estão jorrando quase sem controle — além do seu controle?
Mas de que trata tudo isso? O que é tudo isso?
E a resposta é: não, não se trata apenas de doutrina, nem apenas de luz, verdade ou ensino.
A explicação é que, para Paulo, Cristo havia rompido todos os limites e todas as amarras deste universo. Tudo isso era, portanto, uma tentativa sem esperança de trazer Cristo à nossa vista tal como ele havia chegado a vê-Lo e conhecê-Lo.
Sim, era uma tarefa impossível. E estaríamos certos em concluir que ninguém sentiu isso mais do que o apóstolo que fez esse poderoso esforço para apresentar à Igreja a grandeza do seu Cristo.
Cristo, que, para ele, havia ultrapassado todos os limites do tempo, levou-o de volta às eras, à eternidade passada, antes de o mundo existir; e o conduziu adiante, como ele diz, “pelos séculos dos séculos”.
Cristo, para ele, havia ultrapassado todos os limites do tempo; havia transposto todos os limites do espaço.
Ele sobe ao mais alto céu: Cristo está ali. Desce às mais profundas profundezas, na crise do estado caído de Adão: Cristo abrangeu tudo isso. Acima de tudo e abaixo de tudo, Ele preenche todo o espaço.
E, como ele disse, Cristo havia incorporado toda a plenitude divina:
Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude Nele habitasse.
Cristo transcendeu todas as demais autoridades e todo outro governo. Todo principado, toda potestade e todo domínio — Cristo estava acima de tudo.
A grandeza do seu Cristo o levou a empreender, como dissemos, talvez mais do que qualquer outra pessoa, essa tarefa sem esperança — que vence toda linguagem — de trazer à nossa vista Cristo como Ele realmente é, em Suas dimensões e plenitude.
Mas isso, naturalmente, não é tudo.
Nós, o povo do Senhor, devemos rejeitar qualquer ideia que possa surgir em nossa mente de que tudo isso acerca de Cristo se limitava exclusivamente a Ele — isto é, a Cristo.
Paulo havia visto que aquele corpo eleito, escolhido em Cristo, estava ligado a tudo isso e incluído em tudo o que ele havia visto em Cristo.
E ele chama a Igreja de o próprio complemento desse Cristo:
Que é o Seu corpo, a plenitude Daquele.
A palavra indica o próprio complemento, aquilo que O completa.
Isso é praticamente tudo, sabem. Paulo viu esse corpo eleito ligado a essa imensidão de Cristo.
E isso explica as coisas sublimes da carta. Treze vezes — treze vezes — ele usa a palavra graça.
Primeiro, a grandeza indizível de Cristo; a grandeza imensurável de Cristo; a glória transcendente de Cristo; o significado inexplicável de Cristo no universo de Deus, de eternidade a eternidade.
E então, outra coisa:
E a vós, quando estáveis mortos em vossas transgressões, Ele vos vivificou juntamente.
Nós fomos escolhidos antes da fundação do mundo. Somos introduzidos nisso como nossa herança, em união com Ele.
Não é de admirar que a palavra graça se suceda a si mesma nesta carta, repetidamente, repetidamente, repetidamente. Graça! Ah, as riquezas da Sua graça! As supremas riquezas da Sua graça!
Quer vocês e eu sejamos tocados por isso ou não, o que dissemos era muito verdadeiro: o apóstolo já não conseguia se conter.
Tendo contemplado essa Pessoa, ele chegou àquela prisão e, nos intervalos entre as visitas, entregou-se inteiramente a esse duplo propósito: apresentar, de um lado, a grandeza de Cristo que havia visto; e, de outro, a grandeza da graça que chamou a ele e à Igreja para participar desse desígnio.
Graça, do começo ao fim.
E a vós, quando estáveis mortos em vossas transgressões, Ele vos vivificou juntamente.
No início, nossa grande união com Cristo em Sua nova vida; depois, graça ao longo de toda esta carta.
Vejam como a graça segue adiante, sempre adiante, até que, por fim, contempla esta Igreja pelos séculos dos séculos, juntamente com Ele em Sua plenitude última e definitiva — Sua plenitude eterna e universal. Que graça!
Assim, queridos amigos, somos conduzidos ao nosso trecho:
Para que Ele preenchesse todas as coisas.
Esse Ser incompreensível — Ele, o centro de todas as coisas.
Vejam alguns desses outros trechos relacionados a isso.
Vocês se lembram de que o próprio João falou sobre isso no primeiro capítulo de seu Evangelho. Ele nos diz que todas as coisas foram criadas por meio Dele.
Todas as coisas foram criadas por meio Dele.
Voltem-se para a carta que acompanha esta, a carta aos Colossenses, em Colossenses 1:16:
Porque Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra,
As visíveis e as invisíveis,
Sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades;
Todas as coisas foram criadas por meio Dele e para Ele.
E Ele é antes de todas as coisas, e Nele todas as coisas subsistem.
E Ele é a cabeça do corpo, da igreja:
Ele, que é o princípio, o primogênito dentre os mortos;
Para que em todas as coisas tenha a preeminência.
E, por meio Dele, reconciliar Consigo mesmo todas as coisas.
A carta aos Hebreus talvez não tenha saído, de fato, da pena de Paulo, mas, sem dúvida, nasceu de sua influência. Hebreus 1:2:
Nestes últimos dias, nos falou pelo Seu Filho,
A Quem constituiu herdeiro de todas as coisas,
Por meio de Quem fez também os mundos.
Hebreus 2:10:
Porque convinha Àquele, para Quem são todas as coisas e por meio de Quem são todas as coisas,
Ao conduzir muitos filhos à glória.
Essa expressão, “todas as coisas” — todas as coisas em Cristo —, é a própria essência e substância.
Ora, é nesse Ser que estamos pensando, e é Nele que estamos concentrando nossa atenção: esse centro de tudo, Jesus Cristo.
A Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, é uma história progressiva desse Ser — uma revelação gradual Daquele que há de preencher todas as coisas.
Essa história começa com um indício, apenas um indício, e um indício que facilmente pode passar despercebido e ser ignorado.
Essa história termina com esse Ser preenchendo todas as coisas.
No princípio, Deus.
Quanto à natureza desse princípio — mas esse nome, Deus, como vocês sabem, está na forma plural. Está na forma plural, indicando que há mais de uma Pessoa.
Há Outro, e um Terceiro, reunidos nessa forma, no nome de Deus.
Ali, a história se desenvolve. A segunda Pessoa, cuja presença ali é indicada, torna-Se cada vez mais discernível.
Não demora muito para que Ele assuma um nome, seja visto e seja ouvido. Amém. Ele aparece aos homens nas muitas teofanias do Antigo Testamento.
Às vezes, no início, eles O descrevem como um homem que aparece; mas, quando Ele parte, falam Dele como o Senhor.
Há Alguém, amados, nessas aparições divinas, que está Se tornando conhecido.
Mais tarde, Ele assume a forma humana numa encarnação específica, vive e ensina entre os homens.
Mais tarde ainda, de uma maneira ainda mais íntima, Ele Se revela num corpo de ressurreição a indivíduos, grupos e assembleias.
E eles não têm dúvida a respeito. Embora, no início, tivessem perguntas e se perguntassem se haviam visto um espírito, no fim já não tinham dúvida alguma. Sabiam Quem Ele era.
Podiam dizer: “Nós O vimos. Nós O conhecemos”.
E então, finalmente, Ele é visto por todas as criaturas no céu e na terra, de modo que todo olho O contempla.