Uma breve palavra para ajudar aqueles que estão conosco pela primeira vez a compreender aquilo de que o Senhor está tratando neste momento: nossa passagem bíblica fundamental está em Romanos 1:4:
Declarado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos.
Declarado Filho de Deus com poder pela ressurreição dos mortos.
E observamos que a palavra traduzida por “declarado”, ou, na margem, por “determinado”, corresponde, na língua original, ao que em inglês seria “delimitado por um horizonte”. A afirmação literal é que Jesus foi delimitado como Filho de Deus no horizonte da ressurreição.
Estamos nos movendo dentro do horizonte da ressurreição. Já percorremos muito terreno dentro desse horizonte, mas de modo algum o percorremos todo.
Nesta tarde, avançaremos um pouco mais nessa consideração. Quero apenas indicar uma ou duas outras passagens e nos conduzir ao ponto específico desta hora.
No Evangelho de Marcos, em Marcos 16:1:
E, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para irem ungi-Lo.
E em Marcos 16:9:
E, tendo Ele ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios.
No Evangelho de João, em João 20:1:
E, no primeiro dia da semana, Maria Madalena vai ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e vê a pedra retirada do sepulcro.
João 20:11-13:
Maria, porém, estava chorando fora, junto ao sepulcro: enquanto chorava, abaixou-se e olhou para dentro do sepulcro;
E vê dois anjos vestidos de branco, assentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
E eles lhe dizem: Mulher, por que choras?
Ela lhes diz: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde O puseram.
E, tendo dito isso, voltou-se para trás e vê Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
Jesus lhe diz: Mulher, por que choras? A quem procuras?
Ela, supondo que Ele fosse o jardineiro, diz-Lhe: Senhor, se Tu O levaste, dize-me onde O puseste, e eu O levarei.
Jesus lhe diz: Maria.
Ela, voltando-se, diz-Lhe em hebraico: Rabôni; que quer dizer Mestre.
Jesus lhe diz: Não Me toques; porque ainda não subi ao Pai: mas vai a Meus irmãos e dize-lhes: Subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus.
Maria Madalena vai e anuncia aos discípulos: Vi o Senhor; e que Ele lhe dissera essas coisas.
Na Primeira Carta aos Coríntios, em 1 Coríntios 15:3-8:
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;
E que foi sepultado; e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras;
E que apareceu a Cefas; depois, aos doze;
Depois, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maior parte permanece até agora, mas alguns já adormeceram;
Depois, apareceu a Tiago; depois, a todos os apóstolos;
E, por último de todos, como a um nascido fora de tempo, apareceu também a mim.
Já dissemos, e é necessário repetir neste ponto, que, durante os quarenta dias após a ressurreição, o Senhor Jesus inaugurou e estabeleceu uma ordem espiritual inteiramente nova.
Podemos dizer, com bastante fundamento, que aquela fase da vida terrena de Jesus terminou naquilo que, segundo todas as aparências, foi um fracasso.
Fracasso no mundo. Como diz João 1:11:
Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam.
Fracasso com Seus discípulos.
Ele lhes havia transmitido uma enorme riqueza de ensino, mas quão pouco haviam compreendido! Não conseguiram compreender. Muita coisa não fazia sentido para eles.
Fracasso em Seu ministério de ensino; fracasso em Suas obras. Ele realizou muitas obras poderosas diante dos olhos deles, mas eles não compreenderam.
Teria sido impossível agirem como agiram no final se realmente tivessem compreendido.
Fracasso quanto às Suas declarações diante dos discípulos. Ele havia feito grandes declarações, mas eles não compreenderam. Era fracasso em todos os sentidos.
E Sua crucificação — Sua crucificação em si —, bem, isso retrata alguém que havia fracassado terrivelmente do começo ao fim, cuja vida, até aquele ponto, havia sido um fracasso.
Quando Ele é preso e crucificado, e Israel O rejeita; quando todos os discípulos O abandonam e fogem, é preciso dizer, até aquele ponto, até ali: “Fracasso”. Escreve-se a palavra fracasso sobre aquela fase.
Vocês não devem projetar sobre aquele momento o que sabem agora. Considerem as coisas como eles as viam. Considerem como eles se sentiam a respeito. Considerem como o mundo, Israel e aqueles discípulos as viam — o veredito deles sobre Ele e sobre tudo ao término daquela fase.
E esses últimos fracassos, no que dizia respeito aos discípulos, deviam-se especialmente ao horizonte estreito e terreno dentro do qual viviam.
O horizonte deles — e que horizonte equivocado! — era estreito e pequeno demais. Era de uma ordem e de uma natureza erradas.
Era pequeno demais para que pudessem compreendê-Lo e entender as profundezas e a imensa abrangência do significado de Suas palavras e de Suas obras.
Repito: o fracasso deles se devia àquele pequeno horizonte dentro do qual viviam e dentro do qual, por enquanto, Ele estava limitado no que dizia respeito a eles.
A estreiteza estava neles mesmos, e era neles mesmos que Ele estava limitado. Ao viver neles, Ele estava como que aprisionado.
As limitações mentais deles — que prisão para Ele! Ele procurava continuamente romper aquela mentalidade pequena, estreita e terrena, levá-los para além de si mesmos; mas não, não, não.
Agora, os quarenta dias após Sua ressurreição não foram apenas a comprovação de Sua ressurreição. Talvez tenhamos nos ocupado principalmente desse aspecto.
E, é claro, Lucas destaca esse ponto em Atos 1:3:
Aos quais também Se apresentou vivo, depois de Sua paixão, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias.
É verdade que os quarenta dias serviram plenamente como prova de que Ele havia ressuscitado. Mas isso não é tudo.
Os quarenta dias não foram apenas a comprovação de que Ele estava vivo dentre os mortos; os quarenta dias representaram uma mudança completa em todo o regime, em toda a ordem das coisas, em toda a dispensação.
E vocês sabem que essa palavra, dispensação, na língua original significa simplesmente “ordem da casa” — ordem da casa, a organização da casa.
Foi uma mudança completa na ordem da casa. É dessa mudança que estamos tratando agora.
Essa mudança é demonstrada com muita clareza e, creio eu, de maneira muito eficaz nos episódios relacionados à ressurreição — nesses casos em que o Senhor apareceu após Sua ressurreição.
Eles não estão ali apenas para compor a narrativa. Pode parecer assim: Ele aparece primeiro a Maria Madalena, depois a estes e àqueles, a um e a outro. Vocês poderiam dizer que é apenas uma narrativa reunindo nomes e pessoas a quem Ele apareceu.
Não, queridos amigos, de modo algum isso é tudo.
Cada um desses casos — não sei quantos conseguiremos examinar — contém alguma lei muito profunda da nova dispensação inaugurada por Sua ressurreição.
É por isso que, nesta tarde, tomamos o primeiro acontecimento e concentramos nossa atenção em Maria Madalena.
Agora, vocês percebem — espero que percebam — que o relato é bastante preciso nessa questão. Não é apenas uma afirmação casual, uma maneira de escrever ou de colocar os acontecimentos em ordem cronológica.
O Espírito de Deus sempre sabe o que está fazendo quando inspira as Escrituras. O relato é bastante preciso quanto a essa prioridade e precedência de Maria Madalena, ou Maria de Magdala.
Muita coisa meramente sentimental tem sido dita a respeito disso; deixemos isso de lado.
Essa prioridade, essa precedência, se deve ao fato de que esse episódio contém a mudança mais definida e enfática de posição e de relacionamento com Cristo que ocorre por meio da ressurreição.
De todos os momentos, certamente esse não era o momento para o Senhor repreender Maria. Ali estava ela, sozinha, com o coração partido, derramando suas lágrimas — e isso é observado duas vezes, pelos anjos e pelo próprio Senhor.
Com sua profunda história de relacionamento com Ele e com tudo o que havia atravessado junto à cruz, ah, aquela era uma hora sombria. Ela saíra cedo e havia ido até o sepulcro.
Aqui está o retrato de um coração dilacerado pela dor — a perda, a consciência de quanto ela Lhe devia, do que Ele havia feito por ela e da decepção que viera com Sua morte: decepção em suas esperanças, em suas convicções e em seu amor.
Digo que, de todos os momentos, esse teria sido o momento errado para o Senhor da compaixão repreendê-la.
Quando Ele diz — será que foi isso mesmo que Ele disse? —, em João 20:17:
Não Me toques.
“Não Me toques”? Não, Ele nunca disse isso no sentido em que tantas vezes se entende.
Não foi uma repreensão. Não houve falta de compaixão ou de compreensão, nem dureza na fala. Não.
Como Ele disse isso? Bem, a nota à margem nos dá uma interpretação, ou tradução, mais próxima. Ela diz:
Não Me segures assim.
Literalmente, as palavras são:
Não Me agarres.
Ou:
Não te apegues a Mim.
Isso é muito diferente de tocar.
Isso fica confirmado quando vocês reconhecem que, quando outras mulheres vieram com Maria Madalena e O encontraram, abraçaram Seus pés e O adoraram, e Ele nada disse.
Mais tarde, Ele disse a Tomé, em João 20:27:
Põe aqui o teu dedo e vê as Minhas mãos.
E, quando foi aos discípulos aterrorizados, reunidos a portas fechadas no cenáculo, disse, em Lucas 24:39:
Tocai-Me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que Eu tenho.
Tocar em Mim? Sim, Maria. Mas não Me agarres. Não te prendas a Mim.
E isso introduz, como a primeira coisa nessa nova dispensação e ordem, o princípio fundamental de tudo o que há nessa dispensação.
Ela é a primeira; ela representa o primeiro princípio, o princípio básico de tudo nessa nova ordem.
Se Maria realmente desejava continuar tendo aquilo que lhe fora permitido ter, o que era que ela queria? Ela havia estado com Ele, seguindo-O, acompanhando-O, servindo-O, cuidando Dele.
Sempre perto, nunca longe Dele; e então Ele havia sido levado, cruelmente arrancado dela e posto no sepulcro.
Ela não vai perdê-Lo outra vez. Não vai deixá-Lo ir outra vez. Desta vez, vai segurá-Lo. Ninguém vai arrancá-Lo dela novamente. Ela vai se agarrar a Ele; nunca mais vai permitir que Ele a deixe.
Se o Senhor tivesse permitido isso, teria contradito todo o Seu ensino.
Como Ele disse em João 16:7:
Convém-vos que Eu vá. Se Eu não for, o Consolador não virá a vós.
Em João 16:10, Ele diz:
Vou para Meu Pai.
Eu vou embora. Há aqui uma necessidade imperativa, e isso é essencial. Tudo o que virá depende disso.
Todo o Seu ensino, todo o Seu esforço para fazê-los compreender — algo que, tão evidentemente, não conseguiram entender —, todo aquele esforço para fazê-los compreender a importância suprema de Sua partida deste mundo teria sido contradito se ela tivesse recebido aquilo que desejava.
Mas não era apenas um toque que ela queria receber — não apenas senti-Lo, mas segurá-Lo, conservá-Lo consigo, possuí-Lo assim, naquela forma, daquela maneira humana.
Se isso tivesse sido permitido, não teria sido para seu benefício, mas para sua perda infinita. Não houve falta de bondade, crueldade ou ausência de compaixão. Havia a infinita bondade do Senhor nessa aparente falta de bondade.
Quantas vezes é assim!
Esse episódio ajuda a indicar, ou a apontar, o novo modo — o novo modo de ter e possuir o Senhor — que caracteriza essa nova dispensação.
O novo modo de ter o Senhor e o novo modo de permanecer unido ao Senhor — há um modo inteiramente novo. E quem dirá que não é um modo melhor?
Aqui está a grande transição e mudança do que é exterior para o que é interior. Isso não é perda; é ganho. Cristo em vocês é algo melhor do que Cristo na Palestina.
Vejam, a mudança é do exterior para o interior, do objetivo para o subjetivo: o Cristo que habita em nós.
Ele disse em João 14:18:
Não vos deixarei órfãos.
Virei a vós.
Como isso se cumpriu?
Nas palavras de João 14:16-17, 23:
Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que esteja em vós.
Habitaremos convosco para sempre.
A mudança do exterior para o interior não é perda. Na verdade, é um ganho muito grande, não é?
Foi a grande mudança do terreno para o celestial. Como Ele diz em João 16:10 e João 14:2:
Vou para o Pai.
Vou preparar-vos lugar.
Do terreno para o celestial. E isso, queridos amigos, tem uma importância tremenda para nós nesta era.
Sabem, vou fazer uma afirmação cujo alcance é maior do que parece. Ela abrange muito mais terreno do que talvez vocês percebam, mas está aberta à investigação e à verificação de vocês.
A afirmação é esta: deixar de reconhecer e compreender a verdade aqui representada por essa mulher e pelo que o Senhor lhe disse — isto é, a verdade da mudança do terreno para o celestial no que diz respeito a Cristo — responde por mais de nove décimos de todos os problemas da Igreja.
É essa tendência incorrigível da alma humana de trazer para a terra as coisas que são celestiais, de submetê-las às imposições terrenas e de transformar o relacionamento com um Senhor celestial em mais uma ordem terrena, eclesiástica e imposta.
Trazer as coisas para a terra, cristalizá-las, organizá-las, sistematizá-las e construí-las. Digo que isso responde por mais de nove décimos de todos os problemas da Igreja.
Isso está aberto à investigação e é apresentado a vocês para uma consideração muito séria.
Não há conflito mais intenso do que aquele entre o terreno e o celestial, o espiritual e o temporal, o organizado e o orgânico.
Vocês não terão batalha alguma se permanecerem no terreno. Todas as forças do mal se aliarão a vocês e lhes proporcionarão uma situação mais ou menos agradável, uma vida fácil.
Afastem-se do domínio delas e entrem na esfera celestial, que se opõe ao sistema delas, e descobrirão que a batalha começa imediatamente.
Entrem na esfera em que as coisas são verdadeiramente do céu, do Espírito, e então saberão o que Paulo quer dizer quando fala de nosso conflito espiritual nas regiões celestiais.
Digo que não há conflito maior do que esse. Todo o hábito, esse hábito inveterado do coração humano, é descer até aqui, estabelecer-se aqui, conseguir uma situação confortável aqui, eliminar os elementos de conflito e, assim, fazer concessões e ceder para seguir facilmente, sem problemas.
É assim o coração humano, a alma humana.
Ah, que imensa dificuldade os homens têm encontrado para manter suas mãos completamente afastadas das coisas divinas!
Para manter suas mãos completamente afastadas das coisas divinas.
Uzá não é apenas um personagem do Antigo Testamento. Ele representa um princípio que atravessa as eras: estender a mão para cuidar, proteger, preservar, resguardar e dirigir as coisas de Deus.
Onde quer que isso aconteça, segue-se o mesmo resultado que ocorreu no caso dele: confusão em Israel, suspensão de todo o avanço do testemunho, paralisação de tudo por um longo período, até que as coisas sejam corrigidas.
Digo que sempre existiu essa dificuldade de os homens manterem as mãos afastadas das coisas do Espírito de Deus e deixarem o Espírito de Deus realizar Sua obra, com perfeita liberdade.
Ah, esse apegar-se, esse agarrar-se! Que coisa perigosa! Que coisa perniciosa quando vocês começam a agir dessa maneira! Que perda terrível seria — agarrar-se, pôr mãos humanas sobre as coisas, não soltar, não dar ao Senhor a liberdade que a ressurreição representa e exige.
Ah, temos medo. Se não pusermos a mão, alguma coisa dará errado. Haverá perda; haverá fraqueza.
Mas nunca foi assim — nunca se mostrou assim. Sempre foi exatamente o contrário.
Essa é a tragédia da história da Igreja. Essa tragédia começou antes que o Novo Testamento fosse concluído.
Começou antes que o apóstolo Paulo terminasse sua carreira. Talvez vocês não tenham percebido isso, mas aquelas últimas cartas do apóstolo Paulo, escritas a seu filho na fé, Timóteo, que contêm tanto sobre como os homens devem se comportar na casa de Deus, sobre presbíteros e questões de ordem na Igreja, corrigiam algo que estava começando a entrar.
Não muito depois da partida de Paulo, isso se tornou o sistema estabelecido, marcado pelo tipo de clericalismo e eclesiasticismo que conhecemos hoje, e que, assim, tolhe as coisas do Espírito de Deus.
Isso começou antes que Paulo partisse. O que ele estava escrevendo era o seguinte: presbíteros, sim; está certo haver presbíteros, mas eles não são dignitários eclesiásticos. Não são meros ocupantes de cargos.
Vocês começam a pôr as mãos nisso, a organizar essa coisa, e estão trazendo as coisas para esta terra. A confusão inevitavelmente virá.
Muita luz entra pela janela que essa afirmação abre. Isso é uma tragédia.
É sempre como aconteceu com Israel em seus dias posteriores — o escândalo, a tragédia —, quando os anciãos foram a Samuel e disseram, em 1 Samuel 8:5:
Tu estás velho; constitui-nos um rei, como o têm as nações.
Ah, aqui estamos nós. Aqui estamos nós. Os homens sempre precisam fazer alguma coisa, imitar, fabricar, fazer algo semelhante. E isso passa diretamente do paganismo para o cristianismo.
Estou hesitando em dizer isso. Tenho recebido muitas cartas de diferentes lugares e, enquanto estive nos Estados Unidos, também recebi perguntas pessoalmente de líderes que estão em meio a uma revolta contra o sistema estabelecido do cristianismo.
Tanto nas cartas quanto nas conversas pessoais, eles dizem: “O senhor pode nos dizer como estabelecer uma igreja segundo o Novo Testamento?”
Isso está por toda parte. Mas há uma coisa: isso não pode ser feito. Vocês não podem fazê-lo, portanto não tentem.
Ah, vocês podem pegar o Novo Testamento e dizer: “Bem, era assim que eles trabalhavam; era isso que tinham e era assim que faziam”. Certo. E então imitar e fazer algo semelhante.
Mas a mera imitação não basta — é necessário o Espírito Santo.
As igrejas nascem do Espírito tanto quanto os indivíduos.
O que é verdadeiro quanto à sua origem e ao seu nascimento é verdadeiro quanto a toda a sua história. Se há de ser uma história de poder, de vida, de influência e de eficácia, ela precisa ser do Espírito.
Precisa estar em terreno celestial, e precisa estar fora das mãos dos homens e nas mãos do Espírito Santo.
Se os homens participam para servir como instrumentos, precisam, de maneira absolutamente definida e inequívoca, ser homens ungidos — homens ungidos pelo Espírito Santo para aquela posição e para aquela responsabilidade.
Não escolhidos, eleitos ou designados por votação pelas pessoas ou pelos homens, mas evidente e manifestamente ungidos e capacitados para aquela posição. Todos os que têm algum discernimento espiritual podem dizer: “Esse homem é ungido para sua função”.
Se isso não for verdade, que Deus tenha misericórdia de nós se nos envolvermos nisso. Tenham paciência com estas palavras, mas essa é uma diferença muito importante para nossos tempos.
Entramos na dispensação do horizonte da ressurreição — delimitada pela ressurreição.
Ressurreição significa simplesmente isto: estamos em um terreno diferente daquele em que estávamos antes. Algo aconteceu. Atravessamos algo e saímos para uma realidade inteiramente diferente.
Agora, trata-se de uma realidade celestial, sob a soberania do Espírito Santo enviado do céu.
Assim, Maria Madalena diz, em João 20:13:
Levaram o meu Senhor.
Ah, tanto o anjo quanto Jesus, olhando para ela, perguntam, em João 20:13, 15:
Por que choras?
Por que choras?
Levaram o meu Senhor.
Ah, sabemos o que ela queria dizer. Mas vocês sabem, queridos amigos, que o céu levou o nosso Senhor — recebeu-O em si —, e isso não é perda. É um ganho infinito.
Na verdade, nós permanecemos e passamos a desfrutar do benefício do outro lado. Ela está ali com eles no começo da narrativa do livro de Atos. Está reunida com eles. Está ali no dia de Pentecostes.
Ela saiu de suas lágrimas e de seu pranto e, deixando para trás sua equivocada sensação de perda, entrou plenamente nesse grande ganho — esse grande ganho: Jesus no céu.
Não há perda para nós, para a Igreja. Na verdade, naquele dia em que ela pensou que Ele havia sido levado, Ele lhe foi dado de uma maneira inteiramente além de tudo o que ela poderia ter pensado ou esperado naquele momento.
De uma maneira mais plena, mais íntima — ah, sim, quero dizer muito mais íntima, espiritualmente falando, do que duas pessoas conversando uma com a outra.
Mais íntima e, graças a Deus, mais duradoura. Vejam, os homens nunca mais vão levá-Lo.
Mas, se ela tivesse recebido o que pediu, teria perdido. Teria perdido. O fato é que, perdendo de uma maneira, ganhou de outra. Nunca foi perda. Ninguém poderia tirá-Lo dela.
Fico imaginando se Maria Madalena alguma vez leu a carta de Paulo aos Romanos, prosseguiu até o capítulo oito e chegou àquelas palavras poderosas de Romanos 8:38-39:
Porque estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas presentes, nem as futuras, nem os poderes,
Nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Ele enumera todas as coisas que, na esfera humana, de fato separam; e diz que nenhuma delas — nem todas juntas — pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus.
Fico imaginando se ela alguma vez leu isso e se lembrou do jardim e de suas lágrimas. Se o fez, tenho plena certeza de que agradeceu a Deus por Ele não lhe ter concedido o que pediu. Ele lhe havia dado algo infinitamente melhor.
Às vezes, queridos amigos, ganhamos ao soltar.
É uma lei; é um princípio. Ganhamos ao soltar e perdemos ao nos agarrar.
Mas, ah, como é difícil para a alma humana aprender isso! Porque a alma pensa, ela se apega, e sua maior provação é aprender a soltar e entregar a Deus.