Por favor, abram o Novo Testamento na Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 15.
Ora, irmãos, faço-vos conhecer o evangelho que vos preguei, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos.
1 Coríntios 15:1-2.
“Faço-vos conhecer”, digo; em outras palavras, eu o preguei a vocês.
Com essas palavras, o maior apóstolo que Jesus Cristo já teve ajeita o manto sobre os ombros e se prepara para reunir tudo o que vinha dizendo num clímax, numa conclusão.
Quase podemos ouvi-lo suspirar de alívio por ter terminado toda aquela tarefa desagradável que lhe foi imposta ao escrever esta carta. Depois de passar por tudo aquilo, ele diz:
Ora, irmãos, faço-vos conhecer o evangelho que vos preguei.
Ele havia sido obrigado a escrever sobre muitas questões desagradáveis e difíceis. Naquela ocasião, estava em Éfeso, prestes a concluir um período maravilhoso de ministério ali.
Seu companheiro de trabalho, Apolo, havia chegado e lhe contado como estavam as coisas em Corinto. Outras três pessoas, provavelmente escravos da casa de Cloe, em Corinto, também haviam chegado. Elas lhe haviam relatado uma situação muito deplorável na igreja de Corinto.
Era uma triste história de divisões, cismas, brigas, desordens, males morais, injustiças sociais, imaturidade espiritual, falta de bondade entre os cristãos, e assim por diante. Está tudo aqui.
Por intermédio de Apolo ou dessas outras pessoas, eles haviam enviado uma carta a Paulo, pedindo que respondesse a uma série de perguntas sobre questões que os afligiam. E, como vocês sabem, esta carta é a resposta dele àquela situação inteira e a todos os seus aspectos.
É uma tarefa penosa. Não se pode ler esta carta sem perceber o esforço do apóstolo para lidar com essa situação. Não é de admirar que estivesse aflito, com o coração partido, profundamente comovido.
Ele passou de um ponto a outro, tratando de tudo. Então, quando chegamos ao fim do capítulo 14 — nessa divisão da longa carta em dezesseis partes —, ele termina essa tarefa. E penso, como já disse, que a termina com satisfação. Vocês também poderiam ficar muito satisfeitos por concluir uma tarefa dessas.
E ele diz, em essência: “Depois de tratar de tudo isso, não estou disposto a deixar as coisas assim. Permitam-me levá-los de volta, irmãos, ao início da vida e da história de vocês como uma comunidade do povo de Deus, e lembrá-los do fundamento sobre o qual vieram a ser uma igreja, uma comunidade do povo de Deus: aquilo que lhes preguei, que vocês receberam, no qual permanecem — isto é, no qual têm a própria existência — e pelo qual são salvos”.
Depois de escrever todo o restante com o coração dolorido, ele conclui que precisa reafirmar aquilo que chama de evangelho, que havia pregado e que era o fundamento da existência deles como igreja.
Agora, embora todas aquelas condições de Corinto não estejam presentes hoje em muitas igrejas, graças a Deus, há algumas coisas que persistem e que, no mínimo, são um perigo latente para as comunidades do povo de Deus. De qualquer maneira, há algo que emerge dessa decisão final do apóstolo e que tem valor inestimável para a igreja ao longo dos séculos.
Não nos alegramos por os coríntios serem assim, mas eles eram assim. No entanto, aqui está a maravilhosa soberania de Deus: Ele toma a situação mais deplorável e faz dela o meio de trazer à luz algumas das coisas mais sublimes e algumas das mais profundas revelações divinas.
E quem desejaria ficar sem aquilo que chamamos de capítulo 15 da Primeira Carta aos Coríntios? Graças a Deus por Seu poder de usar o pano de fundo mais sombrio para trazer à luz a revelação mais gloriosa.
Bem, vocês percebem que este capítulo, ou esta seção, é um resumo. Há uma reafirmação que reúne tudo e chega a um clímax.
Paulo usa a palavra pregar várias vezes: em 1 Coríntios 15:1, 1 Coríntios 15:11, 1 Coríntios 15:12 e 1 Coríntios 15:14. “Aquilo que foi pregado.” “Eu preguei.”
Então, vocês procuram descobrir qual era o coração, a essência daquela pregação. Bem, basta sublinhar uma palavra: Cristo. Logo no início, vocês encontram nada menos que treze menções a Cristo. Digo, logo no início, mostrando que o fundamento da pregação é realmente Cristo.
Agora, nessa reafirmação que reúne tudo, o apóstolo apresenta uma revelação quase sem paralelo.
Ou, permitam-me abrir este parêntese: vocês leem este longo capítulo e ficam maravilhados. Prendem a respiração e dizem: “De onde o apóstolo tirou isso? De onde ele tirou isso? Como chegou a saber disso?”.
Aqui ele lhes fala sobre a glória, as diferenças de glória, o corpo da ressurreição, como ele será, e assim por diante. Isso é algo que nenhum homem jamais inventou. Simplesmente nunca surgiu da mente de um homem. Há aqui uma revelação sem paralelo.
Ele a resume num título — um título duplo.
O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. O primeiro homem é da terra, terreno; o segundo Homem é do céu.
1 Coríntios 15:45, 47.
Aí está o título, ou a designação: o Segundo Homem, o Último Adão.
E, em sua essência, queridos amigos, esse título duplo do Senhor Jesus é um resumo da história humana desde o princípio.
No contexto imediato, é um resumo da história humana em seus dois lados: a do primeiro Adão, a história humana de tragédia; e a do Último Adão, a história humana de restauração e glória.
Cristo Jesus: o Segundo Homem, o Último Adão. Sejam sempre precisos ao expressar isso. Até mesmo um estudioso tão piedoso como John Henry Newman se equivocou nesse ponto, como acabamos de cantar, quando vocês cantaram essas palavras com tanta facilidade.
Não, Ele não é um segundo Adão. Ele é o Último Adão. Pode ser o Segundo Homem, mas é o Último Adão. Em Cristo, a história humana alcança sua expressão definitiva.
Agora, em primeiro lugar, isso é uma explicação de Jesus. Jesus.
E é perfeitamente correto dizer, queridos amigos, que todo o Novo Testamento é uma ação conjunta para anunciar e explicar Jesus Cristo. Compreendam bem isso.
Todo o Novo Testamento é uma ação conjunta para anunciar e explicar Jesus Cristo. E nunca deveria ser usado, em parte ou no todo, para qualquer outro propósito.
Porque ele tem sido usado para todo tipo de coisa. Qualquer pessoa que tenha alguma ideia fixa encontra algo no Novo Testamento para sustentar seu ponto de vista. Por ter sido usado para tantas coisas, ele perdeu sua poderosa autoridade.
O Novo Testamento só pode ser usado para uma coisa, e uma coisa apenas: explicar Jesus Cristo. Explicar por que houve um Jesus Cristo, por que Jesus Cristo veio a este mundo, por que Ele viveu, por que Ele morreu, por que Ele ressuscitou e por que Ele está no céu.
O Novo Testamento, repito, está inteiramente voltado para a tarefa de explicar Jesus Cristo. Uma pergunta deveria sempre governar nossa leitura, em parte ou no todo, onde quer que leiamos neste livro: O que isto tem a dizer sobre Jesus Cristo?
Que luz isto lança sobre Ele, seja por uma declaração direta, seja por uma implicação ou inferência correta e verdadeira? O que diz sobre Ele?
Agora, estas palavras de 1 Coríntios 15:45 e 1 Coríntios 15:47 são um exemplo muito importante disso mesmo: a explicação de Jesus Cristo. Como Ele é explicado por essas palavras? O Segundo Homem, o Último Adão.
Amigos, não é necessário um conhecimento acadêmico profundo nem uma grande capacidade intelectual para perceber que esse título, essa designação dupla, coloca Aquele que a recebe numa relação precisa e única com toda a raça humana.
Um segundo pressupõe um primeiro. Um último pressupõe um original. E, por meio dos dois, tudo na vida e na história humanas fica abrangido. Não se pode ir antes do primeiro. Não existe nada anterior ao primeiro, em coisa alguma, em lugar algum. E certamente não se pode ir além do último. Nada existe além do último.
Portanto, aqui temos a história humana — esse é o assunto — abrangida por esse título. Mas o que ele implica?
Claramente, a conclusão é que duas humanidades diferentes procedem de dois cabeças diferentes da raça. Uma humanidade procede do primeiro homem; e outra — uma humanidade inteiramente diferente, e é disso que trata o Novo Testamento — procede do Segundo Homem, do Último Adão.
Duas linhagens distintas, duas naturezas distintas. Mas observem novamente: justamente nessa relação, o ensino das Escrituras é que o Segundo Homem, o Último Adão, entrou na humanidade para suplantar e substituir o primeiro, o original.
Ele veio para desfazer todo o dano que o primeiro havia introduzido na humanidade por seu pecado, por sua transgressão. O Segundo e Último tornou-Se necessário por causa do fracasso completo do primeiro e original.
Paulo tem, como vocês sabem, um trecho correspondente sobre esse mesmo assunto em Romanos 5:12-21. Ele se detém nisso: assim como por um homem entraram o pecado, a morte e a ruína, assim também pela justiça de um Homem veio a restauração. É um trecho muito forte sobre as funções dos dois cabeças da raça. Vocês podem lê-lo.
Mas, nesse capítulo, Paulo, ao falar do primeiro Adão, diz que Adão era:
A figura Daquele que havia de vir.
Romanos 5:14.
Agora, muito brevemente, a posição de Adão como figura de Cristo estava, com razão, no fato de ele ser o primeiro e o progenitor de uma humanidade. E penso que, antes de sua queda, era aí que essa correspondência terminava.
Ele era o primeiro da raça. Era o progenitor da raça. Nesse sentido, é uma figura de Cristo. Pode haver outros aspectos dessa figura, mas esse é o significado de Adão ser apresentado como tal.
Havia um intervalo, entendem, em sua história: o intervalo de provação e teste. Ele foi colocado em sua posição, e então deveria vir, segundo a intenção de Deus, tudo aquilo para o que havia sido destinado e criado.
Mas, entre sua colocação e o cumprimento desse propósito, havia esse intervalo de provação, no qual ele foi posto à prova. Todas as imensas potencialidades estavam concentradas nessa provação.
É isso que vamos ver hoje, assim espero: as imensas potencialidades que estavam em jogo naquele intervalo, naquela provação. Que coisas tremendas dependiam de uma única coisa — uma única coisa!
E essa única coisa era como ele usaria a grande dádiva que lhe havia sido confiada: o livre-arbítrio. A grande dádiva do livre-arbítrio.
Por um lado, tudo aquilo que Deus pretendia e esperava ao criar o homem exigia que ele fosse um agente livre — não compelido, não forçado, não apenas uma máquina funcionando sem vontade, desejo ou pensamento próprios.
Vocês nunca ficariam satisfeitos se alguém lhes desse alguma coisa nessas condições, sem poder agir de outra maneira, tendo de fazê-lo. Vocês a teriam recebido porque essa pessoa não tinha alternativa.
Só ficariam satisfeitos se ela lhes desse aquilo por escolha do próprio coração, da própria razão e da própria intenção. Assim, Deus depositou essa grande confiança no homem: deu-lhe, ao mesmo tempo, a dádiva e a responsabilidade do livre-arbítrio.
Tudo estava em jogo na maneira como ele usaria aquilo que lhe fora confiado.
Havia uma lei que governava tudo — não uma lei de coerção, de modo algum —, mas a lei da dependência de Deus, simplesmente da dependência de Deus. A questão era se ele usaria o livre-arbítrio que lhe fora confiado em dependência de Deus ou se o usaria em independência de Deus.
Que delícias, que coisas indizivelmente grandiosas estavam ligadas àquela provação, àquele teste, àquela questão! Todo o céu poderia estar prendendo a respiração naquele momento.
Nós sabemos. Nós sabemos. Sabemos muito bem o que aconteceu.
Digo, sabemos muito bem. Antes de eu terminar, com a ajuda de Deus, vocês verão o que isso implica para nós.
Bem, conhecemos a história: como ele usou aquilo que lhe fora confiado; como rompeu aquela ligação de dependência de Deus. Ele a cortou e tomou em suas próprias mãos o que lhe fora confiado, para realizar todo o seu potencial fora da relação com Deus, em independência de Deus.
E, por causa disso e de tudo o que isso acarretou — as terríveis, terríveis consequências —, o Segundo Homem, o Último Adão, tornou-Se necessário para que o mundo fosse salvo e a humanidade fosse salva.
Agora, observem alguns dos fatos essenciais acerca deste Último, deste Adão definitivo, o Segundo Homem.
Para realmente desfazer tudo aquilo — embora não possamos nos deter nisso agora —, para desfazer tudo o que aquilo acarretou, Ele mesmo precisava ser a negação daquela violação da lei.
Se a lei era que tudo dependia de Deus, e essa lei foi quebrada quando Adão disse, em essência: “Tudo sem dependência de Deus” — pois essa foi a questão e esse foi o resultado —, então o Redentor precisava ser, Ele mesmo, a personificação dessa lei: dependência absoluta de Deus, e nada mais.
Nada além disso. Nada em Si mesmo que pudesse ajudá-Lo, de qualquer maneira humana, no mundo, em qualquer lugar, de qualquer espécie. Nada senão Deus. Deus até o último suspiro do Homem. Deus.
Seria esse o tipo do primeiro Adão? Vocês me dizem que essa é a raça de Adão? De modo algum. De modo algum — não pelo que vocês conhecem de si mesmos, nem pelo que eu conheço de mim mesmo. Não é assim, é?
Esta é outra ordem de ser: alguém que é assim e seguirá esse caminho até a morte, até a morte mais ignominiosa, recusando, por escolha deliberada, qualquer tipo de livramento que pudesse chegar a Ele, porque é um Homem comprometido com a vontade de Deus.
Ele, então, como tal, como o Último, como o Segundo Homem, é o progenitor de outra raça, que deve ser semelhante a Ele justamente nesse aspecto: uma raça de pessoas constituída sobre esse mesmo princípio Seu — o princípio de que tudo, até a mínima fração, se dá pela dependência de Deus.
Ah, irmãos, isso, por si só, não nos abre a Primeira Carta aos Coríntios? Leiam novamente desde o início. Leiam esta carta aos coríntios.
Ah, a autossuficiência deles, a exaltação de si mesmos, o orgulho da sabedoria mundana! Mas esse é um aspecto do conjunto que precisamos deixar de lado por enquanto. Menciono-o apenas para lançar luz sobre isso.
“Eu prego Cristo.” E ele disse:
Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e Este crucificado.
1 Coríntios 2:2.
O que isso significa? O que isso significa?
Não significa apenas crucificação. Significa crucificação de toda aquela independência de Deus que entrou por meio do primeiro Adão: todo aquele tomar as coisas nas próprias mãos, todo aquele buscar para si, atrair para si; aquela avidez de adquirir, aquela possessividade, aquela autoafirmação, aquele orgulho.
Isso caracteriza todos os que procederam daquele primeiro homem, mas nada disso há Nele.
O Segundo Homem, o primeiro neste novo movimento de Deus, precisa reproduzir, precisa reproduzir segundo Sua própria natureza, precisa reproduzir segundo Sua própria natureza.
Agora, queridos amigos, tudo isso, afinal, é apenas introdutório. Espero não estar cansando vocês. É muito importante estabelecermos bem o fundamento. Isso nos traz exatamente ao ponto em que estamos.
Há algumas coisas com as quais toda pessoa que leva a vida a sério se preocupará. Mais cedo ou mais tarde, todos passarão a considerar seriamente a vida em geral. Mas espera-se especialmente que os cristãos sejam pessoas que levem a vida a sério e realmente se preocupem com essa questão.
E há quatro coisas que compõem essa preocupação:
Vocês já se sentaram de fato com a Bíblia para encontrar nela a explicação da história humana?
O significado dessas quatro coisas está reunido numa única Pessoa, Jesus Cristo. E Ele, como o Segundo Homem, o Último Adão, explica a história humana; como tal, explica a experiência espiritual; como tal, explica o cristianismo; e, como tal, explica a igreja.
Não pretendo tentar abranger todo esse campo, portanto não tenham medo. Mas estou profundamente preocupado, queridos amigos. Sinto o peso disso. Não é apenas um assunto que me interessa ou ocupa minha atenção.
Se vocês levam a vida a sério, isso realmente lhes diz respeito. E não levam? Não estamos sendo obrigados, em nosso tempo, a formular uma pergunta séria sobre a história humana? Qual é o significado? Qual é o significado de tudo isso — da raça humana, da humanidade e de toda a sua história? O que tudo isso significa?
Sabem, estamos sendo conduzidos diretamente a essa pergunta hoje. Deixemos isso por enquanto.
E você, cristão, não está sendo cada vez mais confrontado com a questão do significado — do significado — do cristianismo? O significado do cristianismo. Afinal, o que é isso? O que significa? Como o definimos, em geral ou em particular? O que significa?
Além disso, se essas são duas questões objetivas, não estamos sendo cada vez mais obrigados a encarar a questão do significado da experiência espiritual? Não há em nosso coração uma pergunta recorrente: por quê? Por que estamos seguindo o caminho que seguimos? Por que Deus está nos conduzindo por este caminho e através destas coisas? Por que isso está sendo permitido? Por que tudo isso acontece aos filhos de Deus?
Se essa não é uma pergunta realmente urgente em seu coração, não tenho sua vida espiritual em grande conta, queridos amigos. Qualquer pessoa realmente desperta para as questões últimas está muito preocupada com isso. O que realmente significa nossa experiência espiritual nas mãos de Deus? O que significa? O que Ele está buscando? O que Deus está explicando? O que Ele está fazendo?
Agora, por um lado — o da história humana —, precisamos perceber que Deus tem usado todo o tempo. Não, não vou dizer quanto tempo isso representa.
A história humana abrange pelo menos dez mil anos. Bem, deixemos assim. Isso basta, se for apenas isso. É suficiente.
Deus tem usado todo o tempo para demonstrar — para demonstrar — o significado e os resultados do uso errado que o homem fez do livre-arbítrio que lhe fora confiado, quando o tomou em suas próprias mãos e ele se tornou vontade própria, em vez de vontade de Deus.
Posso repetir? Deus tem usado todo o tempo para demonstrar o significado e os resultados daquele ato.
É aqui que chegamos a um ponto repleto de ensinamentos da maior importância. O que restava a Deus fazer?
Vocês dizem: “Por que, quando o homem fez aquilo — quando quebrou a lei da dependência, tirou sua vontade das mãos de Deus e a tomou nas próprias mãos, violando aquilo que lhe fora confiado —, Deus não disse simplesmente: ‘Muito bem, chega. Acabe com isso agora mesmo. Comece de novo’?”.
É fácil falar assim, não é? Talvez fosse isso que vocês fariam. Talvez seja isso que acham que Ele deveria ter feito, diante de tudo o que sabemos.
Não percebem que, se Deus tivesse feito isso, seria simplesmente como dizer que Ele nunca havia dado livre-arbítrio ao homem? Ao anular todo o princípio da escolha, Ele teria destruído imediatamente a coisa primordial: o livre-arbítrio.
Não existe livre-arbítrio se, ao usá-lo, vocês são imediatamente destruídos. Isso não é livre-arbítrio.
Não. Mas o que Deus fez? O que Deus fez? Isso é a história.
O caminho do Senhor tem sido, e ainda é, gostemos ou não, permitir que a escolha siga todo o seu curso e destrua a si mesma — que traga sobre si seu próprio juízo. Isso é a história. É isso. É algo de longo prazo, algo que se prolonga por muito tempo.
E, justamente aqui, permitam-me dizer algo muito íntimo, que toca meu próprio coração. Há orações que Deus responde e que — ah, Deus! — quem dera Ele nunca tivesse respondido! Quem dera Deus nunca as tivesse respondido, porque os homens não aceitavam um não ou uma alternativa.
O pequeno trecho sobre a prolongada obstinação e dureza de Israel é este:
E Ele lhes concedeu o que pediram; mas fez definhar a sua alma.
Salmos 106:15.
Vocês já oraram, insistiram, recusaram-se a aceitar um não ou uma alternativa e depois desejaram que Deus nunca tivesse respondido àquela oração? Isso é possível. Onde está sua vontade — do seu próprio lado ou do lado Dele? Há muita história espiritual ligada a isso, não há?
Mas o que estamos dizendo aqui é que o Senhor tem usado todo o tempo para demonstrar a insensatez, a loucura, a iniquidade desse uso errado de algo sagrado que foi confiado ao homem.
Observem, então, o desenvolvimento disso. Todas as imensas potencialidades que havia no homem tiveram permissão para se expressar, foram trazidas à luz. E hoje nos maravilhamos com as potencialidades do homem.
Ora, nos últimos cinquenta anos, que história de descoberta, revelação e exploração das potencialidades do homem! Não se enganem: em quinhentos anos, passamos da fabricação de balas de canhão de ferro à bomba atômica. Vocês chamam isso de progresso?
Mas vejam o que o homem pode fazer. O que há no homem que ele é capaz de realizar? Todos nós nos perguntamos, não é, o que farão a seguir. Se as coisas continuarem por mais cinquenta anos como têm continuado nos últimos cinquenta, onde estaremos? Onde estaremos?
Isso não é uma fantasia inventada, é? Essas coisas são realidade — realidade. E avançam rapidamente.
Tudo isso está no homem que Deus criou. Mas vocês reconhecem — e reconhecem à medida que esse processo se acelera e se intensifica — que o homem jamais fez uma descoberta ou uma invenção sem que surgisse, paralelamente, uma maldição, um novo problema?
Mesmo assim, os homens, em sua maioria, não abandonam de todo a esperança nas descobertas. Observem qualquer outra área que quiserem, qualquer uma. Ah, se ficássemos aqui tempo suficiente para examinar adequadamente todo esse campo, não faríamos outra coisa.
Essas potencialidades que estavam no homem criado por Deus tiveram, ao longo de todo o tempo, plena liberdade concedida por Deus para se expressar — sempre acompanhadas de uma maldição.
O que é uma maldição? O que é? Eu poderia resumir a maldição numa palavra: medo. Medo. Quanto mais o homem avança, mais temeroso se torna.
É o medo que acompanha as maiores descobertas e invenções dos homens. É o medo, queridos amigos, que governa o coração dos homens hoje. Eles têm consciência da insegurança — insegurança. Esforçam-se para obter algum tipo de segurança a fim de superar esse medo.
A Bíblia está certa, sabem. Sempre está. Há uma marca do tempo do fim:
Homens desmaiando de terror.
Lucas 21:26.
Ah, bastaria que vocês lessem alguns dos livros escritos pelos descobridores da era nuclear, e eles lhes diriam — sem suavizar as palavras — que basta um toque de um dedo para acabar com toda a raça humana, por meio daquilo mesmo que descobriram e agora estão explorando.
O fim da raça humana — e um fim terrível. Se vocês leram a história de Hiroshima e Nagasaki, como seria aquilo sobre toda a raça humana? Não, não quero ser sensacionalista. Esses são fatos.
Há medo no coração deles, e todo esse esforço para encontrar algum meio de segurança. Segurança — não é uma palavra de hoje? Por causa desse medo, e quanto mais os homens avançam em suas invenções e descobertas e no desenvolvimento das potencialidades de seu próprio ser, mais esse medo se acentua e se intensifica.
Esse é o fim. Quero dizer, aqui está — repito — Deus tem usado toda a história; e quanta coisa essa palavra história abrange: passado, presente e futuro. Não é uma contradição falar do futuro como história. Há uma história sendo feita para o futuro.
Por um lado, a história demonstra, sem qualquer dúvida, que o homem cometeu um erro em algum lugar, tomou o caminho errado em algum lugar, falhou em algum lugar. Não, pior que isso: ele fez algo infinitamente mau, e isso se voltou contra ele pelo uso errado de sua própria vontade — sua própria vontade.
Não percebem? Estamos cegos? Não estamos levando isso em conta? Eu disse que as pessoas que levam a vida a sério se preocupam com a história. Vocês não estão levando isto em conta: onde essas coisas — o desenvolvimento, a revelação das potencialidades, a intensificação, a aplicação, a descoberta, a invenção — são mais acentuadas, ali se encontra a força mais terrível da vontade humana contra Deus, contra Deus?
Isso não é uma questão de argumentação. É uma força da alma, uma força da alma humana, penso eu.
E como deixamos de perceber que a única coisa que a história revelou é esta contradição, este paradoxo estranho e evidente: a grandeza do homem e, ao mesmo tempo, sua pequenez.
Quanto maior ele parece ser, menos parece capaz de lidar com sua própria grandeza. Isso é verdade? Ele a trouxe à luz, mas agora é um mero peão. Quero dizer: uma grandeza assombrosa — e como ele é pequeno no auge de sua grandeza. Não é verdade?
Bem, vejam, esse é o caminho da história, e é isso que está acontecendo, queridos amigos. A grandeza do homem — a grandeza do homem, sim, como Deus o criou.
Mas agora, por causa dessa única coisa, uma grandeza cancerosa. Não há outra palavra para explicá-la e defini-la. É uma grandeza cancerosa.
O que é o câncer? O que é o câncer? Bem, não posso responder por todas as pesquisas sobre esse assunto, mas lhes direi o que se sabe: o câncer existe por causa da perda de uma autoridade central que governa e regula. Entenderam?
É algo que se separou da autoridade reconhecida que controla e regula o organismo e se torna uma autoridade em si mesmo. Torna-se algo independente. Recusou completamente aquela autoridade central que regula e governa dentro do organismo, tomando as coisas nas próprias mãos. Isso é o câncer.
O flagelo — essa grandeza do homem é assim. Observem. Ela rompeu completamente com a grande autoridade governante de Deus e de Sua vontade.
A autoridade de Deus é a resposta. Que flagelo essa ruptura trouxe à humanidade!
Agora, neste ponto, é impossível acrescentar uma extensa seção de ilustrações. Basta mencionar algumas coisas, sem palavras adicionais.
E as relações internacionais? O que farão com elas? O que vocês vão fazer?
Ah, os tentáculos dessa coisa cancerosa na vida humana, na humanidade! Vocês cortam um, e então surgem mais meia dúzia. Não é assim? Relações internacionais: vocês pensam que acabaram de resolver tudo muito bem, e o problema irrompe em vários outros lugares.
Vocês não conseguem lidar com isso. Não conseguem resolvê-lo.
Relações internacionais: temos todo o potencial necessário para um mundo próspero e feliz. No entanto, o que temos é uma caixa de Pandora, uma maldição, destruição em vez disso.
Todos os instrumentos e instituições para a paz — e nunca houve tanta perda de paz na história humana, por assim dizer.
Ah, as comodidades e os recursos para o descanso, para o progresso — para o descanso! Pensem em todos os aparelhos que vocês têm para poupar trabalho. Pensem em todas as invenções para tornar a vida mais fácil.
Nunca houve tantas comodidades e tantos recursos para o descanso e o lazer, e nunca houve, na história, tanto descontentamento. Isso é verdade? Há algo errado com essa humanidade, com este mundo.
E poderíamos olhar para a indústria, poderíamos olhar para a ciência e poderíamos até olhar para a religião. Se vocês querem que eu pare em algum momento, preciso deixar isso por aqui, por enquanto.
Esse é um lado. Um lado. Mas, queridos amigos, não estamos falando apenas de algo externo a nós — isso é você, isso sou eu, quero dizer.
O que há de mais profundo e verdadeiro em vocês e em mim, por natureza, é a vontade própria, é o orgulho, é a possessividade, é o desejo de poder. Podemos concordar nisso? Muito bem, muito bem.
Se vocês permitirem que o Espírito Santo os conduza de alguma maneira, descobrirão que isso é verdade. Esse é o primeiro homem. Esse é o velho Adão.
E verão imediatamente como isso abre a porta para o Segundo Homem e o Último Adão começar tudo de novo sobre outro fundamento: ser o Primogênito, o Cabeça, o Progenitor de uma raça de outra natureza.
Vocês verão muito mais depois que enxergarem isso. Mas estou muito consciente de que tudo o que disse pode ser opressivo, pode ser o lado pesado do assunto. Contudo, amigos, vocês e eu precisamos compreender a história, e a história presente — o que ela significa.
O que significa? Quais são as forças e quais são as coisas que estão produzindo este mundo maravilhoso, extraordinário, assombroso, surpreendente, terrível?
Bem, entendam, Deus tem dito: “Muito bem. Muito bem. Muito bem. Vocês fizeram sua escolha. Decidiram isso e não quiseram de outra maneira. Muito bem, muito bem”.
A história da nossa humanidade, persistindo sempre assim, seguirá adiante, cada vez mais, até o veredito final do pecado. É o pecado levado à sua plena expressão. É pecado.
Será que vocês ainda podem me acompanhar por mais este momento? Há algo que lhes fará bem guardar.
Sabem, queridos amigos, uma das coisas que nos surpreenderão, talvez mais que a maioria das outras — haverá algumas coisas surpreendentes quando chegarmos ao céu —, será esta: descobrirmos quanto mais, infinitamente mais, havia em uma única declaração de Deus do que jamais imaginamos.
Ah, quando Deus fala, Ele não fala de maneira casual. Não faz apenas observações e comentários casuais. Em qualquer coisa que Deus diz, há a infinitude de Seu conhecimento e de Sua sabedoria.
E, se alguma luz nos vem pelas mãos do Espírito Santo, esta é uma das coisas que descobrimos: há uma profundidade insondável de significado em qualquer coisa que Deus tenha dito, e vocês nunca a esgotarão.
Preguem, preguem, preguem sobre a mesma coisa durante toda a sua longa vida — vocês não terão esgotado aquela mesma coisa que veio de Deus. Há algo mais.
E digo que ficaremos maravilhados quando chegarmos ao céu e virmos a infinitude que havia em certas coisas que, para nós, eram quase corriqueiras.
Ah, se Deus usa a palavra pecado, desobediência, rebelião, todo o tempo está reunido nela em tragédia.
Nunca, nunca se poderá dizer que o Último Adão não foi até o fundo disso, que não esgotou tudo em Sua cruz. Mas é aí que o outro lado se abre. Continuaremos mais tarde.