Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    The Horizon of Divine Purpose #3 of 8 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    The Horizon of Divine Purpose #3 of 8
    The Horizon of Divine Purpose #3 of 8
    Austin-Sparks, T.

    As diversas expressões do amor divino

    Pedimos que este tempo que temos juntos seja uma experiência real daquilo que acabamos de dizer: estar sentados aos Teus pés, Senhor. Em que outro lugar estaríamos? Em que outro lugar ouviríamos?

    Concede-nos esse privilégio indizível e essa experiência bendita de ouvir, em meio a todos os outros sons e vozes, a voz do Senhor pelo Espírito Santo em nossos corações, por amor de Jesus.

    A estima do Senhor por Seu povo

    Nesta manhã, pelo menos, queridos amigos, estamos nos afastando do tema principal da conferência, conforme sinto que o Senhor nos está conduzindo, para tratar de algo que, embora não esteja fora dessa continuidade, é de grandíssima importância para nós.

    Peço que voltem sua atenção para a Carta aos Filipenses, Filipenses 4:1:

    Portanto, meus amados e mui saudosos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.

    Nós, assim como a Igreja de Deus, passamos a ter uma grande consideração pelo apóstolo Paulo. Temos uma estima muito elevada por esse amado servo de Deus. Quando lemos seus escritos, sentimos que encontramos o Senhor neles e nele. O que ele diz é, de fato, uma expressão do Senhor; representa o pensamento do Senhor.

    Nesta carta aos filipenses, ele fala da mente do Senhor:

    Haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

    E ele próprio reflete verdadeiramente a mente de Cristo.

    Assim, quando lemos palavras como estas que acabamos de ler, sentimos que não se trata apenas da avaliação de Paulo a respeito desses crentes; é o pensamento do Senhor a respeito deles:

    Meus amados e mui saudosos irmãos, minha alegria e coroa, amados.

    Não é apenas Paulo falando; é o Senhor falando.

    Que coisa maravilhosa — maravilhosa mesmo — o Senhor poder falar assim a respeito de Seu povo. Se Paulo, por assim dizer… Bem, seríamos pessoas felizes se alguém por quem tivéssemos tamanha estima pudesse nos dizer isso, de maneira verdadeira e sincera. Mas, se o Senhor pudesse dizê-lo, nosso coração se alegraria.

    Não há como se enganar quanto ao amor de Paulo pelas igrejas: ele é absolutamente inconfundível em todas as suas cartas a elas. Essas cartas respiram o amor de Deus, além de falarem de seu amor por elas.

    Esse mesmo amor — amor maravilhoso, extraordinário, sincero e inconfundível — tem uma variedade de expressões. É um amor que abrange todos os aspectos.

    Muitas vezes, reduzimos essa palavra, essa ideia, a uma única concepção. Falamos de amor e temos apenas um pensamento em mente. Mas, quando chegamos a esse amor no Novo Testamento, descobrimos que ele tem muitas faces, muitos aspectos.

    De maneira bastante rápida e breve, quero lhes mostrar alguns desses aspectos do mesmo amor. Ele é sempre o mesmo, embora às vezes pareça mudar em sua maneira de agir.

    O amor como correção nas cartas aos coríntios

    Considerem, em primeiro lugar, as cartas aos coríntios. Não há dúvida alguma quanto ao amor de Paulo pelos crentes de Corinto; que isso fique bem estabelecido.

    Basta lembrar quantas vezes essa palavra é usada nessas cartas e quanto amor, derramado do coração, se encontra e se expressa ali. Ele exclama:

    O nosso coração está dilatado. Não estais estreitados em nós.

    Ele faz muitas referências ao seu amor e, naturalmente, é na Primeira Carta aos Coríntios que encontramos, no capítulo 13, aquele clássico e cântico incomparável do amor. Digo que, no caso dos coríntios, não há dúvida nem questionamento algum quanto ao amor de Paulo.

    E, no entanto, depois de isso ser dito e reconhecido, escutem: vocês ouvem, com a mesma clareza, um tom severo em sua voz. Talvez haja sinais de tristeza em seu rosto; talvez a expressão de um coração transbordante. Mas, ao escrever, há um tom inconfundível: é o tom da correção.

    Nesta primeira carta, especialmente, o amor é inconfundível; contudo, é um amor que corrige. Ele os está corrigindo.

    E, queridos amigos, é um amor pobre — um amor pobre — aquele que nunca corrige. Na verdade, não é amor divino de modo algum; é apenas sentimentalismo humano, doentio, passivo e fraco. Algo que se chama amor, mas nunca corrige, que nem sequer aceita tomar a vara da correção e usá-la… O apóstolo pergunta a essas pessoas:

    Irei ter convosco com vara?

    Não, isso não é bondade. Nunca é bondade apenas dar um paliativo para uma enfermidade, sem ir diretamente à sua raiz para eliminá-la. Provavelmente, ela só vai piorar um pouco mais adiante.

    Apenas amenizar as coisas — amar, com aquilo que vocês chamam de amor, não dar importância ao problema, escondê-lo, encobri-lo, pôr um curativo por cima e fazer esse tipo de coisa — isso não é amor. Isso não é amor.

    Paulo, cujo amor era genuinamente divino, foi ao fundo, fez um corte profundo, sondou para chegar à raiz da enfermidade, do problema que estava esmagando, afligindo e agindo como um câncer entre os santos em Corinto. O amor — sim, o amor divino — tem um aspecto corretivo.

    E lembrem-se de que é justamente na aplicação do amor dessa maneira que nosso verdadeiro caráter cristão, nossa medida e nossa estatura serão revelados.

    Fico muito feliz porque os coríntios sobreviveram a esse uso da vara. Ah, ele precisou lhes dizer que tinha de falar com eles como a crianças, não como a pessoas maduras; mas parece que eles cresceram muito depressa sob a disciplina. A Segunda Carta, vocês sabem, apresenta uma grande mudança. Eles sobreviveram à correção do amor e parecem ter crescido tremendamente, muito depressa, entre as duas cartas.

    Mas foi uma grande prova. Ao lerem a primeira carta, vocês verão e perceberão os temores de Paulo — temores de que eles não sobrevivessem à prova. Porque esse tipo de amor sempre revela quem realmente somos. Sempre revela quem realmente somos.

    Vejam, se vamos simplesmente continuar como criancinhas e somos corrigidos, vocês sabem o que acontece: as criancinhas ficam emburradas quando são corrigidas. Ficam ressentidas quando são corrigidas. Guardam uma mágoa quando são corrigidas. Ficam pelos cantos, assim, quando são corrigidas. Crianças mimadas sempre fazem isso.

    Conheci alguém que, não apenas na infância, mas até na juventude, era muito mimado pela mãe. Ela estava sempre falando dele e de como ele era um rapaz maravilhoso. Sempre que vocês a encontravam, o único assunto era esse filho dela. Ele chegava em casa à noite e, bem, ela o cercava de cuidados e mimos, e tudo o mais.

    Vivi o suficiente para descobrir, mais tarde, que aquele homem nunca, nunca conseguia aceitar qualquer correção. Ele havia sido criado para acreditar que estava sempre certo — sempre certo. Era aquele que não podia estar errado. Uma coisa perigosa.

    Isso não é amor, queridos amigos. Isso não é amor.

    Paulo disse, por exemplo:

    Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade?

    Vocês fizeram de mim seu inimigo? Vocês me consideram seu inimigo porque fui fiel com vocês, franco com vocês, rigoroso com vocês, verdadeiro — mas em amor?

    Mas era amor verdadeiro. E digo novamente: a Segunda Carta mostra não apenas o triunfo da graça neles, mas também que é uma coisa boa — uma coisa boa — o amor corrigir. A Segunda Carta é maravilhosa, e é o fruto de um trato fiel, fiel mesmo, embora tenha sido doloroso, difícil de suportar e uma prova; talvez até perigoso, se não houvesse a reação correta.

    O amor como zelo na Carta aos Gálatas

    Não vou me deter mais nisso. Passo agora à Carta aos Gálatas. Aqui encontramos amor — bem, não é verdade?

    Há muito, muito amor na Carta aos Gálatas. O apóstolo Paulo diz:

    Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto.

    Isso é amor? Ah, sim, há amor pelos gálatas. O apóstolo, sem dúvida, amava os crentes gálatas, os crentes da Galácia.

    Mas, quando lemos esta carta às igrejas da Galácia, embora possamos discernir esse profundo amor subjacente, descobrimos que o amor aqui se encontra em um estado de zelo ardente e de ira.

    Nenhuma carta que Paulo escreveu teve tanto dessa indignação, dessa ira, dessa linguagem ardente e vigorosa. Aqui, ela é quase terrível. É o amor em uma indignação zelosa.

    Pergunto: isso é amor? Ah, deixemos que nossas ideias sejam corrigidas novamente. Vejam, existe a ideia de que ter uma mente aberta é amor. Na verdade, muitas vezes, ter uma mente aberta é apenas outra maneira de dizer concessão e fraqueza diante de um erro muito perigoso.

    “Ah, sejamos generosos. Tenhamos a mente aberta.” Está bem, ninguém defenderia uma mentalidade estreita, mas tenhamos cuidado com os termos que usamos.

    Aqui está uma situação em que o amor não pode fazer concessões, em que o amor não pode ser fraco. Há coisas importantes demais em jogo para que até mesmo o amor seja suspenso. Mas é necessário que o amor assuma esse aspecto.

    De que se trata? Bem, vejam, toda a questão na Galácia era essa questão de fazer concessões — aceitar algo diferente e inferior à plena revelação que havia chegado a esses crentes por meio desse apóstolo.

    Ele lhes havia dado uma revelação maravilhosa do Senhor Jesus; não há dúvida quanto a isso. Nunca poderia tê-los confrontado como fez se eles não soubessem. Nunca poderia ter falado dessa maneira se eles ignorassem a verdade. Eles sabiam.

    Mas corriam o risco de abrir mão de algo que o Senhor havia dado e mostrado, fazendo concessões talvez em troca de popularidade, de posição, daquilo que chamariam de influência, de boa reputação ou de não ter dificuldades com os outros.

    Queriam e desejavam estar nas boas graças de todos e permanecer no meio do caminho — em segurança. Chamem isso pelo seu verdadeiro nome: é concessão.

    E, se houve um homem nesta terra que, à parte do Senhor Jesus, jamais toleraria concessões em relação às coisas de Cristo e à herança da Igreja, esse homem foi o apóstolo Paulo.

    Aqui o vemos ardendo, inflamado de zelo por aquilo que desejava que seu povo possuísse, quando isso parecia estar ameaçado e em perigo. Isso é amor? O amor pode ser assim, vejam — o mesmo amor, o mesmo amor.

    Bem, que sejamos corrigidos por isso, porque, queridos amigos, podemos sacrificar essas coisas por uma falsa concepção daquilo que chamamos de amor, mas que não é amor algum.

    Há necessidade — não apenas disso; Deus nos livre de que esse seja o único tipo de amor que tenhamos —, mas há necessidade de que isso tenha lugar entre nós. Seja qual for o significado e o custo disso, por mais que venhamos a nos envolver em dificuldades com os outros, não vamos abrir mão nem um pouco de tudo aquilo que o Senhor nos revelou como sendo Sua vontade.

    Não vamos sacrificar um iota sequer. Não vamos fazer concessões em ponto algum, por motivo algum, no que diz respeito à plenitude de Cristo.

    O amor como ampliação espiritual em Efésios

    Passo rapidamente à Carta aos Efésios. Não se preocupem; não vou mantê-los aqui por mais do que alguns minutos.

    Chegamos à Carta aos Efésios e, se há algum lugar em que o amor alcança grandes dimensões e magnitude, é aqui. Peço que voltem a ela e a leiam inteira. Vocês podem ler a carta toda em vinte minutos. Leiam-na novamente.

    Mas não é justamente nesta carta que encontramos aquelas palavras incomparáveis e sem igual a respeito do amor?

    Estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento.

    Não há dúvida quanto ao amor aqui — ah, a concepção e a expressão do amor nesta carta! Mas muitas pessoas têm medo da Carta aos Efésios.

    Têm medo dela. Talvez estejam cansadas dela. Têm medo porque ela é tão grandiosa — grandiosa demais. Ela nos supera. É profunda demais. Leva-nos muito além da profundidade em que conseguimos nos manter de pé. Isso é bem verdade; é bem verdade.

    Eu estava dizendo a alguém, há apenas alguns dias, que, depois de quase cinquenta anos — ou mais de cinquenta anos — lendo e estudando esta carta, ainda não sinto que tenha chegado a algum lugar com ela.

    Há muito tempo, meu grande desejo tem sido ter um grupo de pessoas com quem eu pudesse me dedicar apenas a esta carta, para sondar algumas de suas profundezas. Mas isso é um comentário à parte. Estou dizendo que ela é tão grandiosa e, por ser assim, muitos têm medo dela.

    E a reação deles é: “Ah, vamos ter algo mais simples, algo que possamos entender e apreender. Isso vai além”.

    Vejam, esse é justamente o contexto do amor aqui — o significado do amor. Nesta carta, o apóstolo está se entregando inteiramente — e essa não é uma expressão forte demais — para dar à Igreja toda a plenitude daquilo que recebeu.

    Ele está perto do fim de sua carreira. Durante toda essa longa jornada, foi reunindo e reunindo conhecimento espiritual, passando a enxergar cada vez mais as vastas dimensões e as profundidades insondáveis de Jesus Cristo.

    Por fim, afastado de todas as atividades externas de responsabilidade pelas igrejas e de viagens, confinado, ele tem a oportunidade — o tempo — de simplesmente derramar nesses últimos documentos tudo o que possui, derramando-o sem reservas.

    Vocês dizem: “E, ao fazer isso, ele simplesmente nos sobrecarrega, nos esmaga, nos golpeia e nos quebranta”. Mas como devemos entender o amor nisso? Escutem, amigos, escutem.

    O amor, se for verdadeiro, nunca permitirá que nos acomodemos no conforto presunçoso da pequenez, da estreiteza e da limitação. Nossa natureza quer isso. Nós queremos isso.

    Não gostamos de ser estendidos. Não gostamos de ser ampliados. Não gostamos de ser levados para além da profundidade que dominamos. Não gostamos que grandes exigências sejam colocadas sobre nós. E, quando são, não achamos muito bondoso nem muito amoroso fazer essas exigências, convocar-nos a alcançar tais coisas.

    Mas o amor faz isso. O amor de Deus nunca vai nos deixar com menos do que tudo aquilo que Ele desejou que tivéssemos. Se isso significar treinamento e esforço, até mesmo exigências rigorosas, se assim nos parecer, Seu amor quer nos conduzir às dimensões plenas: para que conheçamos a largura, o comprimento, a altura e a profundidade.

    Esta carta trata das imensas dimensões de Cristo. A Igreja precisa conhecer, pelo Espírito de revelação, quais são essas dimensões. E, se às vezes nos sentimos sobrecarregados, quebrantados, recuamos e dizemos: “Não consigo alcançar isso. Não consigo corresponder a isso”, o amor não vai nos dispensar. Vai trabalhar e trabalhar até que tenhamos uma capacidade que vá além daquilo que é natural.

    A capacidade é algo importante quando chegamos ao fim, não é verdade?

    O amor como alegria e comunhão prática em Filipenses

    Apresso-me, então, para concluir. Filipenses — graças a Deus por Filipenses. Ah, aqui está o amor em outro aspecto. Aqui está o amor se alegrando, o amor transbordando, o amor com um sorriso sem sombra alguma no rosto. O amor agradece; o amor reconhece o valor.

    Meus amados e mui saudosos irmãos, minha alegria e coroa, amados.

    Há muito pouca correção nesta carta. Um toque de correção em apenas um ponto está tão envolvido em amor e bondade que vocês mal sentem sua dor. Não há correção aqui; não há esse ardor inflamado, esse zelo que queima e flameja. Não — é o amor em alegria, em verdadeira alegria. Que bom que ele pode ser assim.

    Existem alguns fatores específicos que tornam possível ao amor ser assim. Por que esse aspecto? É um aspecto — Deus conceda que fosse mais possível ao amor, ao amor do Senhor, ser sempre assim conosco.

    Mas há algumas coisas, vejam, que tornam isso possível, e só posso mencionar uma ou duas, destacá-las e deixá-las com vocês.

    Uma delas era esta, e aparece de maneira muito clara na carta — leiam-na novamente: a valorização muito verdadeira, muito real, do evangelho, do ministério que lhes havia chegado e dos instrumentos que haviam levado esse encargo por eles.

    Uma valorização assim nasce do sofrimento. Vocês nunca valorizam algo a menos que sofram por isso. Só valorizam uma coisa na medida em que participam do sofrimento por ela.

    Essas pessoas, sem dúvida, haviam tido de pagar um alto preço de sofrimento pelo evangelho, por aquilo que haviam recebido. Conhecemos a história de Filipos, não é verdade? Sabemos que começou em sofrimento, começou numa prisão, com os mensageiros açoitados e sangrando.

    E esses filipenses haviam participado desse tipo de experiência; haviam sofrido pela verdade e com o mensageiro do Senhor. Por meio do sofrimento, chegaram a reconhecer que isso não era algo barato. Era algo custoso — de custo infinito.

    Custou tudo a Cristo. Custou tudo a Paulo. É isso que está envolvido nessa questão: Ele esvaziou a Si mesmo, e Paulo diz:

    O que para mim era ganho reputei-o perda.

    Foi custoso.

    E eles haviam participado, em espírito, do alto custo daquilo que lhes havia chegado. Tinham por isso profunda valorização e apreço. E, quando é assim, um sorriso surge no rosto do Senhor, e o amor simplesmente resplandece, pois essas pessoas reconheceram que aquilo que lhes chegou não veio facilmente, não veio a baixo custo.

    Isso é algo custoso, e eles haviam participado disso no próprio coração, na própria vida e nas próprias experiências. Haviam sofrido com seu Senhor.

    Escutem:

    Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer Nele, como também padecer por Ele.

    Eles sabiam disso e guardavam como algo muito, muito precioso aquilo que lhes havia chegado.

    Não é de admirar que o coração do apóstolo estivesse arrebatado. Não é de admirar que o coração do Senhor Jesus se alegrasse. Não é de admirar que Ele pudesse falar assim:

    Meus amados e mui saudosos irmãos.

    Pensem em onde começamos. Queremos que o Senhor possa falar assim a nosso respeito? Será com base nisso.

    Mas observem os aspectos práticos do amor em Filipos. Não há nada de sentimental; é algo muito prático.

    Olhem novamente. Vejam o cuidado deles por Paulo. Eles compartilhavam de seus sofrimentos. Enviavam-lhe ajuda para aliviar suas dificuldades. Serviam-no de maneira prática.

    Ele precisou dizer que os coríntios não haviam feito isso. Não haviam feito isso; eram tão voltados para si mesmos. Mas, quanto a esses filipenses: lá está Paulo, Paulo, Paulo, tão longe, em Roma. Ele deve estar passando por um momento difícil. Deve estar enfrentando dificuldades. Deve estar precisando de ajuda, de ajuda financeira. Às vezes, deve estar com fome e frio. Vamos fazer alguma coisa a respeito.

    Eles pensaram nele. Importaram-se. Demonstraram preocupação. E enviaram ajuda, chegando até ao sacrifício. Isso é amor.

    Meus amados e mui saudosos irmãos.

    Essa atitude do Senhor para conosco, esse permanecer assim no âmbito de Seu amor, é motivo de alegria. Agora, isso se situa no terreno muito prático do sofrimento e do serviço.

    Que o Senhor nos conceda isso.