Damos as boas-vindas, especialmente, àqueles que participam conosco pela primeira vez desta conferência.
Permitam-me dizer que, nestas reuniões, estamos nos movendo dentro da determinação eterna de Deus: Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, como o horizonte — o alcance máximo — de todas as Suas atividades e de todos os Seus interesses; abranger tudo em Seu Filho e fazer de Seu Filho a natureza e o caráter de tudo.
Isso foi estabelecido antes que o mundo existisse. Essa decisão divina foi a causa daquele mal que surgiu primeiro no céu e daquela ruptura cujas repercussões alcançaram a criação, o homem; e o resultado se manifesta na ruptura entre o homem e Deus.
Deus começou, na história, a agir segundo a linha de Seu Filho, em princípios e leis espirituais. O Antigo Testamento é o registro desse agir de Deus: de um lado, por meio da disciplina, desfazer o mal; de outro, constituir tudo segundo Seu próprio pensamento. O Antigo Testamento termina em fracasso: um povo escolhido, tratado por Deus, com aquele propósito divino diante Dele.
E então, na plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, feito em semelhança de carne pecaminosa — a corporificação de todos os Seus pensamentos e intenções e a expressão de Sua própria natureza —, à qual Ele conformará todos os que entrarem no caminho do Filho: o caminho da completa rejeição de toda rebelião, de todo desvio, de toda falta de submissão e de toda insubordinação; o caminho da entrega absoluta à vontade de Deus.
Deus prosseguirá com Sua obra dupla em uma nova nação espiritual nesta dispensação — desta vez, não uma nação terrena, mas uma nação espiritual. Nós a chamamos de Igreja, ou o Novo Testamento a chama de Igreja. Por enquanto, vejamos a Igreja como esse novo povo escolhido por Deus para ser o vaso no qual todos os Seus pensamentos, resumidos em Seu Filho, devem encontrar expressão.
E, no fim, toda a criação deverá manifestar a natureza de Seu Filho e ser inteiramente governada por esse caráter.
Isso, em resumo — em pouquíssimas palavras —, é o que nos tem ocupado nestes dois dias.
Ultimamente, temos considerado alguns daqueles marcos na vida do Senhor Jesus que estão relacionados a esse grande propósito de Deus. São como uma série de picos de montanhas que tocam o céu.
O nascimento toca o céu. O batismo toca o céu. A tentação no deserto vai muito além do deserto e alcança a esfera cósmica do príncipe deste mundo.
Nesta noite, chegamos ao próximo pico: a transfiguração.
Precisamos observar que, de cada um desses picos, o próximo surge à vista em uma sequência interligada. Isto é, quando vocês contemplam o nascimento do Senhor Jesus — seu significado, propósito, natureza e relações —, não é difícil perceber que chegaria um momento na vida daquela Criança em que ocorreria um grande ato de renúncia, um grande ato de entrega, um grande ato de rendição absoluta à vontade de Deus no caminho da redenção.
Assim, certamente, o batismo está relacionado ao nascimento como seu desdobramento. O batismo é Sua entrega plena e completa à vontade do Pai. A partir daquele momento, pelo Espírito que desceu sobre Ele, permaneceu sobre Ele e repousou sobre Ele, Ele ficou vinculado à vontade do Pai, como um servo inteiramente sujeito a ela.
Não é difícil perceber, daquele pico do batismo, que tudo isso seria desafiado de maneira muito clara. O desdobramento daquela entrega seria o conflito — não apenas um conflito pessoal, mas um conflito cósmico. O mundo inteiro e tudo ao seu redor estariam envolvidos. Os reinos deste mundo e seu governante estariam envolvidos nessa entrega realizada no batismo.
Assim, em uma sequência bastante natural, passamos do batismo à tentação no deserto.
O resultado disso, lemos, foi que Jesus voltou cheio do Espírito Santo, no poder do Espírito. Ele saiu do deserto para assumir aquilo a que ali Se havia comprometido. A batalha veio tão rapidamente após Sua vitória inicial.
Ao fim daquela tentação, lemos:
Então, o diabo O deixou.
Quase podemos ver o diabo, derrotado e obrigado a recuar, olhando por cima do ombro e dizendo: “Mas voltarei. Voltarei”. E assim aconteceu muitas vezes, até a hora de Sua morte na cruz. A batalha havia começado.
Agora chegamos à transfiguração, o próximo pico da montanha. Seria bom que vocês tivessem abertos diante de si os capítulos 16 e 17 do Evangelho de Mateus. Vocês vão querer conferir o que digo à medida que avançamos. Está tudo ali.
A transfiguração não é um acontecimento isolado na vida do Senhor Jesus. É um elo na corrente e deve ser vista à luz da tentação. Vocês não podem compreender corretamente, de maneira suficiente, a transfiguração do Senhor Jesus se não a considerarem à luz da tentação no deserto.
Porque, antes de tudo, a transfiguração foi um ponto culminante. Foi um ponto culminante. E foi também o início de uma nova fase.
Há um sentido muito real e verdadeiro em que, naquele momento, no que dizia respeito a Ele próprio, aquilo poderia ter sido o fim da jornada. Ele poderia ter entrado na presença de Deus. Voltaremos a isso daqui a pouco.
Este é o ponto culminante de tudo o que veio antes: a glória de Cristo. Esse é o ponto culminante, o fim, o resultado definitivo daquilo a que Ele Se entregou tão completamente: provação e tentação, conflito e sofrimento.
O ponto culminante precisava ser alcançado, no que dizia respeito a Ele próprio. E, se fosse uma questão apenas Dele, aquele teria sido o fim de Sua história terrena.
Agora, estou dizendo que vocês precisam ver isso em outro contexto: o início de uma nova fase, assim como o fim de outra. A nova fase não é apenas pessoal; é um caminho que Ele jamais teria percorrido por causa de Si mesmo.
Bem, vamos examinar isso. É uma grande pena que esses capítulos tenham sido divididos em 16 e 17 apenas por conveniência, mas de maneira certamente muito inconveniente para a compreensão. Eles deveriam prosseguir sem nenhuma interrupção.
E devemos observar que os três autores — Mateus, Marcos e Lucas — registram esse acontecimento, situam-no no mesmo ponto da vida do Senhor Jesus e apresentam os mesmos elementos associados a ele. Eles não fazem isso com tudo, mas neste caso fazem. Portanto, há algo nesse fato que precisamos levar em consideração.
Vocês sabem como tudo começa. Começa assim, em Mateus 16:13-16:
E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os Seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias ou um dos profetas.
Disse-lhes Ele: E vós, quem dizeis que Eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Tudo, quanto ao futuro, dependia de Quem Jesus era. Isso é fundamental para tudo, a chave de tudo, e Ele sabia disso. Até que isso fosse estabelecido e definido entre eles, Ele não poderia avançar.
Quem Jesus era:
Quem dizem os homens que Eu sou?
E vós, quem dizeis que Eu sou?
Há uma razão muito, muito profunda para essa pergunta aparentemente estranha.
Nenhuma outra pessoa da raça humana ousaria falar assim. Vejam, se algum homem dissesse: “Quem vocês pensam que eu sou? Quem as pessoas dizem que eu sou? O que vocês dizem a meu respeito?” — bem, simplesmente não toleraríamos isso, não é? Não.
Mas Ele podia fazê-lo, porque sabia quanto dependia de que eles reconhecessem Quem Ele era — tudo. Deus O havia feito o horizonte de toda a raça humana, e Ele sabia disso. Era, portanto, muito necessário que aqueles que estariam dentro desse horizonte conhecessem a identidade e o caráter Daquele que constituía esse horizonte.
Algo precisava ser feito que sobrevivesse a uma terrível provação. Veremos isso daqui a pouco. E a única coisa que sobreviveria à provação pela qual eles estavam prestes a passar, e pela qual todos nós teremos de passar, é o conhecimento interior e verdadeiro de Quem é o Senhor Jesus: um conhecimento adequado, um conhecimento claro e definido.
Se tivermos alguma dúvida a respeito Dele, não sobreviveremos. Se não tivermos clareza sobre essa questão, não sobreviveremos. Pode parecer tolice falar assim a cristãos, mas vocês verão daqui a pouco que havia uma razão muito, muito boa para falar dessa maneira àqueles mesmos discípulos.
A questão, por enquanto, é que Ele precisava confrontá-los quanto à Sua Pessoa. Ele precisava obter deles uma entrega, uma confissão e uma entrega.
Simão recebeu isso por revelação:
Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Muito bem. Muito bem. Observem o que vem imediatamente depois — o próximo passo, em Mateus 16:21:
Desde então, começou Jesus a mostrar aos Seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
E Pedro, tomando-O à parte, começou a repreendê-Lo, dizendo, em Mateus 16:22:
Senhor, tem compaixão de Ti; de modo nenhum Te acontecerá isso.
Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
“Nada disso poderia acontecer contigo.”
Agora, aqui está algo terrivelmente desconcertante no caminho do Senhor. Ele havia obtido essa confissão. Havia estabelecido entre eles Sua identidade como o Filho do Deus vivo. E agora, dessa maneira tão desconcertante, justamente naquele momento, Ele começa a falar de ir a Jerusalém, ser tratado de maneira vergonhosa e ser crucificado.
É bastante claro que a própria declaração trouxe à tona o desafio da tentação. Ela atingia o cerne dessa confissão: o Filho do Deus vivo entregue nas mãos dos homens, para ser tratado dessa maneira. Como isso poderia acontecer? Como poderia ser?
Foi um choque terrível para esses homens. Não tenham dúvida disso. Um choque tão grande que Pedro perdeu seu equilíbrio moral. Ele O tomou à parte e começou a repreendê-Lo.
Naquele momento, Pedro saiu do caminho do Senhor e entrou no caminho do inimigo. Jesus Se voltou e disse a Pedro, em Mateus 16:23:
Para trás de Mim, Satanás, que Me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
Que queda. Que choque deve ter sido, depois de fazer uma confissão como aquela, ouvir essa declaração tão perturbadora a respeito de Jerusalém e do que aconteceria ali.
Em Mateus 17:1-2, lemos:
Seis dias depois, tomou Jesus Consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte.
E transfigurou-Se diante deles.
Quanta graça. Quanta misericórdia. Que ato redentor. Que ato salvador. Que confirmação.
Desculpem, uma pausa. Vamos abrir um parêntese — algo que dissemos nesta tarde em outro contexto.
Quantas vezes, diante de um desafio do Senhor, fazemos uma entrega: “Eu me rendo à Sua vontade, ao Seu caminho, ao Seu propósito”. Há essa submissão e entramos na etapa seguinte da vontade de Deus: uma posição foi assumida, uma decisão foi tomada e nós nos declaramos.
Quantas vezes, logo depois, acontece algo absolutamente desconcertante, de modo que aquela visão — tudo o que veio do céu aberto — parece entrar em eclipse. Aquilo que veio por meio de um céu aberto, como diz Mateus 16:17:
Não foi carne e sangue que to revelou, mas Meu Pai, que está nos céus.
Agora, esperança, perspectiva, mudança, glória, admiração e êxtase dão lugar a sofrimento, tristeza, decepção, perda e, diríamos, tragédia. Era tudo verdadeiro? Estava tudo certo?
Isso corresponde muito bem à história espiritual. É verdadeiro na história espiritual de cada pessoa e é verdadeiro na história da Igreja. Deus dá uma revelação, uma visão ampla, uma apresentação. Ele abre uma revelação celestial acerca de Seu Filho, e há uma resposta de aceitação, acolhimento e entrega — um testemunho.
Então vem uma fase, um período cujos aspectos e características são tão difíceis e tão sombrios que vocês se perguntam se aquilo alguma vez foi verdade, se realmente era a verdade de Deus — e não alguma ilusão, algo que, por um tempo, foi muito maravilhoso, mas agora: será que está certo? Será que está tudo certo?
Vocês já passaram por esse caminho? Um tempo em que parecem estar desintegrados, em pedaços, e não sabem como explicar isso. Vocês pensam: “Está tudo errado. Sinto que está tudo errado. Não pode estar certo. É tão contrário ao que fomos levados a esperar — tão completamente diferente da visão”.
A glória do Senhor Jesus irrompeu em nosso coração como vinda do céu, e nós nos entregamos. E agora, será que tudo desapareceu? Será que nuvens escuras se acumularam sobre aquilo? Vocês estão questionando o passado — se estava certo, se era verdadeiro, se vinha do homem ou apenas de vocês mesmos?
Toda revelação do Senhor Jesus será, mais cedo ou mais tarde, submetida a um tremendo teste e a uma tremenda provação: a provação de um aparente eclipse. E vocês podem duvidar de tudo.
Agora, qual é o sentido da transfiguração? O Calvário não é o fim. A cruz não é o fim. As trevas e as sombras não são o fim.
O teste, a provação e o sofrimento — o eclipse de tudo — não são o fim. O fim é a glória. O objetivo é magnífico.
Não foi simplesmente o Senhor Jesus Quem colocou a transfiguração ali; Deus Pai colocou a transfiguração ali. Não sei se o Senhor Jesus subiu ao monte sabendo que seria transfigurado. Ele simplesmente Se retirou para o monte. Um dos autores diz que foi para orar com Seus discípulos. Quando estava ali, Ele foi transfigurado. Mas Deus tomou isso em Suas mãos para mostrar que, embora tivesse de haver essa fase da cruz, essa coisa terrível representada por Jerusalém, tudo o que se concentrava em Jerusalém, aquilo não era o fim.
Não são o sofrimento, a vergonha e o opróbrio que constituem o horizonte de Deus. É a glória de Seu Filho — Seu Filho glorificado. No caminho para isso, vocês podem passar pelo Calvário, mas, no fim, está a transfiguração.
E não se esqueçam, queridos amigos, de que essa transfiguração do Senhor Jesus tem uma correspondência nos crentes. Paulo, escrevendo sua segunda carta aos coríntios, diz em 2 Coríntios 3:18:
Todos nós, com rosto descoberto, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem.
O autor da carta aos hebreus diz a mesma coisa em outras palavras, em Hebreus 2:9-10:
Vemos Jesus […] coroado de glória e de honra;
[…] trazendo muitos filhos à glória.
Pedro, muitos anos depois disso, escreveu suas cartas. Ele já havia atravessado as trevas, as nuvens, as sombras — havia atravessado toda a perplexidade. Ele disse, em 2 Pedro 1:17-18:
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com Ele no monte santo.
[…] da magnífica glória Lhe foi dirigida uma voz.
Está tudo claro agora? Não deixem que a cruz obscureça sua visão. A transfiguração não está ali apenas como um acontecimento isolado ou um marco na vida do Filho do Homem. Está ali como representação do horizonte de Deus para todos os Seus redimidos: transformados, transfigurados e glorificados com Sua glória.
Vamos crer. Vamos pedir ao Senhor que nos fortaleça para crer que, se tudo aquilo a que nos entregamos — com plena convicção de que era uma revelação do céu para nós — passou para as sombras e as nuvens, cercado de perguntas e dificuldades, e já não parece tão gloriosamente real quanto antes, há um significado nessa fase.
Mas o fim, o fim, não é essa fase. O fim é a glória: o cume da montanha da transfiguração, Cristo transfigurado como o horizonte da criação redimida de Deus. Nada menos que isso, seja o que for que aconteça nesse intervalo.
Mas aqui, enquanto esse horizonte definitivo se apresenta como glória, o caminho para sua realização é o caminho da cruz. É o caminho da cruz. Não pode ser de outra maneira.
Mas há algo que precisamos saber: quando vocês ou nós realmente recebemos algo de Deus, isso de fato vem de Deus. Se puder ser dito verdadeiramente:
Não foi carne e sangue que to revelou, mas Meu Pai.
Se não for apenas uma compreensão intelectual que não resistirá à provação, se não for apenas uma aceitação…
Não se trata apenas de uma aceitação, de um assentimento a alguma doutrina, alguma verdade, que não nos sustentará até o fim. Mas, se isso puder ser dito verdadeiramente, se for um fato que aquilo veio de Deus ao nosso coração, diretamente de Deus Pai, algo foi realizado. Algo foi realizado.
E pode haver a aparência de um eclipse sombrio, profunda tristeza, sofrimento, perplexidade e desorientação, mas aquilo que foi realizado sobreviverá. Nós voltaremos. Vejam Pedro como um representante disso. Ele recebeu aquilo do Pai.
O próprio anúncio do que aconteceria em Jerusalém tirou seu equilíbrio, desconcertou-o, quebrou-o em pedaços; e depois vieram os acontecimentos da cruz. Uma história terrível, não é? Nós a lemos nesta tarde — aquela história no pátio do sumo sacerdote: o homem que negou, suas declarações veementes.
É uma tempestade violenta. A provação é terrível. A cruz é algo extremamente devastador para o homem natural. Mas algo foi realizado, colocado em seu interior, que voltará a emergir daquela profundidade.
E Pedro esquecerá as trevas daquele intervalo, e o monte da transfiguração e sua própria posição espiritual estarão ligados:
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com Ele no monte santo.
Não há nenhuma referência ao que aconteceu entre uma coisa e outra — Jerusalém e ele próprio.
Agora ele está naquele monte espiritual. Leiam suas cartas: cheias de glória, cheias de graça. Algo foi realizado.
É por isso que a cruz estava chegando — ou essa é uma das razões pelas quais essa experiência devastadora precisava vir: para revelar e comprovar que Deus realizou algo em nós.
Se vocês e eu pudermos voltar atrás em relação a qualquer coisa que, no passado, chamamos de revelação de Deus, algo que o Senhor nos mostrou, e simplesmente lançá-la fora e descartá-la, dizendo: “Bem, aquilo pertencia ao passado. Já não tem validade”, fique entendido que aquilo nunca entrou em nós por revelação do Espírito Santo.
Vocês não podem — não podem abandonar algo que Deus realizou em vocês, seja qual for o tempo, a provação, sim, a devastação da dor, talvez prolongada. Vocês não podem abandoná-lo. É algo realizado. Tornou-se parte de vocês mesmos.
Vocês não podem dizer: “Bem, já deixei aquilo”, ou: “Já fui além daquilo”, ou: “É algo que um dia achei muito bom, mas agora posso dispensar”. Nada que venha de Deus — mesmo que esteja entre aquelas preciosas coisas elementares das quais vocês precisam avançar —, nada no futuro anula qualquer coisa que Deus tenha realizado.
Assim, vejo esse homem: primeiro, sua entrega e sua confissão:
Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Depois, vejo esse mesmo homem quebrado, despedaçado, devastado; e então vejo esse homem, mais tarde, transfigurado.
Aquilo que foi realizado naquele monte talvez tenha saído de sua consciência durante a provação, mas, ainda assim, sobreviveu à provação. É assim que deve ser.
Ah, levem isso a sério, no coração. Levem isso ao coração. Esse será o teste da realidade: se foi real ou uma imitação, algo artificial — algo inferior a uma revelação no íntimo do nosso ser.
Vocês conseguem abrir mão disso? Conseguem deixar isso para trás? Conseguem descartá-lo? Conseguem dar isso por encerrado? Conseguem reduzir seu valor? Então Deus Todo-Poderoso nunca revelou isso ao seu coração. Isso permanecerá firme, embora tudo possa parecer ter desaparecido. Voltará com glória.
Esse é o fundamento que foi lançado mais profundamente, mais profundamente do que nossa fragilidade humana, mais profundamente do que os fracassos humanos de Pedro. Digam tudo o que quiserem sobre Pedro, sua fraqueza e seu colapso — tudo isso. Sim, é tudo verdade, tudo verdade, e Pedro seria o primeiro a confessar e admitir.
Mas algo havia sido realizado por causa da fragilidade humana. Graças a Deus. Se tudo dependesse da nossa força, a perspectiva para a verdade seria muito ruim. Deus precisa realizar algo que seja mais forte do que todas as forças dentro e fora de nós.
Agora, então, vamos concluir. Vocês podem ver, na última fase dessa transfiguração, o grande princípio surgindo novamente: o grande princípio do horizonte e de sua realização.
Dissemos que, se fosse uma questão do Senhor Jesus pessoalmente, e apenas Dele, esse poderia ter sido Seu caminho para entrar na glória. Outros homens, com fundamentos menores, entraram na glória. Dois homens apareceram com Ele nesse monte: Moisés, que havia entrado na glória, e Elias, que foi arrebatado no carro de fogo. Eles entraram, mas nunca aperfeiçoaram coisa alguma. Partiram com sua obra ainda incompleta.
Eles receberam sua recompensa pessoal. Muito bem, o Senhor Jesus poderia ter recebido uma recompensa pessoal de glória. Mas naquele momento, quando Ele poderia ter entrado — e vocês sabem que alguns traduzem de outra maneira as palavras de Hebreus 12:2:
O Qual, pelo gozo que Lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta.
Seja correta ou não essa tradução alternativa, o fato permanece.
Naquele exato momento, quando, por Sua própria condição, por Seu próprio mérito, por Seu próprio direito, Ele poderia ter entrado como o Filho do Homem glorificado, Ele Se voltou, deixou a glória e desceu.
Vocês sabem o que havia ao pé do monte: um mundo em sofrimento, tristeza e miséria, e um menino possesso de demônio. Ele desceu, renunciou novamente à glória, disse não à porta aberta do céu para Si mesmo e, na realidade, disse: “Não posso aceitar isso sozinho. Preciso trazer muitos filhos para compartilhá-lo Comigo. Preciso descer, pois foi para isso que vim”.
Esse horizonte não sou eu individualmente, como pessoa. Nunca é assim com nenhum de nós. O horizonte é a humanidade a ser conduzida à glória. Por isso, Ele desceu. Aceitou a cruz, aceitou toda aquela vergonha e aquela tristeza, aquela ignomínia.
Ficamos mais admirados cada vez que lemos a história de Seu julgamento e de Sua morte, tudo o que os acompanhou, e percebemos: este é Deus encarnado; este é o Senhor da glória; este é o Príncipe da vida; este é o Filho eterno de Deus. Ah, isso ultrapassa nossa compreensão.
Mas por quê? Simplesmente porque Ele sabia que não havia vindo para Sua própria glória. Havia vindo para a glória de Seu Pai, que deveria ser manifestada na humanidade que Ele havia criado.
Deus criou o homem, e Deus não ficará satisfeito em ter todos os homens como estão. Ele só ficará satisfeito quando os homens forem glorificados. Os homens podem recusar ser glorificados, podem recusar o horizonte de Deus, podem recusar Cristo, o âmbito e a esfera de Deus, e perder tudo.
Vocês e eu, queridos amigos, somos chamados, diz a Palavra, à Sua eterna glória. É nisso que o Pai encontrará satisfação; e, tendo-Se comprometido com a vontade e o prazer do Pai, Ele desceu do monte de Sua própria satisfação.
Esse é o princípio: o espírito de servo — para o Pai, para o homem. O serviço.
Vamos prosseguir com isso? Repetimos: quando o grande objetivo for finalmente alcançado, todas as coisas, como diz a Palavra, serão reunidas, resumidas em Cristo. Deus alcança esse fim em que tudo não apenas está dentro do horizonte como uma esfera, mas também, em seu caráter, está conformado ao Senhor Jesus.
O principal traço e a principal característica do céu serão esta entrega completa ao serviço uns dos outros, ao servir. É assim que será. Pensem nisso dessa maneira. Porque será assim.
Todos, todos pensando no que podem fazer por alguém, sem qualquer pensamento no que receberão em troca — seja elogio, exaltação, reputação, recompensa ou qualquer outra coisa. Simplesmente entregues aos interesses uns dos outros o tempo todo, pelo Senhor, como ao Senhor.
Isso é prefigurado na Palavra. Somos instruídos a começar a viver assim agora. Tudo é para o Senhor, na Igreja, como ao Senhor.
Bem, que o Senhor abençoe Sua Palavra.