Ao longo do dia, temos nos ocupado em considerar e reconhecer a grande verdade revelada na Palavra de Deus: Deus Pai designou Seu Filho, nosso Senhor Jesus, para ser o horizonte de todos os Seus interesses e de todas as Suas atividades.
Horizonte, no sentido do limite máximo de tudo o que Lhe diz respeito e da esfera que abrange todas as Suas atividades. Assim, nesta manhã, de maneira um tanto abrangente, estávamos estabelecendo um fundamento para estas horas.
A palavra horizonte ocorre no Novo Testamento, embora não em nossa tradução. Ela é traduzida — e compreendemos perfeitamente a escolha dos tradutores — por “ordenou”: “a Quem Ele ordenou”. Isso se repete a respeito do Senhor Jesus. Mas a palavra é horizonte: a Quem Ele constituiu como horizonte.
Não vamos dedicar tempo à definição. Vamos prosseguir com aquilo que ela contém. Estamos vendo que Deus fez de Seu Filho a extensão e os limites definitivos de Seu poder nesta criação.
Mas Deus também fez de Seu Filho o caráter, a norma, a representação de como todas as coisas deverão ser, universalmente, quando Deus alcançar Seu objetivo: Cristo, tudo em todos.
Nesta tarde, começamos a considerar como, e sobre qual fundamento, Deus avança em direção a esse objetivo. Vimos Deus entrando neste sistema de coisas, colocando Sua mão sobre um homem, Abraão, para fazer dele o primeiro de um povo que, segundo Seu desejo, seria para Ele o depositário de toda a Sua bênção para todos os homens.
Desde o momento em que Deus colocou Sua mão sobre aquele homem-chave, aquele homem representativo, ele foi, antes de tudo, introduzido em uma história de profunda disciplina sob aquela mão divina. De um lado, a disciplina do despojamento — contínuo e, muitas vezes, terrível —, levando aquele homem ao ponto em que tudo o que ele tinha era Deus.
Do outro lado, Deus o estava formando positivamente segundo aqueles princípios que deverão prevalecer e governar na condição universal das coisas para a qual Deus está avançando.
Vimos Israel sob a mão de Deus em disciplina, para ser constituído como o povo-servo de Deus. O princípio da condição de servo governava tudo — todos os caminhos de Deus com eles. Abraão, Isaque, José, Moisés, Davi e todos os demais homens representativos foram tratados segundo esse princípio: entrega absoluta e completa, e quebrantamento diante de Deus.
Esse era o caminho. Ora, quando olhamos além da superfície, não vemos esses homens prostrados diante de Deus? Quando queremos a chave para a vida deles, essa é a chave, apesar de todas as suas falhas, seus erros, seus enganos, seus pecados e, às vezes, até suas faltas grosseiras, se assim quiserem dizer.
Uma coisa da parte de Deus em suas histórias, em suas vidas, que os mantinha sob Sua mão, era que eles eram homens aos Seus pés: homens quebrantados, homens esvaziados, homens humildes, homens prostrados.
E isso era verdade a respeito de Davi. Há muitas coisas que dizem contra Davi, mas aquilo de que Deus toma nota é que ele era um homem prostrado diante de Deus: culto, adoração, entrega. Em toda controvérsia que o Senhor tinha com ele, ele se abaixava — caía de joelhos. Assim, tornou-se parte daquele instrumento que Deus procurava formar para o Seu serviço.
Também nesta tarde, aplicamos isso Àquele em Quem toda a história de Israel sob disciplina foi resumida; Àquele que a assumiu plenamente em Si mesmo; Àquele em Quem esse princípio de entrega absoluta à vontade de Deus chega à perfeição: o Senhor Jesus.
Consideramos Seus primeiros momentos nesta terra: o instrumento por meio do qual Ele veio a este mundo, a virgem Maria. Vimos a grandeza do custo que Maria teve de assumir para aceitar aquela vocação.
Depois de ponderar tudo, depois de encarar tudo o que estava envolvido — o estigma social, o dilema pessoal, a crise religiosa —, ela declarou:
Eis aqui a serva do Senhor;
cumpra-se em mim segundo a Tua palavra.
E foi a partir desse espírito, dessa atitude, que Cristo veio a este mundo. Podemos dizer que o espírito de servo estava presente Nele pela própria natureza e maneira de Seu nascimento.
Vimos ainda as circunstâncias de Seu nascimento: todas aquelas condições que O cercavam naquele momento, naquele acontecimento, que eram tudo, menos as condições de um senhor, de um rei, de alguém grande, de alguém com importância, nome e posição. Muito pelo contrário: Ele veio como servo, no nível mais baixo da vida humana.
E, daquele momento em diante, Sua vida foi uma longa disciplina em razão dessa lei da condição de servo. Prosseguimos, então, para os trinta anos de silêncio, oferecendo aquela explicação tantas vezes procurada sobre por que trinta anos deveriam ser passados no anonimato, no silêncio e em uma aparente ausência de realizações: aprendendo sujeição, submissão, paciência, confiança em Deus quando Deus não está fazendo nada, e tudo o mais.
Vejam, a lei do serviço divino é o caminho para aquele objetivo, quando todo o universo de Deus será preenchido por esse espírito: Seus servos, servos abnegados, aqueles que ocupam o último lugar.
Agora, nesta noite, damos o próximo passo: o batismo do Senhor Jesus, outro grande exemplo dessa mesma realidade.
Antes de chegarmos ao Seu batismo, precisamos olhar para Seu precursor, João Batista, e avaliar, tanto quanto pudermos, a situação naquele tempo. Há pouca dúvida de que era uma situação que despertava preocupação.
Multidões saíam ao encontro de João — multidões saíam ao encontro de João. Eram tantas que, quando Jesus confrontou os líderes da nação com Sua pergunta sobre se o batismo de João vinha do céu ou dos homens, eles disseram:
Se dissermos: Do céu, Ele nos dirá: Então, por que não o crestes?
E, se dissermos: Dos homens, tememos a multidão, porque todos consideram João como profeta.
Iam em multidões ao encontro de João. Por quê? Bem, pode ser que houvesse um movimento do Espírito de Deus naquele tempo — aquilo que, em nossos dias, poderíamos chamar de avivamento. Mas, evidentemente, o fato de saírem em tão grande número mostrava que havia uma inquietação a respeito de alguma coisa.
Talvez um cansaço com as coisas como estavam, um sentimento de frustração — aquilo sobre o que o Senhor Jesus colocou o dedo quando disse:
Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos,
e Eu vos aliviarei.
Cansaço e frustração, em busca de alguma resposta. Além disso, evidentemente, havia uma verdadeira consciência do pecado — uma verdadeira consciência do pecado —, pois eles iam a João para serem batizados por ele no Jordão, confessando seus pecados.
Pecado é pecado. E sabemos, pela mensagem dele, que esse era o cerne da questão. Sua mensagem dizia respeito à remissão dos pecados.
Essa era, em resumo, a situação, o estado das coisas. Mas olhem para João. João, com todo o aparente sucesso de sua missão e de seu ministério — vocês talvez pensem que as multidões que saíam ao seu encontro representavam um tremendo sucesso daquele movimento —, apesar de todo esse aparente sucesso, trabalhava sob um sentimento de limitação.
Ele deixa isso transparecer. Deixa isso transparecer:
Eu, na verdade, vos batizo com água;
mas vem Aquele que é mais poderoso do que eu,
e Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
“Afinal, o que faço é algo limitado. O que vocês precisam, o que eu preciso, é daquela coisa maior, muito maior.” Ele prega a remissão dos pecados, e eles confessam seus pecados. Ele os batiza para a remissão de seus pecados.
Então, ele levanta os olhos, vê Jesus e diz:
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
“Eu não posso fazer isso. Posso ter multidões aqui, mas a minha atuação não traz uma salvação cósmica. Não traz uma salvação para o mundo inteiro. Afinal, é limitada. É Este, este Cordeiro de Deus, Quem ampliará todo este ministério de salvação, perdão e remissão, estendendo-o ao mundo inteiro.”
Esse é o horizonte. Esse é o horizonte. Não saiam dele; vinculem-se a ele.
Mas observem João novamente. Qual era o princípio da vida de João? Não era a condição de servo? Lembrem-se de que João Batista era a síntese e o ápice de toda a profecia hebraica, o último dos profetas de Israel.
Jesus disse:
Não surgiu ninguém maior do que João Batista.
Isso é dizer algo tremendo. Percorram o Antigo Testamento: nele se resume todo o significado dos profetas do Antigo Testamento. Aqui está o ápice de tudo isso, e o que contém esse significado? A condição de servo — a condição de servo, sempre, ao longo de todo o caminho.
Olhem para João. Creio que João é o retrato mais belo e impressionante de um servo. Enviaram seus representantes para perguntar quem ele era. Lá vêm eles: “Quem és tu?”. Que oportunidade! Que oportunidade! Quantos homens não se agarrariam a essa oportunidade!
“Ora, vocês não sabem? Eu sou o Elias que havia de vir. Vocês não sabem que estou cumprindo aquela profecia de Malaquias: ‘Ele enviará Seu mensageiro diante de Sua face’? Vocês não sabem quem eu sou?”
Não.
Eu sou a voz do que clama no deserto.
Ah, vejam só! Esse é João.
É necessário que Ele cresça e que eu diminua.
“Eu faço isto, mas Ele fará muito mais.” Como precursor, como aquele que anuncia a chegada do Cristo, ele é tão governado pelo espírito de serviço que apresenta Cristo a eles; coloca Cristo diante dos homens. “Eu diminuo. Ele é maior do que eu.”
Vocês ouvem algum advogado falar assim? Algum servo de coração puro e abnegado falando assim, mesmo neste mundo? “Ora, afinal, eu sou apenas um empregado. Sou apenas um servo. Meu senhor é quem importa. É ele. É ele a pessoa. Se vocês querem saber alguma coisa, procurem-no. Se querem ver como as coisas devem ser feitas, procurem-no.”
Esse é o verdadeiro espírito. Não há muito disso no mundo hoje em dia, mas é isso, não é? E esse é João Batista: o grande servo do Senhor, cujo serviço é constituído sobre esse princípio de abnegação, de rebaixar-se, de humilhar-se.
“Eu não sou. Sou apenas. Sou apenas uma voz.” Bem, ser menos do que isso, naturalmente, é ficar em silêncio. Mas ser simplesmente uma voz é o lado positivo do serviço.
Aí está a porta — a porta para Jesus. João era a porta. João abriu a porta e deixou Jesus entrar. E é desse tipo de coisa que essa porta é feita.
Agora passamos ao próprio Jesus e ao Seu batismo. Já citamos: eles saíam ao encontro de João e eram batizados por ele, confessando seus pecados.
João deve ter ouvido muitas histórias trágicas e deploráveis enquanto confessavam seus pecados. Que acúmulo de relatos deve ter havido às margens do Jordão: uma confissão de pecado.
Não convém deixar que a imaginação nos leve longe demais, mas o texto diz que confessavam seus pecados. A imaginação pode nos fazer dizer: “Aqui vem este homem, confessando que roubou, que fez isto e aquilo”. Toda aquela multidão chegando, confessando seus pecados — essa era a situação.
E Jesus entra diretamente nessa situação e pede para ser batizado com os demais: eles confessando seus pecados, e Jesus vindo com eles, juntando-Se aos pecadores e ao pecado deles, e dizendo:
Deixa por agora.
João tinha percepção e discernimento suficientes para ver que Ele não era como os demais. Este era diferente. Ele não era como aqueles outros. E João teria impedido Seu batismo, dizendo:
Eu careço de ser batizado por Ti,
e vens Tu a mim?
Mas Jesus insistiu:
Deixa por agora,
porque assim nos convém cumprir toda a justiça.
Então, João O permitiu. Jesus — o Cordeiro de Deus sem pecado, imaculado, sem culpa, sem defeito — entrando no lugar dos pecadores, entre os pecadores.
Mas João vê Nele algo maior do que aquela multidão. Vê Aquele que tira o pecado do mundo. Mais do que todas aquelas histórias terríveis que havia precisado ouvir, todas aquelas confissões que lhe haviam chegado aos ouvidos: o mundo inteiro, o mundo inteiro — aquilo multiplicado dez mil vezes dez mil. Jesus entra nessa realidade.
O horizonte está estabelecido, pois o pecado é universal. O pecado se limita ao pecado daqueles que o confessam, ou abrange o mundo inteiro? Sabemos qual é a resposta. E esse é o horizonte do pecado.
Jesus, o Cordeiro, o Cordeiro sacrificial que carrega o pecado, abrange toda a extensão do pecado. Esse é o Seu serviço a Deus. Esse é o Seu serviço a Deus.
Mas olhem para o custo. Olhem para a humilhação, para o esvaziamento. Ele sabia Quem era. Mais tarde, poderia dizer:
Quem dentre vós Me convence de pecado?
Que desafio! E, ainda assim, Ele desce até aqui por causa do pecado do mundo, esvaziando-Se, sendo feito pecado, Ele que não conheceu pecado.
Esse é o espírito de serviço. Em Israel, vimos os muitos tipos e figuras, os sacrifícios, os novilhos e os cordeiros. E aqui está Aquele que fez o que todos aqueles milhões de sacrifícios jamais poderiam realizar: tirar os pecados do mundo. Ele, o Único.
Mas é isto que tenho o encargo de gravar em vocês. Segundo a Palavra de Deus, este é, de maneira tão evidente, o caminho — o caminho em direção àquele grande resultado universal, quando todas as coisas receberão seu caráter de Cristo. É o caminho custoso, o caminho do esvaziamento, do sofrimento.
Estamos aceitando acusações. Muitas vezes, podemos ser chamados a aceitar acusações que são falsas. O Novo Testamento nos diz isso.
Quando há coisas que nos apresentam sob uma luz falsa, coisas que não são verdadeiras a nosso respeito, não nos é permitido abrir os lábios. Não nos é permitido dar uma resposta. Esse Cordeiro de Deus permaneceu em silêncio diante das falsas testemunhas — de todas as falsas acusações. Ele sabia muito bem.
Esse é o espírito que conduz a:
Pelo que também Deus O exaltou soberanamente.
É o que conduz a:
Toda a autoridade Me foi dada no céu e na terra.
Aí está o horizonte de Cristo na redenção.
Não nos surpreendemos, não é? Mas, quando Ele assumiu aquela posição, aceitou tudo isso no espírito do verdadeiro Cordeiro-Servo. Imediatamente, os céus se abriram.
Os céus eram o horizonte — por assim dizer, alargado até os limites mais extremos. Os céus se abriram. A voz divina foi ouvida, dando testemunho:
Este é o Meu Filho amado,
em Quem Me comprazo.
Foi isso o que aconteceu no caso Dele. Os céus estavam abertos sobre Ele: um caminho desimpedido, direto, direto até o Pai. “Meu Filho, Meu Filho.”
Todos os limites da terra foram rompidos; todas as limitações do horizonte de um mundo pecaminoso foram ultrapassadas. O céu estava aberto.
Mas aquilo que aconteceu no caso Dele é o que Deus está trabalhando para realizar em toda esta criação: um céu aberto. É aí que a Bíblia termina, não é?
E levou-me em espírito a um grande e alto monte,
e mostrou-me a santa cidade, Jerusalém,
que de Deus descia do céu.
A imagem que se segue é a de um povo sob um céu aberto. Isso foi assegurado quando Jesus tomou Seu lugar junto aos pecadores e ao pecado do mundo em Seu batismo.
E eu digo: aquilo que é verdadeiro no caso Dele é o que será verdadeiro quando Cristo, nesses termos, for reproduzido em Seu povo.
É verdade. Isso pode soar como um ensinamento, mas sempre pode ser posto à prova. Quando o Senhor Jesus entra em uma vida, quando assume Seu lugar em uma vida — chamem isso como quiserem, conversão, novo nascimento —, quando Ele entra, não é verdade que temos a consciência de que a cúpula acima de nossa cabeça, entre nós e Deus, foi removida? O céu está aberto.
O Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Quando Cristo assume Seu lugar sobre esse fundamento — de que Ele é a norma e a representação daquilo que Deus haverá de ter — e, como tal, entra em nossa vida, há um céu aberto.
Sobre esse fundamento, de que Ele é a norma e a representação daquilo que Deus haverá de ter e, como tal, entra em nossa vida, há um céu aberto; e começa o testemunho interior do Espírito, assegurando-nos que somos filhos de Deus.
Não vou tentar levá-los mais adiante nesta noite. Não sei até que ponto, em que medida, tudo isso está sendo assimilado por vocês.
Posso dizer-lhes que, no que me diz respeito, isso não é um ensinamento preparado por meio de estudo. Surge de uma busca para saber o que o Senhor está tentando fazer em nossa vida. O que é? Ele está fazendo alguma coisa?
Ele deve estar, porque as coisas são tão fortes, tão reais, às vezes tão terríveis na experiência espiritual. É algo de que não podemos escapar. Não é apenas calma, quietude, uma ausência de tudo. É abalo. É algo fundamental. É desafio, é provação, é sofrimento, é adversidade. O que Deus está fazendo? Essa é a minha pergunta. Tenho certeza de que também deve ser a de vocês.
Tenho buscado a resposta, e creio que seja esta: assim como ao longo do Antigo Testamento, assim como no caso de Seu próprio Filho, assim como no caso dos apóstolos, assim como no caso da igreja e das igrejas, pouco depois de o Senhor assumir Seu lugar, vocês encontram essa ruptura, essa divisão e esse conflito estabelecidos em um antagonismo feroz na consciência espiritual.
Tudo isso está sob a mão de Deus. Ele está permitindo, está consentindo. Se Deus está acima de tudo, se Ele é responsável por tudo, se Ele é Senhor de tudo, precisamos resolver essa questão — resolver essa questão. Ou Ele é Senhor, ou não é Senhor; não há meio-termo nisso.
Se Ele é, então, tão verdadeiramente quanto Deus disse ao diabo a respeito de Jó: “Você pode ir até certo ponto. Dou-lhe liberdade até um limite. Permito-lhe ir até aqui”, tão verdadeiramente quanto isso, em nosso caso, o Senhor permite, concede às forças do mal um campo de atuação.
O que Ele está fazendo? De um lado, Ele introduziu essa disciplina histórica: levando-nos à fraqueza, à fraqueza — aquilo de que não gostamos, aquilo de que menos gostamos: sentir-nos fracos.
Uma das coisas mais surpreendentes é que um homem como Saulo de Tarso diga que se gloria nas fraquezas — gloria-se na fraqueza, sente-se fraco.
Sim:
Ele enfraqueceu a minha força no caminho.
Não, vocês não têm isso em si mesmos. Se o Senhor não suprir, vocês chegam ao fim de seus recursos. Esse tipo de coisa, de um lado, está acontecendo na vida dos cristãos.
Do outro lado, não é verdade que, quando isso pode seguir seu curso, o Senhor tem liberdade para agir à Sua maneira? Algo do caráter — da beleza —, daquele outro tipo de força que é Cristo, começa a se manifestar: uma influência, uma influência.
Ah, que uma poderosa influência flua de nossa vida; que sejamos uma influência para Deus, para o céu, contribuindo para a edificação de algo positivo de Cristo. Do outro lado, essa é a interpretação.
Embora ainda haja muito terreno a percorrer, para vermos isso em outras relações na vida de nosso Senhor, mais uma vez isso basta para colocar nossos pés no caminho da obra e do propósito de Deus, do método de Deus, do objetivo de Deus.
Não há dúvida a respeito disso. Quando Deus alcançar o objetivo que estabeleceu, será esse caráter de Cristo que será formado em toda parte. Vocês não vão andar pelo céu cheios de si, como pequenos senhores, como pessoas importantes.
Quando realmente chegarmos ao objetivo, estaremos dizendo: “Tudo é pela Sua graça. Tudo é pela Sua graça. Tudo se deve ao Senhor. É o Senhor — somente Ele”.
E assim será por toda a eternidade. É o Senhor. Ele será nossa ocupação e o tema do nosso louvor.