A conhecida passagem das Escrituras encontra-se em Zacarias 4.
E o anjo que falava comigo tornou a vir e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono. E me disse: Que vês? E eu disse: Vejo, e eis um candelabro todo de ouro, com um vaso de azeite no alto, e as suas sete lâmpadas; e há sete tubos para cada uma das lâmpadas que estão no alto. E junto dele há duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite e a outra à sua esquerda. E respondi e falei ao anjo que falava comigo, dizendo: Que são estas coisas, meu senhor? Então o anjo que falava comigo respondeu e me disse: Não sabes o que são estas coisas? E eu disse: Não, meu senhor. Então ele respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel te tornarás uma planície; e ele trará a pedra de remate com aclamações: Graça, graça a ela. Além disso, a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: As mãos de Zorobabel lançaram os fundamentos desta casa; as suas mãos também a acabarão; e saberás que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós. Pois quem desprezou o dia das pequenas coisas? Porque estes sete se alegrarão e verão o prumo na mão de Zorobabel; são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra.
Quase nunca deixo de associar a essa passagem as conhecidas palavras de Atos 1:8:
Recebereis poder, ao vir sobre vós o Espírito Santo.
Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Poder pelo Espírito Santo — aquilo de que todos sentimos necessidade, talvez mais do que de qualquer outra coisa; aquilo de que a igreja de Deus precisa mais do que de qualquer outra coisa: poder.
A declaração é feita pelo próprio Senhor:
Recebereis poder, ao vir sobre vós o Espírito Santo.
Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Se, como acontece tantas vezes, temos consciência da nossa falta de poder, da nossa fraqueza e da fraqueza do povo de Deus em geral — a igreja neste mundo —, é inútil lamentar a fraqueza e deplorar a falta de poder.
O que precisamos é descobrir a causa, o significado disso. Evidentemente, a causa não está no Senhor. Isso é contrário à intenção que Ele mesmo declarou para o Seu povo.
Quando Israel sofreu aquele grande revés em Ai, depois de Jericó, Josué se prostrou diante do Senhor e clamou ao Senhor.
O Senhor, em essência, disse a Josué: “Na derrota e no fracasso, é inútil clamar a Mim. O que se deve fazer é descobrir por quê — investigar a razão”.
“Não posso fazer nada, por mais que você clame, até que você identifique a causa e a traga à luz. Quando você tiver feito isso, e a questão estiver exposta e resolvida, então o obstáculo estará removido. Então poderemos prosseguir, e o poder para novas e grandes conquistas poderá ser renovado e restaurado.”
Assim, num tempo de derrota, limitação e fraqueza — de perda e falta de poder —, torna-se realmente necessário descobrir por quê.
Agora, não vamos passar muito tempo expondo as falhas que talvez existam em nós ou na igreja. Mas há algumas coisas que, de modo geral, seria bom observar.
Quando aqueles dentre nós que sentem mais intensamente essa situação, e que têm responsabilidade pelos interesses do Senhor e pelo povo do Senhor, pensam nessa situação e na condição do povo de Deus, algumas coisas se impõem à nossa consciência e pedem reconhecimento. Talvez seja proveitoso mencioná-las aqui nesta noite.
Creio que encontrarei bastante concordância ao dizer que talvez a maior das nossas necessidades, ou uma das maiores — as necessidades do povo de Deus em nosso tempo, agora, e até mesmo aqui —, seja uma nova compreensão e uma nova apreciação das grandes realidades fundamentais da nossa vida e da nossa posição como cristãos.
Nosso segundo hino desta noite continha algumas das coisas mais maravilhosas que o ser humano pode conceber. Enquanto vocês cantavam aquele hino, sem dúvida com toda a sinceridade e de coração, eu me perguntava até que ponto estávamos conscientes das coisas tremendas que passavam pelos nossos lábios.
“Nenhuma mancha de culpa permanece em mim, enquanto o sangue de Jesus clama pela terra e pelo céu.”
Quero dizer: um pequeno trecho de um longo hino. Que coisa grandiosa para qualquer ser humano mortal, parte desta criação, dizer: “Nenhuma mancha de culpa permanece em mim, enquanto o sangue de Jesus clama pela terra e pelo céu”.
Percebem o que quero dizer? Sinto, queridos amigos, que aceitamos tantas coisas como algo óbvio, quase natural. Tornaram-se tão familiares, tão repetidas.
E, no entanto, é verdade — é verdade — que os crentes verdadeiros e genuínos, os que nasceram do alto, os filhos de Deus, são o mais poderoso milagre de Deus neste universo.
Cada um deles é a expressão viva das maiores coisas que Deus já fez.
Basta percorrermos, como quem passa os dedos sobre elas, as características e os elementos da nossa fé, da nossa doutrina cristã, e mencioná-los um a um. Em cada caso — em cada aspecto que consideramos —, estamos diante de uma imensidão que levará toda a eternidade, toda a eternidade, os séculos dos séculos, para ser compreendida.
Mais uma vez, não vamos fazer isso agora. Poderíamos voltar aos conselhos eternos de Deus e nos encontrar ali, nessa presciência, preordenação, predestinação — escolhidos em Cristo antes da fundação do mundo. Vocês conseguem compreender isso?
Digo que levará toda a eternidade para abranger essa única coisa.
A encarnação do Filho de Deus tem frustrado e desafiado todas as tentativas e todos os esforços humanos de explicar, de dar testemunho e de compreendê-Lo: o Deus bom, infinito e eterno, e, em forma humana, contido em um homem. Vocês entendem isso? Esse é o mistério de Deus.
E assim prosseguimos. Dissemos: “Enquanto o sangue de Jesus clama pela terra e pelo céu”. Será que já esgotamos, ou algum dia esgotaremos e mediremos, a infinita eficácia e o valor desse precioso sangue?
E ainda, o novo nascimento, do alto, pelo Espírito Santo. Nicodemos era o mestre em Israel e possuía um vasto conhecimento das coisas de Deus, mas isso o deixou sem resposta. Isso o deixou completamente sem argumentos. Ele ficou diante daquilo com uma grande pergunta: “Como? Como?”.
Eu poderia continuar assim. Aqui, amigos, vocês e eu, como filhos de Deus, devemos ser a expressão viva dessas coisas. Isso é algo nosso — não um credo, não algo exterior a nós, mas algo que nos formou, que passou a fazer parte de nós.
Por isso, repito: a grande necessidade, no que diz respeito à restauração do poder, pode muito bem ser recuperarmos o senso de maravilha e de grandeza diante das coisas que se tornaram tão comuns para nós que podemos ouvi-las, cantá-las e nunca sentir o coração vibrar.
Nunca nos sentimos tomados de espanto diante de uma única frase que contém a eternidade, que contém a verdade. É verdade.
E, entre as muitas, muitas coisas às quais isso se aplica, penso que uma das principais é o Espírito Santo: enviado por Deus do céu para habitar nos filhos de Deus, para habitar na igreja.
O Espírito Santo. Vocês não sentem que tratamos a presença do Espírito Santo como algo óbvio demais?
Quando passamos a discutir isso como assunto, o que dizemos? Bem, há controvérsia a respeito, muitas interpretações, muitas designações. Tantas vezes encerramos a questão dizendo: “Bem, é claro que todo filho de Deus nascido de novo tem o Espírito Santo”.
E isso, tantas vezes, é o começo e o fim. É a isso que tudo se resume: realmente nascemos de novo, fomos introduzidos em uma nova vida; recebemos o Espírito Santo; temos o Espírito Santo habitando em nós.
Sim, sim, concordo.
O Espírito Santo — Deus, o Espírito Santo —, uma Pessoa da Trindade divina em plena igualdade; verdadeiro Deus, em igualdade; Deus de todos os séculos, o Deus do céu e da terra, Deus sobre todos, infinito em poder, infinito em sabedoria, infinito em grandeza, e muito mais, muito mais, como talvez vejamos nestes dias — Ele habita em você, enquanto você está sentado aí onde está, e em mim, enquanto estou de pé aqui onde estou.
Isso é uma verdade cristã? É isso o que as Escrituras ensinam? É essa a revelação da Palavra de Deus? É?
Vocês não concordam? Precisamos recuperar algo, com uma nova compreensão e uma nova apreciação da grandeza das coisas fundamentais da nossa própria fé.
Recebereis poder, ao vir sobre vós o Espírito Santo.
Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
E não o senhor dos exércitos terrenos, porque, como vocês podem notar, uma nota à margem ali diz: “Não por um exército”. Não por um exército.
Não por um exército. Os exércitos deste mundo fizeram grandes coisas neste mundo e podem fazer grandes coisas neste mundo. Mas o Senhor diz: “Não isso”. E vejo nisso uma comparação que coloca uma coisa em contraste com a outra: não isso.
Um exército? Bem, olhem para alguns dos exércitos da Bíblia. Olhem para o grande exército de Senaqueribe espalhado pela terra. Olhem para as multidões dos midianitas, dos amalequitas e de todos os filhos do Oriente, como gafanhotos, diz o texto, cobrindo a terra.
Pois bem, colocam um exército diante de outro exército — trezentos diante de uma multidão como aquela. Gideão fez isso.
Não por um exército, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Aqueles exércitos que o servo de Eliseu viu quando seu senhor orou para que seus olhos fossem abertos — carros e cavalos de fogo ao redor. O Senhor dos Exércitos é maior do que todos os exércitos dos homens. Como? Pelo Espírito Santo.
É uma história notável, a história das forças — das imensas forças — que se levantaram contra o Senhor dos Exércitos: impérios e seus césares, seus governantes, atravessados no caminho do avanço do Espírito de Deus. E onde estão eles? Onde estão?
Deus declarou que Seu Filho é o Herdeiro — o Herdeiro deste mundo. Ele o fez para Ele. Repetidas vezes, os homens se levantaram para tomar para si o domínio do mundo.
Que demonstração de poder fizeram! Que gritos e clamores soltaram, confiantes de que, pelo seu poder, tomariam a terra, tomariam as nações. Onde estão eles?
Onde estão os césares que fizeram isso? Onde estão Hitler e Mussolini, e os outros que tentaram se apoderar da herança do Filho de Deus — o domínio do mundo? O mesmo destino aguarda aqueles que estão empenhados nessa mesma empreitada, e todos os que os seguirem.
Pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Onde estão eles? Onde está o Espírito Santo? Ele permanece intacto. Ele continua em campo. Deus é tremendo ao levar adiante o propósito divino pelo Espírito Santo. E nós somos tão fracos, tão impotentes, tão sem poder.
O que está errado? Pergunto mais uma vez.
Talvez seja isto: não se trata tanto de precisarmos que Deus envie o Espírito Santo, pois Ele já O enviou, e Ele está aqui. Talvez precisemos apenas reconhecer com mais clareza, apreender de modo mais vivo, a coisa tremenda que Deus fez ao enviar o Espírito — quão grande é o Espírito de Deus.
Sempre permanecerão o mistério e a maravilha que ultrapassam nossa capacidade intelectual de explicar. Nunca seremos capazes de compreender com a nossa mente humana. E, no entanto, ter alguma percepção dessa realidade abre caminho para o poder.
Sempre que isso foi realmente reconhecido, as pessoas se prostraram com o rosto em terra na presença de Deus, o Espírito Santo, quebrantadas.
Sim, essa é a nossa primeira linguagem. Olhem para elas. Olhem para elas, prostradas em adoração e assombro.
Ah, amigos, é isso que tem se tornado tão real para mim. Entre tantas questões, esta é uma que precisamos trazer novamente à nossa atenção agora mesmo.
Quando o Espírito Santo veio, em Seu advento, no que se chama o Dia de Pentecostes, eles ficaram cheios de espanto. “O que é isto? O que é isto?”
A antiga pergunta diante de algo que supera toda capacidade de definição, explicação e reconhecimento surgiu com essa visitação do céu: “O quê? O que é isto?”. Eles estavam maravilhados. Estavam perplexos. Toda a sua capacidade mental se mostrou insuficiente diante daquilo, na tentativa de encontrar uma explicação.
Agora, não estou dizendo que precisamos ter outra experiência de Pentecostes como aquela. Tudo o que estou dizendo, queridos amigos — e isso já é algo bastante grande para dizer —, é que precisamos recuperar algo da maravilha de o Espírito Santo ter vindo, de estar conosco e de estar em nós.
Isso produzirá tantas mudanças em nós. Terá tantos efeitos por nosso intermédio — talvez nem todos agradáveis. Mas é melhor que os homens se oponham a algo que realmente é de Deus do que possam ignorar a presença de Deus porque não há nada que chame a atenção.
E eu estava dizendo que, entre as muitas coisas que precisam ser recuperadas na vida cristã, está a maravilha do Espírito Santo.
Não é exagero dizer que esse é um assunto que poderia nos ocupar, sem monotonia e sem repetição, durante todos os dias de um ano.
Pensei nisso. Pude imaginar facilmente cinquenta e duas noites ao longo do ano, uma por semana, inteiramente preenchidas apenas com esse assunto: o significado do Espírito Santo.
Apenas com esse assunto: o significado do Espírito Santo. E suponho que isso seja limitar o Espírito Santo, se podemos colocar a questão dessa maneira.
Bem, agora, voltemos por alguns minutos àquilo de onde tiramos nosso texto, em Zacarias e em Atos 1.
Apenas em linhas gerais, sem o exame mais detalhado que deverá vir, temos estas coisas.
Havia uma tarefa diante do povo do Senhor em ambos os casos, nas duas ocasiões: uma tarefa.
Eles tinham consciência de estar envolvidos em um propósito de Deus.
Para eles, o relacionamento com Deus não era uma questão de crer em certas verdades, realizar certos ritos, cumprir determinado ritual, assistir aos cultos e ir embora depois de cumprir seu dever.
Para o povo de Deus — e isso é verdade, ou deveria ser verdade, a respeito de todo o povo de Deus em todas as épocas, se realmente está consciente do significado de seu relacionamento com Deus —, para eles, nos dias de Zacarias e nos dias de Atos, aquilo que dominava sua consciência, que governava e tomava conta de sua percepção como povo do Senhor, era o fato de estarem diante de um propósito divino.
No Antigo Testamento, isso talvez fosse representado de forma simbólica, em figura; por trás disso estava a realidade espiritual. Interiormente, eles tinham consciência de que aquilo representava um pensamento divino, um desejo divino. Continha um significado divino. Eles estavam ligados a Deus por um propósito.
Assim, eram um povo tomado por essa consciência: um povo de que Deus Se apoderara para um propósito, para uma obra, para uma realização de Deus. Eles estavam envolvidos nisso.
Isso era verdade a respeito daquele remanescente que havia voltado do exílio. Fraco, mas, ainda assim, incapaz de abandonar essa obra, essa obra divina, e simplesmente se estabelecer na terra, cultivar seus campos, suas vinhas e tudo o mais.
As coisas centrais, tão próximas do coração de Deus, que representavam esse pensamento eterno de Deus, estavam nas mãos daquele povo.
Sabemos como isso era verdade no início do livro de Atos. Enquanto esperavam durante aqueles dez dias depois da ascensão do Senhor, há pouca dúvida de que estavam tomados pelo senso de terem sido alcançados para um propósito.
O que quer que tenha acontecido quando Ele foi crucificado, na devastação da visão, das perspectivas e da esperança, durante os quarenta dias tudo isso havia sido recuperado e restaurado. E durante aqueles dez dias, até o quinquagésimo, eram homens unidos por essa convicção, pessoas tomadas por algo.
Havia algo no propósito de Deus que estava adiante: uma poderosa antecipação e expectativa que os dominava. E, se estavam sob a ordem de esperar, de permanecer, então vocês podem ter certeza de que era uma espera inquieta.
Era uma espera em que se estendiam para a frente. Como diz o texto, perseveravam firmemente. A palavra significa “estender-se, alongar-se”. É uma palavra que evoca a imagem da cabeça projetada para a frente: olhando, esperando, avançando em expectativa. Algo havia se apoderado deles. Algo estava para acontecer.
É assim que o povo do Senhor sempre deveria ser, porque Deus é um Deus que olha para a frente. Ele ainda não alcançou Seu objetivo final. Deus é um Deus que espera, um Deus que antecipa, um Deus que avança, Ele próprio inteiramente movido e governado por aquilo que tantas vezes é chamado de propósito eterno. Ele é o Deus de propósito.
Essas pessoas que são alcançadas por Sua mão deveriam ser assim. Apesar de todos os reveses, desânimos, frustrações, oposição, dificuldades, consciência de desamparo e impotência, deveria haver em nós esta convicção: Deus nos deu a entender que ainda há algo a ser realizado em Seu propósito, e nós fazemos parte disso.
Creio que esse é o significado de visão.
Estou fazendo uma afirmação. Tenho falado, tenho declarado a verdade divina, e vocês estão aí sentados. Como se sentem a respeito disso? Concordam com a mente? Sim. Concordam com a proposição, com a sugestão, com a ideia? Gostam dela?
Isso está em nós, amigos? Está realmente em nós? Chamados segundo o Seu propósito, alcançados para Deus — esse é o começo da ação do Espírito de Deus. É aí que o Espírito de Deus começa.
Se vocês tiveram alguma experiência real de serem transportados da autoridade das trevas para o reino do Filho do amor de Deus — ou expressem essa mesma experiência de qualquer uma das muitas maneiras possíveis —, se realmente tiveram uma experiência de salvação, de novo nascimento, como preferirem dizer, aquela crise na vida que significa a passagem do velho para o novo, não é verdade, quer tenham conseguido expressá-la em palavras e defini-la ou não, que a primeira percepção dessa nova experiência é esta: “Há algo pelo qual viver que eu nunca tive antes”?
“Agora sinto que há um sentido na vida que eu nunca havia percebido antes.” Não é verdade? Esse é o começo da obra do Espírito em uma vida: formar-nos segundo o propósito de Deus.
Sim, era assim com essas pessoas nos dias do retorno do cativeiro; sim, com essas pessoas no início da era da igreja, no livro de Atos: profundamente conscientes de um sentido, de terem sido alcançadas por Deus.
E, no entanto, nesses casos, nessas situações, havia a consciência de que aquilo jamais poderia ser realizado a menos que o próprio Deus viesse e os visitasse.
Olhem para eles depois do cativeiro: esse remanescente pequeno, fraco e desprezado. É claro que vocês precisam ler Zacarias e o livro de Esdras. Eles andam juntos.
O que eles tinham de enfrentar? Olhem para o que nós temos de enfrentar. Aos nossos próprios olhos, o que somos? O que podemos realizar? O que podemos fazer? Olhem para as forças com as quais precisamos lutar, por dentro e por fora.
E o mesmo Espírito Santo que fez com que essas histórias fossem escritas teve o cuidado, em todo esse cenário, de mostrar que havia muito a ser vencido para que isso fosse realizado. Vejam isso em nossa passagem:
Quem és tu, ó grande monte?
Ó grande monte. O que era o monte? Não podemos ter certeza no caso do remanescente. Talvez possamos fazer algumas suposições, a partir de passagens que possam estar relacionadas, considerando toda a situação como a encontramos em Esdras e, mais tarde, em Neemias.
Há um monte, bem alto — um grande monte. O Senhor o chama de grande monte.
Às vezes, aquilo que chamamos de grandes montes são coisas muito pequenas para o Senhor, mas aqui o Senhor o chama de grande monte. “Eu sei quão grande é a dificuldade. Sei quão forte é a oposição. Conheço a fúria e a sutileza do inimigo. Ó grande monte.”
A igreja estava diante de um grande monte. O Senhor havia levado esse monte em conta, e disse:
Se tiverdes fé, direis a este monte: Ergue-te e lança-te no mar.
De que Ele está falando?
Daquilo que perseguia os passos do apóstolo Paulo em toda a extensão de suas viagens missionárias: o judaísmo. Seguia-o por toda parte, usando todos os meios sutis e muitas vezes diabólicos para prejudicar seu ministério e sua mensagem e destruir sua influência.
Aquele judaísmo que se opôs ao próprio Senhor Jesus e que, por fim, falando do ponto de vista humano, O levou à cruz — isso é um monte. Isso é um monte.
Mas:
Quem és tu, ó grande monte?
Um grande monte e um pequeno remanescente fraco e desamparado.
Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
E, notem bem, ao final da vida do apóstolo Paulo, aquele monte havia sido abatido. A carta aos Gálatas é a carta, não é, do Espírito Santo — do Espírito Santo.
E foi essa arma que desferiu um golpe mortal no judaísmo.
Sim. Pois bem, o templo foi concluído, e o muro foi terminado, apesar do grande monte.
Mas o que estou dizendo? Como o povo é impotente em si mesmo. Portanto, como é necessário que Deus intervenha para que o propósito que se apoderou deles seja realizado.
A necessidade do Espírito Santo.
O próprio Jesus, vejam, enfrentava essa oposição todos os dias de Sua vida. Ela resistia a Ele por onde quer que fosse. Ah, como era feroz! Estava contra Ele, tanto a oposição humana quanto a satânica.
Então chegou aquela noite em que Ele Se sentou à mesa com Seus discípulos — João 13 — e começou a falar. Eles se levantaram e deixaram a mesa, saíram, e Ele deu continuidade ao Seu discurso, falando ao longo de todos aqueles capítulos que temos: João 14, 15, 16 e 17.
O que Ele está fazendo? Ele avaliou a dimensão das forças que se levantarão contra eles neste mundo.
Ele mesmo enfrentou essas forças, e sabe que Sua igreja as enfrentará por onde quer que vá dando testemunho Dele.
Sim, é algo tremendo que os confronta: este mundo, este mundo, este mundo. Ouçam o que Ele diz naquela oração, em João 17. Que mundo! Nas mãos de que forças ele se encontra — o poder maligno. Ele sabia.
Mas o que Ele está fazendo nessa longa conversa e nesse discurso? Qual é o ponto para o qual Ele conduz tudo o mais?
Quando vier Ele, o Espírito.
Todo o capítulo de João 16, e muito mais, trata da vinda do Espírito Santo.
Convém-vos que Eu vá; porque, se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se Eu for, Eu O enviarei a vós. E, quando Ele vier…
Em poucas palavras, o grande monte encontrará Quem esteja à sua altura e Quem o domine. E vocês, pequeno rebanho, pequeno rebanho — vocês, tão fracos, tão pequenos, tão desamparados em si mesmos —, por receberem poder ao vir sobre vocês o Espírito Santo, estarão à altura da situação, e mais do que à altura.
O Espírito Santo. Vejam, Ele apontou o caminho pelo qual um povo fraco, diante de todas as forças poderosas deste mundo que se levantam contra ele, pode cumprir o propósito do seu chamado: o Espírito Santo.
Ah, quão grande, quão maravilhoso é o Espírito Santo.
Aí está, então, a tarefa. Aí está, então, a necessidade. Aí está, então, a suficiência do Espírito Santo para atendê-la.
Mas há outro ponto com o qual vou encerrar, em que, como disse no início, precisamos recuperar algo da nossa parte.
Damos muita importância, naturalmente, e com razão, à soberania de Deus. É uma verdade muito consoladora. É uma doutrina que nos fortalece muito. É uma realidade maravilhosa: a soberania de Deus.
Vocês não acham, queridos amigos, que é possível deixar coisas demais por conta da soberania? Não me entendam mal.
O que quero dizer é isto: bem, Deus é Deus, o Criador dos céus. Ele está no trono do universo. Tem em Sua mão todo o poder. Tem um propósito, e pode cumprir e cumprirá Seu propósito.
Tudo o que temos de fazer é confiar no poder e na sabedoria soberanos de Deus e, na prática, sentar-nos em nossa cadeira e esperar que a soberania faça o que tem de fazer.
Agora, é claro, vocês não colocariam a questão dessa maneira, nem eu. Contudo, aqui há um perigo. Há um ponto que precisamos reconhecer: embora tudo isso seja verdade, naturalmente, e muito mais nessa mesma esfera, ao lado disso há a oração.
Pois bem, aqueles cento e vinte, depois que Ele foi para o trono, perseveraram firmemente em oração. A respeito de quê? Daquilo que Ele havia prometido: a vinda do Espírito e o poder mediante a vinda do Espírito.
Sem dúvida, dia e noite, durante aqueles dez dias — aquele período determinado —, eles se estendiam em oração por essa questão.
Sim, Ele disse isso. E não há muito mais? Em um sentido real, isso indica —