Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    The Holy Spirit #5 of 5 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    The Holy Spirit #5 of 5
    The Holy Spirit #5 of 5
    Austin-Sparks, T.

    O senhorio de Cristo e o nome de Jesus

    Continuamos nossa consideração daquilo a que o Senhor nos tem conduzido, especialmente neste Dia dos Pais.

    Nesta manhã, começamos observando, primeiro, a tremenda importância deste capítulo na história do povo de Deus; e, depois, a grande necessidade de uma nova compreensão de seu significado.

    Mencionamos que este capítulo contém o terceiro e último ciclo da atividade divina em relação à salvação deste mundo. O primeiro foi a encarnação: Deus manifestado em carne. O segundo foi a cruz do Senhor Jesus em seus dois aspectos — Sua morte e Sua ressurreição.

    Agora, o terceiro é a poderosa vinda do Espírito Santo, pela qual os outros dois se tornam eficazes universalmente. O Espírito Santo veio com o grande compromisso de levar a efeito o propósito eterno de Deus.

    Esse propósito é o estabelecimento de Seu reino celestial, divino e santo sobre este mundo.

    O cumprimento do tempo e o reino de Deus

    Este capítulo marca o momento em que, usando as palavras do próprio Senhor Jesus — as primeiras palavras que Ele pronunciou publicamente ao iniciar Seu ministério —:

    O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo.

    Este capítulo apresenta a consumação de tudo o que o tempo havia contido até então e a irrupção daquilo que, ao longo dos tempos passados, sempre havia sido o reino de Deus.

    As primeiras palavras do Senhor Jesus em Seu ministério diziam respeito à iminência do reino de Deus. Suas últimas palavras aos discípulos, antes de voltar ao céu, também foram a respeito do reino de Deus.

    Naquele momento, Ele disse:

    Permanecei em Jerusalém. Não muitos dias depois.

    E assim aconteceu. Poucos dias depois, quando se cumpria o dia de Pentecostes, havia chegado o dia culminante de todos os dias até então. O céu se abriu, o Espírito veio, e o reino foi introduzido em sua forma espiritual.

    E eu sublinho essa expressão: em sua forma espiritual. Ele ainda há de vir em sua forma literal, mas já veio em sua forma espiritual.

    Depois, prosseguimos e dedicamos bastante tempo a mostrar o que isso significou e o que significa. Precisamos avançar, porque este é um capítulo tão grandioso, com uma plenitude a ser desvendada que vai muito além de tudo o que o precedeu. Assim, nesta tarde, tomaremos outro pequeno fragmento.

    O senhorio de Cristo

    Encerramos a parte anterior observando que este capítulo, em primeiro lugar, apresenta o grande fato proclamado naquele dia no poder do Espírito Santo: o Rei estava em Seu lugar.

    O Rei, tão longamente aguardado — o Rei que veio e foi rejeitado, pelo menos pela nação à qual veio —, recebeu Seu lugar. Deus O ressuscitou e O colocou à Sua própria direita. Ele Se assentou à direita da Majestade nos céus.

    A este Jesus, a Quem vós crucificastes, Deus O fez Senhor e Cristo.

    É nisso que vamos nos deter um pouco mais nesta tarde. O fator essencial na vinda do Espírito Santo, o primeiro, do qual tudo mais procede, é o senhorio de Cristo. Jesus Cristo é Senhor. Deus O fez Senhor e Cristo — Rei e Salvador.

    A preeminência do nome de Jesus

    Será que vocês perceberam, e ficaram suficientemente impressionados com esta maravilha em todo este livro, introduzido por este capítulo: o nome de Jesus se torna um grande fator dominante do começo ao fim?

    Eu gostaria, naturalmente, de citar cada menção desse nome e acompanhar cada ocasião em que ele aparece em evidência. Não faremos isso. Vocês poderão fazê-lo em outro momento.

    Aqui, a primeira coisa que o Espírito Santo fez — e prestem atenção: é a primeira coisa nesta nova dispensação inaugurada pela vinda do Espírito Santo, aquilo que deve ser estabelecido, a plataforma sobre a qual tudo deve acontecer, a base sobre a qual tudo deve ser edificado e a fonte da qual tudo deve proceder —, a primeira coisa que o Espírito Santo fez ao vir foi estabelecer a preeminência do nome de Jesus.

    O nome preeminente e inefável.

    Há um sentido em que todo este maravilhoso livro de começos — os começos da nova criação, da criação espiritual — se reúne nesse único fato: um nome foi dado; um nome foi estabelecido; um nome foi firmado como fundamento.

    Não há outro nome debaixo do céu, dado entre os homens.

    É o único nome, o nome singular, o nome supremo, o nome incontornável: o nome de Jesus.

    Enquanto falo, gostaria que vocês estivessem orando em seu coração. Peçam ao Senhor uma coisa: “Senhor, não deixes que isto seja apenas mais uma porção de ensino. Faze com que isto penetre profundamente em meu ser e se torne uma realidade viva”.

    O nome como realidade viva

    O que o Espírito Santo fez não foi apenas algo externo para aqueles homens. Não foi alguma verdade proclamada a eles. Não temos aqui simplesmente uma exposição da verdade acerca do nome de Jesus. Não foi algo proclamado em termos específicos. Isso veio depois.

    Foi algo realizado dentro deles. Ao mesmo tempo que o Espírito Santo veio sobre eles, eles também foram cheios do Espírito Santo.

    Se vocês procurarem ver o que isso significou — como se manifestou, qual foi seu efeito, suas consequências, seu resultado —, descobrirão que, de maneira muito poderosa e avassaladora, eles foram tomados, dominados por esse nome.

    Qualquer que fosse seu conhecimento anterior, por mais que O tivessem conhecido, algo aconteceu naquele dia que transfigurou Seu nome, deu a esse nome um novo significado, uma nova glória e um novo poder. Eles simplesmente foram arrebatados pela poderosa ação do Espírito Santo em relação a esse nome.

    Agora, não estou exagerando, embora esteja falando com muita serenidade. Vejam, a partir daquele momento, quando se levantaram juntos diante da grande multidão — e era uma grande multidão, homens de todas as nações debaixo do céu que, naquela ocasião, se aglomeravam em Jerusalém —, aquilo que os caracterizou, então e dali em diante, foi uma paixão pelo nome de Jesus.

    Simplesmente uma paixão pelo nome de Jesus.

    Eles estavam — eu ia usar a palavra “obcecados”. Uso-a reconhecendo que não é uma boa palavra neste contexto; talvez não seja uma boa palavra na maioria dos contextos. Mas vocês sabem o que significa uma pessoa estar obcecada por alguma coisa. Ela simplesmente não consegue parar de falar daquela coisa, ou daquela pessoa, daquele homem.

    Sempre que vocês a encontram, é disso que ela está falando. Ela vive com aquilo durante o dia e, se dorme à noite, aquilo permanece em seu subconsciente. Durante a noite, ela acorda pensando naquilo. E assim continua.

    É algo que se apoderou dela. Geralmente, isso não é bom na vida humana, mas aqui está certo. Foi isso que aconteceu com esses homens. O nome tomou conta de sua vida interior — o nome de Jesus.

    Vocês percorrem o livro e, vez após vez, encontram o nome. Isso se tornou tão evidente e tão forte que, quando surgiu a perseguição — como vemos em Atos 4 e Atos 5, bem no início —, os inimigos disseram: “Não deve haver mais pregação nesse nome. É esse nome que causa o problema com vocês”.

    Mas eles saíram regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer pelo nome. É assim ao longo de todo o livro. O nome se tornou uma paixão.

    O significado do nome

    O que vocês acham que isso significa? Como interpretam isso em sua mente? Certamente não apenas como um título — Jesus. Certamente não apenas como a designação pela qual determinada pessoa era chamada: seu nome era fulano.

    Certamente, para eles, esse nome abrangia tudo: a grande graça de Deus, a grande misericórdia de Deus, o grande amor de Deus, a grande obra redentora de Deus, a grande disposição de Deus para salvar, o grande poder de Deus e, em tudo e acima de tudo, o grande propósito de Deus a respeito dEle.

    Ele é o Rei designado por Deus, o Governante de todo este mundo. Para eles, o nome significava tudo isso e muito mais. Quem pode esgotar o significado de Seu nome?

    O que quero dizer é isto: o nome se tornou uma paixão.

    Seu único pensamento — ó Senhor, coloca isto dentro de nós —, seu único pensamento era: “Esse nome deve permanecer imaculado diante de mim. Esse nome deve estar neste mundo com toda a honra que lhe pertence. Esse nome deve ser apresentado como o nome mais precioso de todo o universo”.

    Tudo, tudo o que puder ser feito, deve ser feito para que esse nome — o nome de Jesus — seja glorificado.

    Isso é simples em sua linguagem, eu sei. Não há nada de profundo nisso como afirmação. Mas, oh, quão profundo, e quase terrível, é o desafio dessa verdade.

    O zelo do Espírito Santo pelo nome de Cristo

    Queridos amigos, isso atua em duas direções. Em primeiro lugar, esse é o significado de o Espírito Santo tomar posse de uma vida.

    O Espírito Santo veio em nome do Senhor Jesus. O Espírito Santo veio em favor do nome do Senhor Jesus. O Espírito Santo ardia de zelo pela honra do nome do Senhor Jesus.

    É isso que o Espírito Santo faz, e esse é o resultado de Ele realmente tomar posse da vida interior de qualquer pessoa: uma paixão pelo nome.

    Mas isso também atua na outra direção. Isso nos prova e revela quem somos, de maneira absoluta, em todos os aspectos. Tudo converge diretamente para esta questão: até que ponto, real e verdadeiramente, vocês e eu somos homens e mulheres do Espírito Santo?

    O que faremos por amor ao nome de Jesus?

    Oh, não estou dizendo que vocês devem ir para alguma terra distante pregar e trabalhar. Esse pode ser o caminho pelo qual seu serviço ao nome se realizará. Mas, queridos amigos, isso começa em nós mesmos, em nossa disposição.

    Estamos inteiramente dispostos a fazer qualquer ajuste, qualquer sacrifício, a suportar qualquer oposição e perseguição e, em um espírito de graça, a cuidar de tudo aquilo de que pudermos cuidar de alguma maneira, se, ao fazê-lo, esse nome for preservado da desonra e honrado?

    Isso afetaria nossos relacionamentos. Seria a cura de muitos de nossos males. Esse nome é um nome redentor quando realmente toma posse da vida interior.

    O nome e a comunhão cristã

    Preciso deixar que vocês desenvolvam isso em todo o seu significado. Mas eu o vejo aqui. Ali estavam doze homens — ou, na verdade, cento e vinte pessoas — reunidos naquele cenáculo no Pentecostes: homens e mulheres, pessoas muito humanas.

    Eram pessoas muito humanas. Tão humanas que, mesmo nos dias em que tinham o Senhor com elas, dia e noite, podiam discutir entre si. Podiam manifestar atitudes ruins. Podiam exibir suas rivalidades e tentar superar uns aos outros. Estou falando com base nas Escrituras.

    Sim, tudo isso estava presente neles. Mas, neste dia, eles se levantam juntos. São como um só homem.

    Muito daquilo que pertence à nossa humanidade havia sido elevado a um nível superior de vida, de relacionamentos e de comunhão. O que fez isso? Vocês dizem: “O Espírito Santo”. Sim, mas a obra do Espírito Santo consistia em tornar cada um deles sujeito ao nome de Jesus.

    Agora, apenas uma coisa lhes importava: como servir àquele nome por qualquer meio, de qualquer maneira? Como poderiam servir melhor ao nome de Jesus?

    Sim, era uma paixão nascida do Espírito Santo. João estava certo — João Batista — quando disse:

    Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

    Essa paixão era como um fogo em seu ser.

    Se vocês acham que estou dando a isso mais importância do que deveria, peço que leiam o Livro novamente. Leiam-no tendo o nome em vista, e ficarão impressionados de uma maneira nova.

    Assim, em primeiro lugar, o Espírito Santo tornou o nome do Senhor Jesus supremo, como uma paixão na vida deles. Não digo mais nada; isso já é suficiente para trabalharmos. Não deixem que qualquer coisa que venha depois se sobreponha a isso, sufoque isso, enterre isso ou diminua isso.

    O poder do nome

    Mas, então, tendo sido tão plenamente dominados pelo Espírito e pelo nome de Jesus, eles partiram. Partiram, como está escrito:

    Por amor do Nome.

    Porque aquilo era tão real para eles, tão maravilhoso para eles, e os havia dominado tão poderosamente, por meio deles esse nome dominou praticamente todas as situações que encontraram.

    Logo depois, em Atos 3, Pedro e João subiram ao templo à hora da oração e encontraram aquele homem coxo que estava ali havia muito tempo. Todos os que iam ao templo o viam, olhavam para ele e, talvez, muitos lhe lançassem uma moeda e dissessem: “Pobre homem”.

    Pedro e João chegaram e olharam para ele. Não sei se disseram “Pobre homem”, mas disseram:

    Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

    Em nome. O que o dinheiro não podia fazer, o que nenhuma compaixão humana podia fazer, o que nada que o homem pudesse fazer de qualquer maneira conseguiria realizar, o nome realizou.

    E, queridos amigos, se vocês quiserem uma avaliação real do poder disso, sempre terão de olhar em outra direção para encontrá-la. Quer os homens reconheçam e esperem isso, quer não, o inferno está plenamente consciente da eficácia do nome de Jesus.

    Esse foi o sinal para a primeira explosão de perseguição contra a igreja. O que agitou as forças do mal? Esse levante contra a igreja aconteceu por causa do nome — do nome.

    Oh, vocês podem usar o nome toda vez que fazem uma oração. Podem encerrá-la dizendo: “Em nome de Jesus”, ou algo assim, e nada acontece. Mas estou falando de Atos 2, no poder do Espírito Santo. Esse nome é onipotente.

    Será que perdemos alguma coisa nessa questão? Perdemos a eficácia inerente ao nome? Esse nome é realmente poderoso entre nós?

    Não nos é permitido ainda enfrentar uma situação e dizer: “Em nome de Jesus”? Certamente é. Certamente é. Por que não estamos fazendo isso?

    Essa é uma pergunta que precisamos responder entre nós. Mas deveria ser assim.

    Embora concordemos que, ao lançar os fundamentos da dispensação, o Senhor fez algumas coisas extraordinárias e associou certas evidências a elas, talvez não seja Sua intenção fazer tudo sempre exatamente da mesma maneira.

    Oh, o nome não mudou. O Espírito Santo não mudou. A eficácia permanece. O poder ainda está nesse nome.

    E prestem atenção: é um nome a ser usado. Quero fazer uma ressalva quanto a isso; tenham cuidado. Muitas pessoas querem usar o nome para propósitos e objetivos que lhes tragam glória. Mas é algo a ser usado no Espírito Santo.

    Há poder no nome do Senhor Jesus — há poder no nome.

    O conflito em torno do nome

    Como já indiquei, embora essa fosse a paixão e esse fosse o poder que se seguiram à vinda do Espírito Santo, esse foi, e continua sendo, o campo de batalha dos séculos — o campo de batalha da igreja.

    Toda a controvérsia se trava sobre Seu nome e em torno dele. Queridos amigos, como eu gostaria que vocês compreendessem quanto está envolvido em uma afirmação como essa.

    Toda a controvérsia e todo o conflito em que a igreja tem estado envolvida se concentram e têm seu foco no nome do Senhor Jesus — de modo aberto e oculto, evidente e sutil.

    Os caminhos pelos quais essa controvérsia surge são incontáveis, mas a questão é uma só. A questão é uma só: do lado das forças do mal, desacreditar o nome de Jesus neste mundo, neste universo — desacreditar o nome do Senhor Jesus.

    Fazer desse nome motivo de vergonha e desonra, em vez de honra e glória.

    A batalha se concentra ali. Façam toda a batalha convergir para esse ponto, e vocês terão a chave — a única chave —, desde que haja concordância suficiente para usá-la.

    A tragédia é que o inimigo provocou tamanha desintegração, tamanha divisão, tamanha dispersão, que é difícil reunir um grupo suficientemente unido e concentrado nisto: a honra e a glória do nome do Senhor Jesus exigem uma ação conjunta.

    Quando isso acontece, estamos nos mantendo muito próximos das Escrituras. Que haja um grupo nessa posição, agindo em favor desse nome e de sua honra neste mundo, e vocês verão o que acontece.

    A batalha em torno do nome: Seu próprio nome desperta a ira dos poderes malignos. Esse mesmo nome é o sinal para dificuldades — para dificuldades.

    Se vocês não vivem na realidade do nome, na relação que o Espírito tem com o nome, podem ter uma vida relativamente tranquila. Não terão muitas dificuldades. Mas venham para esse terreno.

    Embora este livro, o livro de Atos, seja um relato longo e pleno dos triunfos do nome, é também o relato de muita coisa que precisou ser vencida — muitos, muitos ataques aos quais foi preciso resistir.

    O reino do Filho

    Vejam, esse é o reino. Esse é o reino que veio naquele dia. É o reino do Filho do amor de Deus.

    É o reino em que Ele é Rei, e é Seu nome que dá significado e caráter a esse reino.

    Israel como lição concreta

    O tempo está cumprido.

    Examinemos o tempo que se cumpriu nesse dia.

    Bem, dissemos nesta manhã que é o tempo desde o princípio até aquele momento. Qual era o caráter e o conteúdo central daquele longo período, da criação ao Pentecostes?

    Isso, naturalmente, significa tomar a Bíblia como a interpretação celestial da história — não a história secular como tal, nem a maneira como o homem interpreta a história deste mundo, mas a visão e a interpretação do céu acerca da história ao longo daquele tempo.

    O que está no centro disso? Uma grande lição concreta — uma maravilhosa lição concreta que Deus criou e estabeleceu bem no centro das nações para ser Sua testemunha, Sua lição acerca de Si mesmo. Estou falando de Israel.

    Israel, naquele tempo que terminou no dia de Pentecostes e cujo conteúdo se cumpriu, foi a grande lição concreta de Deus, em primeiro lugar, sobre esta mesma questão.

    Israel foi constituído como nação com base no princípio da teocracia: o governo de Deus, o governo exclusivo de Deus, o governo único do Senhor.

    O nome do Senhor era fundamental, central e supremo como elemento constitutivo daquela nação.

    Quando estavam no Egito, prestes a ser redimidos daquele mundo de maldade, tirania e escravidão, vocês se lembram de Moisés dizendo a Deus, ao receber sua comissão: “Que nome devo dizer? O que direi quando Faraó perguntar: ‘Quem o enviou? Qual é o nome?’”?

    O nome significa autoridade. Foi pelo próprio nome do Senhor que eles foram redimidos e libertos — algo sempre descrito, repetidas vezes, como serem tirados da casa da servidão. Foi pelo nome do Senhor que foram redimidos para se tornarem Seu povo.

    Naturalmente, isso havia começado muito antes, com Abraão. Mas não posso percorrer toda a Bíblia; vocês a conhecem. Aqui está esse povo, a descendência de Abraão segundo a carne, constituído pelo nome e estabelecido bem no centro das nações para ser a lição concreta de Deus acerca da supremacia de Seu nome.

    “Meu nome, Meu santo nome” — é isso que o Senhor está sempre dizendo a Israel. Meu nome. Esse é o grande tema e o lamento dos profetas: o nome do Senhor.

    Não há dúvida: ele se estende sobre tudo, permeia tudo, afeta tudo e explica tudo — o nome do Senhor.

    Quando esse nome era honrado, não havia povo nesta terra que pudesse dominar aquela nação. A extraordinária história de sua ascensão é uma das maravilhas da história.

    Quando vocês os comparam com as outras nações, perguntam: “O que explica isso?”. Simplesmente não é possível subjugar esse povo. Simplesmente não é possível mantê-lo por baixo. Há alguma força atuando aqui que transcende toda força humana contra ele.

    Quando o nome era honrado, era assim. Quando o nome era desonrado, eles se desintegravam e perdiam a posição que Deus lhes havia dado.

    Tudo era pesado na balança do nome. Digo que essa era a grande lição concreta de Deus.

    O cumprimento do modelo do Antigo Testamento

    Agora, essa é a figura, o tipo, a ilustração. Esse tempo está cumprido. Esse tempo está completo.

    Quanto ao tempo que resta, tudo é por amor de Deus, por Seu Filho. O tempo das figuras, das lições concretas, das ilustrações e do jardim de infância terminou. A realidade plena veio agora, na plenitude do Espírito, no dia de Pentecostes.

    Aquele nome que havia sido dado a Cristo — o nome que está acima de todo nome:

    Ao qual se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra; E toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor.

    Esse nome foi introduzido pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes.

    E a história se repete. Enquanto esse nome permaneceu honrado — enquanto continuou aquela paixão original pelo nome —, nada pôde resistir àquela igreja.

    Ouvimos aqui, ontem à noite, algo desse mesmo Livro sobre o que aconteceu quando houve um levante contra o Senhor Jesus. Quando Herodes, um rei, levantou a mão — estendeu a mão — contra a igreja, foi Herodes quem estendeu a mão. Tanto pior para Herodes; e assim se mostrou.

    O mesmo acontece com qualquer outro que estenda a mão contra a igreja, se a igreja estiver vivendo na realidade do nome. É possível tocar na igreja, feri-la e trazer-lhe muita tribulação se ela não estiver no poder do Espírito Santo; mas, se estiver, a igreja é terrível como um exército com bandeiras.

    Ai de quem destruir o templo de Deus.

    Deus o destruirá.

    Bem, aí está. Há um poderoso conflito em torno desse nome. Mas é o nome — o nome que está acima de todo nome.

    A comissão da igreja

    Esse é o começo. Dissemos que essa é a base, a fonte de tudo. A partir disso, a igreja recebeu sua comissão.

    Ela recebeu sua comissão, e a comissão da igreja para essa dispensação veio na forma de lhe ser confiado o nome, como se lhe fosse dito: “Levem este nome a todas as nações. Levem este nome e proclamem-no no poder do Espírito Santo”.

    Essa é sua incumbência. Essa é sua missão mundial. Essa é sua comissão.

    Ide a todos, fazei discípulos de todas as nações, batizando em nome.

    Em nome.

    O nome, vejam, governa a missão mundial da igreja.

    O evangelho e a Pessoa de Cristo

    Agora, quero apenas tocar em um ponto. Espero que vocês estejam suficientemente atentos e possam compreendê-lo.

    Precisamos sempre reconhecer a associação essencial do evangelho com o nome do Senhor Jesus.

    Talvez vocês não compreendam o que quero dizer. É possível pregar o evangelho como uma espécie de sistema de verdades — um sistema maravilhoso que reúne todos aqueles elementos da doutrina cristã: justificação pela fé, redenção pelo sangue e todos esses aspectos; um maravilhoso sistema de verdades do evangelho.

    Podemos tanto crer nisso quanto pregá-lo como algo em si mesmo, e, de alguma maneira, parece não alcançar plenamente seu objetivo. É a verdade; é a verdade do evangelho. Não há falha na verdade nem na apresentação da verdade. Ainda assim, de alguma maneira, parece falhar, parece ficar aquém.

    Há uma distância entre isso e o poderoso efeito que encontramos na pregação deste livro.

    Vocês observam a pregação no livro de Atos? Ela é sempre mantida na mais estreita relação com a Pessoa que leva o nome. Nunca é algo em si mesmo.

    É o evangelho, mas é o evangelho do senhorio de Jesus Cristo. É o evangelho daquilo que Deus fez com Ele, de onde O colocou, de Quem Ele é e do que Ele representa no coração e na vontade de Deus.

    Oh, precisamos manter essa associação muito estreita: não pregar a maravilhosa verdade do evangelho como algo em si mesmo, mas de tal modo que o resultado seja que os que ouvem e recebem não ouçam e recebam a salvação por si só, mas ouçam acerca do poderoso Senhor da salvação e O recebam.

    Ele foi constituído Príncipe e Salvador. Essa é a ordem. Essa é a ordem.

    Se vocês e eu quisermos conhecer a salvação real, plena e maravilhosamente, não será aceitando a salvação por si só. Será aceitando-O como o Príncipe — o Príncipe que Deus O constituiu —, o Senhor, o Mestre em tudo.

    É somente aqui, em todo o universo, que uma palavra como “déspota” é admissível — plenamente admissível —, porque é um dos títulos originais usados para o Senhor Jesus. Vocês têm medo dos déspotas deste mundo, e com razão. Mas Jesus tem direito a isso: domínio absoluto.

    É isso que o Espírito Santo faz.

    O senhorio de Cristo no mundo

    Vejam, a comissão da igreja não é apenas ir e pregar as verdades do evangelho. A comissão da igreja é proclamar o senhorio de Jesus Cristo.

    Fazer isso tem um custo muito alto em muitas partes deste mundo, e está se tornando cada vez mais custoso. Vejam, afinal de contas, essa é a questão na China. É isso.

    Vocês penetram no âmago de toda aquela situação e descobrem que se trata da antiga questão que surgiu nos dias dos apóstolos: outro Rei, outro Rei.

    “Não nos importamos com suas ideologias, suas teorias, seus sistemas; mas, quando vocês introduzem essa ideia de Alguém que governe — Alguém que governe a vida humana —, então essa é a questão.”

    Isso está se espalhando cada vez mais pelo mundo. Vejam, é Cristo ou o Anticristo. A questão é: Quem será o Senhor?

    Queridos amigos, isso chega diretamente à nossa vida, certamente. Quando vocês pregarem aquilo que chamam de evangelho, lembrem-se de como Paulo o chama:

    O evangelho de Deus acerca de Seu Filho.

    Não acerca de sua salvação, embora ela esteja incluída, mas acerca de Seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor.

    Esse é o evangelho.

    A constituição do reino

    Agora, a comissão de Seu Pai — voltando à lição concreta do tempo cumprido —, a comissão de Israel entre as nações e para as nações não era tentar ensinar-lhes o monoteísmo, nem alguma espécie de teologia ou doutrina acerca de seus deuses. Sua comissão entre as nações era o nome do Senhor. Era tudo: apenas esse nome.

    Eles estavam ali como os depositários do nome — um único nome.

    Posso tomar apenas mais um ou dois minutos para tratar de algo que quero esclarecer nesta tarde, antes de passarmos a outro assunto nesta noite, se o Senhor permitir?

    É a constituição do reino segundo o modelo celestial. Eles são chamados filhos do reino — filhos do reino.

    Esses filhos, súditos desse reino celestial que veio, devem ser constituídos de acordo com o reino ao qual pertencem.

    O Espírito Santo e a santidade

    Isso nos leva a esse próprio título: Espírito Santo. Nesta manhã, falávamos dEle como o Espírito Eterno, em relação ao propósito eterno de Deus. Aqui está esse título tão familiar e tão comum: o Espírito Santo.

    O Espírito de Deus, que é santo.

    Ele veio. O Espírito Santo veio no dia de Pentecostes, tomou aqueles doze — na verdade, os cento e vinte — e veio habitar neles como o Espírito Santo.

    Isso, queridos amigos, tem um alcance imenso. O que quero dizer é isto: Deus planejou esse reino para Si mesmo antes dos tempos eternos e o projetou neste mundo por meio da criação.

    Tal como saiu de Sua mão, era algo santo, puro, sem contaminação. Não conseguimos compreender nem avaliar o que isso deve significar. Temos tão pouca, tão pouca experiência disso. Mas era assim.

    Então houve uma invasão profana. Essa criação que Deus havia feito foi invadida por uma criatura profana.

    O efeito dessa invasão foi que toda a criação — o homem e as coisas — ficou impregnada de algo profano, algo mau, como um vírus maligno que se espalhava e assumia o controle.

    Pouco depois do início do relato de Gênesis, lemos que Deus olhou e viu que a imaginação do coração de todo homem era má. Oh, isso havia penetrado em tudo.

    Conhecemos tão bem a história: a presença do mal, sua contaminação, seu ataque. É um pensamento de enorme peso.

    Israel como nação santa

    Agora, quando Deus tomou Israel para ser Sua lição concreta, Ele o retirou completamente de sua associação com o mundo e o estabeleceu à parte.

    Por meio dos símbolos e dos sacrifícios que serviam como tipos, Ele o cercou de proteção. Ele o santificou, ou o tornou um povo santo, e o chamou de nação santa.

    Isto é, em virtude de todas as Suas maravilhosas provisões no sangue e no fogo dos sacrifícios, eles deveriam ser um povo separado do mal de sua vida natural e de suas associações.

    Separado: Deus chamou seu grande antepassado para sair de Ur dos caldeus, separou-o e, a partir dele, formou essa nação santa. Tudo era tipo e figura e, na realidade, imperfeito, como sabemos; mas, ainda assim, Deus tinha Sua grande lição concreta.

    Ele diz que o Espírito Santo estava atuando em tudo isso. Séculos depois, Ele disse:

    Meu Espírito, que vos tirou do Egito, permanece entre vós.

    O Espírito é o Espírito Santo, realizando essa separação para formar um povo diferente. É a isso que quero chegar: um povo de natureza diferente dos outros povos.

    Nós o chamamos de povo peculiar. Essa palavra tem seu próprio significado, naturalmente, e, em nossos dias, não transmite realmente o que deveria. Um povo peculiar significa algo diferente, algo singular, algo incomum entre as pessoas deste mundo — algo que não é como os outros.

    É um povo santo. O Espírito Santo, habitando nele e operando, produziu um povo diferente.

    O caráter distintivo do povo de Deus

    Considerem novamente a lição concreta. Israel era uma nação diferente das outras? Bem, sabemos que isso é verdade.

    Naturalmente, diferentes raças e nações têm suas próprias características peculiares. Reconhecemos alguém da Índia quando o encontramos, ou alguém da China; e geralmente reconhecemos alguém do Ocidente. Reconhecemos pelos traços característicos daquela nacionalidade específica, especialmente quando ela se mantém pura e não se mistura por meio de casamentos.

    Aí estão os traços. Israel era assim. Não vou me deter nisso, mas Deus tomou esse povo e proibiu os casamentos com outros povos.

    Um dos pecados graves de Israel, mais tarde, foi casar-se com pessoas de outras raças, porque Deus estava criando uma lição concreta, apresentando uma grande verdade espiritual no mundo natural.

    Ali estava um povo que tinha seus próprios traços característicos. Era possível reconhecê-lo por eles. Tinha sua própria língua — uma língua comum a todos. Tinha seus próprios costumes, sua alimentação e seus modos.

    À luz desse novo reino que veio, esse povo não faz coisas que outras pessoas fazem. Faz coisas que outras pessoas não fazem. Não é legalismo; é simplesmente espontâneo. O Espírito Santo lhes ensinou o que agrada a Deus e o que não agrada a Deus.

    Os traços dos cristãos são belos de se ver — os traços desse povo, e sua linguagem. A linguagem: é uma linguagem espiritual.

    Vocês já encontraram um cristão em alguma parte do mundo onde não se encontram muitos cristãos? É raro encontrar um cristão, e vocês encontram alguém que nunca haviam visto antes. Começam a conversar e dizem: “Oh, você fala a minha língua. Eu consigo entender você”.

    Falamos a mesma língua, mas é uma linguagem espiritual, não é? Algo do coração. É a linguagem do Espírito de Cristo. O dia de Pentecostes trouxe uma linguagem, não trouxe?

    Mas, oh, amém. Oh, que pudéssemos ser tocados por isso.

    Os modos do reino

    Os modos do Espírito Santo.

    Sabem, queridos amigos, talvez não tenhamos nascido, sido criados e educados em um ambiente de boas maneiras, bom gosto e senso do que é apropriado. Mas, de alguma forma, quando um homem ou uma mulher sem essa herança, essa formação ou essa criação passa para as mãos do Espírito Santo, surge um cavalheiro de Deus, uma dama de Deus.

    Há uma cortesia — uma cortesia. Quero dizer que qualquer coisa descortês não procede do Espírito Santo. Há uma cortesia própria desse reino.

    É um pensamento que nos examina profundamente: uma sensibilidade para o que é adequado, o que é devido, o que deve ser e o que não deve ser. Nossos modos e nossos maneirismos devem estar sob o governo do Espírito Santo, se somos filhos do reino.

    A comunhão no reino

    Mais uma vez, aquela pequena expressão de que tanto gosto:

    E, tendo sido soltos, foram para os seus.

    Aqui está um senso celestial de pertencer à mesma família, se quiserem chamá-lo assim.

    Isso não significa que se mantenham afastados do mundo no sentido errado, mas há algo que os atrai uns aos outros. São um povo cujos membros pertencem uns aos outros. Esse é o reino dos céus, ilustrado no Antigo Testamento e tornado real no Novo.

    Perdoem-me por tê-los retido tanto tempo nesta tarde, mas eu poderia continuar por outro tanto. Deixem-me orar.