Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    A Pearl of Great Price © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    A Pearl of Great Price
    A Pearl of Great Price
    Austin-Sparks, T.

    A Igreja como Pérola de Grande Valor

    O Evangelho segundo Mateus 13:45-46.

    Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que busca boas pérolas;
    E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.

    Sem nos determos para estabelecer o que considero um facto aceito, partimos do pressuposto de que essa pérola de grande valor é a igreja; de que o negociante que busca boas pérolas é Cristo; e de que essa é a descrição que Ele mesmo faz de Sua igreja.

    Cristo amou a igreja e entregou-Se por ela. Naturalmente, quando o Senhor Jesus disse isso, a igreja ainda não existia de facto na terra. Ela nasceu no dia de Pentecostes.

    Tampouco estava plenamente formada e aperfeiçoada. Ainda não era, de facto, a pérola. Mas essa é a descrição que o Senhor faz daquilo que buscava e daquilo que a igreja é em Seu próprio pensamento celestial: uma pérola de grande valor.

    Se, então, essa interpretação é verdadeira — se isso representa a igreja —, podemos passar à conclusão seguinte, que também considero indiscutível: aquilo que, no pensamento do Senhor, é verdadeiro a respeito do todo deve ser verdadeiro em cada parte.

    Isto é, aquilo que a igreja em geral, universalmente, é no pensamento do Senhor deve ser verdadeiro em todas as suas partes, localmente. Se essa também é uma interpretação verdadeira, cada comunidade local, ou parte do corpo de Cristo, deve corresponder a essa descrição: uma pérola de grande valor.

    O Princípio da Seleção

    Muito brevemente, vamos considerar alguns dos aspectos e características dessa pérola, conforme estão contidos nessa descrição.

    Em primeiro lugar, vemos o princípio da seleção em ação: buscando boas pérolas e, tendo encontrado uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.

    Toda a maravilhosa verdade da escolha divina — ou, se preferirem, da eleição — está aqui diante de nós desta maneira: algo que o Senhor selecionou, escolheu, decidiu ter dentre muitas outras coisas de menor valor que poderia ter, por ser aquilo que corresponde ao Seu coração.

    Esse grande princípio e essa verdade da seleção estão, naturalmente, no próprio cerne da revelação que nos chegou no Novo Testamento.

    Este é para Mim um vaso escolhido.

    Foi isso que o Senhor disse a respeito de Paulo. E Paulo aplicou essa mesma verdade à igreja:

    Escolhidos nEle antes da fundação do mundo.

    Vós sois uma raça eleita.

    Algo selecionado pelo Senhor para servi-Lo, satisfazendo Sua própria natureza, Seu próprio coração; para cumprir um propósito específico em Seu conselho eterno. Escolhidos, selecionados para algo.

    A seleção feita pelo Senhor não significa apenas que Ele os prefere; ela está relacionada a algo que somente aquilo que Ele escolheu pode realizar. É algo específico; somente aquilo pode fazê-lo. Ele seleciona como quem seleciona — mudando a metáfora — uma ferramenta com a qual, e somente com ela, poderia realizar determinado trabalho. Precisamente aquela. Qualquer outra não serve. Nada diferente serve. É aquela.

    E eu lhes suplico, queridos amigos, que se apropriem dessas coisas, por mais simples que possam parecer. Creiam que, se isso é verdadeiro a respeito da igreja como um todo, deve ser verdadeiro a respeito de qualquer parte da igreja, em qualquer lugar.

    Algo não passa a existir simplesmente ao acaso, nem de qualquer outra maneira que não seja porque o Senhor escolheu tê-lo. O Senhor selecionou aquilo. O Senhor o escolheu para algo.

    Se isso fosse verdadeiro, que sentido daria a tudo, não é mesmo? Colocaria tudo sobre uma base de sentido e significado, e excluiria tantas coisas.

    O Princípio da Distinção

    Então prosseguimos. Não apenas a seleção, mas também a distinção está contida nessa parábola, em duas breves orações. Distinção: isto é diferente. Isto é diferente.

    É algo particular, algo peculiar, algo com identidade própria. Distingue-se entre todas as pérolas que possam existir. Isto é diferente. Tem de ser diferente para satisfazê-Lo e cumprir Seu propósito.

    Vocês percebem de imediato que poderíamos desenvolver isso em muitas direções e em muitas relações. Mas, aqui novamente, como parte da grande revelação da igreja, trata-se de algo diferente — fundamentalmente diferente, diferente em suas características —, não da mesma natureza de toda e qualquer outra coisa. É algo distinto.

    Se acompanharmos a parábola, Seus olhos passam por muitas coisas, e Ele diz: “Isto é diferente. Isto é diferente.”

    Precisamos, de facto, perguntar ao Senhor o que isso significa. Sabemos que a igreja é diferente; a verdadeira igreja é diferente. Mas Paulo, em certa ocasião, falou das coisas que diferem — das coisas que diferem até mesmo dentro da esfera do cristianismo.

    Vocês e eu precisamos dessa capacidade de discernimento e distinção, de compreensão e percepção, para enxergar as coisas que diferem. Não apenas a grande diferença entre a igreja e o mundo, naturalmente; não temos dificuldade nisso. Mas existem diferenças num círculo mais restrito, entre as coisas — entre isto e aquilo.

    É precisamente essa distinção que o Senhor realmente busca. Trata-se de algo com um valor distinto, um caráter distinto e, se preferirem, uma mensagem distinta.

    É algo que se distingue, de contornos nítidos e claramente definidos, e que não se confunde com um emaranhado de toda sorte de coisas. Destaca-se. Não há como se enganar quanto ao seu caráter. É diferente. É simplesmente diferente.

    Talvez vocês não consigam explicar ou definir a diferença, mas o veredicto é: diferente. Isso é verdadeiro a respeito da igreja, não é? Todos concordamos quanto à igreja segundo o pensamento de Deus. Há algo muito distinto no universo de Deus, algo que se destaca; e assim deve ser em cada parte de sua expressão local.

    O Valor Precioso da Igreja

    O aspecto seguinte é muito evidente: seu valor precioso aos olhos do Senhor. Uma pérola — aqui está a descrição — de grande valor. Algo muito precioso para o Senhor.

    Sabemos quanto ela Lhe custou, o preço que Ele pagou por ela. Cristo amou a igreja e entregou-Se por ela. A igreja de Deus, que Ele adquiriu com Seu próprio sangue — e assim por diante. Muito preciosa para o Senhor.

    Não precisamos, queridos amigos, resgatar nossa maneira de pensar sobre a igreja, inclusive localmente, dessa ideia de que ela é algo barato e comum, de tratá-la com pouca consideração?

    Vou dizer isso de outra maneira: não precisamos de uma compreensão muito maior de quanto uma verdadeira expressão da igreja é tremendamente valiosa para o Senhor? Ela não tem preço.

    Ele apresenta seu valor assim: vendeu tudo quanto tinha. Vocês podem avaliar o que isso significa no caso do Senhor Jesus. Podem avaliar. Estão se aproximando da medida do valor que a igreja, universal e local, tem para o Senhor quando corresponde ao Seu pensamento: uma pérola de grande valor, muito preciosa.

    E, quando falamos assim, estamos falando uns dos outros, não é mesmo? Uns dos outros — é disso que se trata.

    Podemos expressar isso de muitas maneiras. Digamos de outra forma: a mão não pode dizer ao pé: “Não preciso de você. Podemos dispensá-lo.” Nada no corpo de Cristo é barato; nada pode ser descartado assim, como se não tivesse valor. Grande valor.

    A Plenitude e o Caráter Definitivo da Igreja

    A seguir, tudo está representado nessa pérola: plenitude e caráter definitivo. Para esse Negociante divino, ela era tudo. Não era apenas uma entre várias coisas. Não era apenas um pouco melhor que as outras. Não era uma alternativa.

    Ele não tinha outra coisa, como dizemos, na manga, caso aquilo falhasse. Para Ele, era tudo. E, se é tudo, é definitivo — não há nada além disso.

    Ora, vocês conhecem suficientemente o ensino do Novo Testamento sobre a igreja para saber que ela é a plenitude dEle. Ele não tem algo a mais que, se ela falhar, Lhe permita dizer: “Bem, isso não importa tanto. Ela falhou; tenho outra coisa à qual posso recorrer e colocar em seu lugar.” Não. Nada pode ocupar o lugar dela.

    Ele não tem outra coisa para ocupar o lugar dela. Se nós O decepcionarmos localmente, Ele não tem algo para colocar ali. Ah, por favor, Ele não tem uma porção de coisas de reserva: “Muito bem, se isso falhar, farei aquilo.” Não, não. Em cada situação, é tudo para Ele.

    Isso dá tanto o sentido de plenitude quanto o de permanência àquilo que está de acordo com o pensamento do Senhor, não é? Ele cuidará disso. É permanente; é definitivo. Se isso Lhe fosse tirado, então tudo Lhe seria tirado, porque Ele colocou tudo nisso.

    Isso representa o caráter definitivo do interesse do Senhor ali — o caráter definitivo do interesse do Senhor ali.

    Quando o Israel de outrora, como figura — Sião, ou Jerusalém —, falhou para com o Senhor no propósito de sua eleição, o Senhor não tinha alternativa. A glória se elevou, foi retirada e se foi, foi-se completamente. Ele não tinha uma segunda opção. Nenhuma segunda opção. Era tudo ou nada.

    Plenitude, caráter definitivo, naquilo que veio de Seu coração: Sua igreja.

    A Igreja como Corporificação dos Sofrimentos de Cristo

    E, por fim, algo igualmente evidente: aqui, em tudo isso — em sua seleção, em sua distinção, em seu valor precioso, em sua plenitude e em seu caráter definitivo —, ela é a corporificação de Seus sofrimentos.

    Como assim? Ela é o próprio sinônimo de sofrimento. Sua própria existência é resultado de sofrimento, de feridas e de sangramento: a alquimia do sofrimento, que transforma.

    Algo assim, uma expressão assim na igreja, geral ou local, precisa corporificar Seus sofrimentos — não apenas Seus sofrimentos em caráter substitutivo, pois isso é fundamental, mas Seus sofrimentos como parte de sua própria constituição.

    Paulo disse:

    Cumpro na minha carne o resto das aflições de Cristo, pelo Seu corpo, que é a igreja.

    Os sofrimentos de Cristo por Sua igreja. Cristo amou e Se entregou. A igreja é a corporificação de Seu sofrimento; mas, nesse aspecto, não em caráter substitutivo, e sim em sua constituição e em sua vocação. A própria vida da igreja é uma vida de sofrimento. Nesse sentido, ela custa caro.

    Isso não é algo que simplesmente acontece, não é apenas uma vida fácil. Isso — isto é, servir ao Senhor dessa maneira, em caráter e poder — é algo que se realiza por meio do sofrimento em comunhão com Ele.

    Há a agonia da formação da pérola — nada menos que agonia. Para que haja algo assim, penso que o Senhor precisa, de tempos em tempos, batizar-nos novamente em Seus sofrimentos, trazer de volta a agonia.

    É uma coisa boa — uma coisa boa. Uma coisa dolorosa, uma coisa aflitiva; mas é uma coisa boa se formos levados ao ponto em que aquilo que é do Senhor, no que nos diz respeito, seja tão precioso que nos cause agonia ao vê-lo, de alguma forma, em perigo de se perder. É uma agonia.

    O Senhor provoca isso para obter uma pérola. Vejam, então: não há pérola sem sofrimento em sua própria formação.

    Embora os sofrimentos de Cristo sejam, em certo sentido, Seus sofrimentos peculiares e únicos no aspecto redentor, há sofrimentos de Cristo que nos são transmitidos, para os quais somos chamados: a agonia pela igreja.

    Vocês sentem alguma agonia pela igreja? Certamente sentem. Um verdadeiro sangrar pela igreja, tanto local quanto universal. Penso que talvez isso nos toque mais de perto quando se trata da igreja local. Mas que o Senhor nos dê mais dessa angústia por Sua igreja como um todo, assim como por nossa parte nela: sofrimento por Seu corpo.

    Assim, tudo se mantém nessa base muito prática: não mera teoria, doutrina e ensino; mas verdade que é uma agonia, um verdadeiro trabalho de parto. E então ela será preciosa para Ele.

    A Busca Celestial por uma Realidade Celestial

    Um negociante buscando boas pérolas. Vejam o que está escrito: o reino dos céus é semelhante — o reino dos céus. Essa é uma busca celestial por algo celestial.

    E essas são as características de algo celestial aos olhos e no pensamento do Senhor.