Voltemos ao capítulo que acabou de ser lido: Deuteronômio 8:2.
E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou.
Na carta aos Filipenses, em Filipenses 3:13:
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Te lembrarás.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam.
Lembrar e esquecer.
Nessas duas passagens, que parecem contraditórias, mas que, como veremos, não são, temos, primeiro, uma exortação à recordação agradecida:
Te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou.
Depois, temos uma exortação a uma revisão proveitosa, reunindo as lições para o futuro; e, por fim, uma exortação a uma resolução deliberada: esquecer e prosseguir para o alvo.
Nessas duas passagens, em Deuteronômio e Filipenses, temos um ponto de semelhança. Há outros, mas este assinala um momento de transição — se preferirem, de crise.
No primeiro caso, uma grande mudança estava prestes a acontecer. Tudo o que Moisés disse, como vocês ouviram nesse longo discurso, foi dito em relação àquela transição. Estava para acontecer uma mudança de liderança.
Havia uma mudança de um período de preparação profunda e rigorosa, de uma fase de abrir caminho e lançar os fundamentos para o futuro, para um tempo de comprovar o valor de tudo o que havia acontecido e, com base nisso, assumir responsabilidades.
Era uma transição de um período de educação de filhos — aquilo que se chama correção, disciplina — para a posse da herança e o exercício da mordomia.
Reúnam todas essas características e vocês verão com bastante clareza que elas representam as etapas e as fases de qualquer experiência cristã normal. Uma verdadeira vida cristã, ou peregrinação, deve ser marcada por essas características. Ela tem suas etapas.
Há ordenações divinas para essas diferentes fases da vida cristã. Em determinado momento, certas coisas prevalecem e são os modos de agir do Senhor que governam, que se destacam, que se mostram claramente. Chega um tempo em que elas perdem essa posição especial de destaque, ou deixam de ocupá-la, e outras coisas tomam o seu lugar.
Mas, dentro dessas ordenações que mudam, há sempre estas duas coisas que mencionei: preparação e cumprimento de responsabilidade.
Há o estabelecimento de uma base, provida por Deus, de experiência e instrução; e então chega o momento em que tudo isso será posto à prova quanto ao seu verdadeiro significado para os envolvidos. Será posto à prova quando eles forem levados a assumir novas responsabilidades.
Talvez essa seja a experiência do indivíduo, e muitas vezes é. A maioria de nós consegue enxergar as etapas e as fases da nossa vida cristã pelas quais temos passado, atravessando diversas crises, de uma fase para outra.
Isso pode ser verdade para um grupo do povo do Senhor. Pode ser verdade para toda a Igreja. Mas é assim. Num momento desses, quando o Senhor nos coloca diante das implicações de tudo o que aconteceu, à luz de um novo dia, com novas exigências e novas responsabilidades, há grande valor em recordar.
Num momento desses, o Senhor diz:
Te lembrarás.
Há dois lados nessa lembrança, ou recordação. Há o lado humano, aqui neste capítulo:
E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os Seus mandamentos ou não.
Ora, como temos dito muitas vezes, o Senhor não precisava descobrir o que estava no coração deles colocando-os em determinadas situações. Mais precisamente, Ele fez isso para que eles mesmos soubessem.
A afirmação sobre a base da subsistência do homem — não apenas o pão — pode muito bem orientar essa afirmação anterior:
Para te fazer saber que o homem não vive só de pão.
E, assim:
Para te fazer saber o que estava no teu coração.
Esse desvendamento e essa revelação são essenciais para que se realize tudo o que o Senhor pretende. Certamente, essa é a experiência mais dolorosa, ou a parte mais dolorosa da vida, sob a mão de Deus.
Por Seu trato conosco, por Seus caminhos, por Seus métodos e pelos meios que Ele usa, deveríamos reconhecer, de maneira cada vez mais profunda e desesperadora, que tipo de pessoas realmente somos.
Toda a desilusão a nosso respeito — se alguma vez fomos orgulhosos, autossuficientes ou tivemos uma opinião elevada de nós mesmos, como se fôssemos alguma coisa —, esse desvendamento devastador do nosso verdadeiro eu, tal como Deus nos vê e nos conhece, é talvez o aspecto mais terrível de uma vida sob a mão de Deus.
Mas isso é absolutamente essencial ao propósito de Deus. Não há dúvida a esse respeito. E não há dúvida de que essa é uma das coisas que o Senhor faz com uma vida quando a toma em Suas mãos. Mais cedo ou mais tarde, Ele expõe essa vida aos próprios olhos, de modo que ela não tenha confiança alguma na carne.
Para te fazer saber o que estava no teu coração, se guardarias os Seus mandamentos ou não.
Qual foi o veredito sobre os quarenta anos? Não. Eles não eram capazes de fazer isso por si mesmos, e provaram a si mesmos e a todos que não tinham em si a capacidade de fazê-lo. E vocês devem se lembrar disso.
Com muita facilidade, no dia da bênção — como o capítulo prossegue mostrando —, esquecemos aquela obra de humilhação e esvaziamento que o Senhor realizou como parte do próprio fundamento de tudo. É assim que somos. Essa é a natureza humana.
E, por isso, a palavra vem com tremenda ênfase:
Te lembrarás.
Há muitas dessas expressões em Deus: “Tu farás”. Um dos imperativos, uma das declarações enfáticas de Deus:
Te lembrarás.
Vocês devem ter sempre em mente que o fundamento de tudo é a sua própria indignidade de receber qualquer coisa.
Vocês nunca, nunca chegarão a apreciar toda a graça e misericórdia de Deus, toda a Sua bondade e benignidade, Sua paciência e longanimidade e Sua tolerância — das quais os quarenta anos são um testemunho tão expressivo —, a menos que, por outro lado, tenham chegado a reconhecer aquilo que Paulo disse de si mesmo:
Em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum.
Não há em vocês mérito algum para isso. Vocês devem se lembrar desse lado.
Mas, em contraste com o lado humano da descoberta de si mesmo — tanta fraqueza, tanto fracasso, tanta vergonha e quebrantamento —, há o lado divino. Ah, que história de fidelidade da parte de Deus!
A fidelidade de Deus é engrandecida à medida que a verdadeira natureza do homem é revelada sob Sua mão. Vocês devem se lembrar de que, embora fosse verdade que não se podia contar com vocês, nem confiar em vocês de modo algum — vocês falharam em cada momento de teste e provação, e se mostraram inteiramente sem valor sob cada prova —, bem, isso é verdade. Deus não desistiu de vocês. Deus não os abandonou. Deus não lavou as mãos a seu respeito.
Ele permaneceu fiel.
O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-Se e grande em benignidade.
Isso está inscrito no estandarte divino sobre todas as tribos durante quarenta anos: paciência infinita, longanimidade infinita. Vocês devem se lembrar. Esse é o fundamento.
E isso, como eu disse, é necessário sempre que o propósito do Senhor é conduzir a algo mais, para Sua glória e honra. É uma hora de fazer as pessoas compreenderem profundamente: vocês não são melhores do que ninguém, mas Deus é infinitamente misericordioso para com o que há de mais pobre na humanidade.
Paulo, na outra passagem, em Filipenses, também está num momento de transição.
Sabemos que ele escreveu aquela carta na prisão. O tempo de sua partida estava próximo. A cada dia, ele não sabia se seria levado à morte. Tinha esperança de que lhe fosse concedido mais tempo, mas escrevia como se o fim estivesse muito próximo.
Já estou sendo oferecido por libação, e o tempo da minha partida está próximo.
Era um verdadeiro tempo de transição para ele e para todas as igrejas. A liderança estava mudando. Tudo havia chegado por meio do trabalho pioneiro, do lançamento de fundamentos, do ensino e da formação; agora, isso daria lugar à comprovação de seu valor por aqueles que o haviam recebido.
É isso que entra em cena.
O que isso pode significar para nós, eu não sei. Há mais de uma semana, o Senhor colocou essa palavra em meu coração com muita força. Pensei em compartilhá-la no dia de oração, no sábado. Bem, vocês se lembram de que nosso irmão leu esse capítulo e falou sobre ele. Estou tentando me resguardar ao dizer que a palavra está aí; e o que o Senhor quer dizer com ela, bem, precisamos procurar saber.
De qualquer maneira, estamos agora entrando num novo ano, num tempo de transição. Isso pode representar algo de maior ou menor alcance no tempo em que vivemos. O Senhor pode — ah, que o Senhor esteja pretendendo nos conduzir a conhecer algo de Si mesmo além de tudo o que já conhecemos!
Bem, é isso que está aqui. Para que isso aconteça, é essencial lembrarmos, por um lado, que tudo será pela graça. E o Senhor tem sido muito, muito minucioso em tornar isso claro.
Tudo pela graça. Se tivéssemos sido deixados por nossa própria conta, que terrível estado de desesperança haveria! Mas, através de tudo — e esse “tudo” é muito grande para muitos —, por todo o caminho:
Todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou.
Provação ardente, testes profundíssimos, muito sofrimento — todo o caminho.
Ele não nos deixou. Ele tem sido fiel. É um milagre da Sua fidelidade. Aqueles que têm alguma experiência dirão isso sem qualquer hesitação: um milagre. É pelo milagre da Sua fidelidade que estamos aqui hoje.
Que isso fique estabelecido; então, é claro, vocês poderão seguir em frente com expectativa. Porque em nenhuma dessas duas passagens — a de Moisés ou a de Paulo — isso é o fim. É apenas o começo, o começo de algo mais. Isso é muito maravilhoso, muito maravilhoso.
No caso de Moisés, há um completo esquecimento de si mesmo. Ele sabe que não entrará com eles. Descobre que, no que lhe diz respeito, sua carreira terminou; e, no entanto, no entanto, está cheio daquela perspectiva, inteiramente absorvido por ela.
Suas palavras sobre essa terra maravilhosa — a terra maravilhosa na qual eles entrarão, não ele, mas eles — são tais que mal se pode acreditar que ele não vai entrar. O que vocês esperariam naturalmente? Se soubessem que aquilo não era para vocês, mas para outros, provavelmente estariam muito abatidos. Mas ele se alegrava naquela perspectiva, naquela maravilhosa perspectiva, esquecendo-se de si mesmo.
Ah, ele sabe que sua carreira terminou:
Acabei a carreira, guardei a fé.
E, no entanto, para ele, isso não é de modo algum o fim.
Acho isso muito maravilhoso, não acham, queridos amigos? Paulo não parou naquele ponto e disse: “Este é o fim”. Pelo contrário: “Mesmo que eu tenha apenas mais uma hora, mais um dia, mais uma semana, prossigo. Não vou parar. Vou seguir em frente”.
Por quê? Porque, assim como Moisés, ele viu muito, muito mais à frente do que jamais havia visto antes. O que estava adiante superava tudo aquilo a que ele havia chegado até então. Mesmo depois de todos aqueles anos, ele via muito mais.
Vejam, essas são as duas grandes lições da vida. Onde está a esperança? Onde está a esperança?
Do lado negativo, vocês têm de dizer: “Bem, olhando para mim mesmo como agora me vejo, à luz de tudo o que Deus revelou, tenho de dizer que não há esperança aí. Não há esperança aí. Não há esperança em mim. Provei que, em toda essa questão, não há esperança em mim”.
E era a isso que Paulo se referia quando disse: “Esquecendo-me”. O que foi que ele disse para esquecer? Olhem novamente para o capítulo. Todas as coisas nas quais não havia esperança.
Ele estava enumerando aquelas coisas que, segundo ele, lhe eram ganho na antiga vida: todas as coisas que compunham seu mundo no passado. Ele havia chegado a ver que elas não eram fundamento algum de esperança.
“Cheguei a ver que, embora eu pudesse ter tido tudo aquilo a que este mundo aspira, tudo o que os homens ambicionam alcançar, e pudesse depositar esperança em tudo isso…” Paulo disse: “Nenhuma esperança”.
A grande lição da vida, por um lado, é descobrir onde não há esperança e abandonar isso — abandonar isso. Abandonem o terreno sem esperança. Esqueçam-no.
Ah, que recebamos a graça de esquecer! Pelo menos nessa questão. O esquecimento é um grande problema para alguns de nós à medida que envelhecemos, mas aqui está algo para o qual é bom ter uma memória fraca.
Há pessoas que procuram, todos os dias de sua vida, manter isso diante de si: o fundamento da sua desesperança. É isso que Paulo diz que vocês podem esquecer. Podem esquecer isso — tudo aquilo em que realmente não há esperança.
Uma grande lição de vida. Paulo examinou as coisas e as relacionou uma a uma, uma a uma. Colocou todas diante de si e, então, sobre cada uma, disse: “Nada nisso. Nada nesse âmbito de coisas. Nada nesse âmbito oferece qualquer fundamento no âmbito celestial”. Ao registrá-las uma a uma, não havia nelas perspectiva alguma para as coisas celestiais.
Portanto, é isso que fazemos: vamos esquecer.
Por outro lado, é claro, precisamos aprender onde está a esperança. Qual é o fundamento da esperança?
Aqui, Paulo corresponde a Moisés. Moisés está trazendo à vista a terra — a terra maravilhosa, que mana leite e mel, com toda a sua riqueza e toda a sua fecundidade. Ah, sua profundidade, sua bem-aventurança, tudo está diante dos olhos.
E nós, hoje, sabemos que tudo isso é apenas uma indicação profética da realidade espiritual. Sabemos — talvez tenhamos ouvido isso centenas de vezes — que aquela terra representa, em figura, Cristo: a pátria celestial; Cristo, em Quem habita toda a plenitude.
Aqui está Moisés falando das riquezas e da abundância da terra, e aqui está Paulo exclamando:
Ó profundidade das riquezas!
Era isso que ele havia visto em Cristo.
A terra e Cristo são o tipo e a realidade correspondente: a plenitude de Cristo.
Onde está a esperança que livra Moisés do desespero e Israel do desespero? Está em Cristo.
Cristo em vós, a esperança da glória.
E quanto a Paulo? Bem, suas perspectivas não eram muito animadoras, vocês sabem. Havia muitas coisas que constituíam motivos muito reais para o abatimento.
Todos os que estão na Ásia se apartaram de mim.
Ele menciona diferentes pessoas que o haviam deixado. Olhando para si mesmo naquela situação, aquilo não era muito animador do ponto de vista natural: separado de todos os seus queridos amigos, preso em cadeias, limitado à pena e ao papel, recebendo todos esses relatos de afastamentos e outras coisas.
Mas esse homem não se deixa abater pelo desânimo nem por um momento. Por quê? Ele viu quanto mais há no Senhor Jesus além de tudo o que já alcançou. Cristo é maior do que tudo isso. É isso. Seu Cristo é maior do que tudo, maior do que todos os desânimos acumulados. Cristo é maior.
E, por isso, ele diz:
Considero todas as coisas como perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo e ser achado Nele.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Aí está a esperança que salva do desespero.
Pergunto-me, queridos amigos, se tudo isso é apenas palavras para vocês. É? O que seria a sua salvação num tempo de severa provação, decepção, desânimo, oposição e desilusão? O que seria a sua salvação? Qual seria a única coisa capaz de salvá-los?
Sugiro a vocês que é isto: o Cristo que vocês viram e vieram a conhecer é maior do que tudo isso.
Quero dizer que vocês simplesmente não podem abandonar tudo por causa das dificuldades, porque aquilo que viram de Cristo é tão real. Não é teoria. Não é mero ensino. Não é apenas algo de que ouviram falar. Ah, é a sua própria visão celestial.
Vocês viram. Vocês viram. Aquilo que viram, simplesmente não podem deixar de ter visto.
Aquilo que chegou até vocês, vocês não podem abandonar como se fosse uma coisa qualquer. É a sua vida. Quando digo “isso”, estou falando Dele.
Bem, a terra era para Moisés o que Cristo era para Paulo: algo muito, muito real, muito maravilhoso, muito grande. E essa era a esperança num dia em que poderia muito bem ter havido desespero e profundo abatimento.
Então, o que é? Afinal, é a plenitude de Cristo, não é? A plenitude de Cristo que tomou o coração, que toca suas fibras mais profundas e nos atrai adiante, nos atrai adiante, levando-nos através da transição, da decepção, da tristeza, da angústia e de tudo aquilo a que fomos conduzidos nesses caminhos de formação de Deus.
Seria tão fácil — ah, tão fácil — abandonar tudo, se não fôssemos sustentados pelo que vimos: a terra. Se estivemos no monte Pisga e contemplamos a terra, se tivemos alguma revelação de Jesus Cristo em nosso coração, simplesmente não podemos abandonar isso como algo que não funciona e não importa. Não.
Para que eu possa conhecê-Lo.
Para que eu possa conhecê-Lo.
É o que Paulo diz neste capítulo. Ora, essa não é a busca de um principiante. É a busca de um homem no fim de uma vida longa e plena, aprendendo a conhecer Cristo.
Aqui, no fim, com aquele conhecimento pleno do Senhor adquirido ao longo de todos os anos — adquirido através de todos os anos de formação —, com isso, ele diz, em essência: “Meu conhecimento do Senhor é tal que vejo muito, muito além do que já alcancei e experimentei; vejo que Ele é muito, muito maior do que qualquer coisa a que já cheguei”. Portanto:
Para que eu possa conhecê-Lo.
Bem, queridos amigos, volto a dizer: o que tudo isso significa para nós, eu não sei. Mas sinto isto: vocês precisam reconhecer que chega, sim, um momento na vida cristã em que o Senhor diz: “Agora, então, tenho tratado com vocês, tenho trabalhado com vocês, tenho feito vocês conhecerem e compreenderem muitas coisas. Agora chegou o tempo em que tudo isso será posto à prova quanto ao seu verdadeiro valor”.
Vocês aprenderam suas lições? O que tudo isso representa agora? Vocês são capazes de assumir responsabilidade nas coisas espirituais? Essas crises chegam de tempos em tempos, e são muito reais. Uma nova fase está despontando sobre o povo de Deus neste momento.
Não pensem que estou errado se digo que começou um tempo em que o povo de Deus será posto à prova quanto à sua herança, quanto ao que recebeu do Senhor — realmente posto à prova. Isso está acontecendo.
Agora, vamos reunir tudo o que há de valor em nossa experiência passada com o Senhor e em Seu trato conosco no passado. Vamos reunir tudo isso e chegar a esta resolução, a este resultado:
Prossigo. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Pergunto-me se, nesta noite, podemos chegar individualmente a essa resolução.
Talvez vocês tenham passado pelo fogo, atravessando um tempo bastante difícil, um tempo doloroso em sua vida espiritual. Mas creiam em mim: essas passagens das Escrituras não significam o fim de tudo. Significam que Deus apenas tem preparado vocês para algo mais.
É isso que quero deixar com vocês neste fim de semana: a nota de esperança. Não, não, Deus não é um Deus que acredita em pôr fim a tudo. De modo algum. Deus está sempre buscando algo mais. Ele é assim.
E, se posso dizer dessa maneira, isso é Deus: mais, algo mais, algo mais. E, se Ele precisa abrir caminho para algo mais por métodos devastadores, está bem — há algo mais que Ele está buscando, porque há muito mais, muito, muito além de tudo o que pedimos ou pensamos.
Muito mais. O Senhor realmente deseja esse muito mais, queridos amigos.
Comecei dizendo que isso pode ser individual; pode dizer respeito a um grupo. E tenho bastante certeza de que muitos aqui lerão nas entrelinhas do que estou dizendo. O Senhor lavra fundo, muito fundo, mas é sempre para semear fundo. Ele tem em vista uma colheita. Ele tem em vista uma safra. É algo mais que o Senhor está buscando.
E Seu trato no passado, embora possa ter parecido devastador, só pode ser compreendido à luz desse muito mais que Ele deseja ter.
Mas aqui está a resolução: não vou desistir. Não vou desistir. Não vou abrir mão. Não vou abandonar. Vou seguir em frente. Pela graça de Deus, prossigo para o alvo.
Que esse espírito seja encontrado em nós, não é mesmo?