Por favor, abram na segunda carta de João — a segunda epístola de João.
Esta é uma carta muito curta, então vou lê-la inteira.
O presbítero à senhora eleita e a seus filhos, a quem amo na verdade; e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade; por causa da verdade que permanece em nós e conosco estará para sempre: A graça, a misericórdia e a paz estarão conosco, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, em verdade e amor. Muito me alegro por ter encontrado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai. E agora te rogo, senhora, não como se te escrevesse um novo mandamento, mas aquele que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. E este é o amor: que andemos segundo os Seus mandamentos. Este é o mandamento, como ouvistes desde o princípio: que nele andeis. Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo vem em carne. Este é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percais aquilo que temos realizado, mas recebais pleno galardão. Todo aquele que vai adiante e não permanece no ensino de Cristo não tem Deus; aquele que permanece no ensino tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem a vós e não traz este ensino, não o recebais em vossa casa, nem o saudeis: porque aquele que o saúda participa de suas más obras. Tendo muitas coisas a escrever-vos, não quis fazê-lo com papel e tinta; mas espero ir ter convosco e falar face a face, para que a vossa alegria seja completa. Os filhos de tua irmã eleita te saúdam. Amém.
Vamos orar?
Amado Pai celestial, enquanto continuamos em Tua presença, olhamos para o Teu Espírito Santo, para que nos revele novamente a Tua Palavra, de modo que ela não seja apenas letras para nós, mas seja luz e espírito para nós.
Nós Te agradecemos pela Tua Palavra. Agradecemos pela Palavra viva. Agradecemos pelo Teu Espírito Santo. Entregamos este tempo em Tuas mãos e pedimos que nos concedas o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento de Deus. Em nome de nosso Senhor Jesus, amém.
Esta segunda carta de João, juntamente com a terceira carta de João, constitui os dois últimos escritos do Novo Testamento. Provavelmente foram escritas por volta do ano 95 d.C.; em outras palavras, foram escritas no final do primeiro século.
Essas duas cartas são dirigidas a pessoas individualmente. A segunda carta é dirigida a uma senhora eleita, e a terceira carta é dirigida ao amado Gaio — uma a uma senhora e a outra a um senhor.
Sabemos que o propósito de Deus é de natureza coletiva. Em outras palavras, o que Deus busca é um corpo, uma igreja, uma noiva, uma casa. É algo de natureza coletiva.
Mas, por causa do fracasso da grande maioria, Deus precisa chamar indivíduos para serem vencedores na igreja. Por meio desses vencedores individuais, ou de um grupo de vencedores — aqueles indivíduos que respondem ao chamado de Deus —, Deus consegue realizar aquilo que Ele deseja que toda a igreja faça.
Sabemos que esses escritos de João tratam do princípio da restauração. Portanto, em consonância com esse princípio, vemos que a segunda e a terceira cartas são dirigidas a indivíduos.
O autor não nos informa seu nome. Ele diz apenas:
O presbítero.
Sabemos que a palavra presbítero significa, basicamente, alguém mais velho em idade. Por isso, ela também é aplicada a algumas pessoas que o Espírito Santo separou e designou como presbíteros da igreja. Em outras palavras, por serem espiritualmente mais avançadas, recebem responsabilidade sobre a assembleia da igreja.
Como a palavra presbítero é usada aqui? Refere-se a uma pessoa mais velha em idade ou a alguém que ocupa oficialmente a posição de presbítero na igreja? Há diferentes opiniões a respeito.
Pessoalmente, penso — e, se vocês não aceitarem isso, não há problema algum, porque isto não é a Escritura, não é? É apenas uma explicação — que essa palavra não pode se referir aqui ao cargo oficial de presbítero.
Em outras palavras, quando o autor se apresenta como “o presbítero”, ele não pretende nos dizer que é o presbítero de uma igreja. Por quê? Porque um presbítero da igreja tem jurisdição, ou autoridade, somente sobre as pessoas da assembleia local em que está. Sua jurisdição ou autoridade não se estende além da assembleia local.
Mas aqui vemos esse homem escrevendo a alguém que não está na mesma localidade. Ele escreve a alguém em outro lugar, e escreve com autoridade. Há certa autoridade que podemos perceber no que ele escreve.
Por isso, penso que a palavra presbítero não é usada aqui em sentido oficial, mas em seu sentido mais comum: uma pessoa mais velha, alguém de idade avançada, sábio e experiente, que tem peso espiritual e uma longa história com o Senhor.
Ele escreve a uma senhora, compartilhando com ela alguns conselhos, palavras de encorajamento e advertências. Assim, a meu ver, é mais provável que “o presbítero” não indique uma posição oficial, mas descreva um relacionamento mais próximo.
A maioria das pessoas acredita que o autor desta carta é, de fato, o apóstolo João. Sabem, essa é uma das características de João. Em todos os seus escritos, ele não menciona seu nome, exceto em Apocalipse.
No Evangelho, vocês não encontram seu nome. Ele diz simplesmente:
O discípulo a quem Jesus amava.
No entanto, todos sabem que aquele a quem o Senhor amava é o apóstolo João, e que ele é, de fato, quem escreveu o Evangelho.
Na primeira carta de João, seu nome também não é mencionado. Nós a chamamos de primeira carta de João porque é universalmente aceito que seu autor é o apóstolo João.
Há muita semelhança entre o Evangelho e a epístola. Ambos devem ter sido escritos pela mesma pessoa, porque encontramos a mesma atmosfera, a mesma abordagem, a mesma convicção, as mesmas palavras e as mesmas expressões. Tudo nos indica que foi a mesma pessoa que escreveu o Evangelho e a primeira epístola.
Quando lemos a segunda e a terceira cartas, vemos novamente que a segunda carta é muito semelhante à primeira. A atmosfera, a expressão e a ênfase são, mais uma vez, as mesmas. Por isso, a maioria das pessoas acredita que esta segunda carta foi escrita pelo apóstolo João.
Mas observem que ele não diz: “O apóstolo João escreve à senhora eleita”. Ele poderia escrever dessa maneira, porque é um apóstolo. Em vez disso, diz apenas: “O presbítero” — o homem idoso. Ele escreve a uma senhora eleita.
Aqui vocês podem ver a humildade desse homem, João. Percebemos que ele tem em si a humildade de Cristo.
Vocês se lembram de que, quando nosso Senhor Jesus estava na terra, Ele sempre Se chamava de Filho do Homem. Ele é o Filho de Deus. Se Ele Se chamasse de Filho de Deus, isso provavelmente Lhe conferiria maior dignidade, porque é isso que Ele é. No entanto, em vez de Se chamar de Filho de Deus, o que Ele é, chama-Se de Filho do Homem, com tão profunda humildade.
Esse homem, João, tem a humildade de Cristo. Assim, em vez de usar sua autoridade espiritual como apóstolo ao escrever, ele escreve como um homem idoso, alguém que recebeu muito do Senhor. Portanto, cremos que o autor aqui é o apóstolo João.
Ele escreve à senhora eleita. Quem é essa senhora eleita? Naturalmente, há todo tipo de teoria a respeito.
A palavra senhora, em grego, é Kyria. Kyria é a forma feminina da palavra kyrios, que significa senhor ou mestre. Portanto, essa é a forma grega correspondente ao nome hebraico Marta, e Marta significa senhora.
Naqueles primeiros tempos, esse poderia ser um nome comum, assim como algumas pessoas se chamam Marta. Havia pessoas chamadas Kyria. Pode ser um nome próprio comum, ou pode ser um título: uma senhora, uma mulher de caráter nobre, conhecida e respeitada pelas pessoas.
Essa é uma interpretação. A outra é que a expressão pode se referir a uma igreja, ou à igreja universal. Por quê? Porque vocês se lembram de que, em 1 Pedro 5:13, Pedro diz:
Aquela que está em Babilônia, eleita juntamente convosco, vos saúda.
Quando o apóstolo Pedro usa essa expressão, ele se refere à igreja em Babilônia.
Assim, algumas pessoas pensam que esta carta provavelmente foi escrita a uma igreja local. A igreja, em certo sentido, tem natureza feminina. Cristo é o Homem; a igreja é a mulher. A igreja é a noiva de Cristo. Portanto, a expressão pode ser aplicada à igreja, seja local, seja universal.
Na verdade, não sabemos ao certo se esta carta foi escrita a uma senhora nobre chamada Kyria, ou simplesmente a uma senhora, ou se foi dirigida a uma igreja local ou à igreja universal.
Alguém observou muito bem que o autor poderia facilmente nos dizer quem ele é, e poderia facilmente nos dizer quem é o destinatário da carta. Mas, de alguma maneira, ele omite propositalmente, intencionalmente, seu próprio nome e o nome do destinatário.
Deve haver uma razão para isso. Provavelmente é por causa do perigo envolvido. Se alguém revelasse sua identidade, talvez corresse perigo, porque havia perseguição naquela época. Por isso, os nomes são omitidos.
Mas, naturalmente, o destinatário sabe quem é o autor. Não haveria dúvida quanto a quem escreve e a quem recebe esta carta.
Assim, irmãos e irmãs, embora não saibamos ao certo quem escreveu e quem recebeu a carta, sabemos que ela é Escritura. Tudo o que está na Escritura foi escrito pelo Espírito de Deus, e foi escrito para nós. Portanto, recebemos isso de Deus como uma carta para nós, tanto individualmente como coletivamente.
Para compreender essa questão, precisamos reconstruir, por assim dizer, a condição da igreja naqueles dias. Lembrem-se de que estamos perto do final do primeiro século.
Depois da morte, ressurreição e ascensão de nosso Senhor Jesus, desde o dia de Pentecostes até esse momento, provavelmente já havia cristãos da segunda e até da terceira geração.
O cristianismo já estava na terra havia muitos anos. Após a ascensão de nosso Senhor Jesus, em pouco mais de trinta anos o evangelho havia sido pregado de Jerusalém à Judeia, à Samaria e até aos confins da terra. Depois disso, passaram-se mais trinta e poucos anos. Portanto, muito provavelmente, a igreja naquela época pertencia à segunda ou à terceira geração.
A primeira geração havia vindo e passado. Esse homem idoso que escreve a carta pertence à primeira geração, e ainda está vivo. Sabemos que o apóstolo João foi o último dos apóstolos a permanecer vivo. Ele viveu até uma idade muito avançada, chegando aos noventa e tantos anos.
Ele pertence à primeira geração, mas escreve à segunda geração, ou talvez até à terceira.
Sabem o que realmente acontece? Geralmente, na primeira geração, as pessoas têm visão. Em outras palavras, recebem revelação diretamente de Deus.
Elas não têm uma tradição a seguir. São pioneiras do caminho celestial. Receberam revelação do alto e, em obediência à visão celestial, entregam a própria vida. Pagam um preço tremendo para serem obedientes à visão e à revelação que Deus lhes deu.
Assim, tudo na primeira geração é vivo, real, novo, vívido e poderoso.
Mas, quando chegamos à segunda geração, a visão lhes é transmitida. A segunda geração vê a visão e a revelação dadas à primeira, mas a visão se torna uma tradição. Eles não têm aquela revelação direta de Deus; recebem-na de segunda mão.
Exteriormente, parece ser a mesma coisa. Não parece haver diferença. Mas, interiormente, há uma grande diferença. A revelação interior não está presente. A forma exterior é conservada, mas a realidade interior não está presente. Por causa disso, o testemunho começa a enfraquecer.
A tradição pode ser uma boa tradição. Pode ser a tradição correta. Embora seja ortodoxa, bíblica e correta, percebemos que falta alguma coisa ali.
Quando chegamos à terceira geração, vemos que ela tem ainda menos vida do que a segunda.
Infelizmente, esse costuma ser o caso. Se vocês lerem a história da igreja, verão repetidamente que Deus age. Deus dá a algumas pessoas uma revelação, uma restauração de Sua verdade e de Si mesmo. Uma geração se levanta em resposta àquilo que Deus revelou, e há tanto poder e tanta vida ali.
Mas então eles transmitem isso à segunda e à terceira gerações. Vemos que o recipiente exterior continua ali, mas falta a vida interior.
Essa era a situação naquela época. O cristianismo havia chegado à segunda e à terceira gerações. As perseguições vinham e passavam, mas o verdadeiro perigo para a igreja naquele tempo era a entrada e o avanço de falsos ensinos.
Quando a realidade interior diminui, o falso ensino encontra um caminho para entrar na igreja. Quando a igreja está na luz da revelação e da visão, quando tem realidade espiritual e um relacionamento vivo com o Senhor, os falsos ensinos têm muita dificuldade para entrar e se infiltrar nela.
Mas, quando a própria igreja está enfraquecida e há confusão na comunhão, é nesse momento que o inimigo procura se infiltrar na igreja com todo tipo de falso ensino. Naturalmente, isso enfraquece ainda mais o testemunho da igreja.
Sabemos que o ministério do apóstolo João é muito especial. Por quê? Porque seu ministério é um ministério de restauração.
Lembrem-se de que, quando ele foi chamado pelo Senhor, estava consertando as redes. Quando Pedro foi chamado, estava lançando a rede.
Em certo sentido, Pedro foi chamado pelo Senhor para lançar a rede, reunindo todo tipo de peixe — todo tipo de pessoa, judeus e gentios —, para juntá-los e trazê-los para a igreja. Esse é o ministério de Pedro.
Mas o ministério de João é de outro tipo. Seu trabalho é consertar a rede. Depois que a rede é usada, aparecem buracos nela. A rede precisa ser consertada e reforçada para que possa ser usada novamente.
Esse é o ministério especial do apóstolo João. Parece que seu ministério só começou realmente depois que Pedro e Paulo já haviam partido.
Pedro foi quem reuniu as pessoas, e Paulo foi quem as edificou conjuntamente. Então, depois que Pedro e Paulo partiram, o ministério de João realmente começa. Ele é quem permanece para consertar a rede. Procura reparar os buracos e reforçar a rede, para que o testemunho de Jesus seja restaurado.
Ao realizar esse tipo de trabalho, vemos que ele sempre nos conduz de volta ao princípio. Sempre nos conduz de volta aos fundamentos. Sempre nos conduz de volta ao que é essencial.
O que é mais básico, mais fundamental, mais essencial e mais próximo do princípio do que a vida?
Portanto, o ministério de João é um ministério de vida. Quando tudo parece estar dando errado, essa questão da vida precisa receber nova ênfase. É por isso que ele sempre volta ao princípio: à vida.
O que é a igreja? O próprio começo da igreja é a vida, e essa vida precisa continuar até o fim. Se vocês retirarem a vida, não haverá igreja. Terão a estrutura, mas não haverá nada dentro dela, nem substância alguma.
Vida. Comunhão. A comunhão é a comunhão da vida. Se há vida, certamente haverá comunhão. Se não há vida, não há comunhão.
É por isso que, nos escritos do apóstolo João, ele sempre nos conduz de volta à vida e à comunhão.
O Evangelho de João é o Evangelho da vida. A primeira, a segunda e a terceira epístolas tratam da comunhão. Mas a comunhão se baseia na vida.
Assim, ele procura conduzir as pessoas de volta ao que a vida realmente é e ao que a comunhão realmente é. Quando há um problema na vida, haverá um problema na comunhão.
Quando ele escreve a segunda carta, há confusão nessa questão da comunhão. Os crentes daquela época não sabiam realmente com quem deveriam ter comunhão e a quem deveriam recusá-la, quem deveriam receber e quem não deveriam receber na comunhão.
Queridos irmãos e irmãs, de maneira muito real, penso que temos o mesmo problema hoje. Entre o povo de Deus, não compreendemos realmente o que é comunhão. Não sabemos realmente quem devemos receber na comunhão e quem devemos rejeitar. Há tanta confusão hoje.
Sabem, algumas pessoas pensam que a igreja organizada é igreja, e que a igreja não organizada é comunhão. Chamam o cristianismo tradicional de igreja e os grupos que surgem à parte dele de comunhão. É esse o conceito de comunhão que vocês têm?
Ou, ainda pior, algumas pessoas pensam que a comunhão é menor do que a igreja. Em outras palavras, na igreja em Corinto, haveria a comunhão de Paulo, a comunhão de Apolo e a comunhão de Pedro. A comunhão seria menor do que a igreja.
De modo nenhum.
Porque vemos que a palavra comunhão é, na verdade, a expressão ativa da igreja. Em outras palavras, a igreja é uma comunhão, e a comunhão é a igreja. São a mesma coisa.
Se é uma igreja, necessariamente é uma comunhão. Se é uma comunhão, é uma igreja.
Há uma só igreja. Há uma só comunhão.
A abrangência da igreja é a esfera da comunhão. Em outras palavras, a comunhão dos santos é tão ampla quanto a igreja. Há uma só comunhão para a qual somos chamados.
O que é a igreja? A palavra ekklesia significa aqueles que foram chamados para fora e reunidos. Deus nos chamou para fora de toda nação, de toda tribo, de todo povo e de toda língua. Deus nos chamou para fora — somos aqueles que foram chamados para fora — e nos reuniu em torno do nome do Senhor Jesus.
Ao mesmo tempo, somos chamados à comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor. Somos chamados para ser a igreja de Deus, e somos chamados à comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor.
O que é essa comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor? É a comunhão do Pai e do Filho no Espírito.
É a comunhão dos apóstolos. Em Atos 2:42, está escrito:
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Em outras palavras, a comunhão dos apóstolos nada mais é do que a comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor. A comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor, nada mais é do que a comunhão do Pai e do Filho no Espírito Santo.
Portanto, vemos que há uma só comunhão. A comunhão do Pai e do Filho no Espírito é estendida à humanidade. Deus nos chamou à comunhão de Seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, para que possamos compartilhar com Ele aquilo que Ele é.
Somos chamados à comunhão, e a palavra comunhão significa ter em comum. Na verdade, é o Senhor Quem compartilha tudo conosco. Nós não temos nada para compartilhar com Ele. Tudo o que mais tarde conseguimos compartilhar, na verdade, nos foi dado por Ele.
Ele é tão cheio de graça que está disposto a compartilhar tudo conosco. Ele é o Filho de Deus e, ainda assim, como Filho de Deus, está disposto a compartilhar Sua Palavra de vida conosco. Ele compartilha tudo conosco.
É por isso que somos chamados à comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor. Há uma só comunhão.
Ao escrever a essa senhora, o presbítero diz:
A quem amo na verdade.
Esse homem idoso amava essa senhora e seus filhos na verdade. Ele disse:
E não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade; por causa da verdade que permanece em nós.
Ao ler esta breve carta, vocês encontram duas palavras que se destacam. Uma é amor; a outra é verdade. A palavra verdade é usada cinco vezes nesta carta, e a palavra amor é usada quatro vezes.
Esta é uma carta muito curta, com apenas treze versículos, e versículos curtos também. No entanto, essas duas são as palavras-chave.
O que o autor procura gravar em nós, nessa questão da comunhão, é que há dois princípios que governam sua prática. Esses dois princípios são o amor e a verdade.
Em outras palavras, a comunhão precisa ser em amor, e a comunhão precisa ser em verdade.
Vocês não podem ter comunhão em verdade e não em amor. Se fizerem isso, tornam-se muito duros, ásperos, frios e excludentes.
Também não podem ter comunhão em amor, mas não em verdade. Isso os torna muito liberais, como se estivessem dispostos a acolher todo mundo; mas sua comunhão se tornará muito frouxa e fraca.
A comunhão precisa ser em amor e verdade juntos.
O que Deus ajuntou não o separe o homem.
O problema é que sempre separamos os dois. Pensamos que, se temos amor, não podemos ter verdade; e, se temos verdade, não podemos ter amor.
Por exemplo, se vocês têm amor, procuram amar todo mundo e amar tudo. Até amam o pecado. Toleram o pecado. São indulgentes com as pessoas. Porque querem amar, não podem disciplinar ninguém nem conversar seriamente com ninguém; precisam ser tão brandos.
Pensamos que, se temos amor, não podemos ter verdade.
Então, se queremos preservar a verdade, pensamos que não podemos ter amor. Precisamos defender a verdade e, se defendemos a verdade, precisamos lutar por ela. Se precisamos nos opor a alguém, temos de ferir alguém ou passar por cima de alguém. Se queremos a verdade, não podemos ter amor.
Humanamente falando, isso parece impossível. Ou somos pela verdade, ou somos pelo amor.
Mas, sabem, a razão é que aquilo que vocês chamam de amor não é amor verdadeiro, e aquilo que chamam de verdade não é verdade verdadeira. Esse é o problema.
A palavra amor que o apóstolo, ou o presbítero, usa aqui não é philia. Não é amizade. Não é mera afeição.
Naturalmente, temos aquilo que chamamos de afeição humana. A afeição humana é algo bom. Se vocês lerem Romanos 1, verão que “sem afeição natural” é um dos pecados ali enumerados. Algumas pessoas não têm afeição humana alguma.
Ainda assim, a afeição humana e a amizade são muito limitadas. São condicionadas pelas circunstâncias.
Por que vocês iniciam uma amizade com alguém? Talvez tenham o mesmo temperamento ou os mesmos interesses. Conseguem conversar. Gostam um do outro.
Por que demonstram afeição? Porque encontram alguém amável — alguém que não os contraria, mas que, de algum modo, combina com vocês. Então formam uma amizade e têm certo tipo de afeição por essa pessoa.
Mas este amor aqui não é philia; é agape. Agape é o amor divino. É o amor sem egoísmo. É o amor que vem de dentro e nunca é afetado pelas circunstâncias.
Deus é amor — não porque sejamos amáveis, não porque haja algo em nós para amar, mas porque Ele ama. Não importa quem vocês sejam nem como sejam, Ele os ama. A condição de vocês não muda o Seu amor.
Essa palavra, agape, é aquele amor sem egoísmo, o amor que toma a iniciativa, o amor que nunca muda. É desse amor que se trata aqui.
Nós lutamos pela verdade. No cristianismo, vemos que as lutas mais ferozes muitas vezes acontecem por causa daquilo que as pessoas chamam de verdade, e não por causa da falsidade. Às vezes, nem combatemos a falsidade, mas lutamos por causa da verdade, e é uma luta feroz.
Isso pode chegar a tal ponto que marido e mulher deixam de conversar um com o outro. Há certas áreas em que marido e mulher não conseguem chegar a um entendimento porque defendem “verdades” diferentes.
Aquilo que chamamos de verdade muitas vezes não é verdade. Aquilo que chamamos de verdade é, na realidade, interpretação.
A verdade é uma só, mas há muitas interpretações. Lutamos uns contra os outros porque pensamos: “Esta é a verdade”. Na realidade, é a sua interpretação.
Se é a verdade, há uma só, e estamos juntos. Mas, se é interpretação, então diferimos. É por isso que as pessoas se dividem. Na verdade, elas não estão divididas por causa da verdade.
O que é a verdade? Cristo disse:
Eu sou a verdade.
Cristo está dividido? É claro que não. Então por que parece que a verdade nos divide? São as nossas interpretações.
Irmãos e irmãs, qual é a base, o princípio da comunhão? Os princípios da comunhão são o amor e a verdade: o amor agape, o amor de Deus em nós.
Porque esse amor está em nós, amamos uns aos outros.
O que é a verdade? A verdade é o mandamento de Deus. O que é o mandamento de Deus? Em 1 João 3:23, está escrito:
E este é o Seu mandamento: que creiamos no nome de Seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, assim como Ele nos deu mandamento.
Esta é a verdade. A verdade é Cristo. Cremos no Senhor Jesus. Cremos em Sua pessoa e em Sua obra. Porque cremos Nele, guardamos este mandamento: amamos uns aos outros.
O Senhor disse:
Como o Pai Me amou, também Eu vos amei; permanecei no Meu amor. Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor.
Portanto, vemos que a verdade e o amor não estão separados. Na realidade, a verdade e o amor estão juntos. A comunhão se baseia no amor e na verdade.
O autor procura resolver essa confusão a respeito da comunhão. Mas, quando escreve, começa pelo lado positivo.
Sabem, muitas vezes, quando procuramos combater uma heresia ou uma falsidade, ficamos tão envolvidos com o lado negativo que perdemos nossa própria base. Por isso, vemos que, na Escritura, o procedimento é invariavelmente este: sempre que forem combater algo que não é verdadeiro, ou uma falsidade, primeiro mostrem o que é verdadeiro. Incentivem o que é verdadeiro, e então a falsidade será exposta.
Assim, nesta carta, o autor começa pelo positivo. Ele diz:
Muito me alegro por ter encontrado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai.
Queridos irmãos e irmãs, é muito interessante que, nesta breve carta, nos seja mostrado algo das condições dos crentes nos primeiros tempos, no primeiro século.
Não sabemos muito a respeito da igreja no primeiro século. Sabemos um pouco, mas não muito. No entanto, nesta pequena carta, encontramos algumas pistas, algumas indicações de como era a igreja no primeiro século.
João diz:
Muito me alegro.
Em outras palavras, seu coração se enche de grande alegria quando ele vê alguns dos filhos dela andando na verdade.
Por um lado, isso nos mostra uma família cristã. Essa senhora provavelmente era viúva. Tinha vários filhos. Embora alguns de seus filhos não estivessem com ela naquele momento, evidentemente alguns deles estavam em outro lugar, provavelmente onde o presbítero morava.
O presbítero viu alguns dos filhos dela andando na verdade. Esses filhos, embora não estivessem em casa, haviam sido tão bem instruídos e criados na disciplina e na admoestação do Senhor que, mesmo estando em outra cidade, longe de casa e longe da mãe, continuavam andando na verdade.
Continuavam fiéis em seguir o Senhor e amar o Senhor. Quando o presbítero, aquele homem idoso, viu tal situação, alegrou-se muito.
Isso nos dá uma indicação de como os cristãos dos primeiros tempos eram edificados em Cristo. É algo que realmente precisamos aprender hoje.
Em nossos lares, precisamos criar nossos filhos com o conhecimento do Senhor, com o amor de Cristo e com a verdade que está em Cristo, para que, mesmo estando longe de nós, em outra cidade ou em outro lugar, ainda possam permanecer firmes pelo Senhor e prosseguir.
Isso é raro hoje. Muitas vezes encontramos famílias cristãs em que, enquanto os filhos estão com os pais, parecem ser bons cristãos. Mas, quando saem de casa, a história é outra.
Não há aquela solidez, aquela estabilidade, aquele fundamento.
Agradecemos a Deus porque, na igreja primitiva, embora ela já estivesse na segunda e na terceira gerações, ainda havia certa estabilidade. Isso era algo que alegrava muito aquele homem idoso.
Se essa senhora representa a igreja, então isso significa que a igreja havia lançado um bom fundamento para todos os irmãos e irmãs. Embora alguns jovens irmãos e irmãs tivessem saído e ido para outros lugares estudar ou trabalhar, ainda permaneciam firmes e andavam na verdade, seguindo o Senhor e amando o Senhor.
Isso mostra que um bom fundamento havia sido lançado na igreja em que foram criados.
Mais uma vez, precisamos ter muito cuidado com isso: como criamos nossos jovens, para que sejam solidamente edificados em amor e verdade. Aonde quer que vão, estarão em comunhão. Não se perderão simplesmente no mundo, mas continuarão em comunhão, andando em amor e andando na verdade.
Penso que isso é extraordinário.
Aqui vemos, por um lado, o autor expressando sua grande alegria ao ver os filhos andando na verdade. Em seguida, ele encoraja a senhora. Ele diz:
E agora te rogo, senhora, não como se te escrevesse um novo mandamento, mas aquele que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
Antigamente, os cristãos se reuniam em casas. Não tinham salões de reunião como temos hoje. Reuniam-se em casas, de modo que algumas pessoas abriam seus lares para as reuniões.
Muito provavelmente, essa viúva, que tinha um caráter cristão tão nobre e havia criado sua família tão bem, abriu sua casa para que o povo de Deus pudesse se reunir e ter comunhão.
Não apenas para a comunhão, mas também para a hospitalidade. Era isso que costumavam fazer naqueles dias.
Mas, por causa da grande confusão que havia entrado na igreja a respeito da comunhão, ela precisava de encorajamento.
Vocês se lembram de que nosso Senhor Jesus disse:
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até o fim será salvo.
Quando a igreja começa a perder sua força e sua vida espiritual, vemos que o amor de muitos esfria. Há muitas coisas que não deveriam acontecer, mas acontecem. Quando essas coisas acontecem, naturalmente vocês perguntam: “Como podemos amar?”
Provavelmente sentem que precisam fazer concessões quanto à verdade. Isso é natural.
Portanto, o que o autor procura nos encorajar a fazer é isto: não importa quanta confusão exista, não importa quanto mal ou quantas anormalidades vocês vejam por toda parte, precisam continuar mantendo a comunhão em amor e verdade.
Não permitam que aquilo que veem ao seu redor, ou mesmo aquilo que possa acontecer com vocês, os afaste da comunhão — da comunhão em amor e da comunhão em verdade.
Penso que isso é muito necessário para nós hoje.
Depois de encorajá-la a continuar na comunhão, em amor e verdade, ele passa ao lado negativo.
Mais uma vez, precisamos conhecer um pouco do contexto.
Nos primeiros tempos, eles não apenas não tinham locais de reunião; também não tinham um pastor residente. Hoje, onde há uma igreja, há um edifício e há um pastor. O pastor reside ali para cuidar de todo o ensino e dos chamados serviços espirituais para as pessoas.
Esse tipo de sistema pastoral se desenvolveu mais tarde.
No princípio, por um lado, todos os crentes eram sacerdotes. Em outras palavras, todos os que criam no Senhor — não apenas um pequeno grupo de pessoas especialmente treinadas — deveriam ministrar espiritualmente. Não encontramos um pequeno grupo assumindo a responsabilidade por todo o bem-estar espiritual da igreja e monopolizando todo o serviço espiritual.
Nos primeiros tempos, os cristãos aprendiam a edificar uns aos outros em amor. Aprendiam a ministrar uns aos outros. É assim que a igreja é edificada. Não dependiam de um só homem como pastor para cuidar de todo o seu bem-estar espiritual.
Mas, para fortalecer e ajudar os crentes a edificarem uns aos outros, Deus deu à igreja universal alguns apóstolos, alguns evangelistas, alguns pastores e mestres. Essas pessoas foram dadas à igreja universal e viajavam, visitando diferentes assembleias e ministrando a elas para amadurecer e capacitar os santos, de modo que os santos pudessem edificar-se conjuntamente em amor.
É assim que encontramos na Escritura. Portanto, nos primeiros tempos, havia pessoas que viajavam: apóstolos itinerantes, profetas itinerantes, evangelistas itinerantes, pastores e mestres itinerantes. Eles iam de lugar em lugar, procurando fortalecer e edificar a igreja.
Não viajavam para estabelecer seu próprio domínio ou seu próprio reino, como fazemos hoje. Iam edificar a igreja de Deus. Se Pedro chegasse, edificaria a mesma igreja. Se Paulo chegasse, edificaria a mesma igreja. Não estavam construindo seus próprios reinos.
Algumas pessoas, como Paulo, eram bem conhecidas e não precisavam de cartas de recomendação. Paulo disse aos coríntios que, embora outros talvez precisassem de cartas de recomendação, ele não precisava, porque era o pai espiritual deles, e eles deveriam conhecê-lo.
Mas outros, como Apolo quando começou, precisavam de recomendação. Ele estava em Éfeso, e Priscila e Áquila o acolheram e o ajudaram a ter um conhecimento mais pleno do Senhor Jesus. Quando quis ir a Corinto, eles o apresentaram aos irmãos de lá, porque ninguém o conhecia.
Assim, naqueles dias, havia muitos ministros itinerantes, pregadores itinerantes, para usar uma expressão atual. Eles viajavam, visitando diferentes grupos, assembleias e comunhões, procurando edificar o povo de Deus para que os próprios crentes pudessem se edificar.
Naquela época, a igreja não era altamente organizada. Não era a vontade de Deus que ela fosse altamente organizada.
Como havia comunhões e igrejas em muitos lugares, as portas estavam completamente abertas. Recebiam qualquer pessoa que viesse em nome do Senhor para ajudá-los e edificá-los.
Quando essas pessoas viajavam, iam a uma igreja, a uma assembleia, a uma comunhão, procurando ministrar, e as portas estavam completamente abertas.
Por causa disso, surgiram alguns problemas. Havia falsos mestres e falsos profetas, mesmo no primeiro século — e, naturalmente, temos mais hoje.
Esses falsos mestres e falsos profetas introduziam falsos ensinos. Como as portas estavam tão abertas, aproveitavam-se da sinceridade e da inocência dos crentes.
Entravam e diziam: “Sou um servo do Senhor, vim ajudá-los”. Os crentes diziam: “Está bem, entre”. Então começavam a ministrar, procurando promover seu falso ensino.
Portanto, havia um problema. Como controlá-lo? Será que vocês vão fechar a porta para todos os ministros visitantes?
Se houver uma organização rígida, esse problema não existe, porque vocês só recebem aqueles que fazem parte de sua organização. Quem está fora da organização fica de fora. Isso é fácil.
Mas não havia essa organização. As portas estavam completamente abertas. Os cristãos eram sinceros, sem conhecimento dessas coisas, inocentes e amorosos. Qualquer pessoa podia entrar e se aproveitar deles, desviando uma igreja inteira. Era uma questão séria.
Qual é o falso ensino sobre o qual o autor escreve de modo especial?
No Evangelho de João, há uma preocupação subjacente em combater um falso ensino que nega a divindade de Cristo.
Mesmo naquela época, havia falsos mestres e falsos profetas que negavam a divindade de nosso Senhor Jesus. Diziam que o Senhor Jesus era apenas um homem. Ele não era Deus de modo algum.
Chegavam a dizer que, quando Ele foi batizado, Deus veio sobre Ele, mas, antes de Ele ser crucificado, Deus O deixou. Diziam que Ele era apenas um homem, e não Deus. Isso é uma heresia grave.
Essa é uma das razões pelas quais João escreveu o Evangelho. Em sua mente, João está combatendo a ideia de que o Senhor Jesus é apenas um ser humano, e não Deus.
Queridos irmãos e irmãs, essa heresia continua até hoje. Há muitos hoje que ensinam que o Senhor Jesus é apenas um homem, e não Deus.
Mas, nas epístolas, encontramos justamente o erro oposto. As pessoas começaram a vir e a ensinar: “Jesus é Deus. Ele não é homem. Não é homem de modo algum. Deus nunca Se fez carne”.
Por quê? Porque o ensino gnóstico havia entrado no cristianismo. Segundo o gnosticismo, a matéria é má. A própria matéria é má; portanto, o corpo é mau.
Como Deus poderia unir-Se àquilo que é mau? Ele não pode fazer isso, diziam. Portanto, não há encarnação. O corpo do Senhor Jesus é um fantasma; não é real.
Eles rejeitavam a verdade de que o Senhor Jesus veio em carne. Não criam em Sua humanidade.
Irmãos e irmãs, as heresias que encontramos no cristianismo hoje se concentram, em sua maioria, na pessoa e na obra de nosso Senhor Jesus. Naturalmente, há outras questões, mas vemos que todas as heresias têm algo a ver com a pessoa e a obra de nosso Senhor Jesus.
Se vocês rejeitam a pessoa, rejeitam a obra. Se não creem que Ele é Deus e dizem que Ele é apenas homem, então Ele não pode salvá-los. Vocês precisam salvar a si mesmos e tentar se comportar como Ele Se comportou.
Se Ele é Deus e não é humano, então não temos mediador. Quando vocês rejeitam a pessoa do Senhor Jesus, rejeitam Sua obra. Jogam fora aquilo que Deus nos entregou.
Não é uma questão de interpretação. Podemos ter diferentes interpretações sobre muitas das chamadas verdades. Mas, quando chegamos à questão básica — a pessoa e a obra de nosso Senhor Jesus —, isso já não é uma questão de interpretação. É uma questão da própria verdade.
É isso que o falso ensino realmente é. Essas pessoas que saem proclamam que avançaram. A expressão usada ali, “vai adiante”, transmite, na verdade, a ideia de desenvolvimento.
Dizem que desenvolveram o cristianismo. Desenvolveram a verdade cristã em algo que pode ser mais aceitável intelectualmente. Pensam que avançaram além da verdade revelada na Escritura. Essa é a sua alegação.
Mas, ao fazerem isso, destroem o próprio fundamento do cristianismo, o próprio fundamento da comunhão.
Diante disso, o autor nos mostra quem devemos receber e quem não devemos receber.
Vocês se lembram de Romanos 15:7:
Portanto, recebei-vos uns aos outros, como também Cristo vos recebeu, para a glória de Deus.
Como recebemos uns aos outros? Recebemos uns aos outros assim como Cristo nos recebeu.
Como Cristo nos recebe? Ele nos recebe em amor — o amor agape. Não porque sejamos amáveis, não porque haja algo em nós que possa ser amado, mas porque Ele nos ama. Por isso, Ele nos recebe.
Como Ele nos recebe? Ele nos recebe em verdade. Ele não apenas nos ama e diz: “Não importa se vocês pecam. Está tudo bem”. Não. Ele nos recebe em verdade.
Por causa disso, Ele entrega Sua vida por nós.
Aquele que não conheceu pecado, Deus O fez pecado por nós, para que nos tornássemos justiça de Deus.
Portanto, vemos que a maneira como Ele nos recebe é em amor e em verdade. O Senhor diz:
Recebei-vos uns aos outros.
Devemos fazer o mesmo.
Precisamos receber uns aos outros em amor e em verdade. Em amor, porque são de Deus. Você é de Deus; ele é de Deus. Portanto, não importa quem ele seja ou como seja, amamos uns aos outros. Este é o amor aos irmãos. Amamos porque há vida ali; há Cristo ali.
Recebemos uns aos outros em verdade. O que é a verdade? A pessoa e a obra de nosso Senhor Jesus. Cremos que Ele é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Cremos que Ele veio em carne. Cremos que o Verbo Se fez carne. Essa é a verdade.
É assim que recebemos uns aos outros.
Aplicando esse princípio ao não acolhimento: quem não recebemos na comunhão? Não recebemos aqueles que não estão nem no amor nem na verdade.
Em outras palavras, comunhão é ter em comum. O que temos em comum? Cristo.
Se uma pessoa não tem Cristo, ela não é nascida de Deus. Se uma pessoa não crê que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, e que Ele veio em carne, então não há verdade ali.
Se não há verdade nem amor, não há nada em comum. Por causa disso, o autor diz:
Não o recebais […] nem o saudeis.
Ele está tratando disso com muita seriedade.
Irmãos e irmãs, vocês podem pensar que isso contradiz o amor ou contradiz a verdade. De modo nenhum.
O que se diz aqui é: quem recebemos na comunhão? Recebemos na comunhão somente aqueles que têm algo em comum, e esse algo em comum é Cristo.
Esses falsos mestres rejeitam o Filho; portanto, rejeitam o Pai. Ao fazerem isso, não há nada em comum. A luz não tem comunhão com as trevas. A verdade não tem comunhão com a falsidade. É aí que está a linha de separação.
Irmãos e irmãs, isso não significa que, por não recebermos alguém na comunhão, devamos rejeitar essa pessoa. Não significa isso.
Devemos amar as pessoas que não conhecem o Senhor. Devemos compartilhar a verdade com elas. Devemos falar-lhes do Senhor Jesus, para que possam ser recebidas na comunhão da igreja.
Antes de uma pessoa estar em amor e verdade, ela não está na comunhão. Mas vamos ao seu encontro para trazê-la para dentro, por amor e verdade, pelo caminho do amor e da verdade.
Outra coisa: não é porque algumas pessoas têm interpretações diferentes das suas, ou divergem em seu ponto de vista sobre certas verdades da Bíblia, que vocês dizem: “Não posso receber você”. Não, não é isso que significa. Lembrem-se disso.
Mesmo aqueles que parecem sustentar falsos ensinos talvez não conheçam a verdade. Em outras palavras, nunca foram realmente ensinados na verdade. Não rejeitem essas pessoas. Elas não estão incluídas aqui. Precisamos ajudá-las a enxergar a verdade.
Mas, quanto àqueles profissionais — os que afirmam ter mais luz, os que afirmam ter avançado para além da verdade —, dessas pessoas precisamos nos afastar. Não as saúdem sequer, para que não participemos de suas más obras.
Isso é sério. Não pensem que podem se misturar com essas pessoas sem serem contaminados ou maculados.
A história nos mostra que algumas pessoas tentaram se misturar com elas. Embora amassem muito o Senhor, aos poucos foram afastadas Dele, porque a razão humana é muito poderosa.
O que encontramos aqui é a maneira de manter afastados aqueles que ensinam falsidades, para que a igreja seja conservada pura e o testemunho seja preservado.
Finalmente, é claro, ele diz: “Quero ter mais comunhão com vocês, não com tinta e papel, mas face a face”.
Em outras palavras, apesar de todos os problemas relacionados à comunhão, ainda precisamos desejar a comunhão. Não pensem que, por ser algo que traz dificuldades, devemos deixar de ter comunhão.
Não, precisamos desejar a comunhão, para que nossa alegria seja completa. Não há nada na terra que nos traga mais alegria do que a comunhão.
Vamos orar?
Amado Pai celestial, nós Te louvamos e agradecemos por nos chamares à comunhão de Teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Oh, que privilégio, que honra e que alegria podermos ter comunhão Contigo e uns com os outros.
Nosso Pai, reconhecemos que há confusão na comunhão hoje. Oramos para que abras nossos olhos e nosso entendimento, para que sejamos conservados na pureza da comunhão; para que não nos fechemos à comunhão com pessoas que devemos receber, nem nos abramos à comunhão com aqueles que não devemos receber.
Senhor, pedimos que nos dês discernimento e sabedoria. Em nome de nosso Senhor Jesus, amém.