Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    The Cross And The Battle For Sonship © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    The Cross And The Battle For Sonship
    The Cross And The Battle For Sonship
    Austin-Sparks, T.

    A Batalha pela Filiação

    E, sendo assim…

    Sim, quero apenas lembrá-los da possibilidade — pelo menos da possibilidade — de que o Senhor esteja falando neste lugar esta noite. Se a oração for atendida, assim será.

    E, se assim for, assumimos uma responsabilidade solene ao nos dispormos a ouvir o Senhor falar. Pode ser uma grande bênção ouvir o Senhor falar, mas isso também traz uma grande responsabilidade, pois nunca mais poderemos ser os mesmos se o Senhor falar.

    Juntos, dissemos: “Fala. Fala, Senhor, no silêncio, enquanto espero em Ti”. Dá-nos, então, corações verdadeiramente tocados pelo precioso sangue de Jesus, mentes guardadas e graça para que possamos receber e obedecer.

    Pedimos em nome do Senhor Jesus. Amém.

    Revisão do Ensino sobre a Cruz

    Como várias pessoas se juntaram a nós desde ontem à noite, talvez seja útil recapitular brevemente o caminho que temos seguido nestes encontros noturnos, sob o título geral A Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Nosso objetivo tem sido ver como a cruz nos é apresentada nas cartas do apóstolo Paulo e como cada carta expõe uma aplicação e um significado específicos da cruz.

    Na carta aos Romanos, observamos como a cruz é abrangente e inclui todas as coisas. Depois, partindo dessa abrangência, começamos, em segundo lugar, a desdobrar, por assim dizer, a aplicação da cruz a situações particulares e específicas. A primeira delas foi a que encontramos na primeira carta aos Coríntios.

    Observamos que nessa carta se estabelece uma grande divisão: a divisão entre a situação e a condição em que os coríntios se encontravam e a situação e a condição às quais Paulo procurava conduzi-los por meio da cruz. Ele enfatizou repetidamente que a cruz era o caminho de transição de uma para a outra, e demos a essa reflexão o título de “As Duas Humanidades”.

    O Homem Natural e o Homem Espiritual

    Mesmo entre os cristãos, existe aquele tipo de cristão que Paulo descreve como o homem natural, que, literalmente, em sua própria linguagem, era e é o homem da alma — o homem anímico, que vive inteiramente na base da alma.

    Do outro lado, porém, está o outro tipo de humanidade: o homem espiritual, o homem do espírito, governado pelo Espírito. A carta nos distingue nessas duas categorias — as duas humanidades dentro da comunidade cristã.

    Vimos todas as diferenças entre os dois, mesmo sendo cristãos, e como a cruz entra nessa questão para estabelecer a divisão entre alma e espírito.

    Vou me deter um pouco mais nessa relação específica.

    Israel no Deserto como Advertência

    Vocês precisam se lembrar de que, como parte da formação de Paulo, sendo ele o homem que era — com sua profunda formação judaica e seu conhecimento das Escrituras hebraicas, aquilo que chamamos de Antigo Testamento —, esse contexto sempre estaria presente em sua maneira de pensar. O Espírito Santo se valia dessa formação e, embora Paulo talvez nem sempre citasse o Antigo Testamento ou se referisse a algum livro específico dele, esse contexto estava ali o tempo todo. Se vocês olharem além da superfície, vão encontrá-lo.

    Nessa relação específica que estamos considerando agora, é muito evidente que esse contexto acompanha o apóstolo Paulo ao longo de toda a primeira carta aos Coríntios.

    Aqui, nessa carta, ele traz à vista aquela fase da história de Israel no deserto e seu desfecho trágico. Em 1 Coríntios 10, ele apresenta isso como uma advertência aos coríntios. Lembrem-se: ele fala do fracasso deles e de sua queda no deserto, depois de terem saído do Egito, depois de terem sido redimidos com precioso sangue.

    Essa não é a minha interpretação. É exatamente o que Paulo diz. Eles morreram no deserto. Não avançaram até aquilo para o qual Deus os havia conduzido.

    E, como estou dizendo, ele usou isso como uma advertência muito solene aos coríntios, dizendo, em essência: “Tenham cuidado. Vocês estão agora exatamente na mesma posição em que Israel estava naquele tempo, e eu os advirto de que o destino de vocês pode ser o mesmo deles. Vocês podem deixar de alcançar aquilo para o qual Deus os chamou. Vocês podem”, usando a própria palavra dele, “perecer no deserto”.

    Sei que isso vai levantar algumas perguntas na mente de vocês, e imagino que gostariam de me fazer essas perguntas, se tivessem a oportunidade — se eu lhes desse a chance —, sobre perseverança final, sobre ser salvo e se perder, e tudo isso. Não tragam essa discussão para cá. Não estamos falando de salvação. Isso está resolvido no caso dos coríntios. Estamos falando de herança: o propósito da salvação.

    Paulo deixa muito claro que vocês podem estar sobre o fundamento, que é Cristo. Em 1 Coríntios 3, vocês podem ser salvos sobre o fundamento, que é Cristo; mas, estando sobre esse fundamento, podem erguer uma construção que será inteiramente perdida. Todo o trabalho da vida de vocês pode virar fumaça. Essa é apenas outra maneira de interpretar o que aconteceu com Israel no deserto.

    A Divisão entre Alma e Espírito

    Ora, então, o que estava na raiz daquela tragédia de Israel? Vocês encontram a resposta em Hebreus 4. Ao longo dos séculos, as pessoas têm debatido a autoria da carta aos Hebreus. Não vamos discutir isso. Mas há algo aqui que é muito semelhante, se não idêntico, em 1 Coríntios 10 e Hebreus 4.

    Vocês percebem que o escritor, seja ele quem for, está falando exatamente dessa mesma coisa:

    E vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.

    Ele desenvolve a questão da tragédia de Israel: perecer no deserto e não entrar para tomar posse. Então, usa aquela conjunção para a qual chamei a atenção de vocês na outra noite, sem me estender sobre ela como estou fazendo agora: “Pois não entraram” — pereceram no deserto —

    Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito.

    Aí estão, creio eu, as duas categorias: as duas humanidades. As pessoas anímicas pereceram no deserto. As pessoas espirituais, que foram levantadas, atravessaram e prosseguiram até o fim. Muito impressionante, não é? Aquele pequeno “porque” — aquele poderoso pequeno “porque”.

    A Palavra de Deus divide alma e espírito. A implicação dessa declaração adicional é que essa era a causa de todo o problema no deserto. Se vocês se lembram da história daquelas décadas no deserto, quanto havia disto: “O que estou ganhando com isso? Como isso me beneficia?”

    “Eu” — “O que eu estou ganhando?” O homem anímico está sempre preocupado consigo mesmo.

    Vocês se lembram da mudança, da transição, em Josué e Calebe:

    Se o Senhor Se agradar de nós, então nos fará entrar nesta terra.

    Ah, o que importa é o agrado do Senhor, não o meu. Essa é a diferença entre alma e espírito.

    Vamos encontrar essa questão de maneira muito clara ao chegarmos às cartas posteriores. Quero que vocês percebam que essa é a grande questão entre o povo de Deus: redimido pelo precioso sangue, tirado do mundo e da escravidão a Satanás, e, ainda assim, deixando de avançar plenamente até o propósito dessa redenção e tudo o que Deus pretendia.

    A cruz entra para nos salvar de cair pelo caminho, no deserto, e perder a herança, agindo como uma espada de dois gumes, separando alma e espírito. Essa é a cruz em sua aplicação prática.

    A Transição em 2 Coríntios

    Depois, ontem à noite, vimos que essa questão é tratada em sua raiz. Essas questões não se resolvem de uma só vez, vocês sabem; elas são resolvidas, a princípio, em sua base. Ainda há muito a fazer. Encontraremos muito mais a ser feito em 2 Coríntios a esse respeito, mas a raiz foi tocada. O machado foi posto à raiz. Algo foi feito.

    Observem 2 Coríntios 7. Vocês ouvem o apóstolo falar sobre o que aconteceu depois de eles receberem sua primeira carta:

    Que solicitude produziu em vós!
    Que defesa, que indignação, que temor, que saudades!

    Eles são pessoas quebrantadas. Antes não eram quebrantados; agora são pessoas quebrantadas. Estão chorando e soluçando por causa do que fizeram.

    Como estou dizendo, o machado foi posto à raiz. Algo fundamental foi feito. Portanto, eles podem atravessar o Jordão, por assim dizer — atravessar e prosseguir —, e começar sobre um terreno inteiramente novo: o terreno dos céus abertos, o terreno do rosto descoberto.

    Lembrem-se:

    Mas, quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado.
    Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

    Vocês estão do outro lado. Há uma atmosfera diferente, não há, na segunda carta aos Coríntios em comparação com a primeira? É uma atmosfera diferente. Agora há possibilidades.

    Eles passam a desfrutar do benefício do rosto descoberto, que, em outras palavras usadas por Paulo, é isto:

    Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, é Quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.

    Vocês não podem dizer isso na primeira carta, mas podem na segunda:

    Portanto, tendo este ministério…

    O ministério do rosto descoberto. Não vou retomar tudo o que abordamos durante uma hora inteira ontem à noite, mas o ponto é que eles agora são apresentados em sua posição espiritual.

    Vocês percebem a sequência espiritual dessas cartas, não percebem? A sequência espiritual é um avanço: novas perspectivas e possibilidades, um novo potencial, uma nova atmosfera.

    Ah, quando o povo atravessou o Jordão, foi assim. Podia-se respirar mais livremente. Ao ler a primeira carta aos Coríntios, especialmente aqueles primeiros capítulos, vocês não respiram livremente de modo algum — de modo algum. Agora, a atmosfera está clara e limpa, e há um novo movimento de avanço. Esse é um grande avanço; eles atravessaram.

    E, como eu disse, algo fundamental, embora não definitivo, foi feito.

    A Interrupção do Progresso Espiritual

    Muito bem. Trata-se de algo abrangente, porque, vocês sabem, Jericó representava, em seu caráter sétuplo, as sete nações que deveriam ser conquistadas. Sete é o número dominante ali em Jericó. Isso representa plenitude espiritual, ou abrangência espiritual.

    Quando vocês conquistam Jericó, conquistam, em figura, em espírito e em posição espiritual, a terra. Vocês alcançam tudo o que está na vontade soberana de Deus. Assim, ao chegar à segunda carta aos Coríntios, vocês atravessaram e rodearam Jericó. Isto é, a questão do fundamento foi tratada.

    E agora? Agora, sem dúvida, o povo é um povo espiritual. Vocês não precisam que eu volte ao começo do livro de Josué: o Homem em pé, com a espada desembainhada, o Príncipe do exército do Senhor, a Quem Josué entregou o comando da campanha. Vocês não precisam que eu lhes diga que essa é a representação do Espírito de Deus, o Espírito Santo, que está no comando da campanha.

    Deixemos todos esses detalhes. É aqui que estamos na segunda carta. Tudo parece maravilhosamente promissor, não parece? Nova atmosfera, novas perspectivas, novas potencialidades.

    O que explica Gálatas? O que faz com que Gálatas apresente um progresso interrompido, levado à paralisação, revertido e conduzido de volta ao terreno antigo?

    Tudo isso está em Gálatas, não está? Ah, esses clamores do apóstolo:

    Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou?

    Corríeis bem; quem vos impediu?

    Vocês haviam chegado a certo ponto. O que aconteceu com vocês?

    E, em paralelo a Gálatas, está Ai: contato com o terreno antigo; contato com Babilônia; o retorno ao antigo terreno da morte.

    O apóstolo, nessa carta aos Gálatas, expressa isso, curiosamente, em duas palavras, ou numa expressão: “o mundo”. Vocês sabem como ele termina a carta aos Gálatas:

    Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

    Ele relaciona essa expressão, aqui na sequência das coisas, com essa questão de Ai. Porque sabemos o que eles tomaram em Ai: a capa babilônica e a barra de ouro. Contato com o mundo — contato com o sistema do mundo —, isso basta. Nem mesmo Deus pode livrá-los do príncipe deste mundo se vocês se apegarem a cada contato que estabelecem com este mundo. Isso interrompe o progresso espiritual.

    Bem, “o mundo” — veremos o que isso significa à medida que prosseguirmos. Mas é algo muito abrangente, que inclui muitas coisas. Ai foi a mão de algo que deteve o avanço.

    O Judaísmo e a Batalha pela Filiação

    Deixem o livro de Josué por um momento e venham para esta carta aos Gálatas. Quero examinar essa mão que deteve o avanço, esse fascínio que fez parar esse belo movimento — pois eles não haviam chegado à maturidade final; estavam prosseguindo. O que era isso?

    Ah, claro, vocês dizem: “O senhor já nos disse: voltar outra vez ao terreno da alma”. Sim, está bem. Mas o que é isso? O que é isso?

    Queridos amigos, se vocês olharem novamente para esta carta aos Gálatas, que conhecem tão bem, descobrirão que isso está num pequeno sufixo: “-ismo”. E, nesse caso, judaísmo. Era isso. Era isso.

    Esta noite, ao considerar Gálatas, estou falando sobre a batalha pela filiação — a batalha pela filiação. Lembrem-se das três palavras principais desta carta: liberdade, Espírito e filho. Voltaremos a isso. Essa é a questão final.

    A batalha pela filiação se trava em torno do judaísmo, ou no terreno do judaísmo. Foi esse “ismo” que levou os cristãos da Galácia a essa paralisação, a essa interrupção do progresso, e arrancou do coração do apóstolo este terrível clamor:

    Meus filhinhos, por quem de novo sofro as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.

    É uma pena que os tradutores tenham nos dado “até que Cristo seja formado em vós”. Não: “até que Cristo seja plenamente formado em vós”. Essa é a questão: não o início da formação de Cristo, mas a plena formação de Cristo. A filiação sustentada pela plena formação de Cristo.

    E tudo por causa de um “ismo” — um poderoso “ismo”: o judaísmo.

    A Natureza dos “Ismos” Religiosos

    Não preciso, creio eu, gastar tempo explicando e definindo o judaísmo. Acho que isso ficará claro à medida que prosseguirmos. O que vamos dizer talvez o defina melhor, conforme desenvolvermos essa questão. Mas o que estou dizendo é que foi um “ismo”, um “ismo” que fez isso.

    E isso sempre teve o mesmo efeito: o judaísmo.

    Recentemente, encontrei algo escrito por um líder e mestre cristão muito conhecido que, há mais de meio século, escreveu biografias de referência de Cristo e do apóstolo Paulo. Bem, eram os grandes livros daquela época; hoje não se ouve tanto falar deles. Ele escreveu isto, e preciso ler para vocês.

    “Isso está tão pessoalmente relacionado a essas coisas, na astúcia e na sutileza do diabo e do homem. O cristianismo sempre tendeu a definhar, transformando-se em judaísmo; em rabinismo; em escolasticismo; em eclesiasticismo; em romanismo; em sectarismo; em esquemas mortos de crenças dogmáticas; em rotinas mortas ou em cerimonial elaborado; em exclusivismo morto de partidos e estreiteza partidária; em fórmulas mortas de partidos eclesiásticos; em práticas mortas, obras mortas ou tentativas mortas; em frases mortas.”

    Isso é muito bom, não é? Todos os seus “ismos”. Mas, se ele vivesse hoje, fico pensando quantos outros “ismos” teria acrescentado. Não vou ser tão indelicado a ponto de lhes dar a lista ampliada, mas pensem — pensem — no “ismo”.

    Aquilo que passou a ser definido como um “ismo” — isso, aquilo e aquilo outro. Às vezes, é um erro evidente; existem erros. Às vezes, é uma mistura de verdade e erro. Às vezes, é a própria verdade que se tornou um “ismo”.

    Sim, a verdade está correta; está no Novo Testamento. Mas tornou-se um “ismo”. Qual é o efeito de um “ismo”? O que queremos dizer com um “ismo”?

    Bem, colocou-se uma cerca ao redor daquela coisa, e ela, em si mesma, tornou-se o princípio e o fim de tudo. E isso diz: “A menos que você siga esta linha, aceite este terreno, entre por este caminho, não há comunhão com você. A comunhão não é possível”.

    Somente se você aceitar essa interpretação, ou essa experiência, ou seja lá o que for, poderá ter comunhão. Vocês podem colocar isso no lugar da circuncisão:

    Se não vos circuncidardes, não podeis ser salvos.

    Lembram-se disso?

    Aquilo pode estar certo em si mesmo, embora tenha sido cristalizado e tornado definitivo, e o muro do exclusivismo tenha sido erguido. A menos que você venha para esse terreno, está excluído.

    E isso, como disse na citação o escritor a quem acabei de me referir, era o que ele queria dizer com a sutileza do diabo.

    Vocês percebem, queridos amigos, que Deus nunca fez algo novo na história cristã, nem trouxe à luz algo destinado a conduzir Seu povo mais adiante, até aquela plenitude final, sem que, mais cedo ou mais tarde — e geralmente mais cedo —, os homens transformassem isso num “ismo” de fabricação humana.

    Eles cristalizaram isso num ensino, numa maneira de agir, numa prática dentro do cristianismo, com suas próprias leis, modos e direitos; e isso interrompeu o avanço rumo à plenitude que Deus pretendia. Jesus quase parou ali — em Ai.

    Uma das coisas mais perniciosas que o diabo já fez na história cristã foi levar os homens a cristalizar a verdade viva numa forma morta.

    E vocês sabem, ele é astuto. Ele é astuto. Ah, tomem a espada de dois gumes contra o “ismo” do judaísmo e cortem-lhe a cabeça; tirem do diabo seu instrumento mais poderoso nos dias de Paulo, que era o judaísmo.

    De fato, por toda parte aonde o apóstolo ia, aquilo já estava à sua espera ou vinha em seu encalço: para desacreditá-lo, para interromper a vida e o progresso espirituais. A batalha chegou ao auge nessa situação da Galácia, e, com esta carta aos Gálatas, fica registrado que o Golias do judaísmo foi morto, por algum tempo. Naquele momento, ele não voltou a levantar a cabeça.

    O diabo perdeu um grande instrumento. Mas vocês acham que ele abandonou essa estratégia? Bem, citei alguns desses “ismos” e disse que podemos acrescentar muitos outros.

    O Senhor Jesus disse que, quando o espírito imundo sai de um homem, anda por lugares vazios. Se algo melhor e diferente não ocupar seu lugar naquele homem, naquela casa, o espírito volta de suas andanças e olha pela janela, por assim dizer, e vê que a casa está vazia. Ele sai e traz outros sete piores do que ele, e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro.

    O diabo perdeu o judaísmo. Vejam só o que viria ocupar seu lugar. Por causa desse vazio no cristianismo, desse não prosseguir até a filiação, ele trouxe de volta dezenas de outros piores do que ele: “ismo”, “ismo”, “ismo”.

    Ora, não estou tentando ser engraçado, nem simplesmente inventando alguma coisa nova. Queridos amigos, não se enganem: há “ismos” muito fascinantes e atraentes.

    Neotestamentarismo, não neotestamentarismo. E, em certas etapas da vida e do ministério, tenho visto repetidamente pessoas queridas do povo de Deus que estavam realmente abertas, prosseguindo com o Senhor na liberdade do Espírito, com grandes perspectivas, e então foram capturadas por algum “ismo”.

    Vocês simplesmente ficam sem poder fazer nada. Podem tentar justificar-se com base nessa doutrina, mas é isso. Tenho visto isso repetidamente.

    O israelismo britânico, esteja certo ou errado, é um desvio. É algo com uma cerca ao redor, e vocês não conseguem avançar com essas pessoas para além daquilo. Esse é o problema. Tomo isso como ilustração, mas tenho em mente muitos outros.

    Há algo muito forte que vem se espalhando como uma praga pela América e pela Europa nestes últimos anos. Ouso mencionar este: o universalismo. É um “ismo” que cativou multidões, e vocês simplesmente não conseguem avançar com essas pessoas depois que elas o adotam. Mas eu as conheci quando eram tão promissoras — tão promissoras —, e então isso surgiu sutilmente em seu caminho, atraente e fascinante, tão sedutor.

    No fim, até o próprio diabo será salvo. O que vocês vão fazer com isso? Queira ele ou não, será salvo. Isso mina algo na própria raiz do evangelho.

    Estou ilustrando. Não estou apenas construindo um discurso. Estou tentando mostrar o que isso significa. Vocês podem chamar essas coisas de erros grosseiros, mas há coisas que não são erros desse tipo — de fato, não são. Em si mesmas, são inteiramente verdadeiras, mas tornaram-se o princípio e o fim de tudo para as pessoas que as adotaram.

    Vocês não conseguem ir além — não conseguem ir além. Essas pessoas perderam o grande terreno, o vasto terreno do pleno propósito de Deus para esta dispensação, e ficaram presas a algo que, na melhor das hipóteses, é apenas parcial. Detidas, como no judaísmo: chegando à paralisação, ou andando em círculos, no círculo dessa questão específica.

    Isso deve servir de advertência para nós, porque, vejam, é isso que tem sido o inimigo da plenitude de Cristo ao longo dos séculos. O Senhor faz alguma coisa; ela é correta, foi o Senhor Quem a fez; e, pouco depois, ela é cristalizada num sistema governado por homens.

    A menos que vocês entrem diretamente nisso, estão de fora. Não estão incluídos; não têm reconhecimento. Agora vocês precisam se firmar nisto — nisto, agora — ou não serão incluídos de modo algum. Tudo fica condicionado a isso. Entendem o que quero dizer? Isso não é verdade? Ah, como é sutil!

    A Escravidão e a Liberdade da Filiação

    Voltemos agora a essa questão. Vocês percebem que há uma transição nesta carta, uma transição que se expressa em várias palavras ou designações. Todas significam a mesma coisa: escravidão de um lado, liberdade do outro; servo e filho; a lei e o Espírito.

    Essa é a questão — a questão nesta carta. A que ela se resume?

    Bem, tenho falado de um lado, o do servo: escravidão, limitação. A palavra que realmente explica o servo, no grego, é escravo — escravo. O que é isso? “Você tem de fazer.”

    Um servo, vejam, não tem direito próprio, não tem liberdade. Precisa fazer o que lhe mandam. “Você tem de fazer”, e “você não pode fazer”. Você não pode seguir seu próprio discernimento. Tem de obedecer a isso, seja o que for. Chamamos isso de legalismo, mas há muitas formas. É a vida do “tem de” — a vida do escravo. Essa é a palavra.

    Do outro lado, em contraste com o escravo, está o filho. Vocês sabem tão bem quanto eu a diferença que existe entre esses dois.

    Não sei como é aqui na América. Sei como é lá onde moramos. Um empregado sai de manhã — pode ser um trabalhador da construção, alguém que trabalha nas estradas, ou qualquer outro empregado —, e não tem pressa alguma para chegar ao trabalho. Vai tão devagar quanto possível, sem chegar a infringir a lei.

    Então chega, demora um bom tempo para tirar o casaco, depois demora mais um tempo para se ajeitar; olha ao redor, e agora já é hora de tomar uma xícara de café. Vocês podem passar por ali a quase qualquer hora do dia e encontrá-los tomando uma xícara de chá ou alguma coisa.

    Há cinco homens trabalhando naquela obra da estrada, e um está fazendo alguma coisa; dois ou três estão trabalhando, e os outros estão sempre… vocês sabem. Então vocês passam por ali um pouco antes da hora — “Ah, cinco para o meio-dia” —, e eles já estão indo embora. Assim passam o dia. São os servos, as pessoas do “tem de”.

    Mas, quando vocês encontram o filho, o dono da propriedade, o filho do mestre de obras — nada disso. Não, isso é uma questão de interesse, de responsabilidade e, mais do que isso, de amor pelo pai. Ele trabalhará além do horário estabelecido, e trabalhará — ah, como trabalhará!

    Não há “tem de” para ele, nada disso. O que é, então? É seu espírito. É o espírito — ele é movido por um espírito diferente do espírito do servo.

    Essa é a carta aos Gálatas, vejam. Liberdade de toda essa exigência, dessa obrigação. O “tem de” nunca entra — nunca entra —, porque a liberdade da filiação prossegue sem levar em conta os interesses pessoais, sem fazer perguntas como: “Quanto sou obrigado a fazer? Quanto posso deixar de fazer?” Há uma diferença.

    Todos nós corremos o perigo de algum tipo de “tem de” e de pressão, mesmo nas coisas que o Senhor fez conosco. Bendito seja o que o Senhor fez; mas, se não tivermos muito cuidado, daremos a essas coisas uma forma sistematizada, e elas se tornarão nossa prisão. Então estaremos na condição de escravos.

    A Filiação como Objetivo de Deus

    A filiação é o objetivo de Deus para o cristão. O objetivo de Deus. Vocês conhecem a expressão:

    A manifestação dos filhos de Deus.

    Essa é a consumação de tudo:

    Conduzindo muitos filhos à glória.

    Deus vos trata como filhos.

    Filiação — em toda a revelação, não há pensamento mais elevado do que o da filiação. Podemos dizer que ela já é nossa; mas, diante de Deus, ainda não se manifestou o que havemos de ser.

    Mas sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos.

    Essa é a filiação finalmente consumada, e estamos sendo conduzidos por esse caminho. Que concepção maravilhosa! O apóstolo João, vejam — o velho João, em seu ambiente de exílio, reunindo toda a experiência de sua longa vida, sim, de sofrimento, e muito sofrimento, de sua longa vida em união com seu Mestre —, ele tem apenas esta palavra: não há nada que se compare a isso, a essa filiação, a coisa mais elevada que Deus jamais concebeu para nós na redenção.

    E estamos nesse caminho. Se isso é verdade, será que o diabo deixará de fazer alguma coisa para nos impedir de chegar lá? Vejam, será essa filiação corporativa, glorificada em união com o Filho, que despojará todo o reino de Satanás, o removerá e tomará seu lugar no governo das eras vindouras.

    O príncipe deste mundo não aceita isso facilmente. Portanto, ele não apenas trará perseguições e sofrimento de fora, mas, se puder interromper nosso belo progresso e nos encerrar em algo menor do que aquilo que Deus pretendia, terá frustrado o objetivo final; e ele tem feito isso.

    Ah, o ponto é este: permaneçam em terreno aberto com o Senhor. Permaneçam na luz do Espírito. O Espírito não deixará vocês se desviarem. O Espírito tornará vivo para vocês tudo o que lhes está destinado.

    Mas não comecem a dizer que, depois de terem recebido aquela experiência ou aquela luz, a menos que os outros a aceitem e se coloquem nesse terreno, estão excluídos. “Nós somos o povo. Nós somos o povo. A verdade começa e termina conosco.” Ah, que Deus nos salve desse espírito. Abandonem isso.

    Vocês precisam parar e pensar nos “ismos”. Não vou discutir se as denominações estão certas ou erradas; mas direi enfaticamente: o denominacionalismo está errado. Ele se torna um “ismo”, algo que prende vocês, controla vocês, impõe limites a vocês; e está errado, seja lá o que mais possa ser.

    Mesmo onde algo está certo — ah, bem —, assim que o inimigo consegue fazer disso o limite, por melhor que seja, ele frustrou o objetivo final. Haverá uma interrupção e um retrocesso.

    A Oposição Apostólica ao Legalismo

    Agora só posso levá-los de volta, lembrando como Josué tratou a situação. Sim, ele foi restringindo a investigação em Ai, restringindo, restringindo, restringindo: da tribo à família, da família à casa, da casa ao homem — Acã.

    Um único homem trouxe transtorno e ruína a todo o povo do Senhor. Entendem? Acã. E o que foi feito foi algo muito drástico. Há um princípio envolvido, vejam — princípios.

    Mas, seja o que for que Josué tenha feito com Acã, não creio que se compare ao que o apóstolo fez com o judaísmo em Gálatas:

    Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregue outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema.
    Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

    Era a maldição sobre qualquer tipo de legalismo: “A menos que sejais circuncidados” — a menos que, a menos que. Ah, tenham cuidado com esses “a menos que”.

    Há outros tipos de “a menos que” que estão inteiramente certos:

    Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

    Isso está certo. Mas não um “a menos que” judaizante.

    A Unção e o Discernimento Espiritual

    Vejam, o próprio Espírito de Deus e Sua Palavra se ocupam dessa questão: permanecer em terreno aberto, tendo o Senhor como Aquele que governa vocês, o Espírito Santo como Aquele que os dirige, como seu Mestre. Há segurança nisso. Quando o Espírito Santo é verdadeiramente Senhor, há liberdade; mas há segurança — segurança.

    Lembrem-se novamente do que João disse sobre a unção:

    E a unção que vós recebestes Dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a Sua unção vos ensina todas as coisas…

    Ah, tenham cuidado. Tenham cuidado. “Sou inteiramente independente. Não preciso que ninguém me diga coisa alguma.” Não é isso que João está dizendo — de modo algum. O que João diz?

    Há muitos anticristos no mundo. Um anticristo não é uma criatura estranha e assustadora, vocês sabem, com cauda e tridente. Um anticristo é algo que assume o lugar de Cristo.

    O próprio diabo se transforma em anjo de luz. Há muitas coisas assim, e, com o discernimento natural e as capacidades naturais, vocês não conseguem distinguir entre o verdadeiro e o falso, entre o Cristo e o anticristo. Eles podem parecer muito semelhantes. Vocês não conseguem discernir, mas a unção lhes mostrará.

    A unção que vocês receberam — quando entrarem em contato com algo falso — os guardará. A unção dirá: “Tenha cuidado”, não com palavras, mas interiormente. Vocês têm uma percepção: “Há algo aqui que não está muito claro, que não é transparente. Não me sinto tranquilo com isso. Não sei dizer por quê, mas simplesmente não me sinto inteiramente tranquilo com isso”.

    Há algo dentro de vocês que diz: “Cuidado”. A unção os ensinará. Há perfeita segurança quando a unção está no comando, vejam.

    E aqui está: aqui está a outra humanidade, não está? Paulo diz:

    O homem espiritual discerne todas as coisas.

    A Necessidade de Discernimento Espiritual

    Quero concluir dizendo apenas isto a vocês, queridos amigos. Em minha avaliação, a maior necessidade no cristianismo e entre os cristãos hoje é o discernimento espiritual. Não poderia apontar nada além disso. Estou convencido de que, num tempo como este, de enganos, desvios e tudo o mais, a grande necessidade é o discernimento espiritual.

    Ao conhecerem o Espírito Santo dessa maneira, Ele pode adverti-los — simplesmente adverti-los —, não com palavras. Não me refiro a palavras das Escrituras, mas à atuação Dele no próprio espírito de vocês, onde Ele habita: “Sim, isso está certo; prossiga”. O árbitro é a vida e a paz.

    Ou Ele dirá: “Não, tenha cuidado. Há perigo aí”. Então cabe a nós, em nossa sensibilidade espiritual, prestar atenção a isso.

    Deixem-me dizer que, em minha experiência, o Espírito Santo não costuma falar aos gritos. Muito raramente conheço o Espírito Santo falando de tal maneira que não haja possibilidade de dúvida. Tem sido algo tão suave, algo que eu poderia deixar passar se não parasse e aprendesse que a voz da suavidade é, tantas vezes, a voz do Espírito.

    Isso é filiação, vejam: crescer em discernimento, em percepção, em entendimento — o espírito de filiação.

    Já falei o suficiente. Que o Senhor nos ajude a entender. Se vocês estão orando, e em todas as suas orações, seja pelo que for que estejam orando, peçam ao Senhor que, pelo Espírito Santo, Ele desenvolva em vocês a capacidade de discernir, que lhes dê o dom de discernir.

    Para que, como Paulo disse em outro lugar, vocês possam distinguir as coisas que diferem. Lembram-se disso? A diferença entre as coisas: boas, más, indiferentes, melhores, excelentes.

    Para que aproveis as coisas excelentes.

    No original, é “as coisas que diferem”. Que o Senhor nos faça pessoas assim.

    Oração Final

    Senhor, talvez não tenha havido muito entretenimento, fascínio ou atratividade em tudo isso; mas sabemos que Tu queres ser muito fiel para conosco. Queremos que o sejas.

    Se a advertência e o esclarecimento sobre o perigo são expressão da Tua misericórdia, da Tua graça e da Tua bondade, seremos muito gratos se, nesta noite, uma luz de advertência tiver sido acesa — algo que nos salve.

    Ó Senhor, como desejamos prosseguir e chegar até o fim, alcançar a consumação final: filhos na glória, nunca detidos, nunca limitados, nunca ficando aquém.

    Ó Senhor, queremos aquele único objetivo, ó Senhor, para o qual Tu nos chamaste. Agora, dá-nos entendimento. Revela-nos o sentido do que queres dizer. Tu conheces nossos corações e nossas mentes.

    Por meio de Cristo Jesus, que a graça e a misericórdia do Pai, do Filho e do Espírito Santo sejam com todos nós para sempre. Amém.