Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    Service and Servanthood of the Lord: #8 of 8 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    Service and Servanthood of the Lord: #8 of 8
    Service and Servanthood of the Lord: #8 of 8
    Austin-Sparks, T.

    O Servo do Senhor: Incisividade e Devoção Indivisa

    Como é nosso costume, encerraremos esta conferência reunindo-nos à mesa do Senhor. A reunião não será prolongada por causa disso. Aqueles de vocês que têm uma longa viagem pela frente não precisam ficar preocupados com o horário. Se você é filho do Senhor, nós o convidamos a participar conosco desta celebração em memória Dele.

    Chegamos agora ao último fragmento, por esta vez, desta reflexão sobre o servo do Senhor e sobre a natureza e o significado do serviço ao Senhor.

    Para esta última palavra, peço que abram nas profecias de Isaías, no capítulo 49.

    Isaías 49:1-3:

    Ouvi-me, ó ilhas;
    e escutai, vós, povos de longe:
    o Senhor me chamou desde o ventre;
    desde as entranhas de minha mãe, Ele fez menção do meu nome;
    e fez a minha boca como uma espada aguda;
    na sombra da Sua mão, Ele me escondeu;
    e me fez como uma flecha polida;
    na Sua aljava, Ele me guardou;
    e me disse: Tu és Meu servo;
    Israel, em quem Eu serei glorificado.

    Aqui está, então, mais uma — e, por esta vez, a última — desta série de concepções do servo do Senhor e de seu serviço.

    A Dificuldade de Identificar o Servo

    Bem, estes capítulos restantes deste livro não são fáceis de expor, por uma razão em particular: há muito pouca definição clara sobre quem está em vista. É muito difícil, à medida que avançamos, perceber e reconhecer a quem as diversas passagens se referem.

    Às vezes, isso é perfeitamente claro, como em Isaías 52, Isaías 53 e Isaías 61. Ali não há dúvida de que se trata do Messias vindouro, o Cristo.

    Em outros momentos, parece ser Israel. Então você percebe que, mesmo ali, não é tão claro; você já não tem tanta certeza. Este próprio capítulo, por exemplo, é assim.

    À medida que avançamos no capítulo, encontramos palavras como estas, em Isaías 49:6:

    Pouco é que sejas Meu servo
    para restaurares as tribos de Jacó
    e tornares a trazer os preservados de Israel.

    Isso não pode ser Israel levantando a si mesmo, nem Israel restaurando a si mesmo.

    Isaías 49:6:

    Também te darei para luz dos gentios,
    para seres a Minha salvação até à extremidade da terra.

    Estamos mais familiarizados com isso, não é? As palavras de Simeão a respeito do próprio Senhor Jesus, em Lucas 2:32:

    Luz para iluminar os gentios.

    Podemos identificar de Quem se trata. No entanto, no contexto como um todo, parece haver uma passagem de um para outro.

    Bem, não vou tentar desembaraçar isso e apresentar a vocês linhas divisórias claras. Na verdade, não tenho a intenção de fazer uma exposição destes capítulos.

    No pouco tempo que pretendo usar nesta noite, quero apenas apreender esta concepção do servo do Senhor — seja ele Israel na concepção original, a nação inteira; seja ele o Messias; seja ele o remanescente; seja ele a igreja inteira ou a igreja dentro da igreja.

    Isso não importa tanto para mim e para nós nesta noite. A questão é: qual é esta concepção divina do servo e de seu serviço, conforme apresentada aqui?

    Dissemos que há muitas concepções do servo neste livro, e temos considerado várias delas, especialmente nos últimos dois dias. Aqui está mais uma.

    A Espada Aguda e a Flecha Polida

    Isaías 49:2-3:

    Ele fez a minha boca como uma espada aguda.
    Ele me fez como uma flecha polida.
    Na Sua aljava, Ele me guardou.
    Tu és Meu servo.

    Uma espada aguda, uma flecha polida: isso faz parte do propósito do Senhor para Seu servo e para Seu serviço. Juntamente com todas as outras coisas que esse servo possa ser, esta é uma delas. Não é a única, mas está aqui e deve ser levada a sério.

    Uma espada aguda, uma flecha polida. Creio que todos diríamos que o elemento associado a esses símbolos é a incisividade. Uma espada aguda e uma flecha polida não são coisas neutras, nem indefinidas. Elas falam de algo que tem um fio e uma ponta — algo que se faz sentir, algo que realmente produz um efeito.

    Essa é a característica geral dessas coisas. De imediato, passamos ao serviço que a igreja deve cumprir para Deus. E, se ela falhar, então a igreja dentro da igreja — aquele grupo dentro da igreja nominal que é a verdadeira igreja e realmente corresponde ao pensamento de Deus — o cumprirá.

    Ela estará presente não apenas neste mundo e nesta terra, entre os homens, mas também nas regiões celestiais, entre forças hostis, como algo que se faz sentir; algo que corta, algo que penetra, algo que conta e produz efeito: uma espada aguda e uma flecha polida.

    Isso, queridos amigos, é o que o Senhor pretende que sejamos como Seus servos. E, mais uma vez, é o que Ele pretende não apenas para os indivíduos, mas também para Sua igreja, onde quer que ela esteja representada.

    A Igreja como Força Espiritual

    Bem, de outro ponto de vista, é perfeitamente correto que qualquer grupo do povo do Senhor seja uma pequena comunidade muito amorosa e feliz, desfrutando Dele e da companhia uns dos outros, seguindo adiante com serenidade e de maneira muito agradável, passando bons momentos juntos. Todos dizem: “Que pessoas agradáveis! Quanto amor há entre elas!”, e assim por diante. Isso está certo — mas é apenas um lado.

    Uma comunidade assim — mesmo uma comunidade assim — deve ser um terror para tudo o que é mau, uma ameaça real aos poderes do mal na terra e nos céus. Ela deve estar ali como algo que se opõe a tudo o que contraria os interesses do Senhor, algo que produz efeito entre os homens.

    É claro que não é nada difícil compreender tudo isso quando saímos do geral para o particular e olhamos novamente para o Senhor Jesus.

    O Ministério Incisivo de Jesus Cristo

    Na última conferência, dissemos que Sua voz era como o som de muitas águas. Essa é apenas outra maneira de falar dos muitos aspectos de Cristo. Às vezes, Ele era muito brando, muito bondoso, muito compassivo, muito compreensivo, consolador — assim.

    Às vezes, Ele argumentava, procurando chegar ao entendimento, estabelecer uma compreensão comum: uma argumentação branda, como com Nicodemos.

    Mas, às vezes, Sua boca era como uma espada aguda. Às vezes, Ele era como uma flecha polida. Vocês podem perceber esse aspecto de Sua presença: as pessoas ao Seu redor sentiam aquela ponta.

    E vocês sabem que uma espada aguda ou uma flecha polida não é algo confortável de se encontrar. Quantos deles recuavam diante daquela ponta, daquele corte e daquela penetração!

    Na verdade, Sua crucificação se deveu, em grande parte, a isso — à retaliação deles, ao ódio deles. Ele era direto demais, definido demais. Penetrava e expunha demais para que eles se sentissem confortáveis. Ele expunha a hipocrisia deles. Descobria a falsidade deles. Mostrava a incoerência deles. Arrancava-lhes a máscara.

    Ele era uma espada aguda. Era uma flecha polida. Produzia esse efeito sobre tudo o que era falso e contrário a Deus e à verdade, por mais pretensioso que fosse.

    Sim, esse era o efeito que Ele produzia. E esse é um aspecto do servo do Senhor; não haverá dúvida quanto a isso. Se formos assim, haverá reações contra nós.

    Há um aspecto em que você não deve ser conivente, em que não deve fazer concessões, em que não deve ser brando. Seu efeito deve ser incisivo. Ninguém pode interpretar mal uma espada aguda ou uma flecha polida. Isso é algo que ninguém pode interpretar mal.

    É necessário que esse aspecto do serviço divino esteja presente. Ele pode ser inteiramente contrário ao seu temperamento natural. Você quer estar em bons termos com todo mundo. Bem, lembre-se de que, agindo assim, você pode simplesmente deixar de realizar uma parte da obra para o Senhor.

    Às vezes, precisamos deixar de lado nossos próprios sentimentos e ser muito fiéis. Muito fiéis. Pois sugiro a vocês que uma espada aguda e uma flecha polida são coisas muito fiéis. Trata-se de dizer a verdade, ainda que em amor; trata-se de ser fiel.

    Há um ministério ao Senhor e da parte do Senhor que tem esse caráter. É definido, incisivo, preciso; faz-se sentir. Não admite nenhum tipo de concessão a qualquer coisa que seja inverídica, irreal ou falsa e que seja contrária ao Senhor.

    O Conflito Espiritual e a Lealdade Indivisa

    Afinal, queridos amigos, é no âmbito das forças espirituais que se revela o nosso verdadeiro valor, não é? É ali, entre aquelas inteligências espirituais, que melhor se conhece o quanto realmente contamos.

    Quantas vantagens elas obtêm por causa de nossa fraqueza, de nossa falta de definição e de nossa incerteza! Quanto terreno elas mantêm porque não somos tão inteiramente entregues às coisas de Deus quanto deveríamos ser; não somos tão firmes quanto deveríamos ser.

    Estamos vacilando. Somos fracos. Estamos incertos. Somos indefinidos. Estamos coxeando entre dois pensamentos, e elas continuam mantendo o terreno.

    Sugiro que essas armas são uma contradição a esse tipo de coisa. Elas significam que o inimigo perderá terreno se formos assim — se realmente nos posicionarmos com firmeza por Deus, se formos definidos por Deus, afiados como Suas armas e polidos como Sua flecha.

    Esse é o verdadeiro ponto aqui. Mas então precisamos perguntar: como isso pode acontecer? Sobre que fundamento isso pode acontecer? Porque esse tipo de eficácia, esse poder que produz efeito, essa incisividade, como tudo o mais, tem um fundamento, uma base.

    Nosso capítulo deixa isso perfeitamente claro. Não quero dizer que isso esteja escrito no capítulo com essas palavras, mas o próprio capítulo indica o ponto que torna isso possível para aquele servo — seja ele quem for. Creio que essas palavras se referem ao Messias; mas deixemos isso de lado. Só é possível a esse servo do Senhor dizer isso a respeito de si mesmo porque ele tem o fundamento e a posição que lhe permitem dizê-lo.

    Israel, a Idolatria e o Fundamento da Eficácia

    A história era esta: Israel, a nação, havia perdido sua posição e seu caráter distintivo ao permitir a entrada dos deuses das nações — seus ídolos e seus altares, seus obeliscos e seus postes de Aserá. Vocês sabem tudo o que os profetas tiveram a dizer a respeito disso.

    O mundo e seus deuses haviam entrado. Isso suscitou a grande controvérsia entre eles e o Senhor: o Senhor é o Senhor, e o único Senhor, ou esses deuses também são senhores?

    Essa era a grande questão. Os profetas travaram essa batalha. A verdadeira batalha em que estavam envolvidos era precisamente por causa disso. Eles combatiam tudo aquilo.

    Mas isso persistiu. Eles estavam unidos aos seus ídolos e endureceram o coração contra os profetas. Por fim, Deus disse: “Estão unidos aos ídolos; que vão para a terra onde estão os ídolos”. Ele os entregou à Babilônia, ao cativeiro, por setenta anos.

    E isso resolveu a questão. Aqueles setenta anos foram fogos purificadores. A idolatria foi expurgada de Israel, e nunca mais — observem bem, desde aquele tempo até este exato dia — a idolatria desse tipo teve lugar entre os judeus.

    Deus interveio, separando-os da Babilônia. No que dizia respeito àquele tipo de idolatria, àquela forma de idolatria, ela havia acabado.

    Bem, todo este capítulo contempla o fim daquela controvérsia. Está resolvido: quem é o Senhor? O Senhor é o Senhor. Somente Deus é Deus. Os ídolos não são nada. No que diz respeito ao Senhor, Ele ocupa, sozinho, o lugar de Senhor.

    E esse é o fundamento. Esse é o fundamento da guerra vitoriosa. Essa é a base desse tipo de eficácia.

    Agora, amplio isso como um princípio. Há muito mais que poderia ser dito a esta altura sobre Israel, mas este capítulo está na segunda metade do livro de Isaías, que olha para além do cativeiro.

    Ele olha para além do cativeiro. Ainda havia muito a fazer, muitas condições insatisfatórias; o Senhor ainda tinha muitas questões a resolver com eles. Mas, depois do cativeiro, essa questão estava resolvida.

    A Pureza e a Vitória do Messias

    Bem, se aquele que aparece em Isaías 49 é o Messias, o Servo — o verdadeiro Israel —, então, mais uma vez, Sua tremenda eficácia, Sua incisividade, tinha por base essa entrega absoluta a Deus. Como diz Isaías 49:3:

    Tu és Meu servo, Israel, em quem Eu serei glorificado.

    Não havia absolutamente nenhuma concessão, em direção alguma, a qualquer coisa que não fosse de Deus. Não há dúvida quanto a isso.

    Vejam, Deus sempre foi contrário à mistura, e a mistura sempre foi a causa e a ocasião da derrota no que diz respeito ao povo de Deus.

    Não foi a multidão mista que saiu do Egito que constituiu a fraqueza e a ruína da nação no deserto? O texto diz: “A multidão mista murmurou”, e sabemos que, no resultado final, foi essa murmuração que fez aquele povo ser posto de lado, de modo que nunca lhe foi permitido entrar na terra.

    O apóstolo Paulo exortou os coríntios, em 1 Coríntios 10:10:

    E não murmureis, como também alguns deles murmuraram,
    e pereceram pelo destruidor.

    Mas foi a multidão mista que murmurou. Eles eram a fraqueza de todo aquele conjunto e a causa de sua derrota e da perda que se seguiu.

    Sim, a multidão mista de Israel. E essa mistura em Israel, mais tarde, naquele período posterior de sua história ao qual estamos nos referindo — essa mistura foi a causa de sua ruína e de sua ida para o cativeiro.

    Mesmo quando voltaram da Babilônia, ainda havia mistura. Vocês sabem como, em Esdras e Neemias, a grande tarefa daqueles líderes era lidar com esse estado de mistura nos casamentos: eliminar a união de duas coisas que não eram da mesma natureza. Eles se dedicaram inteiramente a isso e, quando isso foi feito, o povo ficou em uma posição de força.

    Mas voltemos ao grande Servo, o Senhor Jesus. Era precisamente isso que estava por trás de Sua declaração em João 14:30:

    Vem o príncipe deste mundo;
    e ele nada tem em Mim.

    Ele nada tinha — nada que lhe pertencesse, que se relacionasse com ele ou que procedesse dele. Nesse sentido, o príncipe deste mundo estava expulso.

    Sua vitória sobre as forças do mal se devia à Sua completa pureza no que dizia respeito ao reino de Satanás e a tudo o que lhe pertencia.

    Vejam, essa foi a batalha do deserto, não foi, durante os quarenta dias depois de Seu batismo? O que Satanás estava tentando fazer?

    Ele estava tentando contaminar, corromper Este — este Cristo —, levando-O a aceitar este mundo em seu estado não regenerado e em sua condição impura, a aceitá-lo assim como Seu domínio.

    Mateus 4:9:

    Todas estas coisas Te darei,
    se, prostrado, me adorares.

    Por que Jesus recusou isso? Ele não iria ser o rei de um mundo corrupto, de um mundo contaminado, deste mundo.

    Observem: não apenas naquela ocasião, mas sempre, Ele não aceitava isso. Quando quiseram vir e fazê-Lo rei à força, o que Ele fez? Ah, que oportunidade! Que oportunidade! Não tinha Ele vindo para isso?

    Ah, não. Quando quiseram fazê-Lo rei à força, Ele Se retirou novamente para um monte, sozinho. Como eu gostaria que pudéssemos lidar assim com todas as nossas tentações à popularidade — uma popularidade corrupta.

    Vejam, a declaração a respeito Dele é tão clara, e Ele é tão fiel a ela: Ele não Se confiava a eles, pois sabia o que havia nos homens.

    Ele conhecia perfeitamente bem a força corrupta deste mundo e da multidão: hoje viriam para fazê-Lo rei, e amanhã diriam: “Crucifica-O”.

    Esse é o mundo. Se o mundo não puder usar você em benefício próprio, ele o crucificará. É esse o tipo de mundo que ele é, porque o espírito deste mundo é usar você e tudo o mais em benefício próprio. É o espírito, o princípio da carne, da natureza caída: usar tudo em benefício próprio.

    Isso é corrupto, e Jesus não aceitava esse tipo de reino. Na prática, Ele estava dizendo: “Se vou possuir o reino deste mundo — e vou —, Eu o terei redimido de toda a iniquidade, com o príncipe deste mundo expulso”.

    Sobre um fundamento puro. Um fundamento santo.

    E assim Ele lançou a arma de Sua boca, a espada de Sua boca, contra o tentador. Disse, em Mateus 4:10:

    Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás,
    e só a Ele servirás.

    Esse é o fundamento da força: somente a Ele. Somente a Ele. Esse era o problema de Israel, e foi o que causou sua queda: não era somente a Ele.

    O Coração Indiviso do Servo

    Bem, queridos amigos, o ponto é claramente este: a incisividade, a eficácia, a vitória sobre o mal e sobre as forças malignas têm por base um coração indiviso no que diz respeito a Deus — um coração em que Ele é Senhor, e o único Senhor.

    Assim, quando, em princípio, fica resolvida essa controvérsia sobre qual lugar o Senhor deve ocupar e quanto desse lugar Ele deve ter, então é possível dizer, como em Isaías 49:2:

    Ele fez a minha boca como uma espada aguda.
    Ele me fez como uma flecha polida;
    na Sua aljava, Ele me escondeu.

    Creio que vocês percebem, apesar de tudo o que envolve o assunto, que o princípio é simplesmente este: precisa haver uma posição diante de Deus na qual este mundo não tenha lugar, na qual tudo o que pertence a este mundo como reino de Satanás não tenha lugar algum.

    Mas, ah, afinal, queridos amigos, de maneiras muito mais sutis do que vocês ou eu percebemos, o inimigo está sempre trabalhando para enfraquecer nossa força de combate, para embotar o fio da arma de Deus em nós por meio de algum tipo de mundanismo.

    Alguma forma de mundanismo — o mundanismo como princípio; algo ligado a este mundo; alguma maneira de fazer as coisas como o mundo as faz; alguma concessão a algum interesse mundano; certas maneiras de usar nosso tempo e nossos recursos.

    Ah, quantas formas diferentes ele assume! Este mundo é inteiramente hostil a Deus. Somente quando vocês e eu estivermos completamente separados de tudo isso, tanto de maneira espiritual quanto prática, seremos uma arma de combate nas mãos de Deus.

    Este mundo é inteiramente hostil a Deus. Somente quando vocês e eu estivermos completamente separados de tudo isso, tanto de maneira espiritual quanto prática, seremos uma arma de combate nas mãos de Deus.

    E digo que isso é algo de que o Senhor muito necessita. Afinal, esses símbolos representam o aspecto combativo do serviço ao Senhor. Estamos em uma batalha tremenda. Seremos vencidos, derrotados e subjugados, a menos que estejamos sobre o fundamento correto.

    O fundamento correto é aquele sobre o qual o Senhor Jesus esteve o tempo todo: nenhuma consideração egoísta, nenhum interesse pessoal a servir.

    A Condição de Servo como Abnegação

    Esse é o espírito do mundo, repito — o espírito do mundo. Porque, afinal, a condição de servo, se corretamente compreendida, significa simplesmente abnegação, não é? Abnegação.

    Usar sua posição em benefício próprio não é ser fiel aos princípios da condição de servo. Isso é uma violação dessa condição.

    Um verdadeiro servo é alguém cujos interesses, considerações e objetivos pessoais foram completamente subordinados aos interesses daquele a quem deve servir. É só isso. Ele simplesmente vive para essa pessoa, sem jamais considerar como isso o afeta, o que isso significa para ele. Vive para aquele a quem se entregou como servo.

    É algo inteiramente e absolutamente desinteressado. No entanto, isso é um poder tão tremendo, como se vê no caso do Senhor Jesus.

    Abnegação — que amplitude ela abrange! Que domínio exerce sobre o egoísmo!

    A única maneira de sermos libertos dele é que Outro tenha conquistado completamente o coração; que Outro tenha tomado o lugar do eu. E era nessa posição que o Senhor Jesus estava. Ele estava precisamente ali. Isso bastava.

    Salmos 40:7-8:

    Eis aqui venho;
    no rolo do livro está escrito de Mim:
    deleito-Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu;
    sim, a Tua lei está dentro do Meu coração.

    Esse é o Servo. E digo novamente: que poder Ele foi, e sempre tem sido, neste mundo!

    A Mansidão de Cristo como Poder Espiritual

    Ah, vejam, isso é exatamente o contrário do mundo, não é? Se você pretende contar para alguma coisa, se pretende realmente ter alguma importância, precisa ser senhor. Precisa se impor. Precisa fazer sua presença ser sentida. Precisa ser alguém.

    Esse é o mundo. É sempre o mundo. O mundo não consegue compreender esse tipo de coisa — que você possa chegar a ser alguma coisa sem ser alguém. Você nunca será coisa alguma, a menos que seja alguém. Entendem o que quero dizer?

    Parece estranho, mas é exatamente isso. O mundo não consegue compreender esta lei do reino dos céus, esta lei do verdadeiro poder espiritual: a mansidão de Cristo, a mansidão de Cristo.

    Mas, quer gostem disso ou não, queridos amigos, a coisa mais poderosa neste universo foi a mansidão de Jesus Cristo.

    Ouçam — vocês conhecem estas palavras de Filipenses 2:7-8:

    Ele Se esvaziou,
    tomando a forma de servo,
    fazendo-Se semelhante aos homens;
    e, achado na forma de homem,
    humilhou-Se,
    tornando-Se obediente até à morte,
    sim, à morte da cruz.

    Por essa razão, sobre esse fundamento, por causa disso, conforme Filipenses 2:9-11:

    Deus O exaltou sobremaneira
    e Lhe deu o nome que está acima de todo nome;
    para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho,
    dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra;
    e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor.

    Isso é poder? Esse poder vem pela mansidão, pelo esvaziamento de Si mesmo. É tremendo — tremendo.

    Conclusão: Prontidão para o Serviço Divino

    Aí está. Tudo isso se reúne em torno desta ideia: um serviço que realmente conta para Deus, de maneira definida e incisiva, em meio a tudo o que é hostil aos Seus interesses; ser realmente alguém que conta para Deus, ou um grupo que conta para Deus, cujo efeito não deixa margem para dúvida alguma.

    As pessoas que são inteiramente do Senhor serão assim. Ele fará delas uma espada aguda e uma flecha polida.

    Uma flecha polida — isso é algo que não está enferrujado e impróprio para o uso; algo em Sua mão, em Sua aljava, pronto para ser usado.

    Que o Senhor nos faça assim.