Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    Service & Servanthood of the Lord: #6 of 8 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    Service & Servanthood of the Lord: #6 of 8
    Service & Servanthood of the Lord: #6 of 8
    Austin-Sparks, T.

    A videira como símbolo da condição de servo

    Como muitos de vocês não estiveram conosco nas reuniões anteriores desta conferência, e como é muito necessário que todos mantenhamos diante de nós o contexto principal e completo, vou dedicar um ou dois minutos a uma revisão retrospectiva.

    Neste período, temos sido conduzidos a nos ocupar com a questão do servo e do serviço do Senhor. Nosso trecho fundamental é de Isaías. Essa expressão específica é, antes de tudo, profética e se refere ao Senhor Jesus.

    O que temos visto é que Ele é apresentado de maneira muito abrangente nas profecias de Isaías por uma razão. Em outras passagens referentes ao servo, Israel é quem está em vista — Israel, Jacó.

    Essa nação foi escolhida, constituída e tratada por Deus com o propósito específico de ser Seu servo entre as nações e para as nações. Isto é, para que em Israel fosse recuperada, estabelecida e cumprida a grande lei do serviço para a qual o universo foi criado: servir a Deus.

    Adão perverteu essa responsabilidade que lhe havia sido confiada, violou essa lei e, assim como aquele que o tentou e o levou a agir dessa maneira, apropriou-se de tudo para si, procurando fazer com que tudo o servisse. No que dizia respeito a Deus, essa lei do serviço foi desviada de sua finalidade e se perdeu no mundo e na humanidade.

    Por isso, Deus interveio para tirar dentre as nações um povo para o Seu nome, a fim de recuperar essa vocação perdida. Para isso, escolheu Israel. Então Israel falhou e atraiu tudo para si, para seus próprios fins e interesses.

    E assim, a lei de sua vida, estabelecida no Egito, foi terrivelmente violada:

    Deixa ir o Meu povo, para que Me sirva.

    Mais uma vez, a vocação se perdeu.

    Quando isso estava acontecendo, o profeta Isaías foi levantado, e o próprio coração de suas profecias está centrado nesse Servo que viria, em Quem, sem qualquer receio de um novo fracasso, o princípio e a lei divinos do serviço seriam aperfeiçoados — precisamente em nosso Senhor Jesus, que é apresentado de maneira muito abrangente nessas profecias.

    A atenção é dirigida a Ele:

    Eis o Meu Servo, a Quem sustento;
    o Meu Eleito, em Quem a Minha alma se compraz.

    Mas esse não é o fim. Há um terceiro aspecto, porque essa condição de servo não foi concebida para se limitar a um indivíduo, ainda que esse indivíduo seja o próprio Filho de Deus. O pensamento eterno era um povo, uma humanidade, que cumprisse essa vocação.

    Depois de realizar, em antecipação e profeticamente, todo o significado desse serviço na Pessoa de Seu Filho, Ele o transfere a um povo. Temos o terceiro aspecto das profecias:

    Um remanescente voltará.

    E, nesse remanescente, o Senhor retoma os valores dessa condição de servo e diz algo muito semelhante ao que diz a respeito do Servo:

    Meu tesouro peculiar.

    Ora, esse é o Antigo Testamento. Mas sabemos que há nele o aspecto profético. Mesmo no caso do Servo, tratava-se de algo futuro.

    O Senhor Jesus, que tomou sobre Si a forma de servo, veio no momento em que a nação de Israel foi posta de lado nessa função. Ele próprio realizou esse serviço e introduziu uma nação para ocupar o lugar daquela que havia falhado — uma nação que produziria os frutos do reino: a igreja, a nova nação santa, como Pedro a chama.

    Mas, antes de chegarmos ao fim do Novo Testamento, descobrimos que, em geral, esse povo se encontra em um estado de afastamento. No último livro, nos primeiros capítulos, encontramos um povo de Deus, mas apenas nominalmente — não realizando de fato e de maneira efetiva aquilo para o qual a igreja foi levantada.

    O Senhor, como sabemos, voltou mais uma vez ao antigo princípio: um remanescente, um apelo àqueles que teriam ouvidos para ouvir, responderiam e seriam para Ele a expressão concreta desse grande princípio e dessa lei do serviço e da condição de servo — servir a Ele e proporcionar-Lhe satisfação.

    E a Bíblia termina com uma visão dessas pessoas:

    Os Seus servos O servirão;
    e verão o Seu rosto.

    Essa, então, é uma breve revisão do que nos tem ocupado. Temos contemplado o grande Servo com o propósito de compreender mais perfeitamente o que esse serviço realmente significa: sua natureza, a lei do serviço como algo universal no pensamento de Deus, e a natureza e o método do serviço em Cristo e em um povo para o Seu nome.

    O Servo exemplar e o servo coletivo

    Agora, penso que não voltarei a todas as fases e a todos os aspectos daquilo que já examinamos. Nesta manhã, chegaremos a mais um deles, e peço que vocês olhem novamente para as profecias de Isaías.

    Estabelecemos nossas palavras fundamentais em Isaías 42:1:

    Eis o Meu Servo, a Quem sustento;
    o Meu Eleito, em Quem a Minha alma se compraz;
    pus o Meu Espírito sobre Ele.

    Agora, voltem um pouco e vejam Isaías 41:8:

    Mas tu, Israel, Meu servo,
    tu, Jacó, a quem escolhi,
    descendência de Abraão, Meu amigo.

    Nessas duas passagens, vemos o Servo exemplar e o povo chamado a ser a expressão coletiva dessa Pessoa que é o Servo.

    Israel como a videira do Senhor

    Para nosso propósito nesta manhã, peço que voltem a Isaías 5:1-7.

    Cantarei ao meu Amado um cântico do meu Amado acerca da Sua vinha.
    O meu Amado tinha uma vinha em uma colina muito fértil:
    Ele a cavou e retirou dela as pedras;
    plantou-a com videiras escolhidas;
    edificou uma torre no meio dela;
    e também abriu nela um lagar:
    esperava que produzisse uvas,
    mas ela produziu uvas bravas.

    E agora, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá,
    julgai, peço-vos, entre Mim e a Minha vinha.
    Que mais se poderia fazer à Minha vinha,
    que Eu não lhe tenha feito?
    Por que, esperando Eu que produzisse uvas,
    produziu ela uvas bravas?

    E agora vos direi o que farei à Minha vinha:
    tirarei a sua cerca, e ela será consumida;
    derrubarei o seu muro, e ela será pisada:
    Eu a tornarei em desolação;
    não será podada nem cavada;
    mas nela crescerão espinheiros e abrolhos:
    também ordenarei às nuvens que não derramem chuva sobre ela.

    Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel,
    e os homens de Judá são a plantação em que Ele Se deleita:
    Ele esperou justiça, mas eis opressão;
    retidão, mas eis um clamor.

    Entre os vários símbolos dos servos do Senhor nessas profecias, encontra-se este: a videira. Israel, como servo do Senhor, é concebido aqui como uma videira.

    Essa não é uma passagem isolada a esse respeito. Levaríamos muito tempo para ler todas elas, ou mesmo para procurá-las. O símbolo nacional de Israel era a videira. Ela estava representada no próprio portão do templo em Jerusalém.

    O salmista, em Salmos 80:8, disse:

    Trouxeste uma videira do Egito.

    Ezequiel 15 fala de Israel, a videira. Sabemos que o próprio Senhor Jesus, em mais de uma ocasião e de mais de uma maneira, falou de Israel como a videira.

    E, em Seu discurso incomparável, provavelmente enquanto conduzia Seus discípulos pelo caminho do templo, eles viram o portão com a grande videira nele representada. Então Ele disse:

    Eu sou a videira verdadeira.

    É uma declaração de contraste.

    Tudo isso nos mostra que Israel se encontrava diante do Senhor nessa condição — a condição de uma videira. O Senhor Jesus retomou esse símbolo e o relacionou a Si mesmo, para dar a Deus Pai, o Agricultor, tudo o que a videira deveria representar.

    E então isso é transmitido à igreja:

    Eu sou a videira; vós sois os ramos.

    Penso que nossa maneira sutil de raciocinar muitas vezes imagina que há duas coisas. Mas o que seria um simples tronco nu? Vocês não o chamariam de videira. A videira é tudo: tronco, ramos, folhas, fruto e tudo o mais — um único todo.

    Assim, a própria ideia, a concepção da videira, é transferida ou incorporada à igreja. Isto é, como eu disse, trata-se de uma concepção do servo — dos servos do Senhor como uma videira, seja Cristo, seja Israel, seja a igreja.

    E é isso que examinaremos mais de perto nesta manhã.

    O lugar da videira no propósito de Deus

    Em primeiro lugar, observamos o lugar que ela ocupa diante de Deus. Não há como deixar de reconhecer que o Senhor atribuía grande valor a esse povo-videira.

    Penso no que Ele disse a respeito de Seu Filho, Seu Amado, em Quem tanto Se deleita — na entrega de Si mesmo a Ele. Isso fala da atitude que Ele desejava assumir, da posição que desejava ocupar em relação ao Seu povo.

    Ele realmente desejava poder dizer de Israel, e em certa ocasião o disse:

    Meu amado, em quem a Minha alma se compraz.

    Houve um tempo em que Israel era um deleite para o Senhor. De qualquer modo, o Senhor tinha muitas coisas semelhantes a essa para dizer a respeito de Israel. Em uma palavra, Seu coração estava ligado àquele povo.

    Cantarei ao meu Amado um cântico acerca da Sua vinha.

    É a linguagem da afeição — algo muito precioso para o Senhor.

    Essa videira, como diz a Palavra, foi trazida do Egito, levantada da descendência de Abraão, o amigo de Deus. Foi escolhida e constituída para o prazer de Deus — para o prazer de Deus, para que nela Ele encontrasse Seu deleite e nela pudesse ter prazer.

    E ela existia para a satisfação de Deus. Ele deveria encontrar nela a resposta a algo que almejava e desejava. Mais ainda, por meio dela deveria encontrar Sua glória. Ela deveria ser para Sua glória, assim como qualquer videira exemplar seria a verdadeira satisfação, o prazer e a glória do viticultor ou do proprietário da videira.

    Essa é a posição que a videira ocupa diante de Deus: algo muito precioso e muito importante para Ele, relacionado a nada menos que Sua própria glória — para que nela e por meio dela Sua glória fosse manifestada.

    Esse é o primeiro significado da condição de servo, de servir ao Senhor. É contribuir para Seu prazer, Sua satisfação e Sua glória — existir para isso e para nenhum outro propósito. Aquilo que Deus encontra nela, isso é ministério. Aquilo que Deus deve receber por meio dela, isso é serviço.

    O propósito exclusivo da videira: a frutificação

    Tudo isso significa que ela não tem outro propósito para sua existência. Isso nos conduz ao segundo ponto: primeiro, o que ela é para Deus e o lugar que ocupa diante Dele; depois, o lugar que ocupa em relação a si mesma.

    Essa não é uma ilustração ou um simbolismo escolhido ao acaso. Deus nunca escolhe ao acaso os objetos com os quais ensina. Ele sabe o que está fazendo. Quando fez da videira o símbolo do ministério para Si e do verdadeiro serviço a Ele, sabia exatamente por que o fazia.

    Porque, vejam, a videira existe exclusivamente para dar fruto. É isso que o profeta Ezequiel mostra aos homens ao seu redor em Ezequiel 15.

    Não há outra utilidade que se possa dar à madeira da videira; sua utilidade está no fruto. Ele chegou a dizer:

    Tomar-se-á dela uma estaca para nela pendurar algum objeto?

    Nem isso se faz. Alguém disse: “Não se faz da videira nem mesmo um pregador de roupa ou um gancho”. Não se pode fazer nada com ela. É inútil para todos os outros propósitos — somente fruto.

    Digo que Deus sabia o que pretendia quando tomou a videira como símbolo do povo servo. Se isso precisa de alguma ênfase ou de ser sublinhado, basta olhar para o Servo que disse:

    Eu sou a videira verdadeira.

    Ele tinha alguma alternativa, algum desvio, algum interesse ou alguma utilidade secundária? Não. Ele não tinha nada — nada além desse produzir fruto para o prazer, a satisfação e a glória de Seu Pai. Exclusivamente para essa única coisa. Essa é a videira.

    Todas as suas energias e todos os seus interesses estão concentrados em uma coisa: que o Senhor tenha o que deseja, aquilo em que Seu coração está colocado; que o Senhor tenha Sua herança; que o Senhor tenha Seus direitos — Seus direitos.

    Todo serviço que é realmente serviço a Deus está concentrado nessa única coisa: que o Senhor tenha Seus direitos.

    A consagração em todas as esferas da vida

    Bem, precisamos dizer uma palavra a respeito dos direitos de Deus. Vocês compreenderam essa exclusividade do propósito de nossa existência? Vocês têm alguma alternativa? Têm uma segunda linha de vida? Têm outros caminhos que os desviam?

    Embora sua vida tenha de se distribuir por muitas coisas — vocês têm uma casa para cuidar, um trabalho ao qual atender, obrigações neste mundo —, ainda assim, vocês têm apenas uma motivação para viver e fazer tudo, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outra coisa? Há uma única motivação que governa, reúne e concentra tudo?

    Que o Senhor tenha Seus direitos; que o Senhor encontre Seu prazer, Sua satisfação e Sua glória. Isso é consagração. Isso é servir ao Senhor. Isso é o serviço do Senhor.

    O serviço do Senhor passou a significar tantas coisas que, muitas vezes, já não corresponde ao verdadeiro princípio do serviço. Falamos de ser servos do Senhor, ou de entrar na obra ou no serviço do Senhor, e temos ideias específicas e particulares a esse respeito.

    Bem, isso pode se expressar de muitas e variadas maneiras. Mas, queridos amigos, o servo do Senhor não é uma pessoa peculiar que usa determinado tipo de roupa e recebe determinado título.

    O servo do Senhor é qualquer homem, qualquer mulher, colocado em qualquer lugar, que está ali procurando assegurar que Deus receba o que pode receber naquele lugar. Essa pessoa se concentra nisso. Vocês podem ser servos do Senhor em seu trabalho, em seu hospital, em sua escola, em sua casa, tanto quanto qualquer homem que se coloca atrás desta mesa e prega a Palavra — com a mesma autenticidade.

    São o princípio, a motivação e a lei do serviço que fazem o servo, não a profissão nem qualquer outra coisa. A lei do serviço é esta: Deus deve receber tudo, onde quer que eu esteja.

    Portanto, deixem que esse pensamento e essa verdade transfigurem tudo para vocês. Há lugares difíceis de se estar, lugares que vocês não escolheriam se pudessem decidir, lugares para os quais as circunstâncias os obrigam a ir. Mas levem isto consigo: “Eu estarei ali. Estarei ali como servo do Senhor”.

    As pessoas podem pensar que sou seu servo, ou me chamar assim; mas estou aqui como servo do Senhor, seja qual for a situação. E, como eu disse, tudo se reúne nesta única ideia: Deus tem Seus direitos.

    O fruto que pertence a Deus

    Os direitos de Deus encontram-se no fruto. Quais são os direitos de Deus? Qual é o fruto que deve chegar a Ele?

    Bem, em primeiro lugar, é claro, isso tem a ver com a natureza de Deus encontrar sua satisfação. Deus tem, por assim dizer, um gosto peculiar por uvas, próprio de Sua natureza. É apenas uma maneira de expressar algo.

    Sua natureza simplesmente se deleita nesse fruto. Vocês sabem o que quero dizer. Todos temos preferências particulares, não é? Nossa natureza se inclina para certas coisas. Há algo em nossa constituição que simplesmente responde a elas. Descobrimos que nosso próprio ser encontra certa satisfação, prazer e gratificação em determinadas coisas.

    Bem, é assim com Deus nessa questão. Sua natureza deve ser satisfeita por esse fruto. Mas qual é a natureza de Deus?

    Paulo nos dá a resposta em sua carta aos Gálatas, em Gálatas 5:22:

    Mas o fruto do Espírito é amor.

    Deus é amor. A forma gramatical exige que coloquemos a questão dessa maneira. Não diz: “Os frutos do Espírito são”, apresentando depois toda uma série de coisas. Diz apenas uma coisa:

    O fruto do Espírito é amor.

    O que é isso? Alegria, longanimidade, mansidão, bondade, domínio próprio. É o amor em suas várias expressões. Todos esses são aspectos de uma única coisa: a natureza de Deus.

    O amor de Deus derramado em nosso coração é o segredo da alegria, o segredo da longanimidade, o segredo da fidelidade e o segredo de tudo o mais. Todas essas coisas expressam a natureza de Deus.

    Ele realmente procura esse fruto. Esse fruto é um direito de Deus. Sua natureza o exige. Toda a Sua constituição, se posso dizer assim, precisa disso para Sua satisfação.

    Tudo começa aí: no caráter, na natureza, na obra do Espírito em nós, na obra da graça em nós. Esse é, em primeiro lugar, o fruto ao qual Deus tem direito. É algo interior.

    O servo é essencialmente servo em seu próprio ser, seja o indivíduo, seja a igreja, seja aquilo que representa a igreja em um grupo interior. O próprio serviço é, em primeiro lugar, o serviço de satisfazer a Deus no que diz respeito à Sua própria natureza.

    É trágica e dolorosamente verdadeiro que tantos considerem possível estar na obra cristã sendo, eles mesmos, uma contradição à natureza de Deus — de modo persistente e habitual.

    Se há algo contra o qual a Bíblia troveja em Israel, é isso; e esse também é um dos grandes temas culminantes no final da Bíblia. Essas mensagens às igrejas insistem nesse ponto: existe nelas aquilo que contradiz a natureza de Deus.

    Quão forte, quase severa, é a voz do Espírito onde isso acontece:

    Tenho isto contra ti.
    Tens aí aquela mulher Jezabel.
    Os que seguem a doutrina de Balaão,
    coisa que Eu odeio.

    Se resumíssemos em uma palavra o desafio àquelas igrejas, à igreja e a nós mesmos, diríamos: quando é assim, Deus não está recebendo o que Lhe é de direito. Ele não está sendo servido em Sua própria natureza, nas exigências de Sua natureza.

    O começo, portanto, de nossa condição de servos e de nosso ministério ao Senhor está aqui — em nosso caráter, em correspondermos à natureza de Deus. Que o Senhor nos ajude.

    Os direitos de Deus nas nações

    Mas, quando isso é reconhecido e nos ajustamos a isso, esses direitos de Deus e esse fruto para Deus dizem respeito a assegurar a posição que Lhe cabe neste universo, neste mundo e nas nações.

    A posição de Deus — essa era toda a acusação feita contra Israel. Não trataremos disso agora, porque esse assunto virá depois. Mas Deus havia sido destituído de Sua posição de direito.

    O Senhor era o único Senhor verdadeiro e legítimo de toda esta criação, deste povo e desta nação.

    Ouve, ó Israel: o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.

    Ele perdeu esse lugar, não apenas na nação, mas também em Seu povo. Eles haviam sido levantados especialmente para dar a Deus Seu lugar entre as nações como o único Deus, o Deus verdadeiro.

    Seus direitos na criação, Seus direitos em Si mesmo como Senhor, eram que Ele — e somente Ele — ocupasse esse lugar.

    Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração,
    de toda a tua alma, de todo o teu entendimento
    e de todas as tuas forças;
    e somente a Ele servirás.

    Deus tem direito ao domínio, ao senhorio, ao governo e à centralidade exclusivos e absolutos. Seus direitos. Essa é a natureza da condição de servo.

    Isso não está claro no caso do grande Servo, o Senhor Jesus? Para que Ele esteve aqui? Vocês podem dizer que Ele esteve aqui para isto ou para aquilo. Há muitas coisas que definem Sua missão. Mas, reunindo todas elas, todas significam uma única coisa: Deus deve receber o que Lhe é de direito.

    Direitos na criação, direitos na redenção, direitos no domínio, direitos na adoração e no serviço. O grande Servo Se comprometeu e Se entregou até a morte por isso. Isso é serviço, queridos amigos.

    Depois de enfrentarmos essa questão de satisfazer a natureza de Deus, é aqui que nos encontramos. A igreja está aqui — ou qualquer grupo da igreja está aqui nesta terra — para este propósito: assegurar que Deus tenha Seu lugar, que é absoluto. Deus é supremo. Não há divisão de lealdade com Deus.

    Deus deve receber o fruto dentre as nações e nas nações. É para isso que a igreja está aqui. Estamos aqui para estar entre as nações, a fim de que Deus tenha Seu lugar na nação.

    Seja qual for o desafio à presença de um povo de Deus em determinado lugar, a questão não é até que ponto esse povo tem sucesso em seu serviço. Trata-se de permanecer ali com os dois pés firmes e dizer: “Aqui estou. Estou aqui por Deus”.

    Minha presença aqui é um testemunho de que Deus tem direitos supremos neste lugar. Creio que foi exatamente isso que o Senhor Jesus quis dizer quando declarou, em Mateus 24:14:

    Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo,
    em testemunho a todas as nações.

    Ele não disse que esse evangelho do reino teria de se estabelecer por toda parte, que todas as nações teriam de ser salvas e que todas as pessoas nas nações teriam de ser salvas antes que Sua vinda pudesse acontecer. Ele disse: “Em testemunho”.

    Deve haver nas nações aquilo que, por sua própria presença, testemunhe que há uma ruptura no domínio de Satanás. Esse domínio não é universal. É para isso que estamos aqui, meus irmãos. Onde estamos, deve haver um testemunho concreto: Satanás não é senhor absoluto; o reino de Satanás não é absolutamente universal. Aqui está a ruptura nele, e eu sou essa ruptura pelo testemunho.

    É por isso que vocês estão ali — onde quer que seja. Talvez vocês não vejam muitas almas salvas nem muitos resultados por estarem ali, mas vocês estão ali. Isso está certo.

    Deus muitas vezes coloca pessoas exatamente nesses lugares. A razão de estarem ali não se explica em termos de provas, evidências, prazer ou satisfação; mas elas estão ali, e muitas vezes isso é tudo o que Ele quer — ter-nos ali como testemunhas.

    Isso é ministério. Às vezes, um ministério muito difícil. Como destacamos ontem, Isaías estava ali, mas as reações à sua presença eram muito dolorosas para ele. Não havia sinais de sucesso em seu ministério enquanto o exercia. Jeremias estava ali; sim, ele estava ali. O Senhor tinha Seus homens, e isso é o que importa — não o sucesso de seu ministério, mas o fato de representarem os direitos de Deus na terra.

    O movimento de retorno a Deus

    E então, é claro, os direitos de Deus dizem respeito, em última análise, à Sua plenitude — Sua plenitude, para que Ele seja pleno de todas as coisas.

    Isso não contradiz o que acabo de dizer, nem diminui seu valor. Talvez haja poucos resultados visíveis; ainda assim, esse ministério, esse serviço, está relacionado ao retorno das coisas ao Senhor — aquilo que antes chamamos de um movimento de retorno a Deus.

    No princípio, tudo estava em Deus. Então as coisas foram tiradas de Deus, afastadas de Deus, desviadas de Deus e encaminhadas em outras direções, para outros fins. Foram afastadas de Deus.

    Esse poderoso movimento de Deus ao longo da história tem sido para trazer as coisas de volta a Si mesmo — um grande movimento de retorno a Deus —, de modo que, por fim, como nos é mostrado, Ele encha todas as coisas e todas as coisas sejam reunidas Nele.

    Esse é precisamente o significado da adoração, como muitos de vocês sabem. Estamos aqui para esse propósito: trazer tudo de volta a Deus, contrariar esse desvio, interromper esse curso das coisas para longe de Deus.

    Vejam como tudo foi afastado de Deus. Esse é o próprio princípio deste mundo: tomar tudo para si; tomar tudo para você mesmo. A igreja está aqui para trazer tudo de volta a Ele.

    Quando falamos de Cristo enchendo todas as coisas, da plenitude de Cristo, é isso que queremos dizer. É Sua herança nos santos, para que Ele seja a plenitude de todas as coisas — trazendo as coisas de volta a Deus.

    Bem, vocês participam desse ministério? Estamos nessa condição de servos? Estamos aqui, nesta vida e nesta terra, para essa única coisa: Deus terá tudo; tudo será trazido de volta a Ele?

    Permaneceremos firmes como uma rocha em meio a essa deriva e a essa corrente que se precipita para longe de Deus, para inverter seu curso e fazê-la voltar a Ele. Confrontem isso.

    Foi isso que o profeta fez. Foi isso que o Senhor Jesus fez, o grande Servo. É para isso que a igreja existe.

    Mas não é triste que a própria igreja tenha se tornado, em certa medida — e não em pequena medida —, aquilo que se apropria, para seus próprios fins e prazer, de muito do que pertence a Deus?

    Quantos há na igreja e no que se chama de obra cristã que estão nisso para sua própria satisfação, para sua própria reputação, para fazer um nome! Se vocês interferirem com eles e com sua pequena parcela da obra, terão problemas. Afinal, é a si mesmos que estão promovendo no mundo.

    Ah, não! Não estamos aqui para nós mesmos. Estamos aqui para Deus.

    A disciplina essencial à frutificação

    Agora, isso nos conduz à conclusão desta manhã. O terceiro ponto, no que diz respeito à videira — mantendo-a bem presente no pano de fundo de nossa imagem mental —, é a disciplina essencial a esse propósito.

    Muito se diz sobre isso em relação à videira, não é? O próprio Senhor falou a respeito, em João 15:2:

    Todo ramo em Mim que dá fruto, Ele o limpa,
    para que dê mais fruto.

    Lemos em Isaías:

    Que mais se poderia fazer à Minha vinha, que Eu não lhe tenha feito?

    Muita história está reunida nessas palavras no que diz respeito a Israel — uma quantidade tremenda de história, a história da disciplina naquela nação.

    Quanto cuidado Deus teve, quanta dedicação, quanta devoção, quanto trabalho, quanto esforço com aquela videira! A história daquele povo nem sempre foi uma história confortável sob a mão de Deus.

    O Senhor não os protegeu nem os guardou de modo a impedir que surgissem dificuldades e adversidades. Não; há muita coisa contida na palavra disciplina — limpeza, poda, se quiserem.

    Observem o agricultor. O que ele está fazendo? Bem, ele está cortando muita coisa. Isto é, está reduzindo bastante as coisas. Está limitando certas liberdades. Está retirando algumas liberdades.

    Há liberdades, sabem, que são prejudiciais ao que tem valor. Alegramo-nos em nossa liberdade em Cristo, mas receio que muitas pessoas compreendam mal essa liberdade em Cristo.

    Anos atrás, eu costumava ter bastante contato com grupos chamados modernistas, a escola liberal de teologia. Conhecia muitos deles pessoalmente.

    Encontrei entre eles uma verdadeira exultação com sua posição: “Ah, que grande coisa é estar emancipado daquela escola conservadora e estreita de interpretação bíblica! Já não estamos presos àquelas ideias antiquadas sobre a inspiração das Escrituras, a divindade de Cristo e essas coisas. Escapamos dessas limitações. Alegramo-nos em nossa liberdade”.

    Minha pergunta é a decisiva: quanto fruto para Deus surgiu por esse caminho? Quanta satisfação isso produziu para Deus?

    Esse tipo de liberdade, que não produz fruto no sentido de que estamos falando — Deus recebendo o que Lhe é de direito —, mas, pelo contrário, produz o oposto, não é a liberdade de Cristo.

    Lembro-me de ter ido à Dinamarca, não faz muito tempo, e de encontrar os irmãos no centro de uma grande dificuldade. Todo um grupo de seus jovens mais promissores havia interpretado mal, ou compreendido de maneira equivocada, o ensino de Gálatas sobre a liberdade em Cristo.

    Eles haviam rejeitado todas as restrições. “Nós, em Cristo, estamos livres de todas as leis. Estamos livres da lei. Portanto, não há lei contra fumarmos; podemos fumar. Não há lei contra irmos ao teatro; podemos ir. Somos livres em Cristo.”

    Com base nessa interpretação equivocada da liberdade, haviam se livrado de todas essas restrições. Isso foi desastroso para a vida espiritual. Fico muito contente em dizer que essa batalha foi enfrentada até o fim, a questão foi esclarecida e agora tudo está bem. Todos estão no tipo correto de liberdade, que, naturalmente, implica a restrição de certas coisas.

    A diferença, como tantas vezes dizemos, é entre liberdade e libertinagem.

    Outra forma de liberdade, que igualmente não é uma liberdade frutífera — vocês sabem, a Igreja Romana tem uma liberdade. Ah, é esta liberdade: retirar sua própria consciência e fazer da igreja e do sacerdote a sua consciência.

    “Não preciso ter qualquer preocupação de consciência a respeito das coisas. Meu sacerdote cuidará disso por mim. Minha igreja cuidará dessas coisas.” E assim, muitas vezes, vocês encontram uma terrível contradição nesse sistema — uma terrível contradição.

    Certamente essas coisas não são para a satisfação de Deus, mas como eles se gloriam nesse tipo de liberdade! “Ah, como é bom estar livre de…” — o que querem dizer é da consciência. Chamam isso de lei; chamam isso de estreiteza. Mas o que querem dizer é ter escrúpulos de consciência a respeito disto e daquilo. “Você está livre. Nosso sistema assumiu isso.”

    Isso nem sempre resulta em muito fruto. Vocês encontram algo desse tipo no exército. Quando um homem entra no exército, o governo e o exército assumem toda a responsabilidade. Ele já não tem responsabilidade pessoal, a não ser fazer, dia após dia, o que lhe mandam.

    Todo o restante é assumido por ele, e ele não precisa se preocupar. Não precisa se preocupar se sua família está sendo cuidada, nem com qualquer coisa semelhante. Tudo isso lhe é retirado dos ombros. Bela liberdade — mas e o caráter? E o desenvolvimento da responsabilidade pessoal?

    Isso não entra em questão. A liberdade que prejudica a verdadeira responsabilidade deixa os homens, quando saem do exército, se permaneceram nele por tempo suficiente, sem saber o que fazer. Precisam assumir tudo sobre os próprios ombros, mas não estão preparados para isso.

    Tornaram-se incapazes de enfrentar a vida por si mesmos, e muitos querem voltar ao exército simplesmente por causa dessa questão da responsabilidade. Vocês entendem o que quero dizer?

    Há uma disciplina ligada à frutificação que é absolutamente essencial, e essa disciplina às vezes consiste na retirada de certas liberdades — uma poda, se quiserem, um certo tipo de limitação.

    Deus nos livre de sermos estreitos. Não vejo como alguém pode ser estreito e ter uma compreensão correta das realidades eternas, universais e vastas de Cristo e de Sua igreja. Vocês não podem ser estreitos quando compreendem verdadeiramente essas coisas imensas às quais somos chamados — a grandeza de Cristo, a grandeza da igreja. Isso não é estreiteza.

    Mas há nisso a necessidade de nos restringir às coisas que mais importam, e essas coisas são fruto — fruto para Deus.

    A qualidade do fruto

    Assim, descobrimos que, nesse processo de disciplina, o Senhor busca uma intensificação. É isso. Ele poda aquilo que está dando fruto, para que dê mais fruto.

    Sim, é verdade que há fruto. Mas o fruto em si nem sempre é aquilo em que Ele está mais interessado. Não é o volume; não é a quantidade. É a qualidade; é o peso que importa para Deus. É o valor intrínseco.

    Assim, quando há fruto, Ele limpa para que haja mais fruto — isto é, menos para que seja melhor. Muitas vezes, menos para que seja melhor; não se espalhar por uma área ampla demais, a fim de obter algo mais concentrado, mais intenso, mais rico.

    Esse é um princípio de Deus em Seu trato com a videira.

    O caráter coletivo da frutificação

    Penso que não há figura que apresente o princípio coletivo melhor e de maneira mais completa do que a videira.

    A ideia de uma única uva é absurda. Uma uva não pode existir por si só. Entrem em uma vinha: o que vocês diriam se vissem ali em cima uma uva, mais adiante outra uva e, em outro lugar, mais uma uva? Diriam: “Bem, há algo errado aqui. Isso está abaixo do normal ou é anormal. Essa não é a vida normal”.

    Qual é a vida normal? Um cacho de uvas — bem próximas, tocando-se, em contato, relacionadas umas às outras. É uma vida coletiva, não é?

    Digo novamente: penso que não há figura que apresente melhor e de maneira mais completa esse princípio coletivo do serviço. Na verdade, Deus obtém a maior parte de Sua satisfação por meio dos vínculos de Sua igreja no serviço.

    Tentem ser uma uva isolada. Bem, pode ser que vocês sejam uma uva, e talvez até uma uva muito grande, mas há algo anormal nisso. Não é natural; não está certo.

    O Senhor recebe muito mais pela comunhão, pelos vínculos, pela unidade, pelo estar juntos — muito mais. Ele estabeleceu esse princípio: “Dois ou três”. Vejam o princípio coletivo. Esse é Seu caminho. Sempre foi por esse caminho que as coisas funcionaram.

    Dispersem-se, dividam-se, e algo se perde — algo se perde. Esse próprio serviço a Deus, queridos amigos, exige que estejamos bem próximos, realmente unidos, para que sejamos, em certo sentido, um único fruto, um único cacho.

    A vida ministrada por meio da videira

    E, finalmente, o elemento intrínseco desse símbolo, a videira, certamente é a vida. Há vida, não é?

    Sabemos que o fruto da videira é o símbolo do sangue de Cristo — do próprio sangue de Cristo. Ele toma o cálice de vinho e diz:

    Este é o Meu sangue,
    que é derramado por vós.

    Duas coisas caminham juntas no simbolismo: o fruto da videira e o sangue. O que é o sangue, senão a vida? Há vida.

    Assim, o elemento e o fator intrínsecos no fruto são que ele ministra vida. A vida está sendo ministrada. A vida é disposição; há uma virtude, há uma energia — é a energia da vida.

    Penso que tudo deve ser provado por esse critério, não acham? Porque essa é a questão final. O que é ministério? O que é frutificação? O que é serviço? O que é a condição de servo?

    Bem, tudo se resume a isto: quanta vida os outros estão recebendo e passando a experimentar porque vocês estão ali, onde estão. Não quanta verdade, nem mesmo quanta luz, mas quanta vida.

    Quando chegam, uma coisa que percebem, compreendam tudo ou não, é vida, vida, vida. Esse é o fruto. Esse é o verdadeiro significado da videira.

    Mas, observem bem, o fruto da videira — o vinho — sai do lagar. Do lagar. Talvez vocês saibam o que isso significa.

    Sim, o valor que resulta desse serviço vem do sofrimento, da pressão, do moer, do esmagar e do quebrantar. Isso é Cristo.

    Sabemos, até certo ponto, o que isso significa em termos espirituais. Mas lembrem-se: esse é o caminho para poder dar — dar. Isso existe para dar, não para guardar, não para reter. É para dar, para poder dar.

    Isso é serviço: ter algo para dar em favor da vida de outros.

    Bem, então ficamos por aqui. Que o Senhor escreva essas coisas em nosso coração. Ele trouxe uma videira do Egito.

    Eu sou a videira; vós sois os ramos.