Depois da pesada carga que lhes foi imposta nestas últimas quatro reuniões, vocês certamente ficarão aliviados quando eu disser que minha mensagem desta noite é muito simples. Espero que ela não seja menos importante ou vital, mas é bastante simples.
Ela se baseia nestes capítulos que lemos: Isaías 61 e Lucas 4.
Antes de realmente chegarmos ao ponto central e extrairmos o verdadeiro valor e significado desses capítulos considerados em conjunto, precisamos observar este fato e sua importância: o Senhor Jesus destacou esta passagem das profecias de Isaías e a aplicou a Si mesmo.
Isso é muito mais significativo do que parece à primeira vista, por causa do contexto histórico dessas palavras nas profecias de Isaías, no Antigo Testamento. Sem dúvida, essas palavras tinham relação com a situação que existia naquela época, ou dela recebiam sua força. Foi o que existia naquele tempo que deu origem a essas palavras e apontou para elas:
O Espírito do Senhor está sobre Mim;
Porque o Senhor Me ungiu.
O fato de o Senhor Jesus tê-las retirado daquele contexto e aplicado a Si mesmo implica que Ele lhes deu outro contexto. Não me refiro ao contexto de Sua própria Pessoa, embora isso também fosse verdade, mas a outro contexto, digamos, histórico.
Essas palavras do profeta Isaías, que talvez, em seu próprio pensamento, não se referissem exclusivamente ao Messias vindouro, podem ter tido essa referência em sentido secundário. Mas ele próprio, o profeta, era o servo do Senhor naquela época. Ele proclamava essas coisas ao povo, dizendo-lhes, na condição em que se encontravam:
O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres.
Provavelmente, como eu disse, em sentido secundário e por trás de tudo isso, ele sabia que Outro estava por vir; tinha em mente a ideia messiânica. Mas, para ele, naquele momento, aquilo dizia respeito ao presente. Era para aquele tempo, porque Israel realmente se encontrava em todas essas condições às quais ele se dirigia.
Agora, embora isso também fosse verdade no caso do Senhor Jesus e no tempo do Senhor Jesus, há este fator adicional: o Senhor Jesus não estava fazendo disso uma profecia de algo futuro. O Senhor Jesus disse:
Hoje se cumpriu esta Escritura.
Ela não se cumpriu literalmente para Israel naquele dia, nem se cumpriu desde então — não literalmente.
Israel nunca chegou a desfrutar dos benefícios dessa profecia em sua forma literal. Ainda assim, Jesus disse a respeito dela:
Hoje se cumpriu esta Escritura.
Ele falava constantemente assim — sobre hoje, sobre agora. Disse à mulher de Samaria:
Mulher, crê-Me que a hora vem, e agora é,
em que nem neste monte, nem em Jerusalém,
adorareis o Pai.
Isso é estranho. Bem, pergunto-me se vocês compreendem a importância disso. Se essa profecia, com todos os seus termos, está agora se cumprindo, vocês não podem entendê-la como algo literal. Precisam entendê-la como algo espiritual. Ela se cumpre hoje, mas se cumpre de maneira espiritual, não de maneira temporal.
Esse é o contexto da questão, e é muito marcante e muito importante reconhecê-lo ao considerar o significado da profecia. Jesus a aplicou a Si mesmo e disse: “Hoje”. Como, hoje? Como, hoje?
Ali estava Ele, de pé na sinagoga de Nazaré, cumprindo pessoalmente todas as profecias a respeito do Servo do Senhor que haveria de vir. Todas essas profecias estavam se cumprindo Nele, e Ele estava ali como o Servo do Senhor, prefigurado por Isaías.
O que temos aqui, simplesmente, é o ministério multifacetado do Servo do Senhor. Quantas facetas, quantos aspectos tem essa condição de servo, esse serviço a Deus e aos homens?
Depois de dizer isso, vocês estão prontos para examinar pelo menos alguns aspectos desse ministério multifacetado do Senhor Jesus. Então, lembrem-se de que ele é transferido à Igreja, para ser o ministério Dele na Igreja e por meio dela. O que é verdadeiro a respeito Dele nesses aspectos deve, pelo mesmo Espírito que unge, ser verdadeiro a respeito da Igreja, seja universal ou local, seja o todo ou uma parte.
Esse é o ministério multifacetado que o Espírito que unge concede, ou deseja conceder e realizar, não apenas em Cristo, mas na Igreja e por meio dela. Bem, isso talvez não tenha parecido tão simples, mas o restante é bastante simples.
O Servo, então, nos é apresentado aqui de várias maneiras. Em primeiro lugar, o Servo é um pregador:
O Espírito do Senhor está sobre Mim,
Porque o Senhor Me ungiu para pregar.
A palavra, na verdade, é arauto. “O Senhor Me ungiu” significa que Ele Me ungiu para anunciar, para fazer uma proclamação. Toda a força do que está aqui é esta: fazer uma proclamação. Depois, vocês prosseguem para ver o que está contido nessa proclamação. Encontrarão três coisas.
Em primeiro lugar, há uma proclamação de boas-novas aos pobres — boas-novas. A palavra “evangelho”, no Novo Testamento, é exatamente isso, como vocês sabem: anunciar, proclamar, pregar, comunicar boas-novas aos pobres.
O que isso significa? Bem, vocês se lembram de quando Ele veio e reuniu Seus discípulos, o núcleo da nova nação e do novo reino? Ele os levou à parte. Abriu a boca e os ensinou, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito:
Porque deles é o reino dos céus.
Agora, historicamente, Israel havia perdido o reino. Este é o livro, como vocês sabem, que os apresenta sendo expulsos e levados de Jerusalém e de sua terra para a distante Babilônia, tendo perdido seu reino. Eram um povo sem reino.
Tudo o que isso significa para nós aqui, reunidos neste lugar, era tudo para eles — aquilo para o qual haviam sido levantados, aquilo em que se concentravam todos os seus interesses, suas posses e suas esperanças. O reino havia desaparecido. Tinham sido feitos escravos, levados cativos.
Jesus entra nessa situação e diz a essas pessoas pobres e afligidas:
Bem-aventurados os pobres de espírito:
Porque deles é o reino dos céus.
Não se trata nem mesmo da recuperação ou restauração de um reino terreno, mas do reino dos céus — um reino muito maior, muito mais glorioso, muito mais duradouro: o reino dos céus.
Isso é boa notícia: proclamar que há outro reino a ser dado àqueles que foram despojados de tudo aqui nesta terra, daquilo em que se concentravam sua vida e suas esperanças. O Espírito Me ungiu para dizer isso. Essa é a boa notícia do arauto: o reino oferecido, que transcende em muito a mais elevada glória e a mais plena riqueza do antigo reino terreno de Israel.
Vocês provavelmente sabem quanto esses Evangelhos do Novo Testamento têm a dizer sobre o reino dos céus. Poderíamos dizer que, em certo sentido, eles tratam principalmente do reino dos céus. Ele é oferecido àqueles que perderam tudo aqui neste mundo.
A segunda coisa que o arauto anuncia ou proclama é o ano do jubileu. Isso não está expresso exatamente nesses termos, mas qualquer pessoa que se disponha a examinar a passagem descobrirá que essa é a ideia presente e que está por trás destas palavras.
É o ano da graça, traduzido aqui como “o ano aceitável do Senhor”. Aquele ano específico na história judaica, o quinquagésimo ano, era o ano do jubileu. A maioria de vocês sabe, mas, por causa daqueles que não sabem, deixem-me explicar o que era o ano do jubileu.
Durante todo aquele período até o quinquagésimo ano, se alguém contraísse uma dívida, por exemplo, sua casa poderia ser tomada como pagamento, ou sua propriedade, ou seus filhos, ou a própria pessoa. Tudo o que possuía, e até ela mesma, poderia legalmente ser tomado para saldar sua dívida.
Havia aqueles que estavam em servidão, até mesmo em escravidão, por causa das dívidas de uma família, de um negócio ou de qualquer outra coisa. Mas havia uma lei estabelecida por Deus em Israel segundo a qual, no quinquagésimo ano, todas as dívidas deveriam ser canceladas. Todas as propriedades assim confiscadas deveriam ser devolvidas, e todas as pessoas deveriam ser libertadas.
Tudo o que havia sido tomado como pagamento durante aquele período deveria ser restituído. Bem cedo, bem cedo, ao amanhecer do primeiro dia do quinquagésimo ano, a trombeta soava — a trombeta do jubileu ressoava por toda a terra. Todo escravo era libertado, e qualquer pessoa que retivesse algo ou alguém pertencente a outra pessoa tinha de devolver ou libertar.
O ano do jubileu — o ano da graça em contraste com a lei. Esse é o lado histórico da questão. Jesus retoma isso e diz que, nesta nova dispensação, não apenas um ano, mas toda a dispensação é a dispensação da graça.
Comigo está a trombeta do jubileu, que continuará a soar até o fim desta era. Comigo está a proclamação, o anúncio. Eu sou Aquele que faz soar a trombeta do jubileu. Todos os escravos devem ser libertados. Tudo o que está em servidão deve ser solto. Tudo o que se perdeu deve ser restaurado — sua herança, seus direitos, devolvidos no ano da graça.
Poderíamos dedicar muito tempo a isso, mas creio que é bastante simples, bastante claro. Não há dúvida: aquilo que era verdadeiro em Israel, histórica e literalmente, é inteiramente verdadeiro a respeito da raça humana — da humanidade.
Não há dúvida de que vocês e eu, por natureza, estamos todos em servidão. Somos todos escravos. Como Paulo expressou, fomos vendidos sob o pecado. Perdemos nossa herança. Adão nos fez perder nossa herança. Perdemos tudo o que Deus pretendia que o homem tivesse por meio de Adão. Perdemos tudo: uma liberdade maravilhosa, uma herança maravilhosa — tudo vindo de Deus. Não temos isso.
Estamos numa condição de perda e de servidão espiritual. O grande Arauto veio proclamar o ano aceitável do Senhor, o ano da graça — isto é, o ano da libertação e da restauração, o ano do jubileu.
É isso que esse Servo faz. Queridos amigos, esse é o ministério de arauto que nos foi confiado. Aqui, nesta noite, como servos do Senhor, como arautos pelo Espírito Santo, podemos proclamar isto: tudo o que vocês perderam em Adão é restaurado em Cristo. Toda a servidão em que vocês estão servindo e trabalhando no pecado e para Satanás é anulada em Cristo, e sua liberdade é conquistada.
O ano do jubileu: tudo o que foi perdido é restaurado.
Mas observem aqui em Isaías: o arauto proclama “o dia da vingança do nosso Deus”. É claro que vocês não precisam procurar muito para descobrir que Jesus não prosseguiu até essa parte. Ele parou antes dela. Parou no ano aceitável, no ano da graça. Não foi além, dizendo: “E o dia da vingança do nosso Deus”.
Quando chegou àquele ponto, sem dizer essas palavras, Ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente e disse, em essência: “Hoje, esta Escritura — até onde li, até o ponto em que parei — se cumpriu aos vossos ouvidos”. Ele não disse: “Um dia de vingança”.
Quando concluiu Seu ministério nesta terra, Ele proclamou o dia da vingança. Como? Depois que Sua mensagem havia sido transmitida, Sua vida havia sido vivida, Seu serviço havia sido cumprido, e eles O rejeitaram, Ele disse:
Ai de vós, ai de vós, ai de vós.
Então, de fato, Ele proclamou o dia da vingança.
Mas vocês percebem o ponto. Há um dia de graça em que tudo é oferecido Nele. É dada uma oportunidade para receber tudo o que Ele oferece — sua liberdade e sua herança. Mas há um ponto final para esse dia, quando, tendo havido recusa e rejeição, surge outra nota solene: o dia da vingança do nosso Deus.
O dia da vingança não é o dia da graça; é o dia da graça recusada, da graça desprezada. Assim, as pessoas nos dias do próprio Cristo pecaram para além do dia da graça, rejeitando-O, e entraram no dia da vingança de Deus.
Para nós, aqui nesta noite, o dia da graça ainda está em vigor. Vocês podem receber tudo o que o arauto oferece. Mas não se enganem: virá um dia em que, por recusarem persistentemente a graça, vocês se verão diante do dia da vingança de Deus.
Essas são as três coisas que o arauto proclama. Esse é o primeiro aspecto do ministério do Servo. O segundo é consolar todos os que choram em Sião.
É fácil perceber o que Isaías queria dizer com isso. O que Isaías queria dizer com aqueles que choram em Sião? Ah, eles estão de luto. Por que alguém se veste de luto? O luto está relacionado a um funeral, não está?
O povo de Sião, nos dias de Isaías, estava de luto pela perda daquilo que Sião significava — pelo funeral do significado de Sião. Ora, Sião sempre foi um termo tipológico ou simbólico para as mais elevadas glórias e bênçãos de Israel.
Deles eram os cânticos de Sião. Deles eram as peregrinações a Sião. Eles consideravam Sião a expressão simbólica de toda a bênção divina e de toda a presença divina. Ah, Sião, em seus grandes dias, era o lugar da glória. A glória estava ali.
Agora, a glória havia declinado. Todos os sinais de supremacia e vitória haviam desaparecido, porque Sião entrou na história mediante uma vitória. Ela era considerada tão inexpugnável que seus ocupantes originais simplesmente zombavam, usando seus coxos e cegos, como se até os mais fracos entre eles pudessem derrotar qualquer um que tentasse enfrentá-la.
Então Davi desafiou seus guerreiros e disse: “Aquele que tomar a fortaleza de Sião será constituído meu comandante”. Joabe conseguiu. Ele a tomou. Desde então, ela se tornou a cidade do grande rei, o centro da nação, símbolo da grande vitória sobre aquele lugar inexpugnável.
Isso tornou Sião algo muito glorioso para Israel. Podemos dizer muito a respeito dela, mas tudo se foi. A vitória se foi. A glória se foi. Eles estão de luto por sua perda e por sua condição.
O que o Senhor Jesus poderia querer dizer, tantos séculos depois, ao retomar essas palavras e afirmar: “Hoje se cumpriu esta Escritura”? Sião é restaurada hoje. A glória de Sião é restaurada para vocês hoje. Tudo isso lhes é oferecido hoje.
Bem, é claro que nossa carta aos Hebreus nos dá a resposta:
Não chegastes ao monte Sião,
mas chegastes a Sião,
à cidade do Deus vivo,
à Jerusalém celestial.
Há uma Sião, uma Sião celestial; uma cidade celestial e uma cidadania celestial, mais gloriosas do que toda a glória de qualquer cidade terrena de Sião; poderosa e inexpugnável, acima da força de tudo o que está ao redor de vocês; uma cidade permanente, que jamais passará.
A cidadania de uma Sião celestial lhes é oferecida. Ela nos é oferecida hoje; ela lhes é oferecida hoje. Agora, vocês sabem quantas passagens do Novo Testamento poderíamos trazer para esse assunto. Paulo diz que nossa cidadania está nas alturas, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Nossa cidadania está nos céus, de onde aguardamos um Salvador, Jesus Cristo.
Hoje se cumpriu esta Escritura. Pelo novo nascimento do alto, pelo nascimento do céu mediante esse mesmo Espírito Santo, são concedidos a vocês não apenas a cidadania, mas também os privilégios do céu. Todos os direitos do céu lhes são oferecidos hoje nas boas-novas do evangelho — para consolar todos os que choram em Sião.
Isso é um consolo? Bem, creio que pelo menos alguns de nós realmente nos alegramos por nossos nomes estarem escritos nos céus, por estarem no livro da vida do Cordeiro, por termos nascido do alto. Seja o que for que tenhamos ou não tenhamos aqui neste mundo, temos uma cidade eterna e pertencemos à Nova Jerusalém.
Significa muito para nós ter nossa cidadania nos céus e nossos nomes escritos ali. Bem, eu disse que é simples. É uma mensagem simples do evangelho.
Em terceiro lugar, o Servo é apresentado na condição de libertador: um arauto, um consolador, um libertador.
Para proclamar liberdade aos cativos,
E a abertura da prisão aos presos.
Agora, observem: “da prisão” está em itálico, o que significa que essas palavras não estão no texto original. Há uma nota à margem, se vocês têm uma Bíblia com referências marginais, que diz: “A abertura dos olhos dos que estão presos”. Lucas cita assim.
Talvez isso não esteja claro nesta tradução, mas, nas línguas originais, tanto no hebraico quanto no grego, é bastante claro que isso se refere aos olhos. Esse tipo de cativeiro é diferente daquele dos escravos de quem temos falado.
O que está sendo mencionado e tratado aqui é um cativeiro de cegueira — um cativeiro de cegueira. Nesta tarde, voltamos a Isaías 6, e a comissão do profeta era: “Fecha-lhes os olhos. Fecha-lhes os olhos”, como juízo, para que, vendo, não percebessem.
Esse juízo de cegueira veio. Paulo diz:
O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos.
Isso é um cativeiro: um cativeiro de trevas, um cativeiro de cegueira, um cativeiro de olhos fechados. É um cativeiro em que eles não conseguem ver. Não conseguem ver.
Vocês se lembram de A Guerra Santa, de John Bunyan. O grande inimigo, ao sitiar a cidade de Alma Humana, deu instruções para que o prefeito da cidade — o entendimento — fosse colocado numa masmorra escura, onde não pudesse ver o que estava acontecendo. A Escritura diz:
Tendo o entendimento obscurecido.
Se vocês não têm visão, não têm entendimento, não conseguem ver o Senhor. É uma prisão terrível. A comissão dada ao apóstolo Paulo em sua conversão foi:
A quem Eu te envio,
Para lhes abrires os olhos,
A fim de que se convertam das trevas à luz,
E do poder de Satanás a Deus.
As duas coisas caminham juntas: das trevas à luz e do poder de Satanás a Deus, para que recebam sua herança. Essa herança pertence às pessoas cujos olhos foram abertos e que escaparam dos laços daquele que cega o entendimento.
Esse ministério do Servo é uma libertação dessa cegueira e dessas trevas. Em outra parte das profecias de Isaías, a respeito da vinda do Senhor Jesus, ele se expressa assim:
O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz.
Como isso foi verdadeiro a respeito do Senhor Jesus! Aqui estamos nesta noite, desfrutando dessa realidade. Vimos a luz. Vimos uma grande luz. Ele abriu nossos olhos cegos, e que novo mundo passamos a conhecer e possuir dessa maneira!
Queridos amigos, o Senhor Jesus, como Servo, verdadeiramente fez isso. Ele disse:
Hoje se cumpriu esta Escritura.
Houve aqueles cujos olhos foram abertos quando Ele esteve aqui, e Ele continua fazendo isso desde então. Mas esse ministério é transferido à Sua Igreja.
Infelizmente, precisamos dizer que a Igreja não tem feito isso muito bem. Não há o ministério de abrir os olhos e de libertar que poderia ou deveria haver. Um dos efeitos de um povo ungido é que outras pessoas vêm para a luz e passam a ver. Elas saltam para fora de sua prisão de trevas, podendo dizer: “Eu vejo. Eu vejo”.
Bem, chegamos ao fim. O Servo é o grande transformador.
Para lhes dar uma coroa em vez de cinzas,
O óleo de alegria em vez de pranto,
A veste de louvor em vez do espírito angustiado.
Que mudança de situação e de condição! Ora, poderíamos nos deter por muito tempo nessas coisas. Aí está. Simplesmente resumimos tudo nesta única palavra: transformação.
A própria palavra traz seu significado: passar de uma forma para outra — transformação. Aqui está uma das formas: pranto, angústia, sem cântico, sem alegria. Essa é uma condição. Aqui está a outra: o óleo de alegria em vez de pranto, a veste de louvor, um cântico em lugar do espírito angustiado.
Uma mudança completa. Bem, é verdade: o evangelho, a realidade daquilo que o Senhor Jesus fez e está fazendo, produz essa grande transformação na vida, tirando homens e mulheres dessa condição triste e lamentável e colocando-os em outra, na qual há o óleo de alegria em lugar do pranto, a veste de louvor em lugar do espírito angustiado.
O ministério transformador do Servo — e isso nos foi confiado.
Bem, essa é a mensagem. Mais uma vez:
Eis o Meu Servo.
Vocês querem saber o que significa ser servo e o que é o verdadeiro serviço? Bem, é isso. Olhem para Ele, e é isso.
Que o Senhor faça duas coisas entre nós: conduza aqueles que ainda não desfrutam dessas boas-novas a desfrutá-las; conduza vocês aos benefícios desse grande serviço do Senhor Jesus.
Então, quanto àqueles de nós que o conhecem, que desfrutam de seus benefícios, que Ele nos faça servos desse ministério de maneira muito mais frutífera e eficaz.