As palavras em torno das quais vamos nos reunir hoje estão no início do capítulo 42 das profecias de Isaías.
Eis aqui o Meu servo, a Quem sustenho;
o Meu eleito, em Quem se compraz a Minha alma.
Por enquanto, consideremos a primeira oração: “Eis aqui o Meu servo.”
Vamos nos ocupar com o servo do Senhor; isto é, com a natureza, o método e os meios do serviço a Deus. O que é o verdadeiro serviço a Deus? Como e por quais meios Deus é verdadeiramente servido?
Tenho certeza de que todos nós chegamos a uma questão como esta: estando aqui nesta terra e passando por este caminho uma única vez, quando chegamos perto do fim, parece que tudo foi tão breve. Mas que a nossa presença aqui tenha significado que, de algumas maneiras essenciais, o Senhor foi servido — isso, digo eu, certamente toca o coração de cada um de nós.
E é por isso que acolheremos qualquer ajuda que nos seja oferecida para compreender como isso pode acontecer. É isso que o Senhor colocou no meu coração para este tempo.
Mesmo aqueles que têm apenas um conhecimento superficial da Bíblia só precisam ouvir uma menção a essa ideia para que ela ganhe vida e seja reconhecida: a ideia de serviço. A lei do serviço é predominante em todas as Escrituras.
Quando abrimos a nossa Bíblia e começamos a lê-la, descobrimos que o homem não foi apenas criado para corresponder a uma ideia divina; não recebeu apenas uma grande riqueza de coisas para desfrutar e das quais tirar proveito; recebeu também uma responsabilidade. Deus lhe confiou um encargo. Ele foi imediatamente chamado a uma vocação.
A partir daí, por toda a Bíblia, essa lei da vocação, esse princípio do serviço, é um fio de ouro que percorre toda a trama.
Até que chegamos ao fim da Bíblia, onde encontramos estas palavras em Apocalipse 22:3-4:
E os Seus servos O servirão;
e verão o Seu rosto.
A eleição e o chamado de Abraão foram, acima de tudo, uma vocação. O mesmo foi manifestamente verdadeiro a respeito de Moisés, que passa à história com o título de “Moisés, Meu servo”.
A própria constituição e redenção de Israel tiveram por fundamento esta palavra de Êxodo 8:1:
Deixa ir o Meu povo, para que Me sirva.
A lei do serviço governou os seus próprios começos e permaneceu como a lei da sua vida. Ela determinava tudo o que lhes dizia respeito.
É muito claro que isso se aplica a Davi e a todos os servos do Senhor que vieram entre esses momentos — os sacerdotes, os reis, os profetas e as nações. Todos eles representavam essa ideia divina de um propósito a ser atendido, uma vocação a ser cumprida, uma obra a ser realizada.
Quando passamos ao Novo Testamento, essa verdade é tão evidente que estaríamos perdendo tempo se nos detivéssemos para demonstrá-la. A grande expressão, com a qual estamos muito familiarizados, usada pelo apóstolo Paulo em Romanos 8:28, é:
Chamados segundo o Seu propósito.
Essa é uma expressão muito abrangente. Precisamos interpretá-la corretamente. “Chamados segundo o Seu propósito” não significa apenas chamados para ser alguma coisa, embora também signifique isso; nem apenas chamados para ter alguma coisa, embora também signifique isso.
Significa, acima de tudo, chamados para uma grande vocação. “Chamados segundo o Seu propósito” diz respeito a uma obra a ser realizada — algo em que Deus deve ser servido.
A ideia de serviço e da condição de servo percorre essas profecias das quais extraímos este fragmento. Em determinada seção deste livro, essa ideia aparece como o próprio núcleo e a síntese de tudo o mais que há no livro.
Se vocês pensarem nisso e voltarem ao livro com esse pensamento em mente, descobrirão que tudo o que está nele — e há muito nele — gira em torno dessa vocação do servo do Senhor.
Grande parte da tragédia registrada aqui é simplesmente a tragédia do povo do Senhor: eles falharam precisamente nessa questão da vocação. Toda a esperança e toda a perspectiva apresentadas estão intimamente ligadas a alguma recuperação dessa vocação.
Há muita coisa aqui. Eu gostaria de dedicar tempo a este livro, percorrendo-o inteiro com vocês à luz desta palavra: servo. Acho que não farei isso, embora tenha sublinhado neste livro a palavra servo e esteja tremendamente impressionado — e vocês também ficariam — com o grande número de vezes em que ela ocorre nessas profecias.
Se vocês ainda não notaram isso, sugiro que façam o que eu fiz: deem atenção especial ao livro de Isaías e depois o leiam à luz desta única palavra, a palavra servo. Vocês chegarão à mesma conclusão a que eu cheguei: o núcleo de tudo aqui, a síntese de tudo aqui, é a condição de servo, ou o serviço ao Senhor.
Agora, quando consideramos o livro à luz desse fator predominante, descobrimos que ele se desdobra em três aspectos.
Em primeiro lugar, essa vocação de servo foi fundamental para a escolha de toda a nação; isto é, do povo de Deus como povo.
Vamos repetir isso. Que fique perfeitamente claro: essa concepção da condição de servo foi fundamental para a sua eleição, para a sua escolha e separação, para o seu chamado e para a sua constituição.
Num sentido muito real, este livro revela que a existência deles dependia desta única coisa: uma vocação divina, o seu serviço a Deus. Se falhassem nisso, já não haveria justificativa para a sua existência como nação.
Mas foi exatamente isso que aconteceu. Havia esse chamado fundamental, a lei do seu chamado — o serviço, ou a condição de servo —, mas, como um todo, como nação inteira, eles falharam precisamente nisso.
Por causa disso, são postos de lado. Este livro apresenta a nação, pelo menos no início do período em questão, posta de lado, retirada do seu lugar e totalmente inoperante em relação a Deus — afastada de sua utilidade e inteiramente removida do caminho —, tudo por causa desta única coisa: o fracasso naquilo que constituía a própria razão da sua existência, o serviço ao Senhor.
Vocês devem estar se lembrando de algumas dessas passagens, que não tenho tempo de citar, nas quais essa mesma expressão, “Meu servo”, é aplicada a Israel:
Assim diz o Senhor:
Israel, tu és Meu servo;
Jacó, a quem escolhi.
Esse é um termo coletivo. Assim era. Essa é a primeira coisa: a ideia do povo de Deus como um todo coletivo é a da condição de servo. Guardemos isso, porque teremos de voltar ao assunto e dizer muito mais a respeito.
A segunda coisa: por causa do fracasso da nação como um todo, encontramos a transição da nação para uma única pessoa — Pessoa com P maiúsculo.
Enquanto, num primeiro momento, a nação era o servo de Deus, essa posição foi retirada da nação e transferida para esse indivíduo, essa Pessoa.
Poderíamos examinar uma segunda série de passagens do livro que tornam essa verdade evidente, como Isaías 42:1:
O Meu servo, o Meu eleito,
em Quem se compraz a Minha alma.
Esse é um quadro contrastante: aquilo que há de satisfazer a alma de Deus.
Começa, então, essa apresentação e revelação do servo do Senhor em relação ao Messias, o Cristo — todas essas profecias messiânicas a respeito do Senhor Jesus como o servo do Senhor.
Nessa Pessoa, todo o pensamento original, pleno e perfeito de Deus quanto à condição de servo — o seu significado essencial — foi assumido, exemplificado e cumprido nesse indivíduo, neste Único: “Meu servo”.
Essa é a segunda coisa que este livro apresenta com tanta clareza.
A terceira coisa é o reaparecimento e a perpetuação dessa ideia: perdida na nação inteira, preservada no indivíduo e depositada num remanescente.
Um remanescente é constituído com base nesse indivíduo, recebendo o seu caráter do servo do Senhor, dessa única Pessoa.
A palavra remanescente ocorre cerca de uma dúzia de vezes neste livro, mas sabemos muito bem que ela percorre a maioria dos profetas. É uma ideia que governa a mensagem dos profetas, como em Isaías 10:21:
Um remanescente voltará.
O Senhor preservará para Si um remanescente. Esse remanescente se torna o depositário dessa lei divina da condição de servo.
Uma das últimas coisas ditas a respeito do remanescente no Antigo Testamento é: “Meu tesouro particular”. Não por causa do que eram em si mesmos, mas por causa do propósito a que serviam: recuperar o pensamento divino acerca da condição de servo.
Portanto, temos aqui estas três coisas:
A Pessoa não é apresentada no capítulo 9. Todos conhecem as palavras que A descrevem ali, em Isaías 9:6:
Maravilhoso Conselheiro,
Deus Forte,
Pai da Eternidade,
Príncipe da Paz.
Ele é apresentado de forma plena no capítulo 11:
Porque um menino nos nasceu,
um filho se nos deu.
Aqui, na apresentação que se segue, Ele é descrito quanto à Sua natureza e ao Seu caráter espiritual. Não vamos nos deter em todos esses detalhes neste momento. Aqui Ele é apresentado, designado e provado por meio do sofrimento.
Lembrem-se do coração de Isaías 53:11:
O Meu servo, o Justo, justificará a muitos.
Provado por meio de sofrimentos e triunfante, como em Isaías 52:13:
O Meu servo será exaltado e elevado,
e será mui sublime.
Então, por meio do sofrimento, poder; e, finalmente, a confirmação: “Meu tesouro particular”.
Portanto, voltemos um pouco. Este livro tem muitíssimo a dizer sobre o juízo da nação. Esse juízo preenche muitas páginas, e o mundanismo foi a causa do juízo. A vocação era o ponto central de toda a questão.
Lembrem-se disto: a vocação do povo de Deus depende inteiramente da sua separação deste mundo. Portanto, para destruir, anular ou paralisar essa poderosa vocação dada por Deus, o grande inimigo sempre procurará criar um vínculo entre o povo de Deus e este mundo.
Isso estava no cerne da mensagem dos profetas: o vínculo que havia surgido entre essa nação, as outras nações e este mundo, fazendo com que ela se tornasse totalmente incapaz de cumprir a sua vocação no mundo e entre as nações.
O juízo não veio apenas por causa da condição deles; veio por causa do fracasso no próprio objetivo da sua existência.
Se algo deixa de cumprir o propósito para o qual foi criado, ainda pode continuar sendo aquele objeto, aquela entidade; mas, diante de Deus, já não ocupa o mesmo lugar de aceitação que ocupava quando se perde o propósito da sua criação.
Bem, isso, é claro, é bastante óbvio. Mas, vocês sabem, há um princípio contido nisso. Todos nós reconhecemos que o que importa para Deus não é simplesmente sermos cristãos, chamados de povo de Deus. O que importa é cumprirmos o propósito da nossa existência como tais: a vocação.
Como lemos em Efésios 4:1:
Andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados.
Quanto à Pessoa, fica bastante claro, pelo que eu disse e pela leitura deste livro, que Ele é central. Ele é central em tudo.
É impressionante que, tão cedo no livro — no ponto que a nossa divisão de capítulos identifica como capítulo 9 —, Ele seja apresentado, como se fosse colocado ali para governar toda a profecia. Muita coisa virá depois, mas tudo estará sob a autoridade Daquele que o próprio Deus designou. Ele é central.
Quanto ao remanescente, tudo o que diríamos neste momento — mas teremos muito mais a dizer daqui a pouco — é que o remanescente representa o princípio permanente do propósito de Deus e do método de Deus.
Estamos familiarizados com este fato: quando aquilo que é grande, numeroso, amplo e abrangente falha para com Deus, Sua reação não é abandonar o Seu propósito, mas retomá-lo num grupo representativo, chamado no Antigo Testamento de remanescente. Esse é o princípio de Deus e o Seu método de continuidade. Ele o tem seguido ao longo de toda a história.
Agora, quando passamos ao Novo Testamento, é possível que vocês já estejam pensando: “Bem, tudo isso é Antigo Testamento; tudo isso é Israel. O que isso tem a ver conosco?” Pois bem, quando passamos ao Novo Testamento, o que encontramos, em primeiro lugar, é que aquela nação, como tal, é deserdada. Não há dúvida quanto a isso.
Abram os seus Evangelhos. Aquela nação já não está no lugar do favor divino, já não ocupa o lugar da vocação divina. Está sob juízo, e esse juízo está próximo de se cumprir. Ela é removida do seu lugar.
Mas, em segundo lugar, encontramos essa Pessoa — agora não mais em profecia, mas realmente presente, em todos os termos da profecia. Aqui está Ele. Sua presença e tudo o que o profeta disse a Seu respeito são agora uma realidade concreta. Ele está aqui, com todas as características que haviam sido anunciadas a Seu respeito.
Mas, em terceiro lugar, uma nova nação está sendo introduzida.
Para usar a descrição de Pedro — e, prestem atenção, Pedro não estava falando de Israel segundo a carne; estava falando da igreja —, lemos em 1 Pedro 2:9:
Vós sois raça eleita,
sacerdócio real,
nação santa,
povo de propriedade exclusiva de Deus,
a fim de proclamardes as virtudes Daquele
que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.
Aí está um resumo do nosso chamado, do propósito do chamado e da natureza do chamado. Uma nova nação está sendo introduzida.
Quanto à primeira questão, uma das declarações de juízo do Senhor Jesus à antiga nação foi esta, em Mateus 21:43:
O reino de Deus vos será tirado
e será entregue a uma nação que produza os seus frutos.
Vocação. Assim, no Novo Testamento, a nova nação é introduzida, e o caminho para a sua formação é aberto.
Mas a sombra aparece cedo demais. A primeira coisa que encontramos, antes mesmo de terminar a leitura do Novo Testamento, é o início do declínio e da apostasia: o mundanismo outra vez, aquela coisa devastadora que se infiltra na igreja, e o juízo da igreja agora sendo prenunciado e iniciado.
Como um todo, essa nova nação está começando a falhar no propósito para o qual foi levantada.
E ela, de modo geral, está perto de — para usar uma expressão muito desagradável das Escrituras — ser vomitada da boca de Deus. Um pensamento terrível a respeito de uma nação santa, mas é isso que encontramos.
Mas esse não é o fim do Novo Testamento. Ali está Deus agindo novamente, e a Sua própria lei e o Seu princípio sendo seguidos: o remanescente, os vencedores.
Fiquei impressionado ao ler Isaías novamente e chegar aos capítulos finais, nos quais a ideia de servo aparece tantas vezes no plural. Creio, se me lembro corretamente, que cerca de onze vezes nos capítulos posteriores ao capítulo 54.
Aqui está no singular — isto é, “servo”, “servo”. Até esse ponto, vinha sendo coletivo. Agora é individual: servo, servo, Meu servo.
Agora, tenhamos cuidado: isso não significa que a ideia divina de um serviço coletivo tenha sido abandonada, como veremos daqui a pouco.
Mas isso corresponde ao que encontramos naqueles primeiros capítulos do livro de Apocalipse:
Quem tem ouvidos, ouça.
Assim como nos últimos capítulos de Isaías, também nesses primeiros capítulos de Apocalipse, a realidade coletiva é composta de indivíduos que compreenderam a ideia.
Agora já não se trata de algo apenas geral, vago e indefinido. Agora são pessoas, indivíduos, se vocês preferirem, que viram o que Deus pretendia; que compreenderam o significado divino da existência da igreja; e que responderam pessoalmente, assumindo uma posição em favor disso.
Então eles se tornam a nova representação da intenção divina. Formam um corpo em razão da mesma visão, da mesma compreensão.
Mas é assim hoje, não é? De modo geral, há uma compreensão muito incerta e indefinida do propósito divino e eterno.