Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    Revelation of Jesus Christ: #1 of 10 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    Revelation of Jesus Christ: #1 of 10
    Revelation of Jesus Christ: #1 of 10
    Austin-Sparks, T.

    A Revelação de Jesus Cristo

    A revelação de Jesus Cristo — esse será o objeto da nossa atenção neste momento. E, embora ela nos venha por meio do livro que leva esse nome, não é o livro em si que vamos estudar, mas aquilo que é central, abrangente e subjacente a ele: a revelação de Jesus Cristo.

    Um subtítulo poderia ser: A natureza, a batalha e a vitória da herança de Jesus Cristo.

    O grande clamor triunfante que surge em determinado momento dos acontecimentos registrados aqui é:

    Agora é chegado o reino.

    E nessa expressão está reunido tudo o que há neste livro: Sua herança, Seu reino, Seu reinado, Seus direitos, tudo o que Lhe pertence.

    Essa é a realidade que governa o conjunto. É uma revelação de Jesus Cristo nesse sentido.

    A Questão Central do Livro

    Mal começamos a ler o livro e já nos damos conta de que estamos entrando numa batalha — algo tremendo, uma batalha com muitos aspectos. Contudo, em meio a todos os aspectos dessa batalha, há uma única questão: Seu reino.

    Não vamos, permitam-me dizer desde já, tentar percorrer este livro inteiro. Creio que, no máximo, nos ocuparemos, e ainda de maneira bastante incompleta, dos primeiros capítulos. Mas quero indicar que, uma vez que esses capítulos dizem respeito especialmente ao povo de Deus, à igreja, neste tempo, eles constituem uma das dimensões desta grande questão: Sua herança, Seu reino.

    Teremos de dizer algumas coisas sobre o livro em geral antes de chegarmos à mensagem específica que sinto que o Senhor nos deu para este tempo juntos.

    A Dificuldade de Interpretar o Apocalipse

    É claro que este é um livro extremamente desconcertante. Por ser tão desconcertante, muitos desistiram dele e, depois de talvez confessarem que não conseguiam avançar em sua compreensão, deixaram-no de lado. Portanto, não é um livro com o qual muitos do povo do Senhor estejam familiarizados. Talvez seja necessário fazer alguma ressalva a essa afirmação, mas repito: certamente é um livro desconcertante.

    Alguém disse — eu sei, e concordo com ele: “Se você não estiver louco antes de começar a lê-lo, estará quando chegar ao fim”. Essa é apenas uma maneira de dizer que não é um livro fácil de entender. E há razões para isso.

    Mas quero que vocês se lembrem, desde o início, de que se declara haver uma bênção especial ligada a este livro. De fato, este é o único livro da Bíblia em que se afirma dessa maneira que há uma bênção. Não quero dizer que seja o único livro que contenha uma bênção, mas que ele diz expressamente que há uma bênção para aqueles que leem e para aqueles que guardam o que nele está escrito.

    Essa é uma bênção prometida aos servos do Senhor. Que o Senhor nos dê essa bênção, que a faça chegar até nós enquanto nos detemos neste livro.

    O Simbolismo como Fonte de Dificuldade

    Agora, há duas razões principais para a dificuldade que encontramos ao ler e estudar este livro. Essa dificuldade se deve a duas coisas principais. Em primeiro lugar, ao seu método — isto é, ao seu simbolismo.

    Há livros na Bíblia que contêm muito simbolismo, mas nenhum se compara a este. Ele é um vasto sistema de símbolos.

    Se vocês quiserem fazer um estudo minucioso, podem percorrê-lo do começo ao fim e ver quantos símbolos conseguem encontrar. O que descobrirão é que tudo neste universo criado é tomado, de uma maneira ou de outra, simbolicamente, e usado para simbolizar outras coisas — coisas espirituais: céu, terra, mar, todas as partes e esferas da criação, todos os fenômenos.

    É algo vasto demais para ser abrangido em poucas frases: um livro cheio de símbolos. Nem sempre é fácil entender esse simbolismo, e nem preciso mencionar alguns deles.

    Os próprios números, se quisermos tocar em um dos aspectos simbólicos, são tremendamente significativos e abrangentes: desde o número um, passando por muitos números específicos, até chegarmos a duzentos milhões — dez mil vezes dez mil. Tudo é simbólico e significativo.

    Pelas nossas contas, o número sete aparece cinquenta e quatro vezes. Isso deve significar alguma coisa. Entendem o que quero dizer? Mas tudo isso constitui uma dificuldade.

    O Simbolismo em Tempos de Perseguição

    Vocês se perguntam por que isso era necessário. Bem, podemos apresentar uma ou duas razões. Por esta razão específica, era uma necessidade em um tempo de perseguição.

    Vocês percebem que, quando governantes mundiais hostis exerciam domínio sobre o povo de Deus, o simbolismo era uma característica particular do ministério. Vejam Ezequiel: ali vocês encontram uma profusão de simbolismo — embora nada que se compare a este livro.

    Temos aqui, portanto, esse tempo de sofrimento indescritível para o povo de Deus, no qual este livro foi escrito. E, como era tão perigoso falar em linguagem clara, que o inimigo pudesse reconhecer e entender, recorreu-se ao simbolismo; somente os que haviam sido instruídos entenderiam.

    Isso, por si só, é significativo. Vejam, Roma era a grande potência hostil. Naquele tempo, o povo de Deus sofria nas mãos de Roma como nunca havia sofrido antes. Mas vocês não encontram a palavra Roma mencionada. Roma precisa ser encoberta por outro nome: Babilônia.

    Era necessário que falassem entre si de uma maneira que eles entendessem, mas que o mundo não entendesse. E isso deve trazer uma nota de compreensão à nossa abordagem da Palavra: uma linguagem entre o povo do Senhor que somente eles entendem — mas eles entendem. O mundo não entende.

    As Diferentes Escolas de Interpretação

    Mas há outra dificuldade, que surgiu desde então e permanece entre nós hoje em relação a este livro: as muitas escolas de interpretação.

    Há pelo menos seis escolas diferentes de interpretação deste livro. Não vou sequer mencionar seus nomes. Isso apenas confundiria muitos de vocês e não seria de ajuda neste momento. Mas elas existem: pelo menos seis escolas distintas de interpretação, e pouquíssimas concordam entre si em mais de um ou dois pontos.

    Volumes e mais volumes foram escritos, dizendo: “Este é o significado”, ou: “Este é o significado”, todos em conflito uns com os outros. Hoje nos encontramos em meio a esse tipo de coisa, e isso é extremamente desconcertante.

    Vocês poderiam muito bem desistir, como fez Martinho Lutero. Ele disse: “Este livro é todo um absurdo, um disparate. Ninguém jamais será capaz de entendê-lo”. Bem, está certo — joguem fora a bênção. Havia ali uma bênção. De todo modo, essa é uma das dificuldades de nos dedicarmos a este livro e prosseguirmos em seu estudo.

    Vocês não devem imaginar que vou adotar qualquer uma das seis escolas. E espero sinceramente que não pensem, nem por um instante, que vou apresentar uma interpretação melhor do que todas elas, ou que eu pense ser capaz disso.

    Vocês terão de prosseguir comigo com paciência e ver se a maneira como abordamos o livro é um caminho de bênção, um caminho de auxílio espiritual. E eu lhes pediria uma coisa: creiam que não estou procurando oferecer alguma interpretação particular, mas atravessar tudo isso para chegar à verdadeira bênção que há neste livro.

    Se, ao final, pudermos sair com essa bênção, então terá valido a pena enfrentá-lo.

    A Natureza e o Propósito do Apocalipse

    Bem, então, o que podemos dizer sobre a natureza e o propósito do livro como um todo? É bastante claro que este livro contém, ou apresenta, a consumação de todas as eras e a consumação desta era.

    Uso essa palavra com cuidado: a consumação das eras e a consumação desta era. Este livro abrange toda a Bíblia e delimita toda a história. Ele abrange a criação, a redenção e a perdição. Abrange Deus — Pai, Filho e Espírito Santo.

    Abrange o ser humano e sua história, e o propósito de sua existência. Abrange a história e a condenação de Satanás.

    Tenho certeza de que vocês ficarão impressionados quando eu lhes disser que há nada menos que quatrocentas alusões ao Antigo Testamento neste livro. Aí está um pequeno estudo para vocês. Menciono isso para confirmar o que disse: esta é uma consumação, uma reunião de tudo em direção ao fim.

    O Governo da Criação de Deus

    Mas, depois de termos dito todas essas coisas e reconhecido que são verdadeiras, surge uma pergunta: há uma única realidade que interpreta e explica tudo neste livro?

    E a resposta é sim. Há uma questão abrangente que percorre o livro do começo ao fim. É o propósito de Deus quanto ao governo eterno deste universo e, em particular, desta terra — a questão do governo da criação de Deus por todas as eras eternas.

    Isso explica tudo o que está aqui. É claro que vocês precisam ler retrospectivamente, a partir do final do livro, mas tudo caminhou nessa direção. Um movimento constante através de cada fase e aspecto, até que, no final, em Apocalipse 21:2, lemos:

    Vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus.

    Aqui vocês têm a metrópole, um centro de governo. Esse é o desfecho: o governo de todas as coisas estabelecido novamente, em representação simbólica, na cidade santa. Pois ela implica governo.

    Digo que tudo no livro caminha nessa direção. Vocês precisam ler tudo, desde o começo, à luz desse desfecho final e maravilhoso. Quem governará o universo criado por Deus por todas as eras da eternidade? Como se chegará a esse governo? E qual é a natureza desse governo? Essas são as perguntas respondidas neste livro.

    O Governo como Caráter e Autoridade

    Como isso é grandioso! Mas, quando vocês chegam à cidade — isto é, à concretização desse grande objetivo divino, o governo de todas as coisas a partir do céu —, descobrem que o governo é tanto uma questão de caráter ou natureza quanto de poder.

    Isso é muito importante lembrar. Não se trata apenas de uma questão de autoridade finalmente estabelecida — um governo e um controle com mão de ferro. É o governo de uma natureza específica.

    Uma cidade é a expressão não apenas de força, mas de caráter, de natureza — de tudo o que é precioso aos olhos de Deus. E essas duas coisas são reunidas e percorrem todo este livro.

    Essas duas coisas estão implícitas nos primeiros capítulos, como veremos na apresentação do próprio Filho do Homem e, depois, nas mensagens às igrejas. Assim elas prosseguem: chega-se à posição de supremacia pela conformidade com uma determinada natureza.

    Algo tremendo: chegar a essa natureza, a esse caráter. Na natureza das coisas, o que está em jogo é nada menos que o governo deste universo. Que tipo de realidade surgirá ao final? Essa é a grande questão.

    Assim, página após página trata disso — página após página, página após página. Não se trata apenas de esmagar alguma coisa e dominá-la. Trata-se de eliminar determinado caráter, natureza e espécie de realidade, para colocar outra em seu lugar.

    Lembrem-se, esta é sempre uma lei: o poder está no teu caráter, não no teu cargo. Assim também é aqui. Essa questão da supremacia e, portanto, do governo e do domínio é tremenda.

    Repito: ela governa tudo neste livro. Em poucas palavras, é a natureza do Filho de Deus, como Filho do Homem, que está acima de tudo: Ele em Sua Pessoa e no destino que Lhe foi designado por Deus, mas Ele especialmente em Seu caráter. Isso coloca tudo sob essa realidade.

    O Conflito Atual pelo Domínio

    Agora, essa grande questão do governo — será necessário dizer aqui que, se alguma vez houve um tempo na história deste cosmos em que o conflito, a batalha pelo governo deste universo, esteve em pleno curso, esse tempo é agora?

    Todos estamos muito conscientes dos esforços para obter o controle deste mundo e de tudo o que diz respeito a ele — uma batalha tremenda em curso para determinar quem, e o que, terá o domínio aqui. Basta dizer isso para despertar uma resposta e um assentimento de reconhecimento. A batalha está em andamento.

    E o ponto em que esse conflito se concentra é a igreja, o povo de Deus.

    Em alguns lugares, eles estão envolvidos nesse conflito de forma externa, por ataques vindos de fora. Mas, quando não há perseguição externa, as pessoas espirituais estão conscientes de uma tremenda pressão e de um conflito espiritual nestes dias, que está aumentando. Sim, está se intensificando. Esta é a questão.

    O que, afinal, prevalecerá? Que tipo de realidade será essa? Essa é a pergunta. Mas essa questão — considerem novamente o livro inteiro — mostra-se relacionada a cinco coisas.

    Cinco Dimensões do Propósito de Deus

    O Propósito de Deus na Criação

    Em primeiro lugar, ela está relacionada ao próprio propósito de Deus na criação: que houvesse algo correspondente ao Seu coração e à Sua mente, ao Seu coração, para Sua plena satisfação nas obras de Suas mãos.

    Apocalipse 4, como vocês sabem, retoma esse aspecto da criação no grande cântico celestial que irrompe nesse contexto. Em Apocalipse 4:11, lemos:

    Tu criaste todas as coisas;
    E por causa da Tua vontade existiram e foram criadas.

    O cântico de uma criação redimida mostra que agora tudo está centrado no trono. Esse capítulo leva vocês diretamente ao céu. Tudo está lá em cima, o trono está estabelecido, e tudo está ao redor desse trono. O cântico, em primeiro lugar, é o cântico de uma criação redimida, centrada no trono.

    O significado da criação é uma criação absolutamente unida, com o trono no centro. Esse é o propósito da criação.

    O Propósito de Deus na Redenção

    Então o livro prossegue, mostrando que essa questão, essa grande questão do governo, é o propósito de Deus na redenção. Naturalmente, Apocalipse 5 leva o assunto adiante. A cena ainda é no céu, mas aqui a ênfase está na redenção.

    O segundo grande cântico declara, em Apocalipse 5:9:

    Tu nos redimiste.

    O trono está no centro da redenção. A redenção trouxe o trono ao seu devido lugar — governo pela redenção. Teremos mais a dizer sobre isso à medida que avançarmos.

    O Propósito de Deus em Relação ao Seu Filho

    Em terceiro lugar, esse grande propósito de governo mundial e universal é apresentado como o propósito de Deus em relação ao Seu Filho. A posição que Ele ocupa ao longo de todo o livro é suprema. Tudo está caminhando para esse fim, em que Ele é Senhor de todos e tem a primazia em todas as coisas.

    O livro O apresenta avançando montado em um cavalo, em majestade, governando, como veremos, de uma maneira que indica senhorio universal: o propósito de Deus em relação ao Seu Filho, o governo deste mundo e deste universo.

    O Propósito de Deus em Israel

    Em quarto lugar, esse grande propósito de domínio é apresentado como o propósito de Deus ao escolher e levantar Israel como nação: que, de maneira terrena, Israel manifestasse os princípios do governo celestial, todos centrados no Filho de Deus.

    Foi por isso que Israel foi levantado, e isso é abordado aqui. Mas Israel rejeitou o Filho e, por sua vez, foi rejeitado. A posição que Israel ocupa hoje, de maneira profundamente trágica, decorre simplesmente de ter falhado no propósito de Deus em relação ao Seu Filho — Sua realeza e Seu senhorio absolutos.

    O Propósito de Deus na Igreja

    Então, em quinto lugar, o livro mostra que essa grande questão do domínio está ligada à igreja — à igreja. A igreja entra aqui. Não é Cristo em isolamento solitário; é a igreja com Ele, participando finalmente do governo.

    Bem, vocês veem como a questão é abrangente, como este livro reúne tudo isso. Aqui está a restauração final das intenções eternas de Deus, e o livro mostra que ela acontecerá.

    A Profecia e a Restauração Divina

    O amplo espaço dado à profecia neste livro, como vocês sabem, é sintetizado bem no final desta maneira, em Apocalipse 22:6:

    O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o Seu anjo para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.

    Há, então, isto: guardar a profecia deste livro. E a maioria de vocês sabe que o ministério profético sempre teve uma coisa em vista: a restauração do pensamento de Deus — restauração.

    E, uma vez que este livro contém tanto desse aspecto profético, ele indica que é isso que está em vista. Trata-se de restaurar. Algo foi perdido. Algo foi perdido, e isso será restaurado.

    Algo do propósito e da intenção divina foi perdido, e Deus, neste livro, é apresentado como determinado e empenhado em restaurar aquilo que se perdeu de Sua intenção e vontade em relação a esta criação e à igreja.

    Uma questão imensa, imensa, está sendo disputada, por assim dizer, ao longo das páginas deste livro.

    O Apocalipse como Restauração da Verdade Perdida

    Vamos dedicar apenas alguns minutos a esse ponto, e então encerraremos por esta manhã. Deus havia dado uma revelação na antiga dispensação, no Antigo Testamento.

    Não é preciso que alguém tenha muita instrução para perceber que, ao ler o Antigo Testamento, desde o início de Gênesis até o último capítulo de Malaquias, uma questão presente em toda a história é esta: governo — domínio, autoridade, soberania, controle deste mundo.

    Todos sabem que há uma batalha contínua em curso: altos e baixos, oscilações. Às vezes um poder está em posição de supremacia; às vezes, outro. Às vezes o povo do Senhor está em sua devida posição de domínio; em outros momentos, está subjugado.

    Às vezes o povo do Senhor está em sua devida posição de domínio. Em outros momentos, está subjugado, e poderes antagônicos estão em posição de supremacia. Mas isso percorre e abrange todas aquelas gerações do Antigo Testamento.

    Deus não havia deixado ninguém em dúvida quanto ao Seu pensamento e ao Seu propósito a esse respeito. Tudo estava ali. Uma revelação havia sido dada.

    Ela havia sido dada no Novo Testamento. Observem bem: quando chegamos ao livro do Apocalipse, estamos no final do primeiro século cristão. Muito provavelmente, ele foi escrito na década de noventa do primeiro século. E a revelação havia sido dada no Novo Testamento: uma revelação das intenções de Deus, do propósito de Deus, do pensamento de Deus para o governo deste mundo.

    E essa revelação havia sido concentrada, de maneira particular e singular, no ministério do apóstolo Paulo. Ela havia vindo por meio de Paulo em plenitude e, podemos dizer, em consumação.

    Se vocês querem saber sobre as eras das eras e sobre o pensamento de Deus a respeito de Jesus Cristo e da igreja nelas, é a Paulo que devem recorrer. Isso foi dado. Foi dado.

    E, significativamente, foi dado principalmente às igrejas da Ásia — às igrejas da Ásia. Temos Efésios, Colossenses. Isso havia sido dado.

    Havia sido perdido. Havia sido abandonado. Em 2 Timóteo 1:15, lemos:

    Todos os que estão na Ásia se afastaram de mim.

    Isso havia sido abandonado.

    Deus confiou o depósito de uma revelação plena de Sua intenção desde a eternidade em relação ao Seu Filho, à igreja e ao governo final deste universo. Isso foi abandonado.

    Agora o livro do Apocalipse entra em cena para mostrar a reação de Deus a isso — restaurar. E, significativamente, Ele começará pelas igrejas da Ásia.

    Onde está a maior responsabilidade, onde foi dada a maior luz, onde o conhecimento da vontade de Deus foi revelado de maneira mais plena, ali Deus começará. Ele sempre faz isso. Ele sempre começa ali, no ponto de maior responsabilidade: para restaurar, para restaurar.

    Os Vencedores como Remanescente

    E, embora eu esteja me adiantando um pouco, permitam-me destacar neste ponto que Ele terá aquilo que de fato representa Sua restauração. Nas igrejas, talvez Ele não encontre uma resposta plena e completa de todo o povo de Deus, mas terá aquilo que corresponde à expressão:

    Ao que vencer.

    O que Deus talvez não tenha no todo, Ele terá em uma parte.

    Nesta semana, eu estava lendo um livro de um estudioso do Novo Testamento — não alguém que chamaríamos de pessoa de mente espiritual, mas alguém de profundo conhecimento das questões bíblicas — e encontrei isto. Creio que vale a pena ler neste ponto.

    Ele diz: “Fizemos referência à ideia de um remanescente”. Ele está falando da fé de Israel, da história de Israel.

    A comunidade como um todo poderia ser reduzida a uma parte que representasse o todo e desse continuidade à sua herança. Essa ideia de um remanescente é encontrada em toda a Bíblia. Não se limita aos profetas, embora eles falem muito a respeito dela.

    Na história do dilúvio, Noé e sua família constituem um remanescente no qual o propósito criador divino é concentrado e preservado. A bênção prometida a Abraão e à sua descendência foi limitada a um de seus filhos, Isaque.

    No tempo de Elias, lemos sobre um remanescente justo de sete mil que não havia dobrado os joelhos a Baal. Essa ideia é encontrada em Isaías, em Jeremias, em Ezequiel, em Amós, em Miqueias.

    Às vezes, considera-se que o remanescente faz com que toda a comunidade seja poupada.

    Isso não é tremendo? Se Deus tivesse encontrado dez justos em Sodoma, toda a comunidade teria sido poupada.

    Às vezes, o próprio remanescente é poupado para transmitir a uma geração futura o conhecimento da vontade de Deus. Ele é sempre considerado um corpo coletivo, e não apenas um conjunto de indivíduos. Onde quer que apareça, o remanescente é, naquele momento, o povo de Deus, herdeiro das promessas e herdeiro da revelação do propósito de Deus.

    Vocês não acham isso magnífico? Apliquem isso aqui. Vejam como tudo isso se reúne nos vencedores, ao final.

    Vejam, por um lado, que responsabilidade repousa sobre eles; como o Senhor necessita de pessoas assim; que realidade tremenda está ligada a eles. Está em jogo nada menos que a intenção eterna de Deus em relação ao Seu Filho, à igreja e ao governo deste universo.

    O Significado de um Grupo Fiel

    Talvez pareça presunçoso pensar que nós aqui, um pequeno grupo, pessoas insignificantes neste mundo, possamos participar, juntamente com outros, dessa linha mais ampla e profunda do avanço divino. Talvez, queridos amigos — coloco a questão desta maneira —, talvez seja por isso que estamos aqui neste exato momento.

    Se falássemos do conflito que precedeu este tempo, da fúria das forças do mal e de toda a determinação para tornar possível a continuidade deste testemunho e ministério, seríamos levados a fazer uma pergunta: o que isso pode significar? O que isso pode significar? Quem somos nós? Que importância temos?

    A resposta deve ser esta: Deus abandonou Sua intenção? E, se não abandonou, Ele ainda procura ter aqueles que sabem qual é essa intenção e que se alinham com ela.

    E perdoem-me — sei que precisarei de muito perdão em certos meios por dizer isso —, mas é bem possível que uma reunião, apenas um punhado de pessoas aqui nestes dias, tenha nada menos que este significado: o desejo de Deus de dar a conhecer ao Seu povo que Ele não desistiu de Seu propósito original em relação ao Seu Filho e à igreja.

    Se eu estiver certo, que o Senhor nos dê a devida percepção do tremendo significado de um tempo como este, quando Ele escolhe falar conosco novamente sobre essa questão de importância suprema e primordial: Sua herança em Seu Filho, o reino de Seu Filho, o lugar de Seu Filho neste universo por todas as eras eternas, e um instrumento em Suas mãos para a expressão de Seu governo e a administração de Seu reino.

    Não, eu não disse, nem estou pensando em dizer, que nós somos o povo destinado a isso. Mas esse é o pensamento do Senhor para todos aqueles da igreja universal que Lhe derem a resposta que Ele procura quando diz, em Apocalipse 2:7:

    Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

    Ouso dizer a vocês, queridos amigos, que não estamos reunidos em torno de uma questão pequena. Que o Senhor nos dê olhos para ver, à medida que avançamos, como isso acontecerá, como Ele o realizará e sobre qual fundamento: na revelação de Jesus Cristo.