Estou encerrando este tempo que passamos juntos nestes dias, levando vocês de volta ao ponto de onde partimos e pedindo que olhem novamente para o primeiro capítulo do livro de Apocalipse.
Apocalipse 1:2:
O qual testificou da palavra de Deus e do testemunho de Jesus Cristo.
Apocalipse 1:5:
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra.
Apocalipse 1:9:
Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Guardem esses trechos na memória e deem uma olhada nos dois capítulos seguintes, Apocalipse 2 e 3. Lembrem-se novamente daquela expressão repetida sete vezes, uma vez ao final de cada mensagem às sete igrejas:
Ao que vencer.
Aqueles de vocês que estiveram conosco no sábado, no início deste período, vão se lembrar de que dissemos que essas pessoas chamadas de vencedores, exortadas a vencer, são todas reunidas como resposta ao que se entende por testemunho de Jesus.
Como vocês podem ver, o livro começa com essa referência tríplice ao testemunho de Jesus, o que indica claramente que esse é o assunto de todo o livro. Essa é a chave do livro inteiro. Tudo tratará do testemunho de Jesus. O testemunho de Jesus é aquilo que explicará tudo no livro.
E, como dissemos, é significativo que, assim que isso é apresentado na pessoa de Jesus, o próximo passo seja tratar das igrejas — ou da igreja como um todo, de maneira representativa — em relação a esse testemunho, o testemunho de Jesus.
Portanto, voltamos a este ponto nesta noite: o Senhor está sempre buscando, até o fim da dispensação, um vaso do testemunho de Jesus. Se essas mensagens às igrejas se estendem até o fim da dispensação — e não há dúvida quanto a isso; “Eis que venho sem demora” está no final —, então essas exortações às pessoas nas igrejas, ou na igreja, para que vençam significam que essas pessoas serão aquelas que encarnam esse testemunho de Jesus de maneira plena e sem mistura.
Não é verdade? Se isso é verdade, então certamente estamos reunidos neste tempo em consonância com isso, em relação a isso. Quero dizer: a busca de Deus por um vaso do testemunho de Jesus continua até o fim da dispensação. Por mais próximos que estejamos do fim, ainda não chegamos ao fim, e essa busca continua.
O Senhor ainda procura: “Tenho um povo que realmente encarne e expresse aquilo que se chama o testemunho de Jesus?” Espero que a familiaridade de vocês com esses termos, essa linguagem e essas expressões não diminua a seriedade do assunto.
Por isso, precisamos dedicar o tempo que temos nesta noite a uma revisão do que é esse testemunho: o testemunho de Jesus. Se isso é realmente o que Deus deseja ter em um povo, então vocês podem perceber, por essas sete mensagens às igrejas, como esse assunto é sério para Deus e até onde Ele está disposto a ir para obtê-lo.
Por um lado, Ele irá longe no juízo — no juízo sobre aquilo que é contrário ao testemunho. Por outro lado, até onde Ele irá com aqueles que vencerem! Creio que vocês não poderiam ir além do que se diz aqui sobre aquilo que o Senhor fará. De fato, Ele os conduz, por fim, até o trono:
Ao que vencer, conceder-lhe-ei que se assente Comigo no Meu trono.
Não se pode ir muito além disso, não é? Certamente esse é o ponto mais elevado, o último, o definitivo. Tantas outras coisas são ditas aqui a respeito do que Ele fará, se puder obter um povo assim, se puder obter um vaso para o testemunho de Jesus segundo o Seu próprio pensamento.
Por outro lado, uma das coisas mais terríveis é dita não ao mundo, mas à igreja — ou, de maneira representativa, à igreja —, onde as coisas não correspondem ao testemunho de Jesus. Digo isso simplesmente para indicar como esse assunto é importante para Deus.
Por mais coisas boas e louváveis que possam existir, aquilo que é apenas comparativamente bom não é aceitável para Deus em última instância. Ele não resolverá essa questão com base em comparações. Há coisas boas e louváveis mencionadas nas igrejas, mas Ele volta a dizer:
Tenho, porém, contra ti…
E:
Se não te arrependeres, removerei do seu lugar o teu candeeiro.
Vejam: o relativo e o parcial não são suficientes para Deus. Ele busca o absoluto; Ele busca o definitivo. Portanto, é isso que está diante de nós, e precisamos examinar o que se entende por testemunho de Jesus.
Vocês percebem algo simples logo no início: aqui Ele recebe a mais simples de todas as Suas designações — “o testemunho de Jesus”. Não é “o testemunho do Senhor Jesus”, nem qualquer um de Seus outros títulos. É simplesmente “o testemunho de Jesus”. Essa é a designação de Sua humanidade aqui na terra.
Portanto, trata-se, antes de tudo, do testemunho de quem Jesus era e do que Ele era nesta terra. Nós, aqui neste lugar, nesta noite, não teremos nenhuma divergência quanto ao ponto em que isso começa. Para nós, é algo quase corriqueiro, tão plenamente aceito que vocês talvez se perguntem por que deveria ser mencionado.
O fato fundamental é que Jesus é o Filho divino de Deus — Deus manifestado na carne. Deus estava em Cristo; ou, para dizer de maneira plena, Jesus era Deus. E Jesus é Deus.
É uma declaração muito marcante do apóstolo Paulo em sua carta a Tito:
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.
Não se pode ir além disso. Mas digo que, para nós, não é uma questão controversa na doutrina cristã; ainda assim, é algo que devemos considerar novamente.
João estava na ilha de Patmos por causa disso, para começar. Estava exilado por causa disso. Era prisioneiro por causa disso. Estava sofrendo por causa desse testemunho. E isso explica o sofrimento da igreja no princípio.
Vocês sabem que foi precisamente por causa desse ponto que os judeus crucificaram Jesus. “Ele Se fez Filho de Deus”, disseram. Para eles, esse foi o ponto decisivo, e por isso O mataram. Por causa desse testemunho, a própria igreja foi lançada no turbilhão de uma perseguição terrível.
As perseguições vindas do Império Romano e dos imperadores romanos se davam precisamente por causa desse ponto. Vejam: os césares eram deuses. Haviam assumido títulos de divindade e eram adorados como deuses. Jesus como Deus era um desafio a todo aquele sistema e a toda aquela autoridade. Daí a perseguição por parte do mundo romano.
Cristo havia sido morto por essa mesma razão; assim, a igreja seguia os Seus passos e era morta pela mesma coisa: Jesus é Deus.
Há um trecho peculiar das Escrituras que não é fácil de compreender até que vocês o vejam nesse contexto. O apóstolo diz:
Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
Isso soa estranho por si só, se vocês o retirarem de seu contexto histórico. Qualquer pessoa pode dizer: “Jesus Cristo é o Senhor”, sem o Espírito Santo. Qualquer um pode dizer isso. Não é preciso ser cristão para dizer isso.
Mas aqui está:
Ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
Coloquem-se no mundo romano e judaico como ele era naquele tempo. Levantem-se e digam: “Jesus é o Senhor”, e vocês precisarão de todo o poder, a coragem e a ousadia do Espírito Santo para fazê-lo. Vocês colocam a própria vida em risco quando usam essas palavras a respeito de Jesus.
Todas as forças do mal, espirituais e temporais, farão de vocês homens e mulheres marcados por causa dessa declaração. Se disserem: “Jesus é o Senhor”, a cruz os espera, e vocês precisam do Espírito Santo para isso. Naquele contexto, ninguém poderia ousar dizê-lo a não ser pelo poder e pelo sustento do Espírito Santo.
Não era fácil declarar a divindade e o senhorio de Jesus Cristo naqueles dias. Não é fácil hoje, em ambientes de idolatria, em terras de paganismo, onde Satanás tem seu trono. Alguns de vocês sabem disso.
O fato é que, quando isso é realmente encarnado espiritualmente em um povo — não como parte de um credo cristão, algo que vocês repetem semana após semana como uma forma e uma fórmula, mas quando isso é, como no princípio, encarnado no poder do Espírito Santo —, todo o inferno se levanta para destruir esse testemunho.
Portanto, vocês podem ter a linguagem e as expressões do testemunho sem ter a realidade. Tenham a realidade, e serão um povo marcado. Vocês serão marcados pelo inimigo para serem crucificados, seja qual for o significado disso.
O testemunho de Jesus começa aí. Começa no mundo espiritual que se opõe ao senhorio pleno, indiviso e incontestável de Jesus Cristo neste universo. É ali, e quero dizer isto antes de prosseguir: é nesse âmbito que a igreja realmente comprova seu testemunho, sua importância e seu poder.
A prova definitiva da realidade da igreja não é aquilo que afirmamos ser nesta terra; é o que representamos em todo aquele reino de hostilidade a Jesus Cristo. É ali que a nossa responsabilidade é avaliada e medida. Aquele mundo põe à prova a realidade do testemunho de Jesus.
Mas não é apenas a Sua divindade que está em questão. É o testemunho de Jesus — o Homem, Jesus, o Homem —, aquilo que Ele era como o Homem Jesus.
Vejam: aquele outro mundo espiritual tem um ódio amargo, cruel e tido como sagrado contra Deus, e está decidido e empenhado em corromper e destruir tudo o que é de Deus. Dentre tudo o que Deus criou, esse mundo fez do homem seu alvo, para, por meio dele, descarregar contra Deus aquilo que tem no coração.
O homem é a principal criação de Deus. O homem é a coroa da criação de Deus, e Deus viu nele a Sua herança, a Sua possessão. Ele foi feito para a glória de Deus. Foi feito para ser o vaso e o veículo da manifestação de Deus — em bondade, em grandeza, em glória — neste universo. O destino do homem é muito grandioso no pensamento de Deus, muito grandioso mesmo.
Deus criou essa coisa maravilhosa, essa coisa bela, a coroa de Sua criação; e, quando a contempla, diz que é “muito bom, muito bom”. E esse inimigo maligno e sinistro de Deus diz: “Vou estragar tudo. Vou arruinar tudo”.
Isso está por trás daquilo que encontramos como obra de Satanás na história humana. Aqui está um Homem que satisfaz a Deus plena e excelentemente, que é a resposta ao maligno, ao poder maligno, e a vindicação de Deus. Esse é o testemunho de Jesus: aquilo que Ele é, não apenas em Sua divindade, mas também em Sua humanidade.
Poderíamos nos deter longamente nisso: na perfeição, nas excelências daquele Homem. Aquele para Quem os olhos do grande Criador, Deus, podiam olhar e dizer: “Tenho prazer”. Não é pouca coisa que Deus, sendo Quem é, com todos os Seus elevados padrões, diga de algum homem: “Tenho prazer”, ou: “Nele está o Meu deleite”.
O testemunho de Jesus é aquilo que Ele era para a satisfação de Deus e como resposta a Deus em todos os Seus desejos a respeito do homem. O testemunho de Jesus! Não é de admirar que Satanás O odiasse.
Mas, então, de Sua pessoa passamos à Sua obra, pois o testemunho de Jesus se estende à grande obra que Ele realizou. Naturalmente, por causa do que Ele era e de Quem Ele era; mas trata-se da obra que Ele realizou.
Em primeiro lugar:
Para isto o Filho de Deus Se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
Ele começou pelo pecado. Tomou toda essa questão do pecado, essa obra do mal na vida humana e toda a maldição que veio por causa dela. Enfrentou essa coisa imensa, terrível, pavorosa. Não sei o que vocês sentem a respeito do pecado. Nesta conferência, o Senhor procurou gravar em nós a grandeza da santidade, porque o seu oposto é tão terrível.
Ele tomou toda a questão do pecado, da raiz aos ramos.
Ele mesmo levou em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós.
Àquele que não conheceu pecado, Ele O fez pecado por nós.
Todo o pecado de todos os tempos, de todos os lugares e de todos os homens foi tomado por Ele — tratado plena e definitivamente. Graças a Deus, esse é o testemunho de Jesus.
Mas isso não é tudo. Ao tratar do pecado, Ele foi à sua origem. Ele foi à sua origem: aquela origem pessoal, o príncipe deste mundo, o poder das trevas, o espírito que opera nos filhos da desobediência e todo o seu poderoso reino.
E Ele tratou disso. Ele tratou disso.
Agora será expulso o príncipe deste mundo.
Sim, Ele foi à origem de tudo isso, ao próprio Satanás, e o destruiu.
Vocês dizem: “Não parece”. Bem, depende de como vocês olham para isso.
Tenho estado muito ocupado ao longo deste dia. Na verdade, tenho lutado entre duas mensagens para esta noite, e hoje tenho me ocupado bastante com um episódio e seu desdobramento no Antigo Testamento. Posso muito bem mencioná-lo aqui por um ou dois momentos; assim, acabarei lhes dando as duas mensagens.
É aquele terrível episódio de Acã. Quando o povo de Deus avançava mais profundamente na terra de Canaã, sabemos como o inimigo, o grande inimigo espiritual, havia procurado persistentemente, desde o início daquele movimento, se intrometer e detê-lo. Foi assim quando estavam no Egito, logo depois do êxodo e, depois, no Sinai. Infiltrando-se entre o povo de uma maneira ou de outra, ele procurava frustrar aquele avanço.
Aqui estão eles entrando; estão avançando. E o inimigo se intromete novamente e encontra algum terreno nesse homem, Acã: um terreno de cobiça.
Estava claramente entendido que nada em todo aquele reino e domínio estava isento da maldição que Deus havia pronunciado sobre ele. Tudo — homem, mulher, tudo naquele domínio — estava sob a maldição. Por razões que não temos tempo de explicar, tudo estava sob uma interdição e sob uma maldição, e isso era compreendido. Tudo tinha de ser completamente consagrado à destruição, o que significava destruído, inteiramente destruído.
Mas Acã, na cobiça de seu coração, tomou daquilo que estava consagrado à destruição: uma barra de ouro e uma capa babilônica. Escondeu tudo em sua tenda. O avanço seguinte foi algo extremamente desastroso para todo o Israel. Foi um desastre, e tudo ficou paralisado.
Josué, o líder, naturalmente estava angustiado, perturbado, perplexo e confuso. Perguntava-se por que o Senhor havia permitido aquilo e entrou em discussão com o Senhor. Mas o Senhor explicou. Disse: “Israel pecou naquilo que estava consagrado à destruição”, e ordenou que essa questão fosse investigada até a sua própria raiz.
Assim, prosseguiram na investigação desse caso e foram restringindo gradualmente a busca — por tribo e por família —, até que, por esse modo divino de orientação, chegaram a Acã e à sua família. Por fim, ele é identificado.
Josué disse:
Filho meu, dá glória a Deus. Confessa o que fizeste.
Acã fez sua confissão. Josué, na ira e no zelo de Deus, disse:
Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia.
Tomaram a ele, sua família, sua tenda, todos os seus pertences e tudo o que lhe dizia respeito, e os queimaram no vale de Acor, até que nada restou senão cinzas no vale de Acor.
Essa é a obra do diabo. É isso que o diabo pode causar: a necessidade de Deus julgar assim, de maneira tão completa, por causa da ligação com o reino do diabo.
Mas qual é o desdobramento? Sim, parece que Satanás triunfa. Não parece que Satanás seja um inimigo derrotado. Mas passem para Oseias:
Dar-lhe-ei o vale de Acor por porta de esperança.
E para Isaías:
E o vale de Acor será lugar de repouso para os rebanhos.
Depois que o juízo passa, a própria obra do diabo se torna terreno para uma nova esperança, o caminho de uma nova esperança. Ele é o Deus da esperança, vejam — o Deus da esperança. Ele pode transformar as piores obras do diabo em algo para a Sua glória.
Bem, de certo modo, isso é apenas uma prefiguração e uma imagem de Cristo crucificado, feito maldição, sofrendo a ira de Deus até ser reduzido a cinzas. Sim, o diabo tornou isso necessário por sua interferência e por sua invasão da raça humana. Em certo sentido, essa é a obra do diabo. Ele tornou necessário que Deus julgasse dessa maneira, até a devastação final.
Mas ouçam, ouçam: esse não é o fim.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a Sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
Esse é o fim da história. Não é devastação e cinzas; é uma viva esperança, uma viva esperança.
Essa é a graça, a sabedoria e o poder soberanos de Deus. Sim, não parece que Satanás esteja derrotado e expulso do campo de batalha, mas há outro lado da história. Ele pode ser o instrumento cego, sob o poder soberano de Deus, para criar uma nova perspectiva e uma nova possibilidade.
Deixemos isso. O testemunho de Jesus é que Ele foi ao pecado, foi à origem do pecado e foi ao resultado do pecado.
O pecado e a morte passaram a todos os homens.
A morte. Mas Ele também foi até lá. Entrou na própria morte e venceu a morte.
Oh, que coisa poderosa Jesus realizou — uma coisa poderosa! O testemunho de Jesus.
Mas, então, e quanto ao Seu ministério? Nestas reuniões, temos pensado muito nos levitas, especialmente naquele trecho da profecia de Malaquias:
Minha aliança com ele foi de vida e paz.
Tudo o que tenho dito a vocês nesta noite está reunido na história dos levitas. Não vou repassar isso novamente; não me atrevo. Mas isso se encaixa aqui. Por causa da posição que os levitas tomaram contra o pecado e contra a invasão dos poderes malignos no Sinai — a posição que tomaram ao lado de Deus, pelo Seu testemunho, para levar adiante a arca do Seu testemunho até seu destino final e glorioso —, Deus fez uma aliança com Levi, uma aliança de vida e paz.
Isso significa, na prática, que eles deveriam ser ministros de vida e paz. Deveriam ser um vaso, a encarnação dessas duas grandes realidades: vida e paz. O efeito de seu ministério era vida. Eles se opunham à morte continuamente por meio do altar.
Seu ministério estava relacionado ao altar e ao sangue, opondo-se à morte e ao pecado, o que significava preservar a vida no caminho da vida. Eles se opunham à ira de Deus contra o pecado e à controvérsia de Deus com o homem por causa do pecado, fazendo isso por meio do altar, satisfazendo a Deus na propiciação pelo pecado e, portanto, exercendo um ministério de paz com Deus e da parte de Deus.
Eles eram apenas os levitas, um tipo do Senhor Jesus, que é o grande Levita que abrange tudo. Seu ministério — qual é? Por causa daquilo de que falamos, daquilo que Ele fez e daquilo que Ele é, Seu ministério para nós e para o mundo é vida e paz, vida e paz.
Espero que nós, aqui nesta noite, sejamos um testemunho do testemunho de Jesus. Temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, e temos vida por Ele e Nele. Esse é o testemunho de Jesus.
Tudo o que nos resta fazer é trazer novamente à vista essas pessoas às quais se dirige o apelo:
Ao que vencer, ao que vencer.
Isto é, um povo que encarne esse testemunho.
Tenho certeza de que é isso que se quer dizer nessas mensagens. É a resposta à devastação que o próprio Satanás introduziu entre o povo do Senhor. É a resposta à morte espiritual que resulta da corrupção e da contaminação, como encontramos ali nas igrejas: um povo que se manterá livre disso, livre de tudo isso, e que se posicionará contra isso.
Com a ajuda de Deus, eles resistirão às incursões de Satanás, ao seu toque, à sua obra maligna de corromper aquilo que é de Deus. Em resumo, é isso que significa:
Ao que vencer, ao que vencer.
Eles não são um grupo seleto. Não são uma aristocracia espiritual escolhida para esse propósito. Qualquer verdadeiro crente pode e deve ser um deles. Na verdade, é isso que toda a igreja deveria ser, porque os levitas representavam todo o Israel. Representavam o pensamento de Deus para todo o Israel.
Embora encontremos, aqui nessas igrejas, que nem todo o Israel espiritual é assim, Deus opera interiormente para ter um povo levítico no meio do Seu povo. Ele precisa tê-lo. E esses são os que vencem.
Eles devem assumir aquilo que é verdadeiro a respeito do próprio Senhor Jesus: aquilo que é verdadeiro a respeito do Senhor Jesus, primeiramente neles mesmos, por estarem Nele — um povo santo, um povo santo.
E então, por serem um povo santo, têm um ministério de vida e paz. Creio, queridos amigos, que a medida do nosso ministério de vida — de ministrar vida àqueles que precisam de vida, até mesmo ao povo do Senhor — é determinada por isso.
Como ouvimos hoje, muitos dentre o povo do Senhor não estão realmente na vida. Há muitos como Cornélio e seus amigos: muito devotos e sinceros e, de certo modo, tementes a Deus e religiosos, mas não na vida até que o Espírito Santo venha a eles.
Se houver um ministério de vida para alguém que precisa de vida, que está sem vida, será necessário um povo dessa natureza. Essa é uma vida santa. É uma vida santa, e essa vida não pode ser ministrada por canais impuros.
Purificai-vos, vós que levais os utensílios do Senhor.
Esse é um antigo mandamento levítico, não é? Bem, somos chamados a um grande ministério, um ministério maravilhoso: um ministério de Sua vida e de Sua paz, confiado a nós.
Que coisa maravilhosa é perceber que homens e mulheres em santa comunhão com o Senhor podem ser os veículos de Sua vida para outros, ministrando-lhes vida, levando-lhes vida; como diz Tiago:
Salvando uma alma da morte.
O grande ministério da paz: ministrar às almas a reconciliação com Deus.
É algo maravilhoso. Mas esse ministério repousa sobre a condição de um povo santo — um povo santo. Que o Senhor nos faça assim e realmente tenha em nós, ainda que sejamos poucos — muitos, muitos mais, talvez multidões a mais —, mas em nós, sendo poucos, um vaso do testemunho de Jesus.