Lembramo-nos, ó Senhor, de que está escrito:
Ele falou, e tudo se fez;
Ele mandou, e tudo se firmou.
Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e a terra foi criada.
Nossa oração, Senhor, é que Tu fales e ajas; que a Tua palavra seja o Teu ato. Não apenas palavras, Senhor, mas palavras de poder — um decreto divino — pelas quais algo se realize. Faze que assim seja, agora mesmo. Em nome do Senhor Jesus. Amém.
O assunto que o Senhor colocou em meu coração para estas reuniões da manhã é aquilo que chegou até nós, e aquilo a que chegamos, pela vinda do Senhor Jesus.
Quero apresentar dois trechos das Escrituras em torno dos quais nos moveremos por enquanto. O primeiro está no Antigo Testamento, em 1 Crônicas 12:32:
E dos filhos de Issacar, homens que tinham entendimento dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer.
O outro está no Novo Testamento, na Carta aos Hebreus 1:1-2:
Havendo Deus, outrora, falado aos pais pelos profetas, em diversas porções e de diversas maneiras,
no fim destes dias nos falou em Seu Filho.
Conhecimento dos tempos. No fim destes dias, Deus falou em Seu Filho — ou, como vocês encontram em algumas traduções, na condição de Filho.
Essas passagens das Escrituras, e seus contextos, estão situadas em um tempo de crise e mudança — uma crise muito grande, uma mudança muito significativa.
Na Carta aos Hebreus, a referência ao fim de um tempo e à introdução de outro representa uma tremenda crise: aquilo que o Dr. Campbell Morgan chamou de “a crise do Cristo”. Lamento que ele tenha roubado essa maneira maravilhosa de expressar isso; eu gostaria de ter sido seu autor.
É isso que está diante de nós: a crise do Cristo, que é, naturalmente, a crise da dispensação. A Carta aos Hebreus nos conduz não apenas ao grande movimento geral de uma era para outra, mas à aplicação específica desse movimento ao nosso próprio tempo.
Assim como no contexto da passagem de Crônicas, também nesta Carta aos Hebreus o importante não é apenas saber que houve uma mudança de tempo, de regime ou de economia divina, mas compreender em que consiste essa mudança.
É de imensa importância não apenas saber que existem diferentes dispensações e diferentes economias na soberania divina, mas que o povo do Senhor conheça a natureza dos tempos em que vive.
Arrisco-me a lhes sugerir que talvez a coisa mais importante neste momento seja o povo de Deus conhecer a natureza do tempo em que vive, no que diz respeito a Deus.
Há uma imensa confusão e um conflito de grandes proporções no cristianismo neste momento. Muitas pessoas não sabem exatamente onde estão. O que está certo? O que não está certo? O que é a verdade? O que não é a verdade?
E repito: o importante — o que é supremamente importante — é ter conhecimento, entendimento dos tempos, para saber o que Israel deve fazer agora; o que nós devemos fazer agora; o que os cristãos devem fazer agora, por causa da natureza peculiar e específica daquilo que Deus está fazendo agora.
Creio que vocês concordariam comigo que isso é absolutamente vital.
Ao longo de toda a Bíblia, naturalmente, encontramos muitas crises: muitos movimentos que passam por uma crise, de um estado, posição ou ordem para outro. Não vou mencioná-los, mas vocês sabem que é assim.
Toda a Bíblia é marcada pela chegada a um ponto a partir do qual tudo assume uma nova feição e representa algo novo no movimento, no avanço de Deus. Deus está Se movendo, movendo-Se por etapas; e cada etapa é marcada por alguma crise.
Quando usamos a palavra crise, queremos dizer que somos colocados diante de algo de tremenda importância, que governará todo o futuro e fará toda a diferença no futuro.
Do lado divino, essas crises são movimentos de avanço — Deus avançando. Do lado humano, são Deus voltando atrás, porque houve desvios do lado humano.
As coisas saíram da linha direta de Deus, e outras coisas entraram, coisas que Deus nunca pretendeu plenamente, se é que as pretendeu de algum modo. Elas não estavam em Seu modelo original. Houve um desvio.
Assim, a crise surge com esse duplo significado: Deus está avançando, mas, para avançar, Ele precisa trazer de volta. Ele precisa levar Seu povo de volta ao ponto de onde se desviou.
É exatamente aí que estamos. Deus está avançando. Ele não está desistindo. Ele não está derrotado. Ele não precisa revisar Seu programa. Ele está avançando.
Mas, do ponto de vista de Seu povo, Ele precisa trazê-lo de volta. “Vocês saíram da linha. Vocês se afastaram da Minha intenção. Vocês se desviaram. Precisam voltar ao ponto e retomar as coisas Comigo.”
“Eu estou avançando. Se vocês querem avançar, precisam voltar e Se juntar novamente a Mim no ponto em que se desviaram.” Isso está perfeitamente claro. Os dois aspectos de qualquer crise estão sempre presentes.
Portanto, a crise talvez consista, muitas vezes, em deixar todo um arranjo, economia, ordem ou desenvolvimento — deixá-lo inteiramente para trás — e mover-se com Deus em uma nova totalidade, sobre um novo fundamento, rumo àquilo que está inteira e originalmente de acordo com Seu pensamento.
Essas são coisas envolvidas nessas crises. Esse é o método de Deus.
Creio que o Senhor quer nos mostrar, nesta semana, algo da crise atual no cristianismo. E, se essa expressão for ampla demais, ou parecer impessoal demais, então a crise atual em sua vida e na minha, em relação ao Seu pensamento original e ao Seu pensamento pleno.
Agora precisamos acrescentar isto: o ser humano nunca aprende realmente nada de maneira teórica.
Vocês não vão aprender nada por meio de volumes de palavras despejados sobre vocês, desta mesa, nesta semana. Isso parece bastante desanimador, não é? Então, por que vir aqui? Por que o senhor veio falar conosco?
Não, vocês não vão realmente aprender nada por meio de tudo isso. Digo: aprender de verdade. O ser humano nunca aprende realmente nada, a não ser pela experiência.
Assimilem isso. Sublinhem. Deus sabe disso, e é por isso que Deus é tão prático.
É por isso que Deus levaria anos e anos — séculos, três ou quatro mil anos — agindo segundo este fato: os homens não aprendem pelo que lhes é dito; só aprendem pela experiência. Eles precisam ter uma história com Deus, sob a mão de Deus, antes de aprenderem alguma coisa.
Você pensa que sabe alguma coisa. Como sabe? Como chegou a saber? Participando de conferências? Não, não. Pode haver uma terrível tragédia nessa direção.
Conheço, com certeza, pessoas que receberam o mais completo ensino durante muitos anos — vinte, trinta, quarenta anos. Dificilmente alguém poderia ter recebido mais do que elas receberam; e, no fim, jogaram tudo fora e lavaram as mãos.
“Elas sabem tudo”, dizem. “Nós sabemos tudo. Vocês não podem nos dizer mais nada.” Está bem, está bem.
Assim, você pode vir aqui ano após ano e pensar que sabe. Bem, como sabe? Deus sabe que realmente não sabemos nada, a não ser por uma história, pela experiência.
Isso parece muito elementar e simples, eu sei, mas precisamos chegar a esse fundamento. Estamos chegando à questão da compreensão espiritual dos tempos — do nosso tempo — e de saber o que Israel deve fazer.
Eu deveria abrir aqui um parêntese de uma hora sobre duas palavras gregas no Novo Testamento. Dei-me ao trabalho de percorrer o Novo Testamento examinando essas duas palavras gregas, e tive uma surpresa, depois de muitos anos estudando-o.
Descobri que tinha folhas de papel cheias de referências, e tudo se dividia em duas colunas, referentes a duas palavras, ambas traduzidas pela palavra inglesa know, “conhecer”.
São duas palavras inteiramente diferentes, em duas esferas inteiramente diferentes. Uma coluna inteira corresponde à palavra que significa conhecer por informação. Você sabe porque lhe disseram, porque ouviu ou porque leu.
A outra palavra grega significa que você tem uma experiência pessoal daquilo e o conhece porque produziu algo em você e se tornou parte de você. É sua história. É sua experiência. É sua vida. É você.
O Novo Testamento pode ser dividido segundo essas duas palavras gregas. Não estou citando o grego; estou apenas lhes dizendo o que está ali.
Esta é a vida eterna: que Te conheçam.
Não por informação, mas por terem uma experiência Contigo. Isso é vida. Algo muito definido.
Bem, não devo prosseguir nesse assunto. Apenas o indiquei e chamei a atenção para ele. Aqui estamos com Issacar, com o conhecimento do que Israel deveria fazer. Nosso Novo Testamento está construído em torno dessas duas palavras — formas diferentes de conhecimento.
Dissemos que a Bíblia é marcada por crises e que, com nosso Novo Testamento, somos conduzidos a um novo marco de crise no tempo. Tudo, para vocês, para mim e para todo o povo do Senhor, dependerá realmente de termos esse discernimento espiritual e esse conhecimento espiritual daquilo que Deus está de fato fazendo agora.
Não em termos gerais, mas específicos. Ah, se esta semana pudesse nos conduzir a todos a esse discernimento! Isto será mais do que uma conferência bíblica com palavras e ensino. Terá consequências tremendas.
E permitam-me dizer desde já: espero que vocês estejam aqui para uma crise. Espero que estejam aqui preparados para serem virados de cabeça para baixo e do avesso, preparados para deixar todo um regime, se Deus disser que terminou com ele, e para abraçar Sua economia presente e se comprometer com ela.
Sua posição a esse respeito será revelada à medida que prosseguirmos. Esta é a questão importante: reconhecer e compreender o que realmente aconteceu quando o Filho de Deus, Jesus Cristo, entrou na história e veio a este mundo.
Talvez você pense que já respondeu a essa pergunta: o que aconteceu? Sei algumas coisas que você diria. Mas estou convencido — e não importa muito aquilo de que estou convencido, mas, pelo que possa valer, coloco assim — de que muito poucos cristãos hoje realmente compreendem o que aconteceu quando Jesus Cristo veio a este mundo.
É nisso que passaremos horas, confiando que o Senhor abra nosso entendimento.
A vinda de Jesus Cristo a este mundo, à história, dividiu a história ao meio. Dividiu a história ao meio.
De um lado, fim; do outro, começo. A entrada de Jesus Cristo na história representou uma grande, grande, imensa separação. Vocês precisam compreender essa separação.
Refiro-me, naturalmente, a três fases em relação a Ele. Primeiro, houve a histórica.
Não sei como foi com vocês. Talvez vocês tenham chegado em um momento posterior. Mas me lembro de que, quando vim ao Senhor e comecei a me interessar pelas coisas de Cristo, era o tempo em que se dava toda a importância ao Jesus histórico.
Os livros mais lidos eram aqueles clássicos sobre a vida de Jesus, ou a vida de Cristo. Alguns de vocês conhecem a Vida de Cristo, de Farrar, e todas essas obras: o Jesus da Palestina, de Belém, de Nazaré, de Cafarnaum, de Jerusalém, do Calvário e do Getsêmani; o Jesus dos três anos e meio, ou dos trinta anos; o Jesus da história.
Todos se interessavam por isso. Observavam-No caminhar e seguir, falar e agir, aqui, ali e em toda parte; e tudo isso era escrito como a vida de Jesus. Bem, era isso que nos ocupava.
Não há nada de errado nisso, naturalmente. É muito bom. Na verdade, alguns de vocês ainda leem relatos da vida de Cristo nesse nível. Essa foi uma fase — e talvez ainda seja uma fase.
Mas então houve uma mudança, e passamos àquilo que poderíamos chamar de o Cristo teológico ou doutrinário.
Depois disso, surgiu toda essa discussão sobre a pessoa de Cristo: o nascimento virginal, a divindade, a Deidade e tudo aquilo que se chama de fundamentos da fé em Jesus Cristo — o teológico e o doutrinário. Meu Deus, que fase tem sido essa!
Que tremendo campo de batalha tem sido a pessoa de Jesus! Duas fases. Pergunto-me se essa segunda fase está passando. Para alguns, não está; para muitos, ela é tudo.
Não há nada de errado nisso, naturalmente. Não estou dizendo aqui que seja errado ocupar-se com a pessoa, a divindade, a filiação eterna, o nascimento virginal e assim por diante, de Jesus. Não, vocês não estão errados. Está tudo certo. Vocês precisam ter isso.
Mas vão além disso. Vão além disso. Mais cedo ou mais tarde, terão de ir além disso. Só isso não será suficiente. Eu estava quase dizendo: “Não vai dar conta do recado”. Simplesmente não sustentará vocês até o fim.
Sua teologia não sustentará você ao entrar em uma esfera de conflito espiritual tão terrível. Se você for muito fiel, ela será atacada em suas raízes — talvez abalada — e, apesar de tudo o que sabe dessa maneira, talvez você não permaneça firme.
As pessoas não atravessarão a crise final com base na teologia ou na doutrina cristã, ainda que ela seja fundamental.
Aí estão suas duas fases. Elas podem ocorrer simultaneamente, ou podem ser mais ou menos definidas como períodos. Mas há outra — uma terceira — que é a última, a suprema. É sobre ela que vamos falar.
É a espiritual. Você pode ter o histórico e pode ter o teológico sem ter o espiritual. Embora tenha tudo aquilo, se não tiver o espiritual, não sobreviverá.
Você não tocou o verdadeiro coração e núcleo da grande separação, da grande mudança que ocorreu por meio da vinda de Jesus Cristo.
É a vida espiritual de Cristo que importa, não apenas a histórica. É a compreensão espiritual de Cristo, e não apenas a teológica, que importa. Se você não compreende isso, espere um ou dois dias; chegaremos mais perto à medida que prosseguirmos.
Essas três fases são claramente reconhecidas, não são? Chegamos agora à última: a espiritual — a revelação interior de Jesus Cristo pelo Espírito Santo. Suprema, absolutamente essencial, indispensável.
Como eu disse, quando Deus Se move — e Ele está Se movendo agora nessa direção, se vocês puderem discernir —, Ele está, naturalmente, avançando, mas também está voltando atrás. Se vocês apreenderem essa última coisa que eu disse, verão como ela é verdadeira: Deus está voltando atrás para avançar.
Em que se baseia o Novo Testamento? Na vida histórica de Jesus? Não. Na vida teológica de Jesus? Não. Tudo isso está ali, mas não é seu fundamento.
A verdadeira raiz do cristianismo — dessa nova crise e desse novo movimento dispensacional — está sintetizada nas palavras do apóstolo Paulo. Paulo representa tanto, em si mesmo, em sua própria experiência e história com Deus, a natureza de toda esta dispensação.
Em palavras simples, mas profundas, tudo se resume:
Aprouve a Deus revelar Seu Filho em mim.
Isso é algo mais do que a experiência objetiva na estrada de Damasco. Aquele foi o ponto de virada na grande crise. Foi o impacto sobre ele de um significado que começaria ali e se desdobraria por todo o restante de sua vida.
Aprouve a Deus revelar Seu Filho em mim.
É isso. Não a mim — em mim.
Paulo escreveu mais tarde, como foi citado aqui ontem à noite, que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, lhes daria espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento Dele — o verdadeiro e pleno conhecimento Dele, de Cristo.
Isso é interior. Bem no fundo, na própria fonte e no centro do nosso ser, Deus nos fez ver o significado de Seu Filho, Jesus Cristo. Disso nasce o cristianismo — o verdadeiro cristianismo.
Qualquer coisa aquém disso é um cristianismo perigoso: perigoso para o indivíduo e perigoso para a igreja. É isso que quero dizer com uma crise espiritual: o aspecto espiritual, além e acima do histórico e do teológico ou doutrinário — a revelação de Jesus Cristo no interior.
É isso. Somente o Senhor pode fazer isso. Paulo precisou orar ao Pai da glória para que o fizesse. Mas isso pode ser feito, e pode ser feito aqui.
Pode ser feito de tal modo que saiamos dizendo: “Eu vi. Nunca mais poderei ser o mesmo. Todo um campo ficou para trás. Uma ordem inteiramente nova entrou em minha vida. Saí de uma coisa e entrei em outra. Eu vi — eu vi Jesus Cristo”.
Esse é o ponto central, queridos amigos, da mensagem que tenho para lhes trazer.
Agora, a Bíblia — vamos retomar nossa linha mais ampla. Preciso manter esse objetivo em vista, por mais que me desagrade deixar esse assunto.
A Bíblia está dividida — e isso é conversa de criança — em duas grandes divisões: aquilo que chamamos de Antigo Testamento e Novo Testamento.
Mas observem que isso é mais do que uma divisão de livros: de Gênesis a Malaquias, tantos livros compondo uma metade; depois, de Mateus a Apocalipse, tantos livros, a outra metade. Ah, mas é muito mais do que uma divisão de livros.
É essa grande separação, essa grande separação espiritual.
Os quatro Evangelhos — o que eles realmente significam? Quando vocês se afastam um pouco e fazem a pergunta, o que eles representam? Há duas coisas que vou dizer a respeito deles.
Em primeiro lugar, eles apresentam a Pessoa que é, Ela própria, a crise — a Pessoa que é, Ela própria, o Cristo, e que introduz e precipita a crise e muda inteiramente a dispensação.
Eles apresentam a Pessoa que faz isso e que é isso: a crise do Cristo.
Mas vocês sabem, naturalmente, que, embora os quatro Evangelhos difiram em seus detalhes e conteúdos, cada um contendo aquilo que os outros não escolheram incluir, todos se encaminham diretamente para a Cruz.
Cada um deles tem essa característica em comum: quaisquer que sejam as outras diferenças, todos terminam com a Cruz.
A Pessoa da crise é apresentada, e a própria crise é a crise da Cruz. A Cruz é a crise da mudança que veio com a Pessoa.
Aqui está a Pessoa; aqui estão Sua vida terrena, Seu andar, Sua obra e Seu ensino. Mas nada disso pode adquirir valor para quem quer que seja até que a Cruz seja plantada sobre tudo isso.
Você pode ter tudo o que diz respeito ao Jesus histórico e ao Cristo teológico, e nada acontecer, até que tudo o que está nesses Evangelhos seja levado diretamente à Cruz. A Cruz torna efetiva a crise da Pessoa.
Assim, o resultado e a consequência são estes: na verdade, entre as duas divisões da Bíblia — entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento —, bem ali está a Cruz.
Bem ali está a Cruz. Vocês precisam colocar a Cruz entre Malaquias e Mateus, no que diz respeito aos livros. Coloquem-na bem ali.
Porque, de um lado da Cruz, diante de tudo o que vem antes e segue até Malaquias, no que diz respeito à disposição dos livros, a Cruz diz: “Não”. Não mais. Não; acabou. Isso está encerrado.
Do outro lado da Cruz: sim, todas as coisas novas.
Se eu tivesse um pedaço de papel, desenharia uma grande cruz. Traçaria uma linha grossa bem pelo centro, de cima a baixo — não apenas sobre a Cruz, mas desde acima da Cruz, desde o céu, passando pela Cruz, até a terra. Uma linha larga: terra de ninguém.
Então, de um lado da Cruz, escreveria uma palavra: Não. Não, não, não. Uma grande palavra que abrange tudo — NÃO — tão grande quanto a Cruz.
Do outro lado da Cruz, do lado do avanço — não do retrocesso, mas do avanço —, colocaria outra palavra: Mas. Não, mas.
Agora, queridos amigos, eu disse algo que pode ocupar todo o tempo de vocês pelo resto da vida. Vocês sabem que essas duas palavras são duas palavras que governam todo o Novo Testamento?
Se quiserem, façam um estudo minuciosamente analítico do Novo Testamento à luz disso e sublinhem cada ocorrência dessas duas palavras. Vocês terão uma imensa e nova compreensão e revelação do significado de Cristo, da diferença que Ele fez, da grande separação e daquilo em que estamos: não, mas.
Não me atrevo a me lançar nesse assunto. Ele se aplica a tudo.
Ele se aplica ao próprio começo da história cristã no indivíduo. Abram o Evangelho de João. Onde vocês se encontram imediatamente?
Os quais nasceram, não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
Aqui está seu grande “não”, logo no começo — “mas de Deus”.
Se eu prosseguisse mostrando como isso se aplica a tudo no Novo Testamento, ficaríamos ocupados por muito tempo. Mais tarde, chegaremos a isso em alguns pontos específicos. Mas aqui estamos: essa Cruz é a grande separação, situada no centro, olhando para trás, para tudo o que existiu até aquele ponto, e dizendo: “Não — não mais; nunca mais; acabou”.
A Cruz é o grande “não” de Deus. A ressurreição é o positivo — o grande “mas”.
Nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas uma nova criação.
É maravilhoso como essas duas palavras abrem tudo e nos dão uma visão daquilo que chegou até nós e daquilo em que entramos com a vinda de Jesus Cristo.
Esta é a grande divisão, com a Cruz ali entre os Testamentos: o fim de Malaquias, um livro trágico sobre o fracasso de tudo na antiga ordem; o começo de Mateus — esperança, luz, tudo grandioso e novo, o grande começo de uma nova ordem de coisas.
O fim de um sistema e o começo de outro inteiramente novo.
A Cruz do Senhor Jesus escreveu essas duas palavras em grandes letras sobre toda a história abrangida pela Bíblia. A Bíblia foi dada para abranger a história humana, e a história humana está contida nessas duas palavras: não, mas.
Há algo aqui que, penso eu, pode ser útil. Espero que seja.
A Cruz é algo muito prático. Para Deus, ela não é meramente uma doutrina, ou apenas a doutrina do caminho da salvação e da redenção. Não é apenas a teologia da expiação e todas as doutrinas desse tipo.
Certamente não é apenas um acontecimento histórico representado pelo crucifixo. Para Deus, a Cruz é algo imensamente prático, destinado a tornar real essa separação.
Embora vocês possam saber tudo sobre a mensagem da Cruz — e creio que sabem —, podem estar cheios do ensino da Cruz. Mas a verdadeira prova do conhecimento que vocês têm sobre a Cruz é se essa separação foi realizada em vocês.
A Cruz resultou em deixar para trás todo um regime, sistema e ordem?
“Ah, eu sei”, você diz, “naturalmente isso significa que deixei o mundo e as coisas do mundo.” Ah, é quase um absurdo falar assim. Você não sabe o que precisa deixar para trás.
Mas aprenderá, sob a mão de Deus, o que a Cruz significa em termos de eliminação, de afastar-se cada vez mais e de chegar àquilo que encontramos em Hebreus.
Estou lutando o tempo todo para não antecipar demais. Mas vamos entrar nesta Carta aos Hebreus, e vocês chegarão a uma expressão que, naturalmente, conhecem:
Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério.
O que isso significa para você — fora do arraial?
Leva muito tempo para aprender o que isso significa, e significa passar por experiências literalmente terríveis, devastadoras, em nossa vida da alma.
Essa é a obra da Cruz. É uma saída — uma imensa saída. Mas é em direção a Ele. Ah, é em direção a Ele. Isso é outra imensidão, não é?
Vocês veem o que quero dizer. A Cruz é algo tremendamente prático, que amplia cada vez mais essa distância, essa separação, à medida que avançamos.
O fato é que, gostemos ou não, à medida que avançamos cada vez mais na compreensão espiritual e na apreensão do significado de Cristo, descobrimos que estamos cada vez mais sozinhos em relação a muitos cristãos e, certamente, em relação ao sistema tradicional do cristianismo.
Bem, agora, para encerrar esta palavra preparatória e introdutória, permitam-me dizer novamente, voltando ao ponto de partida: o progresso na vida e no propósito de Deus, que é o assunto desta Carta aos Hebreus em sua totalidade.
Vocês sabem disso, não sabem? “Vamos” — essa é uma das expressões-chave de toda a carta. “Prossigamos.” “Portanto, deixemos.” “Tenhamos cuidado.” “Prossigamos.”
O que estou dizendo é que o progresso na vida e no propósito de Deus, para o indivíduo e para a igreja, depende — se vocês esquecerem todo o restante, gravem isto no íntimo — do discernimento espiritual.
Discernimento espiritual: esse tipo de conhecimento e compreensão espiritual acerca da natureza dessa grande mudança que veio com o Senhor Jesus.
Agora, se vocês voltarem comigo por um momento à nossa passagem do Antigo Testamento, em 1 Crônicas 12, olhem o capítulo. Vocês já o percorreram? É um novo movimento, não é? É uma crise — um ponto de virada.
Davi está lá fora, fora do arraial. Está no deserto; está em sua caverna. E agora estão vindo a ele homens de todas as tribos — de muitas das tribos —, apenas núcleos, apenas uns poucos, uma espécie de remanescente de Israel, vindo a ele fora do arraial.
Eles são descritos por várias características: homens de valor, de coragem; homens de força, de grande força; homens com capacidade para guerrear; homens comprometidos com todas as suas forças, pois o texto diz que vieram com um coração íntegro.
Muito bem. Todos esses que vêm, seguindo Davi, são caracterizados por essas coisas. Então, bem ali, parece surgir essa mudança de feição — uma categoria nova e diferente: homens de Issacar, que tinham entendimento dos tempos e sabiam o que Israel devia fazer.
Bem no coração desse movimento de retorno, desse novo movimento de Deus — que é um movimento de restauração —, encontra-se essa coisa contrastante, quase surpreendente: homens que tinham entendimento dos tempos e sabiam o que Israel devia fazer.
Arrisco-me a sugerir que, com toda a força propulsora desses outros homens — seus músculos, sua força física e tudo o que lhes dizia respeito —, sem esses homens de Issacar faltaria algo que poderia comprometer todo o movimento.
Creio que isso foi colocado ali para mostrar que, em meio a tudo o que está sendo feito, corretamente e com boa intenção, aquilo que precisa estar presente, bem no coração de tudo, é a compreensão espiritual, o discernimento espiritual, o conhecimento espiritual.
Conhecer o significado deste tempo. Conhecimento do tempo. O que isso significa? Não se trata apenas de algo que está acontecendo, que os homens estão fazendo. Isso tem um significado — um significado profundo, muito profundo, divino.
Essas pessoas o haviam visto. Tinham entendimento do significado daquele tempo presente. E, porque tinham entendimento, sabiam o que Israel devia fazer.
Vocês não sentem que isso é importante? Absolutamente vital.
“Bem”, você diz, “o que os homens de Issacar realmente viram? O que foi que compreenderam? O que sabiam que Israel devia fazer?”
Ah, viram algo. Olhem novamente o contexto. Naturalmente, a ilustração é histórica, mas o princípio é espiritual. A resposta a isso nesta dispensação é a Carta aos Hebreus.
O que vocês encontram na Carta aos Hebreus? Deus, tendo procedido de uma maneira e adotado um método nos tempos antigos, encerrou aqueles tempos e métodos. No fim daqueles dias, Ele falou em Seu Filho, a Quem constituiu Herdeiro de todas as coisas.
Vocês chegaram Àquele que Deus escolheu, soberanamente escolheu; Àquele que Deus elegeu, designou e destinou para governar; ao princípio de Deus de autoridade celestial entre o povo do Senhor. É isso tudo que Davi significa.
Eles sabiam que Israel devia voltar-se para Davi e colocar Davi no lugar para o qual havia sido ungido por Deus. Isso é simples, não é, em termos de linguagem? Mas não se esqueçam de que representava algo.
Saul ainda está vivo, vocês sabem. O antigo regime de Saul ainda existe. Ele ainda não morreu; tem seu período de quarenta anos. E, meu Deus, que problema isso é!
O homem de Deus, o homem ungido, ainda não está plenamente em seu lugar. Está a caminho. Mas esse é o caminho de Deus.
Agora vocês têm a Carta aos Hebreus, e aí está a questão. Qual é o movimento? O movimento final, o movimento pleno, que abrange todas as partes, reúne todos os fragmentos e torna tudo plenitude e consumação.
Plenitude e consumação são as palavras a escrever sobre a Carta aos Hebreus. É um movimento centrado em Cristo: compreensão espiritual daquilo que Ele é e daquilo que representa no universo de Deus.
Apreensão espiritual de Cristo. As palavras parecem tão fracas, não é? Talvez a familiaridade lhes roube a força. Mas, queridos amigos, tudo para o cristianismo — tudo para o destino do cristianismo — depende agora de uma apreensão adequada do significado de Jesus Cristo na ordem de coisas de Deus.
Isso será devastador — devastador para todo um sistema, um sistema cristão. Simplesmente devastador.
Será um grande “não”, escrito por Deus, sobre todo um sistema cristão.
Embora não compreendam isso com clareza, as pessoas sentem fortemente — e com uma percepção crescente — que precisam fazer alguma coisa para manter o cristianismo intacto.
Creio que todo o movimento ecumênico é um tremendo esforço para salvar o cristianismo do colapso. Todo o Conselho Mundial de Igrejas é uma tentativa de colocar o cristianismo sobre muletas e salvar sua reputação.
Os homens estão fazendo isso com um esforço tremendo, porque há quem diga: “O cristianismo já teve seu tempo. Não significa mais nada”.
Você diz: “Bem, isso é incredulidade; isso é apostasia”. Mas, queridos amigos, não se enganem: se vocês estiverem avançando com Deus, entrarão em experiências espirituais, em sua vida com Deus, nas quais serão provados em cada ponto de sua vida cristã quanto à sua validade.
Vocês serão provados quanto a isso resistir à situação, quanto a isso sustentá-los até o fim.
As coisas em que vocês creem com mais firmeza, e que pensam conhecer mais plenamente, serão tocadas. Não se enganem a esse respeito. Em sua vida, vocês serão tentados a questionar as realidades mais profundas de suas convicções anteriores.
Homens e mulheres neste mundo estão passando por isso agora. Penso em alguns que passaram longos anos na prisão e leio o que escreveram antes. Preciso dizer: “Pergunto-me se ainda creem nisso. Pergunto-me se ainda se apegam a isso. Pergunto-me se isso os está sustentando agora”.
Eles fizeram declarações tremendas sobre a suficiência de Cristo e assim por diante. Eu me pergunto. Creio que vencerão, porque Ele é Senhor, e o coração deles está em uma relação correta com Ele.
Mas prestem atenção: estou simplesmente dizendo isto — a grande questão do verdadeiro significado espiritual de nossa fé, de nosso cristianismo, será severamente posta à prova.
Então se descobrirá se é tradição cristã, doutrina cristã, teologia cristã e o sistema cristão geralmente aceito — ou se é Cristo.
É Cristo. Seremos despojados até nos restar apenas Cristo — despojados até nos restar apenas Cristo —, até o ponto em que diremos: “Tudo o que me resta, depois de todo o meu aprendizado, ensino e trabalho cristão, tudo o que me resta é o próprio Senhor”.
Mas essa será uma posição fatal? De modo algum.
Vocês conhecem a história da senhora idosa no navio, não conhecem? Em meio a uma tempestade, ela olhou para o capitão e disse: “Capitão, vamos fazer alguma coisa?” “É melhor a senhora orar”, disse o capitão. “Ah, chegamos a esse ponto?”
Sim, seremos reduzidos a Cristo. E então descobriremos onde estamos: sob o “não” ou sob o grande “mas”.
Agora, Senhor, para interpretar, explicar e aplicar estas coisas — dá-nos o entendimento. Nossa reação a tudo isso é esta: esta carne não pode. Esta carne não pode. Nós, em nós mesmos, não podemos. Sabemos disso. Mas Tu és suficiente.
Nossos corações estão abertos a Ti. Nossos corações, assim confiamos, estão verdadeiramente voltados para Ti.
Usa este ministério frágil para dar compreensão das experiências futuras — do Teu trato conosco, dos Teus caminhos estranhos.
Ó Senhor, abre nossos olhos. Dá-nos compreensão espiritual. Pedimos em nome de Teu Filho. Amém.