Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    The Arm of the Lord #3 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    The Arm of the Lord #3
    The Arm of the Lord #3
    Austin-Sparks, T.

    A revelação do braço do Senhor

    Isaías 53:1, a parte final do versículo:

    E a quem foi revelado o braço do Senhor?

    Neste momento, estamos buscando a resposta a essa pergunta: a quem é revelado o braço do Senhor?

    Entendam que essa é uma expressão simbólica. O braço do Senhor significa o apoio do Senhor, a cooperação do Senhor, a força do Senhor — o próprio Senhor Se colocando ao lado de alguém, a seu favor, com todo o Seu poder.

    Cremos que, neste capítulo, que na verdade começa em Isaías 52:13 e conclui a narrativa principal traçada com contornos tão vívidos, encontram-se os princípios espirituais de Deus que respondem a essa pergunta: aqueles pensamentos que são leis divinas, princípios divinos, com base nos quais o braço do Senhor é revelado.

    Esses princípios têm aplicação permanente e universal. Toda a questão de Ele Se comprometer com uma pessoa, com uma obra ou conosco — a manifestação do Seu braço — repousa sobre esses princípios.

    Assim, continuamos nossa investigação para descobrir quais são esses pensamentos divinos.

    O contraste entre os julgamentos de Deus e da humanidade

    Há certas coisas que estão claramente à superfície. Vocês têm o relato diante de si.

    Em primeiro lugar, algo muito evidente é a diferença marcante entre a atitude da humanidade e a atitude de Deus para com esse Servo sofredor do Senhor. Essas duas atitudes estão muito claramente definidas, são realmente muito evidentes e representam duas esferas inteiramente distintas: a atitude de Deus e a atitude da humanidade.

    Quanto à atitude da humanidade, ou ao julgamento da humanidade a respeito dEle, vemos que se divide em duas partes: primeiro, o dos gentios; segundo, o de Israel.

    O julgamento dos gentios

    A atitude, ou o julgamento, dos gentios, ao ouvirem o anúncio e receberem a descrição, encontra-se nos últimos versículos de Isaías 52:

    Assim como muitos ficaram pasmados diante de Ti
    — tão desfigurado estava o Seu rosto, mais do que o de qualquer homem,
    e a Sua forma, mais do que a dos filhos dos homens —,
    assim Ele causará espanto a muitas nações;
    os reis fecharão a boca diante dEle:
    porque verão aquilo que não lhes havia sido anunciado;
    e entenderão aquilo que não haviam ouvido.

    “Causará espanto” — essa é a expressão, em vez de “aspergirá” — a muitas nações.

    Os reis fecharão a boca diante dEle:
    porque verão aquilo que não lhes havia sido anunciado;
    e considerarão aquilo que não haviam ouvido.

    O anúncio mencionado no primeiro versículo de Isaías 53 é o anúncio a respeito dEle que havia sido proclamado e que deixara as nações e os reis profundamente impressionados. Fecharam a boca numa consternação santa, cheia de temor.

    A descrição produz essa atitude de assombro e incredulidade. Incredulidade:

    Quem creu em nosso anúncio?

    Não esses incrédulos. “Este jamais poderia ser o Servo do Senhor! Alguém assim? Querem nos dizer que esse é o Servo do Senhor! Querem nos dizer que esse é o Redentor da humanidade! Querem nos dizer que uma criatura assim está na esfera da aprovação divina! Nunca!”

    Eles fecham a boca; ficam de queixo travado. Essa é a reação e o julgamento dos gentios.

    O julgamento de Israel

    Depois, na longa passagem do capítulo, a reação de Israel é descrita. Qual é o julgamento de Israel ao receber o anúncio, o relato, a história, a descrição? Como Israel O via?

    Como raiz de uma terra seca.

    Nada de belo nisso. Nada de atraente nisso. Algo que você poderia encontrar no caminho e afastar com um pontapé. Esse é o valor; essa é a avaliação.

    Desprezado e rejeitado — esse é o julgamento de Israel.

    Homem de dores e experimentado no sofrimento.

    “Querem nos dizer que esse é o Messias! Querem nos dizer que esse é o Ungido do Senhor! Querem nos dizer que esse é o Servo do Senhor! Querem nos dizer que esse é o Redentor de Israel! Não, nunca! Mil vezes, nunca!”

    Era desprezado; e não fizemos caso dEle.

    Vocês podem facilmente visualizar, em imagens mentais, os gestos e as atitudes, as expressões naqueles rostos:

    Não fizemos caso dEle.

    Um gesto de desdém, um encolher de ombros, um virar de costas. Esse é o significado da cruz: “Ele mereceu. Deus O feriu. Ele mereceu — ferido de Deus e afligido. Deus fez cair sobre Ele o julgamento que Ele merece”.

    Fizeram a Sua sepultura com os ímpios.

    Bem, isso significa — não sei, a menos que seja o que teria acontecido se José de Arimateia não tivesse intervindo e pedido Seu corpo a Pilatos. Ele teria sido lançado numa sepultura com os outros malfeitores, com os ímpios.

    Essa era, de qualquer modo, a atitude de Israel — o julgamento de Israel.

    Mas esse é o esboço inicial. Toda a Sua trajetória é apresentada diante de nós. Seu nascimento é descrito como uma raiz de uma terra seca.

    Em certo sentido, é uma descrição muito verdadeira. A descendência de Davi parecia ter se tornado muito seca.

    Também O desacreditavam desta maneira:

    Não há beleza para que O desejemos quando O vemos.

    Não há glória viçosa nem esplendor perceptível em Sua vinda a este mundo.

    “Quem é Ele, afinal? De onde vem?” Como sabemos mais, precisamos lembrar que Mateus e Lucas escreveram os relatos de Seu nascimento muitos anos depois de Ele ter ido para a glória. Eles se empenharam cuidadosamente em traçar Sua ascendência e descobrir todas essas coisas a respeito de Seu nascimento, e nós as temos nas narrativas de seus Evangelhos.

    Mas essas coisas não eram de conhecimento geral em Israel. Eles diziam:

    Examina e vê: da Galileia não surge profeta.

    Pode vir alguma coisa boa da Galileia?

    Não.

    Não houve, naturalmente, nenhuma herança de glória e grandeza humanas que se transferisse para essa vida. Ele nasceu sem prestígio humano algum.

    Sua vida, na descrição que temos aqui, é marcada mais por coisas negativas do que positivas. São mais desvantagens do que vantagens.

    Não tinha forma nem formosura.
    Não tinha beleza para que O desejássemos.

    Não tentem imaginar a aparência do Senhor Jesus, mas era assim que eles O viam.

    Ele tinha uma herança de aflições: Homem de dores e experimentado no sofrimento. Em Sua vida, estava ligado às tragédias da herança e da experiência humanas — dores, sofrimentos e aflições. Era assim que O viam. Esse era o julgamento da humanidade.

    “Querem nos dizer que esse Homem é o Ungido, o Messias! Querem nos dizer que esse é o Servo do Senhor! Nunca, nunca!” Ah, isso O desqualifica completamente. Não há um único fator positivo a Seu respeito que O coloque na posição legítima de Servo escolhido e ungido do Senhor, Redentor e Messias.

    Sua morte — que descrição completa temos dela!

    Ele foi oprimido, contudo humilhou-Se,
    e não abriu a Sua boca;
    como cordeiro que é levado ao matadouro,
    e como ovelha que permanece muda perante os seus tosquiadores,
    sim, Ele não abriu a Sua boca.

    A descrição simples é esta: algo destinado ao abate — abatido. Palavra horrível, palavra horrível: abatido. Ovelha e cordeiro destinados ao matadouro. Ferido de Deus. Essa era a interpretação que faziam da cruz.

    Oprimido, e privado de justiça. Privado de justiça. Bem, essa era a visão deles. Pensavam que Ele havia sido justamente privado de justiça: todos os Seus direitos retirados, todas as Suas reivindicações eliminadas, e merecidamente.

    Cortado — cortado da terra dos viventes. “Deus O cortou, simplesmente O cortou. Deus fez isso.” Vejam, esse é o julgamento de Israel, o julgamento da humanidade.

    As limitações do julgamento humano

    O julgamento da humanidade se baseia inteiramente em considerações externas, sem qualquer conhecimento interior. É a isso que tudo se resume.

    Deixem-me repetir: o julgamento da humanidade sobre algo divino, sobre uma Pessoa divina, sobre uma obra divina, baseia-se inteiramente em considerações externas, sem qualquer conhecimento da realidade interior.

    Quando reunimos todas essas reações, encontramo-nos diante dos profundos caminhos de Deus, enquanto Ele avança para revelar o Seu braço.

    Como são profundos os Seus caminhos! Como são insondáveis! Como são misteriosos! Mas como abrangem tudo. Quando vocês começam a reconhecer — digo, reúnam tudo isso — essa interpretação e esse julgamento da mente humana, da mente deste mundo, a respeito dAquele que sabemos ser o Filho divino de Deus, o Redentor dos homens, reúnam tudo isso.

    Aqui estamos, bem diante desses profundos caminhos de Deus: Ele está avançando, observem bem, avançando de maneira constante, avançando com determinação, avançando resolutamente em direção ao momento de revelar o Seu braço. É extraordinário que esse seja o Seu caminho.

    Vejam, surgem aqui duas perguntas. Primeiro: por que essa reação universal do mundo dos homens a esse Servo do Senhor?

    Isso é, naturalmente, algo espantoso do nosso ponto de vista. É surpreendente que tal julgamento e tal reação sejam possíveis por parte de toda a humanidade. Mas aí estão, e sabemos que foram um fato. Mais ainda: sabemos que continuam sendo um fato.

    A mente deste mundo não vê nada de desejável nAquele que foi crucificado. Encontramos essa reação e esse julgamento universais a respeito do Servo do Senhor.

    A outra pergunta, que talvez se aproxime ainda mais do coração e da raiz de toda a questão, é esta: por que esse método deliberado de Deus, que torna inevitável essa reação por parte da humanidade?

    Parece que Deus fez questão de produzir tal reação na humanidade. Por que Deus não nos deu Alguém inteiramente amável, que todos pudessem apreciar — Alguém que fosse aceito por todos os homens à primeira vista?

    Por que Ele não O trouxe ao mundo com pompa, com grandeza, com glória? Por que Ele não foi, desde o princípio, adornado com todos os sinais do céu, para que todos os homens vissem?

    Por que Deus, ao que parece, tomou deliberadamente um caminho que produziria reações desse tipo? Elas seriam inevitáveis. Esse quadro — esse quadro: Seu rosto desfigurado mais do que o de qualquer homem, Sua aparência deformada mais do que a dos filhos dos homens —, todas essas coisas, todo esse quadro; e então apresentá-lo ao mundo: “Esse é o seu Redentor”.

    Parece que Deus tomou deliberadamente um caminho para ofender, para escandalizar, para produzir exatamente isso. E foi o que Ele fez. Foi o que Ele fez. Mas por quê? Por quê?

    A cruz e o orgulho humano

    Ah, agora estamos chegando muito perto do verdadeiro ponto. Vejam, o padrão de valores da humanidade é inteiramente falso, e Deus sabe disso. É completamente, completamente alheio ao de Deus, porque é resultado do orgulho humano.

    É orgulho ferido, sabem? Não é? É orgulho ferido. “Querem nos dizer que temos de descer até isso — até esse nível? Temos de aceitar isso para a nossa salvação? Temos de nos rebaixar a esse nível? Não, nunca!”

    Isso é contrário à natureza humana. Sim, é, porque a natureza humana é o que é. Um padrão de valores inteiramente falso é produzido pelo orgulho humano.

    Assim, o Servo sofredor é uma afronta — uma ofensa, um escândalo — ao orgulho humano e ao padrão pelo qual a humanidade avalia as coisas.

    Por essa mesma razão, nem judeus nem gentios aceitariam o anúncio. O orgulho não permitia.

    Nós cantamos:

    Quando contemplo a maravilhosa cruz,
    derramo desprezo sobre todo o meu orgulho.

    Esse deveria ser o efeito da cruz. Mas não: para eles, para o mundo, para a humanidade sendo o que é, o orgulho não aceita a morte. Por isso, Ele é desprezado e rejeitado: não há beleza para que O desejemos.

    A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo corta pela raiz os falsos valores. Ela vai diretamente à raiz mais profunda da autoestima, da importância própria, da autoconfiança e do orgulho da humanidade.

    Ela vai diretamente à raiz de uma vida baseada no prestígio e no valor que a humanidade atribui a si mesma. Ainda que uma pessoa possa, do ponto de vista deste mundo e segundo os padrões deste mundo, ser alguém e ter alguma coisa por suas conquistas, por sua inteligência ou habilidade, por trabalho árduo ou estudo, ela pode ter alcançado alguma posição, alguma glória, algum sucesso, algum prestígio.

    Se você baseia sua vida em qualquer coisa desse tipo — se baseia sua vida diante de Deus em qualquer coisa desse tipo —, está entre aqueles aqui que se encontram em absoluta contradição com o padrão divino de valores.

    O fato é que, quando chegamos à cruz, até mesmo as glórias que legitimamente nos pertencem, do ponto de vista deste mundo, serão cortadas pela raiz. Serão esvaziadas, despejadas ralo abaixo.

    Olhem para Saulo de Tarso. Ele tinha algo de que se gloriar? Ele nos diz. Ah, ele nos fala de todas as suas vantagens: ascendência, nascimento, criação, formação, conquistas, sucesso. Ele subiu até o topo da escada.

    O que pensou de tudo isso quando chegou à presença da cruz do Senhor Jesus? Lixo! Para ele, a vida não se baseava nisso, e ele sabia muito bem que aquilo não era admissível no tribunal divino como fundamento de qualquer posição diante de Deus.

    Acreditem em mim, acreditem em mim: se vocês estão entrando na comunhão do Servo de Deus e do Filho de Deus, de coração, em espírito, em verdade, é esse o destino de todos os seus valores naturais. Vocês estão destinados a chegar a um ponto em que qualquer coisa que tenham recebido do passado, de muito tempo atrás, antes de seu nascimento, ou ao nascer, ou depois de nascer — qualquer coisa de que possam se gloriar — se tornará nada para vocês.

    Vocês verão que isso sempre contém uma ameaça, uma ameaça à sua vida espiritual, se não tiverem muito cuidado.

    Estou pensando em basear a vida diante de Deus nesse tipo de coisa. Não estou dizendo que não haja valor nessas coisas, mas, se vocês começarem a trazê-las à presença de Deus, a fazer cálculos com elas e a lhes atribuir importância, muito bem — vejam onde estão e na companhia de quem estão.

    Vocês não são levados em conta por Deus nessa base. Deus desacreditou todo o orgulho humano na cruz do Senhor Jesus. Ele cortou pela raiz toda a glória humana.

    Esse quadro descrito aqui, pintado aqui, desse Servo sofredor do Senhor em toda a agonia, em toda a deformação, em tudo o que é tão terrível, é um retrato do que o pecado faz aos olhos de Deus, do que o orgulho faz aos olhos de Deus.

    É assim que Deus vê a humanidade. Afinal, essas pessoas que não aceitavam o anúncio por causa do orgulho são as pessoas cuja própria imagem aos olhos de Deus é retratada por aquele Homem pendurado na cruz.

    Ele foi ferido pelas nossas transgressões.

    Tudo o que somos foi colocado sobre Ele, e é assim que somos aos olhos de Deus. Ele não foi levado àquela condição porque ela correspondia ao que Ele era, mas porque correspondia ao que nós éramos. Esse é todo o argumento do capítulo, não é? Como a humanidade vê e como Deus vê. Ah, que diferença!

    A importância presumida diante de Deus

    Mas ouçam novamente: não apenas uma vida baseada em coisas que, em sua própria esfera, são méritos e valores legítimos e verdadeiros, herdados ou adquiridos; mas, observem bem, uma vida baseada numa importância presumida.

    Isso pode ser mais sutil, e certamente é mais terrível. Uma pessoa que não tem nenhum direito natural de ser alguém começa a presumir que é alguma coisa, a exibir certa importância própria. Ah, isso é ainda mais horrível diante de Deus.

    Sem direito algum, e ainda assim tomando posição e se pavoneando na própria casa de Deus, em oposição ao espírito desse Servo do Senhor, fazendo ouvir a própria voz.

    Ele não clamará, nem levantará a Sua voz.

    Não havia nada nEle de impositivo, espalhafatoso ou ruidoso. No entanto, as pessoas podem assumir posições, até mesmo na própria casa de Deus, que as tornam ruidosas e impositivas, chamando a atenção para si mesmas e presumindo ser alguma coisa.

    O salmista diz:

    Eis que Tu desejas a verdade no íntimo.

    Afinal, o que é verdadeiro a nosso respeito? O que é verdadeiro a seu respeito? O que é verdadeiro a meu respeito diante de Deus? Diante de Deus. Afinal, é diante de Deus, não é, que as coisas são pesadas corretamente?

    Paulo disse:

    O amor não se ensoberbece.

    O quê? Cheio de ar — é só isso que há. O amor não se ensoberbece. Não há espaço para a humanidade se inflar na presença de Deus. Entramos na presença de Deus, e ficamos terrivelmente esvaziados. Sempre foi assim:

    Quando O vi, caí com o rosto em terra.

    Bem, vejam, esse é o padrão de valores da humanidade, em contraste com o de Deus. Que diferença! Esse Servo desfigurado, deformado, é a maneira de Deus nos mostrar o que somos aos Seus olhos.

    Há algo profundo, profundo nos caminhos de Deus. Aqui, digo eu, estamos diante dos profundos caminhos de Deus.

    Desde o dia da Queda, a humanidade tem procurado chamar a atenção para si, atrair as coisas para si, ser alguma coisa em si mesma, ter glória para si mesma. Esse era o cerne de toda a questão.

    O orgulho fez Satanás cair de sua elevada posição e fez a humanidade cair de sua elevada posição: pensar em glória para si mesma. Deus repudiou tudo isso na cruz do Senhor Jesus.

    O padrão divino de mansidão

    A quem é revelado o braço do Senhor? Não a alguém que tenha qualquer coisa disso em si. Essa é a resposta. Aqui estão os princípios segundo os quais Deus Se compromete com alguém.

    A quem é revelado o braço do Senhor?

    Mas para este olharei:
    para o pobre e contrito de espírito,
    e que treme diante da Minha palavra.

    Deus vê de longe o soberbo.

    O orgulho é uma abominação para Deus. Examinem as Escrituras.

    Vejam a cruz do Senhor Jesus. Por um lado, ela corta pela raiz toda a nossa importância própria, toda a vida baseada num falso padrão de valores. Mas, por outro lado, a cruz revela aquilo que constitui o padrão de valores de Deus.

    Qual é esse padrão? Agora, vocês sabem muito bem que a carta aos Filipenses é a grande carta da cruz, não é? A grande carta da cruz, porque o segundo capítulo dessa carta é o complemento mais perfeito de Isaías 53.

    Não vou ler o capítulo inteiro, mas vocês o conhecem. Vejam; ouçam como começa essa parte da carta:

    Se há, pois, alguma exortação em Cristo,
    se alguma consolação de amor,
    se alguma comunhão do Espírito,
    se afetos e compaixões,
    completai a minha alegria:
    que tenhais o mesmo modo de pensar,
    tendo o mesmo amor,
    sendo unidos de alma, de um só pensamento.

    Nada fazendo por espírito de facção ou por vanglória,
    mas, em humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo.

    Que desafio! Isso não cortaria pela raiz toda a nossa crítica, mesmo àqueles em quem achamos ter algo a criticar — apontando defeitos, chamando-os disto ou daquilo?

    Cada um considerando o outro superior a si mesmo. Aquele irmão, aquela irmã, pode ter alguns defeitos muito evidentes, mas só Deus sabe — talvez eu tenha defeitos muito piores.

    Cada um considerando os outros superiores a si mesmo;
    não olhando cada um de vós para os seus próprios interesses,
    mas cada um também para os interesses dos outros.

    Essa palavra, “pensamento”, está aparecendo repetidamente, não é? Aparecendo repetidamente — esse modo de pensar.

    Tende em vós este modo de pensar, que também houve em Cristo Jesus:
    o Qual, existindo na forma de Deus,
    não considerou o ser igual a Deus
    algo a que devesse Se apegar,
    mas esvaziou-Se a Si mesmo,
    tomando a forma de servo,
    fazendo-Se semelhante aos homens;
    e, sendo encontrado em figura humana,
    humilhou-Se a Si mesmo,
    tornando-Se obediente até a morte,
    sim, a morte de cruz.

    Esse é o complemento, como eu disse, de Isaías 53. O que vem imediatamente depois é o complemento do final de Isaías 52:

    Eis que o Meu Servo procederá com sabedoria;
    Ele será exaltado e elevado,
    e será mui sublime.

    Por isso também Deus O exaltou sobremaneira,
    e Lhe deu o nome que está acima de todo nome.

    Qual é a base para que o braço do Senhor seja revelado? A quem? A estes — àqueles descritos nesse segundo capítulo da carta aos Filipenses.

    Se vocês quiserem ir ao terceiro capítulo, encontrarão todas aquelas coisas nas quais a humanidade se gloria, que a humanidade leva em conta, sobre as quais a humanidade constrói, mencionadas por Paulo a respeito de sua vida passada.

    Mas Deus não olhou para ele com essa aprovação e essa bênção, para Se colocar ao lado daquele homem. Ele o encontrou e o prostrou no pó, quebrantou-o, despedaçou-o e depois o levantou. Veem o princípio?

    Tudo é muito claro. O principal mal aos olhos de Deus é o orgulho. A principal virtude diante de Deus é a mansidão. É sempre assim.

    O fundamento do apoio divino

    Assim, isso nos levou um pouco adiante. Examinem este grande capítulo, e vocês descobrirão sobre que fundamento o braço do Senhor será revelado. Encontrarão a resposta à pergunta: a quem? A quem?

    A este, e àqueles que são semelhantes a Ele: esse modo de pensar — ah, esse modo de pensar — que havia em Cristo Jesus.

    Bem, queridos amigos, vocês e eu ficamos cada vez mais maravilhados quando pensamos nesse Servo do Senhor, que sabia de antemão pelo que passaria, o que tudo aquilo significaria e seria, o que experimentaria em sofrimento, e que estava disposto a seguir esse caminho para nos redimir do nosso orgulho — da iniquidade do nosso orgulho.

    Vocês conhecem essa palavra, “iniquidade”. Sabem que a raiz dessa palavra em hebraico significa aliança com Satanás. Sim, aí está. Agora, coloquem assim: para nos livrar dessa aliança com Satanás no orgulho de seu coração, o Servo do Senhor desceu às profundezas da degradação.

    Aqui vemos o que o orgulho é no pensamento de Deus: o falso, inteiramente falso padrão de valores da humanidade. Certamente isso abre os nossos olhos para o valor infinito de esvaziar-se de si mesmo e não ter confiança alguma na carne.

    O espírito manso e tranquilo, que, como diz Pedro, é de grande valor aos olhos de Deus. Deixo isso com vocês.

    Queremos o braço do Senhor a nosso favor, e não contra nós. Queremos que Ele nos fortaleça, queremos Seu apoio, Sua força, em nossa vida, em nossa comunhão, em nossas congregações e em nosso serviço.

    Esse é o fundamento. Esse é o fundamento.

    Nada que esteja em contradição com isso jamais verá aquela mão levantada a nosso favor. Ele nos deixará. Ele nos deixará seguir por nossa conta e chafurdar na lama que nós mesmos criamos, até que, junto à cruz, derramemos desprezo sobre todo o nosso orgulho.

    Estamos crucificados para todo o mundo, e todo o mundo está crucificado para nós — e, de modo muito particular, o mundo de nosso próprio coração.

    Oremos.