Por ora, concluímos o tema específico desta conferência. Nesta noite, estamos sendo conduzidos a algo que constitui uma mensagem em si, e que tem sua origem em uma passagem muito conhecida das Escrituras, nas profecias de Jeremias — o capítulo 18.
A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as Minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
— Jeremias 18:1-4
Quero colocar ao lado dessa passagem estas palavras do Novo Testamento, em Efésios 2:10:
Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
— Efésios 2:10
Voltando a essa conhecida ilustração de uma obra em andamento — a casa do oleiro, à qual o profeta recebeu ordem de ir —, ao lê-la, ou talvez ao nos lembrarmos de como a lemos no passado, vemos que ela pode produzir três efeitos em nós. Tudo depende de qual palavra sublinhamos, de onde paramos, de onde colocamos a ênfase.
Há três palavras que se destacam em toda essa passagem, e o lugar em que escolhemos colocar a ênfase pode resultar em uma mensagem que decide algo muito importante para nós. Pode afetar toda a nossa vida.
Há a palavra quebrou:
O vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro.
Se fizermos dessa a palavra principal, então uma sensação de desesperança nos tomará.
Começaremos a perceber isso em nossos pensamentos e diremos: “Sim, fiz uma grande confusão. Estraguei tudo. Agora não há mais nada para mim”. Isso terá um efeito sobre toda a sua vida, se você tomar essa palavra e fizer dela a mensagem.
Graças a Deus, essa não é a mensagem. Mas pode ser que, mesmo em uma reunião pequena como esta, haja alguém que olhe para a própria vida com muito pouca satisfação — antes, com pesar e remorso — e caia nesse estado de espírito.
Você pensa em si mesmo como o barro. Talvez tenha feito uma grande confusão. Não correspondeu a todas as expectativas, a todas as possibilidades. Sente que houve um fracasso, e essa sensação de fracasso, de oportunidade perdida e de tantas outras coisas semelhantes lança uma sombra sobre a vida e faz você pensar: “Bem, é isso. Agora, só resta ir levando de algum modo e terminar da maneira mais decente que pudermos”.
Há outra palavra:
Tornou a fazer dele outro vaso.
Se sublinharmos essa palavra e fizermos dela a mensagem, isso abrirá a porta para pensamentos e considerações sombrios.
Logo começaremos a dizer: “Bem, Deus não conseguiu cumprir Suas intenções originais a meu respeito. Tenho de me contentar em ser a segunda melhor opção para Ele — outra coisa, algo diferente, algo que Ele realmente não pretendia que eu fosse. Ele está fazendo o melhor que pode com uma situação ruim. Está apenas trabalhando comigo por um caminho alternativo”.
Isso me reduz a uma espécie de erro — alguém que não é aquilo que deveria ter sido. Você percebe as consequências de circular essa palavra, outro.
Mas há ainda outra expressão aqui:
Conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
“Conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro” — isso introduz uma perspectiva, uma possibilidade e uma visão inteiramente novas.
Se, afinal, for possível que Ele diga: “É bom; Minha obra é boa”, e encontre nela Seu próprio prazer e Sua própria satisfação, isso certamente será muito melhor, mais elevado e maior do que a minha maior satisfação jamais poderia ser. O padrão Dele é muito mais elevado do que o meu melhor. Se Ele puder dizer: “É bom”, bem, repito, isso abre uma nova perspectiva, não abre?
Isso introduz o triunfo da Sua graça, apesar de tudo — apesar do que somos, de todos os nossos fracassos e de toda a dificuldade que Ele tem conosco. Seu grande triunfo, Sua sabedoria, triunfa sobre todos os problemas que há em nós. Seu amor vence toda a dificuldade que Ele encontra conosco.
Sim, apesar de tudo o que Ele encontrou em nós, se o resultado final for: “É bom aos Seus olhos; conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro”, digo que isso coloca diante de nós uma situação inteiramente nova. Essas são as três possibilidades que surgem dessas palavras.
Nós escolhemos a palavra que será a mensagem. Essa é a mensagem que quero trazer a vocês.
Agora, nosso método nesta noite será tomar o princípio que está no próprio coração disso, retirando-o por um momento de seu contexto e cenário imediatos, e vê-lo em uma relação e aplicação mais amplas.
A Bíblia começa com a casa do Oleiro. É uma casa de Oleiro muito grande, muito maior do que trinta milhas. Quando abrimos nossa Bíblia, encontramos uma massa informe e caótica. Ao contemplá-la, poderíamos ter a impressão de completa desesperança e impossibilidade. O que se pode fazer com aquilo?
É dito simplesmente:
A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo.
Era o caos. Mas o que vem a seguir — imediatamente a seguir — é o grande Oleiro começando a trabalhar naquela massa de barro informe e deformada.
Ele a fez de novo. Ele a fez de novo. E então Se afastou um pouco da obra da criação, daquilo que havia feito de novo, contemplou todas as coisas e, nas palavras divinas, era “muito bom”.
Esse princípio tem uma aplicação muito ampla, não tem?
Mas não demora muito para chegarmos a outra ruína em tudo aquilo. Mais uma vez, o vaso é danificado. Conhecemos a história: Adão pecou. Ele arrastou toda a criação para o juízo, novamente sob uma maldição.
Ele próprio ficou danificado e arruinado. A criação ficou sob a sentença:
Porque fizeste isso, maldita é a terra por causa de ti; Espinhos e cardos te produzirá; No suor do teu rosto, comerás o teu pão.
Ah, nós sabemos bastante a respeito disso.
À mulher, Ele disse outras coisas — sofrimentos associados à sua vida e à sua função. O barro ficou danificado nas mãos do Oleiro.
Mas será que Ele o joga de lado? Será que desiste dele? Será que diz: “Não há esperança. É impossível. Não posso fazer nada com isto”, e então descarta tudo? Esse não é o Deus da Bíblia.
Ele tem em mãos um material ruim. É verdade: aquele pobre barro mostrou ser um material muito ruim. Mas Ele volta a trabalhar com esse material e o faz de novo — outro vaso.
Desse material ruim, vemos surgir um homem chamado Abel: um homem que ocupa um lugar de honra na Bíblia, cujo nome é lembrado ao longo dos séculos como alguém que recebeu a aprovação de Deus. O Novo Testamento expressa claramente a aprovação de Deus sobre Abel.
Não poderia haver aprovação maior do que Deus chamá-lo de justo:
Abel, o justo.
E Abraão — como sou grato porque, nesses grandes homens, Deus nunca, nunca esconde o material ruim que eram em si mesmos. Ele nos deixa ver seus defeitos, os defeitos do barro. Ele nos deixa ver suas fraquezas. Ele nos deixa vê-los fracassar.
Ele nos deixa ver que, se não fosse aquela Sua mão poderosa, eles naufragariam como todos os demais. Em si mesmos, não são melhores do que os outros. Mas estão nas mãos Dele. São homens que estão nas mãos Dele.
E desse barro — do mesmo barro, da mesma condição em que nós estamos — surge esse homem, Abraão. Quantas coisas há na Bíblia que têm esse caráter: “muito bom, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro”.
E o que diremos de Jacó? Ninguém precisa ouvir que Jacó era um barro ruim. Nós sabemos, sabemos. Realmente, esse nome é quase um sinônimo da fragilidade, da fraqueza e dos erros humanos.
Sim, ele pertence a esse barro, mas está na mão do Oleiro. E, depois de concluir Sua obra, o Oleiro tem orgulho de dizer:
Eu sou o Deus de Jacó.
Assim, poderíamos percorrer todo o Antigo Testamento, destacando um e depois outro. Tomamos Elias e então ouvimos o que diz o apóstolo Tiago:
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós.
Sim, o mesmo barro, o mesmo material. E sabemos que, mesmo na vida dele, houve um colapso sob o peso da pressão, sob a tensão. Mas ele ocupa um lugar de grande honra diante de Deus.
Ele o fez de novo. Daquela ruína em Adão — daquele Adão arruinado e de tudo o que Adão representa —, Ele tomou esse material e o fez conforme o que pareceu bem aos olhos do Oleiro fazer.
Poderíamos continuar examinando os homens que fracassaram e que Ele refez. Uma tradução de que gosto bastante diz: “Ele o retrabalhou”. Ele o retrabalhou.
A passagem que lemos dizia:
Somos feitura Sua.
Somos feitura Sua. Ele o retrabalhou.
Seria difícil saber por onde começar e onde terminar, mas, pensando em um homem que fracassou e que Ele refez, poderíamos tomar do Antigo Testamento uma ilustração e um exemplo notáveis: ninguém menos que o próprio Davi.
Lemos seu salmo nesta noite. O Salmo 51, de Davi — tomado pela consciência de seu pecado, de sua queda, de seu fracasso. Um grande soluço se ergue daquele salmo.
Se você procurar conhecer a história por trás dele, verá que Davi tinha bons motivos para chorar diante de Deus, confessando seu pecado e orando:
Cria em mim, ó Deus, um coração puro; E renova em mim um espírito reto.
— Salmo 51:10
Qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento da história de Davi conhece a tragédia de sua vida, sua queda. Ah, de fato, de fato, esse vaso ficou danificado nas mãos do Oleiro. Ele falhou. Ele caiu. Sob certo ponto de vista, tornou-se uma tragédia.
Mas Deus não desistiu dele. Não vou me deter para lhes dar os detalhes. Alguns são terríveis demais para contar. Você julgará esse homem incapaz de fazer aquilo, até conhecer seu próprio coração.
Aí está: esse homem caiu de maneira grave, terrível. Deus o descartou? Deus o rejeitou? Ele o fez de novo.
Assim, o Davi que chega até nós hoje não é aquele Davi, mas outro Davi — um Davi honrado, o doce cantor de Israel, o Davi dos amados salmos. Ah, o que faríamos sem os salmos de Davi?
O maior dos reis de Israel — e ainda isto:
Achei Davi, homem segundo o Meu coração.
É possível dizer algo maior do que isso?
Alguma coisa aconteceu. Alguma coisa aconteceu. Ele o retrabalhou. Ele o fez de novo.
Ou, se passarmos do Antigo Testamento para o Novo, homens surgem em cena que incorporam esse grande princípio. Pensem em Pedro. Pedro fracassou? Pedro era um material ruim?
Seguir-Te-ei até à morte.
Logo em seguida:
Digo-vos que não conheço esse homem.
Negando, como está escrito, com juramentos e maldições.
Não gostamos de falar dos homens dessa maneira e trazer à tona suas falhas, mas é preciso ver esse lado sombrio para enxergar a maravilha da graça divina. Aí está Pedro. Esse barro revelou defeitos — pecado, dificuldade de ser trabalhado, resistência ao seu Senhor, ao seu Mestre?
De modo nenhum Te acontecerá isso.
“Isso nunca acontecerá.”
De modo nenhum, Senhor.
Havia alguma coisa ali no barro, vocês percebem.
Que Pedro temos hoje, não é mesmo? Esse não é o Pedro que encontramos na antiga história — o barro que cedeu. O Pedro que temos agora é um Pedro muito diferente.
Gostamos de ler suas cartas. Recebemos ajuda e inspiração maravilhosas de suas duas cartas no Novo Testamento. Gostamos de vê-lo se levantar no dia de Pentecostes. Gostamos de vê-lo mais tarde, levado à força diante das autoridades, mantendo-se firme e confrontando-as com toda a coragem e determinação.
Que quadro diferente daquela negação junto ao fogo, no pátio inferior, enquanto seu Senhor era julgado e Sua vida estava em jogo. Que mudança!
Ah, Ele o retrabalhou. Ele o fez de novo, conforme o que pareceu bem aos olhos do Oleiro. E todos nós temos de dizer: “Foi bom, e é bom”.
Ou tomemos outro exemplo e outra ilustração do Novo Testamento. Esses não são os únicos: um jovem chamado João Marcos.
João Marcos era um jovem que morava em Jerusalém, evidentemente em um lar piedoso, em um lugar onde o Senhor e Seus discípulos costumavam se reunir. Sem dúvida, houve momentos maravilhosos naquela sala; e João Marcos morava ali.
Então vieram Barnabé e Paulo, e levaram aquele jovem consigo em sua grande viagem missionária. Prosseguindo, de cidade em cidade, ele via as coisas maravilhosas que Deus fazia. Contemplava as obras maravilhosas do Senhor.
Mas a caminhada era árdua. Exigia sacrifício. E, quando chegou a certo ponto da viagem, ele disse: “Não vou mais adiante. Não aguento mais isso. Vou voltar para casa”.
A narrativa nos conta que ele os deixou e voltou para Jerusalém. O barro havia desistido. Faltou resistência. Ele não suportou.
Mas isso não é tudo. Ele refletiu sobre o que acontecera. Fico imaginando quais foram suas reflexões. Tenho certeza de que eram reflexões muito sombrias: “Ah, eu estraguei tudo”.
“E pensar que fui a causa da separação desses dois grandes homens, Barnabé e Paulo. Fui o motivo de sua separação, do fim de suas atividades missionárias em conjunto.” Foi isso que aconteceu. Por causa dele, isso aconteceu.
Essas são coisas, meus amigos, que poderiam muito bem levar a reflexões sombrias e à desesperança. O barro parece ter ficado danificado e arruinado. Mas esse não é o fim da história.
A maioria de vocês conhece a Bíblia e já leu o que vem depois. Vocês sabem como a história terminou. Até Paulo diz:
Traze João Marcos, porque me é útil.
Há coisas muito belas ditas a respeito desse jovem no final: recuperação, uma nova missão, utilidade. E foi ele quem nos deu esse belo livro chamado O Evangelho segundo Marcos.
Aí está a história: Ele o fez de novo. Aí está um homem que fracassou no decorrer de um grande plano. O Oleiro não descartou aquele pobre barro.
Ah, tanta coisa depende, não é mesmo, de como entendemos esse Oleiro. Olhemos para Ele. Quem é Ele? Esse Oleiro não é um homem.
Como os homens lidariam de maneira diferente com essas coisas! Aqui está o barro — sim, um material ruim —, e o oleiro procura trabalhá-lo. Então, de repente, encontra algo nele que não cede, algo que resiste.
Por um momento, ele para. Agora, observem isto. Observem isto. O que ele faz? Não é assim que este Oleiro age, dizendo: “Não podemos ir adiante. Precisamos desistir. Todas as nossas intenções são impossíveis de realizar”.
Ele não joga o barro de lado e procura algo melhor. Este Oleiro, não. Esse não é o Deus da Bíblia.
Ele pode Se entristecer por ter encontrado aquilo, seja o que for. Por um momento, pode haver uma expressão de preocupação em Seu rosto. Mas então vocês veem Seu rosto se iluminar. Veem o triunfo — o sorriso de Sua graça e de Sua sabedoria.
E Ele diz: “Não serei derrotado. Terei algo para Meu prazer e Minha satisfação, onde quer que o encontre”. Esse é o Deus da Bíblia.
Tudo isso que estou lhes dizendo contém um pensamento — a palavra que quero deixar com vocês. Quero chegar a ela o mais depressa possível.
Deus é um Deus de propósito.
Deus é um Deus de propósito, e Deus não empreende nada que saiba que jamais poderá realizar. Quando começa, Ele tem em vista o resultado perfeito. Ele tem os recursos. Tem a sabedoria. Tem a paciência. Tem a graça. Tem o amor. Tem o poder. Ele pode fazê-lo.
Esse é o Deus de esperança. Fico feliz porque nosso irmão, em sua oração, usou essa expressão nesta noite — uma pequena confirmação da mensagem para mim: o Deus de esperança. Graças a Deus, há esperança. Isso significa que o propósito de Deus jamais é derrotado.
Há nisso algo que nos consola. Mas, vocês sabem, precisamos ser sempre inteiramente honestos e inteiramente fiéis. Embora tudo isso seja verdadeiro na Bíblia, segundo a linha que seguimos primeiro, há outra linha na Bíblia: aqueles que ficaram arruinados e nunca foram refeitos.
Há o lado sombrio. Não gostamos de olhar para ele, mas precisamos fazê-lo para ter o quadro completo. Alguns ficaram arruinados e nunca foram refeitos.
Vocês podem se lembrar deles imediatamente: Caim, irmão de Abel; Esaú, irmão de Jacó; Saul, o primeiro rei de Israel; e, no Novo Testamento, Judas.
São pessoas que partiram para as trevas. Não há nada nelas que satisfaça a Deus. Mas menciono isso com um propósito. Entender por que isso aconteceu faz duas coisas.
Primeiro, explica o contrário — isto é, nos diz por que aqueles outros chegaram a um resultado para a glória e o louvor de Deus. Vocês podem ver por que os demais não chegaram. A outra coisa é esta: a explicação nos levará à porta da esperança e da promessa.
Vamos olhar rapidamente para esses homens. Caim — por que ele não foi recuperado, retrabalhado, feito de novo? Nele não havia nada que parecesse indicar uma consciência do pecado: a consciência do pecado.
Não posso lhes contar toda a história desses homens. Preciso confiar que vocês já a conhecem; e, se não a conhecem, que acreditarão no que estou dizendo como um resumo de suas vidas. Caim era um homem que se julgava justo. Caim era um homem autossuficiente, mas, apesar disso, um homem que tinha alguma religião.
Vejam, havia um altar. Ele trouxe uma oferta a Deus. Tinha alguma religião. Se vivesse hoje, teria ido à igreja.
Mas sua religião era mera superstição ou condescendência — uma religião que reconhece Deus, vocês sabem, por medo de que, se não o fizer, as coisas deem errado ou alguma desgraça aconteça. A religião como uma espécie de proteção: superstição.
Ou condescendência: reconhecer Deus, é claro. “Vocês reconhecem Deus?” “Reconhecemos que Deus existe.” Mas não havia consciência do pecado; havia a sensação de ser religioso sem aquela consciência essencial do pecado e da necessidade de um Substituto — um Salvador.
Esse era Caim. Caim era o homem que não conhecia seu próprio coração.
Se você tivesse dito a Caim, antes de tudo aquilo: “Caim, não vai demorar muito para você cometer o mais terrível assassinato. Você tirará a vida de seu próprio irmão com suas próprias mãos. Seu próprio irmão estará morto aos seus pés; o sangue dele escorrerá pela areia”, o que Caim teria dito?
Ah, ele jamais teria acreditado nisso. Mas era isso que havia nele. Ele não tinha consciência do pecado. Não conhecia seu próprio coração. E, vocês sabem, Deus não pode fazer nada com isso.
Vocês percebem que todos os homens do outro lado, dos quais falei, eram homens que tinham essa consciência do pecado — homens que criam no Cordeiro oferecido em sacrifício pelo pecado.
Homens como Davi:
Eu reconheço o meu pecado. Contra Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que é mal à Tua vista.
Eram homens com consciência do pecado, homens que conheciam a necessidade de um Salvador — cada um deles.
Mas Caim não era assim, e isso coloca o homem fora das mãos de Deus. Ele não pode fazer nada com isso. Não pode retrabalhar isso. Isso bloqueia o caminho — o caminho da glória, o caminho da satisfação divina, o caminho da realização.
O caminho é a consciência do pecado. E, se você a tem, isso traz promessa, traz esperança e nos conduz à porta da esperança.
Esaú, irmão de Jacó — vocês o conhecem. Aqui também havia uma falta fatal. Faltava a Esaú a consciência da importância suprema das coisas espirituais.
A primogenitura o teria colocado em uma posição de representar Deus. Vejam, o primogênito deveria representar Deus, ser o representante de Deus. Era o sacerdote da família. Lidava com as coisas santas. Era ele quem conduzia a família à presença de Deus. Isso fazia parte da primogenitura.
Muito mais estava ligado à primogenitura, mas ele lhe dava pouco valor. A Bíblia diz — e esta é a condenação definitiva daquele homem — que ele desprezou sua primogenitura.
Isto é, faltava-lhe essa consciência essencial da importância suprema das coisas espirituais. Seja o que for que vocês tenham a dizer sobre Jacó, isso não era verdade a respeito dele. Ele pode ter buscado a primogenitura de maneira errada, mas pelo menos reconhecia o valor incomparável das coisas espirituais.
Há muita coisa oculta na linhagem de Esaú. Uma longa, longa história — como destacamos nesta conferência, a história de Edom. Ah, como isso vem à tona repetidas vezes na narrativa bíblica!
Vocês se lembram de Doegue, o edomita — sua traição vil resultou na morte de todos os sacerdotes de Deus. Sim, Edom. Os edomitas são os descendentes de Esaú, e, onde quer que vocês os encontrem na Bíblia, encontrarão a mesma coisa: a falta da consciência da importância suprema das coisas espirituais.
Tratar as coisas espirituais como algo de pouco valor; pensar que um prato de lentilhas, que satisfaz um apetite e um prazer passageiros, é mais importante do que as coisas de Deus. Deus não pode fazer nada com isso. Ele nunca retrabalha isso.
A queda final ocorreu porque, antes de tudo, ele não confiou no Senhor. Foi posto à prova. Recebeu uma magnífica oportunidade de mostrar que confiava plenamente no Senhor, e mostrou que não confiava.
Sua confiança no Senhor o teria levado a fazer uma determinada coisa que o profeta Samuel lhe havia ordenado em nome do Senhor. E ele desobedeceu porque não confiou. É isso. Deus não pode refazer isso.
O reino foi arrancado de Saul. Ele partiu danificado e nunca foi refeito. Se Deus vai realizar essa obra, precisa encontrar em nós essa coisa simples: confiar Nele e obedecer a Ele. É isso que Ele nos pede.
E Judas, por fim — Judas. Muitas coisas podem ser ditas a respeito de Judas, mas, para resumir: o que Judas significa?
Faltou a Judas, de maneira fatal, uma percepção adequada da grandeza de sua oportunidade. Penso que isso resume tudo. Faltou-lhe uma percepção saudável da grandeza de sua oportunidade.
O que você daria para ser chamado por Jesus Cristo para aquele círculo de discipulado direto — para estar com Ele onde quer que fosse, participar de Seu ministério, ser Seu companheiro, ser Seu ajudante?
Jesus Cristo, o Filho de Deus, aqui em carne, na casa de um homem; participar de Sua comunhão, de Sua vida e do grande propósito de Deus pelo qual Ele veio ao mundo. E trocar tudo isso por trinta moedas de prata.
Sim, uma completa falta de percepção da grandeza de sua oportunidade.
Aqui estamos nós. Todos nós aqui, cada um de nós, somos chamados à comunhão do Filho de Deus. Todos somos chamados à companhia e à vocação mais honrosas que este universo possui.
Comunhão viva com o Filho de Deus — na vida, no serviço, no companheirismo, no sofrimento por Ele —, tudo isso faz parte do chamado de cada um de nós.
Ah, que oportunidade! Que honra! Que privilégio! Que bênção indescritível: chamados à comunhão de Seu Filho.
Se Deus vai realizar todos os Seus grandes desígnios, cumprir todo o Seu propósito, fazer deste pobre barro algo que Lhe agrade e seja bom aos Seus olhos, então, queridos amigos, você e eu precisamos ter consciência da grande, grande honra que nos é concedida ao sermos chamados à comunhão de Seu Filho.
Para resumir tudo, é preciso haver em nós, diferentemente de todos esses homens — Caim, Esaú, Saul e Judas —, uma consciência dominante da importância transcendente das coisas eternas.
As coisas eternas têm mais peso do que todas as outras considerações desta vida. Para usar a expressão do Senhor Jesus:
Buscai primeiro o Reino de Deus.
As coisas do Reino de Deus devem ter uma importância tão absoluta que nada possa ser comparado a elas ou se colocar em seu caminho.
Todo o resto não tem valor, por maior que seja — os reinos deste mundo.
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
O que significa perder o propósito pelo qual Cristo veio ao mundo.
Se essa consciência dominante da importância transcendente das coisas eternas estiver em nós e nos acompanhar, podemos ser um material ruim. Podemos ser um material muito ruim. Ele o fará de novo — um vaso que seja bom aos olhos do Oleiro. Bom.
Ah, pensar que é possível que, depois de tanto tempo — ou em breve, enfim —, Ele olhe para Sua obra em você e em mim e diga, pela graça: “É muito bom”.
Essa é a possibilidade. Essa é a perspectiva. Que o Senhor encontre em nós aquilo que fará disso não apenas uma possibilidade, mas uma realidade.
Cantaremos o hino número 225 do Hinário de Keswick:
Em meio ao ruído de mil vozes, Aos sons de alegria e ao clamor, De um mundo agitado vem um som Ao qual teu ouvido deve atentar: É o Salvador batendo à porta do teu coração.