Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    Lessons From Church History #11: Sardis Part 4 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    Lessons From Church History #11: Sardis Part 4
    Lessons From Church History #11: Sardis Part 4
    Graham, Mac

    O século XVIII: a renovação morávia e o despertamento evangélico

    Senhor, nós Te agradecemos por este precioso testemunho do qual pudemos participar nesta manhã — o testemunho da Tua morte à mesa e o testemunho da vida deste jovem. Senhor, que bênção!

    Senhor, que bênção é o Teu amor, que nos manifestas neste tempo presente. E, Senhor, agora, ao considerarmos a Tua Palavra e vermos o Teu amor manifesto ao longo dos séculos, oramos para que ele conquiste nosso coração de uma maneira muito nova e viva. Nós nos entregamos a Ti, em Teu precioso nome. Amém.

    Leituras bíblicas iniciais

    Depois do que Jay compartilhou, sinto que estou, de certa forma, trazendo a segunda mensagem, ou apenas um pequeno complemento. Sabe, nós agradecemos ao Senhor. Alguns conseguem dizer as coisas em dois minutos; alguns de nós levam uma hora. A fidelidade do Senhor na vida é tão rica. Então, muito obrigado.

    Podemos abrir em Apocalipse 3:1-6? Vamos ler:

    E ao anjo da igreja em Sardes escreve:
    Isto diz Aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas:
    Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
    Sê vigilante e fortalece as coisas que restam, que estavam para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do Meu Deus.
    Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te.
    Portanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não saberás a que hora virei sobre ti.
    Mas tens em Sardes alguns nomes que não contaminaram as suas vestes; e andarão Comigo de branco, porquanto são dignos.
    O que vencer será assim vestido de vestes brancas; e de modo nenhum riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos.
    Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

    Mais algumas passagens. Efésios 2:14-16:

    Porque Ele é a nossa paz, o Qual de ambos fez um e derrubou a parede de separação que estava no meio,
    Tendo abolido em Sua carne a inimizade, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças; para que dos dois criasse em Si mesmo um novo homem, fazendo a paz;
    E reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por meio da cruz, tendo por ela matado a inimizade.

    Efésios 2:16 é um versículo extraordinário sobre a obra da cruz. A cruz não estava ali apenas para o derramamento do sangue — o sangue foi derramado para que nossos pecados fossem lavados —, mas também houve uma reconciliação. Aqueles que estavam separados e divididos foram unidos em um novo homem por meio da obra de Deus no Calvário. Nós nos alegramos Nele.

    Outra passagem: Mateus 28:19-20, o texto tão conhecido chamado de Grande Comissão:

    Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
    Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

    Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações.

    Mais adiante, teremos mais comunhão sobre isso.

    Por fim, em 1 Coríntios 1:30:

    Mas vós sois Dele, em Cristo Jesus, o Qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.

    E em 1 Coríntios 6:11:

    E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.

    Ao olharmos para esses dois versículos de Coríntios, vemos que eles falam de termos sido justificados e de termos sido santificados, e ambos estão no passado. Não é que estejamos tentando nos tornar justificados ou tentando nos tornar santificados. Por causa da obra que o Senhor realizou na cruz, e porque fomos introduzidos Nele ao recebê-Lo e crer Nele, somos justificados e santificados pela fé. Agradecemos ao Senhor por isso.

    A igreja em Sardes e o século XVIII

    Agora, ao chegarmos a esta última parte da carta à igreja em Sardes, vamos examinar hoje o século XVIII. Temos dito que uma das características da igreja em Sardes é que ela representa o sistema protestante que começou depois da Reforma com Martinho Lutero.

    Há esse constante fluxo e refluxo ao longo da história da igreja. Há um grande avivamento, mas depois há um retrocesso. Há um avanço e, depois, um retrocesso. Continuaremos a ver um pouco disso hoje. Mas agradecemos ao Senhor porque, em Sua fidelidade, esse avanço sempre representa um passo a mais. É uma revelação mais plena Dele mesmo, uma manifestação e uma recuperação cada vez maior das maravilhosas verdades que temos em nosso precioso Senhor.

    Nikolaus Ludwig von Zinzendorf

    Primeiro, queremos ter comunhão a respeito de um irmão cujo nome muitas pessoas têm ouvido ao longo dos séculos: Nikolaus Ludwig von Zinzendorf.

    Quando criança, seu apelido era Lutz — L-U-T-Z. Durante os anos de escola, eu o chamava de “pequeno Lutz”; ele era Lutz. Mas ele nasceu em uma família da realeza, no Império da Saxônia. Seu pai morreu, e sua mãe se casou novamente alguns anos depois; por isso, ele foi criado pela avó.

    Sua avó era uma mulher muito piedosa e desejava que essa criança crescesse sob uma influência espiritual adequada. Assim, em 1710, ele foi enviado para uma escola em Halle. Ela era dirigida pelo pietista August Francke. Lembrem-se de que, na última vez, quando compartilhamos sobre o século XVII, falamos dessa escola, fundada para formar jovens que seguissem uma fé piedosa.

    Enquanto ele estava ali, o Senhor continuou a formar em seu coração uma fome maior e mais plena por Ele mesmo, concentrando-se simplesmente em nosso Senhor Jesus. Zinzendorf sempre desejava ter comunhão com outros crentes. Aos quinze anos, reuniu um grupo de crentes e formou a Ordem do Grão de Mostarda.

    O propósito era simplesmente que fossem devotados ao Senhor, dispostos a cair na terra e morrer, e que, na simplicidade de sua pequena fé, o Senhor pudesse usá-los em suas vidas.

    A formação em Halle e Wittenberg

    Um dos privilégios que Zinzendorf teve enquanto estudava em Halle foi que a escola havia começado a enviar missionários. Alguns missionários haviam saído, um para a Índia e outro para a África, e às vezes voltavam para compartilhar. Isso realmente acendeu em Zinzendorf uma fome pelo evangelho.

    Nesse momento da história, não havia muitos missionários sendo enviados. Na verdade, havia praticamente zero. Mas estava sendo despertada em seu coração uma fome pelos perdidos. Isso realmente ardia nele, e ele continuava a orar a respeito diante do Senhor.

    À medida que crescia, quando tinha cerca de dezesseis anos, seu tutor o matriculou na Universidade de Wittenberg. Wittenberg era o centro da ortodoxia luterana. Assim, havia duas coisas acontecendo na Alemanha naquela época: o movimento pietista e a ortodoxia luterana. Zinzendorf foi colocado bem no meio dos dois.

    Na verdade, seu tutor o enviou para Wittenberg porque achava que ele estava se tornando zeloso demais pelo Senhor. Queria que ele fosse para Wittenberg para esfriar um pouco esse entusiasmo e entrar em contato com uma forma de religião mais ampla e mais aceitável.

    Mas isso apenas consolidou suas convicções. Eles questionavam aquilo em que ele cria, e ele questionava aquilo em que eles criam. Suas crenças sempre eram sustentadas pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus continuava presente em seu coração. Não se tratava do ensino de outros homens nem de racionalizações intelectuais; havia, em seu coração, uma consolidação do que era o verdadeiro evangelho.

    A unidade em Cristo

    A maior lição que Zinzendorf percebeu enquanto estava em Wittenberg foi esta: se você deixar de lado toda a estrutura da ortodoxia e compará-la com os pietistas, verá que há um vínculo comum entre eles. Sabe qual é esse vínculo comum? A simples fé no Senhor Jesus Cristo.

    Ele colocou no coração que, se de alguma forma conseguisse levar os crentes a se concentrarem no Senhor Jesus Cristo — não em seus ensinos ou crenças, mas simplesmente a voltarem a olhar para nosso Senhor Jesus Cristo como o centro, o ponto de convergência e a base da unidade —, então eles não precisariam estar tão divididos. Poderiam experimentar a unidade que têm em Cristo.

    Era um jovem de dezessete anos dizendo isso. Lembrem-se dessa idade: dezessete anos. Ele estava enxergando que há uma unidade que temos no Senhor. Se pudermos deixar de lado as questões periféricas e simplesmente voltar, permitindo que Ele seja nosso fundamento, então poderemos conhecer essa unidade.

    Ele tentou desesperadamente reunir o reitor da Universidade de Wittenberg e o diretor da escola em Halle, mas isso nunca deu certo. Ainda assim, esse encargo pela unidade dos crentes entrou em seu coração, tendo nosso precioso Senhor Jesus Cristo como nossa base.

    A consagração de Zinzendorf

    Depois que terminou seus estudos, era comum, naquela época, que os membros da corte fizessem uma grande viagem pela Europa. Muitos já ouviram esta história, mas, durante essa viagem, Zinzendorf visitou um museu em Düsseldorf. Havia ali uma pintura chamada Ecce Homo, ou Eis o Homem.

    Era uma imagem de nosso Senhor com uma coroa de espinhos na cabeça, o sangue escorrendo e um rosto cheio de tristeza. Enquanto Zinzendorf contemplava a pintura, viu uma inscrição abaixo dela:

    “Isto fiz por ti; que fizeste tu por Mim?”

    “Fiz tudo isto por você. O que você fez por Mim?” Aquilo conquistou seu coração. Naquele momento, ele disse: “Senhor, Tu fizeste tanto por mim. O que eu realmente já fiz por Ti?”

    No fim daquele dia, quando estava de volta ao hotel — bem, naquela época eles não tinham motéis e hotéis, tinham? Um hotel, uma pensão —, ele se entregou novamente ao Senhor. Não apenas reconhecendo-O como Senhor, mas entregando-se para estar à disposição de seu Mestre, para realmente servir ao Senhor.

    Ele sabia que não poderia fazer isso por si mesmo, mas queria ser útil ao Senhor e servi-Lo pelo resto de seus dias. Daquele momento em diante, houve um zelo em sua vida. Sempre que chegava a um ponto de desânimo, questionamento ou dúvida, ele parava e se lembrava daquela pintura.

    Era como aquela antiga expressão: “Aqui ergo meu Ebenézer”. Aquele foi o ponto de virada de sua vida, e ele sempre tinha esse marco ao qual voltar.

    Sabe, às vezes o Senhor faz coisas em nossa vida, e podemos nos esquecer delas. Às vezes é bom — embora eu não seja muito de fazer isso — manter um diário. É bom lembrar os momentos de nossa vida em que o Senhor veio ao nosso encontro. O inimigo e nossa própria mente têm a tendência de apagar essas promessas.

    Em tempos de confusão e dúvida, pelos quais todos nós passamos, precisamos ser capazes de refletir: “Foi isto que o Senhor disse. Esta é a verdade. Daqui em diante, é por aqui que vou seguir”. Zinzendorf tinha isso em sua vida. Tinha esse ponto de referência, no qual o Senhor havia vindo ao seu encontro, no qual ele havia se entregado ao Senhor e a partir do qual estava prosseguindo.

    Herrnhut: um refúgio para os perseguidos

    Depois que terminou sua viagem, Zinzendorf foi obrigado a servir ao império. Ele vinha se preparando para ser advogado em Dresden. Mas, naquele momento, também atingiu a maioridade e, por isso, comprou uma propriedade de sua avó.

    Seu desejo ao comprar aquela propriedade era que irmãos perseguidos, de todo tipo de origem, tivessem um lugar ao qual pudessem vir como refúgio. Desejava que o lugar se chamasse Betel, um lugar de refrigério aberto a todos.

    Ele comprou a propriedade em abril, e a notícia se espalhou. No mês seguinte, um irmão chamado Christian David veio a Dresden e perguntou a Zinzendorf sobre a propriedade. Zinzendorf disse: “Sim, comprei esta propriedade”. Christian David disse: “Alguns de nós estão sendo perseguidos. Podemos ir para lá?” E ele respondeu: “Sim”. Abriu sua propriedade a Christian David.

    Christian David vinha da Morávia. Há um pequeno mapa na página três em que vocês podem ver alguns desses lugares. Halle era onde Zinzendorf havia frequentado a escola, e Wittenberg era onde ele estudara depois. Em seguida, ele serviu em Dresden. O lugar que comprou recebeu o nome de Herrnhut.

    Não foi Zinzendorf quem deu o nome de Herrnhut. Ele nem sequer estava lá quando Christian David chegou. Mas seu empregado, que cuidava da propriedade, disse: “Aqui está um pedaço de terra que vocês podem usar. Vamos orar para que todos vocês que vierem estejam sob a guarda do Senhor”.

    Herrnhut significa “sob a guarda do Senhor”. Também pode trazer a ideia de estar “de vigia para o Senhor”. Portanto, não é apenas estar sob a guarda do Senhor, mas também estar de vigia para o Senhor.

    Christian David veio da Morávia. Chamamos os que eram de Herrnhut de morávios, mas Herrnhut não fica na Morávia. Os morávios vieram e se mudaram para lá, juntamente com pessoas da Boêmia e de outros lugares — perseguidos de muitas origens diferentes.

    A semente oculta dos Irmãos Unidos

    Na última vez, compartilhamos sobre um irmão chamado João Comênio. Quando seu rebanho foi perseguido e obrigado a deixar a região da Boêmia, ele havia orado para que uma semente oculta fosse plantada ali. A partir dessa semente oculta, o Senhor daria continuidade ao Seu testemunho.

    Christian David era um dos descendentes dos cooperadores de Comênio. Ele fazia parte daquela semente oculta. Em meio a uma perseguição severa, o Senhor preservou essa semente durante cem anos para dar continuidade ao Seu testemunho. Depois, eles foram levados para Herrnhut.

    Herrnhut continuou a crescer. Pessoas perseguidas vieram de muitos lugares — fossem luteranas, católicas, protestantes ou de outras origens. Em poucos anos, cerca de trezentos irmãos e irmãs haviam se reunido ali.

    As dissensões entre os crentes reunidos

    Durante esse período de reunião, porém, havia trezentas pessoas convivendo: ex-católicos, ex-luteranos e pessoas de todos esses grupos diferentes. Não era a comunidade de amor fraternal que todos haviam desejado. Alguém disse que aquilo era um “ninho de seitas”.

    Eles estavam juntos, discutindo sobre suas diferentes doutrinas e crenças. Estavam livres da perseguição, mas não estavam livres de si mesmos. Havia muita dissensão, e isso causava grande tristeza a Zinzendorf. Seu desejo não era simplesmente que tivessem um lugar livre de perseguição, mas que tivessem um lugar onde fossem um no Senhor e experimentassem o amor de Deus.

    Então, Zinzendorf e alguns dos outros começaram a orar. Oraram durante alguns anos, buscando direção sobre o que fazer. Finalmente, em 12 de maio de 1727, Zinzendorf reuniu todos os irmãos para que, voluntariamente, reconsiderassem o que o Senhor havia feito por eles e assumissem o que foi chamado de um acordo fraternal.

    Ao compartilhar com eles, falou sobre todas as diferentes seitas das quais haviam participado. Disse, em essência, que as seitas envolvem muito conhecimento, mas não envolvem amor. A maioria das seitas nasce do conhecimento, mas o verdadeiro cristianismo nasce do amor.

    Ele estava tentando trazer os irmãos de volta à base de Cristo. Com isso, conquistou o coração deles. Viram que lhes faltava algo. Assumiram esse acordo fraternal voluntário de renunciar ao amor-próprio, viver em unidade e realmente orar por avivamento e renovação.

    Sabiam que, embora estivessem assumindo esse compromisso, não poderiam manter essa unidade a menos que o Senhor interviesse de maneira muito poderosa e a tornasse real para eles. Poderiam tentar mantê-la exteriormente por algum tempo, mas, se o Senhor não fizesse algo, não haveria como sustentá-la.

    O Pentecostes de Herrnhut

    Enquanto oravam juntos, foram conduzidos, pela primeira vez, a celebrar a mesa do Senhor em 13 de agosto de 1727.

    Enquanto participavam da mesa do Senhor, o Senhor agiu de maneira poderosa. Todos vinham lendo as Escrituras e considerando o significado da morte do Senhor. De maneira poderosa, durante aquela reunião, enquanto estavam reunidos em torno da mesa do Senhor, a presença do Senhor se tornou profundamente real.

    O Senhor veio novamente e lhes mostrou como haviam sido reconciliados uns com os outros Nele, tudo o que o Senhor havia feito no Calvário. Mostrou-lhes não apenas como os havia amado individualmente, mas também como amou a igreja e morreu por eles como um só corpo. A partir daquela morte, eles foram constituídos um novo homem.

    O Espírito Santo veio de maneira poderosa e agiu entre eles, levando-os a se ajoelharem. Foram levados a abraçar aqueles que, durante anos, haviam tentado destruir com palavras. Os luteranos e todos os outros deixaram de lado suas diferenças.

    Viram que uma coisa era necessária, uma coisa era indispensável: simplesmente a beleza de nosso Senhor e o fato de sermos um no Senhor. Seu amor veio e se derramou de uma maneira muito nova e viva.

    Christian David escreveu:

    “É verdadeiramente um milagre de Deus que, dentre tantos tipos de seitas — católicos, luteranos, reformados, separatistas e outros semelhantes —, tenhamos sido fundidos em um só pelo amor de Deus.”

    Spangenberg escreveu que eles foram “batizados pelo próprio Espírito Santo em uma percepção renovada de Seu amor”.

    David Nitschmann escreveu:

    “Daquele momento em diante, Herrnhut se tornou um testemunho vivo, uma congregação do Senhor Jesus Cristo.”

    O próprio Zinzendorf se referiu a isso em seus diários como o Pentecostes de Herrnhut.

    A partir disso, os Irmãos Unidos, que aparentemente haviam morrido, renasceram. Houve um renascimento desse testemunho que vinha de centenas de anos antes. Alguém o descreveu quase como a fênix que se levanta das cinzas.

    Quando voltaram a enxergar o que havia sido realizado e era lembrado à mesa do Senhor, essa realidade conquistou o coração deles. Viram novamente como o Calvário precedeu o Pentecostes. Estavam buscando uma bênção e um derramamento, mas haviam se esquecido de que, antes disso, precisavam compreender tudo o que o Senhor havia feito por eles no Calvário.

    Foi a partir do Calvário e da obra consumada de nosso Senhor ali que o Senhor pôde produzir um Pentecostes.

    O testemunho da mesa do Senhor

    Irmãos e irmãs, ao vermos todas as grandes divisões e tudo o que existe no cristianismo hoje, até mesmo em nosso próprio coração, precisamos considerar isso. Nós nos sentamos nesta sala de maneira muito agradável e nos relacionamos cordialmente durante esta hora, mais ou menos, mas ainda temos o que melhorar em nosso relacionamento uns com os outros.

    Quantas vezes enxergamos essa tremenda obra realizada na cruz do Calvário e a unidade que manifestamos todos os domingos quando participamos da mesa? Vemos a mesa como algo que fala de nossos pecados serem lavados, e ela realmente fala disso, e agradeço ao Senhor por isso. Mas há também um testemunho muito maior.

    A mesa não apenas testifica que nossos pecados foram lavados, mas também testifica que fomos reconciliados com Deus. Nele, somos um. Todas as portas do inferno estão tentando se levantar contra nós, irmãos e irmãs, para nos separar. Mas, Nele, somos um.

    Não importa se você tem quinze ou oitenta e cinco anos. Tudo começa no Calvário, e a partir dali podemos avançar nos dias que virão. No próximo ano, vamos falar sobre fundamentos. Qual é nosso único fundamento? É Jesus Cristo, nosso Senhor.

    Será que todos nós poderíamos, ainda nesta semana, orar por um novo despertamento em nosso coração a respeito da mesa do Senhor, a respeito de nos lembrarmos Dele ao nos reunirmos a cada Dia do Senhor? Que privilégio temos!

    Quando esses crentes se reuniram à mesa, todas as outras coisas ficaram de lado: suas crenças mesquinhas, as diferenças de personalidade e todas as suas pequenas questões doutrinárias — “Acho que deve ser feito assim. Acho que deve ser feito deste outro jeito”. Tudo isso ficou de lado.

    A mesa tinha uma maneira de recolocar as coisas em perspectiva, de trazer novamente o foco para aquilo de que tudo isso realmente trata. Que o Senhor toque novamente nosso coração dessa maneira também, para que saibamos do que isso realmente trata.

    Que, nestes dias, sejamos um testemunho vivo para Ele, que Ele seja satisfeito e que possamos ver mais do glorioso Senhor que temos e experimentar mais Dele.

    A oração coletiva e o encargo missionário

    À medida que esses irmãos prosseguiram a partir daquela experiência, uma das coisas que surgiram desse período foi que, em poucas semanas, o Senhor tocou vinte e quatro irmãos e vinte e quatro irmãs para começarem a orar juntos, dia e noite — não apenas por si mesmos, mas também por todo o corpo de Cristo e pelo mundo.

    Oravam para que os crentes fossem reconciliados de maneira muito real e para que o evangelho avançasse. Essa reunião de oração começou entre esses vinte e quatro, cada um assumindo horários diferentes. Durou cem anos: cem anos de oração, vinte e quatro horas por dia.

    E cresceu. Isso não foi algo que eles produziram por si mesmos. Você não consegue fazer isso com sua própria força. É somente pela graça de Deus. Mas, porque se entregaram a Ele, Ele colocou isso no coração deles e lhes deu graça. Oraram juntos dessa maneira por mais de cem anos.

    Os missionários enviados às Índias Ocidentais

    Ao olharmos para o movimento morávio, muitas vezes falamos sobre as próximas gerações. Quando estamos falando de cem anos, temos algumas gerações aí. Há lições que podemos aprender sobre outros entrarem nessa realidade e prosseguirem de geração em geração.

    Uma coisa que resultou dessa reunião de oração foi que eles passaram a orar de maneira mais intensa para que o Senhor não apenas trouxesse os crentes de volta à unidade que tinham Nele, mas também para que o evangelho avançasse.

    Em 1731, Zinzendorf estava em Copenhague para a coroação do rei. Ali conheceu um escravo das Índias Ocidentais. Ao conversar com esse escravo, percebeu a grande necessidade do evangelho nas Índias Ocidentais. Convidou-o a voltar com ele e compartilhar com os irmãos em Herrnhut, e ele foi.

    Dois irmãos, depois de ouvirem o testemunho do escravo, ficaram profundamente tocados e quiseram partir. Mas Zinzendorf, em sua sabedoria, e os outros irmãos disseram: “Não. Precisamos orar sobre isso”.

    Oraram juntos durante um ano inteiro para saber se deveriam ir, quem seria enviado e para onde iriam. Em nossos dias e em nossa maneira de pensar, é difícil imaginar orar durante um ano sobre algo assim. Ouvimos alguma coisa e queremos ir: “Sim, estamos prontos”. Mas eles queriam orar durante um ano.

    O Senhor, em Sua soberania, confirmou isso. Levantou dois homens, Dober e Nitschmann, para saírem como os primeiros missionários às Índias Ocidentais.

    Havia uma condição para que pudessem partir. Como estavam indo como missionários aos escravos nas Índias Ocidentais, a única maneira de irem era se eles mesmos se tornassem escravos.

    Então, Dober concordou em ser vendido como escravo para poder ir e ministrar aos escravos nas Índias Ocidentais.

    Isso é difícil de compreender. Falamos de calcular o custo de entregar a própria vida. Aqui estava alguém dizendo: “Serei vendido como escravo”. A vida de um escravo nas Índias Ocidentais não era boa. Nem conseguimos imaginá-la. Vemos condições terríveis hoje, mas, naquela época, em 1730, não consigo imaginar como teria sido.

    Ainda assim, o Senhor pôde chamá-los dessa maneira, e Dober tinha um encargo tão grande que partiu e foi vendido como escravo. Foi às Índias Ocidentais e ministrou ali. Houve pessoas que foram salvas, e algumas delas voltaram a Herrnhut como as primícias daqueles que haviam caído na terra e morrido para que o evangelho do Senhor pudesse avançar.

    A expansão das missões morávias

    Há um mapa no material de vocês mostrando as missões morávias. Vemos que eles foram às Índias Ocidentais em 1732 e, ao mesmo tempo, alguns foram para a Groenlândia.

    Por volta de 1735, um total de vinte e nove havia partido para as Índias Ocidentais para servir ao seu Senhor. Desses vinte e nove, vinte e dois haviam morrido. Mas eles continuaram a sair.

    A onda de zelo missionário continuou a crescer em Herrnhut. Foram à Groenlândia, à Lapônia, à Geórgia, ao Suriname, à África, a Amsterdã, aos bairros judeus, à Argélia, à América do Norte, ao Ceilão, à Romênia e a Constantinopla.

    Em 1742, mais de setenta missionários morávios, de uma comunidade de no máximo seiscentas pessoas, estavam no campo missionário. Para vocês que gostam de matemática, isso é um em cada nove. Na verdade, é um em cada oito e meio, mas essa meia pessoa sempre complica; então, vamos dizer um em cada nove.

    Parem e pensem por um minuto. Isso foi no século XVIII. Ao olharmos para o mundo inteiro, sabemos que o cristianismo começou naquela pequena região do Oriente Médio e se espalhou, ao longo do primeiro século, pela Grécia e pela Itália.

    Mas, depois, o islamismo chegou e praticamente eliminou o cristianismo de boa parte daquela região. Na verdade, ao longo dos séculos XVI e XVII, a Europa e a Inglaterra eram praticamente os únicos lugares onde se encontrava o cristianismo, em comparação com o mundo inteiro.

    É impressionante que a Grande Comissão, em Mateus 28:19-20, fosse ir a todas as nações e, no entanto, ao olharmos para o mundo, isso ainda não tivesse sido feito. O cristianismo estava concentrado, em grande parte, em uma única região.

    Mas então, em um período de cento e cinquenta a duzentos anos, começando com os morávios e depois com muitos outros, podemos ver o evangelho avançando pelo mundo inteiro.

    Quando eles iam a esses lugares naquela época, não era como embarcar em um grande avião a jato e chegar em um dia, mais ou menos. Hoje podemos estar em qualquer lugar do mundo no dia seguinte. Mas, naquele tempo, às vezes eram necessários meses e anos para chegar a certos lugares. Aqueles que foram chamados para o Himalaia e para o sul da África foram a um grande custo.

    É difícil pensar que, em mil e seiscentos anos, o evangelho havia se espalhado apenas daqui até aqui e, depois, em cento e cinquenta anos, estava alcançando o mundo inteiro.

    A oração como fundamento da missão

    Os morávios e Zinzendorf foram grandemente usados pelo Senhor para recuperar toda a compreensão relacionada às missões e permitir que os irmãos enxergassem novamente, de maneira muito viva, um encargo pelo evangelho.

    No passado, o encargo pelo evangelho havia se perdido. Mas, à medida que se reuniam de maneira mais profunda, quanto mais viam de seu Senhor Jesus Cristo — não apenas ao serem reunidos em unidade — e quanto mais seguiam o Senhor, maior se tornava seu encargo pelos perdidos.

    Quando oramos para ver mais do Senhor, quanto mais O vemos, uma das respostas em nosso coração será um cuidado maior por aqueles que não O têm. Veremos Seu amor não apenas por nós mesmos, mas pelo mundo inteiro. Isso foi reacendido por meio dos morávios.

    Agradecemos ao Senhor porque Ele os usou para promover todo esse avanço do evangelho. Mas Ele também fez com que essa obra do evangelho surgisse de um grupo de irmãos e irmãs que estavam ali como uma base para orar por eles.

    Quando falamos de missionários indo por todo o mundo, há necessidade de uma base. A palavra base é usada porque há necessidade de muita oração. Os morávios eram conhecidos por sua oração.

    Eles não faziam nada de maneira independente, mas submetiam seus pensamentos uns aos outros. Juntos, oravam. Uma das coisas que os morávios realmente estavam fazendo, em essência, era recuperar a oração coletiva.

    Não agiam de maneira independente. Quando tinham um encargo, vinham e o submetiam aos irmãos e às irmãs. Às vezes, precisavam orar durante um ano para receber uma resposta. Mas, naquele amém final, saíam no poder da vida ressurreta do Senhor.

    Ao submeterem as coisas uns aos outros e não agirem de maneira independente, também mantinham a unidade dos irmãos no vínculo da paz. Não estavam tentando levar adiante seus próprios planos. Havia uma unidade que era preservada.

    É impressionante como uma das maneiras mais práticas de manter a unidade entre os irmãos é por meio da oração. Se estamos divididos, se estamos em uma situação em que não há um espírito de unidade, ou se não conhecemos o pensamento do Senhor, nós nos reunimos, colocamos a questão aos pés do Senhor e permitimos que Ele a conduza. Um espírito de unidade se manifesta.

    Compartilho isso porque, para mim, é um dos elementos mais importantes de nossos momentos de oração nas noites de quarta-feira. Não se trata apenas de vir orar. Trata-se de vir orar para que a unidade dos irmãos seja mantida — não apenas aqui, mas também enquanto oramos por muitas outras localidades e por aqueles que estão prosseguindo na obra do Senhor ao redor do mundo.

    Que essa obra avance sob a autoridade de nosso Cristo como Cabeça e Senhor.

    O relacionamento diário com Cristo

    Mencionei que os morávios prosseguiram por várias gerações. Qual era o segredo deles?

    Conforme foi registrado em vários de seus diários, o segredo para prosseguirem por várias gerações não estava em seu trabalho. Não estava em seu serviço. Nem sequer estava no fato de estarem juntos.

    O segredo básico, elementar, fundamental para conseguirem prosseguir juntos era chamar cada pessoa a ter um relacionamento vivo e diário com o Senhor Jesus Cristo.

    À medida que cada pessoa tinha esse relacionamento vivo com o Senhor, à medida que cada pessoa tinha experiências pessoais com o Senhor, Ele os conduzia juntos. Havia um equilíbrio entre a responsabilidade individual e o fruto da vida coletiva no prosseguir juntos.

    Não se tratava apenas de prosseguir juntos como um grupo. O objetivo era que cada pessoa conhecesse o Senhor e tivesse um relacionamento vivo com Ele. Como Cabeça, Ele os conduziria — e foi o que fez. Conduziu todos juntos como um testemunho para Si.

    É por isso que, nas cartas às igrejas em Apocalipse, está escrito:

    Quem tem ouvidos, ouça.

    É um chamado individual, irmãos e irmãs. É um chamado a cada um de nós para que nossos ouvidos sejam abertos, para que possamos ouvir o que Ele nos diz neste momento.

    Que cada um de nós tenha esse coração. Quando oramos por aqueles que são mais jovens do que nós, qual é nossa oração? Nossa oração é que tenham esse relacionamento específico, pessoal e individual com o Senhor. À medida que isso for experimentado na vida deles, todos nós prosseguiremos juntos.

    John Wesley e a influência morávia

    Um dos homens grandemente influenciados por esse movimento morávio foi nosso irmão John Wesley. Wesley estava na Inglaterra nessa época, e o quadro na página quatro mostra muitas semelhanças entre o que estava acontecendo na Alemanha e o que estava acontecendo na Inglaterra.

    A mãe de John Wesley, Susanna, às vezes era mais famosa do que ele. John era o décimo quinto de dezenove filhos, e seu pai era um pároco anglicano. Eu gostaria de encorajá-los a ler sobre Susanna Wesley. Toda mãe precisa ler sobre Susanna Wesley.

    Ele foi criado em um lar muito piedoso e recebeu uma formação piedosa. Ao crescer, sabia, ao longo de sua vida, que queria servir ao Senhor.

    Houve diferentes livros que ele leu e que o influenciaram profundamente. Embora soubesse que queria servir ao Senhor, sabia, mesmo quando já tinha mais de vinte anos, que não era salvo. Mas sabia que queria ser salvo. É interessante ler a biografia de Wesley e ver as diferentes lutas interiores que ele enfrentou.

    O encontro de Wesley com os morávios

    Em 1735, quando tinha cerca de trinta e dois anos, ele veio para os Estados Unidos. No navio que o levava à América, havia alguns morávios a bordo.

    Em certo momento, enquanto estavam adorando juntos, veio uma tempestade terrível. Uma onda cobriu o navio inteiro. Quebrou uma das velas — um daqueles postes que ficam erguidos. Eu servi na Marinha, mas não sei como aquilo se chama. Um mastro, isso. Mas a onda cobriu o navio inteiro.

    A congregação estava basicamente dividida em dois grupos: os ingleses e os morávios alemães. Assim que a onda cobriu o navio, os ingleses correram para se abrigar. Estavam gritando, berrando e entrando em pânico. Os alemães simplesmente permaneceram ali, continuando a cantar e a louvar ao Senhor.

    Eles tinham certeza. Esses morávios tinham certeza. Aquilo não os abalou. Depois, Wesley se aproximou e perguntou a um dos irmãos: “Você não ficou com medo?” Ele respondeu: “Não”.

    Wesley disse: “Você não tem medo de morrer?” O irmão respondeu: “Não. Por que eu teria medo de morrer? Quer eu viva, quer eu morra, tudo é para o Senhor”.

    Wesley escreveu em seu diário: “Eu não tinha essa certeza em meu coração”. Ele estava pregando e continuou a fazê-lo. Estava nos Estados Unidos, lutando para encontrar o Senhor.

    Finalmente, ao voltar para a Inglaterra, escreveu em seu diário: “Fui à América para salvar os indígenas; mas quem há de me salvar?” O Senhor havia colocado uma inquietação em seu coração.

    A conversão de Wesley em Aldersgate

    Quando voltou à Inglaterra, ele procurou alguns morávios. Conheceu um irmão chamado Peter Böhler e passou a ter comunhão com ele. Wesley disse: “Como posso continuar pregando? Nem sequer sou salvo. Não tenho fé”.

    Quando Wesley perguntou: “Devo parar de pregar?”, Böhler, em sua sabedoria, disse: “De modo nenhum”. Wesley perguntou: “Bem, o que posso pregar?” Böhler respondeu: “Pregue a fé até que você a tenha; e então, por tê-la, você a pregará”.

    Ele o encorajou a prosseguir porque enxergava algo. Wesley prosseguiu e continuou pregando. Chegou a ir a uma prisão e pregar a alguém que estava prestes a ser executado. Essa pessoa foi salva, e Wesley ficou surpreso por aquele homem ter sido salvo por meio de sua pregação, quando ele próprio ainda não tinha certeza.

    Isso foi em março de 1738, e Wesley continuou lutando interiormente. Finalmente, em 24 de maio, escreveu:

    “Eu estava firmemente convencido de que a causa de minha inquietação era minha incredulidade e de que obter uma fé verdadeira e viva era a única coisa de que eu necessitava.”

    Ele continuou:

    “À noite, fui com muita relutância a uma reunião morávia na rua Aldersgate, onde alguém estava lendo o Prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos.”

    Como os morávios não pertenciam à Igreja da Inglaterra, não podiam pregar naquela época. Podiam ler outros sermões ou livros. Naquela noite, estavam lendo o comentário de Lutero sobre Romanos, e o irmão estava apenas lendo a introdução.

    Wesley escreveu:

    “Por volta das quinze para as nove, enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera no coração por meio da fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido.
    Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação;
    E foi-me dada a certeza de que Ele havia tirado meus pecados, os meus mesmos, e me salvado da lei do pecado e da morte.”

    Ele tinha trinta e cinco anos. Já havia sido ordenado na Igreja Anglicana havia cerca de dez anos. Finalmente, encontrou o Senhor. Por meio dessa experiência, continuou a avançar, ensinando de uma nova maneira: justificação pela fé, santificação pela fé e toda essa questão do novo nascimento.

    A vida de Wesley foi transformada, e ele seguiu transformando vidas ao longo do meio século seguinte. Diz-se que Wesley percorreu 250 mil milhas a cavalo e pregou 40 mil sermões. Isso dá aproximadamente três por dia.

    Ele também se dedicou muito ao cuidado pastoral. Se vocês lerem os diários de Wesley — são clássicos, caso consigam encontrar uma versão abreviada —, poderão conhecer algumas de suas atividades diárias.

    Acho que foi em seu aniversário de oitenta e dois anos que ele disse algo assim: “Levantei-me às quatro horas para orar. Preguei às cinco. Tive um estudo bíblico às sete. Preguei novamente às dez. Almoçamos e tivemos comunhão juntos. Preguei às três da tarde. Fui à cidade seguinte e preguei às seis”. Isso foi no aniversário de oitenta e dois anos dele. Ele nos deixa envergonhados, não é?

    A pregação ao ar livre e George Whitefield

    Ao fazer isso, Wesley também causou muitos problemas à Igreja da Inglaterra. Basicamente o expulsaram da igreja e disseram: “Você não pode pregar essas coisas aqui. Precisa ir para fora”.

    Na verdade, seu primeiro sermão ao ar livre foi pregado de cima da lápide de seu pai, no cemitério da igreja. Ele começou a pregar ao ar livre. George Whitefield o convidou para ir a Bristol em 1739, e os dois trabalharam juntos na pregação durante muitos anos.

    Com o tempo, Wesley e Whitefield divergiram em algumas questões, e muito se escreveu sobre como eram diferentes e sobre as grandes divisões. Bem, eles eram pessoas diferentes. Se você olhar para a maneira como foram criados e para o início de suas vidas, verá que eram totalmente diferentes.

    Mas esses dois homens permaneceram amigos durante toda a vida. Havia um contraste na maneira como falavam. Wesley era o intelectual, muito voltado para a doutrina. Ele ficava ali, calmamente, declarando o que a Palavra estava dizendo.

    Whitefield era dramático e emotivo. Pulava de um lado para o outro, chorava e gritava. Havia um contraste entre os dois: um muito calmo e controlado, simplesmente falando a verdade; o outro muito eloquente e emotivo, movimentando-se por toda parte.

    Mas tinham os mesmos resultados. Não importava o estilo. A mensagem acabava sendo a mesma, e os resultados eram os mesmos.

    O evangelho acima das diferenças doutrinárias

    Até na maneira como pregavam, eles eram diferentes. Wesley se inclinava mais para o lado arminiano, e Whitefield se inclinava mais para o lado calvinista.

    Gosto da maneira como um irmão escreveu isso. Ele disse que, quando Wesley pregava com ênfase arminiana, muitos escolhiam seguir o Senhor. Quando Whitefield pregava com ênfase calvinista, muitos descobriam que o Senhor os havia escolhido. De uma maneira ou de outra, o evangelho estava avançando.

    Irmãos e irmãs, em nossa própria natureza, muitas vezes deixamos que nossa personalidade interfira na escolha dos ministros de quem gostamos — se são um pouco mais tranquilos ou mais emotivos. Mas o essencial é a mensagem que está sendo proclamada.

    Eles tinham os mesmos resultados. Milhares foram salvos. É uma história bonita: George Whitefield costumava pregar aos mineiros de carvão. Ele ficava ao ar livre, e milhares de mineiros da região de Bristol saíam de suas minas cobertos, da cabeça aos pés, de pó preto de carvão.

    Ele começava a pregar na encosta. Dizia que sabia quando sua mensagem estava alcançando as pessoas porque começava a ver zebras na multidão. As zebras apareciam quando as lágrimas começavam a escorrer dos olhos dos mineiros, lavando o pó de carvão e deixando faixas claras em seus rostos.

    Ele sabia que sua mensagem estava alcançando as pessoas. E continuou a trabalhar sem cessar.

    É uma pena que os seguidores de Wesley e os seguidores de Whitefield nunca tenham se entendido muito bem. Wesley e Whitefield permaneceram amigos durante toda a vida.

    Alguém perguntou a Wesley, tentando colocá-lo em uma situação difícil: “O que você acha de George Whitefield? Como vai ser quando todos vocês chegarem ao céu?”

    John Wesley, já em seus últimos anos, olhou para o homem e disse: “Sabe, quando todos estivermos no céu, diante daquele grande trono, eu estarei tão lá atrás que mal conseguirei ver a cabeça de meu irmão. Ele estará tão perto do trono”.

    Eles não permitiram que suas diferenças doutrinárias os dividissem. Alguns de seus seguidores permitiram, mas eles não. Mantiveram a unidade porque enxergavam o que realmente importava.

    A justificação e a santificação pela fé

    Eles perceberam que, naquela época, em que havia muita confusão sobre a questão da salvação, era necessária clareza: justificação pela fé e salvação mediante a convicção de pecado.

    Ambos pregavam com grande ênfase sobre a convicção de pecado. Percebiam que, por meio dessa convicção de pecado, as pessoas chegavam à salvação e eram justificadas pela fé.

    Também deixaram muito claro que, depois de sermos justificados, somos chamados a levar uma vida santa. Mas essa vida santa é o fruto de nossa santificação interior. Fomos santificados, separados no Senhor. Como resultado disso — como fruto dessa vida —, vivemos uma vida santa para Ele.

    Não são nossas obras que nos tornam santos. Ele nos tornou santos e, porque somos santos, vivemos uma vida santa. Ainda precisamos ser lembrados disso hoje.

    Tantas vezes caímos na armadilha de tentar viver a vida santa e tentar ser melhores para o Senhor, a fim de que Ele possa nos usar. Que enxerguemos nossa posição Nele: somos justificados não por causa de qualquer coisa que tenhamos feito, mas por causa de Seu amor.

    Se somos crentes em Cristo, somos santificados. Somos feitos santos para Ele. A partir dessa santidade, Ele nos chamou a viver uma vida santa.

    Os hinos e o despertamento espiritual

    Uma das coisas pelas quais Wesley é conhecido — e seu irmão Charles, em particular — são os hinos que surgiram. Se vocês olharem a página seis, verão que esse século XVIII foi chamado de a Era de Ouro dos Hinos.

    É impressionante, se vocês lerem isso depois, quantos hinos conhecidos por nós hoje vieram desse período. É quase uma galeria de honra dos hinos. Dizia-se que, para cada pessoa que Wesley ganhava por meio de sua pregação, dez eram ganhas por meio da música.

    Eles colocavam uma mensagem nos hinos. Não era apenas uma canção bonita para agradar o coração. Havia uma mensagem, uma verdade, sendo proclamada, e a música era usada para atrair as pessoas ao Senhor.

    Charles Wesley escreveu mais de 6.500 hinos. Hoje cantamos vários hinos do século XVIII. Richard começou esta manhã com “Quando Contemplo a Maravilhosa Cruz”. Cantamos “Eis que Ele Vem, Descendo entre as Nuvens” e “Amo o Teu Reino, Senhor”.

    “Amo o Teu Reino, Senhor” foi escrito por um homem chamado Timothy Dwight. Alguém já ouviu esse nome? Timothy Dwight era neto de Jonathan Edwards. Sua mãe era filha de Jonathan Edwards. Ele foi capelão de George Washington durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos.

    Em 1795, tornou-se reitor da Universidade Yale e permaneceu nesse cargo pelo resto da vida. Enquanto era reitor de Yale, escreveu esse hino, “Amo o Teu Reino, Senhor”.

    Ele foi grandemente usado pelo Senhor como reitor de Yale. Transformou aquela instituição, e houve um despertamento espiritual, conduzindo muitos alunos para longe das racionalizações intelectuais que predominavam na época e de volta a um verdadeiro despertamento espiritual na Nova Inglaterra.

    Uma coisa pouco conhecida sobre Timothy Dwight é que, durante os últimos quarenta anos de sua vida, no período em que foi reitor de Yale, ele sofreu com a varíola contraída durante a Guerra de Independência. Nunca conseguia ler por mais de quinze minutos de cada vez, porque a dor era excruciante.

    Ele vivia em constante dor e agonia, mas não permitiu que isso o impedisse de servir ao Senhor e cantar sobre o glorioso reino do Senhor — sobre o quanto amava Seu reino e amava Sua igreja.

    As recuperações espirituais do século XVIII

    Foi um século extraordinário, aquele século XVIII. No final dele, veio a Revolução Industrial, juntamente com muitas outras mudanças que veremos ao passarmos para a igreja em Filadélfia e examinarmos o século XIX.

    Mas, apenas para reiterar, ao olharmos para esse período do século XVIII, olhamos para a igreja morávia e vemos que o Senhor trouxe à luz e recuperou a realidade da mesa do Senhor — tudo aquilo de que ela fala.

    Ele recuperou a realidade da plenitude expressa por essa mesa e o quanto ela era preciosa para Ele. O Senhor recuperou um zelo missionário pelos perdidos, não apenas pelos que estavam perto deles, mas pelos de todo o mundo.

    O Senhor levantou gerações para avançar, mostrando a importância da caminhada diária de cada crente. Também agradecemos ao Senhor porque, por meio dos irmãos Wesley e de Whitefield, as questões da justificação pela fé e da santificação pela fé foram esclarecidas de uma maneira como nunca antes havia sido feito, de uma maneira muito útil para nossa vida.

    Durante esse século XVIII, também houve grandes despertamentos aqui nos Estados Unidos. Vocês têm alguns materiais sobre isso. Isso é história americana, então não preciso falar a respeito, já que todos aprenderam essas coisas na escola.

    Agradecemos ao Senhor porque Ele continua trabalhando. Agradecemos ao Senhor porque Ele ama Sua igreja e porque, ao longo de todos os séculos, continua a levantar um povo que sustente fielmente o estandarte de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Que sejamos encorajados por essas coisas, pois Ele continua a realizar uma obra em nosso coração. Podemos orar?

    Oração final

    Senhor, nós Te agradecemos pela maneira maravilhosa como Tu trabalhas. Nós Te agradecemos muito, Senhor, porque essas pessoas não amaram a própria vida até a morte, mas estavam renunciando às riquezas deste mundo — fossem condes, médicos, advogados ou o que quer que fossem. Estavam deixando tudo e seguindo a Ti, Senhor.

    Senhor, continua a fazer essas lições arderem em nosso coração. Senhor, que permitamos que Tu também trabalhes em nós, de maneira que possamos enxergar a grandeza do chamado que tens para nossa vida.

    Senhor, ajuda cada um de nós a manter esse relacionamento diário e pessoal Contigo. A cada dia, Senhor, que conheçamos o vigor renovado e o poder da Tua grandiosa vida.

    Nós Te agradecemos, Senhor, pelo chamado que tens para nós. Nós Te agradecemos, Senhor, porque sabemos que és Tu Quem nos chamou e és Tu Quem nos aperfeiçoará. Em nome de Jesus, amém.