Senhor, nós Te agradecemos por nos lembrares novamente do Teu grande amor nesta manhã. Senhor, como o Teu amor nos atrai continuamente a Ti.
E, Senhor, ao continuarmos agora na Tua presença, pedimos sinceramente que, ao considerarmos este assunto da história da igreja, possamos ver de maneira renovada, em Ti, o amor de Deus — como Tu não apenas zelas pelos indivíduos, mas, por causa do Teu amor pela igreja, entregaste a Ti mesmo por ela.
Senhor, nós Te agradecemos pela certeza de que estás edificando a Tua igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Pedimos neste dia, Senhor, que, de maneira renovada, pela unção e capacitação do Teu Espírito Santo, possamos continuar aprendendo algumas lições com nossos irmãos e irmãs que nos precederam.
Senhor, nós Te agradecemos por eles. Agradecemos por suas vidas entregues. Agradecemos pelo amor deles por Ti. Que sejam um encorajamento para o coração de todos nós nos dias em que estamos vivendo, Senhor.
Senhor, queremos ser um povo que apresse a Tua volta. Queremos que Tu sejas a paixão do nosso coração, o centro de tudo o que fazemos e vemos. Que aprendamos, como aqueles que vieram antes de nós aprenderam, sobre o Teu grande amor e sobre a plena suficiência da Tua preciosa Pessoa.
Em nome de Jesus. Amém.
Podemos abrir nesta manhã em Apocalipse 3? Apocalipse 3, a carta à igreja em Sardes.
Apocalipse 3:1-6:
Ao anjo da igreja em Sardes escreve:
Aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas diz isto:
Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, mas estás morto.
Desperta e fortalece as coisas que restam, que estão prestes a morrer; pois não tenho achado completas as tuas obras diante do Meu Deus.
Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido; guarda-o e arrepende-te.
Portanto, se não despertares, virei como ladrão, e não saberás a que hora virei sobre ti.
Mas tens algumas pessoas em Sardes que não contaminaram suas vestes; e andarão Comigo de branco, pois são dignas.
O que vencer será assim vestido de vestes brancas; e não apagarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante do Meu Pai e diante dos Seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Vamos ler Apocalipse 3:2 novamente:
Desperta, ou acorda, e fortalece as coisas que restam, que estavam prestes a morrer; pois não tenho achado completas as tuas obras diante do Meu Deus.
E Apocalipse 3:4:
Mas tens algumas pessoas em Sardes que não contaminaram suas vestes; e andarão Comigo de branco, pois são dignas.
Mais uma passagem: Hebreus 11. Ao lermos esses versículos, queremos realmente nos lembrar de que somos apenas estrangeiros e peregrinos nesta terra. Este não é o nosso lar; estamos apenas de passagem e não devemos nos apegar a este lugar.
Hebreus 11:13-16:
Todos estes morreram na fé, sem receber as promessas, mas tendo-as visto e acolhido de longe, e tendo confessado que eram estrangeiros e exilados na terra.
Pois os que dizem tais coisas deixam claro que estão buscando uma pátria própria.
E, de fato, se estivessem pensando naquela pátria de onde saíram, teriam tido oportunidade de voltar.
Mas, como estão, desejam uma pátria melhor, isto é, uma celestial.
Por isso, Deus não Se envergonha de ser chamado o Deus deles; pois lhes preparou uma cidade.
Ao continuarmos hoje estudando e tendo comunhão sobre este assunto da história da igreja, na última vez começamos a tratar desta carta à igreja em Sardes. Dissemos que ela abrange o período da Reforma até os nossos dias e fala, de maneira figurativa, do sistema protestante como um todo.
Falamos sobre a Reforma na última vez, e duas grandes verdades foram recuperadas ali. Primeiro, houve a justificação pela fé — uma entrada extraordinária em uma verdade que estivera oculta por muitos séculos: como somos justificados pela fé. Não é pelas obras, não é por nossas boas ações, mas somente pela fé que somos justificados diante do Deus vivo.
A segunda coisa que surgiu da Reforma foi uma Bíblia aberta. A Palavra estivera fechada. Ao longo daqueles tempos, houve pessoas que puderam ter suas próprias Bíblias, mas, por causa da Reforma, a Palavra de Deus voltou a estar aberta ao povo.
Vimos as pessoas entrando em muitas das verdades com as quais o Senhor as havia tocado. Mas o que aconteceu foi que elas entraram e avançaram apenas até certo ponto. É como a expressão em Apocalipse 3:2:
As tuas obras não estão completas.
Elas começaram, viram alguma coisa, mas aquilo não foi levado até a conclusão.
Veremos isso ao longo de todo o período da igreja em Sardes. É algo que acontece passo a passo. Algum precioso santo do Senhor vê alguma coisa e entra nela, mas ainda há mais para nós vermos.
Ao termos comunhão sobre a igreja em Sardes, fiquei profundamente impressionado com o testemunho do Senhor ao longo do último século. Conversando com alguns dos irmãos, pensamos em abordar a igreja em Sardes e todo o restante do nosso estudo daqui em diante século por século.
Agora, não se pode delimitar esses períodos com precisão — de 1501 a 1599. Haverá alguma sobreposição. Mas, de modo geral, hoje teremos comunhão sobre o século XVI. O grupo sobre o qual queremos conversar é o dos anabatistas.
Mais adiante, se o Senhor permitir, no século XVII veremos um mover entre os puritanos, os quakers, os pietistas e os morávios. Tecnicamente, alguns dos puritanos começaram no século XVI, e os morávios avançam até o século XVIII, mas a essência desse movimento está no século XVII.
Depois, no século XVIII, veremos as obras para as quais o Senhor levantou John Wesley e George Whitefield. Também, em nosso próprio país, vemos um Grande Despertamento que aconteceu por meio de Jonathan Edwards e de alguns outros que o Senhor usou poderosamente.
Então, talvez essa abordagem por séculos, daqui em diante, nos ajude a avançar de maneira organizada e a concluir o estudo. Depois da igreja em Sardes vem a carta à igreja em Filadélfia. Filadélfia corresponde basicamente ao século XIX, caracterizado pelo movimento dos Irmãos. Laodiceia corresponde ao século XX, no qual estamos vivendo agora.
Se o Senhor permitir, teremos mais uns cinco encontros. É o que espero. Em algum momento vamos terminar. Eu realmente agradeço ao Senhor; tenho sido muito abençoado e agradeço ao Senhor por isso.
Ao olharmos para os anabatistas e para esse movimento, vimos na última vez como os reformadores, por meio de Martinho Lutero, de certa forma se libertaram da Igreja Católica Romana.
Também conversamos sobre como, alguns anos depois, houve uma divisão entre a obra luterana na Alemanha e aqueles que estavam na Suíça sob a liderança de Zwinglio, por causa da questão da Mesa do Senhor. Zwinglio e Lutero não conseguiram chegar à unidade nesse assunto; assim, aquela foi a primeira divisão.
Agora veremos que, começando na Suíça, aqueles que de fato vinham se reunindo com Zwinglio — e Zwinglio incentivava os estudos bíblicos e a comunhão — iniciaram o que veio a ser chamado de movimento anabatista.
Na próxima vez, examinaremos mais os movimentos puritano e anglicano, o movimento pietista e, depois, no século XVIII, boa parte do movimento metodista. Mas agora vamos olhar para os anabatistas.
A transparência me fez perder o fio do pensamento por um instante. Não consegui escrever, mas há uma citação que queria ler. Até fiz uma cópia para vocês na página 3, porque ela realmente me tocou.
Ao vermos o Senhor realizando uma obra poderosa, percebemos como Ele está sempre nos chamando a uma medida mais plena de Si mesmo. O Senhor não é Quem deseja toda essa divisão, mas Ele quer que continuemos a buscá-Lo e entremos na plenitude.
Havia um irmão chamado John Robinson, da Inglaterra. Ele precisou fugir da Inglaterra e foi para os Países Baixos. Havia alguns irmãos no Speedwell que iriam navegar dos Países Baixos para os Estados Unidos.
O navio deles teve problemas, e eles precisaram voltar. Acabaram embarcando em outro navio e fazendo a travessia. Alguém sabe o nome desse outro navio? O Mayflower. Isso mesmo.
Esses foram os irmãos que vieram no Mayflower, e eles receberam esta exortação do nosso irmão John Robinson. De certa forma, era uma exortação aos nossos antepassados nesta terra e, em um sentido profético, a eles, aos seus descendentes e a nós: continuar buscando o Senhor em uma medida maior e mais plena.
Quero ler isto. Acompanhem a leitura:
Eu vos exorto diante de Deus e de Seus benditos anjos: não me sigais além do ponto em que me tendes visto seguir o Senhor Jesus Cristo.
Se Deus vos revelar alguma coisa por qualquer instrumento Seu, estai tão prontos a recebê-la quanto estivestes para receber qualquer verdade por meio do meu ministério.
Pois estou verdadeiramente persuadido de que o Senhor ainda tem mais verdade a fazer irromper de Sua santa Palavra.
Quanto a mim, não posso lamentar suficientemente a condição daquelas igrejas reformadas que chegaram a um ponto final na religião e, por ora, não avançarão além dos instrumentos de sua reforma.
Os luteranos não podem ser persuadidos a ir além do que Lutero viu; qualquer parte de Sua vontade que nosso Deus tenha revelado a Calvino, eles preferirão morrer a abraçá-la.
E os calvinistas, como vedes, permanecem firmes no ponto em que aquele grande homem os deixou, embora ele ainda não tivesse visto todas as coisas.
Esta é uma miséria que muito se deve lamentar.
Essa citação menciona os luteranos e Calvino. Não acho que ele esteja realmente implicando com eles. Provavelmente há outros mil nomes que poderiam ser colocados aqui. Mas, em princípio, o Senhor, por meio desse irmão, está nos encorajando a continuar sempre avançando nessa busca.
Uma coisa que sempre me abençoa é ouvir diferentes irmãos ministrarem a Palavra e observar a vida deles. Vemos uma revelação mais plena do Senhor em sua vida e em seu ministério? Ou vemos o que víamos vinte anos atrás?
É como o nosso testemunho. Quando pedimos às pessoas que compartilhem seu testemunho, qual é o nosso testemunho? É de vinte anos atrás? Temos o mesmo testemunho, ou é um testemunho de termos encontrado o Senhor ontem?
Irmãos e irmãs, precisamos orar uns pelos outros para que não nos acomodemos, para que não fiquemos satisfeitos com o que recebemos, embora recebamos abundantemente. Há muito mais das insondáveis riquezas de Cristo em que precisamos avançar.
Por maior que seja a revelação, há mais. Receber a revelação da justificação pela fé é provavelmente uma das maiores revelações que alguém pode ter, mas há muito mais. Não conhecemos as riquezas insondáveis e inescrutáveis do nosso precioso Senhor.
Nós, como povo, ficamos tão satisfeitos em nos estabelecer. Gostamos de nos fixar. Gostamos de nos acomodar. Que o Senhor nos encoraje a prosseguir, a buscá-Lo em uma medida mais plena, porque estamos procurando outra pátria, uma cidade melhor, uma Nova Jerusalém — não nesta terra. É para lá que Ele está nos chamando.
Mencionei hoje que queríamos ter comunhão sobre esse grupo chamado de anabatistas. Em certo sentido, eles nunca usaram esse termo, anabatista. Era um termo depreciativo.
As pessoas dentro dos sistemas protestante e católico naquela época colocavam no mesmo grupo todos os que estavam fora de qualquer um desses sistemas e diziam: “Você é anabatista”. Anabatista significa simplesmente “rebatizar”.
É interessante que, mesmo ao olharmos os livros atuais de história da igreja, vemos isso. Mantive os títulos dos quadros. Várias editoras concederam permissão para usar suas transparências e seus materiais, e eu mantive os títulos delas. Este quadro se chama “A Reforma Radical”.
Da perspectiva das pessoas, o movimento anabatista era radical. Daqui a pouco veremos um mapa, e eles são chamados de ala esquerda da Reforma — como se houvesse algo errado com eles.
Que o Senhor nos mostre. Para mim, esse era o centro e o foco do que o Senhor estava fazendo, mas eles eram chamados de radicais da Reforma porque se reuniam assim. Alguém já chamou você de um pouco radical, ou disse que você estava fora do caminho? Essa é uma das coisas com as quais convivemos. Eles estavam dispostos a ser mal compreendidos.
Por causa do nome associado a eles, a maioria das pessoas pensa imediatamente que a questão era o batismo. Mas, na verdade, em Zurique, Zwinglio reuniu várias pessoas para começarem a estudar com ele por volta de 1520 e 1521.
Alguns irmãos, Conrad Grebel e Felix Manz, eram seus alunos, e ele os incentivava a estudar a Bíblia. Eram homens jovens. Naquela época, Grebel tinha cerca de vinte e cinco anos, e Manz estava perto dos quarenta, o que ainda é jovem.
Eles estavam juntos, sendo encorajados a examinar a Palavra e realizando estudos bíblicos. Mas, ao examinarem as Escrituras, começaram a perceber que algumas das coisas que Zwinglio e os irmãos praticavam não correspondiam às Escrituras.
Então começaram a questioná-lo. A resposta dele foi: “Chega de estudos bíblicos”. Essas atividades foram proibidas.
Havia duas coisas em particular. A primeira questão não era o batismo. A primeira questão era a relação entre a igreja e o Estado na cidade de Zurique, na Suíça.
Zwinglio havia, em essência, unido o governo da igreja ao governo da cidade. O conselho municipal decidia todas as questões doutrinárias e se estabeleceu como autoridade final nesses assuntos.
Esse grupo de crentes disse: “Não, isso não está certo. A igreja é separada do Estado”. Foi nesse ponto que eles primeiro romperam com Zwinglio.
Em segundo lugar, disseram que não se tratava de uma igreja nacional na qual, ao nascer, a pessoa já nascia dentro da igreja. A igreja é, na verdade, uma associação voluntária. Quando você crê, quando se torna um crente, você se reúne com os outros, e isso é a igreja.
A terceira coisa era toda a questão do batismo infantil.
À medida que essas pessoas começaram a se reunir em Zurique, o Senhor tocou seus corações de tal maneira que continuaram a se reunir, apesar de isso ser ilegal.
Uma noite, em 21 de janeiro de 1525, na casa de Manz, estavam presentes Blaurock, Grebel e alguns outros. George Blaurock se voltou para Grebel e pediu que o batizasse.
Blaurock se ajoelhou. Grebel se aproximou com uma jarra de água, retirou a água com uma colher e a derramou sobre a cabeça dele. Depois Blaurock se levantou e batizou todos os demais.
Aquilo foi uma declaração extraordinária. Para nós, parece algo comum. Tivemos um batismo outro dia, e foi glorioso; temos tanta liberdade para realizar batismos. Mas, para eles, aquilo era uma sentença de morte — literalmente.
Quando se fala em entrar em uma sepultura, pensem nisso. Essas pessoas estavam sendo sentenciadas à morte, porque era proibido no país que qualquer pessoa fosse rebatizada.
Quero deixar claro, logo no início, que a questão dos anabatistas não era o batismo por imersão. A questão era o batismo dos crentes.
A tradição, e o que a igreja exigia, era o batismo infantil. Os anabatistas defendiam o batismo dos crentes. No início, muitos deles praticavam apenas o que chamaríamos de aspersão, mas continuaram a buscar o Senhor.
Com o passar do tempo, também viram a verdade do batismo por imersão. Mas não foi pelo batismo por imersão que se posicionaram inicialmente. A questão era o contraste entre o batismo infantil e o batismo dos crentes: somente os crentes deveriam ser batizados.
A partir daí, o Senhor continuou a revelar coisas aos seus corações. Esse movimento começou a se espalhar pela cidade, e cada vez mais pessoas eram batizadas.
O conselho municipal, para impedir isso, aprovou uma resolução determinando que todas as crianças fossem batizadas. Era contra a lei não batizá-las. Isso deixou os pais aflitos e em uma situação muito difícil. O que fazer? Eles não podiam violar a própria consciência.
Se os pais não cedessem, eram presos. Além disso, para perseguir aqueles que estavam sendo batizados, o próprio fato de ser batizado constituía uma infração da lei. Se descobrissem que você havia sido batizado, colocavam você na prisão ou, no caso daqueles mais fervorosos, afogavam você.
Felix Manz foi o primeiro mártir às mãos dos protestantes. Foi levado de barco ao lago de Zurique, amarraram pesos a ele, lançaram-no pela borda, e ele morreu afogado.
No início, o principal método de martirizar os anabatistas era o afogamento. Diziam: “Está bem, se vocês querem ser batizados, nós os batizaremos”. E os afogavam. Uma grande perseguição se levantou contra eles. Muitos começaram a fugir de Zurique, e o movimento passou à clandestinidade.
Como eu disse, Manz foi martirizado. Mais tarde, Grebel morreu de peste antes que conseguissem capturá-lo.
Mas George Blaurock fugiu para a região do Tirol e começou a ministrar ali. Trabalhou naquela região por alguns anos.
Poderíamos descrever Blaurock como o Pedro dos anabatistas. Ele nunca se destacou por grande conhecimento, mas seu zelo e sua maneira de falar eram conhecidos em toda parte. Estava sempre indo de um lado para outro.
Ele chegava a entrar nas cidades e ir à igreja local da Reforma. Quando o ministro se levantava para falar, Blaurock se levantava e dizia — às vezes sem muita discrição — que tinha uma palavra do Senhor e que o ministro deveria descer e lhe dar lugar.
Às vezes ele causava certa confusão, mas tudo vinha do zelo. Acabou sendo preso com bastante frequência por interromper os cultos. Finalmente, por ser um infrator persistente, foi capturado e queimado na fogueira por seu serviço e amor ao Senhor.
Guardem essa região em mente, porque, mais tarde, um irmão chamado Jacob Hutter e os huteritas deram continuidade ao que Blaurock havia deixado. Essa foi a origem dos huteritas.
Outro irmão do movimento anabatista que teve um impacto significativo foi Balthasar Hubmaier. Judith está me ajudando com todos esses nomes.
Seu ministério se desenvolveu mais na parte norte da Suíça e no sul da Alemanha. O Senhor tocou seu coração, e ele foi até Zwinglio e tentou ter comunhão com ele. Zwinglio acabou chamando-o de herege.
Então ele precisou deixar a igreja reformada e começou a pregar o evangelho por toda aquela região. Viajou bastante e foi chamado de teólogo dos anabatistas.
Ele tinha uma frase que usava sempre que as pessoas diziam: “Você está pregando em vão. Nada vai acontecer”. Ele dizia: “A verdade é imortal”.
“A verdade é imortal.” Ele dizia: “Se eu pregar a verdade, ela permanecerá para sempre e realizará uma obra poderosa”. E ele trabalhava.
Em certa ocasião, vemos a humanidade desses homens. Hubmaier foi preso e, sob tortura, renunciou a algumas de suas crenças. Eles o soltaram.
Mas, assim que saiu, ficou tão profundamente abalado pelo que havia feito que se arrependeu. Seu ministério foi reavivado, e ele prosseguiu com zelo ainda maior.
Finalmente, alguns anos depois, em 1528, seu ministério havia chegado até a Morávia. Ele estava seguro enquanto permanecesse na Morávia, que sempre foi uma espécie de refúgio, porque o príncipe protegia os irmãos.
Certa vez, Hubmaier foi visitar Viena. Foi preso ali e queimado na fogueira. Poucos dias depois, tentaram fazer sua esposa renunciar à fé também, mas ela se recusou. Então foi afogada no rio Danúbio, ali em Viena.
Vemos tantos desses irmãos e como o Senhor os levantou. Há um livro chamado The Anabaptist Story [A História Anabatista]. Certa vez o tínhamos aqui; não sei se ainda temos.
O título do capítulo que descreve muitos desses irmãos os compara a meteoros no céu. É como se eles surgissem em cena, e muitos de seus ministérios e de suas vidas durassem apenas alguns anos.
Começaram algo em 1525; em 1527 ou 1528 já estavam mortos. Foram martirizados. Era como um meteoro, apenas um clarão. Mas a obra que fizeram permanece até os nossos dias.
Não era a quantidade. Não era o tempo. Era a verdade. Aquela frase, “A verdade é imortal”, ganhou curso. Eles iam por toda parte, ministrando de fato.
Depois desses primeiros irmãos, o Senhor levantou outro irmão chamado Michael Sattler. Ele era do sul da Alemanha e continuou a percorrer a Suíça e o sul da Alemanha, pregando intensamente.
O Senhor usou Michael Sattler de uma maneira particular. Ele escreveu e organizou algo semelhante a uma confissão de fé. Não era uma declaração doutrinária em um sentido rígido, mas ele reuniu algumas de suas crenças. Acho que há uma cópia para vocês na página 6.
Não era um juramento que as pessoas precisavam fazer. Ele estava simplesmente apresentando algumas coisas em que criam quando as pessoas perguntavam: “Em que vocês creem?”. Ele não estava excluindo nada da Palavra de Deus. Eram simplesmente crenças que caracterizavam esse grupo chamado de anabatistas.
Eles nunca se chamaram de anabatistas, mas hoje usamos o termo para fins descritivos.
Michael Sattler e um grupo deles estavam reunidos na mata certa noite. O governo descobriu a reunião e o prendeu.
Ele acabou sendo martirizado no sul da Alemanha, bem na fronteira entre a Alemanha e a Suíça. Foi torturado publicamente e queimado. Seu martírio foi tão horrendo, e o que fizeram com ele tão terrível, que eu não ousaria ler isso em público.
Se vocês têm estômago forte, podem procurar sua história, mas é triste ver a tortura pela qual nosso irmão passou por causa do Senhor. No fim, mesmo enquanto estava sendo queimado, assim que as cordas que prendiam suas mãos se romperam com o fogo, ele levantou a mão em direção ao céu como testemunho e sinal da fidelidade do Senhor.
Poucos dias depois, sua esposa também foi afogada porque não quis renunciar à fé. Muitas vezes eles afogavam as mulheres.
Depois daquele período de 1528, houve uma perseguição e uma matança tremendas, tanto por parte dos católicos quanto dos protestantes. Eles estavam unidos na perseguição daqueles que tentavam simplesmente defender um retorno à simplicidade e à plenitude das Escrituras.
Eles criam no sacerdócio de todos os crentes e procuravam se reunir simplesmente em torno da Palavra de Deus, sem qualquer forma elaborada ou cerimoniosa. Queriam apenas se reunir para adorá-Lo, lembrá-Lo à Sua Mesa, batizar os crentes e prosseguir fielmente.
Por causa disso, estavam sendo dispersos por muitos lugares.
Um grupo que sempre é incluído entre os anabatistas é chamado de schwenckfeldianos. Havia um irmão chamado Caspar Schwenckfeld von Ossig, que tinha um ministério na Silésia.
Ele foi salvo de maneira poderosa por meio do ministério de Martinho Lutero. Ouviu Lutero pregar, a luz entrou em sua alma, e ele foi grandemente usado para espalhar o evangelho por toda aquela região.
Seu testemunho era que Cristo é a síntese de toda a Bíblia, e Cristo é a síntese da nossa vida. Cristo é o objeto principal de toda a Sagrada Escritura. Tudo o que a Sagrada Escritura nos mostra é a plenitude do Senhor Jesus Cristo.
O grupo não adotou um nome. “Schwenckfeldianos” foi um nome que outros lhes deram mais tarde. Quando as pessoas perguntavam: “Quem são vocês?”, eles diziam: “Somos aqueles que confessam pessoalmente a glória de Cristo”.
Era assim que se chamavam: aqueles que confessam pessoalmente a glória de Cristo. Criam no sacerdócio de todos os crentes e somente no batismo dos crentes.
Por causa de seu crescimento naquela região, acabaram sendo perseguidos. Fugiram para a Morávia por algum tempo e, mais tarde, no século XVIII, fugiram para um lugar sobre o qual ouviremos na próxima vez: Herrnhut, onde o conde von Zinzendorf estabeleceu um local de refúgio para muitos crentes.
Esse grupo fugiu para Herrnhut, mas era tão odiado tanto pela igreja católica quanto pela luterana que precisou deixar até mesmo Herrnhut. Dali foram para a Pensilvânia. Ainda hoje há algumas congregações schwenckfeldianas na Pensilvânia.
Ao falarmos desses grupos — os huteritas, os amish e os menonitas —, não devemos pensar neles apenas a partir da perspectiva atual. Estamos tentando olhar para suas origens e para o ponto em que o Senhor realmente os tocou.
Schwenckfeld é conhecido como um dos místicos. Era uma pessoa muito mística, e o Senhor havia tocado seu coração de tal maneira que ele tinha uma paixão pela Mesa do Senhor.
Ele via a realidade da Mesa do Senhor, sua realidade e dimensão místicas. Via as pessoas participando da Mesa do Senhor de maneira descuidada, abusando dela e não demonstrando respeito nem reverência.
Então ele disse que, inicialmente, precisavam suspender a celebração da Mesa do Senhor. Como as pessoas não a respeitavam nem participavam dela corretamente, ele achava que deveriam suspendê-la por algum tempo, até que fossem dignas e pudessem se aproximar de maneira digna.
A armadilha aí era que sua paixão pela Mesa do Senhor concentrou a atenção na Mesa e na nossa dignidade para participar dela. Se só participarmos da Mesa do Senhor quando finalmente formos dignos, nunca participaremos dela fora de Cristo.
Algumas pessoas o acusam de menosprezar a Mesa do Senhor. Na verdade, foi seu amor pela Mesa do Senhor que o levou a suspender sua celebração. Mas o resultado foi que perderam o foco correto.
Sei que, às vezes, ao participarmos da Mesa do Senhor todos os domingos, quando nos reunimos, há em qualquer um de nós uma tendência de isso se tornar rotina. Pode se tornar algo comum para nós, e deixamos de respeitá-la e reverenciá-la pela realidade que ela é.
Às vezes se sugeriu — e aqui é o Mac falando; não estou representando ninguém — que talvez devêssemos suspender a Mesa por algum tempo, e então poderíamos apreciá-la mais.
Mas o problema não é a Mesa. O problema é o nosso coração.
A Mesa é real; ela vem do Senhor. Se está se tornando algo comum ou rotineiro, precisamos pedir ao Senhor que sonde nosso coração, para que possamos ver sua plenitude e realidade de maneira renovada.
Ao nos aproximarmos vendo a realidade da Mesa e o quanto ela é preciosa, ela não se tornará rotina. Não se tornará um ritual. Será algo novo e vivo para nós cada vez que viermos.
Assim como fomos lembrados na semana passada de como era precioso partir o pão juntos à Mesa do Senhor na igreja primitiva, que o Senhor continue a trabalhar em nosso coração.
Tantas vezes tentamos consertar as coisas à nossa maneira. Temos muitas boas intenções, mas não dá certo. É triste que esse irmão, Schwenckfeld, tivesse tamanha paixão pelo Senhor e por Sua Mesa que isso quase o levou pelo caminho errado, porque faltavam equilíbrio e uma perspectiva correta.
Que o Senhor nos ajude a ter essa paixão por Sua Mesa e a orar em uma medida maior para que cada um de nós venha com um coração renovado.
Acho que essa é uma das responsabilidades que temos ao vir no domingo de manhã. Muitas vezes oramos para que nós mesmos venhamos preparados, mas precisamos orar uns pelos outros para que todos venhamos preparados no Senhor.
Não apenas sustentamos uns aos outros durante a reunião, apoiando-nos mutuamente no louvor e na adoração, mas também sustentamos uns aos outros antes de nos reunirmos. Oramos pelas famílias com crianças pequenas, para que a casa não esteja em caos antes de chegarem aqui.
Oramos uns pelos outros para que maridos e esposas não briguem. O período de maior discussão em muitos casamentos é o domingo de manhã, entre a saída de casa e a chegada aqui. O inimigo gosta de nos tirar do descanso uns com os outros de tantas maneiras.
Oramos uns pelos outros para que, ao participarmos desta Mesa, haja nela um frescor e uma preciosidade a cada vez. E, nisso, possamos ver a glória do Senhor.
Há outro grupo. Mencionei anteriormente como Blaurock havia ido para a região do Tirol. Outro grupo dessa região é o dos huteritas, e eles ainda existem hoje.
O que mais os caracteriza é a vida comunitária. Ainda têm suas comunidades, embora sejam bastante diferentes de como tudo começou. Eles continuam presentes em diferentes partes da América do Norte e da Europa.
Por causa da perseguição, muitos daquela região fugiram para a Morávia, para a cidade de Nikolsburg. Começaram a se reunir ali.
Viviam em uma comunidade com base em Atos 2 e Atos 4, mantendo todas as coisas em comum.
Quero deixar isso claro, porque acho que há princípios que podemos aprender com os huteritas. Eles não viviam em comunidade porque viram alguma coisa nas Escrituras e tentaram reproduzi-la exteriormente.
No ambiente em que viviam, havia grande perseguição. Uma pessoa podia perder sua casa. Podia perder seu meio de subsistência.
Ao buscarem o Senhor, foram naturalmente unidos, de maneira viva, em um tipo de vida comunitária, de modo que, quando um sofria, outro o ajudava. Colocavam tudo em comum e compartilhavam entre si.
Quando a perseguição atingia um, outro estava ali para ajudar. Era uma maneira de sustentar e cuidar uns dos outros.
Em 1536, por causa de seu zelo pelo Senhor e de sua fidelidade, Jacob Hutter também foi martirizado. Os huteritas continuaram fugindo de um lugar para outro. Muitas vezes moravam e se reuniam em diversos penhascos e cavernas nas montanhas daquela região.
Mais uma vez, eram perseguidos tanto pelos católicos quanto pelos protestantes.
Enquanto estudava esse assunto, encontrei uma citação sobre os huteritas que considero muito preciosa. Ao lê-la, vocês verão que ela usa a expressão “vida comunitária”, referindo-se à maneira como viviam juntos.
Quero que pensemos nessa citação em termos da essência da vida da igreja, à medida que vivemos juntos. Pensem em sua aplicação à nossa vida diária em comunhão.
Os primeiros irmãos entre os huteritas eram refugiados que haviam suportado perseguição por sua fé e estavam dispostos a entregar a vida por ela e uns pelos outros.
Eram homens e mulheres de profunda convicção religiosa e de amor pelo Senhor Jesus Cristo.
Identificavam-se com os irmãos não por motivos egoístas, não para tentar obter dessa vida o máximo possível, mas, pelo contrário, para ver o que lhes era possível oferecer em uma vida de serviço a Deus e uns aos outros.
Estavam plenamente determinados a fazer de Jesus Cristo o Senhor de suas vidas. Por Sua causa, estavam resolvidos a viver ou a morrer.
Viam claramente que o serviço voluntário a Deus e ao próximo, envolvendo abnegação e sacrifício, é o fruto necessário da verdadeira vida cristã.
E criam que a vida comunitária era a melhor expressão exterior do amor a Deus e aos irmãos, uma característica necessária do verdadeiro cristianismo.
Eles aceitaram o modo de vida huterita não por motivos egoístas, mas por um desejo sincero de serem verdadeiros seguidores do Cristo a Quem amavam. Para os huteritas, o amor cristão era uma realidade abençoada.
Aquela parte do meio é esta: ao se reunirem, sua motivação não era ver quanto poderiam receber da comunidade, mas quanto poderiam oferecer a ela.
O texto continua descrevendo como, em épocas em que a perseguição diminuía, algumas pessoas chegavam, viam aquela vida e diziam: “Olha, isso parece uma vida muito boa. Vamos morar com esses irmãos”.
Então vinha a perseguição, e essas pessoas fugiam. Ficava um núcleo que permanecia. Mas outros viam aquilo e diziam: “Olha, isso parece muito bom. Vamos morar aqui”.
Mais tarde, escreveram:
Muitos dos novos crentes deixaram de levar em conta que a vida comunitária exige abnegação e sacrifício.
Ela envolvia uma restrição à liberdade pessoal.
Descobriram, por meio de experiências dolorosas, que, na prática, essa vida diferia muito de suas ideias preconcebidas sobre como achavam que ela deveria ser.
Como a necessidade de um espírito de sacrifício havia sido desconsiderada, faltavam as condições para o êxito.
Eles viram o que julgavam ser todos os benefícios, mas deixaram de calcular o custo. Havia um custo associado àquela vida.
À medida que prosseguiram, afastaram-se daquilo. De repente, já não entravam na comunidade para contribuir com ela, mas para ver o que poderiam tirar dela. Aquilo se transformou em um sistema diferente.
Hoje, muitas das congregações huteritas são chamadas de Bruderhofs, que significa “casa comum”. Hoje praticam a vida comunitária e fazem muitas boas obras, mas isso se distanciou bastante de onde estavam naquela época.
Uma lição que podemos ver é que os primeiros a quem chamamos de huteritas — eles nunca se chamaram assim — tocaram algo da vida comunitária, da vida da igreja em comunhão.
Eles viram elementos necessários: entregar a vida uns pelos outros, sacrificar-se, negar a si mesmos e não estar ali apenas por seus próprios interesses. Nisso, tocaram algo da plenitude do Senhor.
Há uma lição que podemos aprender aí. Que o Senhor nos ajude à medida que prosseguimos. Não é que nunca recebamos nada por estarmos juntos, mas esse não é o nosso objetivo.
Ao compartilharmos o Senhor juntos e nos entregarmos a Ele, somos ricamente abençoados pelo transbordar de Seu amor e de Sua vida. Os irmãos que entregavam sua vida na comunidade eram atraídos pelo amor de Deus. Era algo que o homem não podia realizar.
Muitas vezes, ao ler certos livros de história, vemos os huteritas sendo chamados de primeiros comunistas. Isso demonstra falta de compreensão da diferença entre a vida comunitária — ter todas as coisas em comum com base no Senhor Jesus Cristo — e um sistema exterior imposto pelo medo.
O fundamento do comunismo era o medo. O fundamento dos huteritas para estarem juntos era o amor. Há um grande contraste.
Ao voltarmos a esse movimento chamado de anabatista, vemos algo típico do inimigo: se ele não consegue perseguir de fora, o que tenta fazer? Tenta destruir e desacreditar por dentro.
Uma tragédia que aconteceu nesse período ocorreu em uma cidade chamada Münster. É conhecida como a tragédia de Münster.
Dois irmãos receberam uma revelação de que o Senhor queria estabelecer Sua Nova Jerusalém em Münster. Foram para lá a fim de estabelecê-la.
Na verdade, esses irmãos haviam ido primeiro a Estrasburgo. Disseram que o Senhor lhes dera uma revelação para ir a Estrasburgo e estabelecer a Nova Jerusalém. Ninguém acreditou neles, então receberam outra revelação.
É impressionante como essas pessoas conseguem receber revelações. Primeiro, supostamente o Senhor lhes disse que fossem a Estrasburgo, e isso não deu certo. Então disseram: “Ah, o Senhor nos deu uma nova revelação. Vamos a Münster e estabeleceremos a Nova Jerusalém lá”.
Eles chegaram e tomaram a cidade. Queriam uma cidade cristã, então disseram a todos os habitantes que se tornassem cristãos e fossem batizados, ou que partissem, ou morressem. O que vocês acham disso como mensagem do evangelho?
Aqueles que não eram crentes obviamente partiram. Assim, eles ficaram com sua comunidade ali, aquela suposta Nova Jerusalém.
Ela não tinha realmente um fundamento correto. Era uma comunidade radical. Legalizaram a poligamia, e muitas outras coisas das Escrituras foram distorcidas.
Em vez de uma comunhão de bens, os líderes passaram a ficar com todos os bens. Ficaram ricos, e um dos irmãos chegou a coroar a si mesmo rei da cidade. Ele era o novo rei.
Aquilo se tornou tão grotesco que, finalmente, a igreja católica e o exército entraram, destruíram a cidade inteira, e todos eles foram mortos.
Embora fosse um grupo de fanáticos que não estava realmente associado a nenhuma das pessoas de quem temos falado, aquilo se tornou um ponto de referência e um alvo. Todos eram comparados a Münster, e isso deu má fama aos anabatistas.
Deu aos sistemas católico e protestante algo para apontar e dizer: “Vejam, é assim que são os anabatistas”. Aquilo foi realmente usado pelo inimigo para desacreditar profundamente a obra de Deus.
Prejudicou gravemente o testemunho durante aquele período, e esse efeito perdurou por muitos anos. Se surgisse um grupo, bastava dizer: “Eles são de Münster”, e as pessoas recuavam e mantinham distância. Isso colocava medo nas pessoas.
Mas graças ao Senhor, a tragédia de Münster aconteceu em 1534. Em 1536, havia um sacerdote católico romano nos Países Baixos chamado Menno Simons, e o Senhor o salvou.
Foi um testemunho maravilhoso. Deixem-me ler o testemunho de Menno Simons. Ele mostra como, na soberania de Deus, aqueles que O buscam O encontrarão.
Obtive meu conhecimento de Cristo, o foco e o centro da vida, e do batismo e da ceia, pela grande graça de Deus, mediante a iluminação do Espírito Santo, por meio de muita leitura das Escrituras e meditação nelas, e não pela atuação de seitas enganadoras, como me acusam de ter feito.
Ele buscou o Senhor na Palavra. O Espírito Santo a abriu para ele e lhe mostrou o Senhor Jesus Cristo de maneira renovada.
Ele deixou a igreja católica e começou a entrar em contato com muitas pessoas que haviam sido feridas, que haviam sido vítimas, para usar nosso termo moderno, da tragédia de Münster. O Senhor colocou essas pessoas em seu coração.
O Senhor lhe deu um encargo tão grande que ele ficou profundamente angustiado. Saiu simplesmente procurando encorajar os irmãos, trazer essas pessoas de volta ao Senhor e assegurar-lhes que o Senhor continuava presente para aqueles que O amavam.
As coisas haviam se tornado tão distorcidas que as pessoas já nem tinham certeza de sua salvação. Ele começou a reunir novamente os crentes dispersos e feridos, edificando-os, encorajando-os a prosseguir no Senhor e conduzindo-os a viver na simplicidade de Sua vida.
Por fim, em 1543, precisou fugir dos Países Baixos. Viveu o restante de sua vida na Alemanha, onde escreveu boa parte de suas importantes obras.
O Senhor o usou grandemente para restaurar muitos desses princípios simples que quase haviam se perdido por causa da tragédia de Münster. Tudo o que havia acontecido no anabatismo estava quase sendo descartado por causa daquela tragédia.
Mas o Senhor, em Sua soberania, levantou Menno Simons.
Mais uma vez, hoje olhamos para os menonitas e os amish. Esqueçam-nos por um momento. Voltem ao começo deles. Menno era um irmão simples, apenas procurando ser fiel em seguir o Senhor aonde quer que fosse conduzido.
Por causa dele, passaram a ser chamados de menonitas. No início, nunca se chamaram de menonitas. Mas muitos grupos por todos os Países Baixos, e aqueles que viajavam de volta pela Suíça, estavam sendo restaurados, renovados e fortalecidos novamente. O testemunho do Senhor estava sendo levantado.
Em 1693, havia um irmão chamado Jacob Amman — é melhor eu não dizer “Ammon”; vou dizer “Amém”.
Ele estava na Suíça, e houve uma divisão entre os menonitas e os amish. Basicamente, ela começou por causa da maneira de tratar os crentes que haviam sido excomungados.
Entre os menonitas, se você fizesse determinadas coisas, era colocado sob interdição ou excomungado. Menno Simons entendia que havia maneiras de os irmãos serem restaurados e trazidos de volta à comunhão.
Mas alguns, em seu rigor, disseram: “Não. Uma vez que você está fora, está fora. Não teremos qualquer convivência com você”. Assim, os amish, em seu rigor, não aceitavam de volta aqueles que haviam se afastado. Isso levou à divisão.
Foi triste, mas é por isso que os amish sempre foram um grupo mais rigoroso do que os menonitas.
Uma coisa triste é que Jacob Amman estabeleceu certas regras e normas. No passado, algumas coisas eram simplesmente questões de vida. Como o Senhor havia tocado o coração deles em determinadas áreas, eles agiam de certa maneira.
Mas, de repente, coisas que antes eram vivas se tornaram um conjunto de regras e normas. Ele foi o primeiro a determinar que não haveria mudanças na maneira de vestir. Desde cerca de 1693 até hoje, eles ainda usam o mesmo tipo de roupa.
É interessante que, no passado, aqueles que o Senhor havia tocado por meio dos anabatistas e dos menonitas chegaram a perceber que não eram deste mundo.
Havia dois versículos que eram usados. Um era 1 João 2:15:
Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo.
O outro era Romanos 12:2:
Não vos conformeis, ou não vos amoldeis, à forma deste mundo.
Por meio de versículos como esses, foram convencidos a se vestir com simplicidade e a viver uma vida simples. Não era que se vestissem daquela maneira para ser espirituais, santos, humildes ou exteriormente separados.
Pelo contrário, o Senhor havia tornado real em seu coração que eram separados do mundo e que não deveriam permitir que o mundo os influenciasse.
Ao sermos separados do mundo, há implicações práticas para nossa vida. A implicação prática para eles era que não se vestiriam segundo o padrão deste mundo, mas simplesmente se vestiriam diante do Senhor.
Não era uma maneira exterior de fazer isso, mas uma convicção pessoal, à medida que o Espírito Santo os ensinava. Não deveriam se amoldar à forma deste mundo.
Toda essa área do vestuário é um terreno delicado. Um irmão disse que, em relação à moda, não precisamos ser os primeiros a entrar nela, nem os últimos a sair dela.
Levanto essa questão simplesmente para dizer: por que nos vestimos como nos vestimos hoje? Vestimo-nos segundo o padrão do mundo, ou nos vestimos por reconhecer que somos um povo separado?
O Senhor nos chamou para dentro de Sua economia. Ao reconhecermos que somos um povo separado, há implicações práticas para nossa vida, para nossa maneira de vestir e para nossa conduta.
Que sejamos despertados para isso, para que o Espírito Santo possa nos tocar, conduzir e guiar — não de uma maneira formalista, como um sistema, mas de uma maneira viva.
Vamos permitir que o Espírito nos pergunte: “Por que eu me visto assim?”. Nisso, poderemos chegar a uma compreensão maior do que significa ser separado do mundo e de suas influências.
A influência do mundo pode exercer uma pressão tremenda sobre nós. Quando falamos de ser separados do mundo, isso afeta muitas áreas práticas da vida diária.
Aqueles irmãos do movimento menonita haviam sido tocados nessa área. Que permitamos ao Senhor tocar nosso coração aí também.
Ao olharmos para esses grupos menonitas do passado, eles nunca se chamaram realmente por esses nomes. Estavam apenas procurando permanecer na simplicidade de Cristo.
Estavam recuperando a preciosa verdade do batismo dos crentes. Isso custou a vida de muitos deles. No entanto, hoje somos os beneficiários dessa recuperação.
Se vocês estão tentando relacionar esses grupos geograficamente, os anabatistas seguiram em uma direção, os huteritas foram por outro caminho, os schwenckfeldianos nunca foram realmente o que poderíamos chamar de irmãos suíços, e depois os menonitas continuaram enquanto os amish se separaram.
Mas o Senhor usou Menno Simons para realizar uma obra real e sincera de recuperação, recuperando muitos princípios espirituais originais que poderiam ter se perdido se não fosse por ele.
Há outros dois assuntos nos quais quero apenas tocar hoje. O primeiro é o dos huguenotes.
Os huguenotes estavam na França. O Senhor começou a Se mover na França por meio de um irmão que era, na verdade, professor da Universidade de Paris, na Sorbonne. Seu nome era Jacques Lefèvre.
Seu testemunho era:
A verdadeira religião tem um só fundamento, um só objeto, uma só Cabeça: Jesus Cristo.
E somente a cruz de Cristo abre as portas do céu e fecha as portas do inferno.
Ele começou a pregar essa mensagem simples, e muitos foram salvos. William Farel, que acabou influenciando João Calvino, foi salvo por meio disso. Em algumas cidades da França, grandes avivamentos estavam acontecendo.
À medida que começaram a se reunir e a praticar o sacerdócio de todos os crentes, alguns de seus líderes foram perseguidos e martirizados. Outros se apresentavam e tomavam seu lugar.
Por volta do fim da década de 1550, cada vez mais desses grupos começaram a se unir. Mas se associaram a um dos partidos políticos da França.
Basicamente, havia dois partidos políticos na França naquela época: o partido governante e outro partido fortemente influenciado pela família Guise. Os huguenotes se aliaram a um desses partidos políticos.
No início, isso foi bom, porque lhes proporcionou proteção e liberdade religiosa. Mas então começou uma guerra civil, e eles voltaram a ser perseguidos.
Depois, o rei, por meio de algumas manobras, decidiu que queria destruir todos os huguenotes. Um dos líderes huguenotes iria se casar com alguém de uma das famílias reais da França.
Todos achavam que esse casamento traria paz entre os huguenotes e o governo francês, que era católico. O casamento aconteceu em 18 de agosto.
Depois, no chamado Dia de São Bartolomeu, em 24 de agosto, a um determinado sinal entre duas e três horas da madrugada, os guardas e os militares receberam ordem para massacrar todos os huguenotes.
Seus líderes na França foram mortos primeiro. Muitos haviam se reunido para o casamento, e milhares foram massacrados em Paris naquela noite.
É difícil estimar quantos foram mortos ao todo. Vocês encontrarão números entre quinze mil e cem mil huguenotes martirizados nos meses seguintes.
Muitos protestantes fugiram da França e foram para a Alemanha — de certa forma, os melhores e mais brilhantes. Mas destaco o Massacre de São Bartolomeu porque muitos o descreveram como o maior e mais sombrio crime da era cristã.
Há duas coisas que gostaria que víssemos sobre os huguenotes como uma lição.
Eles caíram na armadilha de se aliar a um partido político e colocar nele sua esperança.
Não é preciso ser um gênio para fazer a conexão com os dias de hoje, não é? Com novembro se aproximando, em que está a nossa esperança? Em que está a nossa esperança?
Eles começaram a usar meios políticos e ativismo político como uma maneira de tentar conquistar alguns de seus direitos, e isso os decepcionou, porque não somos deste mundo.
Isso também me lembrou de que, nas Escrituras, a liberdade religiosa não nos é dada como nossa vocação suprema. Irmãos e irmãs, precisamos lembrar que defender a liberdade religiosa e permanecer firmes pelo testemunho de Jesus são duas coisas diferentes.
É maravilhoso quando podemos ser livres e há liberdade religiosa. Mas não somos chamados a defender a liberdade religiosa. Somos chamados a permanecer firmes pelo testemunho de Jesus.
Que o Senhor toque nosso coração. Ao longo dos séculos, houve tanta luta entre diferentes grupos religiosos pela liberdade religiosa. Nosso Senhor Jesus viveu em uma das épocas mais opressivas que se poderia imaginar.
Não somos chamados a lutar pela liberdade religiosa. Certamente, se a temos, vamos usufruir dela e fazer, dentro da lei, o que pudermos para não perdê-la. Mas somos chamados a permanecer firmes pelo testemunho de Jesus. Que o Senhor realmente nos desperte nessa questão.
A última coisa na qual queria tocar brevemente é que, durante esse período, nasceu um irmão chamado Jacó Armínio. Ele havia, de fato, estudado sob a influência de alguns dos ensinamentos de Calvino.
Foi nesse ponto que a antiga controvérsia entre calvinismo e arminianismo chegou ao auge. Podemos rastreá-la até a igreja primitiva, no século V, entre Agostinho e Pelágio. Não há nada de novo; ela apenas assumiu uma forma à qual hoje damos esses nomes.
O calvinismo está mais relacionado à soberania de Deus, e o arminianismo está relacionado ao livre-arbítrio e à responsabilidade do homem. Como equilibrar essas duas coisas?
Se alguém tiver perguntas sobre calvinismo ou arminianismo, basta perguntar a qualquer um dos jovens que foram à Conferência de Lebanon. Eles tiveram um período de comunhão ali e fizeram essa pergunta. Poderão ajudar vocês com a resposta.
Não vamos resolver isso hoje. Mas perguntem a eles sobre o ladrão de noite e a predestinação, e eles lhes falarão a respeito.
Em última análise, precisamos lembrar que há equilíbrio nas Escrituras. Há perspectivas a partir das quais olhamos para as coisas e, dependendo de como olhamos para algo, precisamos lembrar que também há outro lado.
Se você pegar esta caneta e colocá-la bem ali, tudo o que verá será um pontinho. Se alguém lhe pedisse para descrever esta caneta, você diria: “É um pontinho ali”. É tudo o que você vê — um círculo.
Mas, se eu a virar assim e alguém lhe pedisse para descrevê-la, você a descreveria de outra maneira. Qual é a imagem verdadeira de uma caneta? É uma ou outra? São as duas.
Precisamos da plenitude da verdade para ver e entrar no pleno conhecimento de Deus. Há muitas verdades que se equilibram mutuamente.
Temos fé e obras. Temos a soberania de Deus e o livre-arbítrio e a responsabilidade do indivíduo. Também temos a responsabilidade coletiva.
Podemos nos concentrar no indivíduo e esquecer o coletivo. Podemos nos concentrar no coletivo e esquecer o indivíduo. Nosso Senhor era cheio de graça e de verdade. Somos chamados à fé e às obras.
Há muitas verdades que vemos e que se equilibram mutuamente. Precisamos lembrar que elas caminham juntas para nos mostrar a plenitude do Senhor.
Então, irmãos, ao encerrarmos nesta manhã e olharmos para esses anabatistas que saíram do movimento da Reforma e procuraram permanecer na simplicidade, precisamos lembrar que somos apenas peregrinos e estrangeiros.
O Senhor está nos chamando a permanecer na simplicidade de Sua vida. Que continuemos sempre buscando uma revelação maior de Sua Pessoa.
Ele tem tanto de Si mesmo que deseja nos mostrar. Seremos aqueles que têm fome e buscam isso, de uma maneira que permita a Ele nos mover e ensinar?
Ao vermos que somos separados deste mundo, que também vejamos como isso afeta, na prática, nossa vida diária, nossa conduta e tudo o que estamos vivendo nestes dias. Vamos orar.
Senhor, nós Te agradecemos pela obra poderosa que estás realizando. Agradecemos pelos nossos irmãos fiéis ao longo desses anos.
Senhor, nós Te agradecemos porque és um Deus que realmente faz surgir e recupera essas verdades em nossa vida. Agradecemos porque, nestes dias, podemos dar testemunho aberta e publicamente, com liberdade, Senhor, para testemunhar do Senhor Jesus Cristo.
Senhor, pedimos que, ao termos considerado essas diversas lições hoje, Tu realmente nos ajudes a ponderá-las diante de Ti: como, de maneira viva, podemos ver e conhecer a Ti como nossa vida diária.
Senhor, ao conquistares o coração dessas pessoas, elas foram atraídas a Ti. Pedimos que nosso coração seja plenamente conquistado para seguir o Cordeiro aonde quer que Ele vá.
Em nome de Jesus. Amém.