Quero levá-los de volta àquela parte da Palavra de Deus que nos foi lida esta noite: Lucas 14, a história conhecida como a grande ceia e o grande convite.
Aqueles que têm participado desta conferência talvez pensem que essa história tem muito pouca relação com o que estamos considerando. Mas quero corrigir essa ideia imediatamente e dizer que ela é parte integrante deste mesmo assunto: aqui está o tipo de pessoas em quem Deus pôs o Seu coração, para que sejam o fruto do sofrimento de Cristo.
Há duas aplicações dessa história. Há o que podemos chamar de interpretação dispensacional, e há uma interpretação e aplicação mais ampla em relação ao Reino de Deus.
A interpretação dispensacional relaciona essa história intimamente ao que estava acontecendo quando o Senhor Jesus pronunciou essas palavras. Era o tempo da grande transição de Israel para a Igreja, dos judeus para o cristianismo.
Essa série de aparições do Senhor Jesus nesses capítulos, incluindo o conhecido capítulo 15 de Lucas, que contém as parábolas das coisas perdidas — a moeda perdida, a ovelha perdida e o filho pródigo —, formava um conjunto e provavelmente se concentrava na última semana do ministério de nosso Senhor.
Voltem ao Evangelho de Mateus. Vocês sabem como isso fica evidente quando chegam, digamos, a Mateus 21 e prosseguem dali em diante. Esses são, sem dúvida, os dias finais. O que está sendo dito aqui tem a ver com a Sua partida e com a grande crise que estava imediatamente à vista: a crise da Sua cruz.
Em Mateus 21:43, Ele havia feito esta declaração aos judeus, a Israel como nação:
Portanto, Eu vos digo que o Reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que produza os seus frutos.
Então, logo em Mateus 22, há uma história muito semelhante a esta, sobre um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho. O mesmo tipo de convite foi enviado.
Esta história, em Lucas, faz parte desse mesmo conjunto. Ela gira em torno da grande crise. Israel está prestes a ser posto de lado — rejeitado. O Reino dos céus está prestes a ser tirado deles e dado a uma nação que produza os seus frutos: a nação à qual Pedro mais tarde se referiu, ao falar dos crentes em Cristo, como uma nação santa.
Não outra nação nesta terra, mas o próprio povo de Deus, tirado dentre as nações deste mundo — um povo para o Seu nome.
Então, vejam, essa história, em seu contexto histórico, está relacionada àquela grande crise e àquela grande transição: a rejeição de um povo e a colocação de outro em seu lugar. Vocês precisam ler a história à luz disso, pois aqui temos o toque fúnebre de Israel segundo a carne.
Bem, isso basta quanto a esse aspecto, para o cristão e para o estudante da Bíblia, para aqueles que sabem alguma coisa a respeito. Como eu disse, isso está de acordo com o assunto principal que estamos considerando nesta conferência: um povo conquistado por Deus por meio do sofrimento de Seu Filho — a cruz —, um determinado tipo de povo.
Penso que essa é a questão mais marcante nesta história e nessas outras histórias: o tipo de pessoas que herdará o Reino dos céus.
Mas, como eu disse, há uma aplicação e uma interpretação mais amplas. Isso se aplica a todo o significado do Reino de Deus e a quem entrará nesse Reino. Essa é uma questão de suprema, de máxima importância. Quem estará no Reino dos céus?
Aqui temos o evangelho do Reino — não há dúvida alguma. Há certas características muito claramente definidas nessa história da grande ceia e do grande convite.
Encontramos aqui Deus falando pela boca de Seu Filho, Jesus Cristo. O que Ele dizia vinha de Deus; era Deus falando. Deus, em relação ao evangelho do Reino, toma um costume social comum e faz uso dele.
É claro que Jesus, quando contou essa história, estava em um banquete. Vocês perceberão, se olharem o início do capítulo, que Ele foi a um banquete oferecido por um fariseu importante — evidentemente, um homem rico e de boa posição, porque certas pessoas muito importantes, pelo menos aos próprios olhos, entraram e ocuparam os primeiros lugares. Jesus observou tudo isso e teve algo a dizer a respeito.
Mas a questão é que isso aconteceu em um banquete, e Jesus foi a ele; e o texto diz que O observavam. Observavam-No.
Agora, deixaremos muitos detalhes de lado. O fato é que Jesus tomou isso e ampliou seu significado em relação ao Reino de Deus. Ele tomou esse costume social comum de um banquete e o usou para os propósitos do evangelho: para explicar o evangelho, para explicar o Reino dos céus e, além disso, para explicar quem não entraria e quem entraria.
Há certas coisas, vejam, acerca desse banquete que, embora não sejam expressamente declaradas, estão claramente implícitas. Podemos observar três delas.
Certo homem preparou um banquete e enviou seu convite. A ideia implícita é que esse homem seria respeitado e honrado. Ele não teria feito isso se soubesse que sua reputação era tão ruim que ninguém jamais aceitaria seu convite.
Ele estava supondo que as pessoas respeitariam tanto ele quanto seu convite e ficariam muito contentes em ir ao seu banquete e estar com ele em sua casa. Agora, isso é muito simples. Vocês verão o que isso significa à medida que prosseguirmos. O pressuposto é que o convite seria bem recebido, que ele gozaria de boa consideração entre eles e que lhe dariam respeito e honra, responderiam de maneira adequada ao convite e iriam ao seu banquete.
A segunda coisa pressuposta é que as pessoas convidadas teriam apetite para um banquete. Naturalmente, isso era pressuposto. Elas teriam apetite.
Talvez isso não interesse nem um pouco a alguns de vocês. Vocês recusariam qualquer convite logo de início, alegando que não têm apetite para essas coisas, ou que há algo errado com sua digestão e simplesmente não conseguiriam provar nada. Mas aqui se pressupõe que eles teriam apetite para o banquete daquele homem, para aquilo que ele havia providenciado. É muito simples.
Então, é claro, a terceira coisa pressuposta é que eles ficariam muito felizes em encontrar outras pessoas na casa dele, desfrutar de uma boa convivência e comunhão e passar juntos um tempo agradável.
Esses são os elementos que constituem qualquer banquete como esse: temos prazer em ir encontrar o anfitrião, prazer em ir encontrar as outras pessoas e prazer em desfrutar do que foi providenciado. Vejam, essa é a atmosfera; esses são os elementos. Eliminem qualquer um deles, e vocês perderão todo o sentido do banquete. Ele se desfaz imediatamente.
Jesus está falando, e Ele sabe. Ele não está falando casualmente; Seu conhecimento é muito profundo e abrangente. De fato, Ele conhece a mente de Deus. Como está escrito em Mateus 11:27:
Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho.
Ele sabia da recusa que viria ao Seu convite. A presciência de Deus, Sua onisciência, fazia com que Ele soubesse que essa seria a reação. Eles não aceitariam; não viriam.
Jesus sabia disso. Ele não teria dito todas essas coisas como disse — especialmente aquela declaração solene de que o Reino dos céus seria tirado deles e dado a uma nação — se não soubesse qual seria o desfecho.
Deus sabia qual seria a reação. Mas Deus não agiu com base em Sua presciência nessa questão. Ele enviou o convite.
Nisso está um dos grandes princípios do evangelho. Deus, que sabe tudo sobre as reações contrárias dos homens ao Seu convite e à Sua grande provisão, não começa desse ponto e diz: “Sei que eles não aceitarão e sei que isso resultará em sua condenação; portanto, nunca os convidarei. Eu os condenarei imediatamente, com base em Minha presciência”.
Como lemos em João 3:17:
Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.
Vejam, por mais que Deus conheça as recusas dos homens, Ele deixa a porta completamente aberta. Ele sempre adota a postura positiva da graça, nunca a postura negativa do juízo. Essa é uma das grandes coisas do evangelho.
Ele sabe. Talvez haja alguém aqui neste lugar, esta noite, que não aceitará Seu convite, que o recusará ou que, como essas pessoas, apresentará desculpas. Mesmo assim, Deus vem ao seu encontro em infinita graça, abre a porta de par em par e faz Seu apelo a você. Ele diz, em Lucas 14:17:
Vinde, porque tudo já está preparado.
Vejam, Deus retém essa presciência enquanto procura, em graça, abrir um caminho. Isso é algo tremendo: a graça de Deus retém o juízo de Deus até que a questão seja decidida pelo próprio homem.
Ele conhece a verdade e, ainda assim, não age, em primeira instância, de acordo com Seu conhecimento das reações dos homens. Ele age em graça para lhes dar uma oportunidade de responder.
Vejam, há algo mais envolvido nisso. Deus remove todo fundamento pelo qual a condenação do homem poderia ser atribuída a Ele.
No fim, jamais será possível a qualquer homem ou mulher condenado dizer: “Tu nunca me deste uma chance. Tu nunca me deste uma oportunidade. A porta nunca esteve aberta para mim. O caminho nunca foi providenciado”.
Não, Deus remove todo esse fundamento. Vejam, em Sua graça e em Sua misericórdia, Ele retira toda base para que o homem atribua a Deus sua própria condenação e coloca toda a responsabilidade sobre o homem.
Se alguém perder tudo aquilo que Deus providenciou e para o que o chamou, a culpa será inteiramente sua. Deus cuidou disso. Deus cuidou disso. Ele coloca a responsabilidade de volta sobre nós.
Agora, à primeira vista, quando vocês leem uma história como esta, parece que o homem — e agora coloquem Deus no lugar do homem que prepara o banquete e envia o convite — pressupõe que os convidados o respeitariam, o honrariam e o considerariam digno de terem seu convite aceito.
Parece que Deus pressupõe isso. Pois Ele sabe, vocês entendem; mesmo assim, Ele age dessa maneira. E, ao agir assim, está apelando ao homem, apelando ao homem para que dê alguma expressão, alguma prova de seu respeito por Deus.
Se o homem não responde ao apelo e ao convite de Deus, isso significa que não tem respeito por Deus. Não deu a Deus o Seu lugar. Deixou-O de fora. Considera que Ele não merece atenção. Vejam, as implicações são tremendas.
Além disso, significa que o homem não tem apetite pelas coisas que Deus providenciou. Imaginem essas pessoas, ao receberem os convites, dizendo: “Não me importo com o banquete dele. Acho que não quero ir e desfrutar daquilo. Não tenho muito apetite para isso”.
Ah, sim, mas vejam: esse próprio desejo, ou a ausência de desejo pelas coisas de Deus, é algo que significa ter ou não ter o Reino.
Jesus disse, em Mateus 5:6:
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
Há algo ligado a esse apetite, ou à falta dele. O mesmo se aplica a essa questão do povo de Deus. Recusar significa não apenas: “Não tenho interesse em Deus e em Suas coisas”, mas também: “Não quero ter nenhuma associação com o Seu povo”. Tudo isso, vejam, exige uma escolha.
Agora, não é difícil, é, inverter tudo isso para ver que tipo de pessoas herdará o Reino — que tipo de pessoas serão aquelas que Ele verá como fruto do trabalho de Sua alma?
Pessoas que, em primeiro lugar, acima de todas as outras coisas, desejam Deus; depois, desejam as coisas de Deus e se alimentam delas; e, então, desejam o povo de Deus.
É algo notável, não é, como isso se torna a própria constituição, a formação e a natureza dos filhos do Reino dos céus.
Uma coisa que tem a primazia entre eles é seu amor por Deus, seu desejo por Deus: Ele é sua alegria — não apenas uma alegria, mas, na verdade, sua única alegria.
Algo maravilhoso acontece em nós. Algo acontece; algo se dá. Talvez cheguemos de fato àquele estado em que simplesmente não podemos viver sem Deus. Se houver uma hora em nossa vida em que alguma sombra se interponha entre nós e Deus, essa será a hora mais escura, o momento mais angustiante.
Ele nos fez perder o gosto por tudo, exceto por Ele mesmo; tornou-Se indispensável para nós. Não conseguimos seguir sem Ele. Mas não se trata apenas de não conseguir — não temos desejo de seguir sem Ele. Temos de ansiar por estar em Sua presença.
O salmista diz, em Salmos 42:1:
Como o cervo brama pelas correntes das águas,
Assim suspira a minha alma por Ti, ó Deus.
Assim, algo acontece dentro de nós. Agora, esse é um teste para saber se somos ou não filhos do Reino, e um teste para saber se vamos herdar o Reino.
Pobre criatura! Imaginem alguém que não tivesse essa disposição e precisasse viver na presença de Deus por toda a eternidade. Seria uma situação muito infeliz. Mas isso não acontecerá, é claro.
O que é verdadeiro nesse aspecto também é verdadeiro nessas outras duas coisas. Algo acontece conosco, de modo que nossa companhia, nosso povo — uso a palavra “nosso” — é o povo de Deus.
Temos de viver com outras pessoas; temos de circular neste mundo. Mas não nos sentimos felizes com elas. Não nos sentimos felizes com elas. Não há uma unidade profunda, básica, fundamental entre elas e nós. Mas com o povo de Deus é diferente. Estamos em casa; estamos em família.
Algo acontece conosco. Não é, de modo algum, algo que simplesmente decidimos: “Vamos ser cristãos; vamos conviver com cristãos”. Não acontece assim. É simplesmente isto: ansiamos pela comunhão do povo de Deus e, se somos privados dela, somos privados da própria vida.
Talvez aqueles que desfrutam muito dessa comunhão percam a percepção de seu valor, mas perguntem a alguns daqueles cristãos que precisam viver isolados, separados, e não têm comunhão cristã. Perguntem-lhes a respeito, e logo descobrirão que algo aconteceu dentro deles. Eles anseiam por essa comunhão. Esses são os filhos do Reino.
E quanto ao banquete — às coisas de Deus —, bem, por que estamos aqui? Isso não é presunção; não entendam mal. Quer estejam recebendo as coisas de Deus e encontrando a mesa posta ou não, vocês vêm em busca disso. Essa é a explicação para ocasiões como estas.
Viemos do norte, do sul, do leste e do oeste para nos sentarmos com Abraão, Isaque e Jacó — sejam eles quem forem — no Reino de Deus, para nos alimentarmos daquilo que o Senhor providenciará, uma mesa para nós.
Por quê? Por que um grande grupo de rapazes e moças abriria mão de seus feriados, deixaria o mundo seguir seu caminho e se reuniria desta maneira, e em outros lugares, para reuniões e mensagens?
Ah, isso não é tudo o que está envolvido. Há algo que faz parte da nossa própria constituição nisso, não há? É um apetite. Esses são os filhos do Reino. Deus está operando com base nesse princípio: distinguir, escolher e conceder o Reino dessa maneira.
Agora precisamos voltar à história, ao outro aspecto, que é decepcionante. Deus, em Sua graça, com Sua presciência — sabendo que muitos reagirão desfavoravelmente —, deixa isso em segundo plano e nada diz a respeito por enquanto, mas faz um grande convite: convidando, convidando, convidando.
Seu conhecimento a respeito deles se revela, não é? Ele se revela. Quem responderá? Assim podemos ver o que realmente se demonstra a respeito de muitos. Eles são totalmente indiferentes a todas essas coisas: a Ele, ao Seu banquete e ao Seu povo — totalmente indiferentes.
Isso não os toca. Não lhes desperta interesse. Não têm a percepção de que estão sob uma obrigação ou de que podem perder algo de importância vital. Esse é o seu juízo. Essa é a sua condenação. Esse é o seu destino de perdição.
Agora, aplicando esse contexto a Israel, à nação judaica, vocês se lembram de como o Senhor Jesus lhes apresentou isso de outra maneira. Ao lamentar sobre Jerusalém, Ele disse, em Mateus 23:37-38:
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e tu não quiseste!
Eis que a vossa casa vos ficará deserta.
Observem duas coisas: “não quiseste”; “não conheceste”. Isso era algo que estava neles mesmos. Não era que não pudessem; era que não queriam. Não era que não pudessem conhecer; era porque não queriam conhecer.
Eles não queriam. Não queriam saber. Simplesmente não queriam. Haviam decidido que não iriam conhecer. Agora, Deus conhece o coração. Ele sabe disso.
Não se trata apenas de sermos assim. De alguma forma, assumimos uma atitude. Assumimos a atitude: “Não tenho interesse nisso. Não sou a favor disso. Não quero isso. Isso não é para mim. Não vou por esse caminho”.
“Não quiseste. Não conheceste o que poderias ter conhecido.” Isso é sempre um fundamento para o juízo.
Olhem para essas pessoas. Se eram pessoas reais, se era uma história que de fato aconteceu ou aquilo que chamamos de parábola, isso não importa. O Senhor Jesus sabia o que estava dizendo.
Não se trata apenas de indiferença; então chega o momento decisivo. É aí que vocês descobrem, entendem? Quando chega o momento decisivo, alguém diz: “Veja, o Senhor quer você. O Senhor chama você. O Senhor enviou Sua Palavra para convidá-lo a vir”. Então a realidade é revelada, e todos, de comum acordo, começam a apresentar desculpas.
Desculpas. Não sei até que ponto o Senhor Jesus tinha em mente a ironia da natureza humana. Um deles disse, em Lucas 14:18:
Comprei um campo e preciso ir vê-lo.
Agora, posso ser bem direto aqui? Isso é algo que nenhum de vocês faria. Se fizesse, seria um tolo. Quem compraria um terreno sem primeiro tê-lo visto? Essa desculpa é muito fraca. Ah, não, isso não serve. Isso não é suficiente.
Mas vejam, vejam: quando realmente chegamos ao fundo da questão, descobrimos que não há nenhuma base sólida. Estamos apenas nos esquivando. Estamos tentando contornar a situação. Estamos procurando uma saída pela porta dos fundos. É uma desculpa; não é uma razão.
O homem disse, em Lucas 14:19:
Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las.
Bem, há alguns fazendeiros aqui. É assim que vocês fazem negócios — comprando antes de ver? Percebem como isso é vazio?
Não sei quanto à desculpa do terceiro homem. Ele disse, em Lucas 14:20:
Casei e, portanto, não posso ir.
Mas o Senhor Jesus disse que, ainda assim, isso era uma desculpa.
Como isso é uma desculpa? Algo no âmbito dos afetos naturais, dos vínculos naturais, é considerado de maior valor que o Reino de Deus. Essa é uma desculpa muito pobre.
Agora, a questão é que, quando chega realmente o momento decisivo, não há nenhum fundamento verdadeiramente sólido para esse tipo de reação. É simplesmente: “Eu não quero”. É deixar de reconhecer a infinita seriedade e o valor desse Reino de Deus, desse evangelho da graça de Deus.
Isso revela uma condição do coração, da mente e da vontade que, por si só, constitui o fundamento da rejeição. Portanto, o Reino será tirado de vocês e dado a uma nação que produza os seus frutos. Parte desses frutos é ter fome e sede de justiça, ter sede do Deus vivo.
Uma disposição de levar isso realmente a sério, e não de apresentar justificativas e desculpas — essas são as condições para herdar o Reino.
É claro que essas condições permitem aplicações muito amplas, de longo alcance. Elas tocam tantas coisas, não é? São princípios, vejam. Não se trata apenas do contexto; trata-se da questão em si, da atitude do coração.
Bem, diz o Senhor, nenhum daqueles virá ao Meu banquete; nenhum daqueles herdará o Reino; nenhum daqueles entrará no Reino.
Sai pelas ruas e becos da cidade: chama os pobres, os aleijados, os cegos, os coxos. O servo faz isso e diz, em Lucas 14:22:
Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar.
Sai novamente pelos caminhos e valados: obriga-os a entrar.
Os pobres, os aleijados, os cegos, os coxos, os errantes, os viajantes. Jesus disse aos líderes judeus, em Mateus 21:31:
Os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no Reino de Deus.
Todo esse princípio responde à pergunta: quem herdará o Reino? E não apenas quem entrará nele inicialmente, mas quem chegará a toda a plenitude daquilo que o Senhor providenciou.
Que plenitude imensa! Poderíamos nos deter nesse banquete e em tudo o que há nele. O próprio Paulo fala tanto a respeito disso. Em Efésios 1:3, ele diz:
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual nos lugares celestiais em Cristo.
Ah, quanta coisa há nessa herança, nesse Reino! Quem a receberá? Aqueles que reconhecem sua própria pobreza.
Agora, vejam, aquelas outras pessoas não reconheciam isso. Eram independentes. Achavam que não precisavam de nada daquilo. Poderiam seguir muito bem sem isso. Não tinham consciência de sua própria pobreza — orgulho, não pobreza.
Os aleijados: aqueles que haviam sofrido na vida, a quem a vida havia tratado cruelmente, cujas vidas haviam sido feridas, marcadas e mutiladas.
Os cegos: aqueles que ansiavam por enxergar, dos quais todo um mundo estava oculto. Se ao menos seus olhos pudessem ver!
Os coxos: pessoas para quem o caminho era muito difícil e penoso, limitadas em sua capacidade e conscientes disso.
E o que diremos dos errantes e viajantes dos caminhos e valados? Vejam, todos eles são pessoas que tinham consciência de alguma necessidade. Consciência de necessidade — esse é o grande fator de contraste aqui.
Vocês irão longe se essa for sua consciência. Irão longe nas coisas de Deus se houver realmente, realmente, fome no coração; se houver realmente um coração voltado para o Senhor, para Suas coisas e para Sua Igreja. Vocês irão longe.
Agora, isso é um desafio solene para todos nós — cristãos e aqueles que não são cristãos. O Senhor nos confronta. Ele chama. Fez uma grande provisão. Está tratando conosco em infinita graça, e não em juízo. Colocou tudo à nossa disposição e disse, em Lucas 14:17:
Vinde, porque tudo já está preparado.
Ah, vocês, cristãos, essa pequena expressão — sabem o que ela significa? Voltem às cartas de Paulo e reúnam todas as ocorrências dessa expressão: “todas as coisas”. Todas as coisas em Cristo. Essa é a grande questão, não é?
Como esse “todas as coisas” se torna imenso quando o examinamos! “Vinde, porque tudo já está preparado.”
É um desafio para aqueles que ainda não vieram. Mas também é um desafio para nós que já viemos. Há uma amplitude e uma profundidade nesse “todas as coisas” que vocês e eu ainda nunca experimentamos. Isso sempre depende muito de onde está o nosso coração, de se realmente levamos isso a sério ou se podemos ser afastados, ser como essas pessoas e apresentar desculpas.
É um desafio. E é um teste de nossa capacidade de apreciar as coisas de Deus.
Posso dizer uma última palavra? Não importa como vocês cheguem lá: já não serão pobres, aleijados, cegos, coxos ou mendigos. Uma cura maravilhosa começa assim que vocês entram no Reino.
Todas essas coisas são resolvidas. Agora, vejam, Jesus havia ensinado o Reino de Deus em ação. Ele estava ensinando o Reino de Deus tanto por ações quanto por palavras. Sua vida e Sua obra eram uma demonstração do significado do Reino.
Ele curou os aleijados e os coxos. Abriu os olhos dos cegos. Chamou os pobres e necessitados, os publicanos e pecadores, e fez deles Seus amigos. Demonstrou em ação o Reino de Deus.
É isso que acontece quando vocês vêm. Nesse Reino está a árvore, e as folhas dessa árvore são para a cura das nações. Ele é a árvore. Há uma cura que acontece quando estamos no Reino de Deus.
Humildemente, podemos dizer: “Sim, meus olhos foram abertos. Meus passos vacilantes foram fortalecidos. Minhas feridas foram curadas. Minhas andanças pelos caminhos e atalhos cessaram. Minha vida errante chegou ao fim”.
É isso que acontece. Essa é a prosperidade do Reino. Vocês vão apresentar desculpas para evitar tudo isso? Não vale a pena. É um absurdo, não é? É um absurdo. São apenas desculpas vazias. Não há nada nelas.
Que Deus toque vocês. Vejam, o convite divino lhes é oferecido. Vocês podem deixar de aceitá-lo. Podem perdê-lo. Podem acabar ficando fora de seu alcance.
Há neste mundo a maior lição concreta que Deus já deu aos homens acerca dessa mesma questão. Vocês se lembram do lugar que a nação judaica um dia teve com Deus — em bênção e prosperidade, sim, à mesa.
Que lugar eles tinham! Então Deus os chamou para o Reino de Seu Filho, e eles começaram a apresentar desculpas. Mostraram que não estavam interessados nisso.
Olhem para eles. Ao longo desses dois mil anos, errantes pela terra, sem reino e sem lar, feridos, cegados. Como está escrito em Romanos 11:25:
O endurecimento veio em parte sobre Israel.
Eles se encontram em todas essas condições.
Estão em rejeição e, nessa condição de rejeição do coração, sofrem pela perda daquilo que tinham. Perderam o Reino dos céus.
Digo que essa é a demonstração e a lição concreta mais terrível do que significa perder o Reino dos céus. Mas lembrem-se: isso é apenas uma ilustração no âmbito temporal; o paralelo está no âmbito eterno.
Não gostamos de falar assim, mas aí está. Há uma questão de consequências tremendas.
Bem, houve um dentre eles que veio e respondeu. Seu grande testemunho depois foi, em Atos 26:19:
Não fui desobediente à visão celestial.
Aquele homem foi muito, muito longe. Não era outro senão o próprio apóstolo Paulo.
Senhor, inclina nossos corações a responder. Ele diz: “Vinde, porque tudo já está preparado”. Que nossos corações digam: “Estou indo, Senhor. Estou indo agora”.