Mais uma palavra de oração.
Senhor, continuamos em espírito de culto e adoração a Ti. Senhor, exaltamos o Teu nome neste momento em que nos reunimos em torno da Tua Palavra.
Senhor, declaramos que em Ti estão as palavras de vida. E olhamos para Ti, Senhor, para que, pelo Teu Espírito, sopres novamente sobre nós hoje palavras de vida, palavras de revelação que realmente alcancem o nosso coração.
Senhor, ao considerarmos e continuarmos este estudo da história da igreja, às vezes nos deparamos com muitas datas, muitos nomes. Senhor, faze com que essas coisas se tornem vivas para nós, e não apenas uma lição tirada de um livro.
Mas, Senhor, que conheçamos a lição do Espírito de Deus, vinda do alto, e a levemos adiante, para sabermos como viver nestes últimos dias. Em nome de Jesus, amém.
Podemos abrir em Apocalipse 2:18 e ler a partir daí.
E ao anjo da igreja em Tiatira escreve:
O Filho de Deus, Que tem olhos como chama de fogo e cujos pés são semelhantes ao bronze polido, diz isto:
Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço e a tua perseverança; e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas do que as primeiras.
Tenho, porém, isto contra ti: toleras essa mulher Jezabel, que se diz profetisa, e ensina e seduz os Meus servos, levando-os a cometer atos de imoralidade e a comer coisas sacrificadas aos ídolos.
Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, porém, não quer arrepender-se da sua imoralidade.
Eis que a lançarei num leito de enfermidade, e os que com ela adulteram, em grande tribulação, a menos que se arrependam das obras dela.
E matarei os seus filhos com pestilência; e todas as igrejas saberão que Eu sou Aquele Que sonda as mentes e os corações; e darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas a vós, os demais que estão em Tiatira, que não sustentais esse ensino e que não conhecestes as profundezas de Satanás, como eles as chamam, digo: não vos imponho outro fardo.
Todavia, conservai firmemente o que tendes, até que Eu venha.
E ao que vencer e guardar as Minhas obras até o fim, dar-lhe-ei autoridade sobre as nações;
E ele as regerá com vara de ferro, como são quebrados em pedaços os vasos do oleiro, assim como também Eu recebi autoridade de Meu Pai;
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
E agora alguns versículos de 1 Coríntios 10:5-6. Aqui, ao escrever aos coríntios, Paulo fala um pouco da história da nação de Israel. Ele fala de como o Senhor os conduziu através do mar Vermelho. Então, em 1 Coríntios 10:5, ele diz:
Entretanto, Deus não Se agradou da maioria deles; pois foram prostrados no deserto.
Ora, essas coisas aconteceram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles também cobiçaram.
Ao olharmos para esta carta à igreja de Tiatira, vemos que, de modo geral, ela se divide em duas categorias, duas partes. Primeiro, fala daqueles que seguem o ensino de Jezabel; depois, fala àqueles que não o seguem. Temos aqui, por assim dizer, duas categorias.
Ao abordarmos esta carta hoje, vamos examinar o que poderíamos chamar de seu aspecto negativo. Na próxima semana, se o Senhor permitir, consideraremos o que poderíamos chamar de seu aspecto positivo.
Li aquele versículo de Coríntios porque, às vezes, com a nossa mentalidade de pensamento positivo e nesta cultura em que vivemos, temos dificuldade em nos deter no que é negativo. Mas temos diante de nós um exemplo para que possamos aprender e não repetir aqueles erros.
Sabem, o belo em nosso Senhor é que, ao longo de todo o Antigo e do Novo Testamento, vemos os fracassos do homem. É ali que podemos aprender com essas lições, para não os repetir.
Assim, embora hoje examinemos um pouco mais o lado negativo, queremos realmente pedir ao Espírito que nos ensine mais acerca do Senhor, para enxergarmos o contraste, sermos fortalecidos e crescermos juntos Nele.
Como dissemos na semana passada, na revisão e na visão geral que fizemos antes de entrar nesta carta, quando examinamos essas cartas da perspectiva profética relacionada à história da igreja, esta carta à igreja de Tiatira representa o sistema católico romano.
Mais uma vez, usamos a palavra sistema. Não estamos falando das pessoas que fazem parte dele; estamos falando do sistema como um todo. Em geral, considera-se que ele começou por volta de 590 d.C., quando o papa Gregório assumiu o poder e a autoridade.
Também sabemos, pelo estudo da história geral, que o período entre aproximadamente o século VII e o século XVI costuma ser considerado a Idade das Trevas. Havia muita superstição naquela época. Havia trevas no sentido de que uma nuvem pairava sobre o homem.
Na verdade, naquele tempo, a educação foi muito reduzida e ficou restrita a poucos, de modo que a instrução diminuiu e a superstição aumentou. Dentro da igreja, também foi um período de trevas.
Onde antes havia uma vida de fé, agora veremos como muitos dentro da igreja também estavam sendo conduzidos por uma vida de superstição. Houve, nesse período, uma transição da fé para a superstição.
Veremos como a Palavra de Deus foi fechada. A própria Bíblia foi fechada ao homem. Muitos não conseguiam lê-la, mesmo que tivessem um exemplar; mas muitos nem sequer tinham um para ler. Assim, a instrução que recebiam era simplesmente aquilo que a igreja, a Igreja Católica daquela época, lhes ensinava. E muito disso era superstição, pois haviam se afastado das Escrituras.
Ao examinarmos esta carta à igreja em Tiatira, logo no início, creio que Apocalipse 2:18 realmente toca o nosso coração com a descrição do Senhor que apresenta.
Se trouxermos à mente todas as descrições do Senhor, lembramos que, nesta manhã, nos recordamos Dele, e gostamos de nos lembrar Dele como o Cordeiro de Deus, o Pai de todas as misericórdias, o Deus de todo consolo e paz, Aquele Que é fiel. Temos as maneiras pelas quais gostamos de nos lembrar Dele.
Mas como Ele descreve a Si mesmo a esta igreja em Tiatira? Ele diz:
O Filho de Deus, Que tem olhos como chama de fogo e cujos pés são semelhantes ao bronze polido.
Para nós, essa não é a descrição Dele de que mais gostamos. Por quê? Porque ela fala de juízo. Há algo nesta igreja que nos mostra que o Senhor a está julgando. Existe esse aspecto aqui.
E isso acontece porque Ele não está vendo a Sua vida refletida nela. Ele precisa daqueles olhos penetrantes. Precisa daquele fogo, daquele fogo purificador, para entrar, purificar e limpar. É assim que Ele Se apresenta ao começar esta carta.
Também é interessante que Ele descreva a Si mesmo como o Filho de Deus.
Como veremos um pouco mais hoje, há outra pessoa que afirma ser a mãe de Deus. Ele esclarece isso desde o princípio. Ele diz: “Eu sou o Filho de Deus. Não tenho mãe”.
Ele é eterno. “Maria não é Minha mãe no que diz respeito à Divindade. Certamente, ela é Minha mãe terrena. Mas, em relação à Divindade, Maria não era Minha mãe.” Desde o início, Ele deixa claro Quem é e aonde quer chegar com isso.
Ao examinarmos esta carta, vemos aquele ponto em Apocalipse 2:20 em que Ele diz:
Tenho, porém, isto contra ti: toleras essa mulher Jezabel, que se diz profetisa, e ensina e seduz os Meus servos.
Quem é Jezabel? Quando voltamos ao Antigo Testamento e examinamos a época de Jezabel, vemos que Israel havia chegado a um de seus pontos mais baixos de decadência, se não ao mais baixo de todos, quanto à sua condição.
O triste em relação à época de Jezabel é que ela entrou em cena menos de sessenta anos depois do reinado de Salomão. Salomão, em toda a sua glória, a glória do Senhor descendo e habitando naquele belo templo — e, em menos de sessenta anos, Israel havia se dividido, chegado ao seu ponto mais baixo, e Jezabel havia entrado.
Ela era uma rainha gentia. Vocês sabem como era grave um judeu se casar com uma gentia? Aos olhos de Deus, isso nem sequer era reconhecido. Sob a lei judaica, era chamado de fornicação.
Mas a situação havia chegado a um ponto tão baixo que Acabe se casara com essa rainha gentia e a colocara sobre a nação de Israel.
O que ela fez? Na carta anterior, lemos sobre Balaão. Ali havia apenas um ensino. Mas agora Jezabel entrou. Durante o reinado de Jezabel, quem era o deus de Israel? Baal.
Na realidade, deixemos isto claro: sabemos que o Senhor sempre foi Deus. Mas, no coração do povo, quem era o deus de Israel? No coração deles, o Deus de Israel havia sido substituído: saíra o Senhor, entrara Baal. E Jezabel havia introduzido isso.
Ela havia introduzido a adoração a esse deus do sol. Há um grande contraste entre o deus Baal e o Deus Que é o nosso Senhor. Nosso Senhor é cheio de misericórdia. Baal é um deus cruel. Exige o sacrifício de crianças e várias outras coisas.
Ele fica sentado lá em cima. Sei que Ernie, às vezes, descreve algumas de nossas concepções de Deus Pai como se Deus fosse um velho malvado sentado lá em cima com uma enorme marreta, só esperando que façamos algo errado para nos matar — para nos dar uma pancada na cabeça.
Bem, na verdade, é assim que Baal é: sem misericórdia, sempre esperando para nos bater, para nos abater. Jezabel havia introduzido isso.
O que precisamos lembrar sobre Jezabel é que ela não era apenas a rainha daquela terra, uma profetisa na igreja; Jezabel também era mãe.
Se examinarmos a história de seus descendentes, veremos que eles trouxeram grande perturbação tanto a Israel quanto a Judá, por meio de diversos casamentos. A influência que ela exercia continuou depois de sua morte.
Ela matou os profetas. Tinha seu próprio ensino. Era chamado de ensino da nação de Israel, mas, na realidade, era outro ensino. Não era o ensino do Senhor.
Assim, quando esta igreja em Tiatira é acusada de tolerar essa mulher Jezabel, trata-se de uma acusação muito forte.
Vemos que, no século VI, a história da igreja havia chegado a um ponto baixo. Havia chegado ao ponto em que, como mencionamos anteriormente ao estudar a carta a Pérgamo, ela se unira ao Estado. Esse espírito entra na igreja, e o mundo toma conta dela dessa maneira.
Sabemos que, na verdade, a igreja está prometida em casamento a Cristo. Quando falamos da igreja nas Escrituras, ela é sempre representada como uma mulher.
Quando pensamos na primeira figura de Cristo e da igreja, com Adão e Eva, Eva é uma figura da igreja. Entretanto, quando a igreja se desvia e desenvolve seu próprio ensino, quando já não permite que a vida de Cristo se manifeste, então Eva se torna uma Jezabel.
Ela tem seu próprio ensino e continua sendo representada como uma mulher; mas, em vez de ser a Eva segundo o coração do Senhor, é Jezabel. É um estado de profunda corrupção que se instalou.
É assim que o Senhor descreve a corrupção desta igreja. Quanto à igreja nesse momento da história, vemos, na carta a Pérgamo, quando falávamos de Constantino, que havia ocorrido esse casamento entre a igreja e o Estado.
Veremos, durante a história de Tiatira, que agora a igreja governa as nações. Na verdade, o papa está ali nomeando reis. O papa governa sobre todos. Acaba sendo criado um Estado papal que tem autoridade sobre toda a terra.
Vocês conhecem alguma outra igreja, como o sistema católico romano, que envie embaixadores a outros países, que envie emissários, que tenha embaixadas em outros países? Quero dizer, é uma entidade separada.
Apenas como informação, em 1926 Mussolini declarou que o Estado papal era uma entidade separada da Itália. Não faz parte daquele país. Tem seu próprio país, seu próprio governo e sua própria força policial.
Francamente, aquele pequeno lugar em Roma, se o examinarmos em termos de renda por habitante, provavelmente também é o país mais rico do mundo.
Mas vemos como ele mudou tanto em relação ao coração original do Senhor. Por isso o Senhor descreve a Si mesmo de maneira tão intensa, começando esta carta com juízo.
Agora, ao prosseguirmos, queremos examinar algumas das datas significativas na história desta Igreja Católica Romana. Isso está na segunda página do material que vocês receberam.
Obviamente, não podemos abordar todas essas datas e todos esses acontecimentos. Vocês podem ler sobre eles depois, mas queremos mencionar alguns.
Vamos nos lembrar, assim como fizemos na semana passada: quando olhamos para algumas dessas coisas, podemos dizer: “Bem, em primeiro lugar, não sou católico; portanto, não sou culpado”. Mas é o nosso coração que o Senhor busca. Vamos permitir que o Senhor examine o nosso coração.
Por exemplo, podemos dizer: “Vamos olhar para o ano 500: os sacerdotes começaram a se vestir de maneira diferente dos leigos”. E dizemos: “Bem, nós não temos sacerdotes, então ninguém se veste de maneira diferente”. Mas será que, às vezes, nós também nos vestimos de maneira diferente quando estamos num ambiente religioso?
Não me entendam mal: há situações em que precisamos demonstrar honra e respeito, e precisamos ter cuidado com isso neste século XX. Mas será que nos adaptamos a situações diferentes? Qual é a atitude do nosso coração? Por que fazemos as coisas?
Vejamos algumas datas significativas: olhem para 590. Foi quando Gregório I estabeleceu a missa como norma. Basicamente, a missa não mudou desde aquele período.
Na verdade, trata-se de uma lista muito detalhada, com milhares de instruções que precisam ser cumpridas e seguidas com muita precisão.
Eu fui criado como presbiteriano e, durante a minha infância, fiquei bastante afastado da Igreja Católica. Até cinco ou seis anos atrás, tenho de confessar, eu simplesmente achava que ela era mais uma denominação. Pensava que havia batistas, metodistas e católicos, e que éramos todos parte do mesmo conjunto.
Quando comecei a investigar isso um pouco mais, descobri que não era simplesmente outra denominação. Fiquei surpreso. Portanto, se um pouco dessa surpresa aparecer hoje, vocês terão de me perdoar. Algumas coisas realmente me surpreenderam. Acho que essa é uma maneira gentil de dizer isso.
Ao examinarmos algumas dessas datas, vemos as coisas se afastando cada vez mais da simplicidade e da pureza do Senhor, e todos esses ensinos sendo desenvolvidos pela igreja.
Vamos tratar de alguns deles mais especificamente adiante. Mas temos acontecimentos como o de 800 d.C., quando Carlos Magno foi coroado imperador do Sacro Império Romano pelo papa. Nessa e em outras situações, o papa assumia o papel de ungir e confirmar imperadores.
Uma época interessante em meio a tudo isso foi por volta do ano 1000 d.C. Acho isso interessante à medida que nos aproximamos do ano 2000. Por causa da superstição, havia, por volta do ano 1000, uma enorme expectativa de que o mundo acabaria.
Espalharam-se muitos rumores. Em 31 de dezembro de 999, as pessoas acorriam às catedrais. Faziam todas as suas penitências. Dormiam nas catedrais naquela noite de passagem de ano. Todas as catedrais estavam cheias.
As pessoas estavam aterrorizadas com a possibilidade de o mundo acabar. Não havia esperança ali. Não era esperança no Senhor; havia medo. Era uma tragédia.
Quando olhamos para isso, não se trata de outro evangelho. Evangelho significa boas-novas. Aquilo era uma tragédia, porque a condição moral do povo e da igreja havia decaído de tal maneira que, de repente, perceberam que o fim poderia estar próximo. Onde estariam? Que esperança tinham?
Estavam tentando, por meio de suas obras e de tudo o mais, preparar-se para essa volta. Sabemos que chegou o dia 1º de janeiro de 1000, depois chegou o dia 2 de janeiro, e houve um grande alívio.
Na verdade, por meio daquele medo, houve uma espécie de despertar para o fato de que precisavam levar uma vida mais moral. Eu não chamaria isso de despertar espiritual; talvez tenha sido um despertar moral. Houve reformas tanto dentro quanto fora da igreja, que continuaram depois.
Outra data significativa é 1229. A Bíblia foi proibida aos leigos. A Bíblia foi fechada. Você podia ter um saltério em latim; podia ter alguns dos Salmos. Mas a Bíblia foi fechada.
Na verdade, falaremos mais sobre isso na próxima semana, porque a Bíblia foi fechada por causa de um grupo chamado valdenses. Falamos deles alguns meses atrás. Seguiam tanto a Palavra de Deus, e isso estava se tornando tão poderoso, que a igreja disse: “Não, vamos impedir isso”. Examinaremos esse assunto mais na próxima semana.
Um dos períodos interessantes nesta história do catolicismo começou em 1309 e continuou até cerca de 1377. Foi chamado de Cativeiro Babilônico em Avignon. Foi quando houve uma disputa sobre quem era o papa.
Um grupo, apoiado pelo rei da França, disse: “Não, vamos mudar o papa de lugar. Vamos colocá-lo aqui em Avignon”. O outro lado deixou um papa em Roma. Na verdade, por um breve período, houve três papas; colocaram outro em Pisa durante algum tempo. Estavam disputando quem era o papa.
Quando lemos alguns relatos da história da igreja, que falam de sua infalibilidade e da infalibilidade do papa, chega a ser um pouco cômico encontrar, às vezes, dois ou três papas, um diferente do outro. Se vocês lerem a história dos papas, verão que ela é muito trágica. Alguns assassinaram seus predecessores para poder assumir o poder. Houve até uma mulher que foi papa em determinado momento. Não é uma história gloriosa.
Prosseguindo, vemos que, em 1870, foi declarada a infalibilidade do papa. Isso vai ainda mais longe em 1950, quando se fala da assunção da Virgem Maria — que ela subiu ao céu assim como o nosso Senhor. Isso passou a ser afirmado. Quero dizer, são os ensinos dessa igreja.
É interessante que essa igreja seja comparada a Jezabel. Se vocês voltarem e examinarem o nome, sabem o que Jezabel significa? Uma das definições é “casta”.
Quando pensamos em Jezabel, a palavra casta não nos vem à mente. Dizemos: “Espere um pouco. Não vejo a relação”. Eu me perguntava por quê; isso nunca fazia sentido.
Mas, na verdade, quando olhamos para isso no contexto da história do sistema católico romano, e ela é chamada de Jezabel e de casta, vemos esse sistema dizendo: “Somos castos. Não temos mancha nem ruga. Somos infalíveis. Somos limpos. Somos puros. Somos a igreja”.
Ele se apresenta exteriormente como muito casto; entretanto, por dentro, é muito corrupto.
Enquanto examinava essa questão do sistema católico romano, comprei um catecismo — o catecismo católico romano. Há diferentes catecismos. Algumas dioceses têm o seu próprio, e alguns países também. Então comprei aquele publicado pelo Vaticano.
Ele faz referência a alguns dos outros, mas eu disse: “Bem, este foi publicado pelo Vaticano, e o papa o assinou. A assinatura dele está aqui. Deve ser bastante oficial. Vou ficar com este”.
Eu queria apenas ler o ensino apresentado aqui. Uma das datas é 1545, quando foi concedida à tradição autoridade igual à da Bíblia.
É isto que o catecismo ensina. O catecismo é o ensino da igreja. É isto que se deve crer. É isto que eles ensinam:
A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente ligadas e se comunicam uma com a outra. Pois ambas, procedendo da mesma fonte divina, unem-se de algum modo para formar uma só coisa e se dirigem para o mesmo objetivo: o mistério de Cristo.
Como resultado, a Igreja, à qual estão confiadas a transmissão e a interpretação da revelação, não extrai somente das Sagradas Escrituras a sua certeza a respeito de todas as verdades reveladas. Tanto a Escritura quanto a Tradição devem ser aceitas e honradas com iguais sentimentos de devoção e reverência.
“A igreja não extrai somente das Sagradas Escrituras a sua certeza a respeito de todas as verdades reveladas.” Não creio que muitos de nós gostariam de colocar isso numa plaquinha na parede.
Mas essa é a tradição dos pais da igreja. Anteriormente, estudamos os pais da igreja — Agostinho, Crisóstomo e os diversos escritores. Todas as declarações deles que são consideradas desejáveis acabam incorporadas à tradição, e isso se torna a autoridade.
Somente a igreja — esta também é uma declaração fundamental —, como se diz aqui: “A igreja, à qual estão confiadas a transmissão e a interpretação da revelação”. Não há lugar para o sacerdócio de todos os crentes, para você e eu podermos, pela capacitação do Espírito Santo, examinar e investigar as Escrituras. Não, isso está confiado à igreja.
Também nunca consegui entender esse ensino acerca de Maria. Ao investigá-lo, vemos como ele predomina em toda a cultura católica.
Acho que a maioria de nós conhece Notre Dame, tanto a universidade quanto as catedrais. O que significa Notre Dame? Como se traduz? “Nossa Senhora.” É isso que significa: “Nossa Senhora”.
Vamos ler sobre Maria. Uma das coisas que eles afirmam é que Maria é eternamente virgem, sempre virgem.
Eles dizem:
Contra essa doutrina, às vezes se levanta a objeção de que a Bíblia menciona irmãos e irmãs de Jesus. Mas, na verdade, Tiago e José, irmãos de Jesus, são filhos de outra Maria, a discípula que São Mateus chama de “a outra Maria” em seu evangelho. São parentes próximos de Jesus, mas não Seus irmãos.
Ela permaneceu sempre virgem.
Também, mais recentemente, como falamos de Maria ser a mãe de Deus, em 1965 foi declarado que Maria era a mãe da igreja. Vamos ler sobre isso:
A Virgem Maria é reconhecida e honrada como verdadeiramente a mãe de Deus e do Redentor. Ela é claramente a mãe dos membros de Cristo, pois, por sua caridade, uniu-se ao seu Filho para realizar o nascimento dos crentes na igreja, que são membros de sua Cabeça. Maria, a mãe de Cristo e a mãe da igreja.
Essa união da mãe com o Filho na obra da salvação se manifesta desde a concepção virginal de Cristo até a Sua morte. Junto à cruz, ali permaneceu ela, de acordo com o plano divino, suportando com seu Filho unigênito a intensidade do sofrimento Dele e unindo-se ao Seu sacrifício.
Finalmente, a Virgem Imaculada, preservada livre de toda mancha do pecado original, ao terminar o curso de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial e exaltada pelo Senhor como rainha sobre todas as coisas.
Sabemos que a graça também é um elemento fundamental em nossa vida. Sabemos que nosso Senhor é cheio de graça e de verdade. Mas também Maria — ela é nossa mãe na ordem da graça.
Não estou comentando muitas dessas coisas porque acho que, para nós, muitas delas são evidentes por si mesmas. Diz-se: “Maria é nossa mãe na ordem da graça. Ela concebeu o Deus vivo e, por suas orações, livrará a nossa alma da morte”.
Elevada ao céu, ela não abandonou sua função salvífica, mas, por sua múltipla intercessão, continua a nos trazer o dom da salvação eterna.
Esse é um ensino diferente. Não é uma Eva; é uma Jezabel.
Também vemos que o papa, em 1870, foi declarado infalível. Eles simplesmente afirmam que, na linhagem de Pedro, ele foi declarado infalível.
Alguns desses relacionamentos também são interessantes. Quando falamos de movimentos ecumênicos, vemos alguns líderes católicos sempre envolvidos. É particularmente interessante a maneira como falam dos relacionamentos com outras religiões que não fazem parte da igreja.
Esta será a última citação, e depois prosseguiremos. Achei isso fascinante, porque nunca consegui entender como poderiam trabalhar em iniciativas ecumênicas com muçulmanos e todos os demais. Mas o ensino é tal que lhes permite fazê-lo.
Esta é a relação da igreja com os muçulmanos:
O plano da salvação também inclui aqueles que reconhecem o Criador, entre os quais, em primeiro lugar, estão os muçulmanos. Eles professam manter a fé de Abraão e, juntamente conosco, adoram o único Deus misericordioso, juiz da humanidade no último dia.
Acho que muitos dos que conhecem o islã questionariam essa declaração. Mas isso faz parte do ensino desse caminho. Para mim, foi algo que realmente abriu os olhos.
Irmãos e irmãs, nossas salvaguardas são a Palavra de Deus e a direção do Espírito Santo. Quando nos afastamos da Palavra de Deus e permitimos que outros nos digam o que ela significa; quando nos afastamos daquela comunhão direta com o nosso Senhor, por meio daquele precioso Espírito Santo; quando decidimos que temos nosso próprio ensino, uma revelação adicional, estamos entrando num caminho perigoso.
Nestes dias, a lição que aprendemos com esses ensinos é que precisamos conhecer a Palavra de Deus em medida cada vez maior. Também precisamos permitir que o Espírito Santo opere em nós para nos revelar o Seu Filho em medida maior.
Agora, ao continuarmos examinando a história de Tiatira, a próxima página do material de vocês reproduz uma transparência. É uma espécie de retrato desse período.
O que vemos aqui, particularmente nesta parte, é o conflito entre a igreja e os diversos Estados.
Se começarmos pela França, com Filipe Augusto e Inocêncio III, permitam-me dizer que, em geral, considera-se que o papado atingiu seu auge durante o pontificado de Inocêncio III. Ele teve mais poder do que qualquer um dos outros. Em geral, concorda-se que, a partir de sua época, esse poder entrou em declínio.
Foi por meio dele, porém, que o papado alcançou seu maior poder. Ele acabou colocando a França, a Inglaterra e o Sacro Império Romano a seus pés. Tinha controle sobre todos eles.
Como ele fez isso? Na França, Filipe Augusto se casou com uma mulher da Dinamarca. Depois de levá-la para casa, descobriu que não gostava dela. Disseram ao cardeal local que lhe concedesse o divórcio para que pudesse se casar com outra mulher de quem gostava. Essa é a “versão fabulosa do leitor”, está bem?
Bem, o papa soube disso. E disse: “Ah, aqui posso exercer a minha autoridade”. Chamou Filipe e disse: “Você tem de receber de volta sua primeira esposa. A autoridade da igreja não concedeu essa anulação”.
Houve uma enorme disputa, de um lado para o outro. A arma que o papa tinha para chamar a atenção do rei era dizer: “Eu excomungo. Imponho um interdito sobre toda a França”.
Naquela era de superstição, isso trouxe medo ao povo. As pessoas não podiam ir à igreja. Não podiam ir à missa. Havia um medo enorme, porque sentiam que, enquanto estivessem excomungadas, todas iriam para o inferno. A superstição mexia com os seus sentimentos.
Assim, por fim, o rei cedeu. Recebeu de volta aquela de quem não gostava e mandou embora aquela de quem gostava. Mas, com isso, o papa ganhou autoridade.
Quando passamos à Inglaterra, encontramos a mesma coisa. A questão ali era que o cargo de arcebispo de Cantuária ficara vago. Quem nomearia o arcebispo? Os que estavam na Inglaterra queriam nomeá-lo. João queria nomeá-lo. O papa disse: “Não. Toda autoridade procede de mim”.
Inocêncio III acreditava, ensinava e publicava que toda autoridade lhe havia sido concedida a partir de Pedro. Assim, ele tinha autoridade sobre todos os reis e sobre todas as pessoas da terra, e era ele quem fazia as nomeações.
Por meio da disputa pelo arcebispado de Cantuária, a Inglaterra foi colocada sob a autoridade de Inocêncio III. Ele fez a mesma coisa: recorreu à excomunhão. Por fim, eles cederam.
Se vocês pensarem nisso, ele não tinha um exército. Foi uma batalha de superstição, e ela venceu.
Ao examinarmos a disputa pelo Sacro Império Romano, encontramos dois casos significativos. Gregório VII, em sua disputa com Henrique IV, teve uma controvérsia sobre quem nomearia o bispo de Milão.
Obviamente, Gregório queria seu candidato ali, e Henrique queria o seu. Gregório prevaleceu.
Numa das histórias mais humilhantes de que se tem notícia, Henrique IV foi às montanhas da Itália, onde o papa estava hospedado naquele momento. Estava nevando e tudo o mais.
Conta-se que Henrique IV foi àquelas montanhas e que Gregório fez o imperador do Sacro Império Romano ficar do lado de fora do castelo onde o papa estava, durante três dias, na neve e descalço, antes de recebê-lo.
Às vezes, não conseguimos compreender a importância dessa pessoa. Mas ele era um homem muito poderoso. Tinha todo o poder. O papa o fez vir e o levou à completa humilhação.
Então ele entrou e foi absolvido; sua excomunhão foi retirada. Na verdade, acabou voltando à Alemanha, recuperando seu poder, retornando com um enorme exército e expulsando o papa de Roma. Ele não esqueceu. Tinha boa memória.
Isso aconteceu por causa da disputa pela nomeação dos bispos. Depois chegamos a Inocêncio III. Sua disputa com Otão era sobre quem nomearia o imperador do Sacro Império Romano.
Inocêncio prevaleceu. Otão estava sendo afastado pelo povo ou pela tradição, e Inocêncio queria que Frederico viesse e assumisse.
O que vemos aqui é o quanto isso havia se afastado do coração do Senhor e de Sua intenção para o funcionamento da igreja.
Temos hoje pessoas na terra que dizem que a igreja deveria governar o mundo? Vocês já ouviram falar de algo chamado teologia do domínio? Vemos muito disso nos Estados Unidos: cristãos tentando assumir o poder e governar.
Não estou dizendo que os cristãos não devam participar da política. Se quiserem participar da política, podem. Mas precisamos aprender algumas lições aqui.
O Senhor não está tentando estabelecer uma entidade governamental nesta terra. Ele está interessado numa coisa: que a vida de Seu Filho seja formada em Seu povo e que isso se manifeste como testemunho.
Ao prosseguirmos, um dos principais movimentos que surgiram da Igreja Católica Romana foi todo o movimento monástico.
Vocês têm as páginas quatro e cinco do material, que falam das diferentes ordens. Não vamos entrar nos detalhes, porque vocês podem consultá-las, mas é interessante observar a importância desses movimentos.
Houve algumas etapas. Entre os séculos III e V, vemos muitas pessoas saindo individualmente para viver como eremitas no deserto. Em geral, considera-se que o fundador do monasticismo foi um homem chamado Antão.
Ele viveu de 251 a 356. Aos vinte anos, vendeu tudo o que tinha e se mudou para uma caverna, onde viveu os últimos oitenta e cinco anos de sua vida, dedicando-se à meditação.
Outro, para mim o mais famoso — ou infame — entre eles, foi um homem chamado Simeão. Para alcançar a santidade, Simeão ficou sentado no alto de uma coluna de quase vinte metros, no meio do deserto, durante trinta e cinco anos. Ele é chamado de Simeão Estilita.
Ele ficava no deserto, sentado no alto de uma coluna. Nunca consegui descobrir como levavam comida até ele. Mas permaneceu ali durante trinta e cinco anos para alcançar a santidade.
Na parte final do século IV e no século V, começaram a surgir algumas formas de vida comunitária. Podemos rir, mas por que isso acontecia? Havia um declínio tão grande na espiritualidade da igreja que algumas pessoas realmente tinham no coração o desejo de buscar o Senhor.
Elas viam a tolerância ao pecado. Viam o mundanismo crescente e a sujeição a esse sistema humano. Só queriam escapar, afastar-se. Nessa fuga, encontrariam sua própria santidade.
É uma boa intenção, mas não é o caminho do Senhor. Ele não está nos chamando para fugir e viver como eremitas. Está nos chamando a permanecer firmes e a sermos edificados juntos.
Podemos dizer que a segunda etapa desse movimento monástico começou quando todas essas ordens passaram a ser criadas. Na verdade, o precursor delas foi um homem chamado Bento. Ele estabeleceu seus mosteiros e sua regra de vida, que exerceu grande influência.
Os monges entravam e se ocupavam de todas as suas atividades e cerimônias religiosas pessoais. Cada mosteiro era autossuficiente e se sustentava por seus próprios meios. Eram comunidades separadas, voltadas para si mesmas.
Um fato significativo acerca de cada uma dessas ordens, de todas as propriedades que possuíam e de tudo o mais, é que todas elas, na cadeia de autoridade, respondiam diretamente ao papa. Não passavam pelas autoridades locais. Todas estavam sob a autoridade do papa.
Isso acabou se tornando muito importante na história, como veremos daqui a pouco.
Houve algumas coisas boas que surgiram desses sistemas. Uma contribuição prática foi que algumas das técnicas agrícolas desenvolvidas por eles ajudaram a salvar muitos países em épocas de fome.
Antes, não havia ocorrido muito avanço no sistema agrícola como um todo. Mas, à medida que desenvolviam esses mosteiros, eles experimentavam técnicas diferentes e elaboravam diferentes métodos de cultivo. É preciso procurar quando se quer encontrar os aspectos positivos.
Mas também precisamos agradecer a eles, porque dedicavam muito tempo à cópia de documentos. Durante anos, copiaram a Bíblia à mão e transmitiram manuscritos e transcrições.
Esses textos eram copiados e preservados. Foi por causa desses mosteiros que muitos dos escritos e materiais que temos hoje, relacionados ao período anterior à Idade Média, ainda existem. Não teríamos esse recurso se eles não tivessem feito isso.
Mas, ao olharmos para essa vida monástica, vemos que eles fugiam para esse modo de vida a fim de alcançar a piedade. Quando voltamos ao padrão do Novo Testamento, vemos o Senhor nos chamando. Ele quer que o nosso refúgio seja Nele mesmo e na igreja.
Ele quer que encontremos refúgio uns nos outros, à medida que permitimos que o Senhor nos una e nos edifique juntos. Não separados: no mundo, mas não pertencentes a ele. Vemos Sua graça abundar.
É triste, ao examinarmos as diversas ordens monásticas, perceber que quase todas passaram por um ciclo. Todas foram iniciadas por homens muito piedosos — exceto, bem, isso pode ser discutido no caso dos jesuítas. Falaremos dos jesuítas daqui a pouco.
Todas começaram com os princípios de pobreza, abnegação e um esforço real para viver separadas, como o Senhor desejava. Mas logo cresceram em poder. Relaxaram sua disciplina, tornaram-se muito entregues aos próprios desejos e mundanas, e se transformaram em grandes centros de poder, capazes de exercer enorme influência sobre reis e países.
Na verdade, por meio da atuação de algumas ordens, determinava-se a linha de sucessão de certos reis. Aquilo para o qual haviam sido originalmente criadas acabava nem sequer sendo permitido mais adiante.
Se vocês olharem para a segunda página dessa parte, a página cinco, verão que Francisco de Assis, obviamente, fundou os franciscanos.
Ele havia extraído muitas de suas regras originais diretamente das Escrituras. Mas, no fim de sua vida e no período de sua morte, vemos que ele próprio foi quase expulso da ordem.
Eles haviam se tornado tão negligentes. Não queriam a antiga regra; queriam uma nova maneira de fazer as coisas. Não gostavam das tradições que ele havia estabelecido. Embora tivessem sido iniciadas por homens piedosos, essas ordens podiam acabar sendo tomadas por outros.
Ao examinarmos os dominicanos, vemos que foram usados pelo papa — e veremos isso melhor na próxima semana — para eliminar a heresia. Foram eles que conduziram a Inquisição.
A Inquisição foi autorizada pela Igreja Católica para eliminar a heresia. Quando lemos sua história, é difícil acreditar que essas coisas eram feitas em nome do Senhor.
Um dos fatores que moviam a Inquisição era este: o inquisidor chegava a uma cidade e instaurava julgamentos. Quem fosse acusado de alguma coisa tinha de provar que não a havia feito. Não tinha oportunidade de confrontar seu acusador e não sabia do que estava sendo acusado.
Então você entrava, e eles diziam: “Temos certas acusações contra você. Confesse ou prove que não fez essas coisas”. Você ficava ali pensando: “O que será que eu fiz?”. Então começava a confessar: “Bem, fiz isto. Conversei com aquele protestante”. E eles diziam: “Não, não é isso”.
Eles continuavam e, se você confessasse ter feito alguma coisa, também tentavam obter nomes de outras pessoas.
A taxa de condenação nessas inquisições ultrapassava 95%. Pouquíssimas pessoas conseguiam sair livres. Por quê? Um dos motivos era sempre aquilo que se costuma dizer: “Siga o dinheiro. Ele levará à verdade”.
Se alguém fosse condenado, precisava entregar todas as suas propriedades e todo o seu dinheiro. Um terço ia para os inquisidores, um terço para a igreja e um terço para o governo local.
Assim, o governo local, a igreja e os inquisidores estavam todos de conluio. Receberiam sua parte; portanto, chegavam ali, e qualquer acusação falsa podia ser feita.
Como se contesta uma acusação falsa? Como se prova que não se fez alguma coisa? É difícil provar uma negativa. Eles podiam dizer: “Soubemos que você possui um exemplar das Escrituras”. Você dizia: “Não possuo”. Eles respondiam: “Prove”.
“Bem, não tenho um em minha casa.” “Você se desfez dele.” Como provar isso? É difícil provar que você não fez alguma coisa.
Assim, as pessoas acabavam sendo condenadas e torturadas. No fim, nos casos considerados mais graves — os que realmente eram hereges, ou os que criam no Senhor Jesus e eram chamados de hereges —, elas eram levadas para fora e queimadas publicamente.
Quando esses hereges eram queimados publicamente, havia uma enorme cerimônia na cidade. Essas cerimônias aconteciam a cada poucos meses, talvez duas vezes por ano. Todos os condenados eram conduzidos em procissão.
Os condenados a passar a vida na prisão usavam um tipo de roupa, e os condenados à morte usavam outro.
Quando eram queimados, vocês sabem como se chamava esse ato? Era chamado de ato de fé. Não era chamado de execução. Era chamado de ato de fé.
O que isso significava era que a igreja estava salvando essas pessoas por meio do fogo. Então queimavam os hereges e esperavam que fossem salvos pelo fogo. Isso era declarado um ato de fé. Vemos o quanto nos havíamos afastado.
Outra ordem que acabou se tornando infame ao longo da história foi a dos jesuítas. O principal motivo pelo qual eram utilizados era seu compromisso com a autoridade absoluta do papa. O que quer que o papa dissesse, eles faziam. Os jesuítas eram chamados de exército do papa.
Hoje é muito difícil encontrar uma história objetiva dos jesuítas, por causa de sua trajetória. As pessoas ou os amam ou os odeiam.
Os que os odeiam dizem que vêm diretamente do inferno, que são os inimigos, os instrumentos de Satanás. Os outros dizem: “Não, são o exército do papa e estão preservando a verdade”. Portanto, quase precisamos ler os dois lados e supor que, em algum ponto intermediário, haja algo da verdade.
Mas é triste ver algumas das coisas pelas quais passaram.
Outro acontecimento daquele período foram as infames Cruzadas. Naquela época, grande parte da Terra Santa estava sob o controle do islã, dos muçulmanos. Por isso, enviavam essas cruzadas para retomar a Terra Santa.
Esta é uma das notas mais tristes da história da igreja: a própria igreja se armando e enviando guerreiros para reconquistar a terra.
Uma das mais infames foi a Primeira Cruzada. Ao sair da Europa, essa cruzada assassinou milhares e milhares de judeus. Enquanto atravessavam o interior, matavam os judeus no caminho para a Terra Santa. Saquearam toda a Turquia e a Grécia até finalmente chegarem à Terra Santa.
Eles de fato conquistaram Jerusalém. Mas os muçulmanos que estavam na cidade se renderam. Os cruzados, armados com sua espada e sua cruz, entraram e massacraram todos os que haviam se rendido. Mataram todos eles.
Se examinarmos a história das Cruzadas, temos dois lados: os cruzados e os muçulmanos. Os muçulmanos se comportaram muito melhor do que os cruzados.
Se vocês quiserem entender por que o cristianismo não é muito popular no Oriente Médio hoje, podem voltar e ler a história das Cruzadas. As Cruzadas provavelmente fizeram mais para prejudicar o testemunho de Jesus no Oriente Médio do que qualquer outra coisa.
Milhares e milhares foram assassinados. Um dos muçulmanos que foi um grande guerreiro e líder naquela época foi Saladino.
Sempre que capturava cristãos — ou cruzados; não devo usar tanto o termo “cristãos” —, ele os mantinha como prisioneiros de guerra, negociava sua libertação, recebia dinheiro por eles, e eles eram devolvidos. Houve pouquíssimos massacres. Os massacres eram realizados pelos cruzados contra a população local.
Eles também massacravam os judeus, todos os que conseguiam encontrar.
Conta-se que Saladino estava combatendo Ricardo Coração de Leão. Ricardo Coração de Leão adoeceu. Naqueles dias, as batalhas eram um pouco diferentes. Ricardo adoeceu e teve febre, então não lutaram naquele dia.
Saladino soube disso. Sabia que Ricardo era um grande guerreiro e queria enfrentar esse grande guerreiro; por isso, queria que ele se recuperasse. Mandou buscar pêssegos e outras frutas no monte Hermom e levou frutas frescas a Ricardo.
Ricardo se recuperou e pôde voltar à batalha. Por fim, rendeu-se, negociou sua libertação e voltou para casa. Saladino mostrou ser o guerreiro mais heroico, mais nobre.
Uma das cruzadas mais tristes é chamada de Cruzada das Crianças. As crianças partiram por conta própria para libertar a Terra Santa. Como vocês podem imaginar, a maioria delas morreu afogada, foi vendida como escrava ou foi massacrada.
Vocês perguntam: “Como as pessoas podiam se envolver nisso?”. Permitam-me ler apenas uma citação. Alguns de vocês talvez tenham ouvido falar de Bernardo de Claraval. Na verdade, ele é mais conhecido por seus ensaios sobre o amor de Deus. Seu texto famoso é Do Amor a Deus.
Ele escreve sobre por que se deveria participar de uma cruzada, e isso era apresentado ao povo para estimulá-lo:
A terra foi abalada e tremeu porque o Senhor perdeu Seu território. E nosso Rei Jesus está sendo acusado de traição. Os muçulmanos dizem a respeito Dele que Ele não é Deus, mas fingiu falsamente ser o que não era.
Qualquer homem entre vós que seja vassalo deve levantar-se e defender seu senhor dessa infame traição. Deve partir para o combate certo, no qual vencer será glorioso e morrer será ganho.
Por que tardais, servos da cruz? Por que vos enganais, vós que tendes grande força física e muitos bens terrenos? Tomai o sinal da cruz, e o sumo pontífice, o vigário daquele a quem foi dito: “Tudo o que desligares na terra será desligado também no céu”, oferece-vos sua indulgência plena por todos os crimes que confessardes com um coração contrito.
O que diziam aos cruzados era que lhes estava sendo oferecido perdão completo por todos os seus pecados — não apenas pelos pecados que haviam cometido, mas também pelos que ainda cometeriam.
Assim, quando os cruzados saíam e saqueavam aldeias, estupravam, massacravam e assassinavam todos, estavam perdoados. Tinham a indulgência do papa. Não havia prestação de contas.
Naquela época, com a turbulência que havia no mundo, as Cruzadas eram impulsionadas pela superstição. Eles pegaram em armas para defender o nome do Senhor. Esperavam libertar a Terra Santa.
Mas a única coisa que fizeram foi aumentar ainda mais a separação entre os que viviam naquela região e o testemunho de Jesus.
Vocês podem conversar com aqueles que procuram compartilhar o evangelho no Oriente Médio hoje, e eles ficam surpresos com a frequência com que toda essa questão das Cruzadas lhes é lançada em rosto.
É algo que precisam superar. Precisamos orar para que o Senhor traga uma luz extraordinária, porque o que aconteceu foi terrível. Mas não foi o Senhor Jesus que conhecemos Quem saiu para fazer aquilo. Foi outra coisa.
Onde houve esse dano ao testemunho do Senhor, precisamos orar para que venha um espírito de esclarecimento que realmente permita às pessoas serem libertas.
Eu queria abordar por um momento toda essa questão do islã. Sabemos que o islã foi iniciado por Maomé. Ele nasceu em Meca, em 571.
Ele recebeu sua revelação divina — não que fosse o verdadeiro profeta de Deus —, mas ela não foi aceita em Meca. Ele teve de fugir para Medina por volta de 622. Porém, em 630, voltou, tomou Meca e a estabeleceu como sua capital.
Em 632, Maomé morreu. Podemos ver como, em pouco tempo, o islã se espalhou até a Índia e até a Espanha. Estava avançando pela Europa.
Mas, no ano 732, Carlos Martel venceu uma grande batalha que deteve o avanço dos muçulmanos na Europa. Essa batalha, quer examinemos a história da igreja ou a história em geral, é uma das mais significativas da história do mundo, porque deteve a expansão do islã.
O islã acabou recuando. Permaneceu na Espanha durante muitos anos e, por fim, foi expulso de lá, mas continuou principalmente no Extremo Oriente.
Há diferentes maneiras de olhar para o islã. O que realmente repelia Maomé, no ambiente em que nasceu, era a idolatria que via em sua cidade — não apenas a idolatria pagã, mas também a idolatria cristã.
Por causa da idolatria, da mistura de superstição e de tudo o mais, ele rejeitou esse ensino do cristianismo e partiu para receber sua própria revelação.
Se examinarmos o que aconteceu durante esse período, ao longo de toda essa expansão, veremos que o principal atingido não foi o verdadeiro movimento espiritual da igreja. O verdadeiro movimento espiritual da igreja continuou.
Mas a idolatria cristã e a idolatria pagã sofreram um golpe terrível em toda essa região.
Alguns escritores dizem que o islã foi, na verdade, o juízo de Deus sobre uma igreja em decadência. Sabemos, pelo Antigo Testamento, que muitas vezes o Senhor usava nações pagãs para trazer juízo sobre o povo de Israel.
Alguns diriam que o islã foi simplesmente o juízo de Deus sobre uma igreja que havia se afastado tanto de Seu coração original.
Mas, ao longo de toda essa expansão, os lugares onde havia um verdadeiro movimento espiritual de Deus — e veremos alguns desses movimentos na próxima semana — não estavam sofrendo. Talvez tenham sido retardados.
O que realmente foi encerrado em muitas dessas regiões foram os orgulhosos sistemas eclesiásticos e a idolatria que os acompanhava. Isso foi derrubado de uma vez por todas.
É interessante observar o impacto que o islã teria. Ainda hoje o vemos avançando. Vemos que está crescendo cada vez mais.
É triste, nestes dias, perceber que quase podemos acompanhar o crescimento do islã dessa maneira: à medida que a condição espiritual da igreja melhorava, a influência do islã, ao longo dos séculos, diminuía.
À medida que a influência da igreja e o verdadeiro testemunho do Senhor diminuíam, a influência do islã aumentava.
Isso nos chama a orar? Ao vermos o islã avançando nestes dias, isso nos chama a orar para que o Senhor tenha um povo que realmente se posicione pelos Seus interesses e pelo Seu coração neste tempo?
A última coisa que eu queria abordar nesta manhã é outro grande acontecimento, ocorrido em 1054. Houve uma grande ruptura, bem nesta linha entre o Oriente e o Ocidente.
Deste lado temos a Igreja Católica Romana, e daquele lado, a Igreja Ortodoxa Grega. Já falamos anteriormente de algumas diferenças entre Oriente e Ocidente, portanto não vamos entrar nisso.
Mas o que vemos nessa divisão entre Oriente e Ocidente é que ela estabeleceu oficialmente duas bases de poder no mundo.
Na verdade, foi por meio da Igreja Oriental, ou Ortodoxa Grega, que o evangelho chegou inicialmente à Rússia.
Por volta de 955, uma das princesas da Rússia estava em Constantinopla — a princesa Olga. Ela foi para lá e, na opinião da maioria, foi genuinamente salva. Voltou e começou a insistir com seu filho e sua família para que considerassem essa nova religião.
Ao fazerem isso, observaram o que estava acontecendo no restante do mundo. Por volta do ano 1000 d.C., a vinculação à Igreja Ortodoxa Grega tornou-se a religião nacional. Naquela época, o território era chamado de Rus, não de Rússia. Era apenas Rus, em Kiev.
Isso foi estabelecido e, na verdade, continuou de 988 até 1917, quando ocorreu a revolução. Espalhou-se por toda a Rússia.
Basicamente, era uma extensão da Igreja Ortodoxa Oriental. No início, como acontece com muitas coisas, havia pessoas que realmente conheciam o Senhor. Mas, à medida que cresceu, tornou-se aquela religião nacional e se desviou profundamente.
Vocês se lembram da história de como Constantino pagava seus soldados para serem batizados? Bem, na Rússia, os cidadãos que queriam possuir propriedades precisavam ser batizados. Se você quisesse comprar uma casa, primeiro ia ser batizado e depois comprava a casa.
Isso tira um pouco da verdadeira motivação espiritual de tudo isso. Mas vemos que foi naquela época que o evangelho chegou pela primeira vez à Rússia e se espalhou por aquela terra durante um bom período.
Agora, ao chegarmos ao fim deste aspecto negativo da igreja em Tiatira, quais são as lições que precisamos aprender?
Para mim, tudo sempre volta àquelas palavras: simplicidade e pureza. Gosto do que se diz à igreja de Filadélfia em Apocalipse 3:8, no elogio que ela recebe:
Guardaste a Minha palavra e não negaste o Meu nome.
Minha Palavra e Meu nome. Vemos tantas vezes como, quando nos afastamos da Palavra Dele, ela se torna a nossa palavra. Quando nos afastamos da igreja Dele, ela se torna a nossa igreja.
O que o Senhor disse nos Evangelhos? No início, Ele a chamou de “Minha casa”. No fim, era “a vossa casa”. Eles a haviam tomado para si. De Quem é a casa hoje?
O Senhor quer que ela seja conhecida pelo Seu nome. Em Seu nome há toda autoridade e poder. Não é uma autoridade e um poder deste mundo, mas é uma autoridade, um poder e um caminho para seguir adiante, mesmo em meio a uma era de trevas.
Não há como encobrir o fato de que aquela foi uma época difícil para se viver. Foi muito difícil.
Sim, como veremos na próxima semana, houve pessoas nas mesmas situações e circunstâncias — e, na verdade, em circunstâncias ainda mais difíceis — que se apegaram à Sua Palavra. Não negaram o Seu nome e receberam a coroa da vida.
Esse é o desejo do nosso coração nos tempos em que estamos vivendo. Vamos orar?
Senhor, nós Te agradecemos porque Tu nos apresentas tanto de Ti mesmo. Às vezes, vemos como temos dificuldade para aprender as lições.
Senhor, pedimos que continues a sondar o nosso coração. Que nos conduzas, Senhor, em Teu caminho de vida. Que nos conduzas, Senhor, de uma maneira que realmente nos mostre uma medida maior de Ti mesmo.
Que nos ajudes, Senhor, a aprender as lições, para não estarmos condenados a repeti-las, e para que sejamos aqueles que são conhecidos pelo Teu nome, Senhor.
Senhor, ajuda-nos a andar de maneiras que manifestem a simplicidade e a pureza de Ti mesmo, para que não cedamos à influência de uma Jezabel, mas estejamos sob a Tua liderança e o Teu senhorio. Em nome de Jesus, amém.