Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    Lessons From Church History #2: Letter to the Church in Ephesus © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    Lessons From Church History #2: Letter to the Church in Ephesus
    Lessons From Church History #2: Letter to the Church in Ephesus
    Graham, Mac

    A Igreja em Éfeso e a Preservação do Primeiro Amor

    Bem, enquanto estão distribuindo esse material, vamos abrir em Apocalipse 2:1.

    Ao anjo da igreja em Éfeso escreve:
    Estas coisas diz Aquele que tem na Sua mão direita as sete estrelas, Aquele que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:
    Conheço as tuas obras, o teu labor e a tua perseverança, e que não podes suportar os homens maus; puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste falsos;
    e tens perseverança, e suportaste por causa do Meu nome, e não te cansaste.
    Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
    Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; senão, venho a ti e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.
    Tens, contudo, isto: odeias as obras dos nicolaítas, as quais Eu também odeio.
    Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

    — Apocalipse 2:1-7

    Mais duas passagens das Escrituras. A primeira é 2 Coríntios 11:2-3.

    Porque zelo por vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só esposo, para vos apresentar como virgem pura a Cristo.
    Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, de alguma maneira os vossos pensamentos sejam corrompidos, afastando-se da simplicidade e da pureza para com Cristo.

    — 2 Coríntios 11:2-3

    E mais uma passagem: os dois últimos versículos do livro de Efésios, Efésios 6:23-24.

    Paz seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
    A graça seja com todos os que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível.

    — Efésios 6:23-24

    Um amor incorruptível, que não se desvanece e não morre — um amor que não conhece deterioração, mas que é puro. Podemos orar?

    Oração Inicial

    Senhor, ao nos voltarmos novamente para Ti neste dia, agradecemos porque podemos colocar este assunto diante de Ti, enquanto continuamos a abordar a história da igreja. Senhor, invocamos o Teu Espírito Santo para que sopre sobre este tempo de maneira muito viva, para que realmente sejamos daqueles que aprendem as lições dos que vieram antes de nós.

    Senhor, agradecemos por uma herança tão rica. Confessamos que somos tardios em ouvir, e pedimos que vivifiques os ouvidos do nosso coração neste dia, para que tenhamos ouvidos para ouvir o que estás nos dizendo durante este tempo.

    Obrigado, Senhor, porque Tu és um Deus que fala. Podemos vir neste dia e invocar a Ti. Podemos invocar o nome do Senhor, que é tão digno de louvor. Em nome de Jesus, amém.

    A Igreja em Éfeso como um Período da História da Igreja

    O Contexto Histórico das Sete Cartas

    No mês passado, compartilhei uma introdução e uma visão geral sobre a história da igreja, e não vamos voltar e repetir tudo aquilo. Queremos prosseguir hoje com esta carta à igreja em Éfeso, apresentada em Apocalipse 2.

    Como compartilhamos da última vez, essas sete cartas de Apocalipse foram escritas a sete igrejas reais que existiam na Ásia Menor no final do primeiro século. João estava na ilha de Patmos e recebeu essa visão do Senhor. O Senhor tinha mensagens específicas para igrejas específicas naquele tempo.

    Mas também podemos considerar essas sete cartas como representativas de sete períodos da história da igreja e aprender com essa história. A história da igreja é, na verdade, a história Dele. É aquilo que Ele realizou por meio daqueles que chamou para Si — aqueles que chamou e redimiu dentre toda tribo, língua e nação.

    Há dois mil anos, Ele vem trabalhando para realizar esse único propósito. Temos a certeza e a profunda esperança em nosso coração de que Ele cumprirá esse propósito, porque Ele disse:

    Edificarei a Minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.

    — Mateus 16:18

    Ao chegarmos a esta carta à igreja em Éfeso, vamos examinar a condição da igreja no final do primeiro século.

    O Nascimento e a Expansão da Igreja Primitiva

    Éfeso era uma igreja real. O que havia acontecido durante o primeiro século? Quando olhamos para a igreja primitiva, vemos como o Senhor, em Sua soberania, agiu de maneira poderosa.

    Da última vez, examinamos o nascimento da igreja em Atos — como a igreja nasceu no dia de Pentecostes. Foi um bom nascimento. Foi um nascimento saudável. Poderíamos dizer que a igreja não teve nenhum defeito de nascença naquele dia.

    Ao escrever o livro de Atos, Lucas se refere àquilo que Jesus começou a fazer, conforme registrado em seu Evangelho. O Evangelho de Lucas nos mostra o que Jesus começou a fazer; o livro de Atos nos mostra o que Jesus continuou a fazer.

    Agora que Ele está assentado nas alturas, a Cabeça está no céu, enquanto Sua igreja está na terra. Por meio de Seus discípulos, de Seus santos, daqueles que Ele chamou para fora, Ele continua a trabalhar. Vemos isso manifestado no livro de Atos.

    O livro de Atos abrange cerca de trinta e três anos. Ao final dele, Paulo havia sido libertado em Roma e estava ali em uma casa alugada. Mas, no início de Atos, vemos cento e vinte irmãos e irmãs. Alguns dias antes, eles estavam discutindo sobre quem era o maior. Não conseguiam se entender de jeito nenhum.

    No entanto, no dia de Pentecostes, aqueles cento e vinte foram batizados em um só corpo. Pedro se levantou e pregou, e todos se colocaram ao lado dele. Já não havia aquele espírito de independência, de “Quem é o maior?”. Eles haviam sido conduzidos à unidade do corpo de Cristo.

    Pelo poder capacitador do Espírito Santo, eles passaram a ter consciência do corpo de Cristo. Tornaram-se conscientes de que, por meio do Seu Espírito, estavam ligados uns aos outros. Tinham a mesma vida dentro deles, e o Senhor tinha um propósito.

    Por causa da perseguição, muitos foram dispersos de Jerusalém por toda aquela região e pela Ásia Menor. Os irmãos foram dispersos, e o evangelho avançou.

    A Separação entre o Cristianismo e o Judaísmo

    Durante o primeiro século, ainda podemos usar o termo cristianismo, porque Cristo realmente estava ali. Depois disso, o cristianismo foi perdendo Cristo cada vez mais, e veremos mais sobre isso adiante.

    No primeiro século, aqueles que eram chamados pelo nome de Cristo ainda eram considerados, em muitos aspectos, uma seita do judaísmo. Paulo frequentemente entrava nas sinagogas para pregar o evangelho. Havia uma associação entre o judaísmo e o cristianismo, e o Império Romano via o cristianismo como algo entrelaçado ao sistema das sinagogas.

    O Senhor não desejava que essa situação continuasse. Na soberania de Deus, se não seguimos o caminho que Ele coloca diante de nós, podem ocorrer certas situações que nos obrigam a seguir por esse caminho.

    Vieram perseguições sobre a igreja. Os crentes foram perseguidos e dispersos de Jerusalém. Mais tarde, foram perseguidos com ainda maior severidade.

    Em 19 de julho de 64 d.C., Nero provocou um incêndio em Roma. Ele queria queimar uma parte da cidade e construir uma cidade maior e mais bonita. Mas isso lhe trouxe problemas com a opinião pública, então seus conselheiros o aconselharam a culpar os cristãos.

    Nero era um bom político. Sempre conseguia culpar outra pessoa. Ele próprio não assumia a responsabilidade. A culpa pelo incêndio foi transferida para os cristãos, e, a partir de então, ser cristão passou a ser um crime.

    Logo depois, por volta de 65 a 67 d.C., tanto Pedro como Paulo foram martirizados em Roma. A tradição nos diz que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, porque não se considerava digno de sofrer da mesma maneira que o Senhor.

    Paulo, por ser cidadão romano, não podia ser açoitado nem tratado publicamente da mesma maneira. Segundo a tradição, ele foi levado para fora da cidade e decapitado durante o reinado de Nero.

    Tudo isso começou a criar uma separação maior entre o cristianismo e o judaísmo. A preocupação do autor de Hebreus era que muitos cristãos estavam voltando ao judaísmo. Por que desejariam voltar? Uma das principais razões era a segurança.

    O judaísmo ainda era uma religião legalmente reconhecida. Se você quisesse estar seguro, poderia dizer que era judeu. Não seria perseguido nem martirizado. Havia certa medida de segurança ali.

    Mas o Senhor continuou a agir. Ele não permitiria esse retrocesso, e Sua ação era motivada pelo Seu amor. Em 70 d.C., o templo de Jerusalém foi destruído. Mais judeus e cristãos foram dispersos, e houve uma separação maior durante a última parte do primeiro século.

    Por volta de 90 d.C., os cristãos já não podiam frequentar a sinagoga. Havia uma separação não apenas por parte do governo, mas também por parte dos próprios judeus. Eles tinham de fazer uma escolha. O Senhor estava realizando o desejo do Seu coração e o Seu propósito.

    Sinagoga e Eclésia

    Temos usado o termo sinagoga. Ela era um meio que o Senhor podia usar para que o evangelho avançasse, mas não era a expressão mais elevada do Seu propósito. Sinagoga significa simplesmente uma reunião de pessoas.

    Quando os judeus estavam dispersos e no cativeiro na Babilônia, uma sinagoga podia ser estabelecida quando dez homens concordavam em se reunir. A base da reunião era o acordo — interesses e crenças em comum.

    Mas a palavra igreja, eclésia, significa “chamados para fora” — chamados para fora e chamados para o nosso precioso Senhor e Salvador. A base da reunião na eclésia era o nosso Senhor Jesus Cristo.

    A base da reunião na sinagoga eram interesses, crenças e coisas em comum, além do Senhor. Há uma distinção clara aí.

    Se pararmos e olharmos para a face da terra hoje, por que tantas pessoas se reúnem? Foram chamadas para o Senhor, ou se reúnem porque gostam umas das outras, têm práticas em comum ou compartilham as mesmas crenças?

    O que o Senhor está nos dizendo hoje? Por que nos reunimos? É para nós mesmos ou para Ele próprio? Ao longo da história, a questão do interesse próprio e do amor a si mesmo, em contraste com o interesse Dele e o amor Dele, sempre foi um fator de divisão na reunião dos santos.

    A Expansão do Evangelho no Império Romano

    É impressionante pensar em como esses cento e vinte crentes, reunidos na pequena cidade de Jerusalém, causaram tantos problemas ao Império Romano.

    Não conseguimos compreender plenamente o tamanho do Império Romano por causa da maneira como pensamos hoje. Quando Paulo foi a Roma, teve de viajar de navio, passando por Creta e outros lugares. Isso levou muito tempo. Hoje, simplesmente entramos em um avião e chegamos a Roma em questão de horas.

    No entanto, o Senhor levantou esse testemunho em Jerusalém e os dispersou por todo o império. Mais tarde, nos séculos seguintes, isso contribuiria para a queda daquele império. É algo tremendo ver como o Senhor fez isso.

    Fatores Históricos na Expansão do Cristianismo

    Por que o evangelho se espalhou? Havia outras religiões na terra. Quais foram alguns dos fatores que fizeram o cristianismo avançar?

    Acima de tudo, foi um mover divino do Senhor, pela Sua mão soberana. Mas, ao examinarmos a história, também havia fatores práticos na terra.

    O Império Romano tinha um extraordinário sistema de estradas. Era possível viajar por todo o império. Havia segurança e proteção, e as viagens por terra e por mar eram facilitadas de maneira notável.

    A língua grega também era amplamente conhecida. Era a língua comum, de modo que havia uma língua pela qual o evangelho podia se espalhar. O Antigo Testamento já havia sido traduzido para o grego, e as cartas do Novo Testamento também foram escritas em grego.

    A filosofia grega também havia abalado muitas das antigas religiões. Os gregos analisaram essas religiões e expuseram sua falta de fundamento. Derrubaram muitos dos antigos mitos, embora tenham estabelecido novas ideias próprias.

    Dentro do Império Romano, havia muitos deuses. Mas as pessoas percebiam que esses deuses as estavam decepcionando. Era um fracasso após o outro, continuamente, e mais atenção passou a ser dada ao único Deus desconhecido.

    Na plenitude dos tempos, Cristo veio. Da mesma maneira, quando o cristianismo avançou, o Senhor havia preparado o cenário. A Reforma não caiu simplesmente do céu; um cenário havia sido preparado. O Senhor ordena as coisas na terra para facilitar o avanço da Sua palavra.

    A Realidade Transformadora da Vida Cristã

    Mas, acima de tudo, qual foi a principal razão pela qual o cristianismo se espalhou? Basicamente, ele funcionava.

    A vida dos crentes era um testemunho extraordinário de que a mensagem anunciada funcionava. As pessoas viam pagãos imorais sendo salvos e tendo a vida transformada. Viam famílias transformadas.

    Viam pessoas sendo consoladas em tempos de aflição. Viam a paz de Deus que ultrapassava o entendimento. Podiam ver: a mensagem funcionava. Ela trazia esperança não apenas para esta vida, mas também para a vida futura.

    Por causa da vida dos crentes, por causa do testemunho de vidas individuais, essa mensagem avançou de maneira poderosa. Havia testemunhos extraordinários de como os crentes cuidavam uns dos outros.

    Até filósofos pagãos testemunhavam: “Como esses cristãos amam uns aos outros! Como cuidam uns dos outros!”. Eles cuidavam dos pobres e dos doentes. Havia uma aplicação prática do amor. Era uma mensagem que não podia ser negada.

    Era uma mensagem que se aplicava a todos. Não fazia acepção de pessoas. Todos eram pecadores, e todos eram salvos pela Sua graça e introduzidos juntos em uma mesma vida.

    Fosse livre ou escravo, homem ou mulher, judeu ou gentio, qualquer que fosse a origem da pessoa, era uma única mensagem para todos. Funcionava para todos. Libertava as pessoas.

    Havia uma combinação singular de diversidade e unidade na igreja, e as pessoas viam isso. A realidade da vida do Senhor nos crentes era a maior mensagem do evangelho proclamada naquele tempo.

    Quando Pedro pregou e três mil pessoas foram acrescentadas, as pessoas viram o efeito da mensagem sobre aquelas vidas. À medida que ela continuava a avançar, a realidade de Cristo fazia com que a mensagem se espalhasse por novos territórios.

    Da próxima vez, falaremos mais sobre o segundo e o terceiro séculos — a igreja sofredora e os testemunhos dos mártires. Apesar do martírio, havia alegria no coração deles. Havia realidade ali.

    O mundo não pode negar a realidade de Cristo. Quando qualquer um de nós toca a realidade, nós a reconhecemos. Podemos tentar negá-la, mas ela não nos deixa escapar.

    A realidade de Cristo nos crentes do primeiro século, à medida que entregavam a vida uns pelos outros, fez com que essa mensagem se espalhasse por toda a região. Agradecemos ao Senhor por aqueles que vieram antes de nós.

    Eles não ficavam apenas no discurso; viviam o que diziam. Seu modo de viver estava de acordo com suas palavras. Não era uma mensagem contraditória. Era uma única mensagem para todos, e funcionava para todos. A beleza e a glória da vida Dele dentro deles transformaram o mundo.

    As Características das Assembleias Locais

    À medida que testemunhos eram estabelecidos nessas regiões, quais eram algumas das características das assembleias locais? Vemos algumas delas no livro de Atos, mas qual era o testemunho dessas assembleias ao longo do primeiro século?

    Mencionei anteriormente a unidade e a diversidade da igreja. A igreja em Jerusalém era formada principalmente por judeus e tinha os grandes nomes — Pedro, Tiago e os outros. Você poderia chamá-la de igreja dos grandes nomes.

    Então ouvimos falar da igreja em Antioquia, formada principalmente por gentios. Ela surgiu por meio da perseguição. Barnabé estava lá, mas, em muitos aspectos, era a igreja sem grandes nomes.

    No entanto, ambas estavam sob um único Nome. O Nome Dele estava sendo proclamado. Depois havia a igreja em Filipos. Lídia, uma mulher, estava entre os primeiros convertidos ali. Ela não começou a igreja, mas o Senhor usou sua salvação para levantar um testemunho.

    As pessoas procuram um fio condutor. Qual é o elo? É a vida de Cristo. Essa é a simplicidade da questão. Eles eram atraídos pela pureza e pela simplicidade de sua devoção a Cristo.

    Quer as igrejas fossem principalmente judaicas ou principalmente gentílicas, quer tivessem começado por meio de Lídia ou por meio de apóstolos, o testemunho era o mesmo. Ali estavam elas, e ali havia um testemunho. Era a vida de Cristo realizando uma obra extraordinária ao longo do primeiro século.

    O Senhorio de Cristo sobre as Igrejas Locais

    Ao observar esses diferentes testemunhos, Roma supôs que os cristãos haviam estabelecido uma grande confederação de igrejas por todo o império, com uma igreja-mãe em Jerusalém.

    Mas, quando olharam mais de perto, perceberam que essas igrejas eram independentes. Não havia cadeia de comando, igreja central nem igreja-mãe. Todas eram distintas, sob o senhorio de Cristo.

    Estamos acostumados com organogramas que se estendem horizontalmente, com linhas ligando todos a uma igreja-mãe. Mas seria maravilhoso enxergar isso em três dimensões: cada linha subindo até Cristo.

    Elas estavam ligadas umas às outras na vida de Cristo e na comunhão do Espírito, mas todas estavam sob uma única Cabeça. Uma única Cabeça estava realizando toda essa obra na terra.

    É algo belo hoje. Temos irmãos em Memphis e em muitos outros lugares. Quando viajamos, as pessoas perguntam: “Como todas essas comunidades de vocês se relacionam umas com as outras? Deve haver alguma coisa que liga vocês”.

    A resposta é Cristo. Talvez digam: “Não, isso é espiritual demais. O que realmente liga vocês?”. Mas é verdade. Não há uma linha contínua em um organograma ligando Richmond, Memphis, Washington e os outros lugares. É simplesmente a vida Dele.

    Em Sua vida, Ele levanta um belo testemunho para a glória daquilo que Ele fez.

    Cristo como a Resposta aos Problemas da Igreja

    Havia problemas na igreja durante o primeiro século. Às vezes dizemos que gostaríamos de ter vivido naquela época, mas havia problemas. Se não houvesse problemas, não teríamos metade do Novo Testamento.

    Por que aquelas cartas foram escritas? Não foram escritas porque tudo estava indo bem. Foram escritas porque as igrejas tinham problemas. Mas qual era sempre a resposta? A resposta era Cristo.

    À medida que viam Cristo, eles superavam os problemas. Problemas culturais, problemas históricos, judaizantes, gnosticismo — fosse qual fosse o problema, havia sempre uma única resposta.

    As pessoas podem dizer que responder sempre “Cristo” é quase uma maneira de fugir da questão. Podem dizer que deve haver outra resposta. Receio que não haja.

    É simplesmente voltar à simplicidade e à pureza da devoção a Ele. Se pudermos viver nisso, poderemos permanecer no frescor e na beleza da Sua vida.

    A Igreja como um Povo Peregrino

    Ao estudar a história da igreja, é interessante observar a cronologia da história cristã. Na seção dos anos 50 a 100, há um registro referente a 96 d.C. sobre 1 Clemente, uma carta escrita pela igreja em Roma à igreja em Corinto.

    Essa descrição histórica diz: “Uma carta da igreja de Roma à igreja de Corinto”. Mas vamos voltar ao documento original e ver como Clemente o iniciou:

    A Igreja de Deus que peregrina em Roma, à Igreja de Deus que peregrina em Corinto, aos chamados e santificados pela vontade de Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.

    Ele não se referiu simplesmente à “igreja de Roma”. Disse: “A igreja de Deus que peregrina em Roma”. Da mesma maneira, havia “a igreja de Deus que peregrina em Corinto”.

    Eles reconheciam que eram peregrinos, que estavam apenas de passagem. Não estavam estabelecendo algo permanente nesta terra. Como Pedro disse, somos estrangeiros e peregrinos.

    A Igreja em Éfeso

    O Amor de Deus em Efésios

    Ao chegarmos à igreja em Éfeso, vemos algumas de suas condições. Dissemos da última vez que o nome Éfeso significa “desejável” e “afrouxamento”.

    No início, havia um grande desejo e uma grande intensidade em se apegar ao Senhor em pureza. Ao concluir sua carta aos efésios, Paulo se referiu ao amor que havia conquistado o coração deles — um amor incorruptível, um amor que não fazia concessões, um amor que não se deterioraria.

    Era o amor de Deus que os sustentaria até o fim. É interessante que, fora dos escritos de João, a palavra amor, ou ágape, é usada mais em Efésios do que em qualquer outra carta de Paulo.

    Isso me surpreendeu a princípio. Eu teria imaginado que fosse Coríntios, por causa daquele maravilhoso capítulo sobre o amor, ou Romanos, por causa do amor de Deus derramado em nosso coração. Mas, em Efésios, o amor de Deus está entrelaçado com o Seu propósito eterno.

    O amor de Deus e o Seu propósito eterno não podem ser separados. É por isso que, quando chegamos à igreja em Éfeso, o Senhor os traz de volta a toda essa questão do amor.

    A Perda do Primeiro Amor

    Quando João escreveu a carta em Apocalipse, a igreja em Éfeso já existia havia cerca de cinquenta anos. Sabemos, pelos capítulos 18, 19 e 20 de Atos, que a igreja havia sido estabelecida, e agora a tradição começava a se instalar. A primeira geração havia passado, e a segunda geração estava chegando.

    Houvera períodos de perseguição e períodos de prosperidade. Na perseguição, eles se firmavam, retinham a Cabeça e permitiam que a vida do Senhor suprisse suas necessidades. Mas, quando a perseguição diminuía e a prosperidade vinha, havia um afrouxamento e um afastamento gradual da simplicidade e da pureza.

    O Senhor tinha elogios para a igreja em Éfeso. Ele falou de suas obras, de seu labor, de sua perseverança e de sua capacidade de suportar. Também disse que eles odiavam as obras dos nicolaítas.

    Mas então Ele disse aquelas palavras tão conhecidas:

    Abandonaste o teu primeiro amor.

    Exteriormente, tudo em Éfeso parecia correto. Todas aquelas obras estavam acontecendo. No entanto, havia um afastamento interior do primeiro amor. Essa queda interior sempre precede o declínio exterior.

    Obras Motivadas pelo Amor a Si Mesmo

    Podemos continuar praticando boas obras por muitas razões. Uma delas é o orgulho. Podemos nos orgulhar de nossas obras, e esse orgulho é alimentado pelo amor a nós mesmos.

    À medida que servimos ao Senhor e fazemos as coisas, pode haver satisfação pessoal naquilo que fazemos. Isso pode levar ao orgulho. O orgulho talvez não apareça exteriormente, porque somos bons cristãos e sabemos como agir com humildade, mas, interiormente, é uma questão do coração.

    Saímos e fazemos alguma coisa, e alguém diz: “Puxa, foi muito bonito da sua parte fazer isso. Foi muito bom mesmo”. O amor a nós mesmos começa a se alimentar desse elogio, e isso nos afasta do nosso primeiro amor — do nosso amor por Ele.

    Obras Reduzidas à Rotina

    Outra razão pela qual as obras podem continuar sem uma realidade interior é que caímos na rotina e apenas repetimos ações exteriores. Gradualmente, abandonamos a disposição original do coração e o propósito do Seu amor.

    Li uma história esta semana sobre duas mulheres que haviam trabalhado juntas em uma loja. Uma delas saiu, e, alguns anos depois, elas se encontraram na rua.

    A mulher que havia saído perguntou: “Você ainda está trabalhando?”. A outra respondeu: “Ah, não, não estou mais trabalhando. Estou casada”. Ela contou que naquela manhã havia lavado e passado roupas, que estava fazendo compras no mercado, que à tarde limparia a casa e depois prepararia o jantar. Disse: “Eu adoro estar casada e não ter de trabalhar”.

    Uns dois anos depois, elas se encontraram novamente. Dessa vez, ela disse: “Ah, estou tão cansada. Estou trabalhando tanto”. E descreveu exatamente a mesma rotina: lavar e passar roupas, fazer compras no mercado, limpar a casa e preparar o jantar.

    O que havia acontecido? Ela estava fazendo as mesmas coisas. As mesmas obras estavam sendo realizadas. Mas o primeiro amor — a qualidade do amor — havia deixado seu coração.

    A qualidade que, no início, havia motivado todos aqueles serviços tinha se apagado. O primeiro amor é a qualidade do amor.

    A Preservação do Primeiro Amor pelo Conhecimento de Cristo

    As pessoas perguntam: “Como se mantém o primeiro amor?”. Para mim, manter o primeiro amor é ter consciência do amor Dele.

    Quanto mais conhecemos o amor de Deus, ao contemplarmos Seu sacrifício, ao contemplarmos a mesa, ao confessarmos que Ele é nosso Senhor e ao vermos a natureza gloriosa de Cristo, mais esse primeiro amor continua a arder em nosso coração.

    Se O vemos de maneira renovada, dia após dia, o amor de Deus derramado em nosso coração pela operação do Espírito Santo manterá o primeiro amor vivo e renovado.

    Não podemos mantê-lo renovado a não ser oferecendo-nos a Ele e olhando para Ele. Quanto mais O conhecemos, mais conhecemos o amor de Deus. Nosso afeto por Ele cresce de maneira cada vez maior e mais plena.

    O Senhor diz:

    Lembra-te, pois, de onde caíste.

    É por isso que amo nos reunirmos nas manhãs de domingo para lembrar.

    Às vezes chegamos sem o mesmo frescor de outras ocasiões. Mas a lembrança daquilo que o Senhor fez desperta o primeiro amor em nosso coração. Ela nos traz de volta à lembrança de Quem Ele é e de tudo o que Ele fez.

    Ele diz:

    Lembra-te. Arrepende-te.

    Arrependa-se de permitir que o amor a si mesmo prevaleça sobre o amor Dele. Geralmente, é o amor a nós mesmos — fazer o que queremos, em vez daquilo que Ele nos chama a fazer.

    Então Ele diz:

    Arrepende-te, e pratica as primeiras obras.

    A palavra primeiras aqui corresponde à mesma palavra grega usada em primeiro amor. São obras motivadas por um coração cheio de amor por Ele.

    Seu amor entra, conquista nosso coração e nos conduz à plenitude Dele próprio.

    O Afastamento em Direção ao Formalismo Religioso

    A Didaquê e a Ênfase no Método

    O que havia acontecido em Éfeso era que eles estavam se afastando. As atividades exteriores continuavam, mas eles estavam se afastando.

    Há um documento escrito por volta do final do primeiro século, talvez em 100 d.C. ou antes, chamado Didaquê. É essencialmente um antigo manual de ordem eclesiástica — um livro sobre como fazer as coisas.

    Quando Jesus e os apóstolos estavam na terra, eles não dedicavam tanto tempo ao como, mas ao porquê. Por que nos reunimos? Por que oramos? Jesus se concentrava no porquê, no princípio.

    Mas esse documento começa a se concentrar no como. Quando você se afasta da espontaneidade da vida Dele conduzindo você, da autoridade de Cristo como Cabeça, e cai na rotina e na tradição, começa a perguntar: “Como se faz isso?”.

    A Didaquê apresenta instruções para o batismo. Ela diz para batizar em água viva, corrente. Se não houver água viva, batize em outra água. Se não houver água fria, use água morna. Se não houver água suficiente, asperja-a sobre a cabeça em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

    Ela contempla todas as possibilidades. Mas as Escrituras apresentam um testemunho claro e vivo do batismo. O batismo não é apenas uma forma. É o testemunho de alguém que entregou sua vida, foi separado do mundo e deseja seguir o Senhor.

    O documento também diz aos crentes quando jejuar. Diz para não jejuarem como os hipócritas, às segundas e quintas-feiras, mas às quartas e sextas-feiras — na quarta-feira porque foi o dia da traição, e na sexta-feira porque foi o dia da crucificação.

    Ele chega a dizer aos crentes quantas vezes por dia devem orar: três vezes ao dia. Podemos ver como é fácil nos afastarmos da autoridade de Cristo como Cabeça e da direção do Espírito Santo que habita em nós.

    O Perigo do Discernimento Baseado em Regras

    O documento também apresenta instruções sobre apóstolos, profetas e mestres que viajam entre os crentes. Diz que devem ser recebidos, mas que só lhes deve ser permitido ficar um dia — ou, se necessário, dois dias. Se um apóstolo ficar três dias, é um falso profeta.

    Paulo teria tido problemas, especialmente em Éfeso. Isso mostra como podemos nos tornar insensatos quando tentamos reduzir o discernimento espiritual a uma lista de critérios.

    A pergunta é boa: como distinguimos os verdadeiros profetas dos falsos? Mas podemos nos afastar da Palavra de Deus, da simplicidade e da pureza, e começar a depender de padrões criados pelos homens.

    Esses escritos foram produzidos com boas intenções. Foram escritos por homens bons, que queriam ajudar os irmãos e as irmãs em tempos de dificuldade, especialmente quando havia falsos profetas circulando entre eles.

    Há boas orientações nesses escritos, e usei alguns dos exemplos mais evidentes para ilustrar a questão. Mas podemos nos afastar com muita facilidade da dependência do Espírito Santo, do testemunho de Cristo e da comunhão uns com os outros. Ao fazermos isso, nos afastamos do primeiro amor.

    As Obras dos Nicolaítas

    O Significado do Nicolaísmo

    Há outra questão pela qual a igreja em Éfeso foi elogiada. O Senhor disse:

    Odeias as obras dos nicolaítas.

    A palavra nicolaítas vem de duas palavras: nikao, que significa “conquistar”, e laos, que significa “o povo”. Basicamente, significa conquistar o povo, exercer domínio sobre o povo.

    Quase profeticamente, quando Paulo chamou os líderes da igreja em Éfeso para se encontrarem com ele, em Atos 20, advertiu-os sobre a entrada de lobos, a entrada de falsos mestres e o desvio de pessoas.

    Os crentes em Éfeso haviam aprendido essa lição. Eles odiavam as obras dos nicolaítas.

    O nicolaísmo acaba criando um sistema de clero e leigos. É da palavra laos que vem a palavra laicato. Ela se refere ao povo comum.

    O Sacerdócio Universal dos Crentes

    Ao examinarmos o livro de Atos, vemos uma grande distinção entre clero e leigos? Há ordem e governo na igreja. Há pessoas com dons para ajudar a igreja: apóstolos, profetas, mestres e pastores.

    Mas o Senhor não estabelece um sistema de clero e leigos. A maioria de nós talvez saiba disso exteriormente, mas será que praticamos isso interiormente, em nosso coração?

    O simples fato de não haver um pastor em uma reunião não significa que não exista um sistema de clero e leigos. Esse sistema surge por meio de duas coisas.

    Primeiro, há pessoas ambiciosas que amam o primeiro lugar, como Diótrefes, em 3 João. Pessoas ambiciosas querem entrar e assumir o controle.

    Mas também precisa haver terreno disponível para que isso aconteça. Esse sistema é criado, na mesma medida, por crentes passivos, que não exercem sua função.

    Na oração, na adoração, na comunhão e no serviço, podemos dizer: “Deixe outra pessoa fazer isso. Não sou espiritual o suficiente. Não consigo fazer isso”. Quando entramos nesse modo de pensar, estamos vivendo em algo semelhante a um sistema de clero e leigos.

    Quando esperamos que determinadas pessoas façam alguma coisa porque achamos que não podemos fazê-la, estamos preparando o terreno para um sistema de clero e leigos.

    A Participação na Oração e na Adoração

    Quando vamos às reuniões de oração, qual é a nossa atitude? Ficamos sentados e deixamos os outros orarem? Talvez haja várias pessoas orando, mas o que o Senhor deseja? Ele deseja que todos orem.

    Ele não quer que apenas venhamos e fiquemos sentados enquanto outros oram. Quando criamos uma divisão entre os que oram e os que escutam, não importa se há uma pessoa à frente orando por todos ou algumas pessoas orando por todos. Essa não é Sua maneira simples e pura de funcionarmos juntos na casa de Deus.

    O mesmo se aplica à adoração. Ficamos sentados e deixamos alguns adorarem porque eles sabem adorar e nós não? Ou todos participamos, em um espírito de lembrar Dele e declarar Quem Ele é?

    A maioria de nós entende como muitos cultos são conduzidos nas manhãs de domingo. Eles não se tornaram assim de uma só vez. Houve um processo gradual: cada vez mais pessoas se acomodaram, deixaram de exercer sua função e permitiram que outros a exercessem.

    Uma grande divisão então se tornou evidente no funcionamento da casa de Deus. Mas não é isso que o nosso Senhor deseja. Ele quer que Sua casa seja chamada casa de oração.

    Ele deseja que Seu povo seja um povo de adoradores, elevando a Ele um só coração e uma só voz. Não precisamos ter alguém que nos conduza na adoração. Todos somos adoradores. Todos somos sacerdotes para Ele.

    O mesmo se aplica ao serviço. Servimos e cuidamos uns dos outros. Deixamos isso para outra pessoa? Quando dizemos: “Eu não sou qualificado” ou “Eu não consigo fazer isso”, qual é a palavra que mais ouvimos? É eu. Para onde estão voltados os nossos olhos? Para nós mesmos, e não para Ele.

    O Exercício da Função na Casa de Deus

    A igreja em Éfeso reconheceu as obras dos nicolaítas e disse: “Não vamos ter parte alguma nisso”. Eles queriam que todos exercessem sua função juntos.

    Reconheciam que o Senhor tem uma ordem e concede dons à igreja. Mas Ele também chamou todos nós ao sacerdócio universal dos crentes, para cuidarmos uns dos outros.

    Irmãos e irmãs, nestes dias há tanta pressão sobre a vida de cada um de nós. Se ouvíssemos as pessoas nesta sala hoje, cada um de nós poderia testemunhar sobre o excesso de trabalho e todas as pressões que enfrentamos. Isso é real.

    Homens e mulheres estão trabalhando. Os empregos exigem mais tijolos com menos palha. O sistema escolar impõe pressões cada vez maiores sobre as crianças. Tudo está se tornando mais intenso nestes dias.

    Podemos ter a tendência de recuar e deixar de exercer nossa função. Talvez digamos: “Vou me afastar e deixar de participar por um tempo, até colocar minha vida em ordem; depois volto e exerço minha função novamente”.

    Isso nunca funciona. Se você recuar e deixar de exercer sua função até que sua vida esteja em ordem, sua vida nunca ficará em ordem.

    A maneira de colocar sua vida em ordem é exercer sua função na casa de Deus. O Senhor manifesta Sua sabedoria e Sua glória na casa de Deus. Quanto mais vemos da Sua glória na casa, maior será a participação dos santos no exercício de suas funções.

    É disso que precisamos hoje. Não queremos nos afastar do primeiro amor. Queremos odiar as obras dos nicolaítas. Queremos ver a glória de Deus manifestada na casa de Deus e nas assembleias locais sobre esta terra.

    É por isso que estamos nos posicionando. Queremos aprender as lições da história com a igreja em Éfeso. Que o Senhor grave com fogo estes dois pontos em nosso coração: que não recuemos do primeiro amor e que não permitamos que um sistema de clero e leigos crie raízes entre nós.

    Não estou dizendo que as coisas pelas quais vocês estão passando não sejam difíceis, reais ou que não estejam pressionando vocês além de suas forças. Mas há uma saída.

    A saída é dar um passo à frente, avançar e segui-Lo — não recuar, proteger a nós mesmos e tentar resolver as coisas em nossa própria força. Isso não vai funcionar.

    O Chamado Individual para Ouvir e Responder

    Que a graça de Deus esteja sobre nós. Cada uma dessas cartas termina com estas palavras:

    Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

    — Apocalipse 2:7

    Que tenhamos ouvidos para ouvir o que o Espírito está dizendo. A carta é escrita para todos, mas a resposta é individual.

    Não importa se oitenta por cento de nós ouvem, se você está entre os vinte por cento que não respondem. Há benefício e bênção em estarmos juntos, e há um transbordar de graça.

    Mas, no que diz respeito a manter o primeiro amor, ver a alegria do Senhor manifestada em sua vida e atravessar as situações em que nos encontramos para que Ele realize Seu propósito, Ele está chamando cada um de nós individualmente.

    Ele está nos chamando a lembrar de onde caímos, a nos arrepender e a praticar aquelas primeiras obras que são motivadas pelo amor de Deus. Que tenhamos ouvidos para ouvir. Vamos orar.

    Oração Final

    Senhor, ao nos aproximarmos da Tua palavra, realmente precisamos nos humilhar diante de Ti. Agradecemos muito porque Tu és um Deus que fala conosco.

    Senhor, agradecemos porque Tu nunca nos deixas nem nos abandonas. Continuamente nos lembras de voltar nosso coração para Ti.

    Senhor, queremos ser daqueles que permanecem em um constante frescor e entregam seu coração a Ti. Pelo precioso sangue do Cordeiro, que sejamos novamente purificados e renovados.

    Senhor, que estejamos em condições de ouvir o que o Espírito diz à igreja. Em nome de Jesus, amém.