Senhor, como nos alegramos por estar em Tua presença! E, Senhor, nós Te agradecemos muito. Tu atraíste nosso coração de volta ao sangue do Cordeiro e à plenitude da provisão que nele se encontra.
Senhor, nós Te agradecemos porque Teu grande amor nos foi demonstrado no Calvário, pela magnitude desse amor e pelo poder abrangente de tudo o que fizeste no Calvário.
Senhor, pensando também em alguns destes avisos, obrigado porque, por causa do Calvário, podemos apresentar este nosso irmão diante do Teu trono, pedindo que venhas ao seu encontro nesta semana e prevaleças em seu lar. Senhor, pelas famílias Hetrick e Ford, podemos apresentá-las diante do trono da graça e da misericórdia, para que venhas ao encontro delas, Senhor, e lhes concedas provisão abundante.
Senhor, agradecemos pelo Teu amor e pela maneira como somos atraídos de volta a ele em todas as nossas situações, em tudo o que sobrevém à nossa vida. Por causa do Calvário, podemos ser mais que vencedores em Cristo Jesus.
E, Senhor, ao nos voltarmos agora para Tua Palavra, agradecemos porque abriste este Livro para nós. Oramos para que o precioso Espírito Santo tenha liberdade para agir em nosso meio hoje, para contemplarmos, Senhor, o frescor da Tua vida.
Senhor, ao olharmos para Tua Palavra, o desejo do nosso coração é realmente ver-Te de uma maneira renovada. Senhor, que sejamos vivificados ao falar e ao ouvir, para contemplarmos a beleza do Senhor com o rosto descoberto. Em nome de Jesus, amém.
Podemos abrir nesta manhã em Mateus 16? Começaremos a leitura em Mateus 16:15.
Mas vós, quem dizeis que Eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas: porque não foi carne e sangue que to revelou, mas Meu Pai, que está nos céus.
E Eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.
E Eu te darei as chaves do reino dos céus: e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.— Mateus 16:15-19
Considerem esta frase de Mateus 16:18:
Edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Agora abram em Mateus 18. Aqui, novamente, o Senhor está falando da igreja. Em todos os Evangelhos, há apenas duas ocasiões em que nosso Senhor usa esta palavra, igreja: em Mateus 16 e, depois, em Mateus 18, quando Ele trata da questão da disciplina e da oração.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles.
— Mateus 18:20
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, aí estou Eu no meio deles.
Ele está falando da igreja.
Agora vamos olhar para Efésios 5, começando em Efésios 5:25.
Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo Se entregou por ela;
para que a santificasse, tendo-a purificado pela lavagem da água, pela Palavra;
para apresentar a Si mesmo a igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante;
mas para que fosse santa e irrepreensível.— Efésios 5:25-27
E uma última passagem, do livro de Zacarias: Zacarias 4. Começaremos a leitura em Zacarias 4:6.
Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma planície: e ele trará a pedra de remate com aclamações, clamando: Graça, graça a ela.
E a palavra do Senhor veio a mim, dizendo: As mãos de Zorobabel lançaram os fundamentos desta casa; suas mãos também a acabarão; e saberás que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós.— Zacarias 4:6-9
Estamos nos concentrando em duas expressões conhecidas desta passagem. Uma está em Zacarias 4:6:
Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor.
Depois, em Zacarias 4:7, temos a expressão que todos gostamos de ouvir:
Graça, graça a ela.
Ao considerarmos esses versículos hoje, o que está em meu coração — e isso foi mencionado na quarta-feira à noite — é que, durante algum tempo, em diferentes encontros, gostaríamos de considerar esta questão da história da igreja.
Agora, ao olharmos para a história da igreja, não vamos fazer um curso introdutório de História da Igreja. Há muitos livros que podemos ler para isso. Mas o que realmente está em nosso coração neste período é aprendermos as lições da história da igreja.
Que lições podemos aprender ao olharmos para nossos antepassados na fé, que nos precederam ao longo destes dois mil anos? Uma das citações mais conhecidas sobre qualquer tipo de história — e podemos recebê-la como uma advertência — é que há uma coisa que aprendemos com a história: não aprendemos com a história.
E que, pelo poder do Espírito Santo, possamos superar isso, meus amigos. Porque, nestes dias, ao olharmos para esta questão da história da igreja, veremos como é o Senhor Quem realiza esta obra. Veremos que não é pela força nem pelo poder do homem, mas pelo Seu Espírito. É pela Sua graça e pela Sua misericórdia, sempre tendo em vista Seu coração e Seu propósito.
Hoje, gostaríamos simplesmente de ter um tempo de introdução a esse assunto. Depois, periodicamente, teremos diferentes encontros sobre diferentes períodos da história da igreja. Mais para o final de hoje, apresentarei um esboço do caminho que seguiremos. Vamos distribuí-lo para que vocês possam olhar antecipadamente para algumas das coisas que consideraremos.
Algumas pessoas perguntaram sobre livros. Normalmente temos três livros na estante. Não sei se estão lá agora, mas, começando pelo mais breve e chegando ao mais detalhado:
Dependendo da disposição de vocês e do desafio que desejam assumir, pode ser bom consultar um desses livros. Eles nos ajudarão ao longo deste estudo.
Como dissemos, nossa preocupação não é tanto com todos os nomes, datas e lugares. Mas, ao considerarmos essas diferentes pessoas, o que podemos aprender com aqueles que nos precederam?
Por que olhamos para a história da igreja? Qual é o propósito disso? Por que deveríamos dedicar tempo hoje a voltar ao passado e examinar a história da igreja?
Creio que há três razões.
Primeiro, isso nos traz de volta ao fundamento, firma-nos e nos mostra, de uma maneira muito viva, que nosso Deus é um Deus de propósito. O tempo em que vivemos não existe num vácuo; não é um período isolado. O que o Senhor está fazendo no século XX é parte do que Ele vem fazendo ao longo destes dois mil anos.
Podemos ver, ao longo da história, que o Senhor, desde o princípio, tinha em Seu coração o encargo de que uma noiva fosse preparada para Seu Filho, de que o Senhor tivesse um povo conformado à Sua imagem. E nós somos esse povo. Mas estamos apenas entrando nessa corrente que vem do coração do Senhor. Muitos nos precederam ao longo desse tempo.
Deus está realizando essa obra. Ele iniciou essa obra, como veremos nas Escrituras, e continua a realizá-la ao longo de todo esse tempo.
Uma coisa que pode nos encorajar é que, por mais sombrios que sejam os períodos mais difíceis, Deus continua Sua obra. Ao olharmos para a história, veremos alguns períodos bastante sombrios.
Se voltarmos aos séculos XII e XIII, ao período normalmente chamado na história de Idade das Trevas, será preciso olhar com um microscópio para encontrar aqueles que eram fiéis ao Senhor. Vemos o império papal romano dominando os reis desta terra. Enviavam cruzados por todo o Extremo Oriente para tentar conquistar Jerusalém, matando milhares de pessoas. O exército papal avançava como o maior exército do mundo, enquanto os reis da Inglaterra, os reis da França e o Sacro Império Romano se curvavam diante desse homem.
Foi um período bastante sombrio.
Mas, ao examinarmos a história, veremos que nosso Deus, sendo esse Deus de propósito, continuou a preservar aqueles fiéis que ainda se reuniam no precioso nome do nosso Senhor Jesus, separados para Ele.
Eles não recebem muita publicidade. Mas, como é explicado em The Pilgrim Church, há um fio de prata que atravessa toda a história: aqueles que permaneceram fiéis. Nosso Deus, em Seu propósito, sempre tem esses fiéis.
Podemos ser encorajados ao olharmos para os tempos em que vivemos. Às vezes, pode parecer que não há muita esperança. Mas nosso Deus é um Deus de esperança, e Ele tem um propósito, e o cumprirá.
É por isso que penso que, na primeira vez em que o Senhor menciona a igreja, Ele diz:
Edificarei a Minha igreja.
Ele edificará. Ele identifica a Quem pertence a igreja. Ele diz:
Edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Às vezes, aos nossos olhos, parece que as portas do inferno estão prevalecendo. Mas, na realidade, não estão.
Edificarei a Minha igreja.
Que essas palavras ressoem em nosso coração ao olharmos para esta questão da história.
Ao contemplarmos esse Deus de propósito, vemos que Deus nos chamou para a comunhão dos santos. Essa comunhão dos santos não é apenas o que tivemos nesta manhã; ela inclui os santos que nos precederam ao longo de milhares de anos: santos que foram fiéis até a morte, mártires cujas histórias gloriosas ouvimos e irmãos e irmãs comuns a quem o Senhor capacitou, por Sua graça — graça sobre graça —, a serem fiéis a Ele.
Alguns deles viveram em tempos bastante favoráveis. Poderíamos dizer que não era tão difícil ser cristão. Eles foram fiéis onde estavam. Outros viveram em tempos difíceis, nos quais diríamos que era muito difícil ser cristão.
É interessante observar, ao olharmos para a história, como o Senhor usa os tempos difíceis para trazer um reavivamento de Sua obra.
Quando as pessoas se afastam nos tempos favoráveis, receio que todos nós tenhamos uma natureza que, quando as coisas vão bem, tende a relaxar e ficar um pouco negligente. Então vem alguma perseguição ou algum período difícil, e somos atraídos de volta ao Senhor. É um ciclo da história que se repete vez após vez. Que aprendamos as lições da história.
Outra razão para olharmos para a história da igreja é que ela nos mostra nossa grande herança. Todos nós temos uma herança extraordinária.
O salmista diz:
É bela a minha herança.
Irmãos e irmãs, em nossos dias, vemos muitas pessoas procurando conhecer suas origens. Há pessoas que ganham a vida pesquisando a história de sua família para que vocês possam descobrir de onde vieram.
Uma ou duas vezes por ano, recebemos cartas de um grupo que quer nos contar tudo sobre os Grahams. Dizem que têm um livro, que organizaram todas as informações e que podem nos vender um exemplar para nos contar tudo sobre os Grahams, para conhecermos nossa herança. As pessoas se interessam por suas origens.
Irmãos e irmãs, ao chegarmos a esse assunto, temos uma grande herança. Temos santos que nos precederam e que pagaram um preço.
Nossos antepassados, por causa da vida que viveram, possibilitam que estejamos aqui hoje. Podemos realizar um batismo livremente. Nós o anunciamos publicamente. Não precisamos escondê-lo. Encorajamos as pessoas a virem e serem batizadas publicamente.
Isso acontece porque houve aqueles que se posicionaram em favor do que estava no coração do Senhor a respeito do batismo. Houve épocas em que não era possível realizar um batismo publicamente. Eles precisavam fazê-lo às escondidas, em silêncio.
Ser batizado publicamente era, literalmente, ter uma sentença de morte sobre a cabeça. Diziam: “Se você quer ser batizado, nós vamos batizá-lo”. Amarravam uma pedra aos pés da pessoa com uma corda, lançavam-na no lago, e ela morria afogada.
Mas é por causa dessas pessoas que podemos estar aqui hoje. Assim como tivemos na semana passada, e esperamos ter no futuro, podemos dar esse testemunho do que o Senhor está fazendo.
Mesmo ao olharmos para as Escrituras, provavelmente algumas das partes que chamaríamos de mais enfadonhas — e digo isso com muita reverência, esperando que vocês me perdoem — são as genealogias. Contudo, podemos ver na Bíblia o quanto o Senhor se interessa pela genealogia e pela herança.
Vez após vez, Ele chama o povo de volta e diz: “Quero que vocês contem a seus filhos tudo o que o Senhor fez. Contem a seus filhos como o Senhor nos tirou do Egito, como Sua fidelidade nos conduziu por esta terra”.
No Antigo Testamento, o Senhor procura sempre fazer a nação de Israel compreender profundamente a importância de nossa herança; e faz o mesmo no Novo Testamento. Que isso seja importante para nós, para que possamos enxergar essa corrente e o propósito de Deus, aquilo que Ele está fazendo neste momento da história.
Creio que um terceiro aspecto do estudo da história da igreja é que ele pode nos manter em equilíbrio. Os cristãos têm uma facilidade para perder o equilíbrio! Seja o que for que esteja acontecendo, se surge um novo vento de doutrina, podemos nos desequilibrar.
Ao considerarmos as lições da história da igreja, elas podem nos manter em equilíbrio em relação a dois extremos.
Por um lado, não devemos pensar que essa história daquilo que o Senhor está fazendo agora seja algo comum. Podemos pensar: “Bem, as coisas simplesmente continuam acontecendo. Eu fui salvo, estamos entrando nisso, e isso já vinha acontecendo”. De alguma maneira, damos pouco valor a isso.
Irmãos e irmãs, ao olharmos para nossa história, vemos a grande fidelidade do Senhor. Ouvimos as aclamações de graça sobre graça. Não é apenas algo que acontece. É uma obra muito especial. É Seu coração e Seu propósito, e Ele quer que participemos desse caráter especial da obra.
Se não a valorizarmos, ela pode se tornar algo comum para nós. Podemos deixar de perceber que aquilo que o Senhor está fazendo hoje é parte de Seu coração e de Seu propósito, e podemos subestimá-lo. Mas, à medida que enxergarmos mais de tudo o que o Senhor fez, crescerá em nosso coração o reconhecimento de que não se trata de algo comum, mas de uma obra muito especial que Ele está realizando — e que vem realizando ao longo de todo esse tempo.
Mas, assim que começamos a perceber que isso é especial, qual é o outro extremo? Podemos começar a pensar que somos especiais demais. De repente, somos nós que temos tudo. Durante todos estes dois mil anos, todas essas pessoas falharam, mas agora, hoje, nós somos os que chegaram lá, e isso é realmente especial.
Se percebermos que não se trata de algo novo, ou de algo que Deus está fazendo apenas neste século XX, mas de algo que Ele vem fazendo repetidamente, levantando aqueles que são fiéis, então teremos equilíbrio. Sim, é especial, mas é especial porque está dentro de Seu único coração e de Seu único propósito. Não estamos participando de uma novidade exclusiva dos nossos dias.
Uma das lições que veremos na história da igreja é que irmãos e irmãs que, de repente, pensam que são especiais demais, ou que são os únicos — que todos os outros falharam e eles têm a resposta —, estão fadados ao fracasso.
Há um equilíbrio aqui: não considerar essa obra comum demais, nem especial demais de maneira exclusivista. Há um equilíbrio no Senhor, para que possamos prosseguir e contemplar essa maravilhosa obra que Ele está realizando.
Agora, ao considerarmos esta questão da história da igreja, creio que é bom voltarmos ao seu nascimento e considerarmos o nascimento da igreja e onde ela começa.
Todos nós voltamos, inicialmente, à primeira parte do livro de Atos. Conhecemos tudo o que o Senhor fez em Atos 1 e Atos 2. Mas, antes de chegarmos ali, vamos voltar ainda mais, porque isso nos mostrará o quanto esta questão de ter uma noiva para Seu Filho — alguém que corresponda ao Seu nome — está no coração do Senhor.
Sabemos que, ao olharmos para o livro de Gênesis, Adão e Eva são uma figura de Cristo e da igreja. Adão estava sozinho, e ali está o versículo que diz que não é bom que o homem viva só. O Senhor fez Adão adormecer. Então, na tranquilidade daquele sono, Ele tirou algo de seu lado e fez a mulher. Ele edificou a mulher.
Adão foi criado, mas o texto diz que a mulher foi edificada. Ela foi edificada a partir daquilo que saiu de Adão. Quando Adão despertou e olhou para ela, disse:
Esta é osso dos meus ossos e carne da minha carne.
Porque aquilo que havia saído dele agora estava nela. Ela correspondia ao seu coração. Era sua contraparte, sua auxiliadora idônea. O Senhor os abençoou para governarem e exercerem domínio.
Ao olharmos para o Novo Testamento, sabemos que essa figura de Adão e Eva é uma figura de Cristo e da igreja. Chegou aquele momento, no Calvário, em que Cristo precisou ser colocado para dormir. Mas, por causa do pecado, não foi um sono tranquilo. Foi uma morte violenta, como lembramos nesta manhã.
De Seu lado — particularmente conforme registrado em João 19 — saíram duas coisas: sangue e água. O sangue, como lembramos nesta manhã, nos purificou de todos os nossos pecados. O sangue resolve a questão da remissão dos pecados. Mas de Seu lado também saiu água: a água da vida.
A igreja foi produzida a partir do lado do Senhor. Em realidade espiritual, podemos dizer que a igreja nasceu no dia em que nosso Senhor foi crucificado. De Seu lado, daquele sofrimento, vieram o sangue para resolver a questão do pecado e a água da vida.
Nisso, a igreja foi produzida: alguém que correspondia ao Seu coração, alguém que correspondia à Sua vida. A vida Dele era a vida da igreja.
Ao longo de todos os séculos, quando o Senhor olha para a igreja, o que Ele procura? Há apenas uma coisa: Sua vida — a vida de Seu Filho sendo formada em um povo.
O Senhor está simplesmente procurando Seu Filho. Como já foi dito, a igreja é simplesmente a história Dele. Quando a igreja começa a se tornar a história de outra pessoa, e não a de Cristo, começamos a nos desviar.
Podemos acrescentar coisas a ela. Podemos dizer que é Cristo mais determinado ensinamento, Cristo mais determinada ênfase — até mesmo uma boa ênfase. Podemos ter Cristo mais a família. Agora, não há nada de errado com a família. Mas, se fizermos da igreja Cristo mais a família, podemos começar a nos desviar.
Somos chamados simplesmente a contemplar Seu Filho. Uma coisa é necessária: a preciosa vida de Seu Filho. Veremos que aqueles que se apegam à preciosidade do Filho amado são os que continuam prosseguindo e que o Senhor levanta.
Agora, ao chegarmos ao livro de Atos, vemos de fato o início da história da igreja nesta terra. Vemos cento e vinte homens e mulheres — homens e mulheres comuns — que haviam passado anos com o Senhor e, mesmo assim, ainda não tinham realmente enxergado. Eles não compreendiam.
Mas, naquele dia de Pentecostes, aqueles cento e vinte crentes, por meio da revelação do Espírito Santo, compreenderam. Eles viram que já não eram cento e vinte indivíduos, mas que, pela vinda do Espírito Santo, haviam sido batizados em um só Corpo.
Ao olharmos para o livro de Atos, o título em minha Bíblia diz Atos dos Apóstolos. Sabemos que esse título não estava no original. Mas o que realmente vemos no livro de Atos, como o irmão Kong compartilhou quando estudou esse livro, são os atos do Senhor ressurreto. A Cabeça está no céu; Seu Corpo está na terra. Aqueles cento e vinte indivíduos foram batizados em um só Corpo.
Creio que essa é uma das razões pelas quais, quando temos um batismo como o da semana passada, ou como o que teremos daqui a algumas semanas, ele não diz respeito apenas ao indivíduo. Certamente, o batismo é um testemunho daquilo que o Senhor realizou naquela pessoa para sua salvação.
Mas há outro aspecto: ele também é um testemunho público de que essa pessoa foi batizada no Corpo de Cristo, de que há uma obra e um propósito que o Senhor está realizando.
É por isso que, quando vemos alguém sendo batizado, quando ouvimos falar disso, nosso coração transborda de alegria. Talvez não percebamos por quê, mas é porque isso testemunha do propósito e da obra que o Senhor está realizando — não apenas individualmente, mas também de maneira coletiva, chamando um povo para Si em um só Corpo.
Podemos agradecer ao Senhor por termos essas oportunidades de participar disso. É como quando celebramos a mesa do Senhor. Cada um de nós participa dela individualmente, mas ela também é aquele testemunho de Seu Corpo, da unidade do Corpo que temos em Cristo. Podemos nos alegrar nisso.
Sabemos que, no dia de Pentecostes, esses cento e vinte irmãos e irmãs tão simples foram constituídos naquele único Corpo. Ao observarmos a igreja no livro de Atos, vemos o quanto o Senhor os abençoava e os conduzia adiante.
A igreja em Jerusalém estava vivendo um tempo maravilhoso. A presença do Senhor estava ali. Eles partiam o pão juntos continuamente. O texto diz que, dia após dia, estavam uns com os outros. Iam de casa em casa. Estavam realmente desfrutando daquilo.
O que aconteceu então? O Senhor permitiu que eles simplesmente permanecessem satisfeitos na igreja em Jerusalém? Sabemos que, em Atos 8, o Senhor trouxe uma perseguição para dispersá-los para fora de Jerusalém.
Por que essa dispersão era necessária? Lembrem-se: na primeira parte de Atos, o Senhor disse:
Sereis Minhas testemunhas em Jerusalém.
Eles eram isso; não há dúvida. Mas onde mais deveriam ser Suas testemunhas? Em toda a Judeia, em Samaria e até os confins da terra.
Eles estavam ali em Jerusalém e haviam se esquecido daqueles últimos três lugares. O Senhor trouxe essa perseguição e os dispersou por toda parte. Nessa dispersão, o evangelho chegou aos gentios.
Sabemos, em Atos 10 e Atos 11, como o Senhor trabalhou por meio de Pedro, com a visão e Cornélio, e como ouvimos falar do surgimento da igreja em Antioquia. A igreja em Antioquia era composta por pessoas que estavam ali por causa da perseguição.
Foi por causa da perseguição que acabaram chegando a Antioquia crentes que compartilharam o evangelho com os gentios e os gregos que estavam ali. É glorioso ver como o Senhor usou isso. O que Ele havia chamado Sua igreja a ser não era algo composto apenas por judeus, mas por pessoas de todas as nações, de toda tribo e língua: um povo chamado para fora, para pertencer a Ele.
Ao olharmos para o livro de Atos, também sabemos que ele não tem um encerramento. Continua até hoje. É o único livro da Bíblia que não tem um encerramento. O Senhor continua trabalhando por meio de Sua igreja — o Senhor ressurreto por meio de Seu Corpo nesta terra —, preparando um povo que estará pronto para Sua volta. Sua noiva está sendo preparada, e essa obra está sendo realizada na igreja.
Ao vermos a obra realizada nestes dois mil anos, nosso coração pode ser encorajado e fortalecido, porque vemos aqueles que nos precederam.
Agora, o que gostaria de fazer é destacar algumas das características que vemos na igreja em Atos. Veremos como essas características são encontradas naqueles que o Senhor usou ao longo da história. Hoje nos concentraremos em Atos, mas, nos próximos encontros, veremos essas características repetidamente naqueles que o Senhor usou.
Serão sete características. A maioria de nós já ouviu falar delas, mas gostaria de trazer novamente à nossa atenção o quanto são essenciais na obra do Senhor.
A primeira é que o Senhor Jesus é, de maneira prática, a Cabeça viva daqueles que Ele separou para Si. Ele não é apenas um ensinamento. Não é apenas um nome acima da porta. Ele é a Cabeça viva e atuante dos indivíduos e das assembleias reunidas, para conduzi-los e guiá-los.
Em Seu nome, eles saem. Em Seu nome, oram juntos. Em Seu nome, o evangelho é compartilhado. Ao longo do livro de Atos, vemos que eles saem em Seu nome.
Lembram-se de quando Pedro estava entrando no templo? Eles viram o mendigo e disseram:
Não tenho prata nem ouro; mas, em nome de Jesus, o Nazareno, levanta-te e anda.
Foi nesse nome — na Cabeça viva — que o poder de Deus se manifestou.
Há uma história de que, depois que um dos papas terminou de construir a Catedral de São Pedro, levaram até ele um servo do Senhor muito humilde e fiel. O papa se vangloriava, mostrando toda a grandiosidade e o esplendor de São Pedro.
O papa lembrou-se de Pedro e do mendigo. Disse: “Lembre-se de que Pedro teve de dizer: ‘Não tenho prata nem ouro’. Olhe ao redor, para toda essa grandiosidade e esse esplendor. Veja toda a prata e todo o ouro que temos aqui. Não sou como Pedro. Não posso dizer que não temos prata nem ouro”.
O servo humilde disse: “É verdade, o senhor não pode dizer isso. Mas também não pode dizer: ‘Levanta-te e anda’”.
Eles se despediram. Qual é a parte mais importante? É a Cabeça viva, nosso Senhor Jesus. É sair com uma vida entregue, dizendo: “Levanta-te e anda”, e prosseguir.
Também vemos, ao longo do livro de Atos, que a Palavra de Deus é a única autoridade para toda a orientação deles e para a maneira como lidam com as questões. A Palavra de Deus é a única autoridade.
Ao longo da história da igreja, vemos como a Palavra de Deus é o instrumento usado para restaurar aquilo que o Senhor está fazendo.
Quando estudamos a Reforma da igreja na Escócia, o testemunho é que quem foi usado para restaurar e realizar a Reforma na Escócia foi a Palavra de Deus. Eles diziam: “Nenhuma pessoa”. Foi a Palavra de Deus, de uma maneira muito poderosa, que foi usada para realizar essa Reforma.
A terceira característica é que o Espírito Santo recebe Seu devido lugar. Temos crentes que não apenas são salvos e têm o Espírito Santo, mas que também são cheios do Espírito. Eles são governados pelo Espírito.
Ao olharmos para o livro de Atos, vemos o Espírito separando Paulo e Barnabé, o Espírito dirigindo e o Espírito proporcionando consolo. O Espírito Santo era uma Pessoa muito viva na vida deles.
Ao longo da história da igreja, veremos aqueles que contemplam o Espírito Santo de maneira correta. Eles não se deixam distrair pelos dons do Espírito. Mas, porque permitem que a Pessoa do Espírito tenha Seu devido lugar, vemos os dons se manifestarem a partir da Pessoa do Espírito Santo de maneiras muito vivas.
Também vemos, ao longo do livro de Atos, o sacerdócio de todos os crentes. Como mencionamos a respeito de Atos 2:42, eles perseveravam diariamente no partir do pão, na comunhão, na oração e no ensino dos apóstolos.
A palavra de que mais gosto nesses primeiros capítulos do livro de Atos é aquela pequena palavra: todos. O texto diz que todos iam diariamente de casa em casa. Não havia um grupo de elite cuidando das coisas; todos faziam isso.
Ao vermos o Espírito de Deus se mover em diferentes momentos da história, veremos o Senhor levantar irmãos e irmãs que exercem sua função, permitindo que o Senhor os conduza, pelo Espírito Santo, ao sacerdócio para o qual Ele nos chamou.
Outra característica é o amor pelos irmãos. Eles amavam todos os irmãos. Não havia muro de separação nem divisão. Nos períodos em que o Senhor Se move, como vemos no livro de Atos, há amor pelos irmãos.
Foi em Antioquia que eles foram chamados cristãos pela primeira vez. Agora, é interessante notar que, embora o Espírito Santo encerre todas essas diferentes cartas de várias maneiras, a palavra amor nunca é usada no livro de Atos. Vocês não encontrarão a palavra amor no livro de Atos.
Talvez seja porque, como o Senhor diz em 1 João 3:18, não devemos amar apenas de palavra, mas em ação. Talvez Seu amor esteja sendo expresso no livro de Atos não tanto pela palavra, mas pela vida.
Agora, precisamos, sim, dizer que amamos uns aos outros. Não estou dizendo que não devemos dizer isso. Mas o mais importante é a vida vivida: uma vida de amor, não apenas ao Senhor, mas também uns aos outros.
Também vemos, entre as características do livro de Atos, a obra da cruz. Temos compartilhado sobre isso.
Novamente, no livro de Atos, a palavra cruz só é usada numa perspectiva histórica, olhando para Cristo no Calvário. Em algumas traduções, a palavra cruz não é usada; o texto simplesmente diz madeiro.
Mas o que vemos nos crentes do livro de Atos são pessoas que vivem uma vida da cruz. À medida que essa vida da cruz é operada neles, são libertos das coisas que os prendem. São liberados para toda a glória e beleza que há no Senhor.
Eles são libertos dos rituais pagãos. São libertos das tradições judaicas. São conduzidos à gloriosa liberdade dos filhos de Deus. A cruz está operando no livro de Atos.
Ao observarmos e aprendermos diferentes lições da história da igreja, veremos também que aqueles que o Senhor usa são os que estão dispostos a permitir que a cruz opere em sua vida.
Por fim, uma das características que vemos é toda esta questão da separação do mundo. Essa palavra para igreja, ecclesia, significa “os chamados para fora”. Eles são separados do mundo.
Ao olharmos para eles no livro de Atos, qual é seu padrão de vida? Qual é a base de sua maneira de viver? Seu padrão é o padrão do mundo, ou é a vida de Cristo?
Tantas vezes, não apenas em Atos, mas ao longo da história, o povo de Deus permite que o padrão do mundo se torne o padrão pelo qual vivemos.
Nunca vamos completamente para o outro lado, porque sabemos como isso é ruim, mas encontramos um meio-termo em que nos sentimos confortáveis. Rejeitamos as coisas ruins do mundo e aceitamos as coisas boas do mundo.
Mas o Senhor está chamando um povo separado para Si, para que Cristo e Sua vida sejam nosso padrão de vida.
Ao olharmos para essas características no livro de Atos e, depois, ao longo da história da igreja, nós as vemos — particularmente as três primeiras — sobretudo naqueles que o Senhor levanta inicialmente em diferentes momentos.
Depois, à medida que o tempo passa e chegamos à segunda e à terceira geração, algumas dessas coisas começam a desaparecer, e a tradição pode se instalar.
Sabemos que isso aconteceu com a igreja primitiva. Parte daquele zelo inicial começou a diminuir, e a tradição começou a se instalar. Essas são algumas das lições que esperamos aprender ao considerarmos toda esta questão da história da igreja.
Agora, gostaria de apresentar um breve esboço de como abordaremos toda esta questão da história da igreja. Há um material que vamos distribuir.
Ao considerarmos isso, podemos abrir em Apocalipse 2 e 3. Sabemos que nesses capítulos estão as sete cartas às igrejas do livro de Apocalipse.
Ao olharmos para essas sete cartas às sete igrejas, lembramos que eram igrejas reais, que existiam no tempo de João. João escreveu essas cartas a cada uma dessas igrejas.
Há três maneiras de considerá-las.
Primeiro, podemos considerá-las cartas históricas reais, escritas a igrejas reais naquele momento, porque elas de fato existiam. A igreja de Éfeso existia, assim como a igreja de Esmirna. Sabemos que Paulo e João haviam ministrado entre essas igrejas, e essas cartas foram escritas a elas.
Essas cartas eram destinadas a irmãos e irmãs reais que viviam por volta do final do século I, aproximadamente no ano 90 d.C., e tratavam de questões muito específicas em seu meio.
Segundo, cada uma dessas cartas contém esta expressão:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz.
Observem que ela não diz a nós hoje: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito disse”, no passado. Continua dizendo:
O que o Espírito diz.
Assim, podemos considerar cada uma dessas sete cartas em termos de sua aplicação a nós hoje. As lições de cada carta nos mostram o que o Senhor diz quando olha para a igreja neste momento da história — ou em qualquer momento da história.
Ele diz:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Ele coloca esse desafio diante de cada um de nós hoje: olhar para essas sete cartas como uma maneira de olhar para nós mesmos pelos olhos Dele e segundo Seu padrão.
Também podemos considerar essas sete cartas da maneira como as usaremos para estudar a história da igreja: como representativas de sete períodos da história da igreja. De maneira profética, por meio de João, elas mostram como a história da igreja, até a volta do Senhor, se desenvolveria em sete períodos.
Gostaríamos de usar essas sete cartas como nossa estrutura e nosso esboço ao percorrermos esse panorama da história da igreja.
Ao olharmos para cada carta, não faremos um estudo detalhado de todos os seus versículos. O desejo do nosso coração é perceber o que o Espírito está dizendo à igreja e aprender com isso.
A primeira linha de cada item do esboço indica simplesmente um período. Em Éfeso, por exemplo, temos a igreja primitiva, que existiu durante o século I.
Há dois significados sugeridos para a palavra Éfeso: “desejável” e “afrouxamento”. Quando tratamos do significado das palavras, não podemos ser exatos ou precisos. São significados e impressões sugeridos por aqueles que estudaram o grego.
A igreja em Éfeso tinha desejo, mas a acusação do Senhor contra ela era que havia abandonado seu primeiro amor. Havia ali um desejo, um desejo de prosseguir no Senhor, mas começava a ocorrer um afrouxamento.
Se não houver desejo, se não houver o primeiro amor, não pode haver afrouxamento. Se algo nunca esteve firme, não pode afrouxar. Havia ali algo do coração e do testemunho do Senhor, mas isso começava a afrouxar.
Embora haja desafios — “Abandonaste o teu primeiro amor”, o que poderíamos chamar de aspecto negativo —, sempre há o aspecto positivo. O Senhor diz: “Arrepende-te e volta para Mim”, e Ele tem um caminho pelo qual podemos prosseguir.
Ao olharmos para a igreja em Éfeso, estamos olhando para o século I. Não há nada de novo debaixo do sol.
Na passagem do século I para o II, havia um irmão chamado Barnabé — não o de Atos — que escreveu uma epístola. Ela provavelmente foi escrita entre os anos 90 e 110 d.C.
Uma frase naquela longa epístola mostra que não há nada de novo debaixo do sol. Ao dar orientações para uma vida santa, ele escreveu:
Não matarás uma criança por aborto, nem a matarás quando nascer, nem a abandonarás depois de nascida.
Isso é do século I, não do século XX. Não há nada de novo debaixo do sol. Assim como o inimigo tem trabalhado, o Senhor também tem trabalhado para encorajar Seu povo e atraí-lo para Si.
A segunda igreja que consideraremos é a igreja em Esmirna, geralmente chamada de igreja sofredora. Esse período corresponde aos séculos II e III.
Esmirna significa amargura, vindo da palavra mirra. A mirra era uma daquelas substâncias aromáticas que precisavam ser esmagadas antes de liberar seu belo perfume.
Durante esse tempo, houve os dez períodos de perseguição, quando os imperadores romanos perseguiam a igreja. Vemos muitos mártires ao longo desse período — aqueles que foram fiéis até a morte.
Um deles foi um irmão chamado Policarpo. Ele tinha oitenta e seis anos e era bispo de Esmirna. As multidões haviam se revoltado e exigido que alguém fosse martirizado. Ele foi levado ao anfiteatro e recebeu uma oportunidade de permanecer vivo.
Eles simplesmente disseram: “Jure pelo gênio de César” — em essência, adore César. Jurar por César significava negar o Senhor, porque César era a cabeça da igreja pagã. Policarpo sabia, em sua consciência, que não podia fazer isso.
Ele disse: “Há oitenta e seis anos O sirvo, e Ele nunca me fez mal algum. Como, então, posso blasfemar contra meu Rei, que me salvou?”
Diante disso, atearam fogo nele.
Às vezes, pregavam as pessoas ao poste. Policarpo disse que não se considerava digno de ser pregado ao madeiro como seu Senhor. Disse: “O Senhor que me fortaleceu para o martírio me fortalecerá para permanecer de pé”.
Ele permaneceu ali, amarrado com uma corda, enquanto acendiam o fogo. É um dos mártires que nos precederam.
Oitenta e seis anos de idade — que mal esse homem poderia fazer ao Império Romano? Mas veremos como cento e vinte fiéis, em poucos séculos, derrubaram o Império Romano. Foi por Sua graça e por Sua misericórdia que Ele avançou.
Ao chegarmos à igreja de Pérgamo, vemos o que chamamos de igreja que transige. Esse período vai do século IV ao VI. Foi quando Constantino legalizou o cristianismo e permitiu que ele se tornasse a religião do Estado.
Pérgamo significa “unido em casamento” ou “uma torre elevada colocada em posição de honra”.
Eles já não eram chamados para fora do mundo. Porque Constantino havia legitimado o cristianismo, houve um casamento entre a igreja e o Estado, e ambos foram unidos.
O texto diz que eles se apegavam à doutrina de Balaão. Ao olharmos para o Antigo Testamento, Balaão era aquele profeta cujo ensinamento era unir a nação de Israel aos gentios. Ele procurava promover essa união. Era um homem cobiçoso.
Veremos na igreja de Pérgamo as obras dos nicolaítas — todo aquele sistema de clero e leigos.
Uma das coisas que o Senhor diz à igreja de Pérgamo é:
Sei onde habitas.
Não devemos ser pessoas que fazem desta terra sua morada. Somos chamados para fora; não estamos aqui para nos estabelecer.
Há uma batalha constante entre dois extremos. Sabemos que a Escritura diz que somos chamados a estar no mundo, mas não ser do mundo. Creio que muitos de nós lutamos com isso: como estar no mundo sem ser do mundo?
Aqui vemos como eles haviam mergulhado profundamente no mundo.
Um historiador escreveu que há uma tensão entre esses dois extremos de estar no mundo, mas não ser do mundo:
Um extremo dá tanta importância ao princípio “no mundo” que a igreja perde sua identidade. O outro extremo dá tanta importância ao princípio “não ser do mundo” que a igreja se torna irrelevante.
Sempre vamos aos extremos. Que sejamos uma igreja relevante, equilibrada pelo Espírito Santo: no mundo, mas não do mundo.
Um irmão que viveu na passagem de um século para outro, A. T. Pierson, escreveu:
Se não houver adaptação à cultura vigente, o cristianismo será incompreensível e não poderá se espalhar. Mas, se houver adaptação excessiva à cultura vigente, ele se espalhará, porém já não será cristianismo.
Há esse equilíbrio que precisamos aprender: estar no mundo, mas não ser do mundo.
Ao chegarmos à carta à igreja em Tiatira, esse período vai do século VI até o século atual. É geralmente chamado de sistema católico, começando quando o papado se estabeleceu firmemente no século VI e continuando até o presente.
Tiatira significa “sacrificando continuamente” ou “cheia de sacrifícios”. Não havia apenas um sacrifício, uma vez por todas. Sabemos que houve um único sacrifício e que somos justificados pela fé. Não há necessidade de sacrifícios repetidos, nem de fé acrescida de obras, para alcançar a salvação.
Tiatira é acusada de tolerar a mulher Jezabel. Ao considerarmos Jezabel, sabemos como ela seduziu o povo de Deus, introduziu falsos ensinamentos e matou os profetas de Deus.
Ela levou a nação de Israel não apenas a adorar ídolos, mas, em vez de ser um povo de Deus, a tornar-se um povo de Baal. Eles mudaram inteiramente de deus, à medida que Jezabel introduzia todos esses falsos ensinamentos.
Mas vemos que, durante esse período, na Idade das Trevas, por mais escuro que tudo se torne, o Senhor tem aqueles que são fiéis. Assim como no tempo de Jezabel havia sete mil que não haviam dobrado os joelhos diante de Baal. Era um número pequeno, mas vemos que há aqueles que permanecem fiéis.
Depois de Tiatira, chegamos a Sardes. Esse é o sistema protestante, começando no século XVI, com a Reforma, e continuando até o presente.
Sardes pode significar reavivamento, restauração ou remanescente. Diferentes palavras são usadas para explicar o significado de Sardes, e entraremos em muito mais detalhes quando estudarmos esses diferentes períodos.
O Senhor diz à igreja em Sardes:
Não tenho achado completas as tuas obras.
De maneira positiva, Ele diz:
Arrepende-te.
Há uma citação de um irmão — uma das minhas favoritas em toda a história da igreja — que é apropriada para qualquer época em que estejamos vivendo.
John Robinson era puritano. Muitos de sua assembleia estavam se preparando para deixar a Europa, embarcar em um navio e navegar para um novo país. Ao embarcarem no navio chamado Mayflower, rumo à Nova Inglaterra, ele lhes transmitiu uma mensagem:
Eu vos exorto diante de Deus e de Seus santos anjos: não me sigais além do ponto em que me tendes visto seguir o Senhor Jesus Cristo.
Se Deus vos revelar alguma coisa por meio de qualquer outro instrumento Seu, estai tão prontos a recebê-la quanto estivestes para receber qualquer verdade por meio do meu ministério. Pois estou verdadeiramente persuadido de que o Senhor ainda tem mais verdade a fazer resplandecer de Sua santa Palavra.
Quanto a mim, não posso lamentar suficientemente a condição daquelas igrejas reformadas que chegaram a um ponto final em matéria de religião e, por ora, não querem avançar — não querem ir além dos instrumentos de sua reforma.
Os luteranos não podem ser persuadidos a ir além do que Lutero viu. Qualquer parte da vontade de Deus que tenha sido revelada a Calvino, os luteranos prefeririam morrer a abraçá-la. E os calvinistas, como vedes, permanecem firmemente no ponto em que foram deixados por aquele grande homem de Deus, que, contudo, não viu todas as coisas.
Isso é uma grande miséria, profundamente lamentável.
Isso mostra uma bela verdade: a progressão da obra do Senhor, como Ele sempre nos chama a prosseguir e a aprender mais Dele.
Na conferência de verão, ouvimos falar de restauração. Vimos como o Senhor estava restaurando muitas coisas nestes dias. Ao olharmos para as lições da história da igreja, quando o Senhor chama um povo para fora, seremos aqueles que continuam prosseguindo?
Esse irmão não estava protegendo seu ministério. Ele realmente conhecia o Senhor e estava liberando as pessoas, encorajando-as a ir além de onde ele havia chegado, porque sabia que havia muito mais a ser revelado na Palavra de Deus.
Será essa a disposição do nosso coração ao aprendermos essas lições? Assim como eles viram em Sardes, poderíamos aprender?
Ao chegarmos ao século XIX, temos a carta à igreja de Filadélfia, a igreja do amor fraternal. Não há repreensão aqui. Seu elogio é:
Tens pouca força, guardaste a Minha Palavra e não negaste o Meu nome.
Historicamente, isso começou no século XIX, por meio do movimento dos Irmãos. O movimento dos Irmãos é conhecido como aquele movimento de amor fraternal.
Um livro que temos aqui, creio, caracteriza bem o coração desse movimento: a história de Robert Chapman, intitulada Brother Indeed. Ele era conhecido como o Apóstolo do Amor.
Havia um irmão na Austrália que queria escrever uma carta a Robert Chapman. Ele não sabia o endereço de Robert Chapman. Isso foi no século XIX, e o sistema postal não era tão bom.
Ele simplesmente escreveu no envelope:
Robert Chapman, Apóstolo do Amor, Inglaterra.
Robert Chapman era tão conhecido por seu amor que a carta chegou até ele no prazo normal. Que testemunho de amor fraternal!
Não desejaria o Senhor que nós, nestes dias, fôssemos conhecidos por nosso amor? Não é esse Seu desejo para Seu povo: que sejamos conhecidos por Seu amor e por aquilo para o qual Ele nos chamou?
Infelizmente, ao olharmos para a igreja em Laodiceia, vemos a igreja orgulhosa — a igreja do século XX. Eles pensam que são ricos, mas, na verdade, são pobres.
Muitas vezes, hoje, pensamos que somos ricos. Essa riqueza pode ser simplesmente acreditar que somos salvos, e por isso nos considerarmos ricos. Mas há muito mais que o Senhor quer nos mostrar. Pensamos que já temos tudo isso; pensamos que já O temos.
Que o Senhor, ao olharmos para essas lições, realmente permita que o Espírito Santo opere em nosso coração, para que não sejamos um povo orgulhoso, mas conheçamos o maravilhoso Senhor que nos amou e deu Sua vida por nós.
Ao olharmos para a história da igreja, uma das citações de que gosto em The Torch of the Testimony, de John Kennedy, trata daquilo que sabemos por Efésios e por nossa participação à mesa nesta manhã: por causa do Calvário, temos acesso direto ao Senhor. Por causa disso, também estamos no Corpo de Cristo; somos um com os outros.
Ao olharmos para a história do sistema católico, basicamente esse sistema negou a comunhão com Deus. Foi colocada uma barreira entre o homem e Deus.
Mas, ao olharmos para o sistema protestante, vemos que, enquanto o catolicismo negou a comunhão com Deus, o protestantismo negou a comunhão com os demais crentes. Em vez daquele muro, temos estes muros.
Nenhuma dessas situações é aceitável ao Senhor.
Quero fazer mais uma observação. Quando falamos desses sistemas católico e protestante, estamos falando de sistemas. Não estamos falando dos irmãos e irmãs que estão dentro deles.
Em cada uma dessas cartas, mesmo em Tiatira e Sardes, havia aqueles cujas vestes não estavam contaminadas. Havia aqueles que eram fiéis ao Senhor. Não estamos falando de irmãos e irmãs; estamos falando de sistemas, dos poderes por trás desses sistemas que poderiam nos desviar.
Assim, ao considerarmos essas coisas, que realmente oremos. Como dizem aquelas cartas às sete igrejas:
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz.
À medida que o Espírito Se move em nosso coração nestes dias, que nos entreguemos novamente ao Senhor, para aprendermos essas lições de uma maneira renovada.
Podemos orar?
Senhor, nós Te agradecemos porque somos aqueles que têm uma herança tão grande. Nós Te agradecemos, Senhor, pelo tão grande amor que nos demonstraste.
Queremos apenas continuar, Senhor, a aprender de Ti, a ver Tua grande fidelidade, a ver Tua bondade amorosa e Tua terna misericórdia.
Senhor, nós Te agradecemos por essa maravilhosa promessa:
Edificarei a Minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Em nome de Jesus.